A rua ruge lá
Nos Estados Unidos, os protestos contra a violência policial tomam as grandes cidades e ganham contornos eleitorais a cinco meses da votação que definirá quem vai ocupar a Casa Branca a partir de 2021
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Durante 8 minutos e 46 segundos, o joelho do policial branco Derek Chauvin comprimiu a nuca de George Floyd, homem negro de 46 anos, em Minneapolis. Após implorar que o soltasse, dizendo que não conseguia respirar, Floyd parou de se mover e de falar, deitado de bruços no asfalto e com as mãos algemadas. A autópsia contratada pela família concluiu que a morte do segurança, naquele dia 25 de maio, ocorreu por asfixia. A pressão nas costas e no pescoço dificultou a chegada de sangue ao cérebro. A cena foi parar nas redes sociais e detonou protestos em mais de 430 cidades em todos os 50 estados americanos. Mais da metade dos governadores pediu socorro à Guarda Nacional para amparar as forças policiais locais. Dezenas de cidades, entre elas Nova York e a capital Washington, instituíram toque de recolher, algo que não se via desde 1968, quando o assassinato do líder negro Martin Luther King Jr. provocou manifestações em todo o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2020-06-10 22:46:56Segundo se ouve na terra do Tio Sam, que patrocina o Bozismo é a KKK, cujo líder foi recebido de braços abertos pelo Bozo em um jantar aberto lá no estaites. Isso explica o racismo explícito do clã genocida.
MAURÍLIO43
2020-06-08 12:28:35Nos protestos que se espalham pelas cidades americanas, apesar da pandemia e de alguns atos tristes de selvageria explicita, destaca-se o ânimo democrático e pacífico que impulsiona a maioria a irem para as ruas, por um lado; e, por outro, a prevalência da educação e da lei que afasta assim o caos trágico que seria o uso generalizado de armas de fogo por civis. numa sociedade de tradição armamentista ! Aqui, ao revés, BOÇALnero propôs romper o distanciamento social com armas de fogo !!!
Fernando
2020-06-07 23:53:53Ótima matéria! Ponderada e bem escrita. Uma ilha no jornalismo. Parabéns
Rafael
2020-06-07 14:06:45Os protestos são necessários. Só um racista não fica indignado com aquele assassinato causado pela polícia. Chega. Se fosse o contrário, tenho certeza que a turma racista cairia em cima. Se o policial fosse um negro e a vítima um branco
RICARDO
2020-06-07 10:20:46esses protestos e saques absurdos são infinitamente piores que a infeliz ação policial. reportagem não fala dos policiais assassinados, ao aliviarem a ação
Giuseppe
2020-06-06 20:01:58Quantos Robôs do Carlixo e quanto Gado estúpido comentando aqui! Chega de Racismo e racistas!!
JOÃO
2020-06-06 14:17:21Torço muito para que esse veículo realmente possa ser uma ilha de imparcialidade em relação ao jornalismo brasileiro. Complica você ler um artigo, e já de cara perceber uma redação com notícias tendenciosas.
Odete6
2020-06-06 02:13:51Monstruosidades alimentam monstros!!! Que os protestos contra "isso que está aí", não cometam monstruosidades e controlem essa possibilidade, porque senão estarão alimentando o monstro que combatem!!! E já deu pra ver como ele ama a violência, como quer armar todo mundo, como nas nossas costas insufla seus próprios baderneiros!!! Não caiam nessa armadilha, compatriotas!!! Manifestação sem violência, para combater a violência do desgoverno, exatamente como fizemos contra a marginalha petralha!!!
Odete6
2020-06-06 01:37:111- O ETNISMO, é um ""fenômeno"" absurdamente inacreditável em inúmeros sentidos, a começar pela palavra "racismo", totalmente equivocada, porque NÃO EXISTEM ""RAÇAS"" (assim no plural) NA ESPÉCIE HUMANA. Somos todos 'raça' única.
Odete6
2020-06-06 00:17:161- O ETNISMO, é uma coisa absurda em inúmeros sentidos, a começar pela palavra "racismo", totalmente equivocada, porque NÃO EXISTEM ""RAÇAS"" (assim no plural) NA ESPÉCIE HUMANA. Somos todos uma 'raça' única. O outro absurdo, tanto quanto à negação da nossa negritude geral em diferentes graus de composição - já que a etnia original de todos nós é a etnia negra e que começamos a existir como espécie na África - é o ETNISMO também em relação às demais etnias que nos compõem.