Agência Brasil

O general do ‘deixa disso’

Até agora tem dado certo o papel moderador do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, na guerra entre o Planalto e o STF. Mas ele será capaz de frear os ímpetos de Bolsonaro caso a crise recrudesça?
05.06.20

“Não vai ter golpe” é uma palavra de ordem entoada, em geral, por manifestantes de todas as cores partidárias, em cortejos a favor ou contra governos de ocasião. Na boca do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a mesma expressão soa adocicada, em tom de serenidade, como um ansiolítico para os ora temerosos, ora arrojados ministros do Supremo. Azevedo e Silva tornou-se uma espécie de algodão entre cristais na tensa relação entre governo e STF, cuja turbulência alcançou o ápice a partir da mais nova investida do famigerado inquérito do fim do mundo, que alcançou a fina flor da falange bolsonarista nas redes sociais. Nos últimos dias, o ministro esteve na linha frente da trégua costurada por interlocutores do presidente Jair Bolsonaro com o Supremo.

Foi com o propósito de desfraldar a bandeira branca que, na segunda-feira, 1º, Azevedo e Silva compareceu à residência do ministro Alexandre de Moraes, em São Paulo, relator no STF de investigações responsáveis pelas recentes noites insones do mandatário do país. O ambiente, até então, continha partículas altamente inflamáveis. Horas antes do encontro, Bolsonaro manteve uma conversa cordial com o ministro do Supremo limitada a pouco mais de cinco minutos. Sem se estender, falou em desanuviar o clima e amaciou o terreno para o tête-à-tête mais adiante: deixou claro que Azevedo tinha carta branca para falar em nome dele. E assim foi feito.

No encontro com Moraes, o ministro da Defesa expôs cortesmente as aflições do Planalto. Elencou, por exemplo, o que o governo considera “extrapolação” do Supremo: 1) o excesso de decisões monocráticas, sendo a mais criticada a da lavra do próprio Alexandre de Moraes, que barrou a ida de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal; 2) a decisão do ministro Celso de Mello de convocar para depor três ministros militares, Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, general Braga Neto, da Casa Civil, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, sob a ameaça de conduzi-los sob vara caso não atendessem a ordem; e 3) o texto redigido pelo decano e encaminhado a colegas da corte em que comparava o Brasil de Bolsonaro à Alemanha de Adolf Hitler.

Mantendo o timbre amistoso que permeou toda a conversa, Moraes ponderou, por seu turno, que também não é de bom tom um ministro de estado defender a prisão de ministros do Supremo, depois de chamá-los de “vagabundos” (referia-se à rumorosa fala de Abraham Weintraub, da Educação, na reunião de 22 de abril). Queixou-se, ainda, da ameaça do Planalto de descumprir ordens do STF e dos ultimatos públicos em termos desairosos, como “Acabou, porra”, saídos da boca de Bolsonaro na esteira da busca e apreensão na casa e escritórios de militantes bolsonaristas.

Divulgação/Ministério da DefesaDivulgação/Ministério da DefesaAzevedo observado por Toffoli, a quem assessorou: os dois tocam de ouvido
Ao fim, no entanto, os convivas concordaram que era hora de colocar a bola no chão, superar as diferenças e direcionar o olhar mais para o artigo 2º da Constituição, segundo o qual o Legislativo, o Executivo e o Judiciário devem ser independentes e harmônicos entre si, do que para o 142, que trata do papel das Forças Armadas e vem recebendo uma leitura distorcida do presidente – ele entende que, se um poder invadir a competência de outro, os militares podem ser acionados. Foi a senha para os acordos tácitos que seriam celebrados adiante. A interlocutores, Azevedo disse que o papo serviu para “desarmar os espíritos”.

Nas horas que se seguiram ao encontro, gestos falaram mais do que palavras. Na terça-feira, 2, Bolsonaro participou por videoconferência da posse de Alexandre de Moraes como membro titular do TSE, campo de batalha onde serão julgadas na próxima semana ações pela cassação da chapa presidencial (leia mais aqui). Para quem, até outro dia, estava espumando de ódio do magistrado, foi uma sinalização em favor da conciliação. Somaram-se ao presidente na posse virtual de Moraes ao menos cinco ministros, entre eles os generais Walter Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos – além, é claro, de Azevedo e Silva. Os afagos do ministro do STF, primeiro ao presidente e em seguida à plateia verde-oliva presente, indicou que, ao menos por ora, o cachimbo da paz está aceso. “Boa noite, presidente Bolsonaro. É uma honra a presença do senhor”, afirmou para emendar na sequência. “São todos meus amigos generais desde as Olimpíadas, que nós cuidamos na segurança no Rio de Janeiro”, disse em referência aos Jogos realizados em 2016, quando era ministro da Justiça. Foi justamente no evento mencionado por Moraes que ele e o ministro da Defesa estreitaram os laços. Na ocasião, o general chefiava a Autoridade Pública Olímpica.

O governo está disposto a outros acenos no esforço para distensionar a relação com o Supremo. Aliados do presidente cogitam até excluir Moraes dos próximos protestos, de modo a não acirrar ainda mais os ânimos. Pelo sim, pelo não, ao menos publicamente Bolsonaro recomendou a apoiadores que não promovessem atos neste domingo. Também foi deflagrada uma articulação capaz de resultar na saída do ministro da Educação, Abraham Weintraub, do governo. O ministro não pretende pedir demissão, mas reconhece a pessoas próximas que está mesmo na linha de tiro – entregar sua cabeça seria uma forma de o Planalto amainar a ira do outro lado da Praça dos Três Poderes. O filme de Weintraub já estava queimado antes mesmo dos impropérios lançados contra o STF na reunião do dia 22. Com a divulgação do vídeo, ele virou um problema real para o governo e a hipótese de sacrificá-lo, “tirando o bode de sala”, ganhou força nas últimas horas.

Discreto, voz pausada, Azevedo e Silva, segundo pessoas que convivem com ele, poderia ter sido diplomata se não tivesse enveredado pela carreira militar. Lhano no trato, o ministro é da distensão, procura sempre o consenso, não importa se está no meio de uma guerra, ainda que essa guerra seja uma turbulenta disputa de poderes. Aos 66 anos, 44 dos quais no Exército, ele costuma adotar como máxima, segundo pessoas próximas, “fazer sempre bem feito, o que precisa ser feito”.

TSETSEAlexandre de Moraes recebeu Azevedo em sua residência: sinal de armistício
A visita a Alexandre de Moraes não foi a primeira vez que Azevedo entrou em campo para apagar as labaredas erguidas entre Planalto e Supremo. No dia em que Bolsonaro emergiu defronte ao QG do Exército a destilar insinuações golpistas ante a apoiadores favoráveis ao AI-5, ao fechamento do STF e do Congresso, coube ao general pronunciar o mantra típico de marcha de manifestantes. “Calma, não vai ter golpe”, disse, segundo relato de ministros do Supremo. O ministro dedicava-se ali a jogar água na fervura da crise que se precipitava. Entre os destinatários da mensagem estavam o presidente do STF, Dias Toffoli, a quem Azevedo assessorou no Supremo antes de ser guindado a ministro de Bolsonaro (os dois tocam de ouvido), e Luís Roberto Barroso, com quem nutre uma relação de respeito.

Na sequência, o titular da Defesa emitiu uma nota em que traçava um risco no chão. “As Forças Armadas trabalham sempre obedientes à Constituição Federal para manter a paz e a estabilidade do país”. Nesse caso, Azevedo foi firme, sem perder a ternura. Para quem o conhece de perto, trata-se de um dos traços de sua personalidade. A agenda suprapartidária do “MD”, como é conhecido na Esplanada o Ministério da Defesa, espelha sua maneira de agir e atuar. Neste ano, ele recebeu por exemplo a deputada Perpétua Almeida, do PCdoB, por duas ocasiões. Não deixa de ser um sinal de prestígio – dele, não dela. Talvez o general seja o único do primeiro escalão do governo a gozar da prorrogativa de falar com uma “deputada comunista” sem o risco de ser esconjurado pelo presidente.

O jogo de cintura do ministro da Defesa não foi conquistado num estalar de dedos. Ele traz consigo bagagem nada desprezível no Executivo, Legislativo e Judiciário. Azevedo e Silva foi chefe do Estado-Maior do Exército — ou seja, o número 2 na hierarquia, atrás apenas do comandante, o general Eduardo Villas Bôas. Serviu, ainda, na Presidência da República e no Gabinete do Comandante do Exército como chefe da assessoria parlamentar. No posto, que o levou a aprender a circular bem pelos corredores do Congresso e a entender os códigos dali, lapidou sua verve política. Contemporâneo de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras, onde o presidente concluiu o curso de formação em 1977 um ano depois dele, Azevedo e Silva também participou do processo de pacificação do Haiti, encabeçando um dos contingentes que atuaram no país.

Uma de suas experiências no Executivo, porém, ele trabalha para que não se repita. O ministro viu de muito perto a ascensão e a queda de um presidente da República. Azevedo era um jovem major quando serviu como ajudante de ordens de Fernando Collor, estando ao seu lado na célebre fotografia em que o então presidente deixa o Palácio do Planalto de helicóptero ao lado da mulher Rosane em outubro de 1992. Na imagem, Azevedo ostentava um bigode, hoje aposentado.

Outro sobrevoo de helicóptero, 28 anos depois, acabou alimentando uma nova polêmica. No domingo, 31, ao lado do presidente Bolsonaro, o ministro planou sobre uma manifestação de aliados do chefe do Executivo marcada por faixas contra o Supremo e a favor de intervenção militar. Foi o suficiente para que surgissem rumores de que aquilo significava um endosso do ministro aos atos de cunho antidemocrático. Num primeiro momento, a sinalização, de fato, não foi muito bem digerida no STF. O próprio titular da Defesa, no entanto, tratou de esclarecer o que chamou de mal entendido, fruto de um ambiente carregado.

Dida Sampaio/Estadão ConteúdoDida Sampaio/Estadão ConteúdoSobrevoo de Azevedo e Bolsonaro gerou polêmica devido a ambiente pesado
Bolsonaro costumava usar o helicóptero branco da Presidência, mas na ocasião optou pela aeronave camuflada, que levava as cores do Exército — podia ser apenas uma contingência do momento, talvez o outro helicóptero estivesse passando por manutenção, mas nos tempos turbulentos que Brasília vive tudo é visto como sinal. A interlocutores, Azevedo explicou que presença dele a bordo guardava relação mais com a segurança presidencial do que com qualquer outra coisa: representaria um endosso ao bom funcionamento da aeronave. Antes do sobrevoo, também havia causado apreensão a chancela de Azevedo à nota do general da reserva Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, que falava em “consequências imprevisíveis” após um despacho rotineiro do STF sobre um pedido de recolhimento do celular do presidente, posteriormente arquivado pelo ministro Celso de Mello. Azevedo, porém, rechaça ter concordado com os termos milimetricamente escolhidos por Heleno ao redigir o documento-ameaça. O que ele avalizou, explicou, foi a discordância em relação à apreensão do aparelho telefônico do presidente da República, “uma questão de segurança institucional”, no seu entender.

A relação de amor e ódio entre o STF e o governo, da qual Azevedo virou uma espécie de árbitro, remonta ao período da campanha eleitoral de 2018, quando o filho 03 do presidente, Eduardo Bolsonaro, sapecou a infeliz declaração de que bastavam um soldado e um cabo para fechar o Supremo. De lá para cá, o relacionamento funcionou como um pêndulo, sempre ao sabor dos humores e decisões de parte a parte. Em 2019, Dias Toffoli, com o apoio de Gilmar Mendes, suspendeu em decisão monocrática – hoje tão criticada pelo governo – os inquéritos com base em dados do Coaf, entre eles o que investiga o primogênito do presidente, Flávio. Bolsonaro, claro, gostou. E retribuiu com um gesto simpático: atuou para que a Receita Federal deixasse de importunar Gilmar, Toffoli e familiares, que estavam sob a mira de uma investigação de auditores em suas declarações de renda. A paz reinou por um tempo. O próprio inquérito do fim do mundo nunca havia sido um problema para Bolsonaro até alcançar os seus.

Outro momento em que o presidente se refugiou no silêncio foi quando, em novembro, o STF derrubou um dos pilares da Lava Jato, a prisão após a segunda instância. Ele não só ficou calado como orientou seus ministros a não se manifestarem. Em entrevista publicada na última edição de Crusoé, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro escancarou o motivo: “O que se dizia no Planalto era que a soltura de Lula era boa politicamente para o presidente”. Tudo caminhava relativamente sem grandes sobressaltos até que veio, de uma vez, uma sequência de decisões nada agradáveis ao Planalto. Bolsonaro não gostou, por exemplo, quando a corte deu a governadores e prefeitos poderes para decidir sobre medidas de contenção da pandemia. Depois, veio a decisão do próprio Alexandre de Moraes de impedir a nomeação de Alexandre Ramagem, nome do coração de Bolsonaro para o comando da PF, e a divulgação autorizada por Celso de Mello da íntegra do vídeo da reunião ministerial. Mais trabalho para Azevedo, o general do “deixa disso”.

Apesar de hasteada a bandeira branca, no STF é sedimentada a percepção de que, se Azevedo e outros bombeiros do Planalto não atuassem como freio e contrapeso de Bolsonaro, o presidente ultrapassaria o limite da responsabilidade. O temor é que, se a crise recrudescer, o general não seja capaz de frear os ímpetos autoritários do chefe. O governo vende do outro lado da praça a tese de que Bolsonaro recua e não faz tudo o que fala. Só que, no entender de integrantes do STF, ele não recua, mas é recuado. E no dia em que o “deixa disso” não funcionar mais? Ele vai levar adiante a escalada autoritária? Tentará usar as Forças Armadas como poder moderador, para intervir a seu favor em caso de necessidade? Mesmo com o armistício costurado nos últimos dias, hoje coabitam três alas no STF. A primeira dorme absolutamente tranquila e descarta por completo a hipótese de implosão da ordem constitucional. Toffoli é a principal expressão desta corrente. A segunda segue com o sinal de alerta ligado e mede semanalmente o pulso do governo, caso de Barroso e Alexandre de Moraes. A última, encabeçada por Celso de Mello, é a que acredita seriamente na hipótese de ruptura democrática. A quem quiser ouvir, Azevedo insiste: “Não vai ter golpe”.

Com reportagem de Fabio Serapião
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vai me perdoar o General Azevedo e Silva,mas Bolsonaro esta cercado de Generais "boca mole",pra não usar expressão grotesca. Ainda salva-se Heleno e Rego Barros,o resto são comunistinhas padrão "verde amarelo. Fossem generais realmente patriótas,o caminho desses bandidos de toga e etc,já estaria traçado.

  2. Vcs publicaram q o nome do General Azevedo e Silva p o Ministério da Defesa tinha sido Indicação do Toffoli. Vcs estão enganados. O general esteve “assessorando” Toffoli desde aquele evento em q o Gen Villas Boas mandou um recadinho p o STF, lembram? Azevedo e Silva estava ali p acompanhar de perto os movimentos de Toffoli e dos demais ministros... era o homem de Villas Boas no STF.

  3. 1- Por falar em condomínios, deveria ser peremptoriamente extinta e proibida a ""função de síndico"", para a qual, com raríssimas exceções, nomeiam-se inúmeras vezes verdadeiros bandidos entre os próprios moradores, agindo esses com suas "panelinhas", formando verdadeiras quadrilhas e núcleos criminosos no interior dos edifícios, sejam eles simples ou luxuosos, onde nem todos os condôminos, por diversificadas razões, têm condições ou recursos para se defenderem!

    1. 6- Pessoas muito jovens, idosas, doentes ou com outros gêneros de vulnerabilidade são as maiores vítimas desse despotismo marginal e suas ações criminosas!!! É um universo obscuro, fora da lei, criminalizado e à parte das demais engrenagens sociais, principalmente do MP, da PF, da RF, que fazem vistas grossas e/ou não têm legislação de apoio à coibição desta chocante, encoberta, obscura, nociva, predatória e triste realidade!!!!

    2. 5 -Deveria ser proposto um projeto de Lei para que 'somente' *empresas especializadas e credenciadas para gestão condominial* pudessem atuar, com neutralidade, com imparcialidade, com isenção e, de maneira ÍNTEGRA e igualitária para com todos os condôminos. As pessoas jurídicas são mais fáceis de fiscalizar e auditar por vias oficiais e, também pelos condôminos. Deveria haver uma divisão de auditores fiscais federais somente para esse gênero de C.G.C.

    3. 5 -Deveria ser proposto um projeto de Lei para que 'somente' *empresas especializadas e credenciadas para gestão condominial* pudessem atuar, com neutralidade, com imparcialidade, com isenção e, de maneira ÍNTEGRA e igualitária para com todos os condôminos. As pessoas jurídicas são mais fáceis de fiscalizar e auditar por vias oficiais e, também pelos condôminos. Deveria haver uma divisão de auditores fiscais federais somente para esse gênero de C.G.C.

    4. 4- Inumeráveis edifícios tornaram-se vulneráveis, inacreditáveis mini-comunidades dominadas por verdadeiras facções criminosas, operando explícita, implícita, velada ou sutilmente e, encobertas pelas predisposições atualmente vigentes, dominando moradores mais vulneráveis por diversos modos e vias!!! Ali tudo acontece sob o domínio do medo, da chantagem, do silêncio e nem a Polícia entra facilmente, em razão da legislação absurda que rege tais núcleos comunitários!!!

    5. 3- Aí rouba-se descaradamente, agride-se, pratica-se bullying, coage-se, discrimina-se de todos os modos, multa-se aleatoriamente, chantageia-se moradores e cometem-se fraudes, estelionatos, abusividades e outras inúmeras barbaridades!!! Os síndicos criminosos e suas quadrilhas, agem do mesmíssimo modo criminoso dos milicianos e, sempre generalizadamente, ao arrepio da Lei!!!

    6. 2- São estes guetos, verdadeiros antros de crimes e contravenções, silentemente se colocando imunes às Leis externas e Normatizações internas, com marginais impondo-se autoritariamente sobre os demais moradores em nome de ""maioria fictícia"" e desonesta, cooptada por eles, em troca de ""favores"", ""favorecimentos"", ""benefícios e ""beneplácitos"" ""especiais"" de toda ordem!!!

  4. Interessante, o mister maia.... até hoje ele não percebeu a ""clareza"" da agenda do centrão!...E nem o único tipo de ""diálogo possível"" com essa majoritária malta!!!.... Que ""distraído"", gente... não é mesmo?!! Mas vamos contar pra ele, que agora o bando ""achou"" uma interlocução ""beeemmm ""harmônica"", ""cordata"" e ""adequada""!!!

  5. Dr. jb continua ""receitando"".... desta vez vermífugos e alguns outros ""remedinhos"".... deve ser frustração e complexo por não ter conseguido fazer medicina e, muito menos ainda, os patetóides... Acabará detido por exercício ilegal da medicina!.....

    1. E por falar em indecência, a dona Joice Hasselmann foi sim muito atacada e ofendida pelos patetóides mas, é vergonhoso que ela use as mesmas condutas vís, do asqueroso ""gabinete do ódio e acefalia ilimitada S.A."" para se defender!!! Que papelão!!! Coisa triste, seja lá o que for, que se pareça ao menos de longe com o tal de carlixo fora da lei!!! Aliás, que bicho feeeeiiiiooo esse tal de carlixo, gente... é de doer nos olhos e no estômago!!!.....

    2. Pede para seguidores filmarem hospitais de campanha. "Arranja uma maneira de entrar e filmar"... que coisa superlativamente indecente, a invasão de privacidade dos pacientes, por estranhos, sem permissão deles ou ordem judicial!!

    3. Ah, por ""plágio"" também... copia ipsis litteris o "trampo agente-laranja" e o "maduro", manipulando, entre outras coisas, as ""estatísticas"" da Covid19... isso enquadra em outros tipos penais... se não fosse de chorar, a gente dobraria de rir mas, estamos vivendo uma imensa tragédia.... e isso não tem graça absolutamente nenhuma.

  6. Datena deveria ter vergonha em ser apresentador. Qdo o Medioli prefeito hj de Betim MG decidiu se candidatar, ñ + renovei a ass do jornal O TEMPO, muito bom p sinal. Insistiram, expliquei à vendedora q ñ + seria ético o Medioli ser político e ter 1 editorial. Ñ renovei. Antes das eleições PR o jornal fez 1 bela reportagem s o Álvaro Dias, de quem gosto muito. Vitório grupo SADA Medioli e Álvaro Dias são do PODEMOS. Datena, pára de nos sacanear PORRA, deixe só seu filho entrevista-lo. ÉTICA!

    1. Hoje? É uma revista fracassada porque tem reportagens voltadas exclusivamente para derrubar o Governo. Não criticam nem mais os abusos do STF. Todos os jornalistas têm a mesma opinião. Estão completamente alinhados com a Rede Globo. Perderá a maioria dos assinantes porque é totalmente parcial.

  7. Podemos perceber nos espaços de comentários da Crusoé, devido ao formato e ao linguajar desreipeitoso com o presidente ou com aqueles que o apoiam, que existem apelidos que provavelmente são usados por uma única pessoa ou por um pequeno grupo com uma narrativa combinada. Numa revista que tenta manipular a opinião do leitor contra o Governo parece óbvio que os seus jornalistas participam dos comentários como se fossem leitores também.

  8. General, siga o meu conselho. Salve a sua biografia. Pegue o seu pijama e vá curtir os netos, antes que seja tarde demais. Quanto mais tempo você ficar neste governo de loucos psicopatas e genocidas, pior o seu histórico de vida ficará. No futuro, você será lembrado apenas como o homem que tentou estender o caos pelo país. Nada lisonjeiro para quem já se disse patriota!

    1. Ah, sim, Jose, os bronconéscios proliferam-se como ratos, porque são rôbôbos!!! É mesmo impressionante!!!

    2. É, pois é, José! Parece que há um bolsonéscio a solta por aqui... ele atua sempre de madrugada, pode uma coisa dessas?!

    3. Odete, já fui lá e deixei meu recadinho para os Bozistas. Daqui a pouco há um número novo..,impressionante como os Bozistas continuam zurrando cada vez mais...

    4. José - e (o verdadeiro, lógico!), retornei seu comentário lá na página do Diogo Mainardi... o expediente aqui do "censor bolsonalha da madrugada", já começou e ele me bloqueia!!!...Pode?!!!

    5. Os de lá sabem quem manda: o povo americano. Aqui é preciso lhes lembrar que quem manda (e os remunera) é o POVO BRASILEIRO!!!

    6. Pois é, Jose (o verdadeiro, lógico), eles têm outro patamar de consciência e de intelectualidade! E eu que punha a maior fé na nova geração e em outra formação dos nossos!.... Ou, o mais assustador: pode até ser q já estejam mesmo constitucionalmente contendo os patetóides e, que se não fosse isso, a coisa toda poderia ser ainda muito pior, já pensou???!!! É o q eu gostaria de saber para não cometer injustiça mas, eles não abrem a menor brecha, porque não são transparentes como os americanos!...

    7. Pois é Odete. Os generais americanos deram um chega pa da lá no Trump porque o cara queria jogar as forças armadas contra a população. Aqui, os nossos generais ficam fazendo claque para o genocida. Quanta diferença!

    8. Exatamente, Jose. Comentei também a respeito. Os generais americanos são lúcidos, honrados, têm caráter, são patriotas de verdade, amam de fato e prioritariamente o seu país! Não cumpliciam com aquele traste demente e tresloucado do trampo agente laranja por mero corporativismo.

  9. Cara Dra. JANAÍNA PASCHOAL, o ""critério técnico"" para as mais recentes ""escolhas"", é a subserviência, o ""capachismo"", em troca do que sabemos muito bem o quê....Tem sido a constante agora, não é mesmo?! Algumas escolhas corretas e decentes anteriores, foram apenas por razões eleitoreiras, apenas para nos engambelar...depois disso, o degradante mostrou a sua cara. Sabemos todos.

  10. Quando será que os Bozistas tomarão um pouco de vergonha na cara? Como os tais patriotas apoiam um genocida que causou a morte de mais de 40000 brasileiros? Como alguém pode ter uma mente tão nefasta e podre para vir aqui defender este governo fracassado? Como alguém pode atingir este nível intelectual tão baixo? Já sei...Bozistas não são humanos, são robots! Está na hora de puxar a tomada deles!

    1. Qual é a sua fonte? Conta para o pessoal da esquerda para eles denunciarem Bolsonaro na Justiça. Afinal, já inventaram várias denúncias na justiça, porém, nenhuma sobre corrupção até agora. Faça um dossiê e entregue para o Alexandre de Moraes porque ele vai adorar! Essa foi patética...

    2. Barral - Você sabe o quanto o teu ídolo transferiu ilegalmente para a sua família e amigos durante os seus mandatos como deputados? Então anote aí, 60 mi em valores corrigidos. Você sabe o quanto ele já transferiu de dinheiro público para grileiros e outros similares? Pelo menos 1 bi. Você sabe o quanto ele quer transferir para esses mesmos criminais pela MP da grilarem? 200 bi. Honesto? Pelo amor de Deus! Odete, ajude o pobre rapaz a sair das trevas!

    3. Sou apenas um cidadão cansado de ver tanta corrupção em Governos anteriores ao de Bolsonaro. A minha assinatura vence neste mês. Apenas estou cumprindo o meu dever de alertar aos poucos incautos a desonestidade desta revista que tenta manipular a opinião dos leitores, tentando derrubar um Presidente com zero casos de corrupção e que não injeta dinheiro público nas contas das empresas de comunicação pertencentes a poderosos Grupos.

    4. Jose, dei um retorno ao seu comentário na página do Diogo Mainardi, porque nesta página há um censor bolsonalha que atua de madrugada e os bloqueia! Lá eles nos deixam expressar nossa opinião....

    5. Jamais tomarão vergonha, José, são dementes, são acéfalos, mentirosos e sem caráter como os petralhas e, em acréscimo, nos julgam por eles, esses idiotas!!!! A "dose cavalar de hoje": ""mandaram"" dizer que ""estão ""preocupados"" ""é com a ""subnotificação"""" dos mortos e infectados, e não com a ""super notificação""!!!! Vão ser cínicos, caras de pau e néscios assim bem longe do Sistema Solar!!!!

    6. Nem vale a pena comentar as inverdades do Barral. Ele é apenas mais um robot pago pelo Bozismo. Sobre o Newton, coitado. Ele vive naquele mundo bipolar que os bozolulistas criaram para aquelas pessoas que são incapazes de entender a realidade. Por fim, Odete, você tem toda a razão. Bozolulistas são mesmo tudo aquilo você escreveu.

    7. Aqui nesta revista parece ter muitos comentários de pessoas que usam diferentes apelidos mas que tem o mesmo linguajar sempre apoiando a Crusoé é desqualificando quem é contra. Num lugar onde tudo é manipulado contra o Governo, não é difícil de imaginar que os funcionários da casa estejam participando dos comentários como se fossem assinantes para dar a impressão de que muitos apoiem esta revista manipuladora.

    8. Na sua fala, o PR é a personificação do mal. Lula esteve no centro da maior corrupção da história do país. Triplex do Garujá, Sítio de Atibaia, terreno do Inst. Lula e o Petrolão são exemplos. Establishment e aprovação automática, causam dependência. A esq. chama bandido de vítima e polícia de opressora. Inversão de valores. Pauta o consumo de drogas como benéfico e rotula prostituição como profissão. Realmente, eu não sou burro. Mas vc é louco.

    9. Pelo seu linguajar, parece fazer parte da imprensa globalizada comprada. A mesma que ajudou a matar muita gente com desinformação mandando as pessoas ficarem em casa e condenando Bolsonaro por defender a Hidroxicloroquina aplicada na fase 1 da doença junto com azitromicina e zinco e que, apesar de testes desonestos e criminosos para desqualificar o medicamento, a farsa já foi descoberta e temos a confirmação de que a doença tem tratamento e a recuperação se dá em quase 100% dos casos

    10. Jamais tomarão vergonha, Jose, são dementes, são acéfalos, mentirosos e sem caráter como os petralhas!!!! E, em acréscimo, nos julgam por eles, esses idiotas!!!! A "dose cavalar de hoje": ""mandaram"" dizer que ""estão ""preocupados"" ""é com a ""subnotificação"""" dos mortos e infectados, e não com a ""super notificação""!!!! Vão ser cínicos, caras de pau, néscios e abjetos assim bem longe do Sistema Solar!!!!

  11. A questão não é a instituição STF e sim, o processo herdado de uma Constituição onde foram deixadas brechas para a impunidade de políticos corruptos, onde temos Ministros indicados por ex-presidentes, que tanto mal fizeram ao nosso país, incluindo o Luladrão condenado que, junto com Dilma, indicaram 7 Ministros dos 11, com mandatos vitalícios que compõem a Suprema Corte. Por que não foi estabelecido que estes seriam escolhidos entre Desembargadores e Juizes de 3° instância? POR QUÊ NÃO?

    1. Alguns Ministros do STF se acham verdadeiros Deuses e parecem alinhados no golpe para derrubar Bolsonaro. Ameaçam violar o sigilo do celular de Bolsonaro, divulgam reunião Ministerial sem justificativa, impedem o Presidente de escolher diretor da PF, fazem declarações comparando o Governo ao nazismo e estranhamente deixam de arquivar o inquérito absurdo das Fake News, criado a pedido de partidos de esquerda inconformados com o resultado democrático das urnas. Precisamos de Juízes de verdade!

    2. Temos o mais novo integrante da Corte, Moraes, ex-filiado do PSDB, atuando como se fosse militante do partido, como se estivesse determinado a derrubar o Governo, rasgando a Constituição com um inquérito cheio de irregularidades voltado somente contra apoiadores de Bolsonaro e tendo interferindo, prevendo "crimes futuros" , na indicação de Ramagem para a PF. O povo está revoltado porque o STF é conhecido como o paraíso dos corruptos, onde reina a impunidade e agora estão querendo governar o país

  12. E o desfile aberrante de vampiros repugnantes continua.... riencárdido sális, jaelders barbáries.... quais serão os próximos a emergirem à superfície desse imenso e sombrio iceberg do crime.....

  13. Que asco, que repulsa, que revolta, que indignação, que imensa ira, despertam esses vampiros da calamidade da covid19, assaltando o erário e, de incontáveis maneiras, aproveitando-se, debochando e desdenhando da nossa tragédia!!! Com a maior certeza, de um modo ou de outro, esses crimes hediondos cobrarão seu preço!!!.... Os já quase 40.000 - subnotificados - CIDADÃOS BRASILEIROS mortos, são uma força poderosa, ainda que aparentemente silente!!!........

    1. Que aversão despertam essas páginas tenebrosas da nossa história, com o país chafurdando nessa mistura infecta da subespécie marginalha petralhas-bolsonalhas!!! Não fossem os milhões de heróis BRASILEIROS, da SAÚDE, das FORÇAS DE SEGURANÇA, dos SERVIÇOS ESSENCIAIS, das COMUNICAÇÕES, lutarem pelo sistema imunológico da sociedade contra essa patologia abjeta, execrável e maldita da corrupção, já teríamos todos sucumbido à essa nossa mais letal pandemia!!!!....

  14. Resolví dar uma passada pelas Edições anteriores, da semana e "Diário" de Crusoé. Cara, como mudaram? Agora respeitam o "estado democrático de direito"? Nenhum problema em se tornar de esquerda, ser contra Bolsonaro ou cristãos conservadores. Mas caraca, que cara de pau!!! Não ví nenhuma relação com as datas em que o STF chegou junto, aquele negócio do "amigo do amigo do meu pai..." e mais algumas delações, que se não foram premiadas, eram mentiras de Crusoé. Acabou-se um editorial!!!

  15. "A OMS, na verdade, informou que “PARECE HAVER” baixa transmissibilidade de assintomáticos e citou por enquanto apenas um estudo de pequeno porte feito pela China. A chefe do programa de emergências da entidade, Maria van Kerkhove, ressaltou depois, em sua conta no Twitter que há diferenças entre assintomáticos e pré-sintomáticos —pessoas que ainda não têm sintomas, mas vão desenvolvê-los. Essas pessoas transmitem mais intensamente no início da contaminação". (Briefing)

  16. 1- É de evidente lógica, os quadros que compõem o Executivo e o Legislativo, na falta de irrenunciável exigência de formação superior direcionada à função a ser desempenhada, deveriam ter no mínimo um denso e sério treinamento preparatório, incluindo basilares aulas de Direito Constitucional e outros Códigos Legais inerentes ao seu exercício. Porém, o caso costuma ser tão trágico, tão catastrófico que a maioria, não sendo evitável a sua eleição, precisa mesmo é de ""adestramento para humanos"".

    1. 3- Não há mesmo outro termo pra adjetivá-los: são todos inapelavelmente BURROS mesmo!!!!..Torço muiiiito para que dê certo o seu bom trabalho, General FERNANDO AZEVEDO E SILVA.... mas é PUXADO!!!!

    2. 2- Como, em acréscimo, existe o fator imponderabilidade cumulativo - acefalia, impermeabilidade ao aprendizado, patamares variados de indigência mental, psicopatia, perversidade em grau máximo e outros - o ""adestramento"" teria que ser ""especial para subespécie""! Todo bandido, além de sê-lo por motivos ético-morais, é mesmo burro por definição, já que, a conduta ilícita é muito mais ""trabalhosa"" e ""estressante"", do que a conduta lícita, moral e ética!!!

    1. E por falar em "dubiedade", claro que há.... num dia acordão, no outro pichação!!!...

    1. Jose, comeu alfafa com mortadela estragada, só pode. Quando que defendi manifestação com violência ou governos anteriores? Essa mistura de cloroquina com alfafa e mortadela ta deixando o gado bolsonarista birutinha mesmo.

    2. Esse Eliseu é o palhaço BOZO. Estão de brincadeira, são comunas mesmo. Manifestações violentas pode, roubalheira populista pode...matar em nome de covid 19 pode...mentir faz parte p esses vagabundos.

    3. As manifestações em meio a pandemia, seja de direita (bolsonaristas) ou de esquerda (a favor de uma pseudo democracia), são muito bem pensadas e postas em práticas por determinados grupos da sociedade e não tem a simpatia do povo brasileiro. Está mais do q claro que os minions fanáticos q defendem o Bozo não representam a vontade popular e o mesmo podemos dizer sobre os manifestantes em favor da democracia. O gigante está momentaneamente adormecido em casa (graças ao covid), por enquanto...

  17. As ruas estão sim, rugindo. Pacificamente mas... rugindo!!!... E bem alto!!! Rugindo contra sucessivas investidas na tentativa de ""anarquização"" das Instituições Públicas. Contra a criminosa e repulsiva utilização destas para fins pessoais, em acréscimo, inescrupulosos!!! Contra a tentativa de anarquizaçao das FFFAAA incluída! Dai à Aeronáutica o que é da Aeronáutica, à Marinha o que é da Marinha, ao Exército o que é do Exército. Nada de invasão das atribuições alheias!!!

    1. E que façam "aproximações sucessivas" para aconselhamento, para conter CONSTITUCIONALMENTE as loucuras repudiáveis, desvairadas, inconsequentes, doentias e vulgares a nos prejudicar, a nos ferir de indiferença, a nos humilhar, a nos desonrar!!! Não para açambarcamento do poder!!!

  18. Carlos Wizard desde ontem à noite decidiu ñ + contribuir. lTem todo o direito. Contudo a recontagem é imprescindível, princip nos Estados "sede" do Foro de São Paulo, Bahia sede do comunismo, e demais capitanias onde temos "papa-defuntos codiv-19". Avaliar pq ZEMA c 5,5 milhões disponibilizou 400 leitos, e em Goiás somente 200 custaram 10 milhões. Fica parecendo q estamos às vésperas de nova copa do mundo e olimpíadas, p este Brasil aparelhado p corrupção, travestida de social democracia.CADEIA

    1. Bozo...o meu xará continua delirando. Eu já falei para ele parar de misturar Lexotan com cloroquina, mas ele não ouve. O pior de tudo é que ele votou a tomar o chá de Kunda, receitado pelo pastor congolês amigo do Bozo. Coitado do xará, não sabe mais o que fazer com tanto amor que ele nutre pelo capitão genocida.

    2. Jose, essa quinada do bolsonaro para o lado dos corruptos do centrão parace ter dado um crash na mente dos gadinhos bolsonaristas. Sinceramente tá dificil entender o seu posicionamento agora, pois vc está defendendo o bolsonaro, os corruptos e a corrupção e atacando a imprensa e o STF. Ficou um samba do crioulo doido essa sua narrativa distorcida. Isso é o q acontece quando alimentamos a ideia de ter e defender politico de estimação...

    3. Já tomou sua cloroquina hoje? Preventiva, já? Vai se fuder vc, a CNN, GLOBOLIXO, F de São Paulo, Maynard, Eduardo Oinegue, e toda a turma do qto pior melhor. Poder p poder. Vc é funcionário público ñ concursado, ou é do STF?

    4. Jose, a PF está trabalhando na questão corrupção do covid e todos vão ter de prestar contas. Agora, por causa da corrupção vc acha certo negar a existência da pandemia e de que mortes estão ocorrendo aos montes? Se o Bolsonaro tivesse sido um verdadeiro estadista e liderado o processo de combate a pandemia desde o inicio, talvez hoje não estaríamos vendo tanta corrupção no combate a mesma. Mas ele preferiu fechar os olhos para a morte dos brasileiros, se omitiu no combate do vírus.

  19. Reportagens de agora cedo, 08.06: Os fisiologistas do PSDB q tiveram a oportunidade de estudarem às custas de n impostos, em sua imprensa oficial, revista Crusoé, iniciam a semana aprontando 1 impeachment sem condições públicas de ser levado à cabo, e aí o "cabo" ñ percebendo à tempo, colocará nas mãos de 90 milhões de brasileiros garantir o seu GOVERNO legítimo e responsável. Crusoé trata de sonhos de Maia, qdo deveria inquiri-lo sobre a PRISÃO em SEGUNDA inst e fim do Foro privilegiado.

    1. Errado gado bolsonarista biruta que se aliou com os mortadelas petistas na narrativa distorcida. Eu luto por um país mais justo e que coloque em evidencia as pautas anticorrupção. Mas não fico vivendo num mundo de fantasia bolsolavista totalmente alheio a realidade. Seu MINTO ta fechado até a alma com o establishment corrupto dos 3 poderes, só sendo muito cego e burro para não enxergar isso. O Lula da direita é um traidor do povo brasileiro e não durará muito na cadeira presidencial.

    2. Seu palhaço desrespeitoso ao PR ELEITO, e portanto, seu palhaço partidário q ñ pensa na pátria.Quem te disse q n PAUTAS, q já acabaram c o CONLUIO entre os 3 PODERES, ñ são agora a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado? O POVO tá fechado c o BRASIL energúmeno. Vc representa o atraso, a concordância c tudo q estava aí!!!Ñ adianta + eleições sem avançarmos nas questões de "ordem". Ninguém gov este PAÍS c esta estrutura montada. Breve F. Bezerra e Ailton Lyra na casa! Queres?

    3. Jose, estamos vivendo dias de muitas reviravoltas, a semana nunca termina igual ao seu começo. No momento atual é inviável um processo de impeachment pq Bolosnaro transformou um governo federal num balcão de negócios com o centrão. Mas até quando isso vai durar? a Dilma tentou o mesmo e mesmo assim foi impichada. Em tempo: Prisão em Segunda Instancia e Foro Privilegiado não foram bandeiras defendidas pelo MINTO após eleito e não será agora q ele fará isso, pois se vendeu para o Centrão.

  20. 1- NERO CLAUDIUS CAESAR era um psicopata. Foi imperador de Roma de 54 a 68 D.C. "Era tão odiado por seus súditos que os rumores de sua infâmia tornam difícil discernir os motivos por trás de suas ações". O tempo o tornou lenda (má) já que, para ganhar apoio à sua causa, "muita gente trabalhou para maquiar suas loucuras". Mas tinha seus reconhecimentos ""utilíssimos para Roma"": era olímpio, competia em corridas de biga e tocava lira. Por sua má reputação, sua barba também era considerada cafona.

    1. Causa do falecimento: suicídio em todos os sentidos.

    2. 3- O DESPREZÍVEL: não havia ninguém que Nero desprezava mais do que os cristãos, e "ele é conhecido por ter assassinado muitos de seus aliados e até alguns a quem ele chamava de amigos", e "assim ele perdurou até a "revolta das províncias romanas"". O imperador tirou a própria vida, conclamando narcisisticamente ser um grande artista, antes que a justiça pudesse ser feita.

    3. 2- O PIROMANÍACO: com programas modernos de reconhecimento facial foi possível recriar sua face e sua barba cafona: o olhar indiferente e o sorriso malicioso denotam a loucura que assustaria qualquer pessoa daquela época. Seus atos falam por si só, já que, Roma queimou durante três dias em um incêndio que, acredita-se, ter sido começado pelo próprio Nero e, segundo se diz pelas pesquisas, ele celebrava, cantando e dançando sob a confusão, do alto de seu terraço.

  21. A que patamar de ignorância, atraso, baixeza, perversidade e alienação chegou esse desgoverno broncossalha!!!! Estão competindo com a marginalha petralha!!!! Que indecência e atraiçoamento esconder os números da covid19!!!! Covardes!!!!

    1. Pois é... qdo o pr foi vítima daquela trágica e horrorosa facada q ninguém gosta nem de se lembrar, o país inteiro se condoeu e, ficou assim como q zelando por ele, torcendo a cada minuto, cada um à sua moda, pela sua recuperação. Agora q faleceram e falecerão dezenas de milhares de nós, muitas dezenas de milhares mais sofrem nos hospitais e, as famílias a dor das perdas, ele desdenha, tripudia e não foi capaz de uma só palavra de solidária humanidade para com todos nós!!!! Não nos esqueceremos.

    2. Jose, falou falou e não disse absolutamente nada. Quem é honesto afinal? Bolsonaro? Ah faça me o favor!!! O cara está com as mãos sujas de sangue por negligenciar sistematicamente o combate ao covid, o cara está com as mãos sujas de atos corrompidos quando usa a máquina governamental e seu poder sobre ela para proteger filho corrupto, familiares e amigos do Rei. Não existem santos no puteiro Brasil e Bolsonaro está sendo uma cópia porca e suja do Lula da esquerda.

    3. Sebastião, que argumentação bosta essa. Usa o péssimo governo petista para defender o governo Bolsonaro? Vemos aí o nível hard de mortadela bolsonarista nas ideias do gado retardado.

    4. Maria vai estudar p votar em quem presta em 22. Pois se ñ gosta de quem é HONESTO, vai votar em quem? Tudo o q vimos ultimamente nos afiança a acreditar q tudo pode ser melhor, desde q com outros atores. Seu grupo provou incompetência e mau caratismo. Quando não, subserviência ao demonismo.

    5. Bolsonaro é um gênio, acabou com a pandemia rapidamente, foi só maquiar os números. Que homem perspicaz!!!

    6. É Maria, o Lula, a Dilma e o Temer com sua quadrilhas tinham bastante aptidão, a aptidão de surrupiar os cofres públicos, eram verdadeiros né, não enganaram ninguém né? O resultado daqueles presidentes ladrões é isto que estamos vendo agora com o SUS sucateado e sem condições de enfrentar a pandemia. E a culpa é do Presidente Bolsonaro? Faça- me o favor, seja inteligente e deixe de ser massa de manobra política.

  22. não dá para acreditar muito nas pessoas que trabalham no governo Jair Bolsonaro. não ponho a mão no fogo por nenhum. Alguns que se preocuparam com sua biografia pediram para sair

  23. Um país que tem no STF um quadro de juízes que não passaram em concurso, advogado do PCC, Juiz que solta corruptos as centenas.E um país de merda. Com uma população de merdas. Políticos corruptos, em todos os escalões. Isso aqui não é difícil dar certo, é impossível.

    1. André, pois é! Mas bom mesmo é o André Mendonça né?...rs... Ou seria melhor um ARAS no STF?? Acorde enquanto é tempo, Bolsonaro tinha tudo para fazer diferente mas está fazendo uma mesma política porca e suja que os governos petistas fizeram. Inclusive está negociando o seu poder de indicação de cargos chaves nos 3 poderes para barganhar apoio e proteção aos seus familiares e amigos do Rei. Qualquer semelhança com o nove dedos corrupto não é mera coincidência.

    2. Este mundo não deu certo!! O Brasil é só mais um exemplo.

    3. E você incluído entre os "adjetivados", não é mesmo?! A população não, ela reage e reagirá nas urnas, como reagiu à petralhada, tendo que utilizar para a manobra, provisoriamente, a bolsonalha. PROVISORIAMENTE!!!

  24. Viva!!! Bolsonaro resolveu o problema dos mortos na pandemia, simples, é só não divulga os números, totalmente excelente 👍👍👍👍👍👍👍

  25. Só vejo uma saída pacificadora para os conflitos políticos do nosso país.A instituição do Sistema Parlamentarista Clásico de Governo,com voto distrital,Chefe de Governo,Chefe de Estado e o poder deste de nomear e destituir àquele convocando novas eleições.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  26. Reportagem do Igor a 1 hora atrás, deste 06.01: Comentário: Boa reportagem. Informa q os MINISTROS desta MERDA têm MEDO de BOLSONARO. Na verdade têm MEDO é do POVO q o elegeu e o reelegerá, na busca constante de afastar em DEFINITIVO a cleptocracia do país, ainda q seja necessário 1 nova ordem jurídica. NADA DO Q AÍ ESTÁ PRESTA. Somente a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado resgata nossa NAÇÃO para as futuras gerações.

  27. Excelente matéria, assinei a cruzoe recentemente por entender a importância deste jornalismo, mas agora estou achando ótima

  28. "Ministério da Saúde vai recontar (e diminuir) mortos por Covid-19 - Brasil 06.06.2020 06:00" . Só falta combinar com o POVO BRASILEIRO, que está perdendo, aos milhares, os seus familiares, para que ELE possa acreditar!!! Broncossauro e seus broncossóides, nos julgam por eles, como se fôssemos majoritariamente idiotóides análogos!!!!

  29. É preciso mesmo ter um arsenal de qualidades pessoais e estômago de aço, além do talento e da capacidade de trabalho, para ser capaz de fazer esse trabalho pelo BRASIL, General FERNANDO AZEVEDO E SILVA. É impressionante esse ambiente de barganhas tão absurdamente imorais de todos os lados!!!!

  30. Cumprimentos e obrigada pela excelência da matéria, SÉRGIO PARDELLAS! É fator de bem-estar saber, através de um trabalho sério, honesto e competente, o que acontece no nosso país, ainda que as notícias não sejam o que gostaríamos e precisaríamos que fossem.

  31. Infeliz de um povo que para tirar um ladrão analfabeto do poder vota num lunático analfabeto. Para mim está evidente que o sistema politico eleitoral seria a primeira coisa a ser mudada neste país. Não vivemos num sistema democrático , vivemos numa ditadura da corrupção , da perpetuação da ignorância , dos favores dos compadrios e dos jeitinhos imorais. Criamos uma Nação imobilizada pela incompetência e pela indecência ética.

    1. Carlos, acorda. Não está tendo combate a corrupção coisa nenhuma! Só a dos desafetos políticos do Presidente. Ou seja, PF aparelhada e usada para ferir desafetos políticos do Rei de ocasião.

    2. O Brasil tomou outro rumo, o governo combatendo a corrupção desenfreada na área federal, e vocês estão dizendo outra coisa. Bolsonaro 2022.

    3. Mto boa reflexão. Saímos de um governo corrupto e estamos num desgoverno surreal. Mas assim como o elegemos seremos mto mais competentes pra enxota lo. Força pra todos nós!

    4. Acredito em 100% que falou, ando desanimado já algum tempo, quando acho que chegou no fundo do poço, aparece alguém para empurrar mais para baixo.

    5. Comentário muito lúcido que traduz bem os tempos sombrios em que vivemos

  32. Beleza de matéria ! A começar pelo português , e terminando pela importância de trazer à luz personagem fundamental e do qual pouco se fala. Quem dera tivéssemos mais repórteres como esse.

  33. O Ministro da Defesa não foi capaz de recusar o sobrevoo de helicóptero com o PR para a sétima manifestação golpista como pode ser garantir que não haverá golpe. O STF não pode se curvar ao déspota que está destruindo o país. Cabe a Corte fazer valer a Constituição dos a quem doer.

  34. SHOW DE LUCIDEZ, CONSCIÊNCIA, DECÊNCIA, HONESTIDADE, INTELIGÊNCIA, PERSPICÁCIA, PATRIOTISMO E HONRADEZ DOS GENERAIS AMERICANOS!!!!! ELES TÊM DICERNIMENTO, SABEM E VÊEM CLARAMENTE QUE UM TRAMPO-AGENTE LARANJA É UM MARGINAL E AMAM O POVO AMERICANO!!!! APLAUSOS PARA ELES!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  35. Não acredito na ternura que teria o ministro da defesa no trato com o do STF. Afinal, que este representa senão a sí próprio?

  36. Este pais e uma zona mesmo, membro da parte investigada e ou interessada,ou seja ,do governo, vicita o Juiz da suprema corte e nem voces,criticos contumazes, ligam mais para o "detalhe"....estamos ferrados mesmo

    1. Ou seja meu amigo, como se diz aqui no nordeste. Estamos no mato sem cachorro..

  37. E ai Alexandre? Vai amarelar? Nada de visitinhas, cochichos e lamúrias em particular e esculhambação na via pública. Ministro fala nos autos, se dá respeito.

  38. Parabéns ao jornalista autor da matéria. Uma síntese irretocável de como funcionam as lutas pelo poder na mais alta cúpula dos dois poderes.

  39. Impressionante como a matéria deixa claro que as decisões tanto do STF como do executivo nada tem a ver com a Constituição ou com alguma melhoria para a população mas sim para encobrir seus próprios malfeitos como exemplica o caso da Receita federal e do Coaf que encontraram fortes indícios de Tofolli e Gilmar Mendes e aí tiraram o Coaf do Ministério da Justiça e e Receita Federal foi orientada a não mais investigar os Deuses supremos em troca do benefício dado também ao filho do Presidente.

    1. Vergonhoso mesmo! Um país sem um judiciário sério, não passa de uma republiqueta de quinta categoria

    2. É o vergonhoso tomá lá dá cá, negociatas de interesses próprios e o povo que se lixe!

  40. Ótima estratégia do belisca/assopra.O Governo tem que ter paz para Governar e oas Forças Armadas estão aí para garantir.Boa materia da Crusoe esta vez.Ha tempos só vem falando merda.EA

  41. Engana -se quem pensa que as forças armadas embarcariam numa aventura militar para beneficiar um presidente desequilibrado e populista como este, que não tem liderança no alto comando de nossas forças armadas, até porque nossos oficiais, diferentemente deste desequilibrado presidente, são profissionais preparados e equilibrados que honram e preservam a credibilidade alcançada por nossas forças armadas. O fanfarrão Bolsonaro não goza de amplo apoio no seio de nossas forças amadas.

    1. Espraiando cizânia, né "abertão" ?Tua inhaca comunolarápia é sentida daqui. Te fecha, bofe véi !

  42. Pergunto-me até quando teremos de suportar a irresponsabilidade deste presidente. Ele continua sem dar importância aos trágicos efeitos da pandemia que assola o País. No meio do caos, seguimos sem ministro da saúde.

    1. Pelo jeito, Bolsonaro não é o único a se "lixar" com a pandemia, como lhe atribuem! Leram a entrevista que deu o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a respeito do Anhembi, hospital de campanha montado em sua cidade? Teria sido construído com 1800 leitos, o prefeitura teria responsabilidade por apenas 887, e atualmente só trata de 407 pacientes! Como assim, se é em São Paulo que ocorre a maioria dos óbitos?!?1

  43. Frear os ímpetos do Bolsonaro ok! E os ímpetos do STF arbitrários e perseguidores , não precisa? Crusoé faça uma reportagem justa!!

  44. Dialogar sempre é bom. Principalmente entre duas autoridades com muitos poderes. A surpresa são os detalhes da conversa. Faltaram as respostas das questões postas. Pra Crusoé não ser acusada de fake news nem correr o risco de interdição. Esses diálogos não deveriam ser nas instituições?

    1. O General pode assoprar enquanto a Patria não for por demais atingida. Mas para ser oficial fez um juramento que ainda com sacrifício da própria vida honrará nossa bandeira. Quando preciso desembainhara a espada. Está perto, pois não vivemos mais num estado de direito, o marco foi a não posse do Delegado Ramagem, agora vale tudo.

  45. Uma reportagem longa e desgastante para quem teve a paciência de ir até o fim. Não acrescentou nada mais do que a revista negativista vem fazendo sempre de forma infeliz com críticas ao Governo Federal. Quanto ao "processo" que dois ministros do STF impôs de forma açodada, inconstitucional, ditatorial e nefasta ao judiciário brasileiro, nenhuma palavra. Não vejo a hora de encerrar essa malfada assinatura.

  46. Coitado do general, ter que servir de peso de balança nesse governo tumultuado de um presidente excêntrico e temperamental não deve ser das melhores coisas da vida.

  47. A cobra mal matada é a mais perigosa de todas. Com veneno não se brinca! Tudo o que se pode fazer para eliminá-lo não deve ficar para dopois. Pois pode ser tarde para corrigir o desfecho desastroso.

  48. Nada contra. Mas, a matéria poderia ser mais resumida. É cansativa. O cachimbo da paz está aceso. Porém, quando ninguém imagina, O filhote de ditador abre a boca e inicia nova crise. Essa é uma faceta do autoritarismo. Acuado, vira carneirinho. Pelas costas, vomita ódio e ataques

  49. Não vai ter golpe até o momento que o STF avançar e rasgar a constituição como tem acontecido na Venezuela. Se isso acontecer o golpe vai ser dado pelo povo que não aguenta mais tantas mazelas do judiciário e do congresso. Alguém quer pagar pra ver ?

    1. Respeitosamente, ouso discordar. Essa intenção já está em andamento. Razões. 1o. O JB se alinhou com os militares, 2o. Elegeu demônios para justificar seus atos. O Do Maduro foi os EUA, os do JB ..a Globo, o STF, Congresso e a Mídia, 3o. JB é autoritário, não pode ser contrariado. Vide o cala boca o do repórter, 4o. Persegue quem o contrária, como faz com Moro e Mandela, e agora, com Witsel,, 5o. Interfere na PF para proveito próprio, é mentiroso, vide Centrão, arrogante. COISAS DE DITADOR

  50. É importante ficar claro que o freio ao STF deve ou deveria ser acionado pelos Senadores. Só que políticos, de maneira geral, não são dignos de confiança. Portanto, para mim, na gênese do problema está o Sr, Davi Alcolumbre e seus comparsas, que mofam os pedidos de impedimento dos Ministros do STF em suas gavetas.

  51. A ditadura do judiciário ninguém pode recorrer, o STF são onze ilhas, cada um com seu ego em fina flor, ninguém pode discordar, a constituição dita cidadã extrapolou os poderes das decisões individuais que afetam milhões de brasileiros e que é pior pobre não tem acesso a justiça. Está na hora delimitar os poderes do ministro, a fim da atuação de uma verdadeira corte constitucional. Com a palavra o poder Legislativo.

    1. Realmente, há distorções em varias decisões. Mas tudo pode e deve ser resolvido dentro do judiciário, via recursos. O que não pode é fazer ameaças diretas com tem ocorrido com os fundamentalistas bolsonarianos. Ao se aliar com o Centrão, ressuscitou A VELHA NOVA POLÍTICA. Se um Min do STF estrapola suas atribuições IMPEACHMENT nele. Esse é o caminho

    1. Parece que muitos aqui só assistem Globo e leiem Crusoé. Gente, vamos pensar fora da caixinha. Bolsonaro está sendo atacado por todos os lados, querem retirar ele na marra aproveitando a pandêmia e ele está certo, tem que reclamar do Maia, do STF, do Congresso e principalmente da imprensa que é quem joga mais sujo. Antes da pandêmia tudo estava caminhando muito bem e agora querem gerar mais caos para derrubar o Presidente.

    2. Sim, já ía esquecendo, quem são Waldemar da Costa Neto, Roberto Jefersson? Políticos da mais fina estirpe. Hoje defensores ferrenhos de quem? Tem uma lista enorme ainda.

    3. José, e o CENTRÃO... Será que se encaixa em leilões de cargo?

    4. Psicopata é a designação atribuída a um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela presença de uma atitude de dominância desmedida. José, alguém se encaixa neste conceito?

    5. Bolsonaro tem vários defeitos, mas psicopata não é. Está lutando pelo Brasil, por nós, acabando com o leilão de cargos, sofrendo ataque injustos de grande parte da imprensa comprometida, da esquerda, do STF etc. É um herói. Votei nele e sempre vou defendê-lo contra atques covardes como esse seu, que só fazem incautos odiarem uma pessoa por acreditarem nessas calúnias.

  52. Infelizmente está revista continua como “torcedor” não consegue fazer jornalismo. Falar claramente dos desatinos do Alexandre de Moraes e do imprestável Celso de Melo, que já deveria estar aposentado, não comenta. Aprendam a ser imparcial, nada contra o que se comentou de Bolsonaro, mas é o resto?

    1. É verdade, esta revista vendeu algo e entrega outro, não sei quais os motivo$$$$ que a fizeram mudar.Agora está cheia de viúvas de lula. Veio substituir a veja.

    1. Teu nome completo é Hemorróidas Chai Chang ? Deve estar ardendo e isso dói pra caramba e a gente fica muito irritado!

  53. Chamar 57 milhões de eleitores de “falange bolsonarista” é uma ofensa e uma agressão a qualquer cidadão brasileiro, mostrando total desrespeito à democracia em que a maioria decide pelo voto. Crusoé perdeu a isenção, está tóxica como a Globolixo e a caçula CNN. Lastimo!

    1. Votei no bolsonaro ,mas não voto mais !!! Já tem muita sombra neste governo ... imagina até no fim do mandato. Mas uma vez erramos !!! Que novas e melhores opções apareçam

    2. votei no Bolsonaro com muita dúvida,agora tenho absoluta certeza,quê, me lasquei,o bolsa,ê doído LOUCO e nós brasileiros ? .Estamos refém ,não sabermos quondo vamos nos libertarmos, deste governo LOUCO !

    1. só de curiosidade, você votou em quem,para presidente,na última eleição????

  54. Com desqualificados na presidência e no stf é preciso que alguém trabalhe o tempo todo para dirimir picuinhas e aberrações que resultam em crises forjadas, enquanto isso os graves problemas do país ficam em segundo plano. Uma lástima.

    1. Esse Ney deve ter o sobrenome de Mello ou Moraes ou Lewandowski ou Tofolli ou Mendes, pois vá puxar o saco assim lá diante , sai de mim demo!

    2. Eduardo, traíra é quem promete uma coisa e faz outra, como o jumento sentado na cadeira presidencial

    3. Comparar o jumento bozo com os ministros do stf? É muita ignorância

    4. Congresso e STF de desqualificados . Porém Congresso e Executivo foram eleitos.Este STF, puxadinho dos petralhas traíras não não me representa.STF que prende,julga e condena ; Ditadura judicial?

  55. A Bandeira a ser desfraldada é a verde e amarela.Desde as eleições as FFAA tem garantido q através de n PAUTAS ANTICORRUPÇÃO, sejam os sociais democratas afastados p incompetência ou má fé.O mal feito de FHC e sua trupe é tão nefasto, q ñ se consegue tocar em Aécio, Alckmin ou Richa.Q o "cabo" "MD" em visita de cortesia, tenha realmente explicado s/o art. 142, p q os membros do STF didaticamente, orientem ao comuna Felipe Santa Cruz sobre a PRISÃO em 2a. instância e fim do foro privilegiado.

    1. Taí, um comentário sensato sem viés ideológicos. Parabéns Pardellas, vc ganhou meu respeito neste seus comentários. Imagine se tivesséssemos muitos comentaristas em outros veículos de comunicações com esta visão , na certa teríamos um Brasil muito melhor do que está ai

    2. Francisco PE. Estamos todos sem direção, como ter esperança com um STF agindo como vem nestes ultimos meses. 7 ministros totalmente de esquerda que querem ver este país governados pelos corruptos e latroes , dá trégua a um presidente que é contras as safadeza destes que destruiram nosso brasil. esse supremo deixa muito a desejar. Deus tenha piedade de nós.

    3. José, FHC mandava petralhas pra casa no primeiro turno. Bozo precisou de dois turnos, e de muita empulhação, para derrotar o pior prefeito da história recente de São Paulo e fantoche do presidiário. Acorda bozomerda!

  56. A questão não é a instituição STF e sim, o processo herdado de uma Constituição onde foram deixadas brechas para a impunidade de políticos corruptos, onde temos Ministros indicados por ex-presidentes, que tanto mal fizeram ao nosso país, incluindo o Lula ladrão condenado que, junto com Dilma, indicaram 7 Ministros dos 11, com mandatos vitalícios que compõem a Suprema Corte. Por que não foi estabelecido que estes seriam escolhidos entre Desembargadores e Juizes de 3° instância? POR QUE NÃO?

    1. ...e agora, querem interferir no Executivo, ameaçando violar o sigilo do celular do Presidente, divulgando Reunião Ministerial sem justificativa, tirando o direito do Presidente de escolher Delegado da PF, perseguindo apoiadores do Presidente ou fazendo declarações comparando o Governo ao nazismo. O Brasil precisa de Ministros da Suprema Corte que sejam Juizes de verdade!

    2. Temos o mais novo integrante da Corte, Alexandre de Moraes, ex-filiado do PSDB, atuando como se fosse militante do partido, como se estivesse determinado a derrubar o Governo, rasgando a Constituição com um inquérito cheio de irregularidades voltado somente contra apoiadores de Bolsonaro e tendo interferindo, prevendo "crimes futuros" , na indicação de Ramagem para a PF. O povo está revoltado porque o STF é conhecido como o paraíso dos corruptos, onde reina a impunidade e agora também querem int

  57. Em outras palavras, o governo tem que se humilhar para tentar impedir que o STF, em seus ímpetos autoritários que já vitimaram até essa revista (que agora se comporta como mulher de bandido) através de inquérito inconstitucional que existe claramente para perseguir pessoas ilegalmente, não de o golpe derradeiro e numa canetada mate a democracia brasileira em si como já mata o estado de direito diariamente. P.S.: O Imorais que suspendeu a investigação da receita, tomem vergonha na cara.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO