Crise hídrica: Aneel aprova leilão para contratação emergencial de energia
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 5, o edital de um leilão para a contratação de energia reserva. A sessão pública será realizada em 25 de outubro. De acordo com a Aneel, o processo vai garantir a compra de energia das fontes eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a óleo...
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 5, o edital de um leilão para a contratação de energia reserva. A sessão pública será realizada em 25 de outubro.
De acordo com a Aneel, o processo vai garantir a compra de energia das fontes eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a óleo diesel, a óleo combustível, a biomassa e a gás natural. O fornecimento deverá acontecer entre 1º de maio de 2022 e 31 de dezembro de 2025.
"A contratação por meio do procedimento competitivo simplificado foi determinada pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) como parte das medidas para otimização do uso dos recursos hidroenergéticos e para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica, a maior em 91 anos", diz a agência.
Os vendedores de energia poderão antecipar a data de operação comercial dos empreendimentos, desde que os sistemas de transmissão ou de distribuição estejam disponíveis -- neste caso, receberão receita adicional durante o período de antecipação do suprimento de energia elétrica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Geraldo
2021-10-06 14:18:48Só funcionou depois de estimulada…?
Maria
2021-10-05 18:58:56País do retrocesso.
Cleoma
2021-10-05 17:51:13O perigo é aumentar o custo da energia e depois de restabelecido os reservatórios. O preço não diminua.
José
2021-10-05 15:31:16Se tivesse feito isso há 10 meses já estaríamos recebendo agora e não estaríamos com esse risco de apagão!!