FelipeMoura Brasil

A demonização e a crítica

14.02.20

A resposta de Sergio Moro aos ataques do socialista Glauber Braga, do PSOL, que o acusou de ser “capanga” das milícias, ilustra como a esquerda é a adversária mais conveniente para o governo de Jair Bolsonaro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública lembrou que o PSOL de Braga e Marcelo Freixo foi contra todas as medidas de combate ao crime organizado propostas no projeto de lei anticrime, inclusive a de que “milícias fossem qualificadas expressamente como organizações criminosas”.

Ao tentar atrelar Moro às milícias, em razão de o ministro alegar corretamente que é da polícia fluminense, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Justiça do estado a responsabilidade sobre o caso de Flávio Bolsonaro, investigado por suspeita de rachadinha no gabinete onde mantinha a mãe e a mulher do miliciano Adriano da Nóbrega, o deputado Braga dá um showzinho para seus 40.199 eleitores (0,52% dos válidos), mas ajuda a tornar caricata a cobrança legítima de explicações sobre a relação do filho 01 do presidente com o ex-capitão que ele homenageou com moção de louvor e medalha na Assembleia Legislativa do Rio e que foi morto recentemente em ação policial na Bahia.

A demonização deslegitima tanto a crítica quanto a cobrança, ainda mais quando vem de quem exalta esquerdistas que pegaram em armas contra o regime militar, como fez Braga com o terrorista Carlos Marighella ao votar contra o impeachment de Dilma Rousseff.

É por isso que essa esquerda viúva da luta armada, sem autoridade moral para posar de combatente da corrupção e da impunidade, só encaixa o discurso para além de seu gueto quando membros do governo incorrem em atos e declarações que reforçam os piores estereótipos sobre liberais ou conservadores. Foi assim quando o então secretário da Cultura, Roberto Alvim, emulou um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler; quando Paulo Guedes chamou funcionários públicos de “parasitas”, sem nem se preocupar com a generalização — e quando o mesmo Guedes disse que o dólar mais alto (R$ 4,35 no dia) é “bom para todo mundo” e que, com a moeda americana mais baixa, “todo mundo” estava indo para a Disney, inclusive “empregada doméstica”. “Todo mundo tem que ir para a Disneylândia conhecer um dia, mas não três, quatro vezes por ano”, declarou o ministro da Economia. Os rótulos de nazista e elitista são, com frequência, usados sem razão para demonizar a direita, mas, quando seus representantes legitimam esses rótulos, haja pano para encobrir o vexame.

Fora isso, as pedras no sapato do governo e da família Bolsonaro, sobretudo da direita flaviana, são mesmo os comunicadores não esquerdistas que – sem deixar de reconhecer acertos das agendas de Guedes e Moro, por exemplo – não compactuam com rachadinha; cobram investigação e coerência; criticam a sanção presidencial de fundão eleitoral de R$ 2 bilhões, da criação do juiz das garantias, os obstáculos à prisão preventiva e limites à delação premiada; e se recusam a colocar no balaio da militância da velha imprensa qualquer notícia incômoda ao poder, como se ele fosse a fonte da verdade oficial.

Esses comunicadores, ah, esses precisam ser fritados e calados.

Mas seguirão incomodando.

Felipe Moura Brasil é colunista da Crusoé.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não ha santo em politica e e lamentável à tentativa de derrubar a republica, por mais que Bolsonaro esteja despreparado ou não para o cargo, este é seu legitimamente e a esquerda sempre acidulou as relações democráticas quando fora do poder, que as urnas o decidam e não a intolerância da esquerda e seus aliados de ocasião!

  2. Vou deixar de assinar a revista pq este jornalista trancou o disco, é sempre o mesmo assunto, deu! Flávio, Melícia, queimar seguidores do Presidente, rachadinha, fonte dele o Bebiano... virou um cérebro de passarinho! Que pena! Fui! Olha o SILVIO que ficou no teu lugar nos Pingos é Show. Cara estás destilando ódio! Vira a vibe! Parece a playmobil de calça 🤢🤢🤢🤢🤢

  3. Muita lucidez na sua análise. Um pouco mais de inteligência e menos fanfarronice fariam bem ao atual governo. Mais trabalho e menos bravata.

  4. DISCUTIR com a ESQUERDA sempre foi um EXERCÍCIO DE FUTILIDADE, pq vc NUNCA pode VENCER A DISCUSSÃO, já que ela NUNCA TEM RESPONSABILIDADE e CULPA DE NADA. Se ela QUEBRA O PAÍS, a CULPA é até do SACI-PERERÊ, mas NUNCA dela. Se o PAÍS VAI BEM, é TUDO GRAÇAS A ELA (ressaltando, em relação à DIREITA, a ESQUERDA é o PÔNEI DE UM TRUQUE SÓ, é CULPAR OS OUTROS PELOS FRACASSO e FICAR COM OS LOUROS TODOS PARA SI EM CASO DE SUCESSO). CARA VC PERDE, COROA EU GANHO.

  5. Claro que se o COMPRADOR não tivesse ENCONTRADO OURO algum, a ESQUERDA diria que ele é um CAPITALISTA EXPLORADOR e merece ser EXPROPRIADO DO FRUTO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR. Em suma, CARA EU GANHO, COROA VC PERDE, eles nunca estão DISPOSTOS A PERDER, o que implica que eles NUNCA ESTÃO DISPOSTOS A CORRER RISCOS. Se o CAPITALISTA se FERRA, é pq ele é INCOMPETENTE e BEM FEITO, mas se ele se DÁ BEM, não é pq ACEITOU OS RISCOS (que nem necessariamente SÃO ALTOS), mas EXPLOROU O TRABALHADOR.

  6. É a VELHA ESTÓRIA do SUJEITO que TENTA PASSAR A PERNA em alguém e VENDE UM PEDAÇO DE TERRA alegando que há nele um VEIO DE OURO. Acontece que ele ACREDITAVA que NÃO HAVIA OURO algum na TERRA, mas o NOVO PROPRIETÁRIO faz uma PROSPECÇÃO e VUALÁ, ACHA OURO. Após isto o VENDEDOR (a ESQUERDA) aparece DIZENDO que foi ENGANADO, pois se ele SOUBESSE que EXISTIA OURO na PROPRIEDADE, nunca a teria VENDIDO POR PREÇO TÃO BAIXO.

  7. A ESQUERDA aceita FACILMENTE SE PROSTITUIR e DORMIR COM O INIMIGO PARA ASSALTAR O ESTADO, mas não ACEITA SE PROSTITUIR e OBTER LUCROS PORNOGRÁFICOS para DISTRIBUIR O DINHEIRO TODO PARA OS POBRES. Não está aí mais uma FALÁCIA? Só é CORRUPÇÃO quando os OUTROS FAZEM e mesmo assim não é pq eu sou INCAPAZ DE FAZER o que o MEU ADVERSÁRIO é CAPAZ DE FAZER, é pq ele TRAPACEOU. Eu não sei como, mas ele TRAPACEOU GERANDO RIQUEZA para ENGANAR OS CIDADÃOS.

  8. É no MÍNIMO CURIOSO que a ESQUERDA seja CONTRA a "EXPLORAÇÃO" DO TRABALHADOR e o LUCRO DOS CAPITALISTAS, mas NINGUÉM NA ESQUERDA jamais pensou em "EXPLORAR" OS TRABALHADORES, TER LUCROS ABSURDOS, GANHAR DINHEIRO e DAR TUDO PARA OS POBRES. Não, enquanto isto, o EMPRESÁRIO que tem LUCRO é AUTOMATICAMENTE EXPLORADOR, mas CORRUPTOS podem se LOCUPLETAR e ASSALTAR O ESTADO, TUDO EM NOME DA CORRUPÇÃO, desde que haja DISTRIBUIÇÃO DE RENDA e DO FIM DOS LUCROS ABUSIVOS.

  9. O NEOLIBERALISMO deveria FOCAR em se MOSTRAR aos INDIVÍDUOS que se eles querem abrir mão do EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA e suas LIBERDADES INDIVIDUAIS por CONFORTO MATERIAL e PSICOLÓGICO, isto tem um PREÇO. Ninguém FAZ NADA DE GRAÇA NESTA VIDA, MUITO MENOS O ESTADO. Se um SUJEITO quer AJUDAR OS OUTROS pq ele PRECISA DO ESTADO para isto? Pq ele NÃO FAZ ISTO COM SEU PRÓPRIO DINHEIRO? Pq alguém PRECISA DO ESTADO para FAZER O BEM? Ele não pode FAZER ISTO POR CONTA PRÓPRIA?

  10. Depois da FALA de Roberto Alvim, BATER NA ESQUERDA é praticamente CHUTAR CACHORRO MORTO. Eles PASSARAM tanto tempo NEGANDO A REALIDADE e criaram uma DISTOPIA TÃO ABSURDA que só DIZER A VERDADE não é o BASTANTE, é PRECISO ESFREGÁ-LA tanto na CARA DA ESQUERDA quanto dos CIDADÃOS TAPADOS. Pq o SUJEITO que aceita ser SUGADO e EXPLORADO por uma MÁQUINA DE PRIVILÉGIOS e CORRUPÇÃO é um TAPADO, para não dizer mais. É preciso deixar claro para os TAPADOS o PREÇO DA FISIOLOGIA.

  11. O MAL disto é que a DIREITA aprendeu a FAZER O MESMO que a ESQUERDA, mas com o ADICIONAL que não ficou só nisto. A DIREITA não ficou só no ESPERNEIO e na GRITARIA, procurando OFERECER mais do que a ESQUERDA OFERECE: FISIOLOGISMO. O que OCORREU com a ESQUERDA é o que os AMERICANOS descrevem como CRY WOLF, a ESQUERDA ESPERNEOU e GRITOU tanto que o LOBO DO NEOLIBERALISMO estava se APROXIMANDO, que não viu quando ele CHEGOU.

  12. O PROFESSOR, ciente do que havia ocorrido, DEU UM SABÃO no PÉSSIMO ESTUDANTE e seus COLEGAS, com EXCEÇÃO do que tinha ESTUDADO. Esta ESTÓRIA ilustra qual é a VERDADEIRA TÁTICA DA ESQUERDA (e tb da DIREITA, só que não tão SOFISTICADA e PERNICIOSA): REFUTAR qq ARGUMENTO que lhe APETEÇA. É por isto que a ESQUERDA ADORA HISTERIA e ESPETÁCULOS PÚBLICOS, quanto MAIS ALTO ela GRITAR e ESPERNEAR, MENOS as pessoas PRESTAM ATENÇÃO ao OUTRO LADO.

  13. Enquanto isto, o OUTRO GRUPO fez o SEU TRABALHO e ESTUDOU para o DEBATE. O que aconteceu durante o DEBATE? O PÉSSIMO ESTUDANTE simplesmente adotou a TÁTICA DE REFUTAR tudo o que o outro LADO dizia. Alguém dizia que algo era BOM, ele REFUTAVA dizendo que não HAVIA COMPROVAÇÃO de que aquela COISA ERA BOA e, portanto, poderia muito bem ser RUIM. Alguém do OUTRO LADO dizia que algo era RUIM, ele dizia que não HAVIA COMPROVAÇÃO disto e que ela poderia ser algo BOM.

  14. Quem não tem ARGUMENTOS faz o quê (aplica-se tb à DIREITA que adora ROTULAR tudo que não lhe APETECE de SOCIALISTA ou COMUNISTA)? Há muitos anos um PÉSSIMO ESTUDANTE recebeu a INCUMBÊNCIA de juntamente com outros COLEGAS de DEFENDER UMA POSIÇÃO que este não se LEMBRA hj se era a FAVOR ou CONTRA a ENERGIA ATÔMICA. Este ESTUDANTE e seus COLEGAS, com EXCEÇÃO de um deles, não ESTUDOU e eles chegaram COMPLETAMENTE DESPREPARADOS para o DEBATE.

  15. O LIBERALISMO ECONÔMICO foi e ainda é utilizado para DEFENDER RESERVAS DE MERCADO (o VELHO DISCURSO do GRANDE DEMAIS PARA QUEBRAR), MONOPÓLIOS, TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA QUEM JÁ TEM MUITO, PRÁTICAS ANTICONCORRENCIAIS, e por aí vai. LIBERALISMO DE VERDADE é aquele que VALE PARA TODO MUNDO, o GRANDE e o PEQUENO. Sendo assim, a ESQUERDA não chegou até aqui por suas PRÓPRIAS VIRTUDES, mas pelas FALHAS ALHEIAS. Não é por isto que ela ADORA ROTULAR qq um que DISCORDE dela de NAZISTA ou FASCISTA?

  16. Por outro lado, em DEFESA dela, há que se dizer que o que assistimos até hj foi um GIGANTESCO TEATRO, pois a DIREITA LIBERAL tb SEMPRE VIVEU de tb ENGANAR o POVO, mesmo que em MENOR GRAU, pois se não fosse assim, a ESQUERDA não teria DISCURSO para PASSAR A LÁBIA no POVO. LIBERALISMO só é BOM SE FOR PARA TODO MUNDO, não para um BANDO DE ILUMINADOS que DECIFROU o CÓDIGO DO CAPITALISMO e por isto MERECE VIVER ÀS CUSTAS DO RESTANTE DA SOCIEDADE.

  17. Por isto que os LÍDERES DA ESQUERDA tem que POSAR de INDIVÍDUOS DESPRENDIDOS, sem APEGO ÀS COISAS MATERIAIS, pois isto DÁ A IMPRESSÃO de que eles são GENTE COMO A GENTE, mesmo que ESCONDAM FORTUNAS NO EXTERIOR. Pq Maduro se VESTE do jeito que se VESTE E Fidel Castro se VESTIA como se VESTIA? Não era para passar sempre a IMAGEM de ESPARTANISMO e AUSTERIDADE? Como SIMULACRO, a ESQUERDA até hj VIVEU de ENGANAR o POVO, o que implica em SEMPRE DEMONIZAR O ADVERSÁRIO.

  18. Mas isto FUNCIONA com os INDIVÍDUOS, pois parte do TRUQUE é que estes não estão PREOCUPADOS somente com sua CONDIÇÃO MATERIAL, mas com a de seus "VIZINHOS". Portanto, o INDIVÍDUO até aceita uma CONDIÇÃO MATERIAL INFERIOR, desde que TODO MUNDO AO REDOR dele tb esteja TÃO FERRADO quanto ele. Mais uma FALSA EQUIVALÊNCIA que a ESQUERDA ADORA se VALER, se TODO MUNDO está FERRADO IGUALMENTE, então isto SIGNIFICA que o SISTEMA POLÍTICO FUNCIONA.

  19. Se a ESQUERDA merece ALGUM CRÉDITO, então este é de APONTAR AS VICISSITUDES DO CAPITALISMO, mas para por aí, pois o REMÉDIO que ela OFERECE VIA DE REGRA é pior do que a DOENÇA, não CURA esta e ainda AGRAVA os SINTOMAS. Ela adora se VALER de FALÁCIAS DE FALSA EQUIVALÊNCIA, sendo a LUTA CONTRA A DESIGUALDADE a mais FAMOSA. Se a DESIGUALDADE é um MAL, REDUZIR esta AUTOMATICAMENTE É BOM, o que é uma FALÁCIA, pois TORNAR TODO MUNDO POBRE REDUZ A DESIGUALDADE, mas não MELHORA A VIDA DOS INDIVÍDUOS.

  20. O JOGO DA ESQUERDA é basicamente o MESMO da EXTREMA DIREITA: FISIOLOGISMO. Aí residiria o X DA QUESTÃO, a partir do MOMENTO em que o FISIOLOGISMO deixa de ser o ÚNICO FATOR, a ESQUERDA passa a ser o ADVERSÁRIO IDEAL para qq um que queira DEBATER com ela DEMOCRATICAMENTE, pois ela nunca REALMENTE se PAUTOU por VALORES, PRINCÍPIOS e IDEIAS DEMOCRÁTICOS, até agora ela só se VALEU DA TÁTICA de APONTAR OS ERROS ALHEIOS e OFERECER SOLUÇÕES SIMPLISTAS que SEDUZEM os INDIVÍDUOS.

  21. Pq do PONTO DE VISTA MATERIAL, os INDIVÍDUOS LOGICAMENTE tenderão a ESCOLHER o que lhes GARANTE MAIOR CONFORTO MATERIAL, além das LIBERDADES INDIVIDUAIS. Mas entre estas duas, o que a EXPERIÊNCIA HUMANA demonstra? Não é que o SER HUMANO aceita TROCAR LIBERDADE INDIVIDUAL por CONFORTO MATERIAL? Não fosse assim, pq a ESQUERDA teria tanto SUCESSO vendendo a IDEIA DE ESTADO GRÁTIS? Quem quer ESTADO GRÁTIS não prefere CONFORTO MATERIAL a LIBERDADE?

  22. A GRANDE TRAGÉDIA NA ESQUERDA é que os EUA são o MODELO MAIS VIGOROSO e BEM-SUCEDIDO DE DEMOCRACIA já CONSTITUÍDO até hj, o que os OBRIGOU A FALSIFICAR TUDO que o MODELO AMERICANO estabeleceu como VALORES e PRINCÍPIOS, pois como LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DO MAL, os AMERICANOS jamais poderiam ser COPIADOS. Aliás, a ÚNICA coisa que explica a DISSEMINAÇÃO e ADOÇÃO DA DEMOCRACIA como SISTEMA POLÍTICO é o SUCESSO RETUMBANTE dos AMERICANOS.

  23. Mas como é uma "ESCRAVIDÃO" CONSENTIDA, pois o POVO é IGNORANTE e precisa de quem "DECIFRE" o MUNDO e a REALIDADE para ele, automaticamente esta se transforma em LIBERDADE. Mais ou menos como o ANIMAL em seu CERCADO que RECEBE SUA RAÇÃO DIÁRIA e espera o dia de ser ABATIDO em NOME DA REVOLUÇÃO, pois o INDIVÍDUO não pode ser EXPLORADO pelo CAPITALISMO, mas pode ser HUMILHADO e EXTIRPADO de TODA SUA DIGNIDADE pela DITADURA DO PROLETARIADO.

  24. Neste QUESITO ESPECÍFICO, eles se assemelham muito ao MARXISMO, pois este tb vivem de SUPRIMIR qq DEBATE e CONTRADITÓRIO, só que de FORMA MUITO MENOS BOÇAL e BEM MAIS SOFISTICADA. Não diz o DITADO de que SE VC NÃO PODE VENCER O SEU INIMIGO, UNA-SE A ELE? Pois bem, a ESQUERDA basicamente fez isto, ADOTOU UM VERNIZ DEMOCRÁTICO e saiu a PREGAR O ABSOLUTISMO TRAVESTIDO DE LIBERDADE: o INDIVÍDUO SÓ PODE SER LIVRE SE FOR ESCRAVO DO ESTADO.

  25. A DITADURA DO PROLETARIADO não tinha NADA de DEMOCRACIA, na verdade ela certamente era algo MUITO PRÓXIMO do que deve ser hj o SISTEMA POLÍTICO CHINÊS, com a EXCEÇÃO de que os CHINESES foram ESPERTOS de adotar ela para IMPOR EXATAMENTE o quê? Não foi o CAPITALISMO, mesmo que DE CABRESTO. Se a ESQUERDA até hj não teve ADVERSÁRIOS é pq eles simplesmente NÃO EXISTIAM. O FASCIMO e o NAZISMO não era ADVERSÁRIOS de nada, mas IDEOLOGIAS PREDADORAS que vivem de SUPRIMIR o DEBATE e o CONTRADITÓRIO.

  26. A PRIMEIRA LIBERDADE INDIVIDUAL a ser SUPRIMIDA não seria a PROPRIEDADE PRIVADA? Em um REGIME TOTALITÁRIO e AUTOCRÁTICO, a SUBJUGAÇÃO DO INDIVÍDUO não NECESSARIAMENTE implica na SUPRESSÃO de suas LIBERDADES INDIVIDUAIS? Se um SISTEMA é baseado na SUPRESSÃO de QQ que seja das LIBERDADES INDIVIDUAIS, ele poderia ser considerado uma DEMOCRACIA PLENA? A DISTÂNCIA entre a AUTOCRACIA e a DEMOCRACIA PLENA não estaria EXATAMENTE nas LIBERDADES INDIVIDUAIS DISPONÍVEIS?

  27. Portanto, DITADURA DO PROLETARIADO é um MODO ELEGANTE de se VENDER um SISTEMA POLÍTICO VICIADO onde os ILUMINADOS apresentariam ao POVO os REPRESENTANTES deste e os CIDADÃOS BASICAMENTE ESCOLHERIAM MAIS DO MESMO, pois é MAIS DO QUE ÓBVIO que eles não podiam ESCOLHER UM SISTEMA CAPITALISTA. Em resumo, os MARXISTAS PREGAM desde sempre exatamente AQUILO do qual eles ACUSAM o CAPITALISMO. A DITADURA DO PROLETARIADO seria possível sem as LIBERDADES INDIVIDUAIS garantidas por uma DEMOCRACIA PLENA?

  28. Mas a própria CONSTITUIÇÃO AMERICANA deixa EXPRESSAMENTE CLARO que DEMOCRACIA é muito mais do que ELEIÇÃO, ela é CONSTITUÍDA e MANTIDA por um AMPLO SISTEMA DE PRINCÍPIOS, VALORES e LEIS que garantem aos INDIVÍDUOS suas LIBERDADES INDIVIDUAIS BÁSICAS para que possam EXERCER SUA CIDADANIA, coisa que Marx e os MARXISTAS jamais toleraram, pq surge a VELHA QUESTÃO: se alguém puder DISCORDAR deles e CONVENCER o POVO, então como o CAPITALISMO poderia ser vencido?

  29. Karl Marx não era um DEMOCRATA, mas um ABSOLUTISTA, o que pode ser facilmente visto no TERMO DITADURA DO PROLETARIADO. Talvez este seja o MAIOR EXEMPLO do DOUBLE THINKING ou DUPLO PENSAR já criado no ÂMBITO DA ESQUERDA: uma DITADURA que é DEMOCRÁTICA ou uma DEMOCRACIA TOTALITÁRIA (isto é, um DESPOTISMO DEMOCRÁTICO). Mas pq os MARXISTAS e o PRÓPRIO Marx consideravam a DITADURA DO PROLETARIADO DEMOCRÁTICA? Basicamente pq ela seria INSTITUÍDA via SUFRÁGIO UNIVERSAL.

  30. Durante a HISTÓRIA DA HUMANIDADE, quando é que a DEMOCRACIA foi o MODELO PREDOMINANTE? Nem mesmo na Grécia Antiga, PRECURSORA do CONCEITO DE DEMOCRACIA, ela era uma UNANIMIDADE, considerando que cada CIDADE-ESTADO tinha um SISTEMA POLÍTICO PRÓPRIO (motivo pelo qual eram chamadas de CIDADE-ESTADO). No MUNDO CONTEMPORÂNEO, quem foi que efetivamente INAUGUROU a DEMOCRACIA? Não foram os EUA? Enquanto isto, na EUROPA o FIM DO ABSOLUTISMO se deu de FORMA DESCONTÍNUA e DISPERSA.

  31. Quando a verdade é inconveniente o brasileiro de inteligência média e ego enorme se sente ofendido e reage com brutalidade. Sinto sua falta na JP. A Crusoé ainda é uma ilha nesse mar de idiotas de direita e de esquerda.

  32. Colocar na conta do presidente a cota do fundão , rachadinha e etc !!! Você ficou louco , esses congressistas é que fazem isso desde sempre e a imprensa sempre foi conivente com os desvios do Gov PT pois estavam ganhando muito $$$ . Tanto os empresários donos dos veículos imprensa , bem colo muitoooooo jornalistas fazendo “palestras”

  33. Caro Felipe, você sabe bem que existem fanáticos de ambos os lados,abaixo li uma monte de tolices de um tal Luis fazendo críticas ridículas á você. Quem não aceita o contraditório jamais será um F.M.B ,rapaz sensível,de bom censo,amadurecido e justo. Sinto sua falta nas tardes da JPan! Felizmente assino a Crusoé!

  34. Esse verme do cocô do cavalo do ajudante do bandido, que responde pelo nome de Glauber Braga, do famigerado PSOL (do FrOuxo), não perde por esperar. No dia em que o ninho de ratos for fechado lá em Brasília (OREMOS), ele será um dos primeiros a responder pelas sandices que tem cometido e também pelas falcatruas das quais participou. Esse é o tipo de gente na qual devemos pegar um gato morto e bater na cabeça até que o pobre animal mie.

  35. Felipe, você chuta entendimentos de fatos isolados que nada têm a ver com um governo que está dando um novo e excelente rumo ao pais, colocando- o bem longe do malfadado socialismo, mas desta vez ... você se superou. Todas essas especulações foram plantadas pela esquerda inconformada para sujar um governo legítimo e que atende a todos que com folga o elegeu. Rachadinhas, homenagens...devem ser investigadas, mas os delitos arquimilionários do Lulinha estão na fila bem antes.

    1. Sempre voto porque quando não encontro o ideal voto no MENOS PIOR. Apesar de ser o mais sem jeito do mundo, penso que Bolso é o MENOS PIOR DISPARADO. Ataca sem rodeios os problemas de corrupção. É OBSTINADO em cumprir sua Missão. É um homem mediano, com poucas ambições. Parece ser mais populista do que realmente, por exemplo, quando vereador do RJ em 1990 não aceitou um Opala Luxo, porque declarou que ia de moto trabalhar. Não frequenta locais caros e se diverte com um “Hot Dog”. É o Cara real.

    2. Que os filhos do presidente respondam pelos erros cometidos, como disse o ministro Sérgio Moro.

    3. Falou tudo. Por mais que os filhos do presidente estejam envolvidos em erros, nada a se comparar com os bilhões desviados pela corja do PT e seus "companheiros" corruptos.

  36. Parece-me que um texto um pouco mais contextualizado é de difícil compreensão de alguns. Parabéns meu jovem pelo excelente texto. Quanto ao filho do presidente realmente é periférico e não existem somente especulações contra ele. Fez rachadinha sim! Como fazem 95% dos vagabundos que nos governam. Não foi esclarecido por que nossas instituições são paquidermes.

  37. Vc e seus cupinchas se aproveitam de um ato imbecil isolado de um maluco (imediatamente chutado pra fora do governo) pra tentar respingar em outros membros do governo (que outros, cara-de-pau??). Pilantramente vc e seus comparsas se aproveitam de figuras de linguagem usadas pelos ministros pra criar falsas narrativas. Quem com um mínimo de inteligência acha mesmo que Guedes abomina os servidores públicos?? Ou que não quer que empregada doméstica vá para a Disney?? Que quer o dólar alto??

  38. Outra coisa que já deu no saco e acredito que ainda só persiste por total falta de capacidade intelectual de quem escreve é essa estorinha de "direita flaviana". O que significa essa babaquice sem sentido?? Flávio Bolsonaro não faz parte do governo, é uma figura periférica e, até agora, seu único defeito grave é ser filho do PR. O que existe ao seu redor é um mar de especulações, invencionices e muito, muito, mal-caratismo de pessoas que tentam sujar a imagem do governo. Pessoas assim como vc!!

  39. Essa "Nova Esquerda" é sempre que possível aplaudida de pé pela imprensa em geral, engajada ou isentona (tanto faz, dá na mesmo) e por alguns youtubers passadores de pano. Chegam ao absurdo de tecer loas a uma figura sem expressividade e conteúdo político como Luciano Huck!! Fala sério!!

  40. É impressionante a sua capacidade de escrever besteiras do início ao fim, parabéns!! Para quem entende um pouquinho do cenário político já tá careca de saber que a esquerda raiz agoniza, é capaz apenas de gritar impropérios que são logo execrados pela maioria da população. Seus personagens restantes sairão muito em breve dos holofotes. A verdadeira oposição ao governo conservador de JB é a que está surgindo agora, com Dória aglutinando peças como FHC, Maia, MBL, Novo, RenovaBR, Joice e outros

    1. A verdadeira oposição do governo JB e ele mesmo. Pousa de santo mas não é.

  41. A Jovem Pan perdeu você, uma pena! Mais do que nunca precisamos de jornalistas combativos, honestos e coerentes, gente que fale das coisas com conhecimento, isenção e verdade. Parabéns pelas suas posições e pela coragem de expo-las!

  42. Algumas afirmações do autor são injustas e inverídicas, especialmente no que tange ao chamado "fundão eleitoral". O procedimento resultou da famigerada "reforma política" de 2017.

  43. Fiquei feliz no seu retorno,parabéns,não esconda nada faça jornalismo de verdade,gostava de você no Pingo nos Is,seja feliz que é muito melhor,nós assinantes do Antagonista e Crusoé estamos com você Felipe.

  44. Pedindo licença para um comentário, em Os Pingos nos Is, a presença de FELIPE ficou limitada aos comentários no tempo adequado e sem muito diferencial, porque AUGUSTO, mais comenta o que o Alavanca dizia com mínimo acréscimo; ficando a qualidade da pauta, a essencia, por conta de JOSE MARIA TRINDADE, por isso achei racional a sua decisão. Choro de ouvinte: vácuo q temos na JP até hj é a saída do COPPOLLA, pq perdemos o conteúdo que nos acrescentava, como você consegue fazer através da CRUSOÉ.

  45. Estou muito feliz c você na Crusoé, mas também estou muito triste s você nos pingos nos is. Isto mostra a pobreza da sensatez e da inteligência no país. Temos poucos, p servir a muitos. Continue aí, q nós continuamos aqui... divulgando.

  46. O Brasil precisa amadurecer nas questões que realmente importam. Essa esquerdopatia que aí está, só atrasos trás ao país... Chega de fisiologismo e demagogia... O que precisamos é de um país enxuto e que cumpra com suas obrigações constitucionais para o bem de todos e não somente de uma casta privilegiada....

  47. Uma idéia para o Glauber Braga "aparecer" mais um pouquinho: pendurar no pescoço uma MELANCIA e passear no Plenário da Câmara. Que tal? Um cara desse, mal educado, pé de chinelo e despreparado emocionalmente não pode conviver com pessoas de alto nível, de "berço", cultas, inteligentes, etc. Deve procurar urgentemente tratamento.

  48. Sem dúvida que continuarão atrapalhando a evolução para um Brasil verdadeiramente republicano com suas " meia verdades" ou fakes. Tratando o eleitor como um idiota, e atrapalhando, os que tem algo a contribuir.

  49. Por que será que o MP do Rio ainda não conseguiu fazer uma acusação formal do Flávio, mesmo depois de dois anos de investigações e quebra total do seu sigilo e de mais noventa pessoas? Ou ele é inocente e não conseguiram encontrar nada para formularem a denúncia ou são totalmente incompetentes,

  50. Eu não vi o seu comentário sobre a inocência do Flávio sobre a acusação de lavagem de dinheiro e a sua movimentação financeira pela polícia federal! Por que será!

    1. Vc, desonestamente, nunca citou o petista, presidente da Alerj, que movimentou mais de 40 vezes o Flávio. Andres Ceciliano e cerca de 3 dezenas de deputados na mesma situação de Flavio, e com movimentações mais “robustas”. Sou favorável a punição de Flávio, mas tb a todos ou outros envolvidos. E é evidente que vc tem conhecimento, mas como 99% da esquerda é desonesta e sem integridade. Exijo até dos meus filhos. Imagino ser impossível assistir alguém de canhota exigirem o mesmo dos seus filhos.

    1. O Augusto infelizmente dá saltos duplos escarpados na defesa de erros.

  51. Salve, salve, compadre Felipe!!! Versatilidade e independência não podem ser confundidas com inconstância. Num sentido positivo do provérbio, no seu caso, "pedra que muito rola não cria musgo". Torço para que você consiga produzir diretamente do "SEU" Rio de Janeiro! Abraços!

  52. Eu gosto é dos jornalistas que incomodam, que questionam, que apontam o dedo. Está passando da hora de tomarmos vergonha na cara, termos descência e princípios e parar de passar pano para safadezas de quem quer que seja. Político homenageando miliciano? Intolerável. Político amigo de miliciano? Não pode. Roubar dinheiro público por rachid? Cadeia neles! O resto é doença de seita.

  53. os mesmos que criticam as práticas, também as fazem,o problema é sempre o presidente e seus familiares, qualquer que tivesse no poder teria os mesmos modos operante,o problema no Brasil não é a política, é a politicagem, inclusive de quem deveria informar para haver mudança (imprensa)

    1. Felipe! Você é uma das poucas trincheiras da atual clássica imprensa brasileira! Uma perda imensurável para a Jovem Pan, que caiu 10 pontos no meu conceito! Parabéns, Felipe! Continue sendo o grande escudeiro na luta por um Brasil melhor!!! Triste para a Jovem Pan que vinha tendo destacado empenho em prol de uma imprensa livre e imparcial!

  54. Decisões políticas têm que ser tomadas com base em generalizações. Os servidores públicos se tornaram parasitários, como categoria, mesmo que muitos individualmente não o sejam. E pobre não tem que ter o que seu dinheiro não pode comprar, é só o óbvio dentro de uma mentalidade não socialista. Eu gostaria de ir trabalhar de helicóptero, mas nunca entrei em um, porque não tenho dinheiro para isso, o que é absolutamente normal. Guedes está dizendo o que é correto e precisa ser pensado pela populaçã

  55. esse Braga é um incompetente ignorante e desqualificado deveria estar na sua insignificância e nos poupar de seus devaneios

  56. O tal Glauber tem um 'crush' no Moro. É só anunciar que o ministro vai à Câmara que o deputado começa sua 'dança de acasalamento', por meio de ofensas que provocam orgasmos múltiplos no esquerdista... Vai arranjar um namorado, Glauber! Esse não é pro seu bico, migo!

    1. SONIA, acho que todos concordamos com você. O Sigmund Freud, se vivo fosse, também. Conheço Nova Friburgo. A "carreira" desse jovem foi feita sob as asas da mamãe-prefeita. Seu curriculum é pífio. Veja que o problema não se cinge apenas a filhotes de papai-papaizão, que se distinguem apenas pela falta de distinção. Há tb os filhotes de super-mães. Além disso, os chamados comunistas residuais andam aturdidos desde a queda do Muro de Berlim. É duro ver na dinastia norte-coreana o modelo ideal.

    1. Já estou sentindo falta dos seus comentários nos Pontos nos Is. Gosto de seus textos. Parabéns Felipe

  57. Nesse pacote eu coloco is próprios "comunicadores" que exploram o tempo todo essa dita "independência" para às vezes posarem de imparciais quando na verdade expressam suas posturas pessoais e evitarem discutir suas incoerências. Pau que dá em Felipe dá em Moura.

  58. Como brasileira racional, agradeço por vários textos incríveis que assina mas A DEMONIZAÇÃO E A CRÍTICA, gostaria de vê-lo escrito com fios de cobre, para que ficasse perene. OBRIGADA por esse raciocínio máximo e pela capacidade de expressão, de forma tão legível. Oxalá o máximo número de pessoas o leiam e que JOSÉ MARIA, o fixe em Murais em BRASÍLIA.

  59. Excelente. Quisera que muitos pessoas tivessem acesso aos colunistas da Crusoé, assim ficariam sabendo da hipocrisia dessa cambada ....

  60. Entretanto, nunca foi visto um artigo com esse suposto reconhecimento dos acertos da agenda do governo. Além do mais, todos os demais assuntos aqui arrolados como alvo de críticas, ao fim e ao cabo foram instituídos por ato de responsabilidade não do Executivo, mas do Congresso.

  61. Gosto do Felipe, mas a verdade deve ser dita: o liberal verdadeiro só beneficia os super-ricos e não dá a mínima para o cidadão comum. Via de regra são reacionários, conservadores, racistas e elitistas. Esse tal liberal defendido por Felipe, Kim Kataguiri, Artur do Val, só existe nas teorias dos livros de economia.

  62. Parabéns Felipe, mostrou que não precisa se "curvar" ao sistema . A vitória sempre será do honesto e do justo. Continue sendo a pedrinha no sapato da direita, da esquerda e do centro quando estiverem errando. Jornalismo independente . Quem sabe faz acontecer, quem não sabe faz barulho.

  63. Os conservadores são o adversário mais conveniente dos liberais . É por isso que os liberais se aliaram a esquerda . A esquerda e os liberais tentam atrelar Bolsonaro as milícias . Guedes é liberal e seus erros devem ser creditados aos liberais e não aos conservadores . E os liberais não são coerentes , eles se calam sobre os seus erros(do DEM , do NOVO) e dos seus aliados de esquerda(PSDB , PMDB) enquanto atacam o governo . 🇧🇷

  64. Boa Felipe, parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo. Jornalista precisa dar a notícia como ela é, sem se preocupar a quem vai agradar.

  65. senti falta de vc nos pingos nos is......boa sorte ai, quem sabe volta a ser bom ler o antagonista...........pois atualmente estou ate lendo Te Atualizei......da Barbara...

  66. Certíssimo, Felipe! 👏🏻👏🏻👏🏻 Aqui (Antagonista/Crusoé) é seu lugar, jornalismo sério, independente e de qualidade! (Só senti falta de uma despedida formal/oficial nos Pingos: aquela turma raivosa do chat vai cantar vitória indevidamente...)

  67. Cirúrgico! É o que penso. Votei no Bolsonaro por falta de opção, pois não gosto de suas posições radicais e/ou preconceituosas, mas o cenário era assustador com a iminência do “poste” virar presidente (depois da anta)... Mas não sou cega, tampouco gosto de hipocrisia. Enquanto o Presidente não entregar seu filho, para que ele pague por seus eventuais erros, não deixarei de lembra-lo de que nenhum cidadão deve estar acima da justiça. Menos ainda o próprio filho!

    1. Concordo contigo plenamente! Votei em Bolsonaro mais por falta de opção.Era ele ou as trevas! Acho que seu governo tem erros e acertos. Não gosto de seus filhos e de suas falas preconceituosas. Mas espero realmente que o Brasil possa sair desse atoleiro e mais pra frente ser um país melhor.

  68. É lamentável, mas concordo plenamente com o Felipe! Bolsonaro, se cair, será pelos desvios de conduta de seu próprio entorno! Não é a esquerda que o ameaça!

  69. Welcome back, Felipe! PArabéns também pelo excelente trabalho na JP. Seu jornalismo de qualidade é uma ilha , fique sempre nela, para o consolo de seus leitores!

    1. O "flaviano" vem aqui vomitar bosta igual o ídolo messianico dele. Fala mal da revista mas lê todos os artigos. Quanta incoerência...rs...

    2. Vestiu a carapuça, né? Se já eram, como vc. continua assinante?

  70. É isto Felipe!!! Grande Felipe, cada dia melhor se desfazendo de tarjas. O importante é o correto, o certo, o honesto, o ético, tudo diferente disto é fanatismo cego.

    1. Felipe, vc é um campeão!,,, Continue assim que está ótimo!!

  71. Antes tarde do que nunca o Felipe sair da posição de passador de pano para Bolsonaro e sua família e voltar a ser jornalista com olhar crítico.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO