Pam Rosa

E a rua ruge cá

Aqui no Brasil, as manifestações agora já não são apenas pró-Bolsonaro. Mas os atos “pró-democracia” podem provocar o efeito inverso e até ajudar o governo se descambarem para a violência
05.06.20

As sombras de uma multidão de manifestantes projetadas na cúpula da Câmara dos Deputados viraram símbolo dos protestos de junho de 2013. O movimento, que surgiu a partir de uma revolta contra o reajuste das passagens de ônibus, aglutinou insatisfações variadas e desembocaria bem lá na frente no impeachment de Dilma Rousseff. Mas naquela noite do dia 17, no frio do quase-inverno brasiliense, os jovens que invadiram a marquise do Congresso e saltaram diante dos holofotes não tinham a mais remota ideia das potenciais consequências políticas daquele levante – o maior da história recente do país.

Àquela altura, o desenrolar das manifestações era imprevisível. Mas, ao fim e ao cabo, a voz das ruas contribuiu para derrubar um governo, para a rejeição generalizada da classe política e para a valorização do discurso de combate à corrupção – causas que, cinco anos depois, acabaram tendo como efeito colateral a eleição de Jair Bolsonaro. Hoje, é ele próprio quem se vê premido por manifestações que mal começaram e já sopram sobre Brasília o temor de que uma nova onda esteja a caminho, apesar da pandemia.

Desde o domingo, 31 de maio, atos pacíficos – mas também espetáculos injustificáveis de baderna e vandalismo – se espalharam pelas ruas do Brasil e acuaram o entorno de Bolsonaro. Ciente do potencial desse movimento, a oposição enfrenta hoje um dilema. Depois de criticar a presença do presidente em manifestações pró-governo, estimulando insalubres aglomerações, lideranças que se opõem ao atual ocupante do Planalto encontram dificuldades para endossar a realização de atos públicos em um dos momentos mais críticos da curva de expansão do coronavírus no país. Ao mesmo tempo, enxergam que o rugir das ruas pode ser decisivo para o intento de apear Bolsonaro do cargo. Desde que não enveredem, no entanto, para o quebra-quebra, o que provocaria o efeito contrário ao desejado: o presidente acabaria sendo beneficiado politicamente.

Wallace Martins/Futura Press/FolhapresWallace Martins/Futura Press/FolhapresOs “300” pró-Bolsonaro: as tochas remetem a símbolos da Ku Klux Klan
Potencializada pela crise econômica e pela alta do desemprego, a nova mobilização social tem fundamentos heterogêneos, a exemplo das jornadas de junho de 2013. A percepção inequívoca de que há uma massa disposta a enfrentar a pandemia para sair às ruas e protestar começou com dois movimentos distintos, no último domingo. Inspirados pelas marchas americanas, representantes do movimento negro convocaram atos contra a violência policial e contra a discriminação racial em várias cidades. Um dos maiores, no Rio de Janeiro, transcorreu de forma pacífica, mas acabou com um confronto em frente ao Palácio Guanabara, a sede do governo estadual. Em São Paulo, a bandeira era outra: a “defesa da democracia”. Mas o script foi o mesmo: em um protesto insólito, integrantes de torcidas organizadas de times de futebol marcharam na Avenida Paulista e finalizaram o ato com confrontos.O grupo teve embates com apoiadores de Jair Bolsonaro e com a polícia.

O pior, no entanto, ocorreu em Curitiba no início da madrugada de terça-feira, 2. A manifestação política, convocada para ser contra o racismo, inspirada nos protestos americanos, dentro dos marcos da liberdade constitucional de expressão, foi transformada em quebra-quebra e vandalismo. Começou com gritos contra Bolsonaro e de reverência à vereadora assassinada Marielle Franco e terminou de forma violenta, com a necessária intervenção da polícia. Ou seja, um tiro no pé para quem queria usar os atos para fustigar o presidente. No dia seguinte, imagens da balbúrdia foram usadas por apoiadores do governo nas redes sociais com o intuito de desmascarar os mascarados autoproclamados “democratas”.

A bola foi levantada para o governo cortar. Logo, o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados, como o vice Hamilton Mourão, se apressaram em tachar os movimentos de “marginais” e “terroristas”. Na avaliação do governo, a radicalização dos atos vai afastar definitivamente qualquer possibilidade de engajamento da classe média e servir de vacina para futuras manifestações antidemocráticas por parte dos bolsonaristas, como as que já acuaram profissionais de medicina e jornalistas.

Geraldo Bubniak/AGBFolhapressGeraldo Bubniak/AGBFolhapressProtesto em Curitiba teve vandalismo e quebra-quebra
No Planalto, é consenso que a associação dos novos protestos ao vandalismo favorece politicamente o presidente. Fora de lá há quem enxergue (e até tema) que a confusão pode até dar a ele argumentos para sair do discurso e colocar soldados nas ruas. Qualquer que seja o lance seguinte, hoje o governo teme que a onda de manifestações em defesa da democracia e em oposição à retórica de Bolsonaro ganhe volume com a articulação de organizações da sociedade civil em prol de atos pacíficos. O pior dos mundos para o presidente seria, em meio às múltiplas crises já enfrentadas por ele, o “Fora, Bolsonaro” – sem o emprego da violência – varrer as ruas.

Como há lideranças esparsas e grupos diversos que ainda podem se unir às marchas, a dimensão delas é incerta até mesmo para quem está envolvido na organização. Um desses movimentos de reação é o Somos 70%, que ganhou eco entre personalidades e usuários das redes sociais. Organizador da iniciativa, o economista Eduardo Moreira se surpreendeu com o aumento de apoio nos últimos dias. Moreira, porém, é um dos que são contra levar para as ruas a mobilização conquistada até agora. “Se não estivéssemos em um momento de pandemia, tenho certeza de que teríamos uma manifestação imensa e pacífica, porque o engajamento é impressionante. Mas não estimulamos isso porque o Brasil virou o epicentro do coronavírus”, diz.

O Somos 70% tem articulação com outro movimento que reúne atualmente mais de 700 profissionais do direito, o Basta!, que virou hashtag de destaque nas redes sociais. “O Brasil, suas instituições, seu povo não podem continuar a ser agredidos por alguém que exerce o nobre mandato que lhe foi conferido para arruinar com os alicerces de nosso sistema democrático”, diz um trecho do manifesto do grupo.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAo menos em público, o presidente agora desestimula os protestos a seu favor
Comparecer ou não aos protestos virou a escolha de Sofia entre a oposição a Bolsonaro nos últimos dias, sobretudo entre representantes de partidos de esquerda. No PSOL e no PT grande parte dos filiados defende os atos de rua. Setores das duas legendas preparam protestos para este fim de semana em várias cidades do país. Já os nomes mais influentes do campo conservador, por ora, assistem a tudo de longe. É o caso da deputada estadual Janaina Paschoal, do PSL de São Paulo, e de líderes do MBL e do Partido Novo. “Não vou dar força para o que eu não sei o que é”, declarou Janaína, uma das autoras do pedido que levou ao impeachment de Dilma.

Ainda não está claro se, a exemplo do que ocorreu em junho de 2013, os protestos atrairão gente sem identificação partidária ou ideológica. E não são apenas o medo da violência e da Covid-19 que assustam. O MBL, que esteve na linha de frente das últimas grandes manifestações no país, sustenta que não se sente confortável em participar de movimentos que podem ter objetivos mais amplos do que simplesmente se opor ao presidente, cujos líderes carimbam de fascistas todos os que não concordam com eles. De fato, tudo o que o país menos precisa é viver no looping eterno de trocar autoritários por outros, só mudando as cores das camisas.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se esse pessoal de preto com soco inglês, e pedaços de ferro são pró democracia, cruz credo. Não se vê famílias, crianças sabemos a razão, e não é nada bom. O pior de tudo lutar por democracia e queimar sua própria bandeira ? Vejo queimarem-se bandeiras de OUTROS países. Veja se alguém queima a bandeira chinesa em Xangai ou Pequim; ou na Coreia do Norte ? Muito menos nos EUA, ou França. Quem fizer isso será perseguido pelos próprios participantes.

  2. A GAVIÕES DA FIEL já matou até mesmo no "resto do mundo", quando lançou bombas contra torcedores, matou, e ficou prisioneira por um longo tempo. BOLSONARO não perdeu tempo: "São desocupados, maconheiros, drogados, bandidos que não querem democracia, liberdade, ordem e progresso: querem o PT comunista!"! Neste domingo, as Direitas Democráticas tomarão a Esplanada, Copacabana e Paulista novamente, e vamos PASSAR O TRATOR na GAVIÕES DA FIEL!

    1. O fato é que o PT politicamente correto ladrão de bilhões e bilhões e bilhões está morto e na fila do crematório. A GAVIÕES DA FIEL é um ratinho minúsculo para enfrentar as multidões das Diretas Democráticas capitalistas laicas que estão no Poder para sempre.

    2. Huuum! Agora os bozolulistas assumiram o que realmente são. Um bando de torcedores idiotizados que seguem um ídolo que é incapaz de fazer qualquer gol. A não ser que os idiotas considerem matar 40000 pessoas como um gol. É isso que você quer dizer Jairo?

  3. Eu andava pela rua tranquilo e mascarado quando ouvi o papo de dois Bozistas. Um dizia, muuuu, muiuuu, muuuu. O outro dizia oinc,, oinc, oinc. Depois apareceu um terceiro que começou a ladrar sem parar. Depois os três se juntaram e saíram pelas ruas andando de quatro para se juntar ao grupo dos 300 delinquentes que ficam sem fazer nada lá em Brasília.

  4. Bolsonaro traiu o voto de seu eleitorado e está provando para todos o que a esquerda sempre o insultou de louco, sociopata, palhaço, incompetente e irresponsavél com a direção do país. estes dois grupelhos de desocupados de Bolsonaristas e destes "democratas" são farinha do mesmo saco. só querem defender seu salvador da pátria pessoal(os "democratas" defendem o SUS e não seguem as recomendações do mesmo). O Brasil está uma situação terrível sanitária e política.

  5. vocês cairam na vala comum, estão sendo uma vergonha de jornalismo, tão ruim, que a própria revista é negligente, pois não consigo sequer cancelar a assinatura, terei que cancelar o cartão. escoria de jornalismo.

    1. Sério mesmo que você pagar os caras para insultar eles?

  6. Mais um artigo tendencioso a derrubar um governo aprovado pelo povo de bem e odiado por corruptos e golpistas ansiando por acabar de vez com o Brasil. Uma coisa é termos um jornalismo com senso crítico justo, outra coisa é um jornalismo comunista, golpista e pilantra, pois ganhou a confiança dos leitores usando a mentira. Nem conseguir terminar de ler. Terminaram como os outros; um fracasso.

  7. Vem cá. Voces realmente acreditam , de coração, que essas manifestações são democráticas? Isso é um bando de baderneiros sob o comando de partidos de esquerda que eu vi pessoalmente aqui em São Paulo.

  8. Pró-decmocracia, estes atos pagos pela esquerda e seus simpatizantes, são terroristas, me surpreende a condescendência da mídia sobre o tema.

    1. Naturalmente você também está indignado com aquelas outras manifestações que pediam o retorno do AÍ 5, fechamento do congresso e outras pérolas.

    2. ESSA REVISTINHA PODRE ESTÁ DO LADO DE MACONHEIRO CHEIRADOR DE PÓ. EM VEZ DE REPUGUINAR ESSA BANDIDAGEM COM VIGOR Q POBREZA.

  9. Lamentável o nível da coluna e da revista. Só lamento não conseguir encerrar minha assinatura antes de um ano. Tenho vergonha de contribuir. É idêntica a narrativa da esquerda!

  10. Quero que vocês, dessa mídia podre que assola o paí me apontem um só ato antidemocrático perpetrado pelo presidente Bolsonaro; entre as palavras proferidas e os gestos praticados existe um grande abismo. Mas, vocês da mídia só conseguem enxergar a realidade que vocês mesmo construíram; vocês são uma vergonha para o país e estão jogando na lama o nosso nome lá fora. isso é crime de lesa-pátria!

  11. Qualquer manifestação de rua neste momento é um desrespeito à população. Os que apoiaram os aglomerados bolsonaristas, agora se revoltam com os tais “ pro democracia”. As cores são diferentes mais a essência é a mesma!

  12. A gravidade da pandemia da COVID-19 apavora a todos e recomenda prudência: vamos nos abster das manifestações de rua. Na sua insensatez cavalar, de tão apavorados que estão, BOÇALnero e "seus" fardados, querem vencer a "guerra" do CORONA "escondendo" os mortos nos números !!! Diferentemente do BOÇAL e seus "estrategistas", os democratas vão usar as armas que todas as pessoas têm em suas casas: das nossas janelas, vamos enfiar-lhes panelas goela abaixo !!! Panelaços neles, já !!!

  13. Apoiar manifestações pacíficas sim. Apoiar grupo de vândalos que proferem o caos, NÃO! Acho que vcs estão na contra mão da verdadeira democracia.

  14. O "Somos 70% " tem endereço certo. É exatamente a polarização que a esquerda do Lula pregou ao longo dos seus governos. Ninguém com inteligência média vai deixar se enganar com isso.

  15. Estranho jornalistas classificarem grupos como pro-democracia que pedem a saída de um presidente eleito democraticamente,usam cores vermelho e preto e não levem consigo nenhum símbolo da Nação Brasileira, ao contrário, queimam a bandeira nacional, soltam rojões e portam arma branca, conforme pego pela polícia.

  16. É uma pena que essa revista confirme que foi atos pró-democracia o vandalismo desse grupo de anarquista que querem destruir o pais. Tudo arquitetado por uma ideologia que usa a rebeldia dos jovens, trabalhados desde sempre por um ensino político direcionado ao comunismo libertinário e insano.

  17. Dizer que fundamentalistas, intolerantes e reacionários que formam as torcidas organizadas são o bastião da democracia é piada.

    1. Está de torcida de futebol não cola, a oposição é frágil e tem que pegar um galho para se segurar. Não lembro de oposição tão enfraquecida , até nos governos militares que estava sob cuidados especiais era mais combativa. Verdade seja dita, a liderança de Bolsonaro esmagou a oposição. É bom não esquecer que quem faz oposição é o Judiciário através do STF , aliás no meu entender de maneira inconstitucional.

  18. A estagiária Helena Mader demonstra profunda ignorância associando o ato dos 300 a demonstrações supremacistas. Se estudasse mais 2h saberia que aquilo remete a um episódio bíblico; mas a cegueira esquerdopática não permite comentário isento. Tanto a aprender ainda, antes de deitar asneiras.

    1. Continue assim Crusoera e contrate mais "jornalistas" do Brasil 247.

    2. Continue assim e contrate mais "jornalistas" do Brasil 247.

    1. Vocês estão equivocados, eu não tenho lá tanta afinidade com as pautas defendidas pelo MBL mas sou testemunha q ele vem se mantendo fiel aos seus ideais desde o início. Bem diferente é a postura do Bolsonaro e sua militância fanática que desvirtuaram todas as bandeiras que defendiam antes da eleição. Ficou só a bandeira da intervenção militar mas querem que seja feita mantendo o lunático na presidência...rs... A verdade é que o momento atual pede reclusão por conta da pandemia.

    2. É lamentável, um movimento como o MBL que chegou a uma influência tão grande estar enfraquecendo. A razão óbvia é que ideologicamente está se afastando dos mandamentos de sua fundação. Seu DNA é Direita, mudando para conversinha trololó pseudo liberal vai se exterminar.

  19. A CRUSOE poderia separar os comentários deste modo: - espaço para os assinantes emitirem opiniões - espaço para ameaças ( nunca cumpridas) de cancelamento.

    1. já cancelei a renovação automatica tbm....totalmente enviesada, inclusive com sócios com interesses bem escusos!!!

    2. Também já cancelei! Só expira em novembro! Eles são espertos, vc precisa assinar por pelo menos 1 ano!...Ficarei bem atenta p/ não renovarem AUTOMATICAMENTE! Se fizessem por tempo menor ( a assinatura) creio q já não teriam mais assinantes

    3. CRUSOÉ cobra antecipado. Cancelei a renovação automática

  20. Quando um homem usa o poder de forma egoísta ele se torna um tirano. Ensinamentos gratuitos no YouTube da Nova Acrópole (fiz questão de postar novamente porque meu comentário contrário ao líder foi apagado)

    1. Paguei um ano adiantado, nessa última renovação automática . Eles alegam que vou ter que aguentá-los por mais 11 meses. Não devolvem o proporcional. Vou queixar-me aos órgãos de defesa do consumidor para obter o ressarcimento proporcional.

    2. Eu pagava mensalidade de 14,90 e como alegaram que não tinha como cancelar, cancelei o cartão de crédito.

    3. Cancelei pelo WhatsApp, mas como já havia pagada, posso usar até setembro. (11) 98832-6003

    4. Vc poderia dar um rito em sua própria cabeça resolvendo toda a encheção de saco de ter que te aguentar. Babaca!

  21. bolsonaro que citava joao 8;32 esconde as Estatisticas de IRMÃOS MORTOS- Que falava em independencia depende do ROBERTO JEFERSON-QUE reclama da economia e esquece que é só vender alguns quilos de NIOBIO E GRAFENO. EU me pergunto será que ele sabendo tudo o que sabe em 2020, ainda PREFERIRÍA TER UM FILHO MORTO QUE UM FILHO GAY, ou será que o sistema particular de informação está tão capenga quanto o Gen. Heleno e seu GSI ??

    1. Se o Andrade tivesse sido eleito, prezado AKUMA, no presente momento você provavelmente já teria saboreado as pernas do seu cachorro e do seu gato, e estaria à caça de ratos ou procurando a janta em latas de lixo. Nas ruas, há longos meses, não se vê um único cachorro perambulando. NÃO É FAKE. Procure no YT declarações de refugiados venezuelanos.

    2. Não havia outro pra votar e tirar a quadrilha do PT do poder, mas nem nos piores pesadelos, dava pra prever q a esta altura estaríamos neste desgoverno liderado por um ser insano. Q Deus nos proteja

    1. Bando de terroristas como se fossem pró Democracia. Mais um ato pra enganar o povo. Bolsonaro x democracia ? Absolutamente não é o que se passa.

    1. Também Cancelei renovação! Exatamente esse sentimento! Pagamos por informações e passamos a financiar narrativas. Quem quiser que continue a ajudar esse barco que virou 180° e agora esta rumo à Venezuela. Se mudou, o quanto está ganhando com isto e de quem? Se não mudou 180°, estaria planejado começar a bombardear este público com narrativas e textos totalmente viesados e buscar reduzir o apoio da população que conseguiu eleger um presidente mesmo com as "confiabilíssimas" urnas eletrônicas??

    2. CRUSOÉ cobra antecipado. Cancelei renovação automática e pedi outro cartão para administradora, para CRUSOÉ não forçar renovação

  22. Meu Deus. O brasileiro é aquele gordinho dono da bola. Qualquer coisinha quer pegar a bola e acabar o jogo. No fundo, massa de manobra de quem quer sempre gerar instabilidade. Pra que votar?? Aconteça o que aconteça, meses depois já querem tirar o eleito.🙄🙄🙄

  23. Muu, muuu, muuuu! É só o que consigo compreender em diversos dos comentários anteriores ao meu. Certamente cancelam a assinatura, pois com a chegada do frio o melhor é reservar seu dinheiro para comprar pasto e fazer silagem.

    1. Também não os posso culpar, em um texto de linguagem simples e direta fazem as interpretações mais distorcidas, pois não foi traduzido para sua linguagem. O gado não compreende outro idioma além do mugido e ainda tenta dar sua tradução do que foi escrito, para pegar os desavisados do fato.

  24. Estou vendo que pro-Bolsonario ou pró-democracia são a mesma coisa . Um é extrema direita e o outro extrema esquerda e lá no poder tornou-se Bolsolula ou bolsopetista.

  25. Chega! Cancelei minha assinatura! Viraram sucursal da Globo e Band! Não vou ajudar isso com o dinheiro do meu trabalho. Mas se preocupam em cancelarmos? Será porque estariam ganhanando muito mais da China para mudar assim? Assim como muitos governadores e prefeitos? O importante seria criar matérias para reforçar a narrativa mentirosa que visa justificar o que está planejado contra esse governo democraticamente eleito? Eleição vencida mesmo com todas as "falhas" nas urnas eletrônicas!!!!

    1. Cancelei a Renovação. Se houver "arrependimento" nos primeiros dias de assinatura (7 se não me engano) a revista faz o cancelamento, após esse período a revista vai cobrar o valor integral. Ou seja, ainda ficamos "obrigados" a financiá-los mesmo com esse desvio de 180°! Infelizmente ficamos somente com a opção de cancelar a renovação. Enquanto a nossa imprensa está vendida há jornais na Europa falando a verdade, vide "la redacción abierta" sobre a reunião ministerial e a situação do nosso país!

    2. Também quero cancelar é só aparece Cancelamento de RENOVAÇÃO! Não quero mais compartilhar com barco que muda 180 graus o rumo sem explicação...

    3. Eu estou tentando cancelar essa porcaria desde o mês passado, mas não consigo. A minha assinatura anual foi renovada automaticamente no início de Abril e eles alegam que, por causa disso, eu não posso cancelar até Abril de 2021. Se você conseguiu, por favor informe qual foi o procedimento.

  26. Meu comentário não foi inserido! É a segunda vez que isso ocorre! censura só porque cancelei a assinatura que vence esse mês? Decepcionante essa revista!!!!!!!

    1. O que não convém é censurado, não aparece mesmo!!!!

  27. Fiz três comentários e até o momento e fiquei vendo os Democratas fazerem baderna. Será possível que meus comentários não está de acordo com os objetivos dos democratas?

  28. o povo é engraçado, se não fala o que eles querem eles logo ficam nervosinhos e cancelam. Narciso acha feio o que não é espelho!

    1. Boa colocação amigo. Esse Crusoé difunde um jornalismo vermelho. Acho que deve estar num arquipélago próximo à China! 🤔

  29. Não precisamos de mitos ou heróis. Contra o extremismo, fascismo, comunismo..... Os extremos são em geral perigosos, porque ajudam a ampliar a polarização e ampliar as ilusões de separação que no nascimento e ao longo da vida são criadas. Nos extremos, muito rapidamente nos colocamos em oposição e rapidamente nos acreditamos bons e os “outros” ruins e esta é a visão que dá início às guerras.

  30. vou cancelar minha assinatura, tá ficando ridícula... fazer crítica ao que o governo nem fez só porque veio na cabeça de vcs.

    1. Já cancelei também. Até vencer a assinatura não deixem de participar e comentar aqui neste espaço democrático defendendo sua linha de pensamento. “Grupos pró democracia “ , os caras tem coragem de usar esta palavra sagrada nestes protestos marginais. Conservadores, a revista eletrônica Oeste é mais alinhada com nosso ponto de vista. Quanto aos antagonistas eles já escolheram o lado deles e o tipo de leitores que querem ter daqui pra frente. Parabéns ao Diogo, Sabino, Dantas e a Empiricus!

    2. Estou contigo. Esse jornal coaduna com a escravidão e violência comunista. Com meu dinheiro não o farão!

    3. VOCÊS QUE ESTÃO CANCELANDO A ASSINATURA. NÃO TEM PRA ONDE CORRER. ESSA É AINDA A MELHOR REVISTA QUE EU JÁ ASSINEI.

    4. Já cancelei minha assinatura, mas aguardo ansiosamente o meu livramento do Antagonista/Crusoé ! A Revista Oeste está muito melhor! Sem comparação!

    5. Também já cancelei, mas só em novembro me liberto. Tá muito ruim. Ainda bem que temos outras opções inclusive em vídeos para tirar nossas conclusões do que de verdade é manifestação pela democracia.

    6. eu já cancelei a renovação... Eu quero me orientar por fatos e não por suposições.

    7. Wilson, tá certo, quem não aguenta ouvir só o que quer não pode sair da bolha!

    1. Estúpidos. Melhor nome não poderiam ter escolhido: ANTAGONISTA (vilões do povo). "Não passarão"

  31. As manifestações antes de 2019 eram "contra a corrupção"... agora são financiadas pela esquerda e o mote é "a favor da corrupção" (alguém perde com um governo que não aceita As coisas como eram...).

  32. Crusoé em sua cruzada particular contra o governo , tentando esfriar qualquer ato que possa ajudar ao brasileiro perceber que Todos estão juntos pra derrubar o governo eleito democraticamente , aquela democracia brasileira que só vale se está do lado do sistema!

    1. Qual será o motivo da sócia maior do antagonista apoiar esse comportamento. Tem alguma coisa grande por trás?

  33. Mais uma reportagem-torcida anti governo dessa revista que mudou de agenda. Já cancelei a assinatura mas a revista não devolve o dinheiro e sou obrigado a ficar até o final do período da assinatura. Tchau!

    1. Acabei de fazer uma assinatura e estou meio preocupado. Achava que o Anta Gonista e a Crusoe fosem mais imparciais, como deveria ser a mídia em geral mas estou desapontado.

  34. Os atos CONTRA o impeachment de Dilma foram todos de “marchas pela democracia”, patrocinados por partidos de esquerda. Essa matéria não é uma reportagem e sim um panfleto, quase uma cartilha, orientando como devem proceder os movimentos que pretendem a derrubada do governo. Não tão explicitamente, mas sim, incentivado e apoiando os “ democratas”

    1. Cancelei minha assinatura! Falta vergonha na cara para uma mudança na "Independência editorial" tão escancarada! Chineses na empresa também?

    2. É isso. Quais são as alternativas que os anti-governo (incluindo a revista) podem adotar. Não com o meu dinheiro. Boa falência, Crusoé!

    1. Revista como as outras, querem mamar nas tetas do governo, aí como não conseguiram, querem tornar o país num pandemônio. Minha assinatura está ou já venceu e com certeza não será renovada.

  35. Mais uma reportagem-torcida anti governo dessa revista que mudou de agenda. Já cancelei a assinatura, mas não devolvem o dinheiro e sou obrigado a ficar até o final do período da assinatura. Tchau!

    1. Ultimamente não tenho lido nada de útil na Crusoé.,Lamentável escrever isso, mas acostumado a leituras políticas independentes, a esquerda, sem dúvida alguma, dita o que deve ser publicado. Minha decisão é mesmo cancelar a assinatura na primeira oportunidade .

  36. São baderneiros e anarquistas. Quero ver se nessas manifestações haverá pessoas com espírito desarmados? Essa turma não aprenderam e não aprenderão nunca que gentileza gera gentileza e que baderna irá gerar muito mais baderna. Parece que esse seja o propósito. Criar o caus. ESSA ASSINATURA EU NAO RENOVO MAIS.

    1. Crusoé e Antagonistas devem ser boicotadas suas assinaturas. Tipo de reportagem bosta que só incentiva a baderna. Também não assino mais estas revistas. E reparem que são seletistas pois tem reportagens que não interessam a eles obterem opinioes dos leitores então não disponibilizam comentários. Vai acabar como a Joice Pepa.

  37. Eu acreditava ser uma " olha do jornalismo" como slogan que usam, mas infelizmente "fomos";enganados..demonsteavam isenção, porém mudaram os palhaços.

    1. A forma de nós protestarmos contra a Revista e encerrando as assinaturas.

  38. Bah. Que mentira. Quem retirou a Dilma foram jovens, velhos, senhores, senhoras, sempre pacíficos. Multidões que não aguentavam mais ser roubados, não aguentavam mais os anos e anos de corrupção. Agora vocês ficam estimulando vândalos, torcidas organizadas que sempre nos surpreendem com tamanha selvageria na saída dos jogos, reclamando da posição do presidente frente ao Coronavírus e contraditoriamente reclamam da crise econômica e desemprego. Agiu mal com o corona mas para salvar a economia

  39. vices estão no roll da globo lixo, veja, isto é e mais está imprensa comprada na sua maioria. O que seria melhor ter uma revista vitoriosa num país vitorioso ou ser o próximo lixo deste meio, não falta muito vejam as críticas? Será que o impiricos vai segurar está onda. O que me conforta é que quando a estória deste país for lida no futuro, o nome de vocês estará manchado como os demais. Que Deus tenham pena de vocês. Bom Fim de Semana.

  40. Já não o fazem mais de forma velada, agora é bem claro e direto: nosso objetivo é destruir o governo. Parem com os atos violentos pois estes só ajudam o governo pô! Ah.m, e tb voltam a associar o governo com o racismo e nazismo, vai q cola. PERDERAM A VERGONHA NA CARA. VCS VIRARAM LIXO IGUAL À MIDIA MARROM. CANCELAREI MINHA ASSINATURA

    1. A minha tem um prazo para terminar mas já pedi o cancelamento.

  41. Que merda de matéria! Nem o PSDB escrevendo estaria tanto em cima do muro. Nos conservadores acordamos e estamos aí mostrando a cara. A esquerda é minoria e a partir de agora vai perder todas.

  42. O que vejo de ruim apenas neste artigo é que ele é tão claro que até figuras robotizadas conseguem "le-lo " só que a cegueira deliberada não os fazem ver que o mito deles está acoplado não só a golpistas,milicianos e principalmente a corruptos para se .manter indevidamente no poder levando para a sua horrível história, algo que deve fazê-lo feliz.MILHARES DE CADÁVERES

    1. Milhares de cadáveres entre vcs esquerdistas sem caráter.

    1. faça isso, vai quebrar a empresa...deixar Mainard desempregado

  43. Defesa da democracia? Acredite nisso, se você nunca observou as ações remotas da origem petista. Só é democrata quem pensa como eles. Quem é contrário tem que levar pauladas.

  44. No que essa revista se transformou? Assinei para ter acesso a matérias e artigos isentos, que transmitissem a verdade, a lógica e à paz! Porém tenho assistido a um espetáculo de mídia mainstream que deseja desestabilizar o país em plena pandemia! Nojento

    1. Estou decepcionado com. Crusoe, virou um papagaio a Globolixo

  45. Ja solicitei o cancelamento da minha assinatura... vocês perderam o Norte do Jornalismo! Jornalista não tem opinião ... jornalista informa!!

  46. Baderneiros! Torcida organizada normalmente é sinal de violência e extremismos! #FirmecomBolsonaro Senta a pua nesses vagabundos!

  47. o povo preocupado com a covid19, com o emprego, com a família, com a renda e vocês instigando a discórdia, a desarmonia e a desavença social, que grande desserviço estão prestando ao povo e a nação. Sem noção.

  48. Você acha mesmo que essa manifestação foi democrática e principalmente voluntária ????? Vocês perderam a noção do que está acontecendo ????? Faça o favor , viraram folha de São Paulo mesmo heinnnnn

    1. Só uma pergunta. A Crusoé e O antagonista ainda são uma ilha no jornalismo?

  49. A Jornalista está sendo atacada por ter chamado os atos de “ pro democracia “ , mais é assim que esses ditos manifestantes se auto denominam, tanto que foi utilizado “aspas”. Deveria ter inventado um outro nome? Um apelido? Ela deixou de citar os atos de vandalismo que ocorreram? Deixou de dizer que por incluírem violência e aglomerações mais favorecem que prejudicam o governo?

    1. Que viagem!! Se não estão de acordo com a reportagem, já radicalizam, tudo que é publicado passa a não prestar .. Crusoe faz sim jornalismo independente, da melhor qualidade!!

    2. Se fosse esse lixo que vocês propagam porque não perdem um único artigo???

    3. Minha Cara Silvana, Vive está parecendo a velhinha de Taubaté! Mesmo estando entre aspas, há o claro objetivo de atacar, de incitar! Crusoe, Cláudio Dantas, Mainardi e o Antagonista viraram o novo LIXO da mídia brasileira! Lamentável

  50. Artigo tendencioso demais. Eu assinei a Crusoé por achar que seria uma revista isenta. Agora vi que me enganei redondamente. Chamar de ato pela democracia, aquele em que se agride pessoas e queimam a nossa Bandeira, é zombar da nossa inteligência. Não renovarei a minha assinatura.

  51. A porteira do ""gabinete do ódio e acefalia ilimitada S.A."" abriu todas as porteiras nessa página.... parecem fluorescentes, os robôbos....rsrsrsrs....

  52. jornalista, será que você acredita que faz a cabeça de quem paga por esta revista? se toca,os eleitores sabem muito filtrar a essência

    1. Apenas um comentário... Que alívio que minha assinatura foi de apenas 1 ano e vai acabar. Não precisamos de outra Globo Lixo! Vergonha Crusoé!

  53. Esse pessoal da turma pró-democracia, embora os corretos propósitos, deveria remover esse símbolo horroroso do punho fechado, nada democrático, usado pela marginalha petralha, de nefasta lembrança para os BRASILEIROS de BEM.

  54. O "desconectado cucaracha patetóide broncossauro" já vai, humilhantemente, copiar às cegas o comparsa "debilóide trampo agente laranja" em mais uma estupidez!!!! Volta de lá, e igualmente o total do bando, empesteado por ele e, ainda assim, prossegue lambendo-lhe as botas e copiando todo o arsenal de asneiras, em absolutamente tudo, daquele néscio perverso!!!! É espantosa a INcapacidade de raciocínio e aprendizado do broncossauro!!!! E, inacreditável, piora dia a dia!!!!....

  55. É essencial evitar a violência e a baderna, mas já passou da hora de ir para a rua, basta ver o que ocorre nos EUA. Aqui, o que está em jogo é o futuro do país e milhares de vidas que estão em risco por causa desse governo. Não fosse a omissão covarde de nossas instituições e poderosos e não seria necessário nos arriscarmos em manifestações. Não dá mais para esperar.

  56. Registro que não sou bolsonarista nem aprecio as constantes idiotices do Presidente da República. “Atos pró-democracia”: o texto vergonhoso dessa senhora desrespeita a inteligência do assinante desta revista. Além de nos tomarem por idiota também se esquecem que não somos cegos. Movimento pró-democracia... isso é um deboche! Desistiram de fazer jornalismo. Mudaram de ramo, agora os antagonistas são contorcionistas. Como assinante desde o 1º dia só tenho a lamentar e cancelar a assinatura.

    1. A minha assinatura também acaba em outubro. Também fui enganado. Não há matéria que não seja tendenciosa. Menosprezam a nossa inteligência.

    2. em absoluto, eu também admirava os comentários imparciais, de repente os ventos mudaram e de admiração a contra posição de 16 anos de corrupção viraram críticos da honestidade, não dá para entender, só mesmo grana muda pessoa de lado.

    3. vc é mais um daqueles que assina crusoe so p criticar nos comentarios. tatica mais que manjada.

  57. Movimento pró-democracia? ____ kkkkkkkkkkkkk!! ... Rindo até 2050. Pesquisei com lupa para ver se encontrava um símbolo nacional naquela turba e não tive sucesso. Também né! Esperar o quê de black block, agora com o nome fantasia de "Antifas". Espero que a polícia seja inclemente contra esses infiéis maloqueiros. ,,, kkk!

  58. Atos deseñcadeados por torcidas organizadas, mascarados, ataques as pessoas, vandalismo, quebra quebra....Atos pró democracia?? Vocês deveriam era se envergonhar, isso sim.

  59. Prudência, sem dúvida, é o que o momento exige. Logo teremos, como cidadãos civilizados, oportunidade apropriada para irmos às ruas. Bolsonaro, a continuar sua caminhada de incendiário, nos dará mais munição.

    1. A jornalista escreveu "pro-democracia" entre aspas. Você não deve ter lido toda a matéria e chegou a uma conclusão precipitada. Em nenhum momento ela defende esses "antifas". Tem que ler tudo com calma, Pedro! Abs

  60. A mudança da linha editorial da Crusoe não está em curso: já aconteceu. Hoje, essa revista, disfarçada até há pouco tempo, já assumiu o lado esquerdo. É duro ter que aguentar até abril de 2021, já que eles não devolvem o remanescente da assinatura e, por isso, não suspendem o serviço.

    1. Estou na mesma situação. Mais confortável, porém. A minha assinatura termina em dezembro de 2020. Antes, porém, submeterei o caso à Justiça. Já assinei a Revista Oeste.

    2. Sou da mesma opinião. Crusoe virou um puxadinho da Carta Capital

    1. Onde está o prometido? Crusoé e o Antagonista, Ambas ainda são uma ilha?

  61. HM vc precisar estudar e refletir melhor antes de escrever!!!!....pois esta sua reportagem além de tendenciosa é um lixo jornalistico!!!

  62. Helena Mader, você chama de democracia esse episódio? Ou vc é muito mal informada ou maliciosa, menos repórter. De apenas a informação, sua opinião realmente não nos interessa.

  63. Engajamentos políticos a parte, quando a manifestação é apenas verde/amarela, tudo vai bem. Quando mudamos as cores para vermelho/preto ( nada a ver com o Mengão), o pau quebra, patrimônio público é destruído e a imprensa os chama de ... Democratas.

    1. “Democrata” nada tem haver com com democracia e sim com esquerda, os democratas americanos é de esquerda, a direita é chamado de republicano.

    1. crusoe virou lixo! Só busca a grana e contrata reporteres formados sob a ideologia petralha!

  64. Ao mesmo tempo que os Bolsonaros reclamam do isolamento social,tiram proveito da situação levando pras ruas seus baderneiros sem nenhuma oposição.Infelizmente temos que mostrar quem é maioria,sob pena de vermos nosso país subjugado aos tiranos.

    1. Subjugado aos tiranos???? O cara defende liberdade até em reunião fechada!!! Helloooo vc não está na Venezuela

  65. São os mesmos vagabundos de sempre da esquerda e se postando como democratas. Movimentos assim foram vistos na Rússia de 1917, na Cuba de 1959 e na Venezuela de Hugo Chaves/Maduro! Essa tal de Helena Mader não narra fatos; ela os distorce ou torce para que eles ocorram da forma como os narra.

  66. Vimeiro pouco de democracia nesse movimento. Havia muito de anarquia, com gente agredindo, quebrando coisas, pichando e tacando fogo.

    1. É sim!!!!! Jornalista esquerdista, como todos da Crusoé/Antagonista!!!!

    2. É sim!!!! Eéesquerda como todos do Antagonista!!!!! Gostam de jogar gasolina na fogueira!!!!

    1. Dalila, então vc deve ser do PDDB ! Sempre em cima do muro do lado de nada! Repensa sua vida! Escrever uma coisa dessas me parece uma ameba falando

  67. Por que quando há movimentos democráticos do outro lado os militantes do Bolsonaro deixam de assinar a revista? Agem exatamente como os petistas. Votei no Bolsonaro, mas não é democrata, é autoritário e não respeita as instituições. Estou frustrado, mas não quero votar na esquerda. Espero candidato melhor para 2022.

    1. Isentão dizendo ter votado em Bolsonaro? Engana só os coitados retardados!

    2. Petista disfarçado, o Bolsonaro é o maior democrata que a nação já viu. Você é um petista falando besteira e sem conhecimento do que é democracia como sempre.

  68. Votei no Bolsonaro, estou frustrado e não quero a esquerda. Preciso analisar estes movimentos novos, reação aos movimentos do presidente autoritário, a favor da democracia, para saber se podemos ou não participar. Tudo que o Bolsonaro queria. Uma esquerda rejeitada para ganhar as eleições em 2022. Velha raposa política, populista.

  69. Esses atos violentos só ajudam o governo. Alguém acha que a classe média urbana e o imenso Brasil do interior se identificam com agressões, quebra-quebra, camisas pretas e punhos cerrados?

  70. Movimentos de rua, em plena pandemia, com bandeiras autoritárias ou simples violência, não podem ser levados à sério, a não ser pela polícia! Não interessa se de direita ou esquerda, precisamos manter a devida distância desses péssimos exemplos.

    1. Os mesmos que criticavam os bolsonaristas por irem às ruas durante a pandemia... estão agora calados quando é a esquerda que vai pra rua. Muitas máscaras caindo!

  71. As manifestações devem ocorrer sempre de maneira pacífica e ordeira, aos vândalos e violentos porrada da polícia, prisão e bala em último caso.

  72. Primeiramente Pt e psol não tem ética para exigir nada, roubaram o país....agora o que vemos são vândalos estimulados por essa esquerda , cooptados a baderna, esses são os fascistas de fato, pois é uma grande milícia a serviço da desordem tem que ser tratado como caso de polícia ..

  73. Chamar estes baderneiros bárbaros que estão agredindo quem usa camisa com cores da bandeira nacional e os que tem o nome de Bolsonaro inscrito de movimento democrático é brincadeira.

    1. Baderneiros são minoria. Foram os primeiros a terem coragem de ir às ruas. Seremos milhões e derrubaremos o jumento

  74. Bolsonaro não foi efeito colateral da guerra à corrupção: era ele ou a perpetuação da própria corrupção, desmandos, apoios a ditaduras socialistas, violência do MST e asseclas, relativização da bandidagem, ruína econômica e empobrecimento da nação. Crusoé está pisando na bola. Assinei-a em defesa do livre mercado e pra ter visão mais límpida do Brasil e do mundo, sem os cacoetes, omissões e conveniências d esquerda q imperam nas grandes mídias. Vou dar preferência à revista digital Oeste

    1. Bem observado Wilson, a mudança de rumo da revista foi abrupta depois do STF, será que houve um "cala boca" nos bastidores?

    2. Estou contigo Silas. A Crusoé esta agindo igual ao judas, tentando dar legitimidade à" Marcha Democrática". São uns esquerdopatas.

    3. O mesmo por aqui. A revista está bem medíocre. Reportagens todas enviesadas.

    4. Concordo com Silas. A crusoe deturpou sua trajetória depois do pito do stf.

  75. Incrível como as pessoas se apaixonam por políticos rsrsrs fico imaginando se Jesus aparecesse e criticasse algum político a quantidade de inimigos que ele ganharia... o mal do povo brasileiro é se apaixonar cegamente por políticos, eles não são para se apaixonar, eles são para nos servir... por isso dizem que o amor é cego rsrsrs

    1. Perfeito Marcelo. A massa não vive sem um “ grande irmão”. Não interessa se radical de esquerda ou direita, basta ser extremista e autoritário.

    1. Eu até agosto. Já pedi cancelamento. Nunca mais na vida quero ouvir o nome Diogo Mainardi. Comunista dos infernos.

  76. Enquanto os governos petistas exerciam seus poderem de forma egoísta para enriquecer - e a seus familiares e companheiros - o atual presidente é acusado pelo seu pensamento. Sim, ele não é muito certo das bolas mas, até o momento, não vi uma única ação efetiva e real da qual pudesse ser acusado. Mesmo porque, se isso existisse, ele já não estaria mais na cadeira. Guinada espetacular da Crusoe à esquerda, perderam mais um leitor... só me terão até outubro (por força do contrato). Adeus!

  77. Meu Deus do céu, alguém pode dar exemplo de por que o Bolsonaro é autoritário, anti-democratico ou fascista? Só repetem chavões, que só servem como grito emocional de militância ou de líder de torcida. Até essa revista, na ânsia de derrubar o presidente já entrou nessa onda por diversas reportagens sem apontar um único ponto sobre isso. Isso é ridículo. Defender a liberdade, o povo armado, comércio livre, menor regulamentação estatal é tirania? Isso é inversão completa da realidade.

    1. André, toda vez que em homem tem poder e exerce esse poder de forma egoísta, a favor dos seus interesses e de sua personalidade, ele se torna um tirano. Ainda que você não seja um rei, ou líder de uma nação, se você não tem ética na sua vida pessoal, no mínimo você tiraniza a si próprio e as pessoas que te rodeiam. Ensinamentos da filosofia acessíveis a todos de forma gratuita no YouTube da Nova Acrópole.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO