DiogoMainardina ilha do desespero

JORNALISMO NÃO É FOFOCA

14.02.20

Só faltava um morto. Agora não falta mais.

Desde que o Coaf revelou que duas familiares de Adriano da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, estavam lotadas no gabinete de Flávio Bolsonaro, sua morte era uma certeza para mim. Assim como a morte do Coaf.

Algum tempo atrás, cheguei a publicar uma nota antevendo o destino sangrento do pistoleiro de aluguel. Um ou dois militantes bolsonaristas espernearam em nosso site. Eles estavam errados. Eu estava certo.

Apesar da hostilidade de Jair Bolsonaro, é preciso dizer que, no último ano, a imprensa acertou mais do que errou. A Crusoé, por exemplo, antecipou todas as etapas do bizarro encolhimento de Onyx Lorenzoni. Na quarta-feira, quando o ministro foi degolado publicamente, a revista lembrou sua reportagem sobre o assunto e comentou nas redes sociais: “JORNALISMO NÃO É FOFOCA”. Assim mesmo: aos berros.

Jair Bolsonaro berra contra a imprensa todos os dias. Deveríamos homenageá-lo com uma estátua. Nunca houve um presidente que superestimasse tanto o poder do jornalismo. A maior prova disso é que, ao mesmo tempo que ele profetiza a morte da imprensa, seus cupinchas articulam-se para montar uma rede de jornalismo chapa-branca, inaugurando sites e distribuindo propaganda estatal para emissoras de TV amigas. Vai dar certo? Não vai.

É meio humilhante ter de reconhecer que os ataques de Jair Bolsonaro podem até render-lhe uns votos. Mas é um fato: o jornalismo é impopular e temos de lidar com isso. Na última semana, a escória do bolsonarismo, insuflada por Eduardo Bolsonaro, atacou covardemente uma repórter da Folha de S. Paulo, acusando-a de ser uma prostituta. Não é o caso de repetir minha opinião sobre a reportagem que motivou esses ataques nojentos, porque não é disso que se trata. E não é o caso de desresponsabilizar a imprensa, como se ela fosse inimputável. Trata-se apenas de repetir, mais uma vez, que os ataques ao jornalismo só podem ser respondidos com mais jornalismo, investigando tudo — inclusive os jornalistas e o jornalismo. Eventualmente, AOS BERROS.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caro Diogo, ando preocupada com seus comentários ! Estive ao seu lado qdo atacava o petismo ...todos nós voltamos em Bolsonaro para derrubar o PT! Bolsonaro não é o ideal como personagem político, mas precisamos apoiá-lo, porque a esquerda está esperando qquer vacilo, para retornar ao poder ! Vamos realçar os pontos positivos e apontar, efetivamente, os pontos fracos, mas não com tanta ênfase como o senhor anda fazendo ! Da equipe global dos Antagonistas admiro muito a posição do Cláudio Dantas

    1. Bolsonaro mentiu descaradamente para se eleger: zero privatizações, “reforma” ” da previdência privilegiou militares, zero reforma administrativa, matou a Lava-Jato, permite e incentiva devastação amazônica, Brasil vira pária internacional, por desídia, incompetência ou intenção deixa 200.000 vidas serem ceifadas pela “gripezinha”, por estultice e ignorância dificulta o acesso dos brasileiros à vacina salvadora. Em resumo, perpetra crimes contra a humanidade. Ah, sim, sou de direita.

    2. A grande questão é que nos principais temas, Bolsonaro traiu todas as suas promessas e se aliou a Banda Podre do Congresso e STF. Vide apoio ao Lira e a indicação de Kassio Marques.

    3. E verdade! O povo votou no Bolsonaro, pois não teve escolha! Lula, Dilma , Haddad eram lixos! O Bolsonaro e um traidor lixo também! Eu nem moro no Brasil! O Bolsonaro e um lixo, vejam o que ele faz para defender os filhos! E os juízes? O Brasil sempre será um quinto mundo com esses juízes e políticos bandidos!

  2. Diogo,você anda me surpreendendo ultimamente,seus comentários ácidos ao Presidente e filhos já passou dos limites. O convite ao blogueiro ,foi feito pelo Rui Falcão,petista juramentado,mas o feitiço, como sempre,virou contra o feiticeiro e você querendo imputar o trágico colóquio amoroso,ao 01 do Presidente. Vocês jornalistas vivem se engalfinhando,mas quando um é ofendido,logo voltam-se todos para o agressor querendo o imolar. Não morro de amores por Bolsonaro e sim pelo Brasil.Deixe o homem go

  3. Não há uma COINCIDÊNCIA entre os BERROS de Bolsonaro e os ACERTOS da IMPRENSA? Os ZURROS e as PATADAS dele não foram um CHOQUE DE REALIDADE? Contra FATOS não há ZURROS NEM PATADAS. Quem se OFENDE com PALAVRAS, mas não se OFENDE com GESTOS e ATOS só pode TER O RABO PRESO.

  4. Ainda hj se IGNORA os FATOS, não fosse isto, a MENTIRA e a PÓS-VERDADE teriam tanta ADERÊNCIA? Quando o PT foi PEGO na LAVAJATO, qual foi a RESPOSTA da CLASSE POLÍTICA e de BOA PARTE DA IMPRENSA? Não foi IGNORAR os FATOS? Quem SEMEIA VENTO, COLHE TEMPESTADE. A IMPRENSA LULISTA não SEMEOU VENTO tentando DESACREDITAR a LAVAJATO? O que ela COLHEU? Pelo menos se ela tiver APRENDIDO alguma coisa, não terá sido em vão, quem NÃO APRENDE COM A DOR é pq NÃO TEM JEITO MESMO.

  5. Se o INTUITO é se GUIAR pela VERDADE e a REALIDADE, então deveríamos FALAR DE FATOS. Se há ALGO no qual Bolsonaro e Trump poderiam ser CONTESTADOS é quanto aos FATOS, pois até a INTERPRETAÇÃO destes é SUBJETIVAS. O que deveria IMPORTAR não é o TOM DE VOZ, mas o APREÇO e o APEGO pelos FATOS. Quem quer NEGAR e DISTORCER a REALIDADE evita a TODO CUSTO se PAUTAR pelos FATOS. E foi EXATAMENTE isto que a IMPRENSA fez nos ANOS DE PT, procurou a TODO CUSTO IGNORAR os FATOS.

  6. SOBRETUDO, o que se OBSERVOU até hj na IMPRENSA é a MANIPULAÇÃO DA "VERDADE" como MEIO para se ATINGIR OS FINS. As INFORMAÇÕES que os INDIVÍDUOS RECEBEM são FILTRADAS e "TRATADAS" para que se PRODUZA a INDIGNAÇÃO e os EFEITOS ESPERADOS. Não existe IMPRENSA IMPARCIAL, EXISTE LIBERDADE DE IMPRENSA. IMPARCIALIDADE e LIBERDADE são duas coisas DIFERENTES, a IMPRENSA jamais deveria ter que ser IMPARCIAL, pois acabaria por levar a um SENSO DE PEREMPTORIEDADE, isto é, a NOTÍCIA não pode ser CONTESTADA.

  7. Perto da CARNIFICINA que foi PRODUZIDA nos ÚLTIMOS 30 ANOS, a DITADURA MILITAR no Brasil foi FICHINHA. No entanto, o que NÃO FALTA são DISCURSOS BATENDO nos MILITARES e na DITADURA, mas que TOLERAM o ESTADO DE CALAMIDADE no qual o país se ENCONTRA. O que NÃO FALTA é gente DEFENDENDO BANDIDO enquanto INOCENTES são VÍTIMAS destes. Isto não DEMONSTRA que há ALGO DE INTRINSECAMENTE ERRADO com a SOCIEDADE BRASILEIRA? Ela não está DOENTE?

  8. Qq INDIVÍDUO SENSATO não COMPRA OS OUTROS INDIVÍDUOS por suas PALAVRAS, mas seus GESTOS e ATOS. Apesar dos BERROS de Bolsonaro e Trump, quais de seus GESTOS e ATOS CONTRADIZEM os VALORES e PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS? Neste SENTIDO, a IMPRENSA não é uma AMEAÇA MUITO MAIOR, inclusive quando ela se DEIXAR SER COOPTADA sem qq NECESSIDADE DE COAÇÃO? Onde os INDIVÍDUOS se OFENDEM FACILMENTE com PALAVRAS, mas não com GESTOS e ATOS, há ALGO DE ERRADO.

  9. Pois se um INDIVÍDUO que, apesar de APANHAR DA REALIDADE, se nega a PERCEBER o que há de ERRADO nela, é pq não tem JEITO. É para isto que EXISTE a COMPAIXÃO, para que os INDIVÍDUOS PERCEBAM que ÀS VEZES é IMPOSSÍVEL se ALTERAR A REALIDADE, pelo menos no CURTO PRAZO, pois quando a IGNORÂNCIA e a ESTUPIDEZ já estão tão ARRAIGADAS, torna-se PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL se ALTERAR A REALIDADE DOS INDIVÍDUOS. Se NEM A DOR é CAPAZ de fazer um INDIVÍDUO REAVALIAR SUA SITUAÇÃO, o que mais pode fazer isto?

  10. Quem não COMPRA A REALIDADE pelo que ELA PARECE, mas pelo que ELA É, não pode ser tão FACILMENTE ENGANADO. Mesmo que a SUPERFICIALIDADE seja ATRAENTE, em ALGUM MOMENTO a LINEARIDADE APRESENTADA pela MATRIX será QUEBRADA. Isto se dá EXATAMENTE quando há um CHOQUE entre a REALIDADE DISTORCIDA e as CAMADAS MAIS PROFUNDAS da REALIDADE REAL. É por isto que um INDIVÍDUO deveria ACEITAR que a POBREZA pode ser IRREVERSÍVEL, pelo menos a partir de um DETERMINADO PONTO.

  11. Em uma DEMOCRACIA PLENA não deveria HAVER NADA NEM NINGUÉM ACIMA DE QQ SUSPEITA, PEDRA NÃO PODE SER DEIXADA SOBRE PEDRA, inclusive pq a REALIDADE não é IMUTÁVEL tampouco LINEAR. Ela é CONSTITUÍDA por CAMADAS que se SOBREPÕEM e se RETROALIMENTAM, o que NÓS VEMOS na SUPERFÍCIE DIFICILMENTE REFLETE as CAMADAS MAIS INTERNAS e PROFUNDAS. Aliás, a DISTORÇÃO DA REALIDADE só é POSSÍVEL pq o SER HUMANO é INCAPAZ de CAPTAR as CAMADAS MAIS PROFUNDAS e COMPLEXAS desta.

  12. Se a REALIDADE não é o que NÓS QUEREMOS que ELA SEJA, então ela só pode ser CRUEL, pois aquilo que NÃO ATENDE NOSSOS DESEJOS e ANSEIOS é CRUEL POR NATUREZA. A REALIDADE É CRUEL, por isto que é TÃO DIFÍCIL ACEITÁ-LA, a VERDADE É CRUEL, por isto que é TÃO DIFÍCIL ACEITÁ-LA. SOBRETUDO, quando se é NATURALMENTE CORRUPTO, ACEITAR A REALIDADE e a VERDADE se torna TAREFA MAIS CRUEL AINDA, pois isto vai CONTRA nosso CONDICIONAMENTO INTRÍNSECO.

  13. Portanto, considerando-se o ESTADO ATUAL DE COISAS, por DEDUÇÃO pode se DIZER que o MUNDO está REPLETO DE IGNORANTES e IDIOTAS que não FAZEM A MENOR IDEIA do que é VERDADE tampouco REALIDADE, incluindo a IMPRENSA. Se eles REALMENTE fizessem seu TRABALHO DIREITO, haveria TANTOS IGNORANTES e IDIOTAS? Se ela mesmo não fosse IGNORANTE e IDIOTA, precisaria se OFENDER com PALAVRAS? Quem se COMPORTA como CÃO será TRATADO como CÃO, quem VIVE como GADO será ABATIDO como GADO.

  14. Mas vc só pode ALTERAR a REALIDADE se vc REALMENTE CONHECÊ-LA, o que LEVANTA OUTRA QUESTÃO? Há MUITA GENTE VENDENDO GATO POR LEBRE dizendo que são CAPAZES de ALTERAR A REALIDADE, quando no MÁXIMO eles só CONSEGUEM DISTORCÊ-LA para PIOR. Aliás, isto é o que MAIS EXISTE, pois quem não é CAPAZ DE ALTERAR A REALIDADE no MÁXIMO será CAPAZ DE DISTORCÊ-LA. Se não houvesse TANTOS IGNORANTES e IDIOTAS NO MUNDO, seria FÁCIL DISTORCER A REALIDADE?

  15. ACEITAR o CONTRADITÓRIO IMPÕE uma CONTRADIÇÃO ÓBVIA: a REALIDADE NUNCA VAI SER O QUE NÓS QUEREMOS QUE ELA SEJA. Se há alguém que faz ALGO DIFERENTE do que vc ENTENDE que é VERDADE, isto significa que a REALIDADE NUNCA VAI SER O QUE VC QUER QUE ELA SEJA. Portanto, PARTE DO PROBLEMA dos INDIVÍDUOS é ACEITAR A REALIDADE como ela É e é por isto mesmo é que eles estão SEMPRE TENTANDO ALTERÁ-LA para como eles GOSTARIAM que ela FOSSE.

  16. O PROBLEMA disto é quando os ESTÚPIDOS e IGNORANTES colocam não só a PRÓPRIA VIDA e SEGURANÇA em RISCO, mas a VIDA e a SEGURANÇA ALHEIA. Este é o VERDADEIRO DESAFIO. Mas de MODO GERAL, se vc não é CAPAZ DE CONVENCER alguém por ARGUMENTOS, qual é a SOLUÇÃO? Deixar que a REALIDADE mostre SUAS GARRAS. Se os INDIVÍDUOS querem ACREDITAR em UNICÓRNIOS, FADAS, DUENDES, REINOS ENCANTADOS, quem pode tirá-los do TRANSE? Os ILUMINADOS? Como VOVÓ já DIZIA: QUEM NÃO TEM VISÃO BATE A CARA CONTRA O MURO.

  17. É aí que surge uma QUESTÃO: para os DONOS DA VERDADE a REALIDADE não pode CONTRADIZER o que eles ACREDITAM. Portanto, é por isto que a VERDADE ALHEIA MACHUCA e OFENDE TANTO, pois se ela CONTRADIZ a sua VERDADE, isto faz de vc um TOLO. Um INDIVÍDUO que realmente ACREDITA que ALGO É VERDADE não vai se OFENDER com a VERDADE ALHEIA pq ele sabe que o que SEPARA A ILUSÃO da REALIDADE é a REALIDADE. Quem determina a VERDADE não somos nós, mas a REALIDADE.

  18. Para se CONHECER a VERDADE não é NECESSÁRIO se QUEBRAR OS LIMITES DA REALIDADE, mas sim da IGNORÂNCIA. O que IMPEDE qq um de CONHECER a VERDADE é a PRÓPRIA IGNORÂNCIA. Portanto, qq um que ACREDITE que CONHECE A VERDADE tem ORGULHO DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA, pq se vc é DETENTOR DA VERDADE, isto significa que vc pode CONTROLAR A REALIDADE. E se vc pode fazer isto, então pq a REALIDADE não haveria de OBEDECER ao que vc ACREDITA ser VERDADE?

  19. VENCER NÃO É CONVENCER, quem BERRA quer VENCER sem CONVENCER, pq para CONVENCER não é NECESSÁRIO BERRAR, basta ser RAZOÁVEL e FAZER SENTIDO. Se o INDIVÍDUO quer ACREDITAR que a TERRA É PLANA, então o que vc deixa ele fazer? BATER A CARA CONTRA A REALIDADE, é para isto que ela EXISTE, para DAR NA CARA dos IGNORANTES e ESTÚPIDOS. Até os ANIMAIS NA NATUREZA são MAIS RACIONAIS e SENSATOS do que o SER HUMANO, pois eles RARAMENTE tentam ir ALÉM DOS SEUS LIMITES.

  20. O MUNDO não MUDA do DIA para a NOITE, se hj as REDES SOCIAIS trouxeram a POLARIZAÇÃO é pq antes as BOLHAS não se CHOCAVAM, cada CIDADE, cada COMUNIDADE, cada NÚCLEO FAMILIAR era um GUETO onde os INDIVÍDUOS podiam se ISOLAR do MUNDO e VIVER só com SUAS VERDADES. Este ISOLAMENTO foi SUBSTITUÍDO pela NEGAÇÃO da VERDADE ALHEIA, hj quando sua BOLHA se CHOCA com OUTRA BOLHA, a REAÇÃO NATURAL é NEGAR a VERDADE ALHEIA e BERRAR O MAIS ALTO para assim se VENCER A DISCUSSÃO.

  21. A MAIOR VERDADE está NAQUILO que NÃO PODE SER DITO ou que se SUSSURRA, pois se ela for DITA, aqueles QUE NÃO A QUEREM OUVIR se sentirão OFENDIDOS. Não é para isto que hj temos todas as FOBIAS do MUNDO, para evitar que as PESSOAS possam ser OFENDIDAS, SOBRETUDO com a VERDADE? Antes das REDES SOCIAIS CADA INDIVÍDUO podia se dar ao LUXO de POSSUIR sua PRÓPRIA VERDADE e MORRER com ela. Se ele fizesse PARTE DE UMA MAIORIA, podia FACILMENTE "IMPÔ-LA" aos HEREGES.

  22. Há coisas que NEM DITAS precisam ser e é EXATAMENTE por isto que os INDIVÍDUOS se OFENDEM TÃO FACILMENTE, pq eles NECESSITAM que o que TODO MUNDO DESCONFIA acabe sendo REVELADO. Quem neste país ACREDITA que Gilmar Mendes é um HOMEM ÍNTEGRO e HONESTO? Quem BOTARIA a MÃO NO FOGO por Gilmar? Não seria ALGUÉM do mesmo CALIBRE ou um IDIOTA INÚTIL? Pq um SUJEITO como Gilmar se OFENDE TÃO FACILMENTE com PALAVRAS, mas não com GESTOS e ATOS?

  23. Que PROBLEMA deveria haver de uma REPÓRTER querer "DAR" o FURO? De quem é o FURO? Mesmo sem ter ACESSO à COMUNICAÇÃO de Gilmar Mendes, qq SER MINIMAMENTE INTELIGENTE dever SABER com ABSOLUTA CERTEZA que ele ficou "CHOCADO" e "INDIGNADO" com tal "ATAQUE". Em um MUNDO em que os INDIVÍDUOS se OFENDEM com PALAVRAS, mas NÃO SE OFENDEM com GESTOS e ATOS que são por NATUREZA OFENSIVOS, há ALGO DE MUITO ERRADO. Esta é a REALIDADE BRASILEIRA, onde os INDIVÍDUOS se OFENDEM por qq PALAVRA.

  24. Mas o PIOR não são os INDIVÍDUOS serem COMPLACENTES e IDIOTAS ÚTEIS, pois PIOR do que isto é quando a IMPRENSA é COMPLACENTE e IDIOTA ÚTIL. Não faz MUITO TEMPO que o país era CONSISTENTEMENTE SAQUEADO e, com RARAS EXCEÇÕES, a IMPRENSA dizia que a DEMOCRACIA funcionava a PLENO VAPOR. Quando a VERDADE se torna ABSOLUTA, REFUTÁ-LA passa a ser um EXERCÍCIO DE HERESIA, pois quem OUSA CONTRADIZÊ-LA só pode ser um HEREGE SACRIPANTAS que AMEAÇA a "ESTABILIDADE" e a "HARMONIA" VIGENTES.

  25. Quem canta os seus MALES ESPANTA? E quem BERRA? Jair Bolsonaro e Donald Trump são uma BÊNÇÃO para a DEMOCRACIA, seus ATAQUES ESTRIDENTES e REALIDADE ALTERNATIVAS são um BALSAMO pq OBRIGAM os INDIVÍDUOS a TOMAR PARTIDO, ao invés de FICAREM INERTES e PARALISADOS diante a COMPLACÊNCIA e OBEDIÊNCIA SERVIL. Afinal, o que é a VERDADE. aquilo que eu ACREDITO e PREGO ou aquilo que eu no MÁXIMO posso TANGENCIAR? Em um MUNDO onde NADA É ABSOLUTO, até os IDIOTAS podem TER RAZÃO.

  26. Bolsonaro faz corpo mole com todas as reformas -os ministros Guedes -Moro e outros é que são ESPETACULARES e querem colocar o País nos eixos!!! O perfil de Bolsonaro é de não mexer em nada mesmo! Ele é -aliás a Família dele toda-o típico político profissional e funcionário público de carreira! Está deslumbrado com tanto poder... MAS É O QUE TEMOS -POR ENQUANTO....

    1. Por tu estares tão azedo,com comentários piores impossíveis, não quero mais a tua revista.Adeus Mainardi.

  27. Ouvi falar de um ser que queria livrar seu país dos comunistas e gostava também de queimar livros ! Implantou sua própria cultura queria também implantar uma raça superior e dizimar uma outra raça que ele considera a inferior !! Os beócios tiveram vida curta !

  28. Então eu vou queimar seu livro. Lula minha ANTA porque você foi embora do país pois se sentiu ameaçado pela ANTA pelos PETRALHAS segundo você , ocorre que eu me tornei sua leitora por acreditar em sua lucidez. Ledo engano você é parte DAQUELES que odeiam o Brasil e divulga notícias contra um GOVERNO que deseja nos livrar das pragas comunistas, da anta nunca esperei nada mas de sua pessoa esperava coerência por isso assinei esta revista para ler estes LIXOS de reportagem. Decepção é pouco

  29. Se não lhe conhecesse há quase três décadas diria que é apenas mais um jornalista corporativista progressista e delirante. Sei que não é isso, sei também que ninguém saí vencedor de debate aplicando a falácia da autoridade, as personam ou coisas que essa direita xucra gosta de verborrar com autoridade de um vira latas metido a Pitbull. Não concordo com essa agressividade fatalista de um azarado, você não o é. Prefiro assim os factóides comentados de 247 ou do Catraca, ou mesmo da GNews... argh..

  30. Faltam 19 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

    1. Parabéns comentário lúcido, coerente, faço parte deste pensamento e atitudes devem ser tomadas SIM.

  31. Onyx Lorenzoni, não definhou. O que Bolsonaro fez, foi acabar com as chantagens na pasta. Trabalhe com informação amigo. Não aja como a esquerda.

  32. A Folha não faz jornalismo. Ė militância, ruim, impressa. E a tal jornaleira forjou a reportagem que deu origem a essa celeuma. Ela merece o meu repúdio e desprezo.

  33. Criticar Bolsonaro e bolsonaristas entendo e pode ser justificável. Mas defender "jornaleiros" que fingem fazer jornalismo é o fim da linha. Aos BERROS.

  34. A Folha não faz jornalismo. Seus "repórteres" esquerdistas são militantes. Não queime seu filme defendendo bandidos que querem se esconder atrás da máscara de jornalismo. Não há diferença entre a Folha e o Intercept.

  35. Estava a pensar sobre o jornalismo brasileiro, que está na berlinda. Se é que já não passou da berlinda. Qual será o futuro do jornalismo uma vêz que perdeu totalmente a credibilidade. O problema do jornalismo conservador brasileiro, se é que existe isso aqui, é que é muito provável que este, pegue os vícios do jornalismo mainstream e aí cai também. Então qual o futuro do jornalismo? O que nos resta??

  36. Tudo bem, mas não vamos nos esquecer do caio Blinder, do Lucas Mendes e da Globo. Está correto mas não queira ser perfeito pois VOCÊ ENGOLE GRANDES SAPOS DIOGO ( o Ricardo Amorim também)

  37. Concordo que jornalismo não é fofoca, mas a noticia pode ser direcionado para onde o autor e a empresa deseja prejudicar ou não, de acordo com os interesses. Como é o caso da cobertura da Faknew da jornalista: será que é só ela é a dona da verdade ou é interesse da mídia em não mostrar jornalistas perversos que fazem qualquer coisa por um furo que provoque o caos no governo que não aceita.

  38. Prezado Diogo, se as reportagens postadas pelo Igor Gadelha não forem fofocas, o melhor é mudar de nome. Afinal ele só escreve "pipocas". Mas veja, ele é reporter da Crusoé?

  39. Diogo, por vezes discordo de vc mas leio sempre, o contraditório é salutar e importante no crescimento da percepçáo de mundo,,,,concordo com o texto, de cabo a rabo, vc foi cirurgico na descricáo do cenário. O engraçado é que muitos comentários deixam claro que só cocordam contigo quando fala mal do pt, ter politico de estimaçao é coisa de quem come grama

  40. vc eu admiro, mas tem amigos seus no site antagonista e cruzoé, que a maioria das matérias deles é fofoca parece o BBB da globo. Ou os comentaristas da globo news. O único programa da globo News que eu assisto e de vcs aos domingos.

    1. Curiosidade, se informa sobre politica e o que esta acontecendo por onde? Rede TV?, SBT?, Datena?, Record?, Fala que eu te escuto?

  41. Crusoé e equipe são responsáveis por uma revolução no jornalismo brasileiro...votei no Bolsonaro apenas porque era a única opção capaz de expulsar os comunas pilantras do poder, porém não sou idiota de achar que o cara é um santo...político não pode ter sossego, não pode ter imprensa amiga, o que tá errado tem que ser criticado. Se o político for inteligente, usa as críticas para adaptar seu governo e evitar possíveis erros...O poder é do povo e para o povo, não deveria ser em causa própria

  42. Diogo, para... que vc sabe muito bem que o Bolsonaro está desabafando... isso é humano... ou vc prefere ficar do lado dos comunas da foice?

    1. As acusações da Folha não são fofocas? Um "escória do bolsonarismo" foi convocado pelo PT, e não, pelo Eduardo e não atacou a jornalista, narrou os fatos. Agora são fofocas???

  43. Diogo, tenho certeza q vc não esperava unanimidade e sabia q muita gente assinou Crusoé esperando q ela se transformasse num instrumento de apoio ao governo e entram em crise qdo vcs mostram as mazelas. Esse pessoal nunca vai ficar satisfeito, Pra mim, está dentro do esperado. E’ notícia, quero saber e fazer meu julgamento. Como Crusoé, nao tenho viés ideológico e sou livre pra pensar. Gosto ate de ler Um pouco dos esperneios deles pra ver como estão reagindo a cada caso.

  44. Mainardi, leio você desde a Veja. Já li "A Queda". Muito bom. Mostrou que pelo menos com sua família você tem sensibilidade. Porém seus artigos me decepcionam cada vez mais. Assistia Manhattan Conection por sua causa. Não vejo mais, porque não assisto mais a Globo. Sobram poucos em quem confiar. Pena.

  45. Não vi ainda ninguém da imprensa ser investigado. A proteção aos iguais é muito forte. O espírito de corpo prevalece, lamentavelmente.

    1. Concordo plenamente. A imprensa como em qualquer outra atividade, está repleta de maus profissionais. A imprensa tem que ser isenta, se não, não é imprensa. Ética precisa permear qualquer atividade.

  46. Prezado Diogo Mainardi, Sou assinante, respondi prontamente ao projeto do grupo visando apoiar a iniciativa de um jornalismo independente e o nome Crusoé faz referência a esse isolamento. Mas suas matérias de sexta-feira não correspondem a qualidade daquilo que espero da proposta apresentada. O que esperava não está sendo cumprido, independente de concordar ou não com seus pensamentos. Reflita comigo, se um jornalista recém formado escrevesse uma matéria como a sua na sexta feira. E apresentas

  47. Ataque vcs sofreram do STF!! Ataque é o que Allan dos Santos vem sofrendo tb do STF!! E vcs, covardemente, não retribuem o apoio que ele lhes deu antes!!

  48. Quanto aos supostos "ataques" que vc e toda a sua turminha da imprensa faz beicinho na verdade tratam-se de críticas (algumas bem intensas) ao comportamento hipócrita e mentiroso que boa parte dos jornalistas promovem perante a esfera de atuação do Governo Federal. As evidências são claríssimas quando diante do caso dessa jornalista: 1- Ela produziu uma imensa FAKE NEW com óbvio objetivo de prejudicar a campanha de JB; 2- O depoimento sob juramento em CPMI não vale nada para vcs; Existe conluio!

  49. Desde que a Dilmanta criou a SEGOV em 2015, a pasta da Casa Civil perdeu muito da sua relevância no cenário político (basta ver o perfil os ocupantes e atribuições de cada pasta desde então). Onyx já começou esvaziado no governo com a presença de Santos Cruz!! Se vc não é capaz de fazer uma leitura tão simples e clara como essa é pq vc provavelmente tem serventia melhor no papel de FOFOQUEIRO!!

  50. É impressionante o seu delírio... É bebida?? Atribuir a morte de um criminoso por forças policiais de um Estado sob governo petista, que ofereceu resistência com arma de fogo à prisão determinada pela justiça através de mandado e que, além disso, estava sendo escondido por políticos inimigos do presidente é muito absinto nas ideias... Para piorar ainda mais o quadro, o doidão de Veneza ainda atribui a "morte" do COAF à Presidência da República!! Não lembro de JB apertando os botões de votação...

  51. Não tenho assassino de estimação. Finalmente bozo fdp falou de direitos humanos de um preso! Era mãe, irmão, putas, todos mundo "trabalha" nos galinheiros legislativos dessa gentalha

  52. É proibido falar da família, digo, quadrilha de milicianos da zona oeste. Bozomerdas odeiam a crusoe. Petralhas odeiam a crusoé. Viva a Crusoé!

  53. A verdade incomoda! Prefiro sempre a verdade por mais incômoda que seja. Assim podemos buscar corrigí-la. Dourar a pílula é para quem a teme. Desde que Flávio Bolsonaro foi denunciado no rachid do RJ, criou enorme insegurança ao presidente, que acabou por prejudicar os avanços em defesa do combate à corrupção. 2019 teve muito retrocesso que ameaçou fortemente a Lava-Jato, contrariando promessas de campanha! Porque não deixa investigar o filho???

  54. O que vc não cita nesse seu comentário, é o poder que a imprensa tem de influenciar seus leitores. Nesse quesito mais vale a versão que o fato. Jornalista serio tem que relatar fatos e não criar versões. Quem está sendo atingido tem mais é que gritar mesmo.

  55. Diogo Mainardi virou para-raios dos bolsonarolavistas. As verdades sobre as quais ele escreve são as que os membros dessa seita não querem (ou não conseguem, por conta da atrofia intelectual) reconhecer... Ainda bem que, aparentemente, Diogo Mainardi é como massa de pão, quanto mais "apanha" mais cresce.

  56. Então Diogo, aproveita e faz como o Claudio Dantas e começa a fazer jornalismo. Fazem semanas que você não escreve um artigo, só 5 minutos de vitupérios digitados.

  57. A jornalista da Folha levou um "olé" de Hans na CPI. O cara entrou como testemunha e detonou a Folha com seu jornalismo decadente há anos. Concordo com Mainardi, chamar a jornalista de prostituta foi o fim da picada. O Twitter achincalhou a moça. Nada a ver uma coisa com a outra. Cabe a Folha agora provar as acusações e a testemunha mostrar em novo depoimento com acareação a verdade. Temos um problema: não há justiça no Brasil.

  58. Cara.. ultimamente a folha de são paulo e os demais instrumentos de comunicação dos marinhos é um verdadeiro ninho de fofoca. Eles pegam um trecho isolado das palavras de alguém e colocam o maia pra comentar, depois pega esse comentário e leva a outro e ai vai. Ou eu sou muito burro pra não perceber isso ou voce jornalista se faz por ser em não enxergar isso.

  59. Acho que o Diogo está se desviando e se perdendo nos seus comentários. Aqui fica claro o seu fisiologismo ao defender a jornalista esquerdista e a sua classe de jornalistas como se eles fossem os donos da verdade. Diogo vê se tu se emenda e volte a ser um jornalista e não um fofoqueiro, desses estamos fartos.

    1. E eu que tinha uma admiração enorme por ele! Como estava enganada! Quem vê cara não vê coração! Assinei a Crusoé por um ano e me arrependi foi um tiro no meu próprio pé!

  60. Falando em jornalismo, Mainardi, abra o aplicativo da Crusoé e veja a reportagem "acima" da sua, enaltecendo o irmão de uma jornalista. Nestas horas dá arrependimento de ser assinante.

  61. Temos um novo "deus"! É isso, Diogo? Você é o novo sabe tudo, antecipadamente? Os números da mega-sena, pode ser? Que decepção!

  62. Ridículo, quando fiz essa assinatura pensei que fosse jornalismo de informação. Mas virou de fofoca. Lamentável. Principalmente Mainardi.

  63. Caros, temos que concordar que a matéria da Folha exarado pela Jornalista tinha tons obscuros, pouco esclarecidos. Sabemos que falta ali os 100% de verdade da jornalista. Apenas cego não vê.

    1. concordo totalmente, voce esqueceu o QUEIROZ, que também corre risco, lembram Celso Daniel?

  64. A "morte" do Coaf foi um dos piores momentos do jornalismo da Crusoé. O Coaf não morreu, apenas mudou de nome e de casa. A reputação do Banco Central em matéria de sigilo é inatacável. Crusoé fez uma matéria vergonhosa à época mostrando desconhecimento de noções básicas do sistema financeiro. Desconfio que o real motivo da mentira sustentada pela Crusoé é a dificuldade dos jornalistas em bisbilhotar o novo órgão - como não conseguem informações dos seus alvos, então lançam suspeitas sobre a

    1. ...reputação do Banco Central. Jornalistas têm que aprender a trabalhar dentro do marco do estado de direito. Estavam mal acostumados com a casa da mãe Joana que havia anteriormente. Sigilo de dados bancários só pode ser quebrado com o devido processo legal, com autorização judicial. Em democracias, é assim que a coisa funciona.

  65. O ídolo do Mainardi foi FHC; foi porque FHC já não é levado a sério. Teve o seu tempo. Poderia ter sido um 'Estadista'; foi apenas um ex exilado em Paris tentando ser Predidente. Um fiasco. E o plano Real? Ah, o Plano Real foi concebido por uma equipe, Itamar Franco permitiu que fosse implantado por seu ministro, que pegou uma carona.

    1. Donizetti, a verdade está com você. O Itamar Franco foi o único presidente honesto e trabalhador que governou o Brasil na era pós Constituição de 1985.

    2. Itamar Franco, injustiçado pela história recente; político 'pacato' de Minas, porém honesto, mas os honestos desaparecem. Lembramos dos outros, e esses outros são muitos.

  66. Estamos aqui porque acreditamos numa revista independente... tem que bater mesmo, dar paulada, doa a quem doer, caso contrário estaremos semelhantes a esses doentes, limitados esquerdistas, impacapzes ao menos de ouvir o contraditório. Valeu Mainardi.

  67. Diogo, acho que está exagerando. Veja além da questão do ataque a jornalista. No depoimento é revelado que o PT tinha contratado o disparo por zap, além da matéria da folha na véspera do 2 turno não fazer sentido cronológico com os prints do zap. A imprensa é de esquerda. Tudo bem, mas poderia ser transparente e assumir isso. Como nos EUA. CNN de esquerda e FoxNews de direita.

  68. Menos, Mainardi, bem menos! Infelizmente nos noticiários que leio há muito mais especulação e fofoca do que notícia. E isso inclui a "Crusoé" que por enquanto ainda tem alguma credibilidade. Apenas para exemplificar, não me parece que a transferência do ministro de uma pasta para outras seja "degola". Você não está tão certo assim. Moderação e autocrítica não são sensacionais, mas ajudam a preservar a credibilidade.

  69. Todos tem o direito de escolha neste país "democrático" e o Bolsonaro segue à sua maneira e aos berros. Temos imprensas com créditos de sobra, na minha opinião, como o Antagonista, Crusoé e a Jovem Pan. Na época governo esquerdista estes canais de comunicação fincaram o pé e sobreviveram na base da honestidade e acima de tudo divulgar a verdade. Simples assim...

    1. Lamento, mas idiotice e fanatismo de vocês não tem cura.

    2. Mais uma besta que não consegue lê uma crítica ao clã Bolsonaro.... vc PauloB está igualzinho aos petistas que tanto criticamos.

  70. Diogo, certíssimo! sempre falando o certo, doa a quem doer. Parabéns, aos BERROS! e aos BERROS: VIVAS para O Antagonista e Crusoé!

  71. É Diogo vc nunca foi a favor do Capitão, mas controle-se que o alto tucanato que vc admira e tem FHC como ícone tbm foi coadjuvante da quadrilha do Luladrao que vc repele como a maioria honesta do Brasil Faça campanha para o Moro no STF e depois de 2026 para a Presidência aí Parabéns

  72. Parabéns Diogo!!!! Mantendo_se sempre independente. Admiro seu talento e coragem, vc. é minha bússola. Tempos difíceis AVANTE DIOGO👏👏👏

  73. Diogo Mainardi, um ótimo jornalista! Sempre foi! Lúcido, competente e corajoso. Que continue assim, fazendo a diferença e incomodando muita gente. Parabéns pelo costumeiro profissionalismo.

  74. "Algum tempo atrás, cheguei a publicar uma nota antevendo o destino sangrento do pistoleiro de aluguel", diz Mainardi. Alguém poderia publicar o link?

  75. Só haverá bom jornalismo no Brasil quando um jornalista tiver a coragem de romper com o corporativismo denunciar a picaretagem e o partidarismo ideológico dessa imprensa que está aí. Não adianta negar e esconder, todo mundo já percebeu o viés esquerdista e a falta de credibilidade da imprensa. A propósito: o Anagonista faz fofoca sim!

  76. Acho que Mainardi tá recebendo algum por fora. Não posso comungar com as palavras do Eduardo Bolsonaro, mas entendo o ódio que sente pelos repórteres, e eu também sentiria se meu pai fosse atacado assim. O que me espanta é o Mainardi afirmar que o assassino é Bolsonaro e defender uma repórter militante do PT, cujo pai recebeu 1 milhão e 600 mil da Odebrecht em propina. Como uma repórter desta pode fazer uma matéria isenta? Acho que Mainardi tá recebendo algum por fora.

    1. Só faltava um morto, agora não falta mais. Após descobrirem 2 familiares do Adriano no escritório do Bolsonaro, eu tinha certeza que ele seria assassinado. Qual a dúvida?

    2. Hã?? Mainardi afirmou que Bolsonaro é o assassino? Volte e leia novamente, com os olhos, não com o fígado.

  77. Muitos comentários abaixo dizem o seguinte: Diogo, quando você detonava o Lula, você era ótimo, agora que você critica a direita, você é um criminoso. Pouco importa se Mainardi fala ou não a verdade, o brasileiro carece de formação moral e ética. A prova está aí.

  78. De quem recebe estas revelações seria interessante saber. Isenção é um posicionamento difícil e embora queira assumir, as falas vão revelando verdades nas entrelinhas, que deixam claro o que pensam. Alguém que enfrentasse o status quo, tirando privilégios, desde o emprego público e os mantidos pelas classes dominantes-política- agora mancomunadas com inescrupulosos empresários, não é tarefa fácil. Tem que ter coragem e desapego à própria vida, pois o risco é constante e eminente. Reflita.

  79. Prever que um Pistoleiro vai morrer , não é previsão é certeza , agora achar que um relacionamento do passado é culpado pelos crimes do presente sem uma investigação é criminoso .

  80. Você está redondamente errado sobre o caráter do Presidente, você combatia o Lula comunista estava certo, agora combate à direita que apenas começou e enfrenta dificuldades imensas. Não parece difícil entender o que vc quer.

  81. Jornalismo tem que ter qualidade senão nos somos leigos e leis ficamos mal infomados por eu gosto sempre de ouvir ou ler quem me faz entender e aprender gosto DO Antagonista da Jovem Pan e outros mais não gosto de sensacionalismo

  82. Não adianta espernear. É só ler as edições anteriores, as notas, os podcasts. A Crusoé e o Antagonista são show de bola. Se tens uns doentes com dificuldade de enxergar a realidade e que gostam de ser capachos de políticos, paciência. Afinal, eles não conseguem ler reportagem de verdade, pois são mais acostumados ao WhatsApp. Não fazem a menor falta à nenhuma publicação séria.

    1. A seita bolsonarista pouco difere daqueles que entoavam o mantra "Lula Livre".

  83. O Mainardi nunca decepciona! Nessas horas me lembro de quando ele desmascarou o Eike Batista durante uma entrevista do próprio, no auge da fama.

  84. DIOGO MAINARDI: CADA DIA TE ADMIRO MAIS!!! Quem disse que a luta terminaria com a eleicao? So nao pensei que seria uma escaramuca tao nojenta.

  85. Diogo Mainarde que tinha minha admiração, caiu na vala comum dos imundos travestidos de jornalistas. Temos mesmo que fazer o possível e o impossível para aniqular, falir esses jornalecos que hoje são apenas pau mandado dos, não menos imundos, comunistas. Quando assinei a Crusoe estava iludido da seriedade da mesma, mas ao ver o posicionamento desse cara vou cancelar a assinatura.

    1. Lamentável. Que decepcao, Mainardi. Também pensando em cancelar

    2. É isso aí Luiz, mera bravata de valentão, faço isso, faço aquilo, depois pega a chuquinha e vai dormir.

    3. Quando que esse pessoal vai de fato cancelar suas assinaturas? Só ficam ameaçando... Para cada cancelamento eu assino mais uma para compensar, quero que mantenham sua independência dessa corja.

  86. a midia é hipocrita, covarde, manipuladora. jornalistas são um bando de incompetentes que nos enganaram neste 30 anos puxando a sardinha para quem lhes interessasem.bolsonaro abriu a caixa preta da midia(exemplo jornalistas globo news excrachou guedes durante todo o dia por ter dito a respeito das domesticas. canalhas!!!

    1. Eu tenho raciocínio semelhante, Silva. --- Mas há muitos leitores que querem textos que sempre os agrade. --- Eu gosto mais dos que não me 'agradam', o que não é o caso deste. --- Sendo escrito ou falado pelo Veneziano, já desperta um certo tesão. --- Eu já espero algo que vai "desagradar" muita gente.

  87. Atualmente é sim, Diogo. Temos que ler de 3 ou 4 fontes para conferir se as notícias são verdadeiras ou não e ainda podemos cair na rede de mentiras facilmente, já que um jornal copia o que outro publica e assim por diante. O jornalismo está mais desacretitado que nunca. Partidário, deselegante, revanchista.

  88. Diogo, a imprensa nunca esteve tão desacreditada e tão aparelhado com a corja que governou esse país. Existe imprensa de credibilidade? Imparcial ? Existe sim, porém conta -se nos dedos. Você com experiência que tem vivem savmbe que a grande parte da imprensa, mente, aumenta, injuria, cria fatos contra o governo. Bolsonaro exagera? Pode ser, porém toda notícia positiva que a imprensa dá, logo vem um: porém, mas, e assim por diante. Nunca presidente. Pq?

  89. Se o sujeito foi morto pelo estado baiano após reagir a prisão, ki bosta tem a ver com JMB? A Bahia não é governo dos trabalhadores? Vão dizer tb que foi para apagar o caso Mariele. Não tem lógica.

  90. Sobre a jornalista, mesmo que ela não tenha se atirado pra a testemunha pra conseguir a matéria as informações da matéria e a forma como foi conduzida, alargando a realidade pra abarcar a idéia de que Bolsonaro cometeu irregularidades na campanha, demonstram que o foco em atacar a testemunha (convocada e comprelida por questionamentos a falar) está equivocado. Tem muito mais valor agora pra sociedade saber se é verdade que o PT pagou pelos disparos em massa, do que essa questão de machismo.

    1. E não se pode deixar de lado o fato do pai dela ter recebido mais de um milhão de reais de empreiteiras a pedidos do PT. Isso está provado e comprovado!!! Ou seja ela é uma militante tranfigurada de Jornalista!!

    2. Concordo!! Estão crucificando a testemunha, sobre o alegado assédio da jornalista para obtenção da matéria, como se jornalista não trapaceasse, não mentisse, não se vendesse e etc..., e o mais importante está sendo deixado de lado, que seriam os tais disparos de whatsapp.

  91. Não podemos esquecer que ele trabalhou na Veja e atualmente, acho eu, trabalha pro sistema Globo!! Deve ser amigo do Dória.

  92. O problema do Diogo Mainardi é que ele precisa de alguém para fazer o jornalismo do ódio, depois do Lula, seus objetos de ira passaram a ser o presidente e seus filhos. É público e notório que a família Bolsonaro sempre teve relacionamentos e amizades com militares das diversas forças e patentes, empregando centenas de parentes de policiais em mais de 20 anos de política, é no mínimo uma irresponsabilidade envolvê-los em crimes cometidos pela milícia.

  93. Ainda bem que os Bolsominios sabem mais sobre o Adriano da Nóbrega do que o próprio advogado do miliciano defunto. Estamos todos a salvo.

    1. Não queira ser mais imbecil do que vc já o é, camarada! Vosmicê está mtíssimo mais pra Coréia do Norte que o seu algoz escolhido, Diogo.

    2. Está na hora de você se mudar para a Coréia do Norte. Está no país errado.

  94. Realmente não damos maiores importâncias as fofocas jornalísticas, o que vale são fatos e provas, não ilações, o que é boa parte do seu texto! Acusa sem provar, teoriza com fatos discutíveis tornando-os verdades incontestáveis e outras tantas mazelas! Jornalismo sério, em pouco tempo, será raridade!

    1. E o que fazes aqui, oh luminar exemplar da autofagia supostamente esquerdopática? Este espaço aqui é o farol aceso da direita militante, ou seria militarizada? Queres medir a pressão dos direitopáticos então? apsc

    2. Também acho que o Bolsonaro se associou ao Mainardi e faz tudo que o oráculo diz sem nenhuma prova. Esse Bolsonaro é um fanfarrão!

  95. O jornalismo é impopular porque as(os) Belas(os) Adormecidas(os) dos dois lados extremistas não querem ser acordados p ver que o "Principe" deles é um engano... então, dormem bem belos... Apenas, acontece que esta dormelância prejudica o país e aqueles que tem os olhos bem abertos tem q sofrir juntos com os dormelões... Infelizmente!

  96. Estranhei um comentário no Antagonista sobre a CPI das fake news. Achei que tinham perdido a mão e me preparei para cancelar a assinatura do Crusoé. A coluna de hoje me acalmou. Realmente o ataque à jornalista foi sórdido.

  97. Quem critica essa ótima coluna do Diogo é MAV, bolsominion idiota, ou recalcado. É óbvio que foi queima de arquivo. É óbvio que os Bolsonaro são milicianos.

    1. António desqualificado quem não reza pela cartilha revela que vc transita entre os pseudos intelectuais com tendência lgbt Se errei vc que me induziu ao erro

  98. Quem critica essa ótima coluna do Diogo, é MAV, bolsominion idiota, ou recalcado. É óbvio que foi queima de arquivo. É óbvio que os Bolsonaro são milicianos

    1. Pera lá ohh quadrilheiros.. e que porra é essa de MAV? Seria "malucosalémdeveados"?

    2. Sério mesmo? Os bolsominion MAVs pensam que enganam a quem?

  99. Solicitei o cancelamento da minha assinatura junto a Crusoé. Há época colocaram obstáculo. Vai ser via judicial. Virou linha jornalística de segunda, infelizmente.

    1. Kkkkkkk e o cancelódromo aumenta a olhos vistos. Agora, me responde, e o que é que eu tenho a ver com isso? Cancela esta meleca sem precisar alardear teu "ser ou não ser", caraco! Apsc

  100. A jornalista da Folha que você toma as dores foi profetizada pelo Ze de Abreu "Ter vagina não torna a uma vigarista um ser humano "

    1. Proteger a folha é o que faz um merda como vc que engana meio mundo e só não cancelo porque vou vero diogomaismerda se foder. Crápula.

  101. Jornalismo não é fofoca. E insinuar, sem prova alguma, que o assassinato do miliciano (feito pela polícia da Bahia, lembre-se) foi a mando do presidente o que é? No mínimo leviandade.

  102. Mas não podemos negar uma coisa que salta aos olhos, o jornalismo brasileiro está decadente e não é de agora, muito antes de Bolsonaro aparecer eu já contestava muitas matérias, colunista que escreve uma coisa no jornal e publica uma opinião diferente em seu blog não é digno de confiança.

    1. O jornalismo é muito importante desde que informe com honestide.FORA globolixo Folhalixo e Fora aimprensa fajuta brasileira.Sr Mainard o presidente detona com razão esta merda comprada com dinheiro público.

  103. Após 14 meses sob enxurrada de críticas, fofocas, radicalização, agressões verbais , fake news, ataques à imprensa, disparates dos mais variados pela tropa de choque Bolsonarista , já está virando café requentado , estressando , cansando com a mesmice , está na hora dos verdadeiros jornalistas e articulistas começarem a questionar e ocuparem o seu espaço e criticarem o status- quo , que agora é da direita radical . Avanti Diogo!!!

  104. É por causa da imprensa pouco confiável que temos hoje no País, que eu tenho vergonha de dizer que tenho formação em jornalismo. Ainda bem que eu nunca precisei atuar na área para sobreviver. Eu não votei no Bolsonaro, mas os ataques a ele pela imprensa foram e têm sido tão grotescos e inoportunos que eu tomei antipatia pela profissão.

    1. Também espero isso da Crusoe/Antagonista. Jornalismo investigativo sério, que não pretende agradar nenhum lado. Parabéns!

  105. Não é nada fácil ser um Antagonista sem lado e fiel aos fatos, principalmente diante de uma época onde o - paninho sujo de bar - suja ainda mais todos os balcões da politicagem.

    1. Como tem comentarista imbecil, não é? Que por.. tem a ver, em plena era digital, e da tecnologia, morar na Europa ou na Conchinchina pra ser um bom jornalista? Apsc

    2. Como tem "comentarista" imbecil, né? Em plena era tecnológica e oni presente, que porra tem a ver em morar na Europa ou na casa do Ca..cete? Apsc

    3. Fácil é pagar assinatura e vir usar a expressão "vomitar"aqui, né Carlos?

    4. Seu Diogo! Transfira seu domicílio pro Brasil! Muito fácil 'vomitar' tudo da Europa! Sinta o jornalismo 'tupiniquim' na pele!

  106. Vocês da imprensa em 90% dos casos fazem tempestade em copo d'água, destacam palavras dentro de um contexto para fazer suas fofocas. Não fazem críticas construtivas, criticam por criticar. Nunca vi ninguém pedir desculpa quando estão errados. É raro aparecer nos meio de comunicação as coisas boas que o Governo faz de bom, poderiam citas as estradas, ferrovias, hidrovias que estão sendo construídas sem corrupção, o desemprego que cai a cada mês, a inflação de menor índice histórico e muito mais.

    1. Quando o governo faz alguma coisa realmente boa, sai na imprensa. O problema é que os petistas vivem sempre reclamando das notícias negativas que a imprensa dá e o Lula mesmo falou várias vezes que ao invés das mentiras que ela imprensa inventava contra ele, ela deveria publicar só as conquistas do governo dele, o PIB alto, o pleno emprego, a redução da pobreza, juro baixo, dólar baixo, crédito farto. Pena que a imprensa ficou na fofoca de mensalão, petrolão e incentivando o golpe, né?

  107. Diogo, bacana a colocação final. Assista ao discurso do Rowan Atkinson (o famoso Mr Bean) chamado On Free Speech. Tem no Youtube. Acho foda estar no lugar de vocês, tão ferozmente atacados, e manter uma distância suficiente. Entretanto, é importante se afirmarem serenamente no grande valor que as publicações têm sem mostrarem ressentimento ou pequeneza. A voz grave, firme e razoável persiste. O chilique do tempo, em sua estridência, voa como galinha.

  108. O Antagonistas estão chateados porque estão chamando O Antagonista e a Crusoé de "sites de fofocas". Pois é... o risco que corre o pau corre o machado. Ninguém está acima da crítica e o histórico do jornalismo em geral é péssimo, convenhamos.

  109. Quem dera que neste país majoritariamente povoado de analfabetos funcionais o jornalismo, filhote de Chateaubriand e dos Marinho, não fosse Fofoca. Assim não teríamos 20 anos de Big Brother,,, amainardes, a eleição dessa figura que nos preside pode também ser atribuída ao voto contra essa imprensa que hoje afaga o ministro Guedes, pós graduado em estupidez e presunção. Socorro Moro! Saia daí e lance sua candidatura civilista.

  110. Pelos comentários, era bom quando falava mal do Lula e do PT, mas.... Diogo pode continuar falando mal do Bolsonaro, ele é a nossa Dilma de calça e coturno, se elogiar perde sua identidade. Continue com o lema, ¨Não me Importa se a Mula é Manca, Queremos é Rosetar". Ainda mais quando a mula é empacadeira.

  111. Nos filmes de espionagem, mulheres que oferecem o corpo em troca de informações são agentes espiãs inimigas. Mutatis mutantis, no jornalismo, jornalistas petistas são agentes espiãs em vertigem.

  112. Sempre li e ouvi seus comentários no Manhattan e até gostei quando vc criou o Anta e a Crusoé. Porém, sua credibilidade foi erodida quando se vendeu para a EMPÍRICUS, uma empresa envolvida com a especulação na bolsa e mercado financeiro, cujo objetivo é ganhar com as flutuações, notícias falsas e falsas promessas. E por falar em morto, há um esqueleto no seu armário e não se chama Bettina. A sua idade lhe aconselha ser menos maniqueísta e pensar mais no seu país, ainda que vivendo na Europa.

  113. Não ponho a minha mão no fogo por ninguém, muito menos pela jornalista da FS. Estamos vivendo um período em que a "verdade" tem sido manipulada sordidamente tanto pela direita, como pela esquerda, todos buscando o poder, não importando o que será destruído para alcançá-lo. Acho que o jornalismo deveria continuar investigando imparcialmente e deixar para fazer a defesa, ou acusação, quando tiver mais clareza sobre o quê de fato ocorreu.

    1. Muito sensato da sua parte! Infelizmente a maioria dos leitores já tem uma opinião formada e ficam histéricos se o jornalista ou colunista não pensa da mesma forma! Muitas vezes concordo, e outras vezes discordo do Diogo, mas nem por isso vou crucifica-lo. Jornalismo é fato, agrade ou não! Infelizmente algumas vezes não é isso que vemos em muitos meios de comunicação.

    1. Dia 11 no Plenário da câmera o Eduardo usou o plenário para atacar a jornalista sim. Não foi eleito e nem é pago para isto.

    1. Oswalda vc é um machista muito sem graça! E aposto que tb é feio por fora, como é por dentro!

  114. ¨jornalismo ñ e´fofoca¨ . Depende. Paraperiodismo cretinista esiste (Leuco dixit) ! ESTE PAIS VIVEU E VIVE 1 CRISE POLITICA,ONDE A LEGALIDADE Ñ COINCIDE MAIS COM A LEGITIMIDADE. A LEGITIMIDADE POLITICA! Em 1975 comprei um cavalo. O nome dele era Mainardo;filho de Assis que ganhou o GRAN PREMIO DELLE NAZIONI. Eu gostava da elegancia e brio dele assim como continuo gostando do seu ¨modus escribendi¨ . Kafca dizia : tem uma jaula a procura de um passaro. ñ seria seu caso ne´??

  115. As claques de ambos os extremos da política são surdas e cegas. Elas são capazes de perceber a realidade. Nem aos berros. Quanto ao Flávio Bolsonaro, Queiroz deve estar insone. Está com medo de resistir à prisão, de arma em punho. Queiroz vai morrer em um simulacro de confronto armado.

    1. A 'outra opção' já foi condenada e presa. Será condenado em outros processos e provavelmente terá de voltar pro xilindró. -- Eu vejo tudo de bom no Governo do presidente Jair Bolsonaro quando ouço o Ministro Sérgio Mora falando, NÃO BERRANDO. ... Também quando ouço o General Otávio Rêgo Barros mostrando o lado civilizado do governo. ... O PR Bolsonaro quando não está BERRANDO, está dando gargalhadas ou soltando IMPROPÉRIOS terrivelmente EVANGÉLICOS.

  116. Até tu, Mainardi? Contra os Bolsonaro? A outra opção é bem pior. É a volta do PT ao poder. É isso mesmo que você quer? A sua anta de volta?

  117. Que ironia, o Antagonista mais parece site de fofocas. Quando vocês vão falar da grana do Dória para a Jovem Pan e outras emissoras de radio e TV?

  118. CRUSOE NAO É FOLHA, NEM UOL, NEM GLOBONEWS. A imprensa do Brasil é um lixo. Assino a Crusoé porque, apesar de ruim, ainda se salva. Parem com esse corporativismo, não tenham medo de andarem sozinhos.

  119. Esse episódio em pauta, colocado por Hans River, nos traz à lembrança, o muito bom Filme, OBRIGADO POR FUMAR, de Christopher Buckley/ Jason Reitman, onde Katie Noelle Holmes é a jornalista Health Holloway, de 2005. Sugestão para o Ministério da Saúde e da Educação, resgatá-lo.

  120. Diogo Mainardi é o mais honesto, sábio e competente jornalista desse país. Não compreendê-lo é não conhecê-lo portanto, cale-se.

    1. "cale-se"? Que comentário tolerante e democrático...

    1. Senhor Marcelo.Não assiste a globo News? Insano.e possivelmente comunista é você. Procure sua turma lá no diretório do PT.Até ontem o Sr.Diogo batia forte em Lula e até defendia Bolsonaro.Para informação, desde 1988 anulo meu voto.Você deve ser cabo eleitoral de algum corrupto.

    2. A patente a insanidade do autor do comentário. Se Mainardi fosse empregadinho da Globo seria realmente um fenômeno de contra-espionagem. Parafraseando Dario (o jogador, não confundir com o persa) "fez que foi, não foi e acabou fondo'. Ou o comentarista é um bolsonarista furibundo e abilolado ou é apenas um assalariado das centenas de fazendas digitais de produção de lixo digital. Até acho melhor a última hipótese, pois tenho engulhos com os fanáticos bolsonaristas ( como tbém dosidiotaslulistas

    3. Calma aí Diogo, investigar o jornalismo com investigação jornalística? Investigar a Globolixo porque perdeu a têta do governo? Bilhões e bilhões? Me poupe

    1. Oi jovem..por acaso quer se referir mesmo à imprensa? Não seria Alberto Dinnes, o falecido não?

  121. Infelizmente há também vários jornais e jornalistas mal intencionados e totalmente voltados à maldade ideológica. Como são veículos de comunicação em massa deveria haver um mínimo de bom senso e respeito ao expor sua própria ideologia ou utilizar-se de mentiras e suposições que ferem a percepção alheia. Não aceito imposições dessa natureza. "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (PULLITZER, Joseph)

  122. Enquanto Diogo Mainardi não der os nomes dos tais sites chapa-brancas dos cupinchas do governo, o jornalismo continuará sendo fofoca. Outra coisa: quem apontou as práticas imorais da jornalista foi um depoente da CPMI sob juramento de falar a verdade e convocado pelo PT e até agora a jornalista não conseguiu desmentir nada.

    1. leia a colocação da Marcia, lá em baixo dos comentários ela responde à sua tolice de pedir provas. A FSP inventariou as mentiras do depoente sem qualquer contestação de ninguéml

    2. Não seja tilo Vicente, vá se informar sobre o disparador de fake news!

    3. Marcelo, diga quais são as provas de que o depoente mentiu. Ou você é como o Rui Falcão e acha que o cara é mentiroso só porque é músico?...

    4. Pera lá. O depoente é um mentiroso notório. O que esta amplamente provado. E não a punição ao perjúrio em cpi's. Hoje um instrumento pra lá de desmoralizado! Só mesmo quem é muito tosco pode acreditar que jornalistas trocam sexo por materias!!! Vá se catar!!!

  123. Diogo acusa Bolsonaro pela morte do ex pm Adriano? GFreixo e Glauber também acusam. Mas votaram contra Projeto de lei q especificava milícias. E acusam Moro de proteger milícias Inclusive nesse projeto. E aí Diogo? Vem investigar aqui no asfalto em vez dessa aposta em culpados por raciocínio puro.

  124. A boa imprensa não é partidária. É imparcial, investigativa, mostra fatos (doa a quem doer) e suas críticas devem ser vistas não como fofocas como as do Verdevaldo (falso jornalista).

  125. Sem investigação nenhuma você está chamando uma testemunha de mentirosa e acusando sabe-se lá quem de ter matado o cara aí (a polícia da Bahia, do PT? A PF de Valeixo e Sérgio Moro) de propósito pra ajudar o Flávio, e vem falar de seriedade? Toma vergonha na cara.

    1. Até o morto achava que ia ser morto para "queima de arquivo" como disse a seus familiares e outros. E foi!!!

  126. ISTO sim, eles chamam de jornalismo. Exatamente devido aos gadelhas e manardis eu cancelei minha ASSINATURA, E NÃO ME ARREPENDO. IMPRESSIONANTE (aos berros) como as pessoas que não acreditavam na vitória de Bolsonaro não o aceitam de modo nenhum. São uns imbecis. É só compararmos com o que tínhamos antes e que continuaríamos tendo, não fosse a vitória dele. CORRUPÇÃO ZERO , AOS BERROS, JORNALEIROS. Vocês jogam as cascas e ele devolve a banana inteira para vocês que a merecem. PÁTRIA AMADA BRASIL

    1. Pera aí, maluco? Tu cancelaste a tua assinatura e, por um passe de mágica, continuas palpitando por aqui? Que história é essa? Apsc

    2. Que bom que cancelou!!!👍 Assim breve não verei mais aqui suas idiotices, sua besta quadrada! Vaza!!!

    3. Imbecil é você que não percebe que o Bolsonaro rasgou suas melhores promessas de campanha ( contra corrupção e clientelismo p ex) ficando somente com o olavismo e evangelismo ( pobres evangélicos do bem), de olho nos votos dessa turma obtusa para se reeleger. Mas estou pregando no deserto pois fanáticos ( ou oportunistas) como vc são impermeáveis ao raciocínio e sequer a um minimo bom-senso. Dizer que o Mainardi leva bola da globo seria de se rir, não fosse a desgraça da obtusidade que expressa.

    4. Olá Miguel, Tudo bem? Conforme contato, desabilitamos o Renova Fácil da sua assinatura com a Revista CRUSOÉ. Esta será válida até o dia 06/07/2020 e, a partir de então, não haverá novas cobranças. Já expliquei e postei umas 10 vezes, mas uns só entendem se desenhar., Vão ter que me aturar até 06/07, queiram ou não queiram, assim como vão ter que aturar o BOLSONARO até 31/12/2006, queiram ou não queiram. VÃO TER QUE ATURAR ENGOLIR e CHUPAR, que é de uva. PÁTRIA AMADA BRASIL.

  127. Não vejo a hora de cancelar minha assinatura, que a contragosto foi renovada automaticamente. Muitos assinantes estão na mesma que eu. É arrependimento que chama?

    1. Foi renovada pq vc não marcou desmarcou a opção " renovação automática". Não foi a sua revelia, foi culpa sua, burróide!

    1. Isso mesmo! Cancelem, por favor. E nos poupem de suas litanias fanáticas?

  128. Pelo que estou lendo até aqui, a maioria esmagadora dos seus leitores e comentaristas acreditam piamente que o depoente da CPI que acusou a jornalista e depois foi corroborado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, não mentiu!! E além disso acham que o jornalista está praticando corporativismo . Eu fosse essas pessoas Irina ler mais, se informar mais. Comparem a credibilidade e o caráter dos envolvidos . Não é possível vcs dizem que não são bolsonaristas?? Vcs são a escória dessa gente!!

    1. Isso mesmo, Maria! Mas não adianta muito pedir que um fanático se informe. Nada irá abalar sua crença fanática pois já são racistas, machistas, fascistas, homofóbicos, misóginos, chauvinistas etc mesmo sem saber! O Bolsonada só fez feixa-los mais abusados e precisa deles para ser reeleito. Afinal fanático é rebanho que não pensa, e existem de todos os sabores ( como os lulistas que dizem que o escroque é um "preso político (dá pena essa gente!)

    2. É a mesma coisa daquela outra jornalista Constância Rezende que em uma gravação disse que o propósito de seu jornal era destruir a candidatura de Bolsonaro e a corporação jornalística em pesou negou esse fato.

    3. e onde está a prova que ele mentiu? se fosse disparos a favor de Bolsonaro ele estaria falando a verdade, e quem dissesse que não estaria oprimindo um pobre e preto, mas como ele acusou o PT, a cortina de e fumaça e o corporativismo da imprensa fala mais alto.

  129. Jornalismo investigativo ou especulativo? Que tal investigar, especular e contar do seu próprio meio? Segundo fontes, dona Patrícia se insinuou, mas vcs (todos) já disseram que não. Jornalistas são chapa branca de jornalistas? Porque vcs não estão investigando e contando as articulações de Leman, Dória, Huck, Amoedo, MBL e outros e suas injunções com a grande imprensa "democrática" e "plural" por um nome mais palatável para a próxima eleição?

  130. Quero acreditar que isso é apenas uma má fase do nosso grande Diogo Mainardi - em tempo: não sou “bolsonarista”, ou seja, não sou apoiador incondicional do presidente e seu governo. Portanto, tenho moral pra falar que o Bolsonaro comete mais erros e desatinos do que eu gostaria. Digo tb que mesmo assim o saldo do seu governo é positivo. O que não é nada positivo, por outro lado, é o corporativismo de uma imprensa que tem lado. E esse artigo, Mainardi, infelizmente é corporativista ao extremo.

    1. Como dizia o Millor: " jornalismo a favor é quitanda de secos e molhados"

    2. Só haverá imprensa de verdade quando romperem com esse corporativismo. Os sites "chapas-branca dos cupinchas" estariam já fazendo isso? Quando o Diogo disser quais são podemos verificar.

    3. verdade, sou assinante Crusoe dese a primeira edição, e essa oposição esta demasiada. Esta parecendo a globo, falem tbem das coisas boas, Moro, Tarciso e Guedes.......o Felipe Moura Brasil mudou tanto sua postura que saiu da Jovem Pan.....tbem não sou Bolsonarista, mas ele´é NOSSO PRESIDENTE ELEITO.

  131. Diogo, está certíssimo. A imprensa séria e responsável deve mostrar o que apura e publicar, independente de aplausos ou ideologia.

  132. Diogo, obrigado, por me lembrar que onde há fumaça há fogo e que qualquer um que seja quando chega ao Poder é capaz de fazer o diabo para não perde-lo. Obrigado pelo profissional jornalismo.

  133. Leitor de suas colunas há alguns 15 anos, leitor do Antagonista desde bem no início, sei portanto da sua contribuição ao Brasil. Todavia, agora me surpreendo com você. Seriam suas fontes? Volte às origens Diogo! Porque não passa uns dias em SP, em família, para arejar?

  134. Um empurrão pra deixar de assinar Crusoé/Antagonista (por que 2 se durante a semana as notas se repetem cá e lá? $$$?) e ir assinar a Falha de S Paulo.

    1. Dá-lhe cancelódromo!! Mas taí.. concordo com essa aí.. eu tb paguei por 2 veículos distintos..com linhas jornalísticas diferenciadas, nas só estou vendo o mesmo do mesmo. Alvaro P S Costa

  135. Santa paciência Diogo, falar de JB e jornalismo e não citar a tramóia que está sendo feita pela tríade Folha/Globo/Estadão é uma queda tremenda no teu nível. Sem isentar os arroubos do presidente (lembrando que o elegante FHC e os populares petistas deixaram gerações com uma dívida pública de 80%), os três fazem é nojento. Fofocas pra minar a coesão do grupo, pinçam palavras para distorcer afirmações, etc etc. Quem patrocina os 3 grupos? Talvez os rentistas incomodados com a queda dia juros

  136. Prezado, Acho errado postura do Bolsonaro. Muitas delas são deturpadas mesmo. Não me acho bolsonarista. E assim igual a você, votei nele pra não deixar o PT (ou outros centro-esquerda) chegar ao poder. Sou de Direita. Mas, esse corporativimos seu e toda imprensa, é ridiculo. Ela ataca e fica por isso mesmo, ninguem fala nada? O cara vai numa CPI, diz que ela se insinuou sexualmente (e o depoente é da laia deles), e vem dizer que ela esta sendo atacada? Nos poupe dessa falacia ridícula.

    1. Embora eu não goste da Folha, a jornalista tinha todas as conversas gravadas e provou o quanto o sujeito estava mentindo. Isto ainda dará pano para manga.

    2. Concordo com você, o corporativismo da imprensa chega a ser nojenta. Como se nas outras profissões tivessem maus profissionais, gente que faz qualquer coisa, ética ou não, para atingir seus objetivos. O simples fato de ser jornalista já o torna acima de qualquer suspeita na visão dos seus pares. Imaginem se Fernandinho Beira-Mar resolvesse fazer o curso de jornalista ... não sei como ele nunca pensou nisto. Devia se inspirar no Glenn.. defendido e com matérias roubadas contratadas de hacker...

  137. Ahhh... Diogo Mainardi, o que está acontecendo com você? Está doente, ou o que? Qualquer um que abrisse seu texto estando escondida a autoria, diria : quem escreveu tanta baboseira? Tanto disse que me disse sem nexo e ainda tem coragem de dizer que defende o jornalismo investigativo cujo exemplo dado, Folha de São Paulo, não é nada disso e sim um jornal perseguidor de mau presságio e de fofoca de bastidor.

    1. Crusoé querendo crescer a qualquer custo, vender mais e para isto lança mão de fofocas com os fofoqueiros Mainardi e Gadelha. Parem de seguir estes falsos !

  138. Jornalismo não é fofoca ? Então cheque as fontes antes de publicar a notícia . Só faltava um morto ? Não , tinha a Mariele , mas não conseguiram jogar a culpa no Bolsonaro , então mataram mais um . A imprensa acertou mais do que errou ? Então os governos anteriores do mensalão e do petrolão eram melhores do que o governo atual , pq as críticas ao governo só aumentaram . Jornalismo chapa branca ? É o Doria-PSDB financiando a Jovem Pan . 🇧🇷

  139. Penso que os jornalistas que apoiam o presidente precisariam estudar mais....ler livros sobre política e não ficarem só xingando.....Com isto prefiro ouvir e ler apenas a revista Crusoé e sites deste brilhantes e sérios jornalistas. Cordiais saudações.

    1. MARIA, os que só apoiam corrupto e ladrão são terça livre, jornal da cidade online, etc.

    2. E os que só atacam e apoiam corrupto e ladrão, deveriam fazer o que ? ou estes você acha que são casos perdidos ....

  140. E’ impressionante como parte das pessoas Leem a matéria esperando encontrar sua própria opinião. Qdo coincide a matéria e’ boa, quando não, caem de pau. Em geral são pessoas ideologizadas e aí a reportagem q não bate com a cartilha, não serve. Parabéns ao Diogo por não se curvar a adotar uma ideologia e informar o q nos importa Saber.

  141. Jornalistas são não infalíveis, inclusive os da Crusoé. O corporativismo fala mais alto. Quando os jornalistas vão criticar os jornalistas abertamente, como fazem com as outras pessoas???

  142. O poder da imprensa é inimaginável. Verdade ou mentira, o que é divulgado pode causar estragos irrecuperáveis. Eu vou deixar de assinar a Crusoé porque essa revista está replicando notícias especulativas e dando espaço a articulistas mentirosos. Mas admito que gosto muito das reportagens investigativas produzidas pela revista.

    1. Aiaiai.. vai pro cancelódromo tu também, meu chapa..

  143. Diogo. Virou chefe e preguiçoso? kkkk Por favor, escreva artigos mais densos e de maior envergadura. Sua coluna é muito requisitada mas os textos pequenos demais. Mire no exemplo do seu sócio, Mario Sabino. De resto, uma abraço, ,

  144. Diga ao sr Igor Gadelha que jornalismo não é fofoca.Depois,então,volte a esse assunto com mais propriedade.Ilha da fofoca é no que a Crusoé está se tornando.

  145. O que vejo hoje não é jornalismo, é imprensa totalmente partidarizada, e a grande mídia, tipo Globo, Folha atacando o governo todos os dias. Se você quer ouvir coisas boas que o governo faz, tem que procurar bons jornalistas, como Augusto Nunes, Alexandre Garcia, 98% dos demais estão mais interessados em FOFOCA do que falar a verdade ou procurar a verdade. Além disto o corporativismo da classe jornalística é vergonhosa, como se o simples fato de ser jornalista o tornassem corretos, olha o Glenn.

  146. Lamento, amigo, mas Anta & Crusoé (foi) estão "descendo a ladeira do bom jornalismo", intensificando fofocas e difundindo muitas inverdades. Na atual conjuntura pouco se percebe a prática de um jornalismo honesto e não covarde no Brasil. Lamentavelmente, "o papel aceita tudo", até escrementos. Voltem à meta final de vcs: ser uma ilha...neste mar de pseudojornalismo. Duvido que enham coragem de publicar esse comentário. Em fazendo, restará esperança e credibilidade em vcs.

    1. O que esperar de um "bunda mole"- pensamento perto dos escrementos. Se, ao menos, usasse o pseudônimo "penis erectus" talvez ensejasse mais firmeza de pensamento. Por absoluta cegueira mental, pessoa exorbitam na dose de im be ci li da de .

    2. Impressionante, tem gente que se recusa a enxergar a verdade batendo na cara. Sempre disse e continuo afirmando, fanatismo ideológico cega e emburrece tanto quanto o fanatismo religioso, bota cabresto na mente das pessoas e petrifica os seus neurônios. Diogo está certo e eu confirmo o que ele disse, pois no final as "ditas" fofocas sempre se tornam verdade. Parabéns Diogo!

  147. Tá, concordo com a crítica ao filho, aliás esse cara faz tudo, menos o trabalho dele. E acabou atrapalhando o foco no assunto principal, que era: o PT comprou os disparos e mais uma vez foi refutado. Vocês também preferiram ir atrás da intriga sexual do que discutir a conclusão da sessão da CPMI. Quando vocês vão começar a pedir a extinção do PT?

  148. O jornalismo se vendeu e se perdeu nas suas próprias esparrelas... O povo tem sede de um jornalismo que divulgue fatos investigados com seriedade!

  149. Concordo em parte, mas o buraco é mais fundo. Respeito e acompanho o trabalho do Antagonista/Crusoé, que, convenhamos, algumas vezes também resvala para a fofoca, o "ouvi dizer", notinhas com pedaços de fatos. É notório que grande parte da imprensa age como se num infindável terceiro turno, atacam o governo de maneira sórdida e plantam, sim, mentiras, sutis ou descaradas. Não sou bolsonarista, procuro ficar neutra, mas enxergamos o que acontece. Confiamos no Antagonista, não nos decepcionem.

    1. Maria, assino embaixo de seu comentario. Assisti o depoimento do sr Hans, e a negativa reiterada de ter trabalhado na campanha bolsonaro, bem como a afirmativa de ter trabalhado nas campanhas petistas, para constrangimento do petista que o entrevistava. O comentario sobre a jornalista veio a reboque, tipo “aliás, ela insistiu e até se insinuou a mim”.... Mas o essencial- a negativa de ter trabalhado para a campanha bolsonarista, foi ignorado.

    2. Maria ia comecar a escrever quando li sua. Parabens!. Tudo que queria falar vc falou!!!

  150. Mais jornalismo tudo bem, mas que tem empresa de comunicação que já deixou o jornalismo faz tempo isso berra aos ouvidos de todo mundo.

  151. Vocês estão em um país onde falar mal de um presidente não dá cadeia, que bom não! E nem te obriga a se abrigar em outro país.

    1. Viu! Você pode falar o que quiser e, vai Continuar assim, LIVRE.

    2. Falar mal ou não, acima disso está o MAL que esses 3 filhos do Presidente já fizeram e continuam fazendo ao Governo e automaticamente ao País! 2 pilantras e 1 maluco!!

  152. Caríssimo, os surdos continuarão a não ouvir. Mas é imperioso que vocês continuem sempre em busca da verdade, é o que deseja o povo que não tem dono.

  153. Vc pode espernear o quanto quiser dizendo que seu jornalismo não é composto de fofocas, intrigas plantadas e partidarismo, ok? Seu jornalismo hoje é fofoca. É um jornalismo descolado da realidade, com interesses escusos. Eu não perco mais meu tempo vendo o momento antagonista por exemplo e não renovarei minha assinatura.

  154. Considero a "Crusoé"e o "antagonista" hoje as duas grandes trincheiras do verdadeiro jornalismo, em nosso país. E este artigo do Diogo diz as coisas de forma simples e adequadas. Com honestidade.

    1. E a histeria do cancelódromo cresce dia após dia..apsc

    2. também pensei q era! mas estão se tornando a mesma escória da imprensa! palpiteiros incorrigíveis! não renovo d jeito algum!

  155. Não gosto de ver esses bolsochatos fazendo a mesma coisa q os petistas, e além o mesmo chororô INSUPORTÀVEL. E outra, essa história de bolsofilho parece q cada dia q passa tá mais melada do quê explicada, parece q os bolsotontos querem tapar o sol com a peneira, que mal.

    1. Boa, Nancy! Penso do mesmo modo. Os bolsochatos já estão pior que petistas. Dão náuseas. Avante, Diogo! Avante, Crusoé! Avante , Antagonista!

  156. Diogo, compreendo seu raciocínio. Acredito que vocês fazem o possível pela verdade. Mas também gostam de uma pimenta ardida e exagerada, OK faz parte, não critico morro de rir! Mas convenhamos que outros veículos são totalmente inconvenientes, mentirosos e pior ainda sem senso de humor.

  157. Perfeito Diogo. Você apenas confirmou o que eu sempre digo neste fórum: os Bozistas possuem um sérias deficiências cognitivas e uma grande atração pelo ilícito e pela desonestidade.

    1. Amigo, vou cobrar direito autoral da frase: "Sem acento, que toma no assento). KKKKK

    2. Pode não ser "José" mas sim Jose, feminino. Ou ambos. Ou nenhum dos dois. Entendeu? Atualize-se, Alberto!

    3. Falou o parvo Jose (sem acento, que toma no assento).

  158. Quando você tem uma imprensa partidária que joga sistematicamente contra o governo eleito é legítimo o contra ataque por parte desse governo. Bolsonaro tem que melhorar muito e a imprensa também m, se é que podemos chamar de imprensa isto que assistimos.

  159. Concordo com vc mas não entendo como a revista mantém o olavista FMB. Sim olavista, não esqueci que no tempo da TVeja ele chamava OC de Professor e pra não restar dúvida é só observar o desastre proporcionado por ele na Jovem Pan. Felipe destruiu o jornalismo da emissora que perdeu seus principais comentaristas, emplacou a triste figura do Constantino que pretende reescrever a história, só não admite ser olavista por medo de apanhar. Diogo, vcs nos combinam com olavismo.

    1. Adoro o FMB, as vezes não concordo com ele, mas é um rapaz dedicado e esforçado. E se ele é Olavista o que nos interessa? Calma, de uma chance ao rapaz ele está em evolução.

  160. Diogo, concordo com vc no que diz respeito ao temor do Bolsonaro da imprensa e as tentativas de criar canais paralelos, mas discordo de que nao vai dar certo do ponto de vista eleitoral. Diferente da Cruzoé que faz um jornalismo equilibrado e apartidario o restante da imprensa (que tem de ser livre mesmo sendo assim) é tendenciosa, com a diferença que ele é um só e os meios de comunicação são muitos. O público esta enojado com a forma de fazer jornalismo no Brasil.

  161. Parabéns Diogo. Como sempre você vai direto ao ponto. A principal função do jornalismo é informar, doa a quem doer. Crusoé, continue investigando e nos informando.

  162. Diogo, que tal o Antagonista/ Crusoe fazer um levantamento dos fatos mais relevantes que voces previram: porcentagem de acertos e de erros, incluindo nos acertos as besteiras do governo que vcs conseguiram evitar. Eu adoraria usar isso nas discussões com quem os ataca chamando-os de fofoqueiros.

  163. Como ficar a favor do jornalismo que se empanturrava de dinheiro público para enaltecer políticos corruptos? Explica aí, Diogo.

    1. Estão acobertando corrupção, Marcia? E os valores, quais são?

    2. Eudes, por um acaso Record ganhou quanto com o ministro da Secom? Se repete, meu caro, JB tem sua imprensa chapa branca também

  164. Um relógio quebrado está certo duas vezes por dia. É o caso da imprensa em geral. Fujam desse destino, como tentam fugir das fofocas.

  165. E O assunto principal da CPI que narra sobre a responsabilidade do PT na autoria das fack news tão decantada? Não é importante "berrar" sobre isso?

  166. A IMPRENSA DEFENDENDO A IMPRENSA, COMO SE ESTE FOSSE O PROBLEMA ECO TEMA CENTRAL. O IMPORTANTE NÃO FOI TRATADO . PQ ??? A TESTEMUNHA DO PT AFIRMOU Q FEZ DISPAROS ILEGAIS PARA O PT E O MDB ESTÁ DEVERIA SER A MATÉRIA. MAS PERDE-SE TEMPO TENTANDO DEFENDER UMA JORNALISTA QUE CRIOU UMA MATÉRIA FALSA SEM ELEMENTOS E QUE FOI ACUSADA DE COMPORTAMENTO PROFISSIONAL DUVIDOSO . ...???... ORA BOLAS FOCO NO INCÊNDIO, NÃO NA FUMAÇA.

    1. Concordo plenamente com vc. No final das contas, acho que são todos iguais, cada um defende o que o interessa defender. Seria tão absurda assim essa acusação de assédio sexual de uma jornalista que mentiu inescrupolosamente ao publicar uma reportagem? Então, tudo que o rapaz falou é mentira, ou só no que se refere a jornalista?

    2. Felizmente para os eleitores agora, temos vários encontros, mas em locais diferentes, com o mesmo tema da informação, isso nos permite uma acareação e uma definição própria sobre o conteúdo, o que antigamente, não era possível. No formato antigo, temos como símbolo, o Delegado PROTÓGENES, que precisou pegar o filho e sair às escondidas do Brasil. Hoje ele teria a seu favor as redes sociais.

    3. Exatamente. Vivemos no mundo do corporativismo em todas as áreas, pq ñ na imprensa marrom? A Leilane ontem chorou na TV pq um jornalista foi assassinado covardemente, + 1 X covardemente, nos limites com o Paraguai. judiciário sendo corporativo com o judiciário. É assim q funciona.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO