Jason Silva/Agif/Folhapress

Defesa de Cabral apela por soltura e diz que Lava Jato sofreu ‘transmutação’

14.01.22 08:03

A defesa de Sergio Cabral (foto) entrou nesta semana com um novo pedido de soltura do ex-governador do Rio de Janeiro no Supremo Tribunal Federal. No recurso, os advogados sustentam que a manutenção dele na prisão há mais de cinco anos configura “constrangimento ilegal” e que Cabral é o “único” réu da Operação Lava Jato que permanece encarcerado.

Cabral já foi condenado a mais de 300 anos de prisão em cerca de 20 ações, quase todas da 7ª Vara Criminal do Rio, onde atua o juiz federal Marcelo Bretas. Mas a primeira sentença contra o ex-governador, por corrupção e lavagem de dinheiro, foi proferida em 2017, pelo ex-juiz Sergio Moro, na 13ª Vara Criminal de Curitiba, onde foram concentrados os casos do petrolão.

Diante da série de decisões da Segunda Turma sobre a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar processos sem conexão com os crimes vinculados à Petrobras, com a consequente anulação de sentenças, a defesa de Sergio Cabral pediu na última terça-feira, 11, que o colegiado anule a condenação proferida por Moro e, por consequência, revogue a prisão do ex-governador.

O fato é que a condenação de Cabral a 14 anos de prisão ocorreu em uma ação na qual a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba acusou o ex-governador de receber propina da empreiteira Andrade Gutierrez nas obras do Comperj, o complexo petroquímica construído pela Petrobras no Rio.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, já havia rejeitado um recurso semelhante de Cabral. Agora, resta saber como decidirá a Segunda Turma do STF, composta também pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Kassio Marques e o novato André Mendonça.

No pedido, os advogados de Cabral relatam que desde a prisão do ex-governador, em novembro de 2016, a Lava Jato “sofreu relevante transmutação” e citam como precedentes as decisões dos tribunais superiores que beneficiaram o ex-presidente Lula e o ex-deputado Eduardo Cunha.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. REALMENTE, O CABRAL DEVERIA SER SOLTO POIS OS OUTROS LADRÕES JÁ FORAM SOLTOS. UM LADRÃO SOLTO A MAIS NÃO VAI FAZER DIFERENÇA.

  2. i) GM é a pessoa mais ardilosa deste país. É interessante do ponto de vista sociológico, como conseguiram acabar com a Lava Jato, soltar todos os corruptos, incluindo o corrupto-mor Lula, sem qualquer reação nossa. E agora, o ex-presidiário Lula, tendo como cabos eleitorais o próprio GM e seus asseclas, os advogados mais inescrupulosos, a velhacaria petista e o Bolsonaro, pode voltar ao poder.

    1. Pois é. “Sichhxxtema” recorre a Lula para estabilizar o país após manobrar para tirá-lo da eleição em 2018, manobrar para tirá-lo da prisão, e agora manobrar para tirar Bolsonaro do poder após a tragédia Bozo-centrão. Moro foi um idiota útil, e agora apresenta-se como um idiota indesejavelmente inútil ao sichhxxtema como candidato sem projeto, replicando a imagem messiânica de Messias Bolsonaro.

    2. ii) Temos hoje 20 bi p/ o país investir. A corrupção comeu a nossa comida, agora está comendo às nossas sementes. Moro Presidente 🇧🇷

  3. Já que a Lava Jato sofreu "relevante transmutação" após a soltura do ex-presidiário Lula, pelo empenho pessoal do "todo-poderoso" Gilmar Mendes e seguido por alguns puxa-saco do STF, então por que manter o Cabral preso, né? Libera geral, porque o Judiciário deste país virou uma Zona ...

  4. Este país está uma vergonha tão grande que é capaz de soltar o Cabral também, réu confesso. Daqui a pouco vão mandar prender os xerifes.

    1. De repente, soltam Cabral com os mesmos argumentos usados com Lula. Olha o pesadelo, Cabral candidato ao governo do Rio! País surrealista, este nosso Brasilis.

  5. O nosso Brasil tem jeito sim, so depende da populacao, sociedade e povo brasileiros. Preciso nos compenetrarmos e exercermos a cidadania, nossos deveres e direitos e darmos um pe na bunda destes bandidos que constituimos autoridade, no tempo e pelas vias democraticas, especialmente nao reelegendo os politicos profissionais e corruptos do centrao ladrao. Informe-se no seu estado que sao estes e nao os reeleja, desempregue estes vigaristas e melhore o Brasil dos brasileiros de verdade. MORO 2022.

  6. Tudo certinho, foi invenção da lava a jato, entram contra a união pedindo reparos e danos morais, Vamos para a segunda turma né, escritórios de advogados não preciso dizer o caminho

  7. Graças a beiçola e seus seguidores ,a impunidade está garantida .DAS BARATAS DO RIO AOS 🐀🐀 LÁ DROES DE 💰publico

  8. Vai entender esses cariocas , dizem-se muito sabidos , mas nos últimos 4 anos meia dúzia de governadores foram condenados e ou presos . Pessoal acorda #MORO 2022 .

  9. Tudo ja foi dito abaixo, chamem a casa mortuaria do STF e do congresso, presidencia e demais honrosos convidados e seguidores do Bozo para o enterro, com todas as honras devidas. JAZ LAVAJATO, ate que SERGIO MORO seja eleito pra ressuscita-la, e o povo pressionar este centrao ladrao e senado federal e fazer funcionar lavatoga, lavajato, reforma politica sem reeleicao, voto distrital e prisao em 2a instancia,colocando corruptos, vigaristas na cadeia. JAIR caindo fora ja.

  10. . se o ladrão mor chefe da quadrilha está solto é até justo que soltem o ladrão que tinha ao menos o bom gosto de comemorar com comparsas a roubalheira nos bistrôs de Paris resta ver se isto é do interesse da escória que ainda controla o país aparelhado para o mal ... que o soltem a tempo de se candidatar ao governo do Rio afinal numa nação democrática o povo tem ao menos o direito de suicidar e ser algoz de si mesmo nas urnas invioláveis do sr. Verboso ... fraude em eleições? na França é claro.

  11. Os advogados estão parcialmente corretos. A lava-jato passou por uma transmutação, causada pelo Bozo e seus seguidores, que a levou a morte precoce. De qualquer forma, é melhor deixar o Cabral na cadeia para que ele possa guiar o Bozo, assim que ele chegar à prisão para cumprir a sua sentença perpétua!

    1. Só tem cara de pau..... transmutação .. kkkk O que a lava jato sofreu foi um ataque, sujo, dos que precisavam " estancar a sangria" que se uniram a juizes parciais , do supremo, por sinal muito espertos e acostumados a driblar a constituição e anular processos contra corruptos.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO