LeandroNarloch

Eduardo Bolsonaro está certo

20.03.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Infelizmente, me parece que a ditadura chinesa não está no fim. Mas penso que a partir de agora o Mundo ficará mais alerta em relação ao totalitarismo comunista chines. Já é hora de revelar as malfeitorias do comunismo chines.

  2. Não precisava repetir tudo. Quem sabe tivesse pesquisado mais sobre o que ocorre lá dentro da ditadura. Acho muito curioso o silêncio dos jornalistas sobre a China, a Revolução Comunista e a "Revolução Capitalista". Seria um bom tema para um novo livro...em Narloch.

  3. É uma vergonha, seja quem for, de querer transmitir aos miseraveis chineses, a culpa do Virus. Certamente, e tantas vezes já correu, através da China, catastrofes iguais. Seja a China, seja qual for o País, os culpados deverão cobrir os custos economicos trazidos com este VIRUS. E as mortes, e a economia dos países, como ficou, como está? A da China por " enquanto os países do mundo" se quebram, eles da Ditadura Chinesa, vivem muito bem. É um absurdo achar que a China deverá deixar de comprar.

  4. Faltou falar do mercado de animais vivos foco do vírus desta epidemia e do H1N1 tb que essa ditadura manteve aberto . Atitude insana.

  5. O Brasil tem sua "Chernobyl" - o acidente radiológico em Goiânia - causado pelo manuseio do Césio 137 por pobres ignorantes (1987). Mal comparando, espero que as consequências do perigo advindo desse vírus, proporcionalmente, sejam muito menores hoje. Território gigantesco, população numerosa... só Deus mesmo para iluminar a mente dessas pobres e ignorantes autoridades constituídas!

  6. Excelente!!! A história comprova que esses chineses são experts na fabricação voluntária ou involuntária de vírus, com um poder imenso de mortalidade! Pela 4ª vez, um vírus teve origem na China!! Se esses vírus não têm origem em laboratórios, esse povo tem que repensar os seus hábitos alimentares!!! São experts na culinária de animais exóticos, como os morcegos, que são os hospedeiros do COVID-19 e as cobras, que devoram os morcegos!!! Enfim, trata-se de um povo experts na exportação de vírus.

  7. Arre Leandro, pensei que só Eduardo tivesse a coragem de comentar o despropósito da China.Vê-se que temos ainda jornalista sincero,transparente e patrióta,criticou o "tigre asiático" sem titubear,ufa,mara!!!!

  8. Este Uira que faz vários comentários aqui me lembra o Leonel Brizola, fala, fala, fala e nada diz. Se juntarmos todos os textos dele, batermos no liquidificador, peneira-lo, ao final não sairá absolutamente nada aproveitável, somente platitudes desconexas através de palavras difíceis. Nada mais Leonel Brizola do que isto.

    1. Mario, kkkkk, você tem razão, mas se analisar direitinho, tem um viés da PRESIDANTA DILMA!

  9. Espetacular a sua reportagem! Pura verdade! O grande problema da classe política no Brasil, principalmente a nossa esquerda falida, é não reconhecer o óbvio, defendem sim todas as ditaduras. Temos que ser liberais abrir nossa economia, vender estatais, etc., só assim esse país irá crescer sem ter medo de comentários que sejam feitos a parceiros comerciais. Se este fosse o problema os USA estavam perdidos!

  10. Quando comentei lá no inicio achei que o Eduardo B. não devia ter falado aquilo, mas todos, achavam que o Brasil tinha era que detonar a China, parar de vender e comprar de nosso maior parceiro comercial, não é que agora de manhã nosso querido Presidente ligou ao presidente Chinês XI Jinping para pedir ajuda ao combate ao coronavírus? Valeu Presidente o momento agora é salvar vidas de nossa população.

  11. Artigo brilhante esse, ao deixar tudo bem claro sobre essa pandemia. Com tudo que foi claramente exposto no artigo, ainda ha algumas mentes iluminadas que atiram pedras em quem tem coragem de falar as verdades.

  12. Discordo totalmente, trata se de filho do presidente e nesse momento não é hora de procurar culpados e sim soluções para o problema, também não foi citado que EUA sabiam do problema desde janeiro e também não tomou nenhuma providência e ninguém fala nada.

    1. O detalhe importante é o fator tempo. O reconhecimento cedo da crise teria impedido mortes desnecessarias e o estudo antecipado proporia medidas sanitarias de conteção ou restriçâo geografica do virus. Portanto ao impedir a circulação da informação o giverno comunista de Pequim tornou-se avalista da crise. Obvio que nao ajuda na solução mas ajuda na prevenção. Assentada a poeira fica como " liçâo aprendida" milhares de mortes depois!

  13. Não é maduro e frutífero procurar culpados, mas me deu certo alívio saber que um dos Bolsanaros acertou em algo. Pq ta difícil, hein?!

  14. A China tentar impor aqui o que entende por democracia e liberdade de expressão, já é estranho, agora vermos deputados nossos, como o Rodrigo Maia, pedir desculpas pelas verdades proferidas por um colega de Câmara já é demais.

  15. Comentário correto de um polêmico político que na única vez que está certo, é 100% inoportuno. Totalmente desnecessário o comentário nesse momento. Fora as questões político partidário da China, o Brasil não fiscalizou os passageiros que vieram das zonas atingidas de forma eficiente.

    1. Concordo que o comentário foi "correto mas inoportuno". Mas, para variar, foi sobrevalorizado pela grande imprensa, afinal EB é apenas um deputado federal, não representa o governo nem a Câmara. Intempestiva e arrogante a resposta do Embaixador chinês; desnecessário e humilhante o pedido de desculpas de Rodrigo Maia, bastava dizer que o comentário do deputado foi pessoal, não representava a posição do parlamento. Certíssima a colocação do Mourão, a repercussão foi apenas devido ao sobrenome.

    2. Parabéns, muito bom o texto..e aos comentários do Urbano..Faltou e ainda falta um controle efetivo nas entradas de passageiros nos Aeroportos brasileiros...Tudo Normal...Cadê a vigilância sanitária?????????

  16. excelente artigo. Mas o final está equivocado. no caso da União Soviética, ela já estava falida por consequência da guerra fria. Enquanto os EUA usavam o mundo inteiro para financiar sua participação na guerra fria através das multinacionais - uma vez que as tecnologias desenvolvidas aí longo dessa disputa eram capitalizada pelas multinacionais através da comercialização de seus produtos no mercado nacional i internacional - a União Soviética tinha que arcar tudo através do Estado sem visão de

    1. É um ponto a se considerar mesmo. O que torna a CHINA, comunista politicamente, muito mais perigosa e letal que a URSS por ocasião de Chernobyl

    2. sem visão de mercado. Chernobyl pegou a URSS quebrada, não tinha mais fôlego pra suportar esse baque. Aí vem o ponto de vista que o artigo falha no final. a China está com a economia a todo vapor e vim uma poupança internacional sem concorrência. É difícil ruir um governo nesse cenário.

  17. Concordo totalmente . Já havia escrito sobre o fato de que Eduardo Bolsonaro só falou verdades . O caso inicial na China provavelmente foi em outubro . Portanto o mundo perdeu 2 meses para se antecipar pois o Partido Comunista mentiu , prendeu médicos , ocultou informações até eles perceberem que a casa havia caído, somente em dezembro assumiram a epidemia . Triste . Mais uma epidemia made in China .

  18. Não resta a menor dúvida deque o governo chinês ocultou os fatos e se aproveitou da crise: preços das commodities despencando e eles comprando tudo, inclusive empresas quebradas, na bacia das almas. Dólar disparando no mundo todo e eles são os maiores detentores de dívida dos EUA. Eduardo está certíssimo.

  19. Não sou tão otimista com o fim das ditaduras. Fidel se foi e a coisa continua. Venezuela destruída. Esse filhote de anão mata sem piedade e está bem fortinho. Que sina esses povos têm. Aqui também há quem torce para o mesmo fim, mas procuram outros lugares para viver não é?

  20. Contudo, não há nada que JUSTIFIQUE que o REGIME CENTRAL precise continuar vendendo a IDEIA DE INFALIBILIDADE em TODOS OS NÍVEIS DE GOVERNO e alimentando INÚMEROS EFEITOS BORBOLETA ao longo das CADEIAS GLOBAIS.

  21. Isto pode até COMPROMETER a VELOCIDADE DA TOMADA DE DECISÕES. Todavia, este CONTRATEMPO é compensado pela CAPACIDADE DE REAÇÃO diante de EVENTOS INESPERADOS e FALHAS, pois a RESPONSABILIDADE é COMPARTILHADA e cada PARTICIPANTE responde de acordo com sua POSIÇÃO, FUNÇÃO e o NÍVEL DE GOVERNO. Tendo a China quase 1/5 da POPULAÇÃO GLOBAL, o que não falta lá é ELEMENTOS HUMANOS para que SURTOS e EPIDEMIAS se DESENVOLVAM e sejam DESENCADEADOS pelas CADEIAS DE TRANSMISSÃO.

  22. Uma DEMOCRACIA PLENA não precisa ser INFALÍVEL pq a RESPONSABILIDADE das FALHAS e ERROS é DIVIDIDA por todos os PARTICIPANTES do REGIME POLÍTICO, inclusive os CIDADÃOS. Sendo assim, o REGIME CENTRAL pode até mesmo se EXIMIR de RESPONSABILIDADE nos NÍVEIS LOCAL e REGIONAL, pois uma vez que estes possuam AUTONOMIA para TOMAR SUAS DECISÕES, tb detém os ÔNUS e BÔNUS que elas trazem. Deste modo, o REGIME CENTRAL passa a ser PARTE INTERESSADA na TRANSPARÊNCIA e DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

  23. Se os NÍVEIS LOCAL e REGIONAL possuem algum GRAU DE AUTONOMIA, isto quer a RESPONSABILIDADE do REGIME CENTRAL pode ser TERCEIRIZADA e COMPARTILHADA, evitando que este precise se vender como INFALÍVEL (pelo menos nos NÍVEIS LOCAL e REGIONAL). Não só isto, o fato de o REGIME ser CENTRALIZADO não impede que haja ELEIÇÕES nos NÍVEIS LOCAL e REGIONAL, já que isto é um FORMA de se tb COMPARTILHAR e TERCEIRIZAR RESPONSABILIDADE com as POPULAÇÕES LOCAIS e REGIONAIS.

  24. Para quem se diz a FAVOR do LIVRE COMÉRCIO, os CHINESES parecem DESPREZAR completamente os REQUISITOS BÁSICOS para que o FLUXO DE PRODUTOS e SERVIÇOS se dê com o MÍNIMO DE ATRITO e RESISTÊNCIA. Dentro de qq REGIME DE GOVERNO, DITATORIAL ou DEMOCRÁTICO, é RAZOÁVEL que se tenha ao menos 3 NÍVEIS: LOCAL, REGIONAL e NACIONAL (isto pq há tb o GLOBAL, mas que está além do CONTROLE DO REGIME CENTRAL). O fato de o REGIME CENTRAL ser CENTRALIZADO não deveria implicar que os OUTROS NÍVEIS sejam.

  25. Países comunistas sempre esconderam os problemas do país de seu próprio povo,mas quando se trata de casos em que colocam em risco a humanidade,devem ser cvobrados sim pelos demais países.E olha que não é a primeira vez.

  26. Uma GRIPE totalmente CONTROLÁVEL se torna uma PANDEMIA pq os CHINESES para não exporem o que seria considerado uma FALIBILIDADE, resolveram SONEGAR INFORMAÇÃO até que um SURTO LOCAL ultrapassasse as FRONTEIRAS CHINESAS e virasse uma PANDEMIA. Tudo isto pq eles não quiseram LIBERAR a REAL SITUAÇÃO assim que ela se apresentou. Ou seja, um EVENTO relativamente TRIVIAL e que poderia ser CONTROLADO gerou REPERCUSSÕES de MAGNITUDE muito superior ao TAMANHO DO PROBLEMA INICIAL.

  27. RETER e FILTRAR a INFORMAÇÃO só faz com que se crie uma PANELA DE PRESSÃO que uma hora EXPLODIRÁ pq não havia uma VÁLVULA DE ESCAPE e quando a INFORMAÇÃO finalmente chega, já é em um ESTÁGIO AVANÇADO de deterioração dos CENÁRIOS que IMPEDE aos demais INTEGRANTES DA CADEIA reagirem RACIONALMENTE devido à pouca MARGEM DE MANOBRA. Sendo a China a 2ª ECONOMIA DO MUNDO, a FALTA DE TRANSPARÊNCIA e SINALIZAÇÃO se transforma em um AUTÊNTICO EFEITO BORBOLETA.

  28. Se é possível se CONSTRUIR uma CADEIA DE TRANSMISSÃO do VÍRUS, o que a SONEGAÇÃO e DISTORÇÃO das INFORMAÇÕES faria? Dificultaria para os ELOS subsequentes da CADEIA se prepararem e REAGIREM à AMEAÇA IMINENTE. Portanto, em um MUNDO GLOBAL e CONECTADO, a FALTA DE TRANSPARÊNCIA em um PLAYER tão PREPONDERANTE e MASSIVO como a China simplesmente AMEAÇA todo o restante das CADEIAS que estão VINCULADAS à ela pelo simples fato de que a INFORMAÇÃO hj viaja na VELOCIDADE DA LUZ.

  29. O CONTROLE DA INFORMAÇÃO chega ao PAROXISMO de se CENSURAR um PERSONAGEM FOFO como o URSINHO PUFF ou PEPPA PIG por serem "SUBVERSIVOS". Que tipo de ESTADO EFICIENTE gasta seu tempo censurando personagens de DESENHO ANIMADO? Pois bem, se a China CENSURA até o URSINHO PUFF e a PEPPA PIG, o que ela faria com um SURTO DE GRIPE com POTENCIAL de se transformar em uma CATÁSTROFE HUMANA? Esconder a INFORMAÇÃO e fazer de tudo para que não pareça sério, pois isto exporia a FALIBILIDADE dela.

  30. Não só isto, a partir do momento em que uma DITADURA comete um ERRO, ela automaticamente não pode ASSUMIR este, pois estaria demonstrando FRAQUEZA, e precisa ou ESCONDER o ERRO ou DOBRAR A APOSTA. Em suma, ao invés de CORRIGIR A CAGADA, ela simplesmente diz que a MERDA É BOA. Um dos exemplos mais BANAIS envolvendo a China é o MASSACRE na Praça da Paz Celestial que o ESTADO CHINÊS insiste em NEGAR mais de 30 ANOS depois, apesar de até os NACIONALISTAS CHINESES saberem o que aconteceu lá.

  31. Sendo INFALÍVEL. Por isto que REGIMES AUTORITÁRIOS e TOTALITÁRIOS têm que posar de SUPER-REGIMES enquanto DEPRECIAM seus CONCORRENTES, isto é, enquanto DEPRECIAM a DEMOCRACIA, REGIME MEDÍOCRE e FRACO que perde tempo discutindo PICUINHAS enquanto a DITADURA MATA A COBRA e MOSTRA O PAU. O que as DITADURAS esquecem de dizer é que elas, por se venderem e acharem INFALÍVEIS, cometem ERROS GROSSEIROS que acabam por torná-las MAIS LENTAS e INEFICIENTES do que as DEMOCRACIAS.

  32. Em qq ESTADO e REGIME DE GOVERNO que não TOLEREM a CONTESTAÇÃO, a INFORMAÇÃO tem que ser SUPRIMIDA e/ou DISTORCIDA para que se mantenha o VÉU de INFALIBILIDADE. DITADURAS não são REGIMES feitos para TOLERAR a CONTESTAÇÃO e o CONTRADITÓRIO, portanto devem SUPRIMIR e/ou DISTORCER as INFORMAÇÕES para que aos OLHOS DA POPULAÇÃO posem de INFALÍVEIS. Infelizmente isto é praticamente INEVITÁVEL, pois como é que se mantém a DOCILIDADE DA POPULAÇÃO retirando a LIBERDADE dela?

  33. Narloch, apenas vc faltou ressaltar que a esquerda defendeu a China, não apenas por interesses comerciais, mas tb por pura afinidade ideológica. O Fim, para eles, é umaDitadura de Esquerda em nosso País! Era por isto que trabalhavam até serem apeados do Poder e seguem tramando!!

  34. A forma da fala do Eduardo não foi adequado. O PC Chinês com medo de manifestação crescente do povo, pelas ocultações de verdades, como no Hong Kong, está criando a informação de que Wuhan já não tem contaminação, e daqui para frente os virus vêm de fora, EUA, etc e que tem o remédio Avigan = Favipiravir (desenvolvido pela Toyama Chemical Fuji Film) ser eficaz e aprovado, sem mencionar contraindicações, para gravidas e afeta a fertilidade humana. Tomara que a China vire um país democrático.

    1. O GRANDE problema não estar no deputado externar seus pensamentos e sim em apurar o q ele falou, os brasileiros q possuem suas próprias opiniões e as proclamam são “castrados” pela imprensa “burra” e “seguidora de opinião”, pois ela se vendeu e não mais exerce o “cala boca” ora usado . Tbm, os brasileiros ficaram refém das nações “amigas” e sofrem de baixa estima, qdo alguém tem a chance de falar (besteira ou não) pq calá-lo ??? Ao invés de investigar, a imprensa se submete aos usurpadores.

  35. Você é ingênuo. NENHUM político conta logo a verdade, pois podem existir inúmeras questões a ser consideradas. Por exemplo, Trump demorou a agir porque temos repercussão negativa de seu eleitorado. Acusar somente a China e a Rússia é uma injustiça.

  36. Excelente reflexão. Acho totalmente cabível vindo de um jornalista e concordo com o que diz. Só não acho que isso devesse ter vindo do filho do presidente da forma como foi. Ele não é só deputado, não dá pra desvincular o fato de fazer parte da família do chefe de estado de um país. Mas esperava que pessoas corajosas como vc falassem mais sobre esse tema com essa abordagem. Parabéns.

  37. Eduardo está certo. O regime comunista, ou ditadura do proletariado, age sempre em salvaguarda própria do que a do povo subjugado. O vírus é chinês assim com como outros antecessores. Se agissem prontamente a curva de disseminação teria sido outra. Prender, calar e dar sumisso é típico. Mas no final, agiram corretamente com a Itália desarvorada, que espera ajuda do Vaticano. Sairemos, todos nós, bem melhores do que entramos, E a caridade fraterna será a membrana celular de união entre os povos.

    1. se este for o preço de acabar com uma ditadura comunista, é barato. Aí fica sobrando a maior cidade comunista do mundo - Nova Iork

  38. Em fim alguém com coragem de se aliar ao lado certo. A China escondeu e escondera informações sempre, é do DNA do comunismo. Aceitar é virar comunista por associação ao crime...

  39. Se o tal 03 acertou essa, foi meio sem querer. Está mais do que na hora de o presidente e seu trio de zeros calarem o bico. A equipe é qualificada e eficiente, mas estaríamos nadando de braçada se a toda hora não aparecessem todo tipo de disparates levantando a bola para a oposição. Ass: um antipetista raiz.

  40. Leandro...ele estava certo..não foi oportuno..mas ele estava certo sim! A sociedade inebriada por uma MÍDIA LIXO não enxerga o movimento político em meio desse cenário apocalíptico!!!!

  41. Excelente...para completar acho mais inverossímil ainda a quantidade de mortes divulgada...impossível acreditar...dois meses sem fazer nada...

  42. Parabéns pelo texto. Embora Eduardo cause transtornos ao Presidente, falou a mais cristalina verdade. E, não podemos nos acovardar a esse Embaixador mal educado e presunçoso.

  43. Boa, Crusoé. Seria bom se os editores da Band lessem isto. A Band agora tem contrato com os chineses (China Media Group) e deu para atacar com editoriais grosseiros quem ameaça seu modelo de negócios. Estão do lado dos chineses, não do povo brasileiro.

  44. A imprensa noticiar tudo bem, mas a família do Bolsonaro fazer a frente nesta situação, sem condições. Família retrograda.

    1. o jornalismo demorou para noticiar o que já era de conhecimento mundial

  45. Depois dessa “soprada” da Crusoé, fico só esperando a força da próxima “mordida”. Kkkkk Ou será que a revista antecipou-se ao provável aumento de volume da defesa (sustentada) do Eduardo nas mídias sociais? Hummmm...

  46. Muito bom... Na ditadura Chinese ainda persiste o pensamento arcaico de impérios e conquistas mundiais. Totalmente anti éticos e uma ameaça para humanidade. Sem transparência e como gafanhotos dizimam tudo para que seu estômago esteja satisfeito. Não respeitam nada... Olha o que mundo está passando devido a negligência deles!!! Uma pena...

  47. Bananinha não está certo não. Qual foi a necessidade e o que se ganhou com o que ele publicou. Como o autor sabe de tanto detalhe sobre a China, um regime totalmente fechado?!

    1. O mundo todo sabe. O autor teve coragem de escrever e a Crusoé de publicar. Eduardo falou o que o mundo todo fala. Por isso o chinês encrespou. Igual a Rússia, queridos.

  48. Esta crise deve nos motivar a rever a globalização. Tamanha concentração de produção na China é muito perigoso. A medida que baixe a crise, vamos manter a pressão para reverter esta equação. Menos China em todos os sentidos. Muitos países, inclusive o Brasil tem capacidade e competência para incrementar os parques industriais. Trabalhar na redução de impostos para produzir localmente, ganho de escala, margens adequadas, aumentar impostos sobre produtos chineses para financiar a transição, etc..

    1. já tivemos o efeito Japão e inventamos, já tivemos o efeito Coreia do Sul e inventamos e agora o efeito China, com certeza inverteremos. Afinal, quem mais necessita de nós e a China, por isso eles são um grande parceiro comercial!

  49. Concordo plenamente com o deputado Eduardo Bolsonaro quando criticou a ditadura chinesa por causa dessa pandemia. Eles esconderam a desgraça toda e estamos vendo brasileiros criticarem um parlamentar por denunciar um fato que estão na cara de todo mundo. Essa história de "politicamente correto" é a forma covarde de esconder a verdade. O embaixador chinês exige um pedido de desculpas do governo brasileiro. A população brasileira exige decência do governo chinês, e investigação desse caso.

    1. Hei, Latorraca! Parece que a Crusoé, fugiu com o meu comentário. O cara denegrir a imagem de um Patriota está tudo bem! Gostaria de vê o comentário que eu fiz! Ramos ver!

    2. Respeite o Patriota, volta pra Cuba, China ou Venezuela! Você não é digno de ser brasileiro. O Deputado falou o que um bando de sanguessuga do Congresso ficou calado e ainda se apressaram em pedir desculpas. Eh um bando de baratas ou ratos

  50. O serviço de inteligência advertiu Trump sobre a gravidade do problema e ele negligenciou, o mesmo aconteceu no Brasil, Bolsonaro foi advertido sobre a gravidade do problema e o escondeu, assim como na China, EUA e Brasil, esconder e negligenciar parece ser o modus operandi de líderes autoritários.

    1. Não foi só autoritarismo, foi negacionismo e com pitadas de arrogância e desprezo pelo conhecimento dos médicos e cientistas.

  51. Tomara que sim. Mas existirá um membro do politburo chinês minimamente comparável aos "Founding Fathers" ou aos "Founding Brothers"? No Brasil tivemos alguns e atualmente temos muito poucos!

  52. Com certeza. A China do século XXI não existiria sem o capital do ocidente. Novo rico cria ambições além de suas capacidades. Sobe a cabeça. E no que diz respeito a crimes, na implantação do regime foram mais de 70.000.000 de mortes. Nas últimas décadas um número inimaginável de fetos abortados, boiando nos rios ou vendidos para indústria de cosméticos. Eles são experientes em esconder horrores. Alguém aí lê notícias frequentes da POTÊNCIA MUNDIAL? Além dos horrores?

    1. Pare de falar besteira. No espelho não tem um país bonito. Bomba atômica, armas químicas, invasão japonesa na China e Coréia, Guerra do Paraguai, Guerra do Vietnã, holocausto, estalinismo, nazismo, fascismo. ...

  53. Não estou isentando a China, mas culpá-la pelo pelo vírus já é demais (a gripe espanhola foi originada nos EUA, e daí?) falam em tempo perdido, mas o que os EUA e o Brasil fizeram entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 para combater o vírus?

  54. Não estou isentando a China, mas culpá-la pelo pelo vírus já é demais (a gripe espanhola foi originada nos EUA, e daí?) falam em tempo perdido, mas o que os EUA e o Brasil fizeram entre dezembro/2019 e fevereiro/2020 para combater o vírus?/ https://edition.cnn.com/2020/03/20/politics/us-intelligence-reports-trump-coronavirus/index.html

  55. como é alentador ouvir alguém apoiando as bobahens de Eduardo né? pode até estar certo, mas agiu errado. Não é nas redes sociais que ele deveria esbravejar...se achasse isso que acionasse os órgãos internacionais competentes pra julgar! Mas não. Prefere ficar só no discurso e receber aplausos das jumentolandias!

  56. Tudo que lemos a respeito do início desta virose tem como epicentro a ineficácia do governo ditatorial chines. Não precisa nem tentar elucidar mais nada. Infelizmente morreram e muitos estão no mesmo caminho pelo mundo e agora não adianta mais discutir se foi a China que acendeu o estopim ou o diabo. Que a parceria comercial com os chineses vão para os quinto do inferno !!!

    1. Não é assim que Sefaz crítica. O assunto é sério. Observe a postura do embaixador. Foi de baixo nível.

  57. A china fez tudo isso para quebrar o mundo e COMPRAR as ações em baixa... quando tudo voltar ao nornal eles estarão sendo donos da metade das empresas do mundo... daí quero ver os idiotas defensores desse parceiro comercial comer na mão do chinês...

    1. O mundo comercial é um sistema circular. A China estava alavancada com excesso de emissão de moeda como o resto das economias mundias. Todo mundo deve para todo mundo e a conta está voando na confiança de todo mundo para com todo mundo. Imagine se entrar um vírus no sistema. Um vírus não um hacker. Entendeu agora?

  58. Caro jornalista, acho que não foi só a china que escondeu informações não. Até o Carnaval tava tudo de boa. Acabou a festança o vírus apareceu como que por milagre. A china mentiu sim, mas está em curva decrescente. Só uma pergunta; NA CHINA TEVE CARNAVAL?

  59. Discordo desse posicionamento. A culpa da China não se discute. Ocorre q esse idiota (infelizmente) ocupa um cargo político, logo, espera-se no mínimo um pouco de inteligência diplomática. Esse comentário estúpido só teve a intenção de aparecer e manter eleitores. Estupidez pelo jeito é hereditária. Se estivesse realmente indignado com essas atrocidades chinesas que tome providências legais, perante a ONU, OMS, o que seja. E não jogar pra torcida.

    1. São muitas atrocidades chinesas. Um dia o povo dará um basta. Não vai demorar. Basta faltar comida. Eles irão a pé para Europa. Já ouvi muitos alemães comentarem isto. Obviamente não foi Daniel Marc Cohen Bendit.

  60. Bom artigo. A China é responsável sim pelo. aos no mundo. A comparação com Chernobyl é pertinente e foi bem utilizada. Triste é ver a imprensa e parcela dos políticos defendendo os interesses dos Chineses, ao invés dos interesses do povo brasileiro.

    1. é na internet que ele deveria ter acionado a responsabilidade da China? acordem! ele só queria aparecer....e não concluiu sozinho...copiou e colou de outro idiota! Acione a China nos orgãos competentes e não fique só fazendo média para os seus jumentos!

  61. O meu comentário está baseado na reportagem que considera os fatos publicados como verdadeiros com forte interrogação! Considero isso próprio dos COMUNISTAS emanado de seus sentimentos de perversidades. Eles e Hitler tem as mesmas caras. Perversos. Diante dos fatos as favas qualquer relação diplomática.

    1. O comentário dele é perfeito! Terão que chamar as meninas da Globo News para esse chilique que vc apontou. As do Antagonista não serão suficientes!

    1. Confie mais no teu bom senso. Muita gente está sendo hipnotizada pelas técnicas de Tavistok.

  62. Realmente o comentário foi fundamentado e prova concreta. Neste caso, tanto o deputado, como eu podemos tecer tais considerações, pois contra fatos concretos não tem o que discutir. Provado está que os países Comunistas escondem ou mascaram as verdades, depois quando revelado, fazem cara feia. Assumam suas responsabilidades que fica mais transparente.

    1. Já estou nessa empreitada há semanas, com muito pouco êxito..rs

  63. Ditaduras são perigosas. Ninguém lembra da proibição à imprensa de noticiar a epidemia de meningite meningocócica nos anos setenta pelo governo?

  64. A China não é a União Soviética e o comunismo por lá vai continuar, assim como o Bolsonaro vai ser reeleito com folga! Ah! e o Doria vai perder feio!!!!!

    1. Com certeza!!! Parabéns pela coragem, ainda mais sendo jornalista!

  65. Milhões de pessoas afetadas no mundo todo, incontável número de empresas falindo, dezenas de milhares morrerão, a economia mundial entrará em recessão, e a ONU calada. A China é boa compradora, não pode ser contrariada. Se esse vírus fosse originado no Brasil, já estariam pensando numa intervenção mundial aqui. Cambada de fdp covardes, canalhas, patifes.

  66. Excelente, Nardoch! Foi o texto mais coerente que li nos últimos dias. Não defendo o Eduardo Bolsonaro que acho mesmo um "bananinha", como, também, o 01 e o 02 que, com ele, formam o famoso grupo dos "três patetas". Votei no Bolsonaro e votaria novamente se ele fosse capaz de livrar-se desse tríplice apêndice supurado.

    1. Maravilhoso texto. pois o dedo na ferida e arregaçou. Hoje o mundo inteiro sabe de quem é a culpa desta pandemia. parabéns pela coragem. Deus te ilumine

  67. Quando as grandes multinacionais da eletro eletrônica exploram mão de obra escrava da população chinesa aí é uma maravilha, ninguém fala nada, vivem amontoados, sem uma condição digna de vida, com um regime comunista opressor que também ajuda explorar. Isso que o Eduardo falou foi apenas um plágio do que o Trump havia falado dias atrás. É parecido como o anti simetismo vicejou na Alemanha de Hitler. Uma boa maneira do Eduardo fazer algo positivo seria atacar os que destruiram o Rio de Janeiro

  68. Penso que a China declarou por sua irresponsabilidade seu início do fim do pressuposto Capitalismo... ótimo para o mundo em geral... começaremos por o fim a este consumo desenfreado de tolices que vão se tornando indispensáveis!!! Precisamos muito pouco para vivermos... mas não podemos dispensar o amor fraternal... a saúde nossa e da natureza a qual também pertencemos... o resto ê uma grande balela!!!

  69. No momento que li o que havia dito Eduardo Bolsonaro, concordei com ele. E eu sabia apenas o fato do médico chinês, que alertou para a existência do vírus e foi advertido pela polícia chinesa por espalhar mentiras. Conhecedora agora de outros fatos, que obviamente a mídia conhecia, apoio mais ainda as palavras de Eduardo. Por que a grande mídia considerou uma desfaçatez sua postura? Por que pedir desculpas ao povo chinês, se nunca o ofendeu? Ele só expressou a verdade.

  70. Seguindo o argumento desse artigo, no Brasil, a culpa é dos italianos, já que o primeiro caso veio da Itália e as autoridades lá demoraram a agir. E continuando a mesma linha de raciocínio, a culpa toda aqui é do Fabio Wajngarten - Chefe da Secom - que até ontem tinha contaminado 23 pessoas da comitiva presidencial. Não é hora de encontrar culpados e sim de nos unirmos contra um inimigo único e invisível. Se Crusoé não tiver mais capacidade de escolher articulistas cancelarei minha assinatura.

    1. Usando do mesmo pensamento analógico acima referido : Se a China - Partido chinês - tivesse comunicado seus primeiros casos do aparecimento do vírus, a Itália teria tempo para tomar providências sobre seus cidadãos vindos da China.

  71. Era necessário que mais pessoas lúcidas expussesem sua opinião. O governo Chinês priorizou sua economia em detrimento da Saúde dos Seus e todos que já morreram e vão morrer. A OMS foi e está sendo Omissa. Conivente com uma Ditadura

  72. Excelente post. Sempre bom refletirmos, sobretudo em vista de informações como essas, e não das desinformações que circulam a todo vapor.

  73. Esperar que o coronavírus seja o prenúncio da ditadura comunista na China lembra um pouco a fábula da praga do urubu magro lançada contra o cavalo gordo.

  74. MAS, como ex-candidato do papai ao mau elevado cargo diplomático de Embaixador do Brasil nos EUA, convenhamos que em matéria de diplomacia o cara é um desastrado elefante bebado dentro de uma loja de cristais...

  75. Talvez esse delay foi necessário pois iria na contra-mão da opinião do Sr papai Presidente, que dizia ser apenas uma "marolinha", "gripezinha", mas que agora torna-se fato até mesmo entre seus próximos.

  76. Que a China é um país comunista, de governo autoritário, de ditadores, e que essas nações não respeitam a opinião pública, não divulgam dados que por ventura indiquem um mal funcionamento governamental, disso sabemos todos e há muito tempo. O que não concordo é que agora, passados mais de 90 dias do início da contaminação, venha o Sr. Deputado, filho do Sr Presidente, escrever e publicar sua opinião a respeito do que é fato público e notório.

  77. alguém descontaminado na Crusoé sem chiliques sociopatas contra o clã Bolsonaro democraticamente exercendo cargos políticos. parabéns Leandro acertou no alvo

  78. O Povo Chinês merece todo o nosso apreço e respeito e também, acima de tudo, merecem "viver"! Coisa que o seu governo, coloca em segundo plano. Todavia, os regimes comunistas sofrem de um retardamento moral e humano - que beira ao "canibalismo de criancinhas", "a escravidão doméstica", "fuzilamentos sumários", "a perseguição de opositores", "o extermínio das minorias" - tudo isso pela manutenção do poder!Portanto, já passou da hora do mundo prestar mais atenção à China - sem medo e/ou demagogia!

  79. Há coisas que têm hora e lugar. Uma verdade mal colocada e inoportuna não contribui pra nada. Desnecessária. Aproveitar uma desgraça para escovar uma ideologia antagônica é oportunismo barato, que só se presta a tumultuar uma situação por si só tumultuada. Justificar tal posicionamento inconveniente ,para os dias que correm, é pura militância política.

    1. Por que será que após a cada epidemia e/ou pandemia a economia chinesa sai mais fortalecida? E, por que será que a origem dessas doenças tão letais tem um endereço certo, alguém saberia dizer aonde é? Bingo! Exatamente, é lá, isso, lá mesmo, na China! A morte do médico por covid-19 é real, sim e se não fosse por esse motivo, seria: "por atropelamento", "acidente de carro", "um assalto", "morte súbita", "uma overdose", enfim por qualquer motivo, sabe por quê? Porque o "sistema é bruto"!

  80. Obviamente este não e' e nem sera o ultimo vírus chinês. Sars, H1N1, vaca-louca, aviario, peste suina e por ainda vai. Ótima e corajosa reportagem. os comentaristas de Crusoé estão de parabéns, apenas estou achando o Mainard muito alienado. ???

  81. É um vírus Chinês . A mídia não tem força para destituir presidentes como antigamente. Aviso ao Antagonista Globo Veja e Folha . Consultem antes o povo da paulista e os caminhoneiros Tá ok ?

  82. Por reportagens como está que eu assino a Crusoé! Jornalismo sério, sem viés político e comprometido com a verdade. Quando todos só criticam, um jornalista se “levanta” para demonstrar, através de argumentos verdadeiros, que foram sim os chineses sim os culpados pela pandemia que o mundo está vivendo agora. Gostaria que aqueles que contestam essa reportagem, que o façam com argumentos, não com viés político.

  83. Contra fatos não há argumentos, simples assim! Eduardo não falou uma vírgula fora de contexto, expressou somente verdades. Parabéns pelo texto, muito esclarecedor! Não é promoção barata, mas válida: Bernardo Kuster postou vídeo no seu canal do YouTube e, também, foi muito esclarecedor, citando, inclusive, que já em 2007 existiam rumores de uma real vinda de um novo corona vírus, citação essa de revista científica com participação de cientistas chineses...

  84. Tanto Nerloch quanto o bananinha podem estar certos, mas estão errados. Parece uma incongruência, mas não é! Deixe-se para os historiadores pesquisarem de ondem vêm os males. De momento, o bananinha se esquece de que é Presidente da Comissçao de Relaççoes RExteriores (!!!!!!!!!) e que não caberia a ele acirrar um problema gravíssimo meio à algazarra em que se vive. O gabola do tal filósofo da Filadelfia deve estar radiante meio à tragédia que circula nesse palco onde nosso Diretor é incompetente

  85. Não se trata de covardia, trata-se de evitar criar problemas em meio a pandemia. Se depois que passar o mundo quiser crucificar a China, mas que o movimento seja liderado por órgãos internacionais. O Brasil não precisa desse tipo de bravatas. O único empenho q Bolsonaro e seus filhos deveriam ter é de conscientizar a população diante das recomendações de Mandetta.

  86. Leandro , como em tudo seu artigo tem visoes corretas , principalmente seu segundo paragrafo sobre as prioridades do momento de crise. Certamente ONU-OMS deveriam abrir investigação profunda sobre as origens e erros a serem evitados no futuro . Incomoda é o oportunismo inutil do Dep.-Filho quando há TANTAS iniciativas urgentes dos politicos para ajudar na minoração do COVID19 na saude fisica e financeira do povo do Brasil. EX: Cortar 50% todos gastos da União exceto Saude e Segurança 90 dias

  87. Até quando tem que dar razão porque Eduardo está correto o cara tem que que ressalvar que Eduardo estar certo é coisa rara. É duro ter que disfarçar o elogio para agradar o patrão.

  88. O problema do Eduardo é seu sobrenome, Bolsonaro. Como disse Mourão se fosse um Eduardo Ninguém, ou Eduardo da Silva, ou um Eduardo Bananinha, não teria problema ele dizer verdades. Eu, como sou um mero Antonio Bananinha posso dizer verdades sem ser massacrado. Esse vírus é o tipo de desgraça que os comunistas usam como instrumento para seu projeto de destruir para tomar o poder. Os inimigos internos derrotados e em desespero estão aproveitando ele como sua grande chance.

  89. Senhor Leandro.O seu comentário ascende uma pequena luz do verdadeiro jornalismo, hoje banido da nossa Pátria, onde militantes políticos e desclalificados destroem diariamente a ética. Parabéns

    1. palmas pra matéria jornalística e pro comentário, aprende Vera Magalhaes como dar a notícia sem fazer proselitismo político.

    1. Não faça isso, Guilherme! Fui um entusiasmado assinante do Antagonista/Crusoé. Estou decepcionado com a mudança brusca de postura. Contaminaram pela esgotosfera que tanto criticavam. Virou um Brasil247 da vida, caixa de ressonância da Folha e da Globo naquilo que elas tem de pior. Abrem para não assinantes para compensar a perda de leitores e tentar recuperar o que perderam. Infelizmente, infelizmente mesmo, perderam totalmente a credibilidade. Não sei se o Narloch continua depois dessa.

  90. Concordo plenamente com o texto. Sem contar que o embaixador chinês foi grosseiro e PREPOTENTE e como em todos os regimes totalitários, não gostam de assumir responsabilidades, sempre empregando manobras diversionistas e atacando os outros. Ora, esse embaixador chinês acha que o mundo é composto só de idiotas, se bem que aqui no Brasil, tem o Nhonho, o Batoré , Anastasia e os esquerdalhas de sempre que se apressaram em tirar vantagem política.

  91. Milhares de pessoas morrendo no mundo todo, um desastre econômico que pode matar muitos mais e até levar para uma convulsão social, e tem gente preocupada em melindrar o governo comunista da China que oprime seu povo? Depois de uma atitude criminosa, o embaixador de uma ditadura anda tem chiliques em nosso país? P Q P!

    1. O comunismo é o câncer do mundo com seus podres tentáculos tentando sufocar.

  92. Milhares de pessoas no mundo todo estão morrendo, vamos enfrentar uma tragedia econômica que pode matar muitos mais e criar uma convulsão social. E ficam com dedos sobre o melhor momento? Foi criminoso sim, e o partidão comunista ataca uma democracia para esconder o que fez. O que vivemos é um desastre humanitário sem precedentes.

  93. Eu concordo, em parte com a sua posição; mas só discordo, no sentido de que este era o pior momento para ele tecer este comentário; explico: 90% dos antibióticos produzidos no mundo são feitos na China, da mesma forma, lá são produzidos a maioria dos componentes utilizados em equipamentos de respiração e de medicina, em geral ; portanto, se eles resolverem cortar o fornecimento, nos ficaremos numa situação pior da que já estamos. A conta da China vai vir, via USA; aguarde e verá.

  94. Novamente, a falta de visão pragmática de alguns críticos fica demonstrada neste artigo. A preocupação com nosso futuro, como país, passa necessariamente pelas boas relações comerciais com a China. Quanto à ditadura da China, eles não conseguem criar um sistema democrático e liberal que consiga manter unido e ordeiro um país de continental, com dois mil dialetos e culturas diferentes, sem adotarem a rigidez imposta. O sistema democrático é conveniente para nós, ocidentais. Não para todo o mundo.

    1. Comunista também tem direito de se manisfestar numa democracia, muito embora só fale besteira, como demonstra o comentário.

    2. Mao Tsé Tung...foi esse cara que começou essa tradição, não? Qual era mesmo a ideologia política que ele defendia?

    3. É claro que é possível ter uma democracia em um país continental com 1 bilhão de habitantes e com diversos dialetos. Basta ver o caso da Índia. Essa conversa de que a China tem ser uma ditadura é papo furado, é uma escolha política.

    4. O Ocidente não se recorda, nesta hora, os períodos de fome por que passou a China, que os levou a comer tudo que encontrassem, criando, infelizmente, uma subcultura alimentar. Se algum vírus decorrer do hábito do nordestino faminto de comer calangos e roedores silvestres, seríamos objeto de preconceito no mundo civilizado.

  95. Parabéns pelo corajoso artigo, no qual não se denota pendência política alguma e muito menos manifestação oportunista barata em meio a esta grave pandemia. Exceção ao nosso atual jornalismo.

  96. Parabéns pelas colocações baseadas em fatos reais e que acabaram pela postagem muito mal colocada do filho estrambelhado de pai maluco, sendo desprezada a mensagem que por trás se queria passar, mas que acabou sendo usada para vitimizar toda uma população de inocentes chineses, que mais uma vez, foram usados como escudo da retórica....

  97. O interesse comercial não pode esconder o óbvio. A China fez uma merda gigantesca e deveria pagar caro por isso. Ditadura assassina, sim. Quanto à parceria comercial, quero ver de onde eles vão tirar comida para alimentar 1.5 bi de pessoas.

  98. Até posso concordar que o comentário do deputado esteja calcado em observações reais. Mas esqueceu-se ele de passar sua manifestação pelas três peneiras de Sócrates: a verdade, a bondade e a utilidade. Mesmo que seja verdade, levantar esse assunto, agora não é tempestivo e atua contra a utilidade da discussão da questão de transparência da ação de governos. Cada coisa a seu tempo. O apressado come cru.

  99. Continuando meu comentário sempre opto por produtos fabricados no Brasil com selo de qualidade e do Imetro, mesmo que mais caro. O custo de comprar um produto chinês mais barato não compensa.

  100. Há muito tempo que eu só compro produto fabricado na China se estiver distraído. São uns trapalhões em todos os aspectos, menos na vigilância e serviço de inteligência que monitora oposições e movimentos populares. O governo comunista maoísta causou a morte de 60 milhões com a sua política equivocada. O povo desenvolveu uma relação promíscua com animais e insetos por causa da fome, com sérios reflexos até hoje que acabou exportando para o mundo assim como seus produtos baratos e vagabundos.

    1. Nao compre nada, pois TUDO, HOJE, de qualquer qualidade tem componente feito na CHINA. DUVIDO QUE VOCÊ CONSIGA VIVER SEM OS PRODUTOS DA CHINA,

  101. Ou Eduardo está certo ou Jair está certo. Um dos dois está errado. Logo se Eduardo está certo, entao o virus é de extrema gravidade, ao comparar com outro evento de teve grande risco a saude como Chernobyl. Então Jair Bolsonaro está errado a dizer que é uma gripe e que tem muita histeria da midia. Vcs precisam escolher...não dá para apoiar os dois.

  102. Muito bom artigo.O Carlos falou o que estava engasgado na garganta de muitas pessoas.O governo chinês deveria pagar todos os prejuízos que vamos pagar por conta deste vírus.Parabéns pela matéria.

  103. De acordo com o Washington Post o presidente Donald Trump ignorou os relatórios das agências de inteligência dos EUA a partir de janeiro que alertaram sobre a escala e a intensidade do surto de coronavírus na China, informou o Washington Post na sexta-feira. Inteligência alertou Trump em janeiro e fevereiro, quando ele descartou a ameaça de coronavírus https://edition.cnn.com/2020/03/20/politics/us-intelligence-reports-trump-coronavirus/index.html

  104. Estão culpando a China por não ter avisado o mundo sobre o coronavirus (para o mundo ter tempo para se precaver contra o virus), ok, e o que falar do Trump e Bolsonaro que sabendo da existência do Coronavirus (e das mortes na China) por meses ficaram minimizando o problema e não tomaram as precauções necessárias?

  105. Pobre análise sobre um desastrado comentário do filho do "líder" que considera tudo "uma gripinha", mesmo após mais de dez mil mortes. Sabemos da irresponsabilidade chinesa em tratar do assunto desde o início, mas ninguém foi mais eficiente uma vez encarado o problema. Assim como seu pai - que sequer consegue colocar uma máscara e traz 23 infectados para se reunir com o líder americano - Eduardo tenta lançar cortinas de fumaça nacionais e internacionais para encobrir sua própria incompetência...

    1. Falar nem sempre é simples, principalmente depois de décadas de exposição a culturas de todos os continentes. Mas aprendi a ler políticos de todo mundo como se deve. Não são criaturas normais. Não são meros cidadãos preocupados com suas famílias. São capazes (não todos, claro) de usar meios odiosos para atingir seu fim, quase sempre com um discurso – esse sim - simplista na forma mas complexo no fim. Recomendo simplesmente assistir ao conjunto da sua obra. Nesse caso, a dos Bolsonaro é zero.

    2. Seu comentário é simples demais para um problema complexo, falar é fácil...

  106. Excelente artigo de Eduardo Bolsonaro? Sua intenção nunca foi dar informações sobre erros cometidos na China, quando surgiram os primeiros casos. Seu próprio Pai, Presidente do Brasil, está cometendo erros iguais ou piores - "Uma gripezinha qualquer!". Sua intenção era se mostrar alinhado com Trump e com o pensamento predominante na extrema direita de lá. Não nos cabe julgar a China e seu governo, ditadura ou não, ainda mais num momento como o que estamos vivendo. Só quiz holofotes. Conseguiu.

  107. Finalmente uma reportagem equilibrada que não tenta simplesmente desqualificar o Eduardo Bolsonaro. Realmente Ele tem razao. O governo chinês controbuiu para o Coronavirus virar pandemiam

  108. O artigo expõe a situação de maneira firme e equilibrada mostrando erros graves cometidos pelo PC Chines sem ter conotação de ataque barato.

  109. A CHINA É ABSOLUTAMENTE RESPONSÁVEL PELA HECATOMBE DO CORONAVÍRUS E O DEPUTADO SÓ NÃO DISSE AQUILO QUE TODOS TEMOS VONTADE DE DIZER,MAS NÃO TEMOS A MÍDIA: CHINA,VAI TOMAR NO C*!!!!

  110. Artigo correto. Desde janeiro acompanhei em jornais italianos a cagada do governo chinês, inclusive as acusações contra o médico de 34 anos que inicialmente alertou a todos sobre o risco do novo coronavirus. Caberá aos países cobrarem a conta - inclusive, financeiramente - do governo comunista da China.

  111. "Se o governo chinês tivesse agido três semanas antes o número de caso seria 95% menor". Ridícula essa afirmação, em se tratando de um vírus novo cuja patogenicidade e letalidade eram desconhecidas. E o nosso País, que teve tempo para se preparar, já com conhecimento de algumas características do vírus, porque não conseguiu conter a "gripezinha"? O Governo teve muito mais que três semanas para mostrar serviço e competência, mas deixou o vírus aterrizar por aqui e se espalhar.

  112. Narloch, pede aumento de dindin ao banqueiro da Empicus dono do grupo Antagonista. Sem ti, os veículos têm PT. E o zé mané aqui cancela assinatura combo anual.

  113. Eduardo Bolsonaro tem razão no que fala. Não gosto muito do seu estilo mas a China não é aquele país solidário e altruísta que o diplomata quer nos impingir goela abaixo! Basta voltar algumas décadas! A China de Mao, por exemplo! Uma ditadura comunista sangrenta e injusta! As autoridades chinesas erraram feio quando esconderam do resto do mundo um real e avassalador perigo! Isso é inconcebível!

  114. Os petralhas não aparecem neste momento, porque a verdade foi dita o comunismo aqui nestas nunca terá vez, o corvid 19, o PT, o PSOl, o PCB são da China.

  115. Ok, e o que falar do Trump e Bolsonaro que com o conhecimento do Coronavirus e das mortes na China minimizaram por meses o problema e não tomaram as precauções necessárias?

    1. Estão culpando a China por não ter avisado o mundo sobre o coronavirus (para o mundo ter tempo para se precaver contra o virus), ok, e o que falar do Trump e Bolsonaro que sabendo da existência do Coronavirus (e das mortes na China) por meses ficaram minimizando o problema e não tomaram as precauções necessárias? De acordo com a CNN o presidente Donald Trump ignorou os relatórios das agências de inteligência dos EUA a partir de janeiro que alertaram sobre a escala e a intensidade do surto de co

  116. Pois é, faltou coragem para muita gente colocar o dedo na ferida no PC chinês. São culpados pela pandemia do Coronavírus. Parabéns para o Deputado Eduardo Bolsonaro ter tirado a máscara desta canalhice de todo mundo ficar fazendo cara de paisagem, como nada estivesse acontecendo.

  117. Por isso assinei Crusoé e é isso que dela espero. Não quero uma mídia chapa branca pra chamar de minha. Quero a noticia isenta, sem tentativas de manipulações covardes...quero a verdade que outros, por covardia ou interesses espúrios, não quiseram publicar.

  118. Parabéns Narloch. Tenho uma certa birra com os desastrados filhos do presidente, mas desta vez o Eduardo está certo. Além do desastre promovido pela ditadura chinesa, também podemos acrescentar a tolerância com hábitos culinários e de higiene bárbaros e primitivos, o que tem acarretado milhares de mortos e uma terra devastada na economia mundial. A China devia pagar por isto igual a Alemanha nazista na segunda guerra. Deve ser denunciada em um tribunal internacional e pagar por sua culpa.

    1. Claro, deixe a turma roubar. Foi o que os Petralhas fizeram... A imprensa e a mídia comprada viu o trem passar e ficou calada pra não despertar os Isentões...

  119. Parabéns pela reportagem, vamos o mundo todo, sentir o quanto em nome do interesse comercial, não ver realmente a verdadeira China comunista.

  120. mais uma vez parabéns Narloch pela excelente análise ,mas a mídia a favor da corrupção e roubalheira fizer o maior massacre no comentário do Eduardo Bolsonaro.

  121. Enfim, alguém com neurônios na Crusoé para apontar a criminosa negligência e inegável culpa pela propagação do "VÍRUS DA CHINA", cuja pandemia já matou milhares de humanos; destruiu empresas (para a China comprá-las a preços vis) e negativou as Bolsas do mundo para dar azo à China se sobrepor economicamente às Nações de todo o Globo. Afinal, por que a resistência do país comunista no "apelido" do vírus? Não tivemos a "gripe espanhola" e o "vírus ebola" (rio na África)? NOJO DESSES VERMELHOS.

  122. Tomara que sim. Gostei da coragem de analisar os fatos mesmo que possa ser retaliados pelos colegas socialista cegos papagaios que repetem os colegas sem questionar.

    1. Também gostei, até parece quando Eduardo acerta, tá errado.

  123. Por mais que ele tenha razão, acho que ele não seria a pessoa certa pra fazer o comentário. Só fazem trapalhadas. Porque a Diplomacia não atuou antes, ou será que está atuando?

    1. Eduardo Bolsonaro foi, extremamente, estúpido! É totalmente inoportuno agredir, mesmo tendo uma parcela de razão, quem está na posição de poder ajudar positivamente na mitigação de uma crise dessas proporções. Se queria criticar, o que pode ser muito louvável, que esperasse a poeira baixar. Uma coisa certa, dita da forma e no momento inadequados virou uma burrice enorme.

  124. Ele estava certo, todo mundo sabe; mas e daí? Só piorou a situação, não ajudou nada, absolutamente nada. Puxou ao pai sem dúvida.

  125. Ufa !! Eu vivi para ver o Antogonista defender Eduardo Bolsonaro . Aproveitando o ensejo ja que tirei minha assintura da Crusoé. A Vera Magalhaes recebe $528 mil reais do Joao Doria, din heiro público meu amigos. Se publicar essa barbárie tem minha assinatura de volta. Ou será que o corporativismo vai falar mais alto. Aguardando.

    1. Bolsominium energúmeno, a esquerdinha ganha isto pelo CONTRATO TODO! Tem que dividir por 24 meses.

    2. quanta bobagem... não adianta condenar nenhum mensageiro. participe do debate, isso sim. o artigo é assinado, publicado pelo site. e não significa aprovar o contaminado pelo virus mental.

    3. Pegue o din din de sua assinatura e... Compre um boneco inflável de seu mito. Oco, como ele.

  126. Cara, tu tem tudo pra ser o próximo Olavo... A visão global, de uma claridade meridiana, um estadista nato. Parabéns PS: Á CRUSOÉ, melhor contratem o Reynaldo Azevedo. Pelo menos, ele é divertido...

  127. Concordo com você Romulo , a impressa covarde e sonegadora com a globo/Marinho, frustrada avança sobre o filho o tempo todo porque não consegui mais grana barata e incentivos sem escrúpulos como na época do PT e sua gangue. Globo , pisa na real, reconheça a tua derrota e decadência e tenta começar de novo com sua turma de come quieto.

  128. Enfim, alguém com neurônios na Crusoé, tem a coragem de acusar a China de negligência e superlativamente culpada por agir sub-repticiamente no controle/ propagação mundial do VÍRUS CHINÊS com o fito de matar milhares de humanos, quebrar propositadamente empresas (e depois comprá-las a preços vis) e interferir na economia mundial visando angariar poder econômico global. Ademais, porque não identificá-lo como "vírus chinês"? Não tivemos a "gripe espanhola" e o "vírus ebola" (rio na África)?

  129. No Brasil temos o péssimo hábito de aprovar ou desaprovar uma declaração, de acordo com a sua procedência. Se o fulano fala uma asneira mas, pertence ao meu "clubinho", ok, tudo certo. Caso contrário, pedra nele. Precisamos aprender a ouvir, ler e analisar. O Filho do presidente já falou um monte de bobagens mas, agora, acertou na mosca.

    1. É isso. Condenam o portador, não os fatos. Liberdade de expressão vale para uns , não para outros...

  130. Se depender da Europa, o Coronavírus não será o anúncio do fim da ditadura comunista chinesa. Quase toda a Europa se borra de medo da China. A China falando grosso, a Europa se avacalhando...

    1. Ops meu comentário foi publicado pesso desculpas a Crusoé.

  131. LEANDRO NARLOCH, PERFEITO, IRRETORQUÍVEL SEU TEXTO. O PRESIDENTE TEM FALADO E FEITO MUITAS BESTEIRAS, ASSIM COMO OS FILHOS. MAS NESTE PARTICULAR VOCE ESTÁ ABSOLUTAMENTE CORRETO.

  132. Cara se eu fosse chinês já teria ido embora do Brasil, imagina vc perder seu pai, mãe,tios por causa da irresponsabilidade de um país desses, o que vc faria? Perder a pessoa que vc mais ama nesse mundo por causa desses carniças.

  133. Apoio o E. Bolsonaro! Prefiro um deputado independente que fale a verdade frente a ditadura chinesa, que um polido e sofisticado que faz vista grossa da realidade, em nome da diplomacia, "mercado" e democracia! Acordem! PESSOAS ESTÃO MORRENDO!!! E o autoritarismo da China deve ser evidenciado SIM!!! Isso tudo poderia ter sido contido se não fosse a ganância e mentalidade criminosa dos chineses! Eles SIM, nos devem desculpas, no mínimo!!! deveriam bancar nossa conta inclusive!!!

  134. Apontar os erros alheios para encobrir os próprios! Quantas vezes já vimos esse script? Quantas vezes mais, até o barco afundar?

  135. O governo chinês admitiu, antes tarde do que nunca. Mas estaremos sempre sujeitos a pandemias originadas na China pela combinação de controle sanitário precário, hábitos alimentares exóticos e governo totalitário, cuja primeira reação é abafar os surtos. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/governo-chines-admite-ter-falhado-na-resposta-a-epidemia-do-novo-coronavirus.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa

  136. Que leitores não compreendam a natureza das relações diplomáticas, até dá para aceitar, mas tamanha ignorância por parte de um formador de opinião, aí já é demais. A China tem o mundo, principalmente os EUA, no Bolso. Nem Trump, que é um completo imbecil, e está, supostamente, em “guerra comercial” com a China, foi tão imprudente. Todo mundo sabe o que a China fez e não é por covardia que ninguém fala nada. Bananinha não foi corajoso, foi burro.

    1. Aberto, quem financia o déficit americano é a China. Pesquise quanto a China tem de reservas em dólar e títulos do tesouro americano. E faz um favor, não me faça mais gastar tempo e energia para compensar sua preguiça intelectual.

    2. Eduardo, o verdadeiro imbecil é você. O que vc sabe sobre os E.U.A? Seu nivé de informação equivale ao de uma ameba, A China tem os EUA no bolso? Nem como piada serve! Basta ele parar de comprar da China e veremos quem está no bolso de quem. Os chineses estavam morrendo de fome até se abrirem ao capitalismo. Nada, absolutamente nada que governos comunistas façam pode ser bom. Eles, com essa doutrina maldita, são os responsáveis por toda essa tragédia. Irão pagar muito caro por isso.

  137. concordo contigo, porém verdades não devem ser ditas em redes sociais. na verdade, o governo e seus aliados diretos deveriam inativar suas contas por total inabilidade em se comunicar através desse meio.

  138. O problema é que Dudu bananinha pensa que pode falar em nome do governo brasileiro. Por óbvio ele pode ter suas diarréias verbais quanto quiser, mas fala nome dele e ponto.

    1. Mistura as coisas não m e caro Mario. O Eduardo é tosco mesmo, fala de maneira igual a ele mas, ficar de dedos com os comunas por dinheiro entendo como ser corresponsável pela pandemia ou se prostituir. Se o mundo levantar a voz dizendo a verdade sobre este episódio, os comunas baixariam a bola e maus coisas boas viriam pir tabela. É justo a covardia de quem detém algum poder e voz qye alimenta Cuba, China, Coreia do Norte, Russia, Irã e outros.

  139. Pode ter sido. Mas o Eduardo Bolsonaro não é a pessoa adequada para fazer essas declarações. Deixe para o Rodrigo Silva e as tias e tios do zap compartilharem. Não precisamos de mais uma crise. Inábil, idiota como sempre! Eduardo não tem uma opinião sequer que não seja "colada" de outrem, e não é, como diz, "apenas um deputado"! É o filho do presidente, que coloca a ideologia à frente dos interesses do país.

  140. Leandro com as minhas mais sinceras vénias, a democracia não é pra todo povo, veja o caos no Oriente Médio provocado pela "primavera árabe", o que já era penoso, tornou-se o proprio inferno na terra, não sei qual é a melhor opção, mas, o mesmo modelo de governança, por mais que pareça ser o ideal, talvez não seja simplesmente factível, fazível, realizável, perdoe-me a redundância, mas o modelo americano, embora ideal e desejável, seja por demais utópico para alguns povos, infelizmente....

    1. O PR acabou de dizer que vai provavelmente ligar para o Xi Jinping para assegurar que não há qualquer estremecimento. Não afirmou, mas tudo indica que pedirá desculpas. Em algum momento as bravatas tinham mesmo que acabar. Economias são muito interdependentes e um pouco de respeito mútuo faz parte da boa convivência. Quem estiver insatisfeito que se mude para algum outro lugar. O PR não vai apoiar as insanidades nem do filho nem do jornalista nem dos bozominions que borbulham excitados por aqui.

  141. Vírus chinês, xingling, made in China!!! Quem tem dificuldade de reconhecer isso é burro, hipócrita ou tem algum interesse escuso por trás!!!

    1. Quem chamou o corona de vírus chinês foi o Trump. O certo é que esses virus são conhecidos dos anos 60. Hospedam-se em animais como cobras, camelos, morcegos, pangolins, etc, no MUNDO INTEIRO e podem migrar ao ser humano. Admite-se como hipótese provável a migração no mercado proibido de animais silvestres de Wuhan. Agora, simplesmente culpar os chineses por seus antigos costumes alimentares seria como culpar brasileiros por consumo de jacaré, cobra, javali, rã, capivara, içá, etc.

  142. A verdade está com o Deputado do Brasil, ou seja, com Eduardo Bolsonaro. Acontece que a ditadura da China não aceita e não quer reconhecer a verdade. Esses esquerdistas agem contra o próprio País, o que é um absurdo.

  143. Quero saber qual a prerrogativa dos VERMES, Maia e Alcolumbre, para pedir desculpas oficiais ao governo chinês? Se chamam Ernesto Araújo ou Jair Bolsonaro? No máximo poderiam comentar e sugerir que o Ministro ou o Presidente o fizessem. Se acham os donos do país. O que devem fazer não fazem. Que tal tirar o rabo da cadeira e destravar a Segunda Instancia, Nhonho? Ou instaurar a CPI da LavaToga, Batoré? Vocês dois não passam de CANALHAS aproveitadores da pior espécie . Que nojo vocês me dão!

  144. Puxa vida, Leandro. Você lavou a alma! Estava mais do que na hora de algum jornalista falar a verdade sobre o que a CORJA COMUNISTA é capaz de fazer. O governo chinês é sim o grande responsável por essa pandemia. Daí a reconhecer isso, é um passo gigantesco. De qualquer forma irão pagar pelo mal feito, cedo ou tarde. Alem do mais, o deputado deu sua opinião pessoal. Mas só por ser filho do Presidente a extrema imprensa caiu matando. Quanto aos dois vermes , Maia e Alcolumbre, comento a seguir.

  145. Contra fatos não há argumentos. Me admira algumas pessoas e repórteres recriminarem um deputado brasileiro de ter criticado a postura de um governo ditatorial que, por sua conduta, será responsável por milhares de mortes no mundo. Admiro o povo chinês, mas não a ditadura chinesa. Não admiro a família Bolsonaro, mas que ele disse a verdade isso é incontestável.

  146. Texto lúcido! Como diria Lacan: "o real se impõe". O Embaixador chinês pretender cercear e censurar a fala de um parlamentar brasileiro é absurdo e inaceitável. Mais absurdo ainda é o Maia se submeter e pedir desculpas! A explicação é simples! No Brasil vivemos uma democracia, as pessoas têm liberdade de expressão, até porque é verdade! Como diz Trump, o "vírus chinês" é de difícil controle e alta letalidade. Vamos ver se o Embaixador Chinês vai dar show e o Congresso vai se desculpar! Duvido.

    1. Ele aproveitou a oportunidade para endossar e não defender seu parlamentar, inveja porque só teve míseros 70mil votos.

  147. Então tá, agora seria prudente explicar o porquê do presidente caracterizar essa pandemia com histeria de jornalistas. Pelo visto, escondendo ou não, o governo chinês não alterou em nada a percepção do presidente quanto a gravidade do corona vírus . Também, pra nós aqui, o Eduardo Bolsonaro criticar ditadura, fica difícil, não é mesmo?

    1. Ao que me parece ele critica ditaduras efetivas. Vai ver como vivem lá em Beijim e adjacências. Não dá para comparar uma boa ditadura comunista com nenhuma pseudo ditadura da América Latina de anos atrás. Na pior das hipóteses, aqui a repressão aos extremistas de esquerda e guerrilheiros/terroristas ceifou a vida de, talvez, algumas centenas de comunistas ou inocentes úteis empurrados pelos profissionais formados nos tais países totalitários. Por lá, as matanças são de incontáveis contrários.

    1. Vc não poderia pedir ao dep. Nr.03 para que ele inicie uma ação do Brasil contra a China para julgamento no ICC?

  148. O problema não se está certo ou errado, é arrumar bate boca em um momento que deveríamos estar canalizando nossa energia para outro coisa. Ele apenas está replicando o que o Trump falou alguns dias atrás. É a famosa arrumada de chifre em cabeça de cavalo.

  149. Escandalosa não é a manifestação do Eduardo Bolsonaro, que no Brasil tem o direito constitucional de opinar, mas a atitude servil, covarde e oportunista do presidente da Câmara que se curva a uma ditadura, ele que tanto alardeia e gosta de dar lições de democracia. Por qué no te callas e fazes o que deverias fazer, trabalhar em favor do Brasil e da sua população?

  150. SOMOS UM PAÍS DE COVARDÕES. A China é uma ditadura comunista que coloca um milhão de pessoas da etnia Uygur em campos de concentração e persegue cristãos. Um governo maldito, e nós ficamos de 4 pra eles.

    1. Relações comerciais não implicam em concordar com ditaduras

    2. Simples, se queremos ser valentes, é só cortar as relações comerciais. Sugira isso ao PR. Em relações comerciais, quando um não quer, dois não se bicam.

  151. LEANDRO, MUITO OBRIGADA PELO EXCELENTE ARTIGO!!! Até que enfim, um jornalista corajoso no meio dessa classe com esquerdismo dominante que insiste na condenação do do que diverge de sua doutrina devastadora. Faltou falar sobre a atitude agressiva e insultuosa do Embaixador da China no Brasil ao Presidente da República, simplesmente por ser pai do deputado que emitiu sua opinião que converge com a de muitos no mundo, aqueles que não querem esconder o óbvio.

    1. Como disse o nosso ministro, o embaixador chinês precisa se retratar ao atacar o Brasil.

  152. !! Não entendo ! Como ex-maoista, agora de 66 anos, apoio toda primeira parte que Vossa Senhoria escreveu, mas não a segunda parte, omitida: nosso sr. presidente não adotou exatamente a mesma postura do chefão do Partido Comunista chinês: tudo invenção. Está dito!! Acha que seus leitores têm crânio vazio? Como pode? Nenhum dos dois chefes de Estado lograram impor-se à realidade. É de chorar, Vossa Senhoria me fazer perder tempo de ler! Mas de erros alheios aprende-se como V.S. cita.

    1. Conversa fiada de robô não me interessa. Interessa-me se o autor tem resposta. Novamente: muito simples.

    2. Robô - V. S caiu na cilada! Fui eleitor da Bolsa e agora vejo que a postura dos 2 "chefes" é igual. E agora: livre-se da rede em que se envolveu :) Pobrezinho, principalmente nas alturas.

    3. Ex-maoista é como alguém com dano cerebral. Nunca mais recupera, ficam sequelas para sempre.

  153. Interessante que o jornalista se apoia num estudo cuja autoria nem menciona. Muito pouco profissional. Talvez seja aquele estudo feito pela Universidade de Southampton, cujo propósito não foi aquele usado pelo jornalista de culpar a China. O estudo visava demonstrar a extrema sensibilidade da propagação do vírus quanto à rapidez da reação das autoridades. Acaba concluindo, q se a China não tivesse agido no momento em que agiu, mas apenas três semanas após, o problema teria sido 18 vezes maior.

  154. Num primeiro momento achei mais uma asneira e falta de equilíbrio do Eduardo, mas agora penso que ele pode ter razão sim, só não sei se foi o momento oportuno....

    1. E ele tem razão. Só não é bom em se expressar assim como o pai. Mas isto não anula a verdade.

  155. Magnífico, direto e sem rodeios, encarou os fatos de frente. A China deve ser punida com sanções e todo o tipo de boicote, e cabe aos governos cujas populações foram lesadas pela conduta irresponsável dessa ditadura fazerem isso. Vai sair sair caro em um primeiro momento, mas caso contrário, o preço a ser pago no longo prazo seria múltiplas vezes maior.

    1. Mario, seu argumento é inaplicável nas conjunturas das discussões aqui. O Mateus deu sua opinião. Se aplicar este seu raciocínio contra você mesmo, vai ver que não pode mais escrever muita coisa.

    2. Caro Mateus, se vc acredita que a China deve ser punida, seria interessante vc dizer exatamente como isso deveria ser feito e depois também mobilizar os agentes públicos para alcançar esse objetivo. Fico aqui na expectativa de vê-lo agir de acordo e muito sucesso na sua empreitada.

  156. eu estava na italia em 86. se ñ fosse pela ajuda ................dos Alpes!!! a nuve toxica teria chegado em toda a Pianura Padana ate´Milão onde eu morava ( pqp !!!). e agora de novo! e quem mora la e´meu filho e meus netos ! vc. pergunta : MAS QUE POSTURA COVARDE E´ESSSA? E´a postura dos servilistas!!! PECUNIA NON OLET !!!! (PQP e tenho direito !)

  157. Enquanto o mundo mais sério e a OMS vão identificando meios para atenuar os danos da doença Covid19 surgida em Wuhan a partir de um vírus que não é novo, aqui nessa banânia parece que o foco é jogar pedras na geni. Exatamente como o lula fazia, dizendo que tudo é culpa dos outros. Nem percebem a semelhança. Tem jornalistas que embarcam nessa canoa arrastando um monte de ignorantes para as bravatas figadais, tem os mais sérios que se preocupam como ajudar a solucionar esse problema letal.

    1. Oi Maria, o problema é que assuntos dessa magnitude são tratados por instâncias diplomáticas encarregadas disso, e não por deputados que incidentalmente podem estar representando a voz do pai que é PR. Por isso, apoiar o nr.03 a culpar a China em voz alta é mais ou menos como deixar que seu filho de 5 anos diga para sua vizinha, em voz alta, na frente dos outros vizinhos, que vc a chamou de vagabhunda. Pode até ser verdade, mas relações civilizadas tem protocolos de conduta.

    2. Não sei porque dizer a verdade é uma coisa ruim, mesmo em tempos difíceis. A China é responsável pela pandemia de CV porque OCULTOU o vírus. Fato! Temos que nos isolar e fazer tudo ao nosso alcance para que dias melhores cheguem mais rapidamente. Mas as negligência da ditadura comunista chinesa tem que ser apontada.

  158. Comunistas e esquerdistas em geral sempre distorcem os fatos, para adequá-los ao seu discurso vitimista e raivoso. É o caso do embaixador, em relação ao coronavírus chinês e a suposta ofensa ao povo daquele país e, há poucos dias. o mimimi de que as manifestações de 15/03 seriam contra o Congresso e contra o STF, quando, na verdade, eram de apoio ao PR contra vigaristas aboletados naqueles Poderes.

  159. Excelente, continue escrevendo dessa maneira que aos poucos mostrará aos esquerdistas e alarmistas que a verdade sempre prevalece, e que os chineses deixem de comer ratos, baratas, morcegos , cachorros e outras merdas mais!

  160. Bah. Finalmente alguém que teve culhão para dizer o óbvio. O mundo ainda vai apresentar essa fatura para a China. Deixa baixar a poeira. O Erro do Eduardo foi ter saido na frente aqui no Brasil.

  161. Artigo com conteúdo e argumentos perfeitos! Eduardo Bolsonaro expôs a realidade que o Embaixador rebateu para cumprir tabela! O planeta sabe que o autoritarismo comunista chinês impediu na marra que o vírus fosse contido, punindo médicos e jornalistas que o divulgaram. E o mundo inteiro está sofrendo as consequências! E vem o Maia-Botafogo arrastar a bunda para os chineses, pedindo desculpas em nome do Brasil. Rodrigo Botafogo Maia não me representa nem a maioria dos brasileiros inteligentes!

  162. Parabéns pela postura. Numa grade de elementos estudados sobre a crise, um deles certamente inclui a responsabilidade dos ditadores chineses. Aqui no Brasil, a Globo esqueceu de criticar governadores e prefeitos que demoraram a perceber que têm responsabilidades e podem agir. Já pensou se fôssemos governados por jornalistas? Hoje dependemos muito da ciência e de gente treinada em combater crises graves.

  163. excelente artigo. Não tenho nenhuma simpatia com o deputado, mas concordo inteiramente com a linha de raciocínio do articulista. E desta forma, condeno veementemente o oportunismo barato do presidente da Câmara dos Deputados, o sempre incoerente Rodrigo Maia. Basta. Coragem Leandro.

    1. Veja só. Também não gosto do primeiro pelo seu oportunismo e do segundo por ser um investigado da lava-jato presidindo a legislação brasileira. Mas ajudar a acalmar o besteirol propagado pelo 03 para não entrar em conflito com um parceiro comercial importante, é certamente uma forma, ainda que incorreta, de salvar um pouco o dano causado, na ausência de um omisso PR que deixou seu ministro acirrar ainda mais essa contenda de baixo nível. Esse episódio é pior que o do "anão diplomático" do pt.

  164. Perfeito. Medo de dar nomes aos bois? E essa mídia porca que temos aqui, totalmente engajada em destruir o governo, lambendo botas dos chineses... Ridículos, eles e a escumalha política deste país. Assino embaixo.

  165. A esquerda é cheia de pessoas de mente "aberta", mas de pensamento único. Gripe aviária, gripe suína que afetaram humanos saíram da China, com sua política de "livre pensamento da Ditadura", ou seja, é livre para falar e pensar, desde que seja o que o governo mande pensar e falar.

  166. Excelente texto. Até agora não havia lido algo tão esclarecedor sobre a origem do coronavírus. É isso q dá atribuir poder quase absoluto ao estado: censura, repressão, negligência e mentiras oficiais. Praga maior q o vírus é o socialismo

  167. FINALMENTE, UMA BELO ARTIGO, JA PENSAVA EM CANCELAR A MINHA ASSINATURA, MAIS AGORA VOU REPENSAR UM POUCO, ACRIDITO QUE A REVISTA AINDA POSSA VIM A TER VERGONHA NA CARRA

    1. Eu não gosto de teorias da conspiração, mas suspeito que toda a vez que o os bozominions ficam irritados com a revista, colocam esse jornalista para falar exatamente o contrário, exatamente o que querem ouvir. Ou é isso ou esse jornalista é mesmo muito limitado. De qualquer forma isso sempre acalma o gado que acaba permanecendo na assinatura.

    2. Estava pensando o mesmo. Agora vou dar um tempo para ver como a revista se comporta e depois decidir pelo cancelamento ou não.

  168. Muito esclarecedor seu texto Leandro ! Sabendo que se a China não tivesse sido covarde e que 95% do estrago seria evitado era hora de cobrar dela a conta que está custando tanto sofrimento e mortes ao resto do mundo ! Medonha a situação !

  169. A gente também pode levantar uma lista dos passos que o governo toma para acobertar os surtos de doenças endêmicas no "livre Brasil", que só acabam escancaradas na imprensa quando se perde o controle, como zika, sarampo, febre amarela, dengue, etc. Antes disso, há subnotificação proposital por governos, secretarias, etc. Ninguém nega que o governo chinês errou no começo, nem ele próprio, e também não reclamou com nenhum outro país que apontou isso. O problema é a bravata ideológica manjada.

  170. Eu fico indignado. Políticos e Jornalistas, preferem criticar Eduardo Bolsonaro, que apenas opinou sobre uma realidade. A verdade, a dignidade, os princípios éticos tudo e jogado fora em função de um pseudo risco comercial. A própria dignidade do País e jogada ao chão, enquanto "lideres" do parlamento pedem desculpas e se arrastam aos pés dos chineses. E ridículo, para não dizer nojento.

  171. Finalmente, um artigo decente na Crusoé. Perfeito!! As ditaduras sempre mataram e continuam matando mundo afora; a chinesa não é diferente de nenhuma outra.

  172. Ainda temos resquícios fortes do politicamente correto. São pessoas como o deputado que nos ajuda a nos livrar dessa praga mais rapidamente. Valeu 03.

    1. Relações internacionais não tem nada a haver com politicamente correto. Quando vc entra numa relação internacional qualquer, vc precisa de um árbitro para dirimir disputas. Ou esse árbitro é uma instituição internacional já existente ou as partes criam uma jurisdição específica. Problemas dessa ordem não se tratam com tuítes unilaterais por quem sequer conhece uma única linha dos tratados correspondentes.

  173. De fato não é o que ele disse mas a forma para variar. Mas há que se aprofundar nessas questões. O que acontece na China que volta e meia aparece um novo vírus ainda mais devastador? Seria o excesso de poluição, itens da alimentação sem a devida vigilância sanitária, experiências científicas fora do padrão de segurança? Essas coisas precisam ser investigadas e o governo da China ser consciente para propiciar essa apuração em conjunto com outros organismos científicos internacionais.

    1. Muito bem colocado, na minha opinião. Trata-se de uma questão, a meu ver, para ser conduzida por foros internacionais e não por gente sedenta de atenção, surfando e capitalizando sobre a ignorância de uma claque completamente ignorante no assunto.

  174. Entendo um mínimo de relações internacionais. Mas esses jornalistas da nova geração que não leram muito mais que gibis e fatos isolados, se dão ao direito de se julgarem tribunais internacionais. Arautos do certo e errado. Julgam com o fígado culturas milenares sobre as quais não conhecem absolutamente nada. Julgam do ponto de vista de seus umbigos, da sua cultura quase inexistente. A primeira regra quando vc mantém relações comerciais com outra cultura, é a da não ingerência recíproca.

    1. Não Jorge, certamente ele não agiu corretamente. Mas nessa guerra de imbecis quem tem mais a perder é o Brasil. Se fosse inteligente teria percebido.

    2. E esse embaixador tresloucado da China? Agiu diplomaticamente? Ele não deveria respeitar o Brasil?

  175. Parabéns Leandro! Não seguiu a manada que saiu criticando o texto do deputado, só por ele ter o sobrenome Bolsonaro. Sempre a esquerda agindo dessa forma, se fazendo de vítima de uma atitude abjeta que não ocorreu. A ditadura chinesa é sim um dos maiores culpados pela disseminação desenfreada do vírus, no desespero de precisar mostrar que, nos "paraísos" comunistas, não existem calamidades.

  176. Continuo achando imprudente a manifestação do deputado. Acho que a China tem sua culpa, mas diplomacia é para profissionais. Quantas zilhões de vezes o Brasil ficou calado para ações arbitrárias dos EUA, principalmente no regime militar? É fato que o Brasil precisa mudar em muitas coisas, mas prudência é relevante, principalmente nas relações internacionais com grandes potências.

    1. Perfeito. Se vc não estiver de acordo com o que seu parceiro faz, achando que é prejudicado, encerre as relações comerciais. Ou procure um foro internacional para discutir os problemas que lhe pareçam justos. Sair tuitanto contra um grande parceiro que é aquele que garante a comida no prato do brasileiro, agindo como se fosse um tribunal de justiça internacional é de uma infantilidade completa. A continuar com esse tipo de postura, nosso acordo comercial com a UE também não vai sair.

  177. Enquanto os chineses comerem girinos e tomarem sopa de morcegos além de muitos outros alimentos exóticos, por falta do que comer, o mundo correrá esse grande risco. Tem gente que esquece quantas centenas de milhares de chineses foram mortos pelo comunismo chines, que fiquem se matando por lá e não venham para cá.

  178. Será que o Eduardo, em nome da verdade, também irá reconhecer que o pai só parou de negar os fatos, quando até crianças escolares ja recebiam orientações básicas sobre a pandemia? Ele pega carona na tragedia mundial para fazer o velho jogo político. A postura do governo chinês certamente vai ser exposta em todos os mínimos detalhes pelos cientistas, não agora, quando lutam por vidas e ainda nem enterramos os mortos.

    1. A imprensa também tem que entender melhor o seu papel. Em um programa de TV, quando o debate era sobre a pandemia e os repórteres focavam nas trapalhadas do Bolsonaro, surgiu a voz lúcida do Fernando Gabeira dizendo tinha sido chamado para um debate sobre o coronavírus e levantou questões relevantes sobre como se conduzir daqui pra frente.

    1. A imprensa esqueceu como tudo começou? varios artigos foram feitos sobre a causa, as prisões , a falta de informação proposital do governo chines, quantas vidas poderiam ser poupadas, mas não isso não interessa para essa cambada de 'jornalistas", eta raça tendenciosa e despreparada!!!!!!

  179. Perfeita seu posicionamento Leandro, políticos covardes que nao assumem uma postura verídica da atual humilhação que estamos passando, mais uma vez vamos ter quer engolir uma mentira do jugo chinês!!!!!!!!!!!!!!!!!

  180. Em tempos de politicamente correto, a declaração do Eduardo e essa analise lúcida e racional são um alívio no combate à essa ideologia nefasta e assassina do comunismo. Só PSOL,PT e asseclas pra se posicionar contra.

  181. Dudu Bolsonaro está certo, mas é desonesto e imaturo. A ciência mostrou que o vírus não foi fabricado e o histórico da epidemia mostra que ele evoluiu na China. Mas omitiu que o papai foi tão irresponsável quanto o ditador chinês.

    1. Caros amigos ! Desonesto é o Congresso Nacional que se ajoelham diante do Julgo Econômico da CHINA. Como parlamentar que é ele tem que falar sim,como cidadão tambem pode falar. A imprensa e a trupe de HIPOCRITAS ficam de quatro , são oportunistas e demagogos. Países comunistas manipulam os dados sim. Meu apoio a Eduardo Bolsonaro

  182. O IRRESPONSAVEL GOVERNO COMUNISTA CHINES É O RESPONSAVEL PELA PANDEMIA !! EDUARDO BOLSONARO ESTÁ CERTISSIMO EM TER ESCANCARADO ISTO NA IMPRENSA. !!!

  183. Ufa! enfim uma matéria sensata e fundamentada... Aprenda Diogo! ao invés de espalhar pânico seja um jornalista investigativo! muitas palmas 👏👏👏

  184. Fico aqui pensando se esse virus mental que acometeu o Eduardo teria acometido tbem o jornalista Leandro Narloch. É só um pensamento.

  185. Cuidado Leandro, Depois dessa sua opinião, temo por sua permanência nesta revista. muito boa observação em seu artigo conflitando com as demais opiniões de seus colegas.

  186. Acho sua análise equivocada. É preciso considerar o histórico das manifestações do Deputado, que vez por outra agride a democracia e faz apologias a regimes ditatoriais. O contexto da postagem, onde o pai insinuou que essa crise tem interesses econômicos. Afinal de contas, se essa pandemia é uma fantasia, toda crítica externada pelo Deputado não tem nenhum sentido.

    1. Volto a repetir se o Coronavírus é uma fantasia, não há razão para criticar a China. Maluquice é ver idiotas seguindo uma família de idiotas.

  187. Até que enfim alguém também consegue ver que apesar de todas a insensatez do deputado ele falou a VERDADE que ninguém ousou até agora !!

  188. Finalmente um texto com visão reta dos acontecimentos. Com a elevação da China como potência as pessoas esqueceram que o regime comunista adotado (com milhares de mortos, muito superior ao Corona virus) continua restringindo a.vida de seus cidadãos e manipulando os fatos e verdades.

  189. A resposta da embaixada chinesa de que quem os “incomoda” dá um tiro no pé, evidencia que eles farão qualquer coisa para serem supremos. Quem sabe este caos todo não seja uma retaliação ao embargo americano? Quem sabe, não seja para tirar Trumps, Bolsonaros, etc?

  190. Acostumem-se! As imposições nao srao mais raras! Ja estao usando o poder do dinheiro para comprsr complacencia e otras cositas mas!

  191. É isso aí. PHODA-SE a China. Governo comunista e ditador sempre provocando a morte de milhares. VTNC Sr embaixador com todo respeito coronal.

    1. Isto não é uma "reportagem". É uma coluna. Na seção de opinião. O texto é muito bom, mas o Leandro Narloch não é um repórter. Se a gente quer criticar e exigir mais da imprensa, precisa aprender o básico. "Reportagem" é o que vem lá no começo da revista, nas matérias em que repórteres apuram fatos e os reportam. Aqui, é a seção de opinião. Aqui, o sujeito é pago para dizer o que ele mesmo pensa. Enfim, remunerado para ser parcial, não "isento". E o Leandro Narloch é deliciosamente parcial.

  192. O melhor seria que o tal embaixador chinês fosse gentilmente convidado a deixar o nosso país, com um recado ao seu regime comunista: no Brasil as pessoas são livres para se manifestarem!

  193. Eduardo Bolsonaro tem o direito de como qualquer cidadão expressar livremente suas idéias. E como diz o ditado " Quem diz a verdade não merece castjgo"

  194. Concordo. Estava sedenta por um texto que descrevesse a verdade. O nome do vírus é ‘vírus chinês’’. Se Chernobyl não serviu de lição heis aí um novo corretivo.

    1. jente si o vírus nasceu na china e chines fim de papo manda esse embaixador catar coquinho pra nao ter que mandar tomar ......

  195. Leandro , parabéns pela sua coerência e coragem ao expor em seu editorial a covardia e o corona vírus que temos em nosso país nós setores legislativo , judiciário e infiltrados no executivo. Parabéns!

  196. Leandro Narloch, você disse tudo e lavou minha alma, como a se dizia antigamente. De forma servil e abjeta muitos se rebaixaram para defender esse embaixador chinês puxa saco de seus chefões comunistas. Tudo para atacar o Presidente da República, da NOSSA República! Deviam cobrar cachê, afinal nem as prostitutas trabalham de graça!

    1. Mas há jeito de rodrigo maia, davi alcoollumbre se rebaixarem mais da posição em que estão?

  197. Estou até estranhando a Crusoe desta semana, o Mainardi não acusou o Bolsonaro de mais nenhum crime hediondo, e esta reportagem dando, merecidamente, apoio ao Eduardo Bolsonaro por recriminar a ditadura Chinesa.

    1. Hoje o certo está errado, e o errado está certo. E não se sabe mais quem está certo. Falar verdade é perigosoooo! Até quando catilina! Pensem bem, a coisa está preta, este covid-19 parece até que é coisa do capeta. Mas vamos sair desta, vamos cumprir , quase, todas as recomendações das autoridades é ver o que acontece.

    2. Estou de pleno acordo com sua posição, Márcia. Estou com o Antagonista e a Crusoé desde o nascimento e com Mainard e Sabino perdi a data. Tb não tenho vagabundo de estimação e nem financio imprensa chapa branca. Sucesso e obg as publicações.

    3. A Crusoé não é da família Bolsonaro, chapa branca que esconde os erros e mente como fazem as revistas da petralhada. Estou aqui por isto, não tenho político de estimação nem rezo sobre a cartilha de ninguém.

    4. Márcia, não é o que a gente vê no "Diário". A coisa está escandalosa, até as fotografias do Presidente são manipuladas. O Diogo e o Mário são pessoas honestas, mas estão deturpando a lição do Ivan Lessa de tratar todos a tapas e pontapés. Entregaram a redação a idiotas que sofreram lavagem cerebral nas faculdades de jornalismo e o resultado é essa coisa grotesca que estamos vendo.

    5. A Crusoé sempre foi o que é, talvez o estranho seja você,rsrs.

    1. Sou bolsonarista e vou cancelar minha assinatura. Mas enquanto isso vou ficar aqui denunciando a imbecilidade e a falta de caráter de gente como você.

    2. kkkk não sou bolsonarista vou cancelar minha assinatura kkkkkk

Mais notícias
Assine
TOPO