STJ quer saber como governo do AM gastou verba federal na pandemia
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, determinou nesta terça-feira, 19, que o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, apresentem, em um prazo de 48 horas, dados sobre o recebimento e o uso de recursos federais para o combate à pandemia do novo coronavírus. O ministro ainda...
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, determinou nesta terça-feira, 19, que o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, apresentem, em um prazo de 48 horas, dados sobre o recebimento e o uso de recursos federais para o combate à pandemia do novo coronavírus.
O ministro ainda mandou as autoridades informarem, de forma detalhada, quando souberam do risco de desabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde da capital manauara.
A decisão ocorreu no âmbito de um inquérito que tramita em segredo de justiça na corte. Em princípio, o processo apurava somente irregularidades na instalação de um hospital de campanha na capital do estado, mas teve o alcance ampliado e, agora, investiga ainda o colapso no sistema de saúde de Manaus.
Isso porque Jorge Mussi entendeu que a Procuradoria-Geral da República demonstrou a possibilidade "de que tenha havido ilegalidades diversas no emprego de recursos federais destinados ao enfrentamento da pandemia" no Amazonas, o que justifica a união das investigações.
De acordo com a decisão, os gestores terão de comprovar, por exemplo, as ações adotadas no enfrentamento da crise, apresentar o número de leitos clínicos e de UTI à disposição e indicar a quantidade de profissionais envolvidos no combate à pandemia.
O ministro pediu também informações sobre o fornecimento de oxigênio para o estado, bem como dados sobre as empresas fornecedoras e cópias dos procedimentos de contratação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Claide rocha
2021-01-20 15:06:31Wilson Lima..bandido bosolnarista genocida corrupto incompetente..você é seu presidente têm que destituídos destes cargos JÁ. ESCÓRIA.u
Marco Aurélio
2021-01-19 22:44:27Enquanto não tivermos prisão em 2ª Instância no Brasil, esses ladrões do dinheiro público após condenados em duas instâncias, interpõem diversos recursos no STJ e STF gastando milhões do dinheiro roubado e nunca serão presos. Precisamos urgentemente fazer uma campanha nacional para que os projetos de lei que tratam do assunto sejam aprovados, do contrário esses políticos corruptos nunca irão pagar pelos crimes cometidos.
PAULO
2021-01-19 20:17:02Dependendo do desfecho da questão do Amazonas, teremos a realização da famosa frase do digníssimo Procurador Deltan Dallagnol explicitada da forma mais cruel possível: "Quem rouba milhões, mata milhões." Após aquele menino perder a vida ao acompanhar a família, que a procura de uma vida melhor, decidiu se refugiar na Europa, eu coloquei a foto dele para sempre me lembrar se estava fazendo o bastante por meus irmãos. Que as autoridades coloquem as fotos dos que morreram, para punir os culpados
Mario
2021-01-19 19:31:02Azar do povo Amazonense a loja de vinho não vender oxigênio.
MARCOS
2021-01-19 19:06:50Enquanto o povo morre, o governador passeia pelo país.
MARCOS
2021-01-19 19:05:28Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão. Se investigar em todos os estados, provavelmente, vão escapar no máximo 2 ou 3 governadores.
Bigurrilho de Itabor
2021-01-19 17:55:00Agora, sim! O governador e o prefeito devem se explicar onde empregaram a verba recebida, é o óbvio!!!