Para não ser convocado, Guedes se apressa em responder à CPI da Covid
E-mails, despachos e pareceres internos do Ministério da Economia mostram que a equipe de Paulo Guedes está preocupada em atender com rapidez os requerimentos de informação feitos à pasta pela CPI da Covid. Pelo menos três pedidos tramitam no ministério. Para acelerar o processo e não extrapolar o prazo de cinco dias solicitado pela comissão...
E-mails, despachos e pareceres internos do Ministério da Economia mostram que a equipe de Paulo Guedes está preocupada em atender com rapidez os requerimentos de informação feitos à pasta pela CPI da Covid. Pelo menos três pedidos tramitam no ministério. Para acelerar o processo e não extrapolar o prazo de cinco dias solicitado pela comissão de inquérito, a equipe da Economia tem colocado o carimbo de “urgente” (abaixo) nos documentos encaminhados ao ministério.
O relator da CPI, senador Renan Calheiros, por exemplo, requereu o envio de cópia de todos os contratos e convênios firmados com a União que resultaram em transferências para estados e suas capitais, bem como para o Distrito Federal. Já o senador Alessandro Vieira solicitou a “indicação do valor destinado pelo governo federal para o governo de Amazonas e a cidade de Manaus".
Os pedidos foram despachados na segunda-feira, 3. No dia seguinte, o diretor do Departamento de Programas das Áreas Social e Especial, Gustavo Fialho, já havia se manifestado no processo.
Em outro requerimento, o vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues, pediu que a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia encaminhe “cópia de todos os documentos e comunicações referentes a negociações e aquisição de vacinas”. O pedido também tramita na pasta com o selo de "urgente" e deve ser respondido até a segunda-feira, 10.
Segundo assessores de Guedes, a presteza do ministério em responder às demandas da CPI é uma orientação direta do ministro. De acordo com as mesmas fontes, ele não quer dar novos motivos para ser convocado a depor na comissão. Nos últimos dias, Randolfe tem defendido a convocação do ministro, no que já conta com o apoio explícito de Renan Calheiros.
Em seu depoimento, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse lamentar a atuação de Guedes, especialmente no começo da pandemia. Segundo ele, o titular da Economia “talvez tenha sido uma das vozes que tenha influenciado” o presidente Jair Bolsonaro a permanecer numa linha negacionista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maria
2021-05-08 14:59:15Renan Calheiros convoca Paulo Guedes para prestar esclarecimentos na CPI da Covid... Um bostinha tipo Renan Calheiros só no Brasil é o relator de uma CPI