Carlos Fernandodos santos lima

Há algo de podre no reino da Dinamarca

20.03.20

“Há algo de podre no reino da Dinamarca”, diz Hamlet ao perceber que se encontrava desamparado e em perigo diante do poder que presumia legítimo, o da coroa dinamarquesa. Da mesma forma que o herói de Shakespeare, o brasileiro também percebe seu abandono por uma elite política irresponsável, que busca apenas assegurar sua próxima eleição e a manutenção do poder em detrimento da população. Vemos isso, sabemos disso, mesmo com todas as tentativas de nos confundir. Há algo de podre na política brasileira!

E dois exemplos claros dessa irresponsabilidade foram-nos dados nos últimos dias. O primeiro deles foi quando o Congresso Nacional, por significativa maioria (na Câmara dos Deputados, foram 302 votos contra o veto e 132 a favor, e no Senado Federal, foram 45 votos a 14), derrubou o veto presidencial sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e criou despesa sem fonte de até 20 bilhões de reais.

Não se trata, por óbvio, de negar que existam pessoas em situação de extrema penúria, merecedoras do amparo assistencial. Já há muito a Justiça, caso a caso, conforme estudo social demonstrativo da pobreza extrema, estendeu os parâmetros legais do BPC; nem mesmo, como sempre sugere Rodrigo Maia, de que qualquer crítica ao Congresso Nacional seja atentatória à própria democracia, esquecendo-se de que esta se fundamenta essencialmente no direito de crítica e da livre manifestação do pensamento. Trata-se de deixar clara a irresponsabilidade dessa decisão no momento que vivemos.

O que mais salta aos olhos é a completa dissociação da realidade que os parlamentares brasileiros demonstraram com essa derrubada do veto. Estamos vivendo em meio à crise sem precedentes do coronavírus, que pode levar milhões à penúria e milhares à morte, com risco crescente de abortar qualquer recuperação econômica, e o que eles fazem é destruir o pouco que resta de credibilidade deste governo. Sem a crença na capacidade econômica de superação da crise, ela se potencializará ainda mais. Economia vive de expectativas. Mas vá explicar isso para nossa elite política, que vive seu mundo próprio de interesses e barganhas.

Continuam nossos parlamentares com seu velho e abusivo hábito de fazer favor com o chapéu alheio. Parlamentares da meia-entrada, podemos assim chamá-los, que depois usam do rádio e de outdoors para assumir a paternidade do “benefício” que sequer sabem ou querem saber quem os paga. Agem como gordos bispos medievais, refestelados em seus magníficos tronos, que distribuíam poucos pães produzidos com impostos e dízimos à multidão faminta, esperando depois que esta lhes beijasse os anéis em agradecimento.

Mas do outro lado da Praça dos Três Poderes também há muita irresponsabilidade. Em um momento no qual aglomerações são indesejadas, em que se espera das autoridades exemplo e liderança, aquele que deveria encarnar essas qualidades só confirma sua inaptidão para o cargo. Ao descer para cumprimentar a multidão reunida em contrariedade à orientação de seu próprio governo, ou pelo menos da parcela responsável que ainda nele existe, Bolsonaro demonstrou que não exerce qualquer influência positiva sobre a população brasileira, muito pelo contrário.

Da mesma forma que o Congresso Nacional vive das barganhas políticas e do desinteresse público, Bolsonaro vive de suas convicções preconceituosas e de uma premeditada ignorância. Mesmo alertado dos riscos de que a pandemia cause o colapso do sistema de saúde, da insuficiência de leitos de UTI e respiradores artificiais para dar conta de um exponencial avanço da Covid-19 em nosso país, o presidente mostrou-se novamente irresponsável, mostrou-se novamente o pior representante de seu próprio governo.

Tudo isso somente demonstra que a maior crise brasileira é a das suas instituições, ou melhor, do processo de escolha da elite política brasileira. Por diversos motivos fomos deixando a política nas mãos de pessoas não qualificadas e de uma elite nefasta. Fomos nós, brasileiros comuns, nos afastando das diversas instâncias que servem de filtro para a ascensão política. Ficamos todos nós como titulares não mais do poder, mas do voto apenas. Por isso somos lembrados apenas a cada quatro anos e não no dia a dia das decisões públicas.

A democracia exige um sistema de filtros de lideranças. Um sistema de filtros positivo, nos quais não se escolha alguém, como hoje, pela engenhosidade de fazer dinheiro ilícito, pela capacidade de ocultar os malfeitos ou eficiência em constranger ou cooptar autoridades, mas sim pelo desejo de cooperar e promover o melhor para nosso país, de buscar meios para tornar cada brasileiro autônomo e independente e, enfim, de assumir a responsabilidade por tão difícil tarefa.

Diante disso, o que resta é acreditar no brasileiro e na sua capacidade de sobrevivência e de solidariedade. Estamos caminhando por tempos difíceis. Todos nós, venhamos ou não a ser infectados pelo coronavírus, vamos sofrer as consequências desta crise. Vidas vão ser perdidas e empregos vão desaparecer. Temos que trabalhar, mesmo que em casa, educar nossos filhos, mesmo que sem escolas, temos que agir de modo responsável, apesar de nossos dirigentes, para que a crise vá embora o mais rápido possível e possamos reconstruir a economia.

Na mesma peça, há um momento em que se conclui: “a Dinamarca é o leito da luxúria e do incesto abominável”. Parafraseando Shakespeare, o Brasil é o leito do abuso e da irresponsabilidade abomináveis. É preciso lutar contra a crise, é preciso retomar os empregos, é preciso lutar por um futuro melhor. A solução é o povo exigir responsabilidade e mudanças.

Carlos Fernando dos Santos Lima é advogado e foi um dos procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para não haver duvida sobre nossos rumos como brasileiros: Socrates-"To be or not to be"-- Sartre "To be is to do"--Abba "I do,I do,I do--BOLSONARO "DO,BE,DO,BE,DO"

  2. Quando o autor fala do sistema de filtro de liderança, ele, sem nominar, aponta para Bolsonaro, que age totalmente conforme a descrição contrária dessa parte do texto, ou seja, atende e luta pelos interesses do povo. Por outro lado, quando termina dizendo que é preciso lutar contra a crise, gerar empregos, etc, ele, mais uma vez, aponta para Bolsonaro, que está de modo heróico combatendo esse bom combate. O autor não é capaz de diferenciar o líder forjado no combate daquele de gabinete.

    1. Pois E e hoje mais do que nunca se confirma que o que luta pela melhora do pais só e reconhecido pelo povo . Porque a elite que se diz sabia como esta reportagem aponta sempre pro lado do abismo. Ficou fácil de entender agora. Se eles apontam a esquerda vá pra direita com toda a certeza você acerta.

  3. Concordo apenas em parte com o articulista, pois acho muito difícil aceitar o corte dos pequenos benefícios dos mais necessitados, sem antes revermos os privilégios absurdos de bolsas, isenções do IRPF, ganhos em dobro, aposentadorias acumuladas e abusivas. Acho que a discussão está mal posta.

    1. Sobretudo os milionários penduricalhos nos contracheque de juízes e procuradores.

  4. Você fez um resumo, entendo, quase perfeito ... esqueceu somente de que 5 dias antes de o PR cumprimentar o povo que se encontrava na frente do Planalto, mais de 1.300 “autoridades e celebridades” , muitos recém-chegados de viagens internacionais, estiveram por algumas horas entulhados em um auditório fechado, bem aconchegados e cochichando alegremente! Houve alguma medida preventiva contra o contágio?

    1. PUTZ. Verdade. O próprio Nhonho não havia ido à Espanha conspirar ou aprender a conspirar?

    2. Concordo e bem observado. Que apito tocará? Vamos aguardar!

    1. Também notei isso! Teria sido esquecimento? Ou não?

  5. O Congresso age assim porque o Governo não sabe negociar, precisa ter um líder para defender o governo. Quanto a eleição, não tinha outro para votar ou deixava o PT implantar um regime comunista.

    1. Congresso age assim porque quer a volta dos mensalões.

  6. O congresso age como uma criança irresponsável, mimada e birrenta. A atuação desse Maia Botafogo é lamentável. Esse cara é que tem que passar por impeachment.. Quanto ao presidente, tudo bem que não foi feliz, mas a manifestação ocorrida está distante do início do contagiou. Felizmente, não causou nada.

  7. Apesar do nosso presidente sempre estar causando "crise", por causa dos seus comentários inoportunos e quase sempre desnecessários, quem age de fato contra o Brasil é o PARLAMENTO.

    1. E a mafia corrupta do judiciário que vende sentenças contra a vítima do crime

  8. O quadro é caótico, realmente, e poderia estar muito pior (se é que me faço entendido), mas esse pessimismo extremo não leva a lugar nenhum. Fala-se que se pode eleger pessoas melhores. Como, onde estão elas? O sistema não deixa aparecer. Só acho que temos que apoiar o governo eleito. Está trabalhando, boa equipe. Tem-se combatido o pior corona vírus, a corrupção. Enfim, na próxima oportunidade poderemos eleger o bom, ou o melhor.

    1. Tds conhecem e reconhecem sua atividade qdo servidor público mas, se incluir como povo, me perdoe, não foi feliz em se julgar como um simples mortal, vc conhece os caminhos Qto aos chefes anteriores do Executivo, as “elites” ( imprensa, gds empresários, políticos e togados) estavam acostumados a “mante-los na corda” e esse aí não dá “pelo” para as pelegadas se apoderarem do Poder e então kerem sua cabeça.

    2. Talvez, o voto distrital possa ajudar os eleitores na escolha.

  9. Quando vão prender esses comedores de grama da esquerda??? Zé Dirceu, jeguenoino, jaquis vagner, gleici, vagabundos, Enriqueceram as custas de muito roubo. Tenho ódio deles.

  10. Dr Carlos Fernando eu tenho uma listinha que nas minhas orações faço meus pedidos aDeus,não sou Carola mais tenho muita fé o Sr é um dos que tenho na minha lista.Que Deus lhe abençoe que está orientando todos nös como devemos proceder com esses políticos sem vergonha na cara.

  11. Gostei , que beleza , quanta clareza. Egoísmo chaga da humanidade . não foi tomada nenhuma providencia : assim surgiu o primeiro morro do rio de janeiro . Continue Carlos dependemos de vocês .

  12. Pensem comigo: Esse papo de dizer que não há dinheiro é pura falácia. Metade do déficit da UNIÃO é para pagar juros; a outra metade são despesas correntes. Então, isso significa que dinheiro há ! Senão, como se explica a fartura agora pra combater o vírus??? Governo tem que gastar em saneamento e infraestrutura, gerar empregos e parar de dar dinheiro para 1% da população

  13. Excelente artigo, consegue analisar perfeitamente o problema dos 3 poderes.. parabéns Crusoe pelo articulista com visão consciente e transparente dos problemas brasileiros.

  14. Sr. Carlos Fernando não tem a menor importância se um presidente tenha aptidão ou não para o cargo que ocupa, o que realmente importa que ele foi escolhido pela maioria dos brasileiros para ocupar esse cargo. Mude então a Constituição e coloque lá que para ser candidato a Presidencia da República é necessário que o candidato tenha aptidão para exercer essa função.

  15. Carlos, você se esqueceu de citar o Judiciário como um antro de mordomias, conchavos, corrupção, corporativismo e tudo que há de danoso. Você, na Lava-Jato, viu o iceberg e sabe o tamanho dele. Nós, pobres otários, vemos apenas a ponta dele. Os três poderes competem entre si para ganhar a taça de Mais Danoso à Nação.

  16. Carlos F.Lima, imagine vc. temos um presidente eleito pelo povo democraticamente. e este Presidente desde o começo do seu mandato só encontrou problemas levamos mais de meses para aprovar PEC do INSS, e nem consegue pautar nem um Projeto do Governo , só bloqueio em tudo que o governo faz , Traição dos seus deputados do "Suposto PSL da Esquerda " disfarçados pois não é qualquer um que tenha a força que ele tem e que só pode vir de um ser Supremo e vai vencer todos estes percalços em 2020 !

  17. Essa "elite"eu chamo de VAGABUNDOS junto a MERCENÁRIOS instalados no CONGRESSO e no SENADO,com criaturas pré existentes,que se multiplicaram com o"PELA GOVERNABILIDAE" "FHC"que com o aumento de partidos NANICOS escolhidos a "NOVE DEDOS"criados com propósitos conhecidos hoje por TODOS NÓS.Desta forma os 57.797.847 milhões de cidadãos,de saco cheio de tantas bandalheira votaram em Jair M. Bolsonaro por ser o único com apoio do povo em receber a faixa presidencial,era ele ou o poste do"NOVE DEDOS"

    1. Alguém tem dúvidas disso? E àquela época das eleições muitos políticos pegaram a onda para se reelegem-se e outros deconhecidos se elegeram e entraram para a política apenas como trampolim,sendo que outros se calaram por saber tb que Bolsonaro era o único a derrubar os planos do "NOVE DEDOS" e depois mais fácil de destitui-lo.Mas se esquecem do apoio que Bolsonaro ainda tem. As velhas raposas com a estúpida esquerda querem mesmo o poder qto ao país... Bem tire suas conclusões!

  18. Votei no presidente, mas não podemos agir como cegos. Aqui não se trata de ser de direita ou de esquerda, mas de termos o mínimo de bom senso. O PR governa sem oposição. Poderia sair ainda mais engrandecido desta crise se demonstrasse o mínimo de responsabilidade. Mas se continuar neste caminho, vai ser mais um líder que poderia ter sido.

    1. Esse governo acabou ! Votei em Bolsonaro e sou anti-PT. Mas, não sou burro. Bolsonaro é ciumento, incompetente e mentiroso! Espero que a crise do CORONA faça surgir um verdadeiro ESTADISTA

  19. o problema dos políticos corruptos é que o judiciário não funciona, também, quer seja por lentidão ou má intenção do STF. Apesar do excelente trabalho da lava jato, continua tudo quase igual.

  20. À reportagem começou muito bem e transcorria maravilhosamente. Então, o repórter, como que querendo agradar a gregos e troianos, começa a atacar o presidente Bolsonaro com tamanha intensidade que nos faz até esquecer o tamanho do mal que o povo brasileiro tem dentro do seu Congresso Nacional e do que esse congresso acabara de fazer. Comparar a descida do presidente Bolsonaro com a derrubada do veto do BPC, é totalmente descabido, senão mal intencionado. Há algo de podre na imprensa do Brasil.

  21. É com alegria que recebo esse magnífico texto. Que tempos sombrios. Precisamos assumir também nossa responsabilidade. É urgente. Parabéns Carlos.

  22. Bolsonaro pegou o Brasil em fragalhos! Os brasileiros exigem que ele reerga o país da noite para o dia! É estrago nefasto acumulado de mais de 10 anos! A mídia distorce tudo o que diz, já que pega as citações fora de contexto e arquiteta contra ele! O Mandetta, excelente escolha, se mostra sensato e ciente da situação que já enfrentamos! Devemos fazer nossa parte, ficando reclusos, mantendo os hábitos de higiene impecáveis e ajudando os menos favorecidos! Deus abençoe a todos nessa guerra!

  23. O problema do Brasil são os políticos corruptos! Todos sabem quem eles são! Cumprimentar a multidão é o menor dos problemas, o importante é a honestidade!

  24. Carlos Fernando você sempre ético, só não concordo com você sobre o presidente Bolsonaro descer a rampa para cumprimentar a população, se o exame dele deu negativo, porque não cumprimentar as pessoas que foram até o planalto por livre e espontânea vontade sabendo dos riscos que corriam, eu fui as ruas protestar contra 70% dos deputados e senadores irresponsáveis tentando derrubar um governo legitimamente eleito. O Brasil acordou.

    1. Perfeito!!! Seria mais útil observar o que seus ministros, por ordem do PR, estão fazendo para conter o avanço do vírus chinês, mas isto é cacuête de esquerdista que tem algum projeto futuro... Bolsonaro pode não ser politicamente correto, mas o elegemos pra mudar o país na esperança de que novas gerações com valores absolutos façam parte da política, mas, com projetos para o Brasil e não de grupelhos como vemos hoje.

  25. Perfeita definição de nossos políticos e de sua total irresponsabilidade com a nação. Plantam raízes podres, sempre! Colherão frutos podres! O país quebrará e quem os sustenta não mais produzirá dinheiro suficiente para arcar, financeiramente, com a sua eterna luxúria!

  26. Muito bom o texto! Só um adendo, positivo em teste de Coronavírus Bolsonaro cumprimentou cidadãos brasileiros e transmitiu o vírus para 10 pessoas, 5 morreram e estão enterrados, 1 criança e 1 idoso. Muita picuinha por miudeza!! Quem questionava a capacidade de Lula para ser presidente? Foi questionado posteriormente pela desonestidade.

    1. Crucificaram-no como se fosse positivo. É a conveniência politica!

    2. De onde tirou a informação que Bolsonaro teve teste positivo para o Covid-19?

  27. Querido ex procurador da Lava Jato, quanto bem fizeste ao Brasil! Penso que esse comportamento dos maus congressistas terminará fazendo nós termos desprezo pela democracia que só serve a eles mesmos. Quanto ao SUS, é um quebra galho, não dá conta de tanta gente. Imagina então agora! Fomos roubados, o Sr. sabe.

    1. Excelente artigo,Dr Fernando , pelo tempo exíguo relacionado ao problema vírus , só no resta torcer e ter fé para que o bom senso vença os hipocritas, que se travestem de bom políticos e vamos depender muito da engenhosidade financeira que terá de ser aplicada durante e após tamanha destruição de empregos !!

  28. Realmente,Fernando.A tarefa é árdua e pode ser longa,nas temos que começar pela mudança de mentalidade e acreditar na nossa força.Tudo pelo povo!!! e para o povo! Esse deve ser o nosso partido.

  29. Mario Sabino que matéria linda. E nâo desesperadora. Eu nâo tenho mais respeito pelo presidente. Ele tá muito preocupado com a sua imagem e 2022.

  30. Excelente texto.Que o povo deste país pare de bater panelas contra ou a favor de Bolsonaro,picuinhas ridículas nas redes sociais e usar esses recursos,isto sim,por reformas políticas profundas,que nos tire da idade média e varra de uma vez esse sistema carcomido e cruel com os brasileiros.

    1. E' Maria; o texto e' magnifico e esclarecedor, mas infelizmente estamos nas mãos desta corja politica que enoja quem realmente se interessa pelo destino do pais. Isso sim e' eranca maldita.

  31. Pensamos da mesma forma, caro dr. Carlos Fernando Lima. E pode ser que sejamos muitos os aflitos e impotentes para mudar esse estado de coisas. A reforma política é sempre feita pelos mesmos ...

  32. Essa crise sanitária que traz em sua cola uma violenta crise econômica, quando passar e vai passar, acredito sinceramente, que haverá um mundo incrível de melhoria nas relações humanas para aqueles que sobreviverem e uma geração de expectativa e euforia econômica de "fim de guerra", tal como foi sentido no fim da 2a. guerra, com a diferença que não será preciso reconstruir nada, pois tudo já está pronto....

  33. E a hereditariedade ou a "competência está no sobrenome" ou passa por proximidade (sic) não só está no Legislativo e Executivo... como baila no Judiciário. Eles se casam antes ou depois de chegarem aos Tribunais? (Preciso pesquisar).

    1. Por isso sempre me pergunto qual seria o meu preconceito com a monarquia.

  34. Eu nunca fui bolsonaro, porque o comportamento familiar dele não me representa. Mas, era o menos pior do segundo turno... A ideia de perpetuar no poder dos PTs, que escandaliza, é o que há de mais banal há século neste País. Nos Legislativos é garantido o uso desigual de recursos para evitar a renovação ou modificar a representatividade no mesmo ritmo da mudança de percepção da população. Mas, convenhamos, no Executivo isso vem sendo tentado abertamente com o típico GAROTINHO... GAROTINHA...

    1. Bolsonaro ja deixou claro que tambem quer se perpetuar no poder. Inclusive para não atacar a economia iria deixar o covid-19 nos assolar...precisou muito pulso firme de Madetta pra coloca-lo nos trilhos...e ainda de vez em quando ele escapa...basta deixa-lo sozinho mais que 10 minutod.

    2. ... (ex-"governadores" do RJ), por exemplo. Parece que competência política se passa por proximidade (sic). Tem muitos familiares na política (na politicagem). Se o povo não exigir uma Reforma Política que permita se eleger os que participam do dia-a-dia das realidades populares e/ou são lideranças, continuaremos elegendo quem dispensa dinheiro (e busca famigeradamente de onde tirá-lo).

  35. Acho um dilema tipo escolher entre a cruz e a espada (melhor a espada, não?). O Governo quer tirar o benefício antes de dar ritmo a Economia e o Congresso quer manter o benefício para justificar os próprios e não votar as Reformas.

  36. Análise equilibrada do Carlos Fernando. Toda crise trás evolução, que tenhamos forças para superá-la e senso crítico para modificar uma realidade que nos assola há décadas.

  37. A solução é o povo exercer, na prática, seu poder soberano, ocupando ruas e campos do país para exigir a redução no tamanho do Estado mastodôntico e corte nos salários dos burocratas/parasitas que o infestam e dominam em proporção crescente ao ganho de cada indivíduo. Sonhar é preciso !

  38. Parabéns Dr. Carlos achei seu artigo muito lúcido , abordou de forma cirúrgica os dois pontos cruciais da crise. Resta a nós do povo torcer para que as “ autoridades” responsáveis e alcançadas no seu posicionamento, reflitam sobre os seus papéis. Difícil...mas existem exceções !

  39. Assinar a Cruzoé foi dinheiro jogado no lixo! Não estou me referindo a está reportagem, mas a todo o conteúdo. Se bloquearem meu comentário só vou ficar mais decidido em convencer o máximo de pessoas possível a não cometer o mesmo erro que eu.

    1. Não acha esse seu pensamento meio ditatorial? E a liberdade de escolha?

  40. sem adendos.creio que é tudo que os BRASILEIROS CONSCIENTES gostariam de dizer.é uma demonstração de que, apesar de nossos 3 podres poderes, ainda existem cabeças pensantes que foram muito importantes para tentar moralizar o Brasil. esse é um técnico fora do campo que realmente merece nossa admiração e agradecimento.

    1. Kkkkk o texto ia ficar muito grande! Mas foi bondoso e deixou o povo de fora tambem

  41. Como seria bom se tivéssemos representantes do potencial ético de Carlos Fernando, o pais com certeza seria outro. E não essa bagunça generalizada representada pelo crápula Botafogo.

  42. Concordo até certo ponto com este Sergio, talvez quem ele não seria o presidente ideal para nosso país. Ele parece q sabe tudo. pfv assuma o lugar do Bolsonaro mas certo que-se q o povo goste de você a este ponto. Bolsonaro tem sido o melhor presidente do Brasil, será seguramente reeleito pela sua postura simples , sincera, autêntica e corajosa. E a facada? descubra o mandante!

  43. A extensão do BPC a famílias com renda de até R$ 500,00 representará um gasto de R$ 20 bi/ano. Pois bem, torramos R$ 1,2 TRI/ano com pagamento dos juros da dívida e “incentivos” fiscais, R$ 3 bi/ano com o financiamento dos partidos políticos, sem contar os R$ 15 bi/ano (alguns falam em R$ 20 bi) que Bolsonaro quer dar ao relator do orçamento. Ou seja, entre todos os exemplos à disposição, o autor foi pegar justamente o único com algum mérito. Aquele que atende aos mais humildes. Ah, a direita!

    1. João e Clara, tentem viver com R$ 500,00 por mês, depois falem. Vcs não valem nada.

    2. aq na minha rua tem um monte de carente bebendo e uns vagabundos jogando bola, no fim da semana o buteco vai estar lotado dos "carentes".

    3. Perfeito o seu comentário, Eduardo. Aliás, o articulista, aposentado com salário integral como procurador, deveria ter vergonha de questionar a derrubada do veto ao BPC, um benefício que é dado aos cidadãos mais carentes deste País.

  44. Excelente! Mas, é isso temos lamentávelmente, não sei como vamos melhorar, país sem educação, terrível comportamento em geral, dói!

  45. Muito claro e bem escrito - o que sempre é importante - aguardo seu próximo artigo com avidez de leitora de análises inteligentes. O PR é certamente o pior do próprio governo, cujos ministros avalio serem excelentes. Por isso não me arrependo. Não consigo imaginar passar pelo que nos espera com um governo montado pelo pior prefeito de São Paulo.

    1. Sem contar, Marina, a má fé intrínseca ao partido do pior prefeito da história de São Paulo. Seria o caos. No entanto, temos que resistir à tentação de perdoar a inépcia e falta de bom senso de Bolsonaro, nos prendendo ao medo do que teria sido um novo governo do PT.

  46. “A solução é o povo exigir responsabiidade e mudanças.” Problema: a classe política não é apenas corrupta (salve excessões) ela é egocêntrica, narcisista e se acha muito importante. Sugiro a ela a leitura do Mario Sabino desta semana. Quem sabe, aí as “Suas Excelências” comecem a reconhecer a sua irrelevância na natureza e no universo e comecem a trabalhar pelo bem da população e do país como um todo.

  47. É o que tenho comentado em vários jornais que não adianta nem mesmo votar, porque as opções boas são muito poucas e se misturam a enormidade de ladrões e estelionatarios que se candidatam, justamente porque não existe filtros. Ao fim não resta muitas opções e votamos em palhaços, evangelicos, metalurgicos, gerentonas gente escrota e toda sorte de imprestaveis, que nos promete o que não tem, analfabetos que não sabem ler. Para ser cadidato deveria ao menos ser honesto e com formação academica.

  48. Parabéns pelo seu texto. Enquanto o povo brasileiro não exercer seu livre arbítrio sobre os podres poderes republicanos açucarados por uma mídia corrompida por esses podres poderes, continuaremos aprisionados pela boçalidade e ignorância. A impressão que se tem é que queremos uma boquinha nesse poder corrompido para resolvermos o nosso problema. Enquanto não sabermos distinguir a diferença entre Comunidades e Multidões seremos reféns dessa elite política bandida.

  49. Depois da leitura de sua coluna Carlos, me deu uma saudade da coluna da ANA PAULA! Precisava de saborear um pouco de sabedoria e não somente inteligência. Para minha tristeza Crusoé sumiu com todos os artigos da ANA que havia pago. Fui assaltado!!! Espero que seja falha minha.

  50. Discordo de uma afirmação: a ignorância dele não é premeditada. É natural dele. Transmite-se pelos genes. Veja os filhos. E ainda vem com suposta esperteza de malandro. E assim é toda a classe política e a maioria da população que os elege. Círculo vicioso e sem saída. Vai ser sempre assim, a menos que uma pandemia faça uma seleção natural e crie uma nova sociedade, racional, que saiba eleger gente honesta e inteligente. Aí teremos futuro. Espero que o PR não tenha o vírus.Se tiver e mentiu deu.

    1. Mas, é muita preocupação com o nosso PR. Como é! Se o PR estiver infectado e estiver escondendo! O nobre, pelo visto, é tramautizado, sofreu muitas mentiras e enganações ... Lembre-se, o Pr agora é Jair Messias Bolsonaro. Sempre a verdade...

  51. Perfeito, magnífico seus comentários, parabéns! O populismo existente na América Latina, patrocinado por intelectuais e a Igreja católica, principalmente, com ideias anti liberais, tem mantido há séculos o continente a penúria, onde o interesse político e amigos são mais importantes. Basta observar o que a Sra. Bachelet em seus dois mandatos fez ao Chile, a maior e mais próspero país do Cone sul, hoje arruinado. No Brasil não é diferente, gostamos de depender do Estado, não somos livres!

  52. Carlos Fernando Lima, respeito muito seu trabalho na Lava Jato e agora na sua coluna. Sua análise foi perfeita , até o ponto que ignorou a situação do povo brasileiro colocado numa encruzilhada nas últimas eleições presidenciais. O povo fez a melhor opção lhes deixada pela Lava Jato. Simples assim. Sabia , é lógico ,que a luta seria árdua e que o seu voto não teria um efeito repentino como o de uma varinha mágica.

    1. De fato, não tínhamos em quem votar: no "Ah, dá ", poste do Luladrão ? No Coroné Cicito Goma ? No Daciolo? No Picolé de Chuchu, atolado no Rodoanel ? Na Tartaruga Marinha ? Nos Dias histriônicos ? Votamos para que o bom senso e o profissionalismo dos generais e do Guedes prevalecessem. Após as eleições, o Moro deu-nos alento ! Um "rachid miliciano" complicou tudo, entretanto ! Para se salvarem, qual Nau dos Insensatos, aliaram-se ao Toffoli, ao Botafogo, ao Batoré !

  53. É primordial e urgente que votemos melhor. Não é possível a um país se desenvolver, combater a corrupção e adquirir discernimento com um Congresso de tão baixo nível. Frota, Renan, Zeca Dirceu e tantos outros da mesma laia. Não dá!

  54. Bah. De um colunista desta revista eu esperava mais. Esperava bem mais. Textinho medíocre sem aprofundamento. De um Procurador da República então é preocupante constatar esse nível. A disputa pelo poder passa por processos e providências que sequer foram tangenciadas deste texto. Sinceramente fiquei preocupado com os clichês e com essa simplificação. Bah!

    1. Gerauudoooo, vá votar no Tarso Genro e no bigodudo e para de escrever merda.

    2. gerauuudoooo, não conseguiu entender o texto? se quer ajuda para entender, peça ao lula ou a dilma que eles conseguirão te isplicá.

    3. Esse ixxxxxpeeeeeetoooo aqui leva "bola" do BOZO e dos 3 PATETAS pra defender o INCOMPETENTE de plantão. Ah, este aqui deve ser um intelectual de "auto" nível. Será que vai entender este "auto"? Vai sair fumaça!

  55. Excelente! Palpitando um pouco, acho incrível a semelhança entre a Dilma e o atual mandatário, pois ambos só falam ABOBRINHA o tempo todo e, pior, não conseguem reconhecer isso. Sai uma mandioca e entra um abacaxi. Quanto ao Congresso, vinte espertalhões mandam em tudo e mais de quinhentos são bananas e paus mandados. O que interessa mesmo a esses TIRIRICAS é o salário de R$ 35 MIL e mais R$ 135 MIL por mês de verba de gabinete pra gastar como quizer. Notas fiscais frias correm soltas. Vixe!

  56. "A solução é o povo exigir responsabilidade e mudanças". Com essa frase o Sr. Carlos Fernando encerra o seu artigo. Então eu lhe pergunto: que tal começarmos com bons exemplos por parte do Judiciário e do Ministério Público, que também são campeões em burlar a Lei em benefício próprio, com indevidos auxílios, benesses e penduricalhos que permitem que praticamente todos os juízes e procuradores do País ganhem acima do teto constitucional? Agradeço que nos brinde com um artigo sobre o tema.

  57. Entrou na onda do mi-mi-mi globalista esquerdopata. Criticar o Bolsonaro é legítimo, desde que com críticas fundadas. Mas o autor (e a grande maioria dos "jornalistos") debocha de nossa inteligência ao dizer que o Bolsonaro não serve pra ser presidente só porque ele, como MILHÕES de nós, ignoramos vez ou outra as "novas etiquetas" impostas pelo covid-19. Ainda leio essa revista porque já paguei, e prefiro ler certas coisas a ser cego. Já cancelei a renovação da assinatura.

  58. Pois não! A república foi um golpe para compensar os custos da abolição que os políticos da época não queriam pagar. Confundiram a res publica com a "vaca pública" e estão mamando nas tetas há 131 anos. A república É CARA! E nunca foi democrática na acepção da palavra pois os interesses são totalmente direcionados a currais eleitorais.

  59. Restou-nos apenas o discurso. Na prática, o que interessa é que a Lavajato acabou. Até o coronavírus está ajudando a enterrar a Lavajato.

    1. Perfeito Jose, algumas tentativas de encerrar mas sem sucesso. Vejo que com a proximidade da indicação de novo Ministro para o STF, com a possibilidade de ser o Min. Sergio Moro, terror dos corruptos, os ratos vão tentar de tudo para se livrar pois quando ele sentar naquela cadeira vai ser um Deus noa acudas e não perderei mais uma seção principalmente as que terão sua relatoria! Vejo que nova fase, mais incisiva sobre os vagabundos se iniciará. As 6:00h voltaram a ser tormento para muitos!!!

    2. Engana-te, NUNCA a LAVAJATO esteve tão VIVA. Parece concreto novo qdo hidratado convenientemente. O ponta pé inicial dado pela República de Curitiba, q tem em Dalagnol e PF hoje, os maiores parceiros da sociedade, esta que em 2.013 nas RUAS, alinhou as PAUTAS ANTICORRUPÇÃO, NUNCA morrerá. Está e estará em constante aperfeiçoamento e sentinela.

  60. Concordo com o belo texto, expressa a atual realidade. Discordo quanto ao BOLSONARO, não sobre a ida dele, indevidamente, contrariando as instruções dada por seu Ministro, tendo contato físico com o povo, vejo nele muita emoção quando diante de apoio popular, normal até porque vejo que ele não vai mudar neste sentido, é dele. Agora a sua liderança sobre esta maravilhosa equipe ministerial que em sintonia com a sociedade,que quer mudanças,vai levar o Brasil 🇧🇷 a ser o tão falado país do futuro.

    1. Você precisa da quarentena para curar sua paixão por político populista e malandro.

  61. Desde 2.013, qdo nas RUAS acabamos c o conluio entre os 3 poderes, acordamos da letargia, descobrindo q estava em ñ mãos redescobrir o BRASIL. É exigir muito de todos nós, de pouca escola na verdade, conceber q qdo o guerrilheiro entrincheirado, prenunciou antes mesmo da posse: "perdemos o gov mas nunca o PODER", c o "pau mandado" de outro pto convocou a "resistência", os seus soldados mostraram a cara: traidores em quem votamos no LEGISLATIVO; fiéis escudeiros de ex-presidentes corruptos....

    1. ...e até o corpo à faca, mostrando-nos desde o princípio, após 28 anos de convívio c aquela "nata" de bandidos, que à "PERSISTENCIA" seria a nossa bandeira, e que o símbolo máximo ORDEM E PROGRESSO. Que não desdenhem ou mesmo casuisticamente queiram interromper o nosso caminho, contando c essa imprensa Vermelha e criminosa, da qual hj vc faz parte. Reeditaremos o último domingo, 15/03, nas RUAS enquadraremos em definitivo os traidores da Pátria. Ñ votamos em STF, ñ acreditamos em CPI.

    2. ...demos que os trabalhos iniciados por Dalagnol é a República de Curitiba, da qual vc fez parte c brilhantismo, da PF, MORO, Bretas, Barroso e tantos outros patrióticos brasileiros, precisam ser oficialmente pela sofrida população. Visto de fora é 1 absurdo, convivermos c espécimes no mesmo lar, na mesma pátria, buscando apenas o benefício próprio, perpetuação no poder, manutenção de status quo refletindo em danos irreparáveis aos concidadãos. BOLSONARO nos representa,creu a cara à tapa..

    3. do executivo que em 18 elegemos, e estamos até surpreendidos pela sua honradez e qualidade, formatamos então o ataque final. Respeitando a constituição Frankenstein, voltamos às RUAS, mas no momento estamos temporariamente desarmados, p o embate final, q produzirá a ruptura indispensável entre os fisiológicos: A PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO é iminente, a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do Foro privilegiado, em busca da governabilidade e desaparelhamento do ESTADO CORRUPTO. Enten..

    4. ...e o pior, o QUARTO PODER que desde 64 nos aliciava, tem o comportamento do filho que deve a droga na esquina, e sabe q será eliminado caso desrespeite as "leis", exatamente, a LEI DO CRIME ORGANIZADO, DO "MECANISMO". Mas, "persistentes" q somos, e unidos até pelo "covid-19", parte da imprensa racional e anticomunista , como vc e bons exemplos já identificados, boa parte do judiciário representado p seus ex-colegas de Curitiba, Bretas, MORO e tantos notáveis, é claro, pelo staff.........

  62. De há muito o brasileiro esclarecido sabe QUE está politicamente desamparado! Basta olhar o nosso legislativo e o nosso supremo tribunal ! Quanto ao Bolsonaro , infelizmente é assim; melhor com ele, apesar de tudo, do que com o PT

  63. Deve ser o ar de Brasília, a grande maioria dos políticos quando chegam lá descolam da realidade. Como é possível elegermos este povinho tão medíocre???

  64. Que pena que não houve sérias e reais condenações ao insuperável foco de contaminação de qualquer vírus: o carnaval .

  65. Comecei a ler e achei muito afetado, pretencioso, brega até, depois não li mais. Eu lia Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Carlos Heitor Cony...A porra desse isolamento por causa da peste chinesa vai me custar caro!...

    1. Me arrependo de ter nascido. Com tantos técnicos na gestão pública, acho que nem governo precisava. Barbaridade, e eu que pensava que precisa de um governo, um legislativo e um judiciaro para fazer este bonde andar, mas aqui ja tem os técnicos . Não tem como atender o time, então vamos parar!! É isto que vcs querem ?

    2. Parabéns Dr. Carlos por uma das melhores descrições que já tive a oportunidade de ler sobre o nosso desamparo político. É por pessoas com a sua visão e caráter que a esperança por um país mais justo se mantém.

    3. Caríssimo, espero que entenda que alguns aqui tem dono e, como bem adestrados, são mal educados, prepotentes e raivosos. Mas claro, o senhor foi um grande procurador da lava jato, deve saber bem como é.

Mais notícias
Assine agora
TOPO