A elite contra a internet
A internet foi a notícia da semana: 1. Na quarta-feira, o STF mandou policiais federais à porta de blogueiros bolsonaristas e supostos financiadores de “redes de difusão de notícias falsas”. 2. Na quinta, depois de ter duas mensagens classificadas como falsas pelo Twitter, Trump assinou uma ordem executiva para regular as redes sociais e tentar...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
A internet foi a notícia da semana:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
WILSON
2020-07-11 15:26:13Você Leandro, me parece o único sensato que restou no grupo Crusoe / Oantagonista . O que passou por aí? Todos odiando o Bolsonaro, único que peitou o SISTEMA que manda desde 1988! Pqp!
CELSO
2020-06-12 02:19:09os "defensores" midiáticos da liberdade de expressão so a defendem quando a ideia externada coincide com a que compartilha A dissidência virou heresia. Além disso, há nítido propósito de que apenas os "especiais" podem livremente expressar opiniões, ainda que ofensivas ou deletérias à sociedade. Basta ver a FSP trazendo suposta entrevista com pessoa sequer identificada que representaria o grupo sleeping giants, ou Gilmar mendes dizendo a Luis Barroso que fechasse seu escritório de advocacia...
Gac
2020-06-11 01:45:53É, grande Narlock, quase nada ‘aproveito’ mais da Crusoé. Aliás, minha assinatura vence próximos dias. Claro, não renovarei.
Galwin
2020-06-05 12:56:02Excelente artigo! No entanto, se o STF se ativesse a suas atribuições, e de fato contribuísse com julgamentos aos participantes do foro privilegiado, acho que sim, teriam espaço até nessa mídia informal. As mídias alternativas são na realidade uma resposta ao descrédito que as mídias tradicionais colheram por sua falta de neutralidade. Sim, todos estamos meio perdidos nessa macabra dança de desinformação e tentativas de manipulação!
Marcio
2020-06-04 19:04:47Sinceramente? Vc escreve muito bem e eu tenho os seus livros. Esse seu artigo, como sempre, é real e sincero. Mas, muito cuidado em continuar nessa revista Crusoé, e não comprometer a sua imagem de crítico sério e analista fundamentado. A minha assinatura acabando, eu não renovarei.
FERNANDO
2020-06-02 21:23:22O fato de a internet ter mudado radicalmente a relação até então hierarquizada entre produtores e consumidores de notícias não autoriza que se produzam sistematicamente mentiras de maneira a parecerem verdades e com isso se destruam as instituições garantidoras das "regras do jogo democrático". E é por isso que o projeto de lei sobre as fake news é necessário. Espalhar, deliberada e sistematicamente, mentiras como fazem as redes olavo-bolsonaristas não é liberdade de expressão. É crime.
Mauro
2020-06-02 13:43:25Uma das poucas matérias que deu pra ler nesta edição.
Antonio
2020-06-02 11:19:44Fake News sempre existiram , mesmo na época dos comícios políticos. Cansei de ouvir barbaridades. Mas o jornalista está correto ao dizer que as instituições estão cada dia mais vulneráveis porque não escapa nada nas redes sociais. É o medo da verdade e da retirada do manto do anonimato. Filtre as informações e pronto, não precisa de policiamento.
Angelica
2020-06-01 17:56:24Fake News também são produzidas por Grandes empresa, como no caso da Folha de SP que disse ter provas de disparos de mensagens nas últimas eleições, causou um alvoroço e não apresentaram nada. Hoje, as pessoas se informem por diversas fontes na web e as grandes empresas que dominavam este mercado e influenciavam o público não mais conseguem enganar tantos quanto antes. Isto preocupa o GRANDE SISTEMA CORRUPTO que ataca influenciadores digitais para defender o seu monopólio.
Mauricio
2020-06-01 13:36:45Caro Leandro, cada vez melhor! que continue vencendo a lucides da isenção! liberdade, de opinião, isenta de outros interesses, como o da imprensa corporativa que luta pela hegemonia da noticia verdade. internet não é noticia, não é imprensa, é opinião que deve ser pessoalizada, apenas. é necessário responsabilidade, contra apocrifia. parabéns por ser o único bastião da verdadeira liberdade neste momento.