Marcos Corrêa/PRBolsonaro elevou o tom em videoconferência com governadores do Sudeste marcada pelo embate com João Doria

Aposta de alto risco

Ao questionar a quarentena, Jair Bolsonaro confronta o Congresso, os governadores e põe seu poder e sua capacidade de liderança à prova
27.03.20

Jair Bolsonaro decidiu fazer uma aposta nesta semana. Em meio à pandemia do novo coronavírus, definiu um lado e despejou todas as suas fichas nele. Numa espécie de “all-in”, colocou seu futuro político na mesa. Como ficou claro em pronunciamento na noite de terça-feira, 24, em que exortou a população a sair da quarentena e voltar à normalidade, depois de classificar mais uma vez a doença que devasta o mundo como um “resfriadinho”, o presidente tenta empurrar para os governadores o ônus da inevitável desaceleração econômica provocada pela restrição à circulação de pessoas. Se, mais adiante, as medidas de contenção derem certo, mesmo que as tenha encampado timidamente, Bolsonaro aposta que também colherá os louros do triunfo, pois independentemente dos caminhos e descaminhos trilhados até aqui, terá sido ele, no exercício do mandato de presidente da República, o responsável por enfrentar e debelar uma crise de proporção global. A questão é que, se houver contaminação em massa, somada ao colapso do sistema de saúde, a mortes a granel e a um dramático cenário econômico, seu próprio destino estará sob risco. Daí o grau de altíssima periculosidade da cartada.

Se é óbvio que a economia precisa ser preservada, também é evidente que o sistema de saúde não pode entrar em parafuso quando vidas dos brasileiros estão em jogo. A julgar pelo que acontece em países que estão bem à frente do nosso na curva de contaminação, a melhor receita até agora tem sido manter o máximo de pessoas em casa num primeiro momento, ao mesmo tempo que se expande a capacidade das emergências hospitalares e se investe na testagem do maior número de cidadãos. O efeito de ações como o fechamento do comércio já é trágico, mas os países mais afetados ensinam que o melhor é aguardar o pico de contágio – o que ainda não ocorreu no Brasil – para sopesar, mais adiante, as vantagens sanitárias e econômicas de um relaxamento do isolamento social. Os governadores resolveram adotar o protocolo proposto pelos especialistas. O presidente, por sua vez, partiu para lógica do “libera-geral” – e, em consequência, do confronto político.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMandetta (à dir) não se indispõe com Bolsonaro para evitar uma crise na crise
Outro risco embutido nessa estratégia é o de ficar isolado politicamente ou de ele mesmo se impor um autoisolamento, que foi exatamente o que aconteceu ao longo da semana. Sem partido, em rota de colisão do governadores e assistindo quase que impassível à deserção de aliados, como a deputada Janaína Paschoal e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Bolsonaro passou a se apoiar cada vez mais na ala mais radical do bolsonarismo e no eleitorado que ainda lhe presta fidelidade. Internamente, até mesmo os militares já se entreolham com semblantes de preocupação. Integrantes da ala fardada fizeram questão de se dissociar, por exemplo, do pronunciamento de terça-feira do presidente. Não pelo conteúdo em si, porque muitos oficiais-generais até concordam que é preciso balancear os efeitos econômicos da crise e o risco à saúde da população. Mas pela forma. No mesmo dia em que o presidente foi à TV, o comandante do Exército, general Edson Pujol, adotou um tom bem mais olímpico. Em vídeo enviado à corporação, disse que a crise do coronavírus “talvez seja a missão mais importante de nossa geração”. “Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros. O momento é de cuidado e de prevenção, mas também de muita ação por parte do Exército brasileiro”, afirmou.

A relação com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também já não é mais a mesma. Mesmo contrariado por defender o isolamento social e não o vertical pregado pelo presidente, que valeria só para idosos e grupos de risco, Mandetta, aos olhos do público, se enquadrou. O ministro, em entrevista coletiva, tentou não se indispor com Bolsonaro, equilibrando-se no limite da sua responsabilidade, sem incorrer na insubordinação ao mandatário do país. Mas exigiu o que chamou nos bastidores de “controle da estratégia” das ações de combate ao novo coronavírus. O ministro age com cuidado para não criar mais uma crise dentro da crise. Aliados e até parentes o aconselharam a pedir demissão, mas Mandetta tem dito a auxiliares que não pretende abandonar o barco em meio à tormenta. “Ele tem senso de responsabilidade e não pedirá demissão para ser substituído por um pau mandado de Bolsonaro, que poderá botar a perder todo o trabalho feito até agora”, disse a Crusoé um interlocutor do ministro.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéPronunciamento do presidente na TV teve o dedo de Carlos Bolsonaro
Enquanto coleciona rusgas com governadores e a cúpula do Congresso, Bolsonaro fortalece a musculatura do grupo mais restrito e ao mesmo tempo mais beligerante do governo: o núcleo ideológico comandado por seu filho 02, o vereador Carlos, que produz munição pesada para as redes sociais e, agora, também oferece conteúdos para pronunciamentos do presidente, como o da noite de terça. Até antes de a declaração ir ao ar, a aposta de assessores e da ala militar do governo era de que o presidente seguiria o tom de conciliação adotado em reunião com governadores do Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste e pregaria a união nacional no combate à doença. Era o que estava combinado. Até Carluxo entrar em campo – e de sola.

Segundo fontes do governo, a ausência da cúpula da Secretaria Especial de Comunicação — o secretário Fabio Wajngarten e o seu adjunto, Samy Lieberman, tiveram de entrar em quarentena após contraírem o novo coronavírus — deixou um vácuo de poder logo preenchido pelo 02, que perambulava cabisbaixo pelo Palácio do Planalto antes da eclosão da pandemia. O quadro mudou radicalmente a partir de então. Carluxo, na última semana, não só deu tintas fortes ao pronunciamento do presidente, como participou ativamente de três das cinco teleconferências com representantes dos estados na segunda-feira, 23, e na terça-feira, 24. O 02 também marcou presença na reunião entre Bolsonaro e ministros, na tarde de quarta.

Um alento em tempos de calamidade é que, enquanto o presidente prefere ouvir o grupo que o encoraja a pintar-se para a guerra político-ideológica, uma batalha mais importante vem sendo travada por integrantes do chamado gabinete de crise do Planalto: a destinada a mitigar os efeitos da disseminação do vírus que assola nações no mundo inteiro. O grupo está sob a batuta do ministro da Casa Civil, o general Walter Braga Netto. São eles que tocam as reuniões diárias, em geral às 10 horas, com executivos de todos os ministérios envolvidos nas ações contra a epidemia e atualizam Bolsonaro sobre o avanço da doença pelo país. Os especialistas dizem que os próximos dias serão determinantes para a definição da evolução da doença no Brasil. Aos brasileiros resta esperar que as autoridades à frente da guerra — seja o presidente, sejam os governadores, sejam os congressistas — tomem decisões acertadas. A despeito das diferenças políticas entre elas, a gravidade do momento pede que ajam guiadas pelo interesse comum, e não por suas conveniências eleitorais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Êeeiiiita turminha loca esta do Bolsonaro. Toda vez que abre a boca pior fica!!! Continuando assim, podem anotar, não chega ao final do mandato!

  2. Acho insensato ir contra as medidas restritivas para evitar contagio. O jovem contaminado devera ser multiplicador de casos pela comunidade e na sua família. Ai as mortes vao se multiplicar .

    1. Excelente a foto-ilustração da matéria. Faz pensar por onde mais e a quantas anda este dedo abominável.

  3. o presidente tem demonstrado ser um grande líder. Para ele o mais importante é proteger a saúde dos brasileiros mas também fazer tudo para o país não quebrar evitando o terrível sofrimento dos brasileiros principalmente os mais pobres. O Brasil tem caracteristicas especiais e muito diferentes da Europa. Ir contra orientações da OMS trás desgastes. Se não fosse uma liderança forte já teria sucumbido. Outro fator importante é que o povo está com ele.

    1. Carlon, não seguir a recomendação dos especialistas do mundo todo, e fazer o oposto dos chefes de estados dos países avançados, é ser péssimo líder. O Brasil é diferente dos países europeus, pois lá nao tem favela com 10 pessoas de todas as idades no mesmo cômodo. Explica como fazer isolamento vertical dos idosos das favelas. Ir contra orientações da OMS desgasta, especialmente quando começar a morrer muita gente das favelas. O que JB quer é empurrar a responsabilidade da crise para os outros.

    1. Voto não é salvo conduto por 4 anos; cada eleitor é dono do seu voto e precisa cobrar do governante. Você acha que Bolsonaro é infalível e seus atos estão isentos de crítica? Puxa, isso só Deus, nem o Papa é mais infalível...Então siga com sua seita, tao seita quanto a dos petistas...

    1. Deus permita q o ministro continue mesmo, pq o presidente tem se mostrado irresponsavel,ignorante e ridiculo

  4. Falando francamente, Bolsonaro foi importante para derrotar o PT em um esquema de strategic vote, mas a arrogância com que age nesse caso, contrariando o conselho dos especialistas, me faz pensar que ele não deve mais merecer nosso voto e confiança. Não derrotamos um demiurgo como Lula para colocar outro no lugar do petista. Queremos alguém que defenda a democracia e proteja o bem-estar do povo brasileiro. Bolsonaro nunca mais!!!

  5. BOLSONARO deu uma cartada de VIDA OU MORTE com essa disposição de chamar o povo popular do Brasil para o trabalho, deixando apenas os velhinhos confinados, com base em testemunhos pessoais, face a face, DE GRANDES AUTORIDADES MÉDICAS, OSMAR TERRA inclusive. E parece que vai vencer a aposta, pois que AGORA SÃO APENAS 114 MORTOS, e apenas 1 em Brasília. Eu tive covid e já estou bom. Comparando com EUA, 518 mortos somente hoje, já dá para liberar TODOS para o trabalho. ACM NETO volta a trabalhar.

    1. Seu idiota , saiba vc. Que ACM é vim grande prefeito o nosso BOSOASNO e um idiota, asno e inconsequente. Não é possível que a imprensa do mundo inteiro conspira contra este idiota. Bozo nunca mais

    1. Marina, Nanã e Silas. Gostaria imensamente que vocês postassem daqui a 15 dias, pedidos de desculpas ao presidente e a todos nós que o apoiamos. E mudassem de postura, não furando o casco do navio.

  6. Diria que a cartada do Bolsonaro é de altíssimo risco. A probabilidade de dar certo é baixíssima, mas, se der, o Bolsonaro se torna fortíssimo candidato para 2022. Por outro lado se o Mandetta conduz bem a crise fazendo com que o Brasil saia dessa fase com poucas mortes, o Mandetta se torna fortíssimo candidato para 2022, o que é provável. Em resumo: lo Bolsonaro está com medo do Madetta como tem medo do Moro.

    1. BOLSONARO já está reeleito, pois que são apenas 100 mortes no Brasil, e apenas 1 em Brasília, com 3 milhões de habitantes. MORO vai para o SUPREMO e Mandetta pode esperar, pois está provado que é muito BOM!!!!!

  7. A postura do JB é a mesma do TRUMP nos EUA. São opiniões proprias, não do governo, como um todo. Tánto que o isolamento no BRASIL continua, nos moldes sugeridos pela OMS Ę preciso sabedoria da esquerda, do Centro e da direita O autor da matéria ę PR roxo. tudo que falou deve ser interpretado entre aspas

    1. Me digam qual é a credibilidade da OMS, cujo chairman nada mais é do que um integrante do Partido Marxista da Etiópia? Um canalha que vive grudado nos bagos do Partido Comunista Chinês e que enquanto pode (por ordem da chinesada), segurou a declaração de pandemia. Da nojo ver essa imprensa baba-ovo ficar defendendo um governo como o chinês. Além disso, ver o Nhonho/Botafogo, esse vagabundo que "preside"o ninho de ratos, curtir o que o embaixador chinês publica é simplesmente asqueroso.

    2. Deixe de lacrar! Em qual parágrafo você se baseou pra soltar essa asneira?

  8. Três matérias (a do Witzel, a do Mandetta e essa) e acho que falta analisar o fato de que o discurso do PR é um e as atitudes que ele deixa sua equipe tomar são outras. Alguém aí se habilita?

  9. É tão difícil as pessoas entenderem o q é informação? O ataque à imprensa se tornou um mote descomunal!!!! Os fracassados sempre elegem um culpado de suas mazelas!

  10. Tem jornalista sem nenhum amor próprio ou ao pais. Sem dignidade Só materialismo e ideologia aprendidos na doutrinação .Vergonha na cara não terão Estão apodrecidos.

  11. Juízo e caldo de galinha não faz mal a ninguém, nessa situação temos de ter equilíbrio e sermos razoáveis, unificar as medidas, o governo federal tem de cessar o tiroteio, ser o protagonista, são vidas, empregos enfim a estrutura do País, os de melhores condições ajudar com um pouquinho os orfanatos, asilos instituições de caridade que já estão no limite. Bora lá pessoal unidos para passar a tempestade.

    1. Quem tiver mansões, casas grandes, quartos à disposição, hotéis, vamos colocá-los à disposição das autoridades.Demais autoridades, jornalistas que não são governantes, todos, vamos adotar uma atitude pacificadora, uma só voz, um só povo, uma só família, uma só FÉ,a de CURA. Vamos colocar o nosso AMOR em ação, é a CARIDADE que cada um de nós podemos fazer. Aqueles aptos a trabalhar, é necessário, pois só venceremos o inimigo invisível, vírus, com a UNIÃO, de TODOS. União/fortalece!

    2. Sim, concordo. São muitos os hotéis fechados, vamos todos unidos, inclusive todos os governantes,todas as esferas, jornalistas de todos os partidos e POVO apto a trabalhar. Vamos ajudar aqueles idosos, e demais doentes que não têm como ficar isolados em suas casas com demais familiares pq não dispõe de um recinto apropriado (casas pequenas em todos os lugares, o vírus não enxerga a classe social). Vamos colocá-los nesta vagas de hotéis com o auxílio da sociedade. Quem tiver mansões e quarto

  12. A técnica dos articulistas de esquerda, agora, é a defesa do “brasileiro”. Convenhamos nos últimos 30anos essa esquerdalha (culta) trabalhou objetivamente para desconstruir qualquer base de identidade do povo. Vcs estão par a par com a teoria marxista mesmo com razoáveis “escrevinhadores” como o autor deste artigo recheado de críticas ao Presidente eleito.

  13. O Brasil e os brasileiros estariam em uma situação melhor se não fossem vcs da imprensa. Estão aterrorizando as pessoas, por detrás,todos sabemos a intenção de vcs._ Continuarem lucrando com o dinheiro do povo. Qual a diferença entre a mídia porca, devedora de tributos com uma autoridade corrupta. Nenhuma, todos matam as pessoas pela falta de remédios, hospitais e médicos, são genocidas em potencial! _Continuam usufruindo o dinheiro do povo,vcs e familiares; iguais estes na LavaJato.

  14. A Crusoé está ficando uma merda! Depois que deram cartaz para o discurso de gabinete do ódio, estão em franca decadência? Será que alguém do grupo queria ter recebido algo do Governo e está se vingando por não ter recebido? Será que alguém tem interesse na queda de Bolsonaro ou na eleição de alguém do Centrão em 2022? Por que Ana Paula não escreve mais para a Revista? Será por ser a única direitista? Estou de saco cheio! Muito melhor baixar o aplicativo do Conexão Política?

    1. Verdade, o Conexão Política é muito melhor. Ana Paula era a única jornalista independente, parece que não há mais clima para ela neste pasquim ou então é a censura do partido comunista chinês.

    2. Esse bloguezinho "mixuruca", tal de conexão não sei o que.. é uma bosta. Não csiam no golpezinho do cara aí.. "paiaço"..

  15. Ninguém ignora a falta de equilíbrio e sensibilidade na hora certa. Isto é muito preocupante para nós, brasileiros, neste difícil momento. Pois precisávamos de mais moderação e pessoas mais confiáveis na direção de nossos destinos e no verdadeiro jogo de vida ou morte!

  16. Dá mais gosto ler alguns comentários aqui, que ler uma uma reportagem dessa. O bom é que quando o dinheiro acabar, você não estará mais escrevendo aqui... kkk

    1. Exatamente isso que acho, assinei essa porcaria e agora vejo que joguei dinheiro no lixo, pra esquerda sou bolsominio, dane-se, só sei que não fosse alguns bandidos que são investigados por corrupção e que detém o poder, já teríamos aprovado as reformas que o Brasil precisa pra sair desse marasmo que à 30 nos assola.

    2. Eu tb, depois de ler o artigo, prefiro ver as opiniões dos leitores!

  17. Vocês não prestam. Não valem um vintém. Até quando? Vocês assistiram o mesmo pronunciamento que eu assisti? Sim! Tenho nojo desta Crusoe do mesmo modo que as outras. Perdi meu dinheiro em assinar e tenho perdido meu tempo!

    1. Calhorda.. mas continua aí vomitando em cima da gente né "zé mané"?

  18. Vocês não prestam. Não valem um vintém. Até quando? Vocês assistiram o mesmo pronunciamento que eu assisti? Sim! Tenho nojo desta Crusoe do mesmo modo que as outras. Perdi meu dinheiro em assinar e tenho perdido meu tempo!

  19. Li. Excelente matéria. Pensei que após o pronunciamento para o Jornal Nacional o impeachment estivesse selado, mas há o bolsonarista fora da rede que é pouco enfocado, o pequeno comerciante, pequenos industriais estão com eles. Presenciei esse clima numa importante cidade fabril de Minas Gerais. A Rede Globo está vencendo, mas Bolsonaro tem um exército de seguidores "não notificado". Ele precisa deixar de ser burro para sobreviver politicamente: basta deixar o Mandeta comandar essa crise.

  20. Na verdade o que o Presidente questionou foi a dose. Se já se comprovou que entre 80% e 90%, dos infectados, nada sofrerão, além dos sintomas de uma gripe, e aqui cabe uma crítica à reportagem; o termo pejorativo usado, foi uma alusão a uma fala de um médico repórter sobre o vírus. Também, a defesa dele é de que o controle vertical tem os mesmos efeitos, e, é correto, pois protege os idosos e os acometidos de doenças crônicas, que são os que terão que recorrer às UTIs. Menos alarmismos!

    1. O isolamento vertical é sabidamente o mais correto, após 2 semanas. A derrocada econômica de um país é tudo que Gadellha e asseclas querem. Certo está o Presidente, mas a forma de dizê-lo poderia ser diferente. Força Presidente que estamos perto do amanhecer.

    2. Concordo plenamente.A mídia tb está acostumada a julgar atitudes de Bolsonaro sempre de modo negativo,para manter o naufrágio geral em q ela se encontra.Dizer q Bolsonaro se prepara p ir na Onda daquilo q der certo, ah dá licença, n julgue o Governo por aquilo q a Mídia Concluiu..A Mídia hoje é a que menos tem credibilidade no Brasil,parem de induzir o raciocínio do Brasileiro, Brasileiro acordou para esse nojo Politico Esquerdista q nos cerca,esse conchavo Mídia-Esquerda já cansou,se toquem!

  21. Admirei a coerência, assim como o equilíbrio do texto. Entendo que o presidente em que pese ter sido muito duro na fala nacional, o recado serviu para alertar aos políticos oportunistas, que não podem se utilizar de forma sórdida dessa pandemia, para interesses próprios.

    1. Esses políticos brasileiros só pensam em angariar capital eleitoral. É de dar nojo! Lembram, por vezes, o personagem Odorico Paraguaçu. Eles estão ávidos em contabilizar as vítimas do COVID19, porque sabem que isso significa RECURSOS FINANCEIROS. Tem locais em que todos os óbitos mal esclarecidos estão sendo computados ao vírus. Eles não tem limites.

  22. Esse comentário é contundente. Portanto o Gadelha deve continuar desta forma e não como os anteriores que nitidamente estava indo no caminho desta maldita esquerda.

  23. Israel: 1700 contaminados comprovados; 1 paciente veio a óbito. Isolou idosos e demais vulneráveis. Somente eles. In suma: Não é o caso de 'one size fits all'.

    1. Há controvérsia Mauro,eu peguei com um amigo Israelense o gráfico da doença no País e o número de mortes é muito baixo: são 8 óbitos até ontem.

    2. Nao é verdade. Todos estao isolados, somente os setores essenciais estao funcionando.

  24. Temos que olhar para o que está dando certo (Alemanha, Israel, Japão, por exemplo) e evitar os erros já cometidos... O nosso maior problema é que tem político querendo faturar com a crise e já começou a campanha eleitoral para Presidente (Witzel, Dória, Maia...) 😡

    1. Acrescente a imprensa também, quanto pior para o povo, melhor para eles!

  25. Esperar decisões acertadas dos nossos politicos é temeroso. São eles que condenam o país a miseria e ignorancia diariamente quando votam privilegios, fundos partidarios, travam orçamentos para levar as suas bases (curral eleitoral) e assim vai. Nenhum tem visão de nação. Manter a ignorancia popular é muito proveitoso. Viver da grande massa é o sonho de todos. Enganar com discursos marotos e cheios de demagocia. E muito do povo ainda é levado.

    1. Perfeito. O dia que o brasileiro esquecer o Presidente, e começar a cobrar Governadores e prefeitos, ver aonde que está o câncer desse país, aí sim começaremos a ver uma luz no final do túnel.

  26. OS PAÍSES QUE TÊM o COVID-19 , SÓ ADOTARAM O CONFINAMENTO NO ESTÁGIO 3 . PORQUE MOTIVO ? COM CERTEZA NÃO FOI POR IGNORÂNCIA. FOI UMA MEDIDA PARA ATENUAR A CRISE ECONÔMICA QUE TERIAM PELA FRENTE . ENTÃO QUAL O MOTIVO DO BRASIL ADOTAR O CONFINAMENTO NO ESTÁGIO 1 DO COVID-19??? O MAIS IMPORTANTE AGORA SÃO OS TESTES PARA A POPULAÇÃO , O MAPEAMENTO DA CONTAMINAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA QUE SEJA ESTABELECIDO UM PLANO DE AÇÃO CONTRA O VÍRUS. O QUE O PAÍS NÃO VAI AGUENTAR É O OPORTUNISMO DE POLÍTICOS !!!

    1. foi tudo feito com base em estudos científicos e critérios técnicos...

  27. Cala a boca Igor Gadelha Tá parecendo a Vera Magalhães só que não ganhas quinhentos mil por mês fica esperto que o TOFFOLI fecha isso aí de novo BYE

  28. Excelente texto. Vamos aguardar os acontecimentos com os devidos cuidados. Mas sou a favor da abertura do comércio. A fome e o desemprego vão matar muito mais que o vírus.

  29. Eu gostaria de cada funcionário público, cada político, cada fdp do Judiciário, repartissem seus salários com os albulantes, empresários,

    1. Seria muito bom André, mas quando foi que você viu que os políticos em geral e os parlamentares em especial abriram mão de um centavo para ajudar alguém necessitado? eles gostam mesmo é de gastar viagens e festas usando o cartão corporativo sem limite de valor, como Lula que está rodando a Europa esta semana estava na Noruega com seus 8 assessores em viagem de primeira classe e hotéis 5 estrelas como é de graça compram o mais caro que tiver e a Dilma passa seu maior tempo em Londres.

    1. Alceu, que nem vc, votei nesse cara! Mas paciência e tolerância com a imbecilidade tem limite...

    1. Tá difícil manter a assinatura dessa revista. Está parecendo a Veja. Vou ter que cancelar também

  30. Para uma coisa essa pandemia está servindo, para mostrar ao país que Bolsonaro não tem a menor condição de liderar a nação aglutinando forças para encontrar soluções. Deixar que um de seus filhos, justamente o mais desequilibrado emocionalmente, tenha influência na elaboração de seu discurso em cadeia nacional de rádio e televisão, demonstra quão despreparado e inconsequente é o atual titular da presidência da República.

    1. O Bolsonaro tem o melhor ministério de todos os tempos, mas infelizmente o próprio presidente e seus filhos só fazem merda. O Prefeito de Milão está pagando um preço muito alto por ter chamando a população p sair da quarentena. Adivinham o que aconteceu?! É a cidade com o maior números de mortos na Itália. Ele acabou politicamente, da mesma forma acontecerá com o Bolsonaro. O mundo todo segue a OMS quem está indo contra são os idiotas e os assassinos

    1. Seguinte, meu chapa.. que porra é essa de BSM? terei então de consultar algum especialista nessa linguagem cifrada.. ora, vai a merda..apscosta

    1. vou cancelar a assinatura, revista virou esquerdista.

    1. Gozado, pois eu tambem tenho essa impressao. Gadelha II mamante tambem? E o tal de mainardi, que pito ele toca?

  31. Igor Gadelha, tudo esta bem articulado pelo Presidente em suas reuniões, no final terá o povo do emprego informal, formal, Idosos, funcionários públicos, nas mãos, tudo que eles quer o congresso esta fazendo em favor dos seus eleitores.

  32. Duas observacoes importantes se fazem necessarias a este texto.Aprimeira,e que quem primeiro se referiu a esta doenca como gripezinha foi um famoso medico reporter da rede glob,entao ,dexemos claro quem ,e o pai da crianca,segundo,o ministro daude,que tem se demostrado muito competente ,apoiou a fala do presidente,entao,penso eu,estamos todos no mesmo barco ,tratemos de remar no mesmo sentido,o de salvar vidas.

    1. Verdade, eu sempre gostei de ouvir a opinião do Dráuzio. No fim de janeiro/início de fevereiro ele fez esse vídeo pq a TV já começava a falar demais nesse assunto. Ele é um médico e sua voz tem um certo alcance. Carnaval veio e as multidões, certamente com muitos estrangeiros, devem ter espalhado os primeiros vírus entre os brasileiros. Agora torcer para conseguirmos fazer a tal barreira imunológica.

  33. Se o bolsonaro limpa a bunda com a mão direita toda a esquerdalha vsi até o stf para impedir... se ele limpa a bunda com a mão esquerda toda a esquerdalha vai até o stf para impedir. A solucao? Nao mais limpar a bunda; mas, mesmo assim achonque a esquerdalha também irá ao stf para obriga-lo a limpar a bunda. Na esquerdalha dece-se tambem contemplar os candidatos a presidente da republica, que ja estao em franca campanha eleitoral, mas ninguem está vendo.

  34. Alguém, além do presidente Bolsonaro, pensa nos milhões que saiam de casa para MATAREM UM LEÃO por dia ou que VENDIAM O ALMOÇO PARA COMPRAREM O JANTAR? Vão morrer dentro de casa junto com os filhos? Ou vão sair de casa desorganizadamente e agindo desesperadamente? PÁTRIA AMADA BRASIL.

  35. Excelente matéria. Todavia, faltou algo que não sei se foi proposital. Ao citar os governadores me pareceu que o repórter deu-lhes um ar de estadistas, de elementos pensantes e probos. Todos sabemos quem é Dória, Witzel e seus quadrilheiros. Existem dois Brasis que ninguém quer ou sabe enxergar: o Brasil que pode se isolar e o Brasil que morre ao se isolar. Simples assim!

    1. Falou tudo. Ninguém sabe ao certo o caminho até agora. Devemos levar em conta que somos um continente. Haja vista, o tamanho de nossa extensão territorial. A Itália, cabe dentro do Maranhão. Então acredito que devemos ter as duas ideias, como corretas. Caberia a cada governador avaliar a melhor, para o seu estado.

  36. Depois de ler a excelente matéria do Duda sobre os desafios q está nova doença representa para o mundo me deparo com essa matéria de fancaria, fofoca e disse me disse do Igor Gadelha. Que ele afirma q o Bolsonaro defende o "libera geral", quando na verdade ele está propondo o isolamento vertical já se percebe o viés parcial do texto. Proponho q o Igor Gadelha vá ler a matéria do Duda desse edição pra ele se informar mais só ré a atual situação q estamos vivendo.

  37. Interessante, não foi possível cancelar o carnaval por questões econômicas. Ainda bem que entre os milhares de chineses, italianos e franceses que aportaram em Pindorama para curtir o ziriguidum, NENHUM portava o Covid19. kkkkk. Como dizia o saudoso Bussunda: "Eita povinho bunda"

  38. O clã bolsonaro só se preocupa com a reeleição. A retomada da economia é o caminho mais curto para isso, na visão míope desse grupo. Porém, os brasileiros verão seu irmãos padecendo em hospitais e morrendo como moscas nas próximas semanas e então o presidente será lembrado.

  39. 1 Entre os países mais afetados estão os Estados Unidos, cujo presidente não está aguardando o pico da crise para retomar a atividade econômica. 2 Nossos governadores querem parar a economia irresponsavelmente e pedir benesses impossíveis de serem atendidas, com o único objetivo de derrubar o presidente. 3 Não contentes, resolvem elogiar a ditadura comunista chinesa que criou este problema, que cala jornalistas, e sobre este fato nossos jornalistas se calam. Tenham vergonha na cara.

  40. A falta de preparo dos nossos políticos - presidente, governadores, prefeitos - fica clara e cristalina em um momento crucial como este! É um bate-cabeça, um disse-me-disse, uma demonstração diária de inépcia para liderar e, ao mesmo tempo, apaziguar os ânimos! Se há um protocolo da OMS a ser observado, e se os exemplos de outros países nos ajudam a tomar a melhores decisões, por que a teimosia? Por que não seguir as orientações para reduzir as consequências nefastas do vírus? Lamentável!!

  41. Assisto o Bolsonaro e seu filho o Menino Maluquinho com suas trapalhadas, criando conflitos achando que comandam o país fazendo fofocas em redes sociais, mediocrimente, me baixa profunda tristeza. Mas ao mesmo tempo vejo a equipe que realmente está trabalhando para o país em harmonia e fazendo muito, tirando leite das pedras de um país que atingiu a pior recessão de sua história, tomo o fôlego e me pergunto - o que seria se o PT estivesse no poder com Haddad à frente além de Lula, Zé Dirceu e tc

    1. Francisco você poderia responder à todos nós assinantes a sua pergunta sibre o PT, Lula, Haddad, Dirceu e demais esquerdistas?

  42. Uma coisa é fato, estamos cansados dos delírios de uma figura inescrupulosa e debochada que afronta o bom senso, a educação, a ciência e a verdade em prol de um projeto psicótico de poder colocando em cheque nossas instituições. Torna-se necessário ser combatido brevemente sob risco de saude pública e caos social, mas de forma constitucional.

    1. Cris, está falando do Lula? Ele está fora! Vamos olhar pra frente. Não basta os 16 anos de trevas?

    2. 👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  43. Só uma indagação a Cruzoé. Isolamento verticalizado é o mesmo que isolamento horizontal? Porque pelo que tenho entendido do Bolsonaro até agora, ele quer isolamento verticalizado, o que é muito diferente de "liberar geral".

    1. A Crusoé está empenhada em mostrar Bolsonaro como um irresponsável e os governadores golpistas como heróis. Eles têm que agradar seus patrocinadores dorianas.

  44. A partir de agora deixo de ser leitor dessa revista. Não tem diferença das outras, tendenciosa, pinça palavras e as joga em contextos tendenciosos. Cansei.

  45. Com sua declaração, nosso Presidente fez com que os articuladores do golpe parlamentar em andamento se revelassem. Aí deu sua cartada decisiva, chamando o povo para seu lado, de onde vem seu verdadeiro apoio.

    1. Essa é boa, até parece que terrorista precisa de motivo pra se rebelar. Tá no sangue, no cerne.

    2. Concordo com suas palavras, os golpistas Maia, Alcúlumbre, os Marinhos, o Dória, Witzel, a Folha de São Paulo, as esquerdas, todos deram com os burros n'água. Não tinham ideia de que Bolsonaro tinha na manga um ZAP.

  46. Gadelha, deixe de encher o saco da gente!!! Bolsonaro disse que ELE, pelo histórico comi atleta, SE pegasse o coronavírus, passaria por um resfriadinho!!! Ele não disse que o vírus é um resfriadinho!!! Você é incômodo, aeroporto de mosquito!!!

  47. Peço encarecidamente que, quem declarou voto em Haddad e Bolsonaro, no primeiro turno de 2018, forçando o voto útil de muitos no 2o., que pique seu título eleitoral, mastigue bem mastigadinho e enfie no rabo.

  48. Pena o Haddad não ter ganho a leição. Seria ele o grande mandatário a resolver o problema do coronavírus? Mesmo com a herança maldita deixada pelo seu partido?

  49. A verdadeira face da crise do vírus chinês nas terras tupiniquim, é uma pequena amostra do comunismo, governantes ineptos dando ordens sem sentido (fecha restaurantes mas não fecha pedágio); toque de recolher; liberdade limitada; medo constante provocado por propaganda; sua empresa não é exatamente sua, você abre quando o governador inepto deixa; todo mundo é agente do estado, dizendo para você seguir as ordens do governo, todos são espiões do governo. Tomara que não seja permanente.

  50. Não há caminho fácil... Mas o momento é de coragem e liderança. A maioria dos prefeitos estão perdidos... seguindo governadores sem ao menos um caso registrado no seu município. A população não teve a chance de se preparar para o fechamento do comércio. Talvez houve precipitação por falta de líderes capazes... acredito que o mal já foi feito pela precipitação. Agora o vírus chegou e avança. Perderam o time... o que será de nós?

  51. Bolsonaro apanha tanto da imprensa e concluo que : ele está no lugar certo na hora certa ! Se fosse mole já teria jogado a toalha !Não é fácil !!

  52. Por que os jornalistas não questionam o que os governantes atuais, por exemplo, os italianos têm a ganhar com uma calamidade? São confiáveis os números de morte apresentados?

  53. Não acredito que o presidente tenha um raciocínio capaz de criar estratégias tão complexas. O pronunciamento foi desastroso e passou a ideia de que aquele dali não pode ser alguém que dirige um país num momento de crise tão profunda. Lendo agora que um dos filhos, vereador no RJ, esta à frente das novas (e recorrentes) insanidades do pai, fica pior ainda. Bolsonaro está caminhando a passos largos pra se tornar um Ciro Gomes: bipolar juramentado.

    1. Não se iluda, Bolsonaro tem acesso a informações que nós nem sonhamos.

  54. Ah Deus esse filho destrói tudo que o pai tenta acertar. por favor presidente dê ordens aos seus filhos para cuidar dos seus mandatos. O que adianta vc ter uma equipe de Ministros fantásticos e tem essas sombras que lhe ameaçam todos os dias!!

  55. Ele está correto! Não podemos destruir a economia que a situação ficará mais grave ainda! Diariamente morrem 5 pessoas diariamente de fome e ninguém comenta!

    1. Bolsonaro foi extremamente irresponsável em seu pronunciamento..Atitude infeliz em um momento terrível..Até agora nada fez pra melhorar a situação econômica e de saúde pública do Brasil..Cadê o brilhante Paulo Guedes..(????)... nota zero..!! Durante a campanha eleitoral só se falava no gênio Paulo Guedes...até agora a economia brasileira está parada...Então, vem o Presidente com assessoria do 02, provocar uma guerra política no País..Jogando seus fanáticos contra a mídia e contra a OMS.Terrivel!

  56. Apesar de não concordar com o viés sutilmente áspero e tendecioso tomado pela cruzué em muitas reportagens,e diante da clara posição irresponsável e partidarizada do congresso,ainda vemos e temos do Presidente da República,com ou sem educação e paciência, a clara demonstração de uma gestão comprometida com a ordem,o progresso e a responsabilidade em tirar o país da lama fétida na qual o PT e serviçais nos meteu.Está claro a resistência encontrada. Deus salve o Brasil.

  57. 🇧🇷 Sei que terão dias de centenas de brasileiros morrerem em um dia, a quarentena tem que ser usada no futuro e por tempo limitado não agora não por tanto tempo. 🇧🇷 Aqui na minha cidade sem nenhum caso está tudo parado há 20 dias,nada se justifica uma quarentena numa cidade onde não há um doente.

    1. 🇧🇷 Não substimo a tempestade produzida pela praga da china. 🇧🇷 Não se discute que no pico da praga da china serão centenas de mortos por dia a quarentena é para esses dias. 🇧🇷 Estamos ampliando os leitos construindo hospitais de campanha, mais o culpado é o PARTIDO COMUNISTA CHINÊS ☭ que encobriu, censurou silenciou e matou quem denunciou e espalhou a praga pelo mundo.

  58. Pelo que ouço por aí nas ruas do Brasil, os frequentadores de bares continuam fazendo a quarentena em algum boteco fechado e restrito, não sei se é verdade, não bebo. Mas conhecendo meu povo, digo que tem muita gente que já que não vai trabalhar, vai jogar dominó, jogar bingo, beber e danças forró pelo Brasil afora. O Brasil, nem todos levam normas de saúde a sério, haja vista o total de alcoólatras e viciados em drogas menores e fumantes.

  59. Dória e Witzel que só se elegeram colados no Bolsonaro, agora botam as manguinhas de fora. Hipocritas, juntamente com nhonho ,batoré e a sumidade causídica do Toffoli, que nunca passou em concurso nenhum e cujo " notório saber"foi ser advogado do PT e assecla do Dirceu, agora conspiram abertamente para o quanto pior, melhor. Não conseguirão.

    1. O mundo não gira em torno de Bolsonaro. E, se o combate ao vírus no Brasil não é capitaneado por ele, isso ocorre, pura e simplesmente, por sua total incapacidade pra liderar quem quer seja que tenha a mínima capacidade de raciocínio, não sendo movido por fanatismo cego e ridículo.

  60. Comentário de evidente parcialidade, salvo nos últimos parágrafos, em que o tom conveniente dúbio tenta salvar todo o conteúdo anterior.

  61. O Bolsonaro vai sair muito forte depois disso. ele está certo. errados estão os idiotas que seguem o efeito manada. não dura mais dez dias o conformismo social.... os carneiros -de fome - vão se transformar em leões.... O Nonho, o Batoré, os tragicômicos da esquerda vão comer capim. Esperemos.

  62. tem que ir pra cima dessa crise mesmo!!!! a china envia esse virus do caralho,,, a china compra a BAND a GLOBO e ainda quer vender a Vacina e os testes do virus pra nós!!!! bando de filha da p u. ta!!!!

  63. Mais uma vez matéria que não consegui ler até o final. A impressão que dá é que o repórter a escreveu com base em matérias da Folha/UOL, Jornal Nacional e Twitter e não assistiu o pronunciamento e nem o avaliou. O repórter usou palavras como normalidade e até “libera-geral”, assim, entre aspas, como se tivessem sido ditas pelo Presidente da República. A proposta de isolamento vertical é diferente disso que o repórter tenta passar para o leitor.

  64. É falso que o presidente prega o "libera-geral", como diz a matéria. Basta ler o artigo de capa do Duda Teixeira. O presidente fala em abordagem verticalizada e quer debater. Artigos tendenciosos como esses não ajudam. Não é o momento para se destilar o ódio de sempre ao Bolsonaro.

    1. Também acho, e parece que os artigos desse Igor Gadelha estão se tornando a maioria na Crusoé. Se continuar assim, não vou renovar a minha assinatura não.

    2. A imprensa se recente do dinheiro público. Acostumada a receber para falar bem do governo . Como Bolsonaro fechou esta vergonhosa torneira taí a resposta da imprensa marrom.

    1. Esse Eduardo é o Vírus Chinês infiltrado na outrora decente revista Crusoé e que agora se transformou numa sucursal do Globo e da Folha de São Paulo. E o pior, pedi encerramento da assinatura e sòmente se dará em Novembro de 2020.

  65. E muita gente se achando dono do galinheiro. Não tenho mais paciência. Mais um deserviço da era lula - com minúscula mesmo - é a falta de discernimento, achar que podem falar sobre tudo com desdém e chacotas. Esperava mais de pessoas que deveriam ser comprometidas com a informação de qualidade e esclarecimento. É no mínimo falta de vocabulário.

  66. Político nenhum jamais ligou pra saúde publica. tão se lixando pra quem vai morrer. o que não querem e perder a oportunidade de roubar. Vão pro lado que da mais voto. E o povo nosso, gosta mesmo e de ficar em casa. Achando que alguém vai lhes dar alguma coisa.

    1. nunca teve saúde pro povo, o alimento era pouco e agora não vai ter nada????? R$600,00 alimenta uma família? paga as contas? temos de voltar ao trabalho.

  67. Acho que tem equívocos nessa reportagem, ou eu não consigo mais interpretar textos. Em nenhum momento ele liberou-gral... é mentira. Ele foi mais que claro em dizer que os grupos de risco devem permanecer em quarentena. Crusoé... precisa melhorar a qualidade das reportagens, ou cairão no mesmo limbo que folha, estadão, globo...

  68. Crusoé virou revista sencionalista que perdeu o senso do real como Janaina Pascoal e Caiado cujo pânico segou suas mentes. Num pais que sofreu 30 anos a ausência do poder público não pode seguir à risca as medidas dos países de primeiro mundo que podem se dar ao luxo de não trabalharem por um mês sem que a população que trabalha na informalidade passe fome. Se o judiciário e o parlamento não trabalharem 3 meses, ninguém nem nota mas o executivo e o setor produtivo não podem parar.

  69. Bom eu ia ler este artigo, mas desisti. É preciso mais rigor analítico, o Pr. não classificou a doença como um "resfriadinho", disse que no seu caso, dado ao seu "passado de atleta", nele, os sintomas não seriam maiores do que o do "resfriadinho", expressão de Dráuzio Varella.

    1. É isso aí. Bolsonaro não tem competência verbal, e seus assessores da comunicação não ajudam em nada, ou, é ele que não aceita ajuda.

  70. Se alguém tem esses dados por favor responda: Quantas pessoas já morreram no Brasil, desde a chegada do covid19, pela dengue, dengue hemorrágica, câncer, aids, doenças cardíacas, e outras doenças que matam impiedosamente as pessoas, para fazermos uma comparação com as mortes causadas pelo covid19. Estou com o presidente, isso está mais para paranoia do que para pandemia. Sugiro que vejam a entrevista do Dr. Osmar Terra no programa Os Pingos nos is, edição de 26/03/2020, da rádio Jovem Pan.

  71. Igor Gadelha, agente graduado da esquerda propagadora do caos, merece nosso repúdio total. Suas opiniões, bem escritas, tem valor zero, no entanto, não deve ser zero, o valor recebido , como jornalista, para emiti-la !!

  72. Faltou falar, que alguns governadores já estão pensando em liberar o comércio em geral. São Paulo do cara de pau do Doria, já está liberada às fábricas. RJ, Go, SP etc. viram que não irão aguentar o tranco sem ajuda do executivo.

  73. Tá, e quem vai pagar a conta? Ele mesmo disse que os governadores não terão dinheiro do Governo Federal para mitigar as situações de prejuízo econômico de cada estado ou município. O Witzel já foi pedir arrego em termos financeiros.

    1. Quem vai pagar a conta é a sociedade. Não vou colocar minha família em risco. O Estado serve para que?

    1. Clara, a única razão da existência do Estado é o bem-estar de seus cidadãos. Meios há de evitar o pior. Cobre seus eleitos em vez de matar minha família.

    2. quem tem dinheiro no banco é fácil falar, vai com o povão e pergunta como esta a situação, depois volta aqui e comenta.

  74. Sempre acreditei na seleção natural ditada pelo CRIADOR; os mais fracos não podem viver eternamente dependendo de seus semelhantes.

    1. Antônio: "seleção natural" é uma teoria sacada pelo Darwin, aquele nobre inglês, tá começando a lembrar? Talvez o apelido dele seja o "CRIADOR", não sou especialista no assunto como v. parece ser. Mas isto é só um detalhe. Quero te confessar que fiquei comovido com o tom profundamente humanista que como perfume exala o teu comentário.

  75. Pensei que a Crusoé era diferente, que os jornalistas conseguissem, pelo menos, questionar e colocar fatos, de porque os governantes do mundo, e Brasil, têm tomado determinadas atitudes. A Itália têm uma rede mafiosa enorme, o país deve milhões. Os atuais governantes italianos têm muito a lucrar com a calamidade. Terão perdão de dívidas. A mídia italiana está na mão de Berlusconi. A chanceler Merkel na Alemanha estava numa crise política enorme, agora novamente o índice de popularidade cresceu.

  76. As duas últimas palavras do texto, resumem o que infelizmente acontece no Brasil. TODOS os políticos de TODOS os partidos estão priorizando suas Conveniências Eleitorais em detrimento do interesse do contribuinte eleitor. Aliás, como sempre fizeram.

  77. Meu caro Igor, como sempre vc escolhe um lado, por sinal o contrário ao presidente. Os leitores já sabem o que vão ler quando a matéria é sua!!!

  78. O Igor Gadelha está no lugar errado. Talvez a Carta Capital esteja precisando de jornalista. O artigo só mostra um lado da moeda. Na 8° série ( hoje 9° ano) minha professora de história me falou que tudo tem pelo menos dois lados. Não conhecer a história é errar novamente. Continue tentando Igor.

  79. Lamento muito a perda de rumo desta revista que nasceu sob o signo de ser uma ilha em meio ao mar da desinformação propagada pela mídia convencional. Que desserviço!!! Vale assistir novamente a fala do presidente antes de escrever mentira. Vale informar -se sobre os efeitos nefastos do "lockdown", antes de alinhar-se com os magos do oportunismo.

  80. Crusoé, que matéria desonesta!! Que pena! Eu assinante desde o primeiro dia, lamento o que neste caso é propósito ou falta de cuidado ambos graves, quando o jornalista escreve "..depois de classificar mais uma a doença que devasta o mundo como "resfriadinho...". Em que momento do pronunciamento o Presidente disse isto? Descuido, má intenção do jornalista? Basta assistir o vídeo do pronunciamenro disponivel em muitas fontes para ver que quando falou em resfriadinho, foi a seu próprio respeito.

    1. Concordo com vc Marcio... hj está claro que há duas correntes científicas para o enfrentamento dessa pandemia. Mas o Igor só destaca a corrente de todos em casa, tudo fechado. Depois vem com essas fofocas de quem deu o tom do discurso, que general tal fez isso ou aquilo, tudo para tentar mostrar um possível isolamento do Bolsonaro. Ele não cita uma vez que a conta trilionária desse paradaço promovido por alguns governadores e prefeitos é o governo federal, que vai ter que tirar dinheiro de onde

    2. Muito decepcionante ler uma absurdo deste de um jornalista desta revista e pior inventar que o Bolsonaro falou, aquilo e outras coisas mais, toma tento e preserve a revista falando verdade. Seja ele qual for

  81. O Dória já mudou de posição,é um bonequinho midiático tá de olho na presidência! O capitão vai sair muito mais forte,pensa... o cara é bombardeado 24hspor todos os lados. Políticos q nunca preocuparam-se com o povo só avançando no$$$ agora preocupados com os velhos e desamparados! Contém outra!

  82. Parabéns, Gadelha, texto claro e informativo , mesmo deixando nas entrelinhas seu posicionamento permite que cada leitor construa sua visão da crise pandêmica que agrava a crise política .

  83. A aposta está em quem vai ganhar a guerra no campo midiático, se a mídia globalizante com suas caixas de ressonância disseminando o pânico com vista a seus objetivos inconfessos ou os novos meios a disposição do povo, alienado até então do debate. Bolsonaro, que encarna o ethos do povo brasileiro, sabe perfeitamente o que está fazendo, a duras penas é vero, mas leva de goleada essa parada decisiva para nosso destino como civilização cristã ocidental.

    1. Sr. Pênis, mobral não tem acento e o Igor tem razão.

    2. Ney, seu linguajar é muito chulo, volta para o MÔBRAL, por favor!!! Lugar de ignorantes é junto com o LULA!!!! Sai SATANÁS

  84. GADELHA, petista/Fofoqueiro e pau mandado do MAINARDI, confronta nada, pois ele esta pensando é no BRASIL, para não afundar!!!! Se isso acontecer até você vai para a rua!!! Seu patrão não, já fez a "mala preta" dele e vive na ITALIA( na parte que não tem coronavirus)

  85. Percebo que o texto como sempre tem alfinetadas no presidente !O presidente pode até ter errado.no tom mas propôs uma saída prevendo o desastre econômico. Não entende quem faz questão de distorcer a fala. Ele não mandou todo mundo sair de casa .Ele propôs que os idosos e grupos de risco fiquem em casa e os outros trabalhem ! Se TODOS paralisarem os outros morrerão de fome ! Isso que ele propôs. Como não podia deixar de ser o Antagonista acende uma vela pra Deus e outra pro diabo !

    1. Concordo Vera. Mas parece que muitos não estão preocupados em discutir as variáveis desse enorme problema. Quando é contra o presidente, o carimbo já vem pronto.

  86. Bolsonaro se deixa levar pelos filhos, como se eles fossem pessoas de raro conhecimento e experiência, eles não passam de garotos mimados, colocados no palácio pelo pai. Bolsonaro tem de ouvir seus Ministros .

  87. O Bolsonaro vai continuar o mesmo. Durão e direto, porem de uma coisa ninguem pode acusá-lo. Não se corrompe e mantem a sua trajetória independente contra quem for. Na questão do Covid-19 precisa ter cautela porque estes primeiros trinta dias são fundamentais para definir o destino dentro do país. Depois, cuidar da economia que sem dúvida alguma nunca poderá parar.

    1. Realmente, nesse quesito ele é imbatível, mas é burro que nenhuma porta! a propósito: por onde anda a Val do Açaí?

  88. Agora vai! Tudo que precisamos, em uma crise sem precedentes, é o aconselhamento do Tonho da lua. Espero que pelo menos ele não esqueça de tomar o remedinho.

  89. Fica evidente que para Bolsonaro não está na mesa conveniências eleitorais e sim a possibilidade subsistência da população mais pobre. Que só pensa em eleições é a mídia e politiqueiros do centrão, ambos não perdem o foco para o apoderamento dos ministérios e o comando das estatais , nesta briga esquecem a lógica e partem para a galera com o politicamente correto.

    1. E a nossa imprensa, em cada duas frases uma tem a palavra eleição. São patéticos, e não parecem que se dão conta!

  90. O bom senso, ou o senso mundial parece que nunca será o norte da maioria nossa classe política, jurídica e designatários. Só interessa a perpetuação do poder e privilégios em detrimento do bem e saúde dos seus eleitores e transparência de poderes . Inclua-se nesta, todos os abusos adquiridos em todas escalas de remuneração e aposentadoria Municipal, Estadual e Federal às custas do suor de toda cadeia produtiva,o País fica à mercê desta guerra hipócrita entre extremistas de esquerda e direita.

    1. Cruzoé, você está conseguindo aos poucos e bem despistadamente fazer que seus antigos Leitores cancelem a assinatura. Radicalismo também tem seu preço.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO