Cubanos à deriva
Cubanos que vieram para o Brasil para trabalhar no programa Mais Médicos, assinado entre o governo de Dilma Rousseff e a ditadura cubana, dividiram-se nas últimas eleições presidenciais. Enquanto aqueles que odeiam o regime da ilha apoiaram Jair Bolsonaro, outros fizeram campanha por Lula. Esse segundo grupo reclama que o programa criado no atual governo,...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Cubanos que vieram para o Brasil para trabalhar no programa Mais Médicos, assinado entre o governo de Dilma Rousseff e a ditadura cubana, dividiram-se nas últimas eleições presidenciais. Enquanto aqueles que odeiam o regime da ilha apoiaram Jair Bolsonaro, outros fizeram campanha por Lula. Esse segundo grupo reclama que o programa criado no atual governo, o Médicos pelo Brasil, contratou apenas 600 especialistas — um número bem abaixo dos 5 mil prometidos. Há ainda um descontentamento entre aqueles que não passaram no Revalida, o exame que os habilita a exercer a profissão por aqui. A esperança deles era que, com uma vitória de Lula, eles de alguma forma poderiam voltar a trabalhar como médicos. Após a eleição, contudo, o senador Humberto Costa, que está entre os que cuidam da área de saúde na equipe de transição, tem dito que o programa será retomado sem profissionais estrangeiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Waldemar
2022-11-20 12:47:56Se um estrangeiro foi reprovado no Revalida, ele jamais deveria atuar como médico profissional no Brasil, seja governado ou não pelo PT. Se importamos médicos incompetentes ou imperitos, que façam outra coisa é fiquem se quiserem, caso contrário voltem para Cuba e estudem!
Vitor Carlos Marcati
2022-11-13 14:39:55O sangue suga cuidando da saúde é a piada pronta, tipo o lobo cuidando do galinheiro
Pronto Falei
2022-11-13 09:34:44Faz o L ae...........
Gilvan da Silva Gadelha
2022-11-12 15:10:42Que se submetam ao Revalida, a quem precisa de atendimento, não interessa se o médico é alagoano, baiano ou cubano.
Renata
2022-11-12 14:52:00Mais provável que Lula os devolva pra ilha e virem-se com a ditadura por lá.
Alberto de Araújo
2022-11-11 17:19:27Tudo como dantes no castelo de Abrantes. Nem Lula e nem o PT mudaram. São a mesmice de sempre. É questão de tempo. A política externa não terá supresa. O Forum de São Paulo será resgatado com toda pompa. O Lula sempre alimentou a esperança de um liderança politica em nosso hemisfério. O socialismo cubano/bolivariano está vivo nas mentes petistas, sempre à espreita de uma chance para ser o regime dos países do continente sul americano. Cabe a todos olho vivo.
Lucia
2022-11-11 15:36:31Como assim? Não passou no Revalida e quer ser médico aqui? Com as cobaias brasileiras? Com a anuência de Lula?? Só porque vão tratar de populações ribeirinhas da Amazônia e outros sítios semelhantes? Lula, Pai dos Pobres?
Daniel Vieira
2022-11-11 14:32:07O Revalida é uma prova conhecida por seu nível básico. Se o cara não consegue passar, não tem condições de trabalhar.
Maria
2022-11-11 11:40:24Qual o país que aceita qualquer profissional sem a devida demonstração de conhecimento? Tenho um amigo brasileiro que é dentista e teve que tentar três vezes até que passou na prova para exercer a sua profissão nos USA. Por que temos que estudar tanto e passar por tantos testes antes de sermos declarados profissionais e os cubanos podem vir aqui treinar nos necessitados? Se o Lula adoecer, ele vai para o o Albert Einstein, e lá não tem os médicos cubanos, ou tem? MS
ELISABETE ANTONIETTO
2022-11-11 08:53:49Quero entender: não passaram e querem exercer a medicina? Pensam que aqui é Cuba?