Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Autor de impeachment de Dilma defende interdição de Bolsonaro por insanidade

19.01.21 15:47

O jurista Miguel Reale Júnior defendeu nesta terça-feira, 19, que o procurador-geral da República, Augusto Aras, peça a interdição do presidente Jair Bolsonaro (foto) por insanidade mental. Um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, ele acredita que o chefe do Planalto “deu todas as demonstrações de comportamentos anormais”.

Reale Júnior avaliou não existir outra saída para a recuperação do país a não ser a saída de Bolsonaro da presidência. “O impeachment é um remédio. O impeachment existe para ser um remédio em casos graves. E estamos diante de um caso grave. Outro caminho é a abertura de um processo criminal, pois há uma coletânea de crimes nos quais ele poderia ser enquadrado: crimes contra a saúde, crimes contra a democracia. E há a opção da interdição, que pode ser pedida pela família ou pelo Ministério Público. Diante de todo esse quadro, o Ministério Público, que tem que salvaguardar o Brasil, poderia pedir o exame de sanidade mental”, disse, em entrevista a O Antagonista.

O jurista observou que um eventual exame “poderia dizer se Bolsonaro é tecnicamente louco”. Reale Júnior lembra que o presidente protagonizou, diversas vezes, “reações descontroladas, de ciumeira, de inveja, de uma megalomania, de ausência de sensibilidade humana, de falta de empatia, de ausência de remorso, de gosto pela morte, de indiferença com o sofrimento alheio”.

‘Eu tenho a caneta’, ‘Eu sou o presidente’, ‘Eu quem mando’: ele já deu todas as demonstrações de comportamentos anormais. E é evidente que há um comprometimento imenso do país em razão disso. Ele não consegue medir as consequências dos atos dele, não tem essa capacidade. Bolsonaro já mandou seus apoiadores invadirem hospitais para que, segundo ele, filmassem leitos vazios em meio à pandemia. Tudo isso vai ficando esquecido, mas não deveria. Essa fato, especificamente, é um dos fatos criminosos. O Brasil está isolado em razão das atitudes inconsequências dele, dos ataques dele a outros países. É uma coisa louca, alucinante”, completou.

Em sua 141ª edição, Crusoé elencou episódios em que Bolsonaro apresentou comportamento errático, transformando o Brasil em motivo de chacota global e comprometendo a recuperação da crise. A revista consultou psicólogos e psiquiatras para entender o comportamento do presidente à luz dessas ciências.

Os especialistas apontaram três características psíquicas marcantes no comportamento do presidente em público: 1) personalidade epiléptica, que envolve, por exemplo, explosividade, irritabilidade, mau humor e egocentrismo; 2) paranóia sistêmica, marcada pelo personalismo e por um senso de grandiosidade e uma espécie de síndrome de perseguição; e 3) um traço de perversão, caracterizado pelo prazer com a angústia ou com o sofrimento do outro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso é argumento? Ulisses Guimarães era maníaco-depressivo, tomava litium. Lula, megalomaníaco. Quando cada deputado ou senador vir essa proposta vai olhar para si mesmo e pensar: se a moda pega só restará o Simão Bacamarte. O próprio Miguel Reale Jr., olho para ele e vejo cara de doido. Diogo Mainardi é cheio de fobias, devemos parar de ler suas colunas? Querem tirar o Presidente de lá, vão pela via do crime de responsabilidade.

    1. Scully, falando como psicóloga, o que você diria sobre o fato dos bolsonaristas assumirem um comportamento semelhante ao dos petistas diante dos desmandos de Lulla e do PT?

    2. Sim Vinícius, os transtornos mentais, por si só, não são argumentos de incapacitação. Há grandes profissionais de várias áreas que convivem com essas doenças e não deixam de zelar por princípios éticos responsáveis. O problema de Bolsonaro é que os transtornos se associam a uma deformação de caráter. Contra máscaras, cadeirinha de bebê, isolamento, leis rigorosas de trânsito, independência de poderes, cuidados ambientais etc. Isso o torna inepto para o cargo. Despreparado. Eu diria perigoso.

  2. Eu repito: o cérebro do Bolsonaro precisa ser preservado para a ciência quando ele vier a óbito. Enviado para a NASA. Os diagnósticos apontados são insuficientes. Como psicóloga asseguro, há controvérsias. O universo paralelo bolsonariano é muito mais doentio do que o DSMI-V propõe diagnosticar. E mais, não tem Freud ou psicanálise suficiente que dê conta. Precisamos desenvolver outras técnicas e teorias para compreender. O objeto é totalmente obscuro, monstruoso e descomunal. Vai por mim!!!

    1. Alexandre, não conta o conluio com o PT é contra a lava jato. É pior q o PT

    2. Alexandre e Luiz, vcs acham que entre os adjetivos do Bolsonaro não está a corrupção da quadrilha do PT? Como são ingênuos! O Bolsonaro consegue ser pior que a quadrilha do PT porque reúne o que tem de pior na política brasileira.

    3. Kkkkkkk. Se fosse só louco estaria bom. O problema é que ele é louco, genocida, necrófilo, delinquente e líder de um grupo de beócios repugnantes que de vez em quando zurram por aqui.

    4. Não me confundam com esse LUIZ que apoia a opinião do ALEXANDRE. Eles fazem a dupla Débi e Loide. É o que se vê das suas opiniões.

    5. Sem dúvidas nenhuma! Quadrilha do pt acompanhada de psol, pcdb..... apoiados pelo crápula do fernando henrique com psdb, ao qual esse Reale pertence!!!

  3. Conheço Reale a 60 anos, é um caso típico do que meu avô era chamado: de GAGÁ, VELHO GAGÁ, no caso específico um VELHO GAGÁ PRECOCE porque pelo que lembre não deve ter nem 80 anos. Ou necessita aparecer como fez com a ex presidenta, mas mesmo em 2016 já aparentava estar com problemas neurológicos. É uma pena, um homem que foi tão saudável se prestar a tecer comentários caluniosos. SUGIRO que esse senhor, velho conhecido, seja tb examinado por uma junta de médicos especialistas.

  4. Tudo que passa com ele e culpa da Michequi. os chequinhos de 80paus secaram, ela agora dorme de calça jeans e o velhote foi se masturbar no Guarujá final de ano. Como diziam os antigos subiu pra cabeça e o cara pirou. O jeito e o Queiroz dar aquela assistência e depôsitar na poupança dela. Ela fica feliz, dorme de baby Doll e o velhote fica pianinho denovo. simples assim.

  5. Doido não rasga dinheiro! Esse canalha é somente um criminoso comum. Loucos fomos nós que elegemos essa excrescência. Aras capacho, congresso vendido, justiça que vê cara. Só 2022 salva, se nós, os loucos não votarmos de forma sã.

  6. ESCREVI AQUI VÁRIAS VEZES PERGUNTANDO QUANDO ALGUMA AUTORIDADE IRIA ENFRENTAR O BOLSONARO COM TODA A FORÇA DA LEI. A CADA CRIME AS AUTORIDADES SÓ EMITIAM NOTAS OFICIAIS, MAS, NENHUMA AÇÃO EFETIVA. INFELIZMENTE, ACABEI DE LER, QUE, COMO JÁ ERA ESPERADO, O PGR LAVOU AS MÃOS E PASSOU O PROBLEMA PARA O CONGRESSO. O PRESIDENTE DA CAMARA RODRIGO MAIA, TAMBÉM LAVOU AS MÃOS E, COVARDEMENTE, DEIXOU DE DAR ANDAMENTO AOS DIVERSOS PEDIDOS DE IMPEACHMENT QUE RECEBEU. QUANDO O CONGRESSO VAI ACORDAR?

  7. Vamos chegar a um acordo, cara por cara esse jurista tem expressões fisionômicas bem mais assustadoras que o presidente e a ex presidenta. Sabe aquele sujeito que entende muito mas tb necessitaria fazer o mesmo exame ? Sugiro um teste CEGO, Bolso, Janaina e Reale Junior. Entreguem os testes para as maiores autoridades em psiquiatria do planeta, e vamos ver o resultado. Se Reale e Janaína aceitarem penso que o Bolso topa.

    1. Traidor e mentiroso!!! Poder a qualquer custo. Até vendendo a alma ao diabo, ou melhor, à Câmara, ao centrão.

  8. Corretissimo o jurista Miguel Reale não é possivel ter sentado naquela cadeira uma figura sem o minimo de equilibrio, onde não diz coisa com coisa, um inconsequente, sem estar a altura do cargo que lhe foi outorgado pelo povo. Nós o colocamos e nós temos o dever de tirá-lo pelo bem do Brasil, assim funciona a democracia.

  9. O problema do Bolsonaro , (embora ele provavelmente tenha algum distúrbio psiquiátrico também ) é mais ligado à falta de cultura , de formação acadêmica , de falta de educação , de valores . Não acredito que ele seja barrado por exames psiquiátricos .

    1. Concordo com a sua opinião. Ele não tem educação, não prima pela ética nem pela moral. Como todo ignaro, tem necessidade da arrogância para compensar a visão de mundo estreita e a falta de empatia.

  10. Finalmente! Estou falando isso desde fevereiro de 2019. É hora de parar de conversar e agir. Quanto mais rápido nos livrarmos do genocida necrófilo melhor!

  11. O ex-Capitão e atual Presidente da República precisa, antes de ser submetido a processo de impeachment (por crime de genocídio) ser urgentemente interditado e deixar o Mourão passar a cuidar do Brasil.

  12. Miguel Reale está certo. Ao longo desses dois anos de governo Bolsonaro, fomos nos acostumando com absurdos. Trump incentiva seguidores a invadirem o Capitólio. Com isso sofreu o impeachment pela segunda vez na Câmara. Bolsonaro pede para apoiadores invadirem hospitais montados para o atendimento aos pacientes com covid. Nada acontece. A inércia de nossas instituições, fez com que os cidadãos achassem que despautérios assim eram triviais. Não são. E na loucura bolsonarista, fomos avançando.

    1. Pois é Elaine. Isso apenas reforça que nossos parlamentares são covardes e inertes. Precisamos entender e aprender a importância da escolha de um representante, seja municipal, estadual ou federal. Sem representantes de caráter da nisso aí. Dão de ombros!

  13. Bolsonaro tem mostrado, o tempo todo, comportamentos típicos de pessoa desequilibrada emocionalmente. Mas, talvez, o ponto chave para um impedimento estaria no grau de maturidade do presidente. Ele é claramente uma criança que apenas envelheceu fisicamente. E alguém em sã consciência deixaria uma criança dirigir o País? Ainda mais se for uma criança birrenta e perversa, como ele é.

  14. Com todo o respeito pelo eminente jurista, pedir a interdição do Bozo ao seu cúmplice sentado na cadeira da PGR é pura e total perda de tempo.

  15. Esse tipo de exame deveria ser obrigatório de tempos em tempos. No passado o ex-presidiário já teria sido reprovado dizendo que defender hospitais no lugar de estádios era um retrocesso. Parece que Janaina Pascoal diz que o jurista também não passaria em teste de sanidade.

    1. Em nenhum momento defendi o atual presidente, calma gente, não sou pelo bozo nem bolsonarista, só comentei loucura do anterior também, do atual está ainda fresca. Desculpem se alguém se doeu pelo anterior, que não evoluiu.

    2. PAULO, a Dilma sofreu o impeachment. Lula ficou preso por 580 dias. Foi solto depois do arranjo feito pelo STF, que voltou atrás com relação a prisão em segunda instância O ser humano evolui. Um país evolui. Se antes tínhamos a corrupção sistêmica como principal entrave, hoje a loucura do presidente é o nosso maior problema. Temos que como sociedade, através das instituições, acabar com essa loucura. Ela coloca em risco nossa sociedade. É a lei da sobrevivência.

    3. Esse Paulo nem precisa de exame, é descerebrado natural.

    4. Ou melhor, "pseudo" adversários. Visto que o Bozo consegue a proeza de se auto-sabotar diariamente.

  16. A iniciativa de Miguel Reale não deverá prosperar, pois Aras não dará continuidade ao pedido. Mas não deixa de ser mais um valioso elemento para convencer a mesa do Congresso da necessidade de se dar andamento a um pedido de impeachment. Vamos lá Maia: o seu Botafogo está caindo para a segunda divisão, mas você tem a chance de sair de cabeça erguida da presidência da Câmara. IMPEACHMENT JÁ! FORA BOLSONARO!

    1. Num país em que os políticos são todos ladrões, a Justiça além de injusta é bandida, a imprensa é corrupta e maquiavélica, queríamos o que como presidente? Tem que ser louco ou se fazer disso, eu acho que ele deveria ainda, enfiar a mão na cara desses bestas com pergunta idiotas!

    2. 61 pedidos de abertura do processo de impeachment! CONGRESSO Nacional cúmplice desse caos imposto ao povo de bem brasileiro! Vergonha de viver no país da impunidade!

    1. E ainda tem o centrão que ele está terminando de coaptar pra se manter no cargo.

    1. De gagá ele não tem nada !! é tosco mesmo...q se cuide senão o centrão engole ele em 2 meses....

  17. Concordo com ele e venho escrevendo tudo isto aqui nos meus comentários ! Ele é um incapaz intelectualmente ! Para ele a pandemia , máscara , distanciamento social , compra e aplicação de vacinas , eficácias e riscos . Tudo isto é muito complicado pata a cabeça dele !!!

  18. Essa tese de insanidade mental não tem a menor chance. Não se trata de loucura, o Jair é um oportunista, um apostador que arrisca para atrair pra aí a pauta do dia. Para isso introduz discursos provocativos e ameaçadores. No fundo, é um bravateiro privilegiado e irresponsável.

    1. Com a tal Vachina q ele chamou ? Tá 17 Doria x 1 Bozo

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO