Nelson Jr/SCO/STF

Diretor da Precisa diz que sua mulher está grávida e pede ao STF para faltar à CPI

15.09.21 18:18

A defesa de Danilo Trento pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize o diretor da Precisa Medicamentos a faltar à CPI da Covid, se ele desejar. O habeas corpus corre sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso (foto).

Em princípio, Trento seria ouvido nesta quinta-feira, 16. Porém, como a CPI não conseguiu notificá-lo a tempo, houve uma mudança no cronograma e é o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista, quem falará à comissão amanhã.

Os advogados de Trento citam a possibilidade da prática de abuso de autoridade pelos senadores e afirmam que a CPI criou um mecanismo de “opressão” aos depoentes. Reproduzindo uma matéria de O Antagonista, a defesa lembrou que a comissão chegou a ameaçar de prisão o dono da empresa, Francisco Maximiano.

O habeas corpus acrescenta que, como testemunha, Danilo Trento tem o direito de não se autoincriminar. “Não se pode deixar de ressaltar que, submeter testemunha, investigado ou pessoa acusada a situações de menosprezo, com situações desrespeitosas, humilhantes ou, por qualquer forma, atentatórias da
integridade física, psicológica e moral de qualquer depoente, é sem dúvida
uma pressão a autoincriminação“, diz a peça.

Além disso, os advogados argumentam que a a mulher do diretor da Precisa está grávida e pode dar à luz “a qualquer momento“. “Este período é muito delicado em sua vida privada, e que sua presença nesta ocasião é muito importante para sua família“, completam, frisando que os dois moram em São Paulo.

Caso o STF não permita que Danilo Trento escolha se vai ou não à CPI, a defesa requer que a corte determine o adiamento do depoimento. Se este também não for o caso, o pedido é para que o diretor da Precisa possa permanecer em silêncio quando indagado sobre temas que possam levá-lo à autoincriminação e não seja obrigado a assumir o compromisso de dizer a verdade ao falar sobre outras questões.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO