DiogoMainardina ilha do desespero

Na fila da vacina

11.12.20

Vou ser vacinado nos primeiros meses de 2021. Antes de mim, idosos, médicos, enfermeiros, professores, policiais, carcereiros. Há 4.444.048 italianos com mais de 80 anos. Eles podem furar a fila, assim como todos aqueles que fazem trabalhos essenciais. Jornalismo nunca foi um trabalho essencial. Mas pensei que o fato de escrever dez posts por dia a respeito de Arthur Lira me colocasse automaticamente numa categoria de risco. Eu estava enganado.

Vou tomar a vacina assim que ela chegar no posto de saúde. Mas tanto faz ser vacinado antes ou depois. O que realmente importa é que 70% das pessoas também se vacinem. Não adianta nada estar imunizado contra a Covid-19 se o resto do rebanho continuar preso no curral. O ministro da Saúde italiano já anunciou que o governo não vai obrigar ninguém a se vacinar. A não ser que, por algum motivo, menos de 70% das pessoas se vacinem. Nesse caso, vai ser na marra, sim. A vacina não vai ser obrigatória – mas vai.

Duvido que a Coronavac eleja João Doria em 2022. Ao mesmo tempo, tenho certeza de que ela vai gerar anticorpos potentes e duradouros contra a estupidez bolsonarista. Os ingleses já estão aplicando a vacina da Pfizer. Na semana que vem, será a vez de canadenses e americanos. Um dos responsáveis pelo plano dos Estados Unidos disse que, entre o registro emergencial da vacina e as primeiras picadas, devem se passar no máximo 92 horas. É o que todas as pessoas, de todos os lugares, exigem de seus governantes: pressa. Jair Bolsonaro não tem pressa. Por isso ele vai se danar. Por isso ele vai ser extirpado do Palácio do Planalto. Por isso ele vai permanecer, na memória nacional, como o presidente mais burro e incapaz da história.

Na semana que vem, no dia 15, o governo de São Paulo e o Instituto Butantan vão apresentar os resultados finais da fase 3 dos testes com a Coronavac. A notícia vai se espalhar rapidamente pelo mundo todo e terá um impacto até no mercado financeiro internacional – a fabricante da vacina, a Sinovac, é cotada na Nasdaq. Os dados completos do teste serão encaminhados à Anvisa e, a partir daquele momento, os brasileiros vão entrar oficialmente na fila da vacina. A velocidade dessa fila vai determinar o futuro do Brasil, e não a propaganda nas redes sociais. Faltam 92 horas até lá.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Meu caro Diogo, eu esperava mais desta vacina chinesa. A montanha pariu um rato. Más não está contrariando o plano de negócios da china."Produzir a custo baixo produtos de quarta categoria e vender muito."

  2. Para o Mainardi "posin", não tem vacina que faça efeito, se pegar o virus já era. O meliante é muito negacionista, obscurantista, índole fascista e genocida, se realiza, fica alegre e saltitante com o maior número de mortes possíveis. "Vade retro satanás".

  3. Que alívio ler tua coluna novamente (assinei ontem). Neste Brasil tão machucado, meus pensamentos precisavam se organizar. Obrigada pelo inestimável auxílio do teu talento de escriba às mentes confusas e indignadas dos brasileiros.

  4. Que inveja eu tenho dos países com governo normal! Aqui, Bolsonaro faz TUDO que pode pra impedir a vacinação. Um dia vamos tomar mas vai demorar. Que inveja de você!

  5. É incrível como não nos posicionamos contra as atitudes francamente genocidas do atual governo. Temos de lembrar a Anvisa e quejandos que um dia de atraso de vacinação corresponde ao número de mortes médio que vem ocorrendo diretamente a cada dia acrescido das mortes que decorrem do esgotamento do sistema de saúde para atender a outras enfermidades ! Um dia que seja é extremamente precioso. Bur(r)ocracia e formalismo vazio são apenas um disfarce para o cinismo,a hipocrisia, o crime. Mirem

    1. Concretamente, o que nós podemos fazer para livrar o país desse monstro?

  6. O Butantã adiou a divulgação dos testes para o dia 23. Não informou se a vacina não mostrou eficácia ou se mostrou eficácia e o Instituto prefere politizar a questão, como sempre.

  7. Diogo ainda acesso a Crusoe pois minha assinatura vence em abril de 2021. Não vou renovar . Sua torcida pelo PSDB ne enoja ! SEu pai deve estar revirando no tumulo ... Lamento sua contaminação .. Não há vacina para jornalista militante ..

    1. Moro é grafado com inicial em maiúscula. ... E o mesmo não investigava. ... Acolhia ou não denúncias com base nos fundamentos e provas sua Vara Judicial. ... Não fui 'julgado' pelo mesmo.. ... Os Procuradores Federais não levaram qualquer denúncia contra minha pessoa ao então Magistrado. ... Talquei !!!

    2. Minha cara Suely, sugiro que vc faça um tratamento psiquiátrico urgente, pois todas aqueles que apoiam o Bolsonero ou o PT são dignos de pena.

    3. Suely, lamentavelmente não se trata de contaminação, e sim, de opção. Basta você perceber o quanto o moro e a lava jato protegeram os tucanos, que você entenderá facilmente a campanha que a crusoé está fazendo para que este seja candidato em 2022. Mas como já comentei anteriormente; um cidadão que não consegue ser eficiente num ministério e não aguenta uma simples pressão política, não é merecedor de crédito. Isso sem falar da escarrada que deu no prato ao sair... simplesmente indecente...

  8. Bolsonaro também será conhecido psicanaliticamente como o presidente mais rendido ao instinto de morte da história. Em termos de saúde pública, meio ambiente, segurança, educação esse senhor que se diz presidente só pode ser explicado pelas manifestações mentais regressivas, de comportamentos débeis, inconsequentes. "Uma tragédia brasileira", esse é o nome do filme.

  9. Tenho grande curiosidade: o presidente lê apenas artigos que falam a favor dele? Se assim for é mais uma atitude medíocre. A formação de opinião de ser baseada no ecleticismo da literatura. Sr. Presidente não leia apenas as matérias dos jornalistas dos Pingos nos Ia. Eles são bons, mas, assim como os petistas abusam do radicalismo de direita. Até água em excesso faz mal.

    1. Dilma é a mais burra à esquerda; Bozo é o mais burro à direita. Além de ser um demônio.

    2. Pelo visto o Diogo já esqueceu da Dilma... Não sei se é velhice ou memória seletiva.

  10. Diogo, vivendo na Italia não mencionou qual será a vacina que diz irá tomar, logo que chegar nos postos de saúde. Se a chinesa, russa ou qual delas? Quanto ao Bolsonaro ser extirpado do poder em 2022, nada tenho contra, a não ser a preocupação por quem possa tomar o lugar dele.

  11. Fora Vírus , e leve o Governo Bolsonaro com Você. Até porquê me parece que o parvo do presidente e sua quadrilha estão fazendo de tudo para que o vírus não desapareça...

  12. Para vocês comprarem. Dois países nórdicos vizinhos é muito similares usaram diferentes estratégias para combater a pandemia. Um, a Suécia, seguiu a estratégia bozista. O outro, Dinamarca, seguiu a estratégia sugerida pelos médicos e cientistas. O resultado em números de mortes por 100.000 habitantes. Suécia 76 x 14 Dinamarca. Preciso explicar mais?

    1. Atente para o número populacional destes dois países: 10.230 milhões de habitantes, na Suécia; 5.806. milhões, na Dinamarca.

  13. Todo mundo esquecendo o fato de que a essa altura pelo menos 40/50% da população já deve estar naturalmente imunizada. Espero que com essa vacina não ocorra o mesmo visto com a da dengue, reações graves em pessoas que já tinham imunidade pela doença

    1. Você está errado. Oficialmente temos 6 milhões de dados confirmados. Duplique este número para incluir os assintomáticos. Teremos então 12 milhões. Qual a população do Brasil? 212 milhões. Qual a sua conclusão? Será que você esqueceu a matemática?

    1. Inacreditável Elisabeth é em pleno século 21, com todos os esforços empreendidos pelos nossos cientistas, que diuturnamente trabalharam para p desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz, o que trouxe alívio e esperança para bilhões de seres humanos, agora terem todo o seu esforço frustrado por causa de mentes obscurantistas que ainda estão na idade das trevas.

  14. Permita-me discordar. A um porque quem já pegou a doença e está imunizado deve ficar fora dessa. A dois porque uma vacina feita às pressas coloca em risco a vida das pessoas. A três que o direito constitucional à vida é igual ao direito constitucional à liberdade. A quatro quem tomar a vacina e ficar imunizado ( são 2 coisas diferentes ) não tem com que se preocupar porque em tese não vai gear a doença.

    1. E para que essa organização funcione o direito de um vai até onde começa o do outro. E tem que prevalecer o bom senso. Não leva em conta o que fala por exemplo o nosso presidente. O Trump que menos estúpido, abandonou faz tempo a cloroquina e está pragmaticamente apoiando a vacinação.

    2. Martha, seu raciocínio ao meu ver esta equivocado. O custo x beneficio de tomar uma vacina para te proteger de uma doença nova e agressiva em alguns casos, como é o caso da Covid é favorável à tomar. Para isso eu recorro a um raciocínio simples: quem mais entende de saúde? Profissionais da saúde. Qual será um dos primeiros grupos a serem vacinados? Profissionais da saúde. E concordo com o Jose sobre a liberdade. Não existe uma liberdade plena em uma sociedade, pois sociedade requer organização.

    3. Não sei aonde você mora, mas em Brasília está fácil achar quem já pegou duas vezes e não gostou da segunda! Eu mesmo já encontrei de uma feirante, na Feira dos Importados, que passou por isso. Afora o pessoal da àrea de Saúde que trata meu sogro: dá pra sentir a apreensão deles (conversando entre si)! Então, vai se iludindo de que quem pegou não vai precisar tomar, se essa imunização for falha, sempre vai ter um desvacinado pra manter o virus em circulação...

    4. Ponto 1: 293 milhões de pessoas precisam ser vacinadas. Ponto 2: testes científicos foram feitos que mostraram a eficácia da vacina. Ponto 3: o direito de um termina quando o direito do outro começa. Em uma sociedade os direitos coletivos se sobrepõem aos direitos individuais. Portanto, as vidas de muitos não podem ser colocadas em risco pelas ações de uns poucos. Ponto 4. Você voltou ao ponto principal: todo mundo precisa ser vacinado para o país voltar ao normal.

    1. Nossa Aldaiza, onde vc viu isso? Tô imaginando o Boris com paralisia facial. kkkk. Muita fake news isso.

    2. Começou a espalhar fake news. Não seja desinformada.

    3. Verdade Aldaiza Bozista? A quem você quer enganar? Eu já falei para os Bozistas delinquentes, não gastem os seus tempos com os leitores da Crusoé. Aqui só tem gente inteligente. Bozistas são realmente seres bestiais!

  15. Mainardi, acho que temos um paradoxo. Acho que Dilma é mais incapaz que Bolsonaro. Mas acho que Bolsonaro é mais incapaz que Dilma. Podemos incluir o Lula aí. Só sei que nada sei.

    1. muito bom concordo só acho que não tem nada a ver com a vacinação obrigatória

    2. Paradoxo resolvido: Dilma é tão incapaz quanto o Bozo. O Bozo é tão corrupto como o Lula. Lula, Dilma e Bozo são iguais na perversidade das ações para destruir o país!

  16. Diogo sempre certeiro em suas opiniões. Como muitos brasileiros não tomavam a vacina contra a gripe, espero que dessa vez, façam fila para mandar essa epidemia embora.

  17. Hoje, pergunto: " Depois que tivermos tomado esta vacina, e, se realmente este vírus for vencido, como ficará este ser humano que sobreviveu?" Tem que se pensar, acho eu , em uma "Reconstrução Humana". É necessário um repensar da sobrevivência humana e uma melhor qualidade de vida pessoal. Necessitamos, nós mesmos,de fabricar vacinas particulares e individuais. Para um bem-estar particular. Sem isto, não vejo uma melhora mental do que chamamos de seres humanos.

    1. Deveríamos refletir sobre aumentar a porcentagem , em nossas vidas, de " FAÇO E GOSTO". Sem um mínimo de prazeres e realizações produtivas na vida completa de cada um, incluindo as atividades profissionais, nunca chegaremos a um MÍNIMO de RESPEITO em relação ao outro.

  18. parabéns Diogo👐 Seus comentário condiz com a verdadeira fase que nós brasileiros estamos passando governados por um PR incompetente e insano. "Deus cuida de nós!"

    1. infelizmente bolsonaro não passa de um presidentizinho , um charlatão mentiroso # fora Bolsonaro e Augusto aras. lena

  19. Concordo Diogo, a vacina não elegerá Dória mas imunizará o povo contra a estupidez Bolsonarista. Como sempre digo: - Não existe lugar para aventureiros na saúde.

  20. Aos que ficam criticando o nosso PR, vai um provocação. Não vou recorrer a Descartes com seu "penso, logo existo", por motivo óbvio, vcs terceirizaram pensar. Então sintam, se realmente existem. Alguns sentem falta do Lula e seus ternos sob medida. Bolsonaro é um homem de hábitos simples. Seus detratores se esquecem dos avanços com a reforma da previdência e a atuação do governo, na busca de mitigar os efeitos da pandemia, como o auxílio emergencial que ajudou 67,2 milhões pessoas.

    1. Insisto.. seu texto é pura FALÁCIA com intenções propagandistas. Importa pouco se o hábito de 🤡 é simples, ou brega. Vc sacou um discursinho pró democracia fazendo de conta q, no q escrevi a importância era o fato de discordar sobre simplicidadeXbreguice. Qdo cê sabe q não era e se fosse, NADA TERIA A VER COM DEMOCRACIA. Cê usa algo q se chama desonestidade intelectual pra escrever. E aí o debate não tem graça, rende muitas palavras e frases.. mas perde o sentido.

    2. Perfeito o seu raciocínio Jose. Fechou com chave de ouro o seu argumento.

    3. Paulo. Foi isso que eu falei. Ele pegou na depressão e entregou com 1% de crescimento e com investimentos estrangeiros entrando. O Bozo assumiu falando e fazendo besteiras e nos jogou de novo no buraco. Nunca mais ouvi o que o Meirelles. Como ele não é o ministro agora, não importa, né?

    4. Jose, de onde vc tirou que o Meirelles recuperou a economia? Da propaganda dele? Temer assumiu salvo engano em agosto de 2016. 2016 o PIB fechou negativo em 3,3%. Cresceu em 2017 1,3 %, ou seja, em cima de 1 base <. Para fechar o assunto economia, sabe qual a fantástica ideia do Meirelles p/ conter a crise provocada pela pandemia, imprimir dinheiro (obviamente no sentido metafórico). Tivemos já 1 aumento da inflação por questões exógenas, imagina com essa estratégia proposta pelo Meirelles..

    5. Eu estava falando da economia. Temer e corrupto, tal como o Bozo e o Lula. Entretanto, ele teve o bom senso de colocar o Meireles para recuperar a economia esfacelada pela Dilma. O Meireles fez isso muito bem. O Bozo pegou o país organizado, mas em três meses ele conseguiu destruir tudo com seus discursos de psicopata. Como eu não sou relativista e nem tenho bandidos de estimação, todos estes corruptos são iguais!

    6. Ñ vou entrar na questão do crescimento anterior, pois vai ser moroso. Vc trouxe 1 elemento novo, TEMER. Veja a contradição, vc levantou a questão da corrupção e apela para essa personagem, uma das sanguesugas mais gordinhas da política, grampeado na calada da noite numa negociata digna de Al Capone. E Bolsonaro ñ representa a média? É vc trouxe mais 1 exemplar da nossa política e sociedade, Temer. Até nisso vejo uma vantagem: Temer tem uma esposa com idade de neta. Bolsonaro com idade de filha.

    7. Paulo, você está usando um argumento relativista, tão usado pelo petismo. Para os Bozistas e Petistas, a honestidade é relativa, ou seja, há graus de honestidade dependendo do contexto. Para as pessoas honestas e patriotas, a honestidade é absoluta. Simples assim. Para mim, corrupto é corrupto e ponto final! E neste caso, todos os Bozokids são mais do que corruptos.

    8. Paulo — Não, a cota de perversidade do Bozo é anormal, produto de uma personalidade egocêntrica e doentia. Ele não representa a média da sociedade brasileira. Se representasse, o Brasil seria um hospício. Os crescimentos anteriores foram consequência do preço alto das commodities. O Temer arrumou a casa, mas o Bozo, em poucos meses, desarrumou tudo. Segundo as projeções, levaremos pelo menos três anos para voltar ao nível deixado pelo governo Temer. Em resumo: o Brasil retroagiu com o Bozo!

    9. E então Jose, se colocarmos 1 policial rodoviário atrás de vc numa viagem de 1000 km, vc ñ cometeria nenhuma infração? É se a receita escrutinar a vida de todos os brasileiros, quantos cometeram crimes fiscais? Mas o cara é filho do presidente. Mas é o presidente. O cara é deputado... Entenda, os políticos são um reflexo da nossa sociedade e cobrar virtudes que ñ existem numa sociedade é que no final pode ser taxada de perversidade. Em tempo, cada um faz o que decide, somos livres para isso.

    10. Com relação ao crescimento da economia vc disse a verdade, mas ñ toda a verdade. 2017: 1,3. 2018: 1,3. 2019: 1,1. Esses crescimentos anteriores foram obtidos, sobretudo pelo consumo das famílias, o que ñ é sustentável, então depois de arrumar a casa no 1° ano, iríamos ter um resultado melhor em 2020, mas fomos atropelados pela pandemia. Flávio Bolsonaro. Acredito que vc ñ sendo perverso, ñ esteja incriminando ele antes do processo em julgado.

    11. Jose, estava lendo sei comentário e imaginando a letra da música Jeremy do Pearl Jam, sendo o Bolsonaro a personagem nela: "oh mountain tops whith him on top lemon yellow sun arms raised in a V and the dead lay in pools of maroon below... KING JEREMY THE WICKED ruled his world..." Se vc está enxergando uma perversidade extremada no PR. e em seus apoiadores, então somos uma sociedade perversa. Ele, como todos, tem a sua cota de perversidade.

    12. Paulo enganando de novo. O Bozo pegou o país crescendo. Em menos de um ano nos jogou em uma nova depressão. A corrupção continua a mesma, basta ver a ficha corrida dos Bozokids. Usei o termo escrupuloso para enfatizar que o Bozo é um genocida metódico, que usa o seu poder e influência para matar brasileiros. Somente um genocida meticuloso patrocinaria eventos de contaminação em massa e boicotaria o seu próprio ministro.

    13. Eu usei o adjetivo escrupuloso para enfatizar que o Bozo é um genocida metódico e diligente com o seu objetivo: matar milhares de brasileiros. Um líder de verdade usa o seu poder e influência para proteger as pessoas. O Bozo fez o inverso: usou a sua influência para promover eventos de contaminação em massa e assim acelerar a expansão do vírus na sociedade. Além disso, boicotou as ações do seu próprio ministro. Para mim, o estado do Bozo e dos bozistas é um estado genocida e perverso. Simples!

    14. Jose, ainda bem que vc usou o termo escrupuloso, condiz mais com a postura de nosso QUERIDO PRESIDENTE (não para todos é claro, pois como dizia Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra"). Mas vamos lá. Bolsonaro nosso GRANDE LÍDER, se elegeu com uma pauta liberal, que preconiza a liberdade individual. NOSSO AMADO PRESIDENTE tirou a força as pessoas de casa para se aglomerarem? Definitivamente ñ. Vc almeja um estado que trate seus cidadãos como seres incapazes de tomarem as próprias decisões?

    15. Nádia, Miguel, Cláudio, Volf e Maria. Sabe o q é democracia? É qdo uns acham vulgar e outros sinceridade. Qdo 200 na mesa de negociação > p/ 600. Qdo ñ podendo atingir o ótimo, pois o mundo é imperfeito, enxergamos avanço no bom. Estelionato eleitoral. Dilma ao nomear Levy fez isso. Bolsonaro em 2 anos manteve seu timoneiro, q enfrenta a pandemia há cerca de 1 ano, conseguindo diminuir pela 1/2 a projeção inicial de queda do PIB. E na corrupção. Qto tempo levou p/ afastar Cabral? Witsel já era.

    16. O Bozo promoveu eventos de contaminação em massa e boicotou o seu próprio ministro da saúde. Tudo muito bem documentado para que as pessoas não esqueçam. Por isso, o presidente é um genocida escrupuloso. Apenas dementes e delinquentes negam tal verdade cristalina.

    17. O que tem a ver "hábitos simples".. com "reforma da previdência.. e mitigar efeitos da pandemia".?? Você fez uma bela salada pra fazer propaganda.. Que textinho falacioso.. Queria talvez dizer q seu presi tem hábitos vulgares e é brega? Armas são caras, moto como hobby, conseguir mulher bonita, costuma custar mta grana.. Sustentar filhos com duas ex e uma atual.. Hábito simples?? Nem simples nem baratos... e por aí vai.. simples sou eu q não ando de helicóptero domingo de manhã...

    18. Paulo. Não esqueças que a proposta do governo era 200 reais, o congresso propôs 500 e o JB para não dar palanque ao CN extrapolou para 600 reais, votei nesse energúmeno mas já desconfiava que ia dar porcaria

    19. Amigo ; aqui ninguem sente falta do Lula ! Muito menos o Diogo !! Ahah e o Bolsonaro nao é um sujeito de fala simples e bla bla bla! É estupido ; tosco burro / tapado e talvez mau carater / mas qto ao ultimo nao tenho certeza ....

    20. Se esqueceu que a reforma da previdência foi dura com a maioria dos brasileiros, e nem existiu para os amigos do rei, deixe de ser um adulador que o homem não tem capacidade, infantil e agressivo é um fato, quanto a inteligência se ganhar da Dilma é por focinho. Temos uma tendência sinistra de defendermos energumenos e corruptos.

    21. Paulo, o que menos Bolsonaro tem é simplicidade, ele é vaidoso, inconsequente e egocêntrico. Não houve grande avanço na reforma da previdência, visto que ela só atingiu mesmo o povão, nas castas da "nobreza" não fez nem cócegas. Sessenta milhões de pessoas não podem estar "preferindo" Lula e seus ternos engomados. Na verdade o que estamos repudiando é o estelionato eleitoral: Nada mais da equipe independente e zero combate à corrupção.Sim, todos morreremos um dia,não precisa ser no mesmo dia.

    22. Mas vcs ficam formando opinião ouvindo as lorotas da Miriam Leitão, que entende de economia=minha avó entendia d computação quântica. E entendam de 1 x por toda, gestão requer decisões. Vc acha que os comandantes da invasão da Normandia titubearam em enviar milhares de soldados para a morte? Eles tinham um propósito, pois talvez hoje vc falaria alemão. Então morrer faz parte da vida. E às x é necessário para seguirmos em frente como espécie,.protegendo as novas gerações de carregarem nosso fardo

  21. O presidente mais idiota e incapacitado que o Brasil já teve está tramando com os seus comparsas uma extensão da pandemia até o final de 2022. Ele está movendo uma campanha radical contra as vacinas, espalhando o medo e terror. Como uma parte significativa da população acredita em Saci-Pererê e político honesto, o efeito de tal campanha genocida pode ser desastroso. Como se pode ver, o Bozo nunca quis recuperar o país após a pandemia. O objetivo final do Bozo sempre foi este: maltratar o povo!

  22. Se o “Manhattan Conection” não tivesse sido apresentado durante muito tempo pela Globo, mídia tendenciosa, parcial e manipuladora do povo brasileiro, e se você não participasse da apresentação desse programa, eu levaria a sério as críticas que você Sr. Diogo Mainardi faz ao Presidente Jair Bolsonaro.

  23. Burro é o adjetivo perfeito a esse pseudo chefe de estado. Acrescento: Bufão, incompetente, histrião, palhaço, mentiroso...Xiiii melhor parar, senão fico até amanhã. Torcendo por impeachment desse boçal

    1. É o que sempre digo. O cara não tem outro assunto. Virou obsessão. Perdeu a fleugma de um bom analista que era.

  24. Diogo, ao ler sua coluna de hoje percebo que você ainda não entende a complexidade do nosso país. Parece até quando era colunista da Veja e não entendia como Lula dominava o cenário político. O que estamos vendo hoje é um monte de político fazendo campanha para 2022 e ninguém de fato pensando na saúde. Se na Itália ainda não há vacina aprovada, pq no Brasil teria? Pode falar que é culpa do Bolsonaro por retórica, mas no fundo você sabe que não é só culpa dele!

  25. Esse Maynard é tendencioso e besta. Nesta semana o The Washington Postou trouxe uma extensa matéria a respeito dos problemas com a vacina chinesa, que vai da inconclusao dos testes da fase 3 até a corrupção de agentes negociadores. O Doria, por exemplo, consta da matéria do Post. Noves fora os desacertos do governo federal, que são muitos, o Sr Maynard adora o bordão Ay governo...só contra"

    1. A Dilma era menos letal. Esse presidente é criminoso em vários aspectos. Abriu a caixa de pandora. Vai ser muito difícil prender os demônios

    2. Você acha que um instituto de pesquisa gabaritado como o Butantan iria produzir uma vacina que não funcionasse? Eu prefiro acreditar nos cientistas da instituição do que nos políticos bozistas. E você?

    3. Correto, esse seu texto edoekha o que penso desse "jornalista" que vive na ilha, parafraseando o bordão dele, em Veneza e mudando de gondola conforme o vento ou o gondoleiro.

    4. Esse Mainard erra o básico. Como dar credibilidade ao sujeito que vaticina que Bolsonaro entrará para a História como o mais burro dos presidentes? Esqueceu da Dilma Maisnarda?

    5. Graças ao corretor de textos, os erros acima podem ser perdoados

  26. Cara, quem te lê são pessoas com um nível mais elevado de conhecimento e de percepção da realidade. Como podes afirmar que o Governo não está com pressa para vacinar o povo. Já te leio para ver a besteira que escrevestes!

    1. Não sei porquê esse arranca-rabo entre o presidente Bolsonaro e João Dória, governador de São Paulo. Só está lascando o País com esse problema da COVID-19, onde já estamos vivendo uma segunda onda, mais perigosa e contundente para quem a contraiu! Que Deus ilumine os nossos mandatários e que Diogo Mainardi continue nos brindando com os seus belos textos!!

  27. Você tem razão Mainardi. Bolsonaro já conseguiu o feito extraordinário de se tornar o presidente mais estúpido e incapaz da história do País. Título que dificilmente ele perderá um dia. E olha que competir com a Dilma por esse posto parecia uma tarefa impossível. Mas a Dilma, pelo menos, nos fazia rir quase que diariamente com seu desfile inacreditável de asneiras.

    1. Concordo em gênero, número e grau com o escriba, principalmente quando estabelece uma comparação entre Dilma e Bolsonaro. Votei em Bolsonaro mas, porém, contudo, todavia não concordo com as asneiras que ele vem fazendo no Governo. Não sou estulto!

  28. Esse Sr. é de uma incompetência monstruosa, verdadeiro genocida que continua falando mentiras como cloroquina, pessoas ignorantes continuam acreditando nisso, será retirado do governo, Moro 2022

  29. Votei em Bolsonaro mas não sou bozista. Sou médico há 38 anos. Trabalhei em campanhas de vacinação 2xs por ano, por muitos anos. Confio nos "profissionais" envolvidos com vacinas do Ministério, das Secretarias Estaduais e Municipais, sabe pq? Não são políticos! Podem ser de esquerda, mas antes de tudo são envol

    1. Sem querer fechei e não conclui. Antes de tudo são envolvidos com a saúde da pop. Temos conhecimento de campanhas de vacinação, erradicamos a varíola e a paralisia infantil até o sarampo, quase.... Vacinamos gripe anualmente e de graça. Temos uma rede de saúde básica acostumada a esses embates. Estou aposentado há 4 anos e, duvido que os envolvidos em campanhas de vacinação já não estejam com tudo quase pronto para atuarem como sempre. Trabalham sem mídia. Respeintem os SERVIDORES CONCURSADOS

    2. A Ciência (médica) em primeiro lugar: política rasteira só está entravando o trabalho maravilhoso dos profissionais da saúde nas três esferas de governo! Minha solidariedade ao médico que expôs seu comentário! Hip! Hurra!!

  30. E além de sofrer com a falta de planejamento e incompetência do governo, o povo brasileiro ainda precisa aguentar o seguinte: a) tem uma moeda fraca, uma que mais se desvalorizaram em relação ao dólar; b) conviver com uma inflação mascarada, pois com a moeda fraca todos os preços subiram significativamente, c) uma das piores taxas de desemprego do mundo, d) uma das piores imagens do mundo, pois agora, com a derrota do Trump, somos considerados párias na diplomacia internacional.

  31. 2022 está bem encaminhado. Bozo fora... Mas teremos que avançar como país, na punição ao mais psicopata dos presidentes. Não há como sair incólume. A previsão de Oxford de 190K de mortos no Brasil, em março/2020, infelizmente, pelo desprezo pela vida por este governo, deve se confirmar...

  32. Eu achava que jamais teríamos um presidente tão desqualificado quanto a Dilma. Mas eis que aparece Bolsonaro. UM IMBECIL COMPLETO: como DILMA, Incompetente, ingnorante , autoritário, protetor de ladrões, irresponsável perante o drama que vivemos com a pandemia. Em todas essas desqualificacoes citadas, ele ultrapassa Dilma.

  33. Espero que a Coroavac tenha mesmo boa eficácia igual ou acima de 90% , caso contrário vamos curtir está pandemia até 2022 !! O única vacina comprada por este governo de trapalhões e débeis mentais , a de Oxford, só tem 60% de eficácia e ainda assim não haverá para todos . Agora correm com a Pfizer que já vendeu tudo !

    1. Como sempre digo..se os governadores e o supremo não tivessem feito oposição às políticas do presidente genocida que promoveu eventos de contaminação em massa e boicotou o seu próprio ministro para seguir ordens e achismos de charlatões, já teríamos passado de um milhão de mortos. O grupo de oposição ao Bozo conseguiu salvar mais de 800 mil pessoas. A luta ainda continua, pois a perversidade do Bozo e dos bozistas não tem limites.

  34. Mto bom.. retomou sua veia humorística e a calma. Se seus textos sobre lira não o colocaram em grupo de risco, então acho q escrever comentários a eles tbém não coloca a muitos q vem diariamente ao cruza e ao antagona. Seu lindo texto está quase lírico..(não é trocadilho, pfavor) mto bom. Aqui tbém sem ser obrigatória, será.. Felizmente a vacina deverá ser requisito pra mtas atividades.. situações. E, enfim, ainda bem q o futuro não será determinado pelos lixos propagandistas das redes.

  35. Mas se a vacina funciona, não tem porque se preocupar com que não toma. Sempre sou a favor do livre arbítrio. O estado não pode ter o poder de obrigar ninguém a se vacinar. Se as pessoas derem esse poder ao estado, amanhã estarão ditando o que pode ou não falar, ou fazer, ou vestir, ou qq outra coisa.

    1. Você me fez lembrar o Rio de Janeiro na década de 1929’s. E olhe que a naquela época a vacina não era experimental e funcionava que era uma maravilhas. Em muitos dados de urgência, o livre arbítrio nem sempre é uma escolha para resolver problemas públicos. De fato, todo mundo sabe disto deste a idade média. Basta ver que todos os países c possuem leis sobre várias coisas essenciais, justamente para conter o livre arbítrio. Conte outra, pois este teu argumento parece argumento de bozista!

  36. o estelionatário bolsonaro, o pior presidente do Brasil, não conseguirá nunca mais se candidatar, nem que seja prá varredor de galinheiro.

    1. GRANDE VERDADE ESTELIONATARIO MENTIROSO DEMAGOGO PSICOPATA

  37. Eu quero entender porque as pessoas fazem seus comentários tentando adivinhar o que os demais vão fazer. Faça a sua parte. Entre na fila, não entre na fila... Problema estritamente pessoal. Que escrotidão essa coisa de ficar adivinhando: Será que o gado vai ficar no curral, será quevos Bozo vão entrar na fila? São seres humanos! Bolsonaro e Dória estão brigando pela cadeira. Nenhum dos dois irá se eleger! ignorância e mesquinharia! A gente detesta!!!!! Diogo com todo respeito, tô nem aí!

  38. Pelo meu ponto de vista, tudo que vc tem escrito e mais esses 10 posts diários sobre Artur lira deveriam sim te dar o primeiro lugar na fila, com banda de música e tudo.

  39. Penso que, nessa área de comentários, não cabem comentários do tipo Turma do Ódio. Se for assim, é melhor não fazer. A revista não é responsável pelos comentários, óbvio, mas penso q deveriam sim retirar comentários com ofensas aos jornalistas e aos demais que comentam. Um pouco de educação não faz mal a ninguém. Só por que é internet não significa que podem destilar ódio assim. Acho uma lástima pessoas se comportarem dessa forma. Triste isso.

    1. Quem começou? Isso não importa, dizia a professora. É muito difícil conseguir que as pessoas demonstrem ter educação, eu sei. Cada um tem sua consciência, ética e moral. É importante ter esperança nas pessoas. Vou continuar tendo.

    2. Concordo, desde que a CrusoLIXO se comprometa a: 1- Obrigar todos os assinantes a se identificar pelo nome legal, sem pseudônimos, apelidos ou falsos nomes, tornando-os responsáveis pelos comentários. 2- Verifique em seus arquivos quais foram os que começaram com as ofensas, não só aos que comentaram discordando, bem como aos que foram objeto das matérias . Tenho certeza que muita gente vai dançar. Tb vou, basta ver as respostas dadas a certos idiotas. Mas a assin. tá no finzinho. So, fuck it!

  40. Eu tenho 76 anos e ofereço minha vaga a vc, seus colegas da imprensa, aos políticos e ministros do STJ! Entre morrer de corona ou ficar sobrevivendo assistindo as palhaçadas de todos vcs, prefiro o Corona !

    1. Tô fora de vacina por enquanto dou a minha dose com muito prazer pra esse palhaço do mainardi

  41. O que dói é a democracia eleger um presidente com essas característica que vemos todos os dias. desses. Para quem reelegeu a Dilma, não dá para se esperar coisa melhor. Mas dentre outros, é de longe a melhor forma de governo. Não dá pra desaminar mas o caminho é longo, Temos mesmo muito o que evoluir.

  42. Caro Diogo, escrever dez posts por dia sobre Arthur Lira ou qualquer outro político brasileiro coloca sim no grupo de risco. Risco à saúde mental, pelo menos!

    1. E contra o Lulismo e a esquerda Insana. Quem tem cérebro, pensa e reflete, nenhum destes presta.

  43. Tb estou na fila. Quero ser a primeira. Será que boiada cega vai se recusar? Tem seu lado positivo. Não vou descrever porque os inteligentes entenderam e os bois continuam cegos e burros.

    1. Boa sorte, desejo que vc viva até os 122 anos, saudável física e mental, pra ver a desgraça sua e de quem se vacinou!

  44. Aqui na terra Brasilis... Sinistro da Saúde afirma que " a pandemia continua" e que finalmente, adquiriu seringas. Loucura, loucura total...

  45. Que ódio insano. Que saudades do comentarista que escrevia na Veja com inteligência e lucidez. Segundo " entendidos" se vc relaxar e usar um pouco de vaselina vai doer menos.👀

  46. Caro Diogo, creio que deve ser vacinado em SP... corra que consegue. Mas, vejo que a cada dia seus comentários perdem a eficácia conta o PR Bolsonaro, talvez tenha a contragosto, que publicar em sua revista (que cancelei minha assinatura) muitas notícias das excelentes obras que iniciam em 2018 e serão finalizadas até 2026.

    1. Bolsonarista é igual Petista Xiita, só muda a posição. A falta de reflexão e discernimento da realidade atinge a todos os cegos radicais.

  47. Vi o Presidente Bolsonaro destacar a pouca infecção e morte pelo corona na Africa, devido o uso da cloroquina que é usada contra a Malária. Por que será que em Rondônia, onde até os macacos usam cloroquina contra a Malária, há tanta infecção e morte pelo Covid 19?

  48. Doria peitou Bolsonaro, peitou a Anvisa e ganhou. Agora tanto o Bozo como Pazuello têm de correr atrás do prejuízo, mas estão numa sinuca de bico.

  49. Compartilho com todas as excelentes projeções suas em relação aas boas expectativas fisicas e mentais referentes aa vida do sapiens. Idem com o conforto de nossa saúde , sobretudo mental, com a rejeição BolsoDoria do sonho presidencial para 2022. Também estou na fila...

    1. Pelo jeito vc gosta do verrrrbo do Diogo, né? Mas acho que ele não sabe conjugar. Se eu não estivesse muito ocupado, Deise, abriria uma brechinha na minha agenda. Você é do tipo curvilínea?

  50. A sua lucidez é espantosa! Quisera nossos governantes - Bolsonaro e governadores - fossem lúcidos como você!! São um bando de energúmenos.

  51. Parece que tenho um xara aqui. Tudo bem. Não se esqueçam da cloroquina. Ela não dá imunidade de rebanho, mas dá de manada. Ao fim da pandemia aqueles da manada que sobrarem vivos farão movimentos pelo Brasil. Relinxando e dando coices. Marcos Vilela

  52. Brasil... na fila pra ver se consegue comprar a seringa ... gado/ e ministrotartaruga da saúde acordando na ilha da fantasia...desgraça pouca é bobagem!!!

  53. Gosto de seus comentários e previsões. Mas são muito movidos pelo humor do momento. Torci para que as previsões relativas à sua antalula se concretizassem mas ele se reelegeu. Agora a mesma previsão quanto a Bolsonaro com dois anos de antecedência. Espero que a bola de cristal esteja bem embaçada.

  54. o brasil orgulhosamente apresenta seus governantes : presidente , jair Mentecapto>secretaria de governo, general Maria Fofóca>direitos humanos ,Jesus no pé de goiaba>agricultura, Sra. Boi bombeiro>meio ambiente, Sr Passa Boiada>ciencia, "astronauta" Anitta>economia, Guedes Semana-que-vem>Itamarati, Beato Salú>Indicado ao supremo , ministro Sr. Tubaína>Guru Olavo boleto-vencido de carvalho.

    1. Ahhh faltou !! o general PAZZO ...aquele enfezado (cheio de fezes)

    2. BOCCA, vocês esta em abstinência as 19 meses nos entendemos tanta fúria...

    3. Perfeito Bocca. Faltou você listar também o nome e os apelidos daqueles delinquentes que infestam as redes sociais defendendo o que não pode ser defendido. Qual seria o nome destas criaturas? Eu as chamo de seres bestiais, dada a natureza dos seres, mas acho que você seria mais criativo.

  55. Adorei seu artigo, mais ainda depois de ver tantos bozistas zurrando e espumando de ódio por suas críticas ao Bolsonaro, sobretudo por ter dito que é o presidente mais burro e incapaz da história. Que é o mais incapaz, concordo. Mas, quanto à burrice tenho dúvidas: acho que empata com a Dilma. A diferença é que a Dilma era mais discreta, já o Bolsonaro faz questão de ostentar a sua burrice sempre que tem uma chance. Se os orixás ajudarem, o burrinho estará fora do poder antes de 2022.

    1. Muito bom seu comentário, velhinha de Taubaté. 👏👏

    2. Só a mente limitada do Carlos pensa que ser anti-bozista é ser pro-Petralhista. Quanta mediocridade. Eu sempre disse que bozismo = petismo. São irmãos siameses. Um não vive sem o outro.

    3. JOSE defender este governo e facil, dificil e entender, vocês calarem por tantos anos e pior, aplaudindo corruptos esurpadores do poder

    4. O mais impressionante é que ainda há gente como o André que defende o governo do genocida e usa como parâmetro de qualidade o governo lulopetralhista. Tudo indica que a mediocridade e a delinquência sejam os novos normais no país. Que tristeza!

    5. Verdade, precisamos da inteligência da Dilma e Lula, do dinheiro da Petrobras, BNDES, JBS, mensalinho e mensalão, e sermos cobaias da vacina imediatamente,. Por favor já vacinem todos os idosos, grupos de risco e as crianças.

  56. Diogo, rapaz, dá um tempo. Com toda sua casca-grossice e confusão, Bolsonaro faz coisas importantes ao país. Tb não entendi essa defesa esperneante da vacina chinesa, q faço questão d não tomar.

    1. A vacina recomendada para gado é contra a Aftosa. A Coronavac realmente não serve.

    2. Procurando aqui o que boçalnaro fez de importante que suplantasse a estupidez, psicopatia, imoralidade,, canalhice que abundam nele

    3. Deixe de tomar remédios também, a maioria dele vêm da China!...

    4. Não toma não Silas, deixa para outro, você por acaso sabe que os insumos chineses estão nas outras vacinas!?????!

    5. Vai tomar a vacina feita em Wuxi.....ou sendo gado melhor ozonio, com canula de grosso calibre

    6. Jorge, o ministro Eduardo Pazuello já afirmou que, caso a Coronavac seja aprovada pela Anvisa, será aplicada. O problema é que João Dória está fazendo propaganda de uma vacina que sequer teve certificação internacional, e que sequer está sendo aplicada no seu país de origem, a China.

    7. Silas, Vc que parte não entendeu, se a vacina aprovada seja da China, Koreana, Americana ou de onde vier, tem que se vacinar, pronto acabou, simples assim meu caro.

    8. O mais burro e incapaz da história também tem o seu gado.

    1. JORGE, te vacina com a chinesa e pronto somples assim...há estas em abstinência a 19 meses?

  57. E eu que pensava que o presidente mais burro e incapaz da história do país era a "Presidanta" Dilma E isso num país que já contou com nomes famosos como João Café Filho.

  58. BOLSONARO e seus MILITARES VASSALOS BOICOTAM AS VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  59. Gado é gado. Não importa se o tema é ciência ou política. Lembrando que, como não existe ciência sem pessoas, a ciência, apenas uma pequena parte de todo o conhecimento acumulado e ainda por vir, é política.

  60. Diogo Mainardi, você foi comprado pelos chineses? Seja mais discreto, inteligente e menos Doria. O governo JB é muito mais importante do que ele, a sua visão tem que ser mais larga para ver que, apesar de 2020, o Brasil está saindo do buraco, principalmente com o agronegócio e a infraestrutura. Comparar JB com Dilma chega às raias da imbecilidade, pois o maior imbecil e oportunista deste país se chama João Doria, um desonesto em todos os sentidos.

    1. Saindo do buraco? A inflação está aí. Um buraco onde o país está entrando como na época do regime militar.

    2. Saindo do buraco? Em qual país você vive? Seu argumento é tão risível que não para nem pelo primeiro filtro da realidade. Basta olhar os indicadores básicos para saber que você está mentindo!

  61. vai ser engraçado ver o GADO bolsonarista (desculpem a redundancia) tentando viajar para outros países sem vacina. protestando diante de embaixadas ainda vou rir muito vendo eles em aeroportos com ivermectina junto ao passaporte.

  62. O que ninguém ainda percebeu Diogo é que o negacionismo do Senhor Morte em relação ao combate ao vírus faz parte de sua estratégia de reeleição, ou seja, se a vacina vier com ela virá tb a normalidade e o ronco das ruas, por isso querem empurrar com a barriga até 22, não importa se morreram i milhão de brasileiros.

  63. Ha três razões para o Bozo fazer o que faz: a) ele tem um pacto com o demônio e, por causa deste pacto, ele deve sacrificar 300.000 pessoas em honra do satã; b) ele sabe que com o fim da pandemia a população revoltada irá às ruas para extirpá-lo do poder; c) para se defender, ele precisa manter sua base de apoio, composta por dementes e delinquentes que se alimentam de restos coletados nos esgotos da vida, alvoroçada e bem nutrida para usá-la no momento certo..Simples assim!

  64. Pois é Diogo , nosso sórdido presidente cada dia mais escarafuncha na lama do seu governo...Ele despreza a vida das pessoas...vai perder o cargo por incompetência, arrogância, burrice e soberba...É do centrão e está comprando toda a turma para se manter ...mas sabe que vai ser traído...vamos às ruas pressionar e ele vai cair!!!

    1. Não, não tem. O mundo também acha a vacina o assunto mais importante. Menos os quadrúpedes.

  65. Sómente um celerado estúpido e mal intencionado como vc, Diogo, é que pode acusar o Presidente dessa maneira. Mais burros e incapazes que o Carniça e a Cadáver Insepulto é impossível. Faça o seguinte, saia do esconderijo e vá para SP tomar a vaChina (se os capangas do Carniça não te pegarem primeiro, afinal vc está jurado). Tanto aqui nos States como no Brasil o que se ouve é: "vou esperar pra ver o que acontece e aí eu tomo". Tá todo mundo se c,,,,,, de mêdo. Alô amantes do Diogo, quem vai lá?

    1. Andre é outro MAV conhecido, que recebe dinheiro público pra defender o presidemente.

    2. Pois é Alberto os defensores da liberdade e democracia, já querem te calar cancelando sua assinatura, e com censura verbal. Nenhuma vacina ainda foi testada em idosos e crianças, muito menos em grupos de risco. Os Anti bozo, humanistas poderiam se oferecer como cobaias, mas fazem alarde da vacina e se colocam em último lugar da fila como faz Diogo, aliás ele não mencionou pressa em Vacinar os filhos, estranho.

    3. Já passou da hora do Diogo e do Mário banirem as assinaturas dos MAVs. Eles enchem a boca pra falar que não aceitam dinheiro público, mas assinatura dos MAVs pagas pelo governo federal é dinheiro do governo.

    4. É um bolsotrumpista revoltado...kkk E aí Alberto sempre raivoso...não se conformou ainda de que seu "Tramp" vai pra rua???Seu Bozo também vai...🤣😂🤣😂

    5. Alberto, o puxa saco de sempre, é um amor... Bozo bufa, "betinho" cheira e declama: "qui diliça"!

    6. E pelo visto bolsolulista convicto que burrice e cabresto são virtudes...

  66. Chamar o bozo de burro e incapaz é elogio. Ele é um ser das trevas, um ser perverso. Boa sorte com sua vacina, Diogo. Eu aqui, grupo de risco, continuo na quarentena.

    1. O mais burro e ignorante da história. Na época não tínhamos saída. Votar no Haddad, que falava mais besteira que esse, seria uma vergonha. A plataforma de governo dele era Lula livre, apenas isso . E a eleição do Sr Morte deveu-se a Moro, Haddad e a Adélio, pois se ele participasse de algum debate , seria ridicularizado

    2. Domingos, se vc toma paracetamol, antibióticos ou antialérgicos, sabia que são fabricados com insumos chineses? Vai parar de tomar também?

    3. Vou na hora. É só liberar. Enquanto isso você toma água tônica a base de quinino. É parente da cloroquina. Ruim por ruim, asno sempre como capim.

Mais notícias
Assine
TOPO