O martírio de Dom Álvarez
Ao recusar o desterro, bispo nicaraguense torna-se o principal nome da oposição ao tirano Daniel Ortega
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
O ditador Daniel Ortega e sua esposa e vice Rosario Murillo destruíram toda a oposição da Nicarágua desde que chegaram ao poder pela última vez, em 2007. Políticos, empresários, agricultores, padres, jornalistas e defensores dos direitos humanos foram forçados ao exílio. Aqueles que não deixaram o país foram detidos e passaram a integrar um grupo de 237 presos políticos. Desses, quase todos tiveram a nacionalidade retirada e foram deportados em um voo para Washington, na quinta (9). Mas nem todos os que tiveram seus nomes incluídos na lista de passageiros chegou ao destino. Um dos que fincaram o pé foi o bispo da cidade de Matagalpa, Rolando José Álvarez Lagos. Ao recusar o desterro, esse religioso de 56 anos tornou-se a figura mais forte da oposição à ditadura sandinista em solo nicaraguense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jorge Luiz De Moraes Fonseca
2023-02-23 06:43:55“Salvadores da Pátria”, Ditadores e Regimes Autoritários decorrem de dois fatores: o primeiro, a baixa qualidade da educação de um povo, decorrente da necessidade da Superestrutura do Poder perpetuar as castas abastadas e detentoras do capital financeiro; a segunda, a existência da crença que a população tem que ser tutelada, abraçada e guiada por um “mito”, sem o qual, toda a sociedade irá sucumbir. Essa receita é repetida e sempre dá certo, em consequência do baixo nível educacional do povo!!!
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-02-22 12:35:31Nada a acrescentar. A não ser um apelo para que eduquem as novas gerações sobre como saber como votar. Escolher por falas emocionantes dos populistas ou aceitar a realidade é a ela apoiar. Mudar o mundo depende de educação, que tanto se fala mas nada se faz ( a não ser a linguagem neutra, colocada pelo novo/velho presidente. A ex- presidenta nem quis saber disso.
Anna Maria De Mattos Barretto
2023-02-20 17:53:42Desde os anos 80 o terrorista Daniel Ortega já dizia ao que vinha. Se não.me engano em 84 esteve em São Paulo e foi recebido com jantares esplêndidos inclusive Nagasaki da Manchete do Migurl Yunes, um miliardario e correu na época que transacionava armas. As acusações contra os que estão em presos não fifere muito das que o nosso Supremo está fazendo desde o dia 8. Estamos seguindo o mesmo destino da Nicaragua, simples assim.
Amaury G Feitosa
2023-02-20 11:20:50Ué o papa como a maioria dos bispos brasileiros não adoram o comuno-nazismo? pois é exatamente isto que ocorrerá aqui quando os Dino-Sauros chegarem ao poder e já tem uma ruma mandando neste galinheiro ... aí é só fazer o Éle e todo mundo vai pro céu sambando, comendo picanha com chope ao som do Caretano Seboso e da Daniela Merdury e será a suprema felicidade.
Elvio Bernardes
2023-02-19 09:42:58Ortega é chegado o Sapo Barbudo
Alberto
2023-02-18 18:46:55Esses são os que na década de 70 prometiam lutar por uma América Latina melhor, acreditamos, mas o que realmente queriam está a vista de todos: melhoraram suas vidas e da família. tudo igual , transformaram a América em uma Latrina.
KEDMA
2023-02-18 11:59:52Muito bom Duda.
Gabriela Da Matta Penati
2023-02-18 11:48:02Excelente reportagem!
Fernando Antonio Freire De Andrade
2023-02-18 10:36:47Amigos de terrorismo Lula não irá sequer comentar sobre a prisão do Bispo. Noruega é ponto de apoio à Lula no "sonho" de dominar a América Latina.
Pronto Falei
2023-02-18 09:03:59Brasil Paralelo produziu um documentário sobre a Nicarágua, e como Daniel Ortega igual a Lula perdeu por várias vezes as eleições e uma vez que chegou ao poder, pos em prática seu projeto de poder perpétuo, igual a o PT. Com sua base ideológica aliada a Hugo Chaves, Fidel Castro e agora Lula, só podia virar este país lindo em uma nova Cuba. Tendo mulher como vice, não precisa dizer mais nada