Por que a Lava Jato precisa ir adiante
A maior operação anticorrupção da história mudou a maneira de o Brasil lidar com criminosos do colarinho branco. Tentar enterrá-la, como muitos poderosos tentam fazer, é jogar contra o futuro do país
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em cinco anos, a Lava Jato acumula números sem precedentes no combate à corrupção e a crimes do colarinho branco. Somados os dados das forças-tarefa montadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília e no Paraná, onde tudo começou, são mais de 24 bilhões de reais a serem devolvidos nos próximos anos para os cofres públicos, em decorrência de 219 acordos de colaboração com pessoas físicas e 13 acordos de leniência com empresas. Foram expedidos 351 mandados de prisão preventiva e 194 de prisão temporária, além de 1.700 ordens de busca e apreensão em todo o país, cujos resultados levaram mais de duas centenas de investigados ao banco dos réus. Somadas, as penas dos que restaram condenados, incluindo políticos poderosos e empresários bilionários nunca antes alcançados pela Justiça, chegam a 3.096 anos. A operação ainda conseguiu o feito de mostrar que, sim, é possível acabar com o ciclo de impunidade que vem desde a descoberta do Brasil pelos portugueses. Graças a ela, foram feitos ajustes importantes em mecanismos que contribuíram durante anos para a cultura que favorecia os poderosos, como o estabelecimento de novas regras para o foro privilegiado, a proibição de doação de empresas para campanhas políticas e a liberação da prisão após condenações em segunda instância.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcelo
2019-06-27 16:04:03Nesse momento parece muito claro que o prosseguimento das operações anti corrupção passam por medidas que desmontem o aparelhamento do poder Judiciário .
Julio
2019-06-27 15:20:13muito elucidativo esta matéria, tem muita gente que ainda poem em duvida todos estes avanços, são no minimo imorais para não dizer f.....
Celo
2019-06-27 12:15:04Dia 30 todo mundo nas ruas!!!!!
João
2019-06-27 10:54:27Só o povo pode garantir a "vida" da Lava- Jato. Não podemos contar com o congresso - RAPOSA não patrocina CANIL
OTAVIO
2019-06-27 07:23:15A Lava Jato foi mais uma conquista adquirida pelos nacionais. Essa não pode ser atacada a fim de prejudicar as novas descobertas ilícitas que estão por vir.
uga-uga
2019-06-26 18:23:58A Lava jato tem inimigos em todos os países onde foram depositados os recursos provenientes da corrupção. Não são apenas moedas... São obras de arte ocultadas em bancos estrangeiros, sob sigilo. Estes países que tanto invejamos pelo comportamento honesto que demonstram parece usarem sua dignidade explícita apenas com cidadãos de seus países. A Lava jato deve ser bastante inconveniente deixando claro que honestidade não deve ter fronteiras e corrupção não tem Pátria.
Alberto
2019-06-26 17:55:58"A LAVA JATO É NOSSA"!!!!! Ninguém tasca. Quem é contra a lava jato bom sujeito não é.Não é bom da cabeça e, corrupto, justiça não quer. MORO É MAIS. MORO É MASSA!!!
JOÃO
2019-06-26 17:01:13TEM DE CONTINUAR ATÉ O STF.
Antonio
2019-06-26 13:08:06Mas é óbvio que quem não aceita, critica a "Lava Jato" são justamente Deputados, Senadores, Ministros, Partidos que tem algo suspeito. A maioria do povo brasileiro já sabe que honestidade, transparência, ética, caráter, deve ser emanados primeiro por estes para que o povo brasileiro sinta orgulho dos mesmos e os siga. Acredito que as penalidades são baixas demais: Falta colocar que estes julgados devem devolver o que roubaram com juros e correção monetária, não poderão ter acesso a nenhum cargo
ALEXANDRE
2019-06-26 08:02:59Reportagem que poderia, muito bem, virar folheto é ser distribuídas nas escolas de segundo grau e superiores, como trabalho curricular.