DiogoMainardina ilha do desespero

A trégua

24.12.20

Meu pai morreu de Covid-19. O ano de 2020, para mim, foi isso: a perda individual somou-se à perda coletiva. Minha dor se tornou uma estatística de guerra. Meu pai foi um de 1.740.879 mortos… 1.740.880 mortos… 1.740.881 mortos… A conta macabra continua. Trégua só em 2021.

Na segunda-feira, reli na retrospectiva do nosso site uma coluna que publiquei em maio, alguns meses antes da morte do meu pai, que só ocorreu em agosto. Foi a primeira vez que pedi o impeachment de Jair Bolsonaro por fatos relacionados à epidemia de Covid-19. Eu disse:

“Eu defendo o impeachment de Jair Bolsonaro. Eu e metade dos brasileiros.

Ele é um agente difusor da epidemia. Seu afastamento, portanto, além de ser necessário, é também urgente.

Com seus disparates, Jair Bolsonaro favoreceu o contágio de um número incalculável de pessoas, provocando um número igualmente incalculável de mortes. Ele foi alertado de que, se continuasse a sabotar a quarentena, isso ocorreria. O que ele fez? Continuou a sabotar a quarentena, e o Brasil tornou-se o principal foco de contágio do mundo.

O desprezo de Jair Bolsonaro pelos mortos, manifestado em seus discursos no Palácio da Alvorada, é moralmente asqueroso, e merece tomatadas e ovos, mas é ainda mais perverso do que isso: faz parte de sua campanha deliberada para romper o isolamento social, tratando a epidemia como se fosse uma fatalidade a respeito da qual nada pode ser feito – um castigo divino.

A fritura de Sergio Moro também tem a ver com isso. Jair Bolsonaro resolveu queimar o único ministro capaz de resistir às suas tramas golpistas e aos seus surtos psicopáticos, agravados por sua incapacidade de lidar com a epidemia. De fato, ele reagiu acusando Sergio Moro de ter mandado prender os imbecis que desrespeitavam a quarentena.

É o pior momento para ter um desvairado no poder. É preciso afastar Jair Bolsonaro. Mas tem de ser já, para evitar mais morte.”

Meu apelo fracassou miseravelmente. Jair Bolsonaro continuou com suas tramas golpistas, e uniu a sabotagem da quarentena à sabotagem da vacina. De lá para cá, foram nove meses de desvarios e de mortos, empilhados um sobre o outro. Pior ainda: o sentimento de ojeriza e de revolta das pessoas, que representava uma espécie de defesa imunitária contra a barbárie, também adoeceu e morreu. O Brasil termina 2020 como uma terra arrasada, moralmente devastada, em que triunfaram o vírus e os agentes patógenos brasilienses, que contaminaram a sociedade inteira.

O meu palpite – e não se trata de um consolo natalino, eu realmente acredito nisso – é que vamos dar uma virada em 2021. É assim que sobrevivem as espécies. Charles Darwin.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Continuando o comentário anterior, Vc Diogo votaria: no Ciro Gomes, Hulk, Dória, Marina Silva Talvez Lula. Se o Sérgio Moro se candidatar ai sim teremos um candidato a altura do que precisamos, mas acho que ele não vai.

  2. Diogo, aceite minha solidariedade, sabe que me envolvi um pouco em pautas politica, muito por ser uma seguidora de seu adorável pai, tínhamos o "point" dos encontros na Av Paulista, é isso! Não há mal que dure para sempre e este presi fanfarrão vai passar.

  3. Abraço com carinho, imagino tamanho da tua dor . Minha revolta , nojo , indignação pelo Bolsonaro é igual a tua. Pelos gados idem .,

  4. Sobreviveremos a mais este canalha. Temos uma retrospectiva desanimadora e um futuro próximo pouco animador para 2022;Um ladrão, um psicopata, um picareta e até um animador de auditório. Será que não tem uma coisa menos horrorosa para governar o Brasil?

  5. Trégua sim, querido DIOGO MAINARDI, para desejar a todos vocês amigos da CRUSOÉ e aos seus familiares, que 2021 seja um NOVO ANO, NOVO E BOM DE VERDADE!!!!

    1. E, um imenso OBRIGADA por tudo o que fazem por todos nós!!!!

    2. E, um imenso OBRIGADA por tudo o que fazem por todos nós!!!!

  6. Diogo, não há nada de errado em teus textos. São crônicas jornalísticas, como disse uma outra leitora. Na Veja, era uma escrita mais amena. Agora, como jornalista independente, a liberdade de imprensa aumenta. A escrita, quando necessária, apimenta. Dependendo da personalidade do leitor, não compreende a mudança. E, confunde o uso de certos termos da nossa língua, os quais transformam para uma forma mais coloquial a transmissão da mensagem desejada.

    1. As pessoas deveriam se atualizar mais frequentemente quanto à escrita e comunicação em geral. Deveriam saber que em um texto, o importante é o entendimento a respeito da respectiva mensagem que se quer passar. Neste jornal , o que mais acho maravilhoso é a diversidade da escrita. Cada um de vocês têm uma forma totalmente diferente de passar suas mensagens. E, desta forma, a leitura do mesmo não é cansativa.

  7. Parabéns, Diogo! Meus sentimentos pela perda de seu pai, um publicitário de primeira linha. Morrem os bons, ficam os maus. Zé Dirceu, Lula e Bolsonaro não pegam Covid e, se pegam, nada lhes acontece.

  8. Diogo você pode quebrar a cara com suas o infâmias , isso pq seu olhar é de um demente e suas agressões gratuitas revelam seu caráter ruim e suas frustrantes ameaças borradas de calúnias, provam o pq que inúmeros leitores , hoje , te abandonaram e te abominam . Carlos

    1. Ué, o Carlixo também é assinante da Crusoé? Quem foi que abandonou o Diogo, os bolsopetistas? Faz mal não, quem precisa dessa caterva?

  9. Fatalismo é coisa de negacionista!!! Todo diplomado SABE que o Estado e a ciência são capazes de acabar com todos os problemas, todas as injustiças, toda a pusilanimidade do ser humano... só o “gado” não sabe disso e, ignorantemente, teima em não aceitar!!! Ai que inveja da Argentina...

  10. Iremos isolar essa besta fera. Tudo o que sair daquela boca maldita sera imediatamente enterrado, ignorado. Vida que segue. Serviu pra tirar o Pt. Mas o preço esta sendo alto. A universal se aproveitou. Logo teremos o imposto dizimo

  11. Lamento a perda de seu pai Mainarde, assim como tive perda na minha família e muitas outras. Mas lamento ainda que a dor da perda tenha afetado sua lucides. Afirmar que o Brasil é o principal foco de contagem no mundo não correponde a verdade. Basta olhar a situação do pais em que você vive em que tem elogiado as medidas de restrições. A Italia tem um numero de mortes por milhão maior que o Brasil. E veja a expansão da Covid 19 nos EUA. Culpar Bolsonaro pelas mortes é exagero.

    1. Somente um bozista alucinado e transtornado teria a coragem de postar um comentário tão distante da realidade. Em,poucas sentenças, feriu tanto a língua mãe como a racionalidade. Bozistas, vocês são doentes!

  12. Tomara esse seu “escrito” se realize. Estou muito desanimada com relação ao futuro! Parece que nós sempre perdemos para os espertos, canalhas, amorais et caterva!

  13. Realmente, as espécies evoluem com a seleção dos mais bem adaptados ao ambiente. Agora o nosso problema passa ser melhorar o ambiente.

  14. Oxalá você esteja certo, Mainardi. Eu sinceramente não acredito nos institutos de pesquisa que apontam aprovação de 37% do governo Bolsonaro. O caro não conseguiu montar um partido que precisa apenas de 500 mil assinaturas, não conseguiu eleger ninguém relevante, a conta não fecha mesmo com a ilusão do corona voucher. Os institutos de pesquisa tem errado todas, espero que o povo tenha realmente acordado e mande esse maluco para fazer companhia ao Cabral ou ao Adélio Bispo.

  15. Como sempre Diogo vai no fio da navalha!! Análise objetiva e crua de uma realidade sem precedentes na nossa política. Bolsonaro e governo estão acabando com o pouco de dignidade que tínhamos e o que mais me preocupa é a convulsão social que pode resultar desses atos insanos . Embora pessimista , desejo a você Diogo e a todos os leitores um 2021 cheio de esperança. O otimismo não nos pode faltar , embora os fatos sejam desanimadores...Abraços Diogo , um 2021 de lutas por um país melhor a todos!!

  16. Hoje, terminei de ler os comentários anteriores. Esgotei minhas narrativas. Minha cor é de lágrimas. Sem vontade de sorrir. Mas, lembrei-me agora, que somos programados para não desistir. Nunca. Agradeço muito, por ter me lembrado. Quem sabe, um dia, eu volte a sorrir.

    1. Jornalismo NÃO é FOFOCA. Concordo. Mas, sabe-se que, ao fazer um comentário que muitas vezes é considerado uma FOFOCA , pode resultar em uma investigação jornalística.

  17. >> Alguns 'comentaristas' entenderam que você plantou capim, qualquer capim, Diogo. ... Ah, deixa que pastem à vontade. ... Você mesmo já afirmou várias vezes que não dá a menor pelota para adoradores de capim. .. E para idiotas.

  18. Essa é a postura de quem perdeu um pai, uma pessoa querida. Não que eu ache o Presidente Bolsonaro um primor de pessoa. Nunca achei! Para meu conceito, foi uma fuga da esquerda, que dominava meu Brasil Varonil, a muito tempo.

    1. Isso mesmo Paulo Urrando Desculpe, o corretor, foi errado kkkk

  19. Main ardil, vc devia ser honesto por quem te sustenta: nos vc fica botando pilha nos seus clientes e nao conta a verdade Voce, folha, globo, fhc , moro caiado ,maneta prepararam a derrubado do Bolsonaro.Isso vcs nao falam e nao dizem porque nao conseguiram. incluo o chileno Maia nisso. caiado se arrependeu, mandeta e o moro disse que tb se arrependeu foram traidores de quem deu a mao, acreditando em voces e o bosta do FHC esse tem.mais bunda suja que o Lula. fala sobre o golpe se tem coragem.

    1. Meu Deus do céu. O texto do Sérgio Bozista é um primor da falta de inteligência deste grupo de mentecaptos que tomou conta do país. O texto viola a língua pátria e o pensamento lógico. Mais uma prova de que os Bozistas são seres degenerados.

  20. Main ardil do mal, vc esta mentindo cada vez mais, vc mente é considera fato real. Ou seja seus boatos vc quer que sejam fatos. 1- se v c acha que bolsonaro é resp pelas mortes no Brasil, vc primeiro pede a cabeça de 11 presidentes n frente de Bolsonsro pq somos 12 por morte por milhao. entao manda prender o pres da italia antes. 2 - vc mente o Moro pediu demissao , saiu pela porta dos fundos, o Bolsonaro descobriu o golpe de derrubalo e chamou o Moro de traidor estava passando inf p/a tv globo.

    1. Esse DIOGO é um desvairado cujo olhar revela o quanto esse gigolô ( sustentado pelo sogro em Veneza ) alucinado desgostou o Pai , meu amigo ,de desgosto !

    2. Dona Teresinha, desculpe mas o que tem a ver o presidente com uma doença degenerativa que se iniciou antes dele assumir????? Testou negativo várias vezes durante a internação e segundo os amigos quando testou positivo já não faria qualquer diferença. Pediram ainda estes para não fazer uso político do fato.

    3. quanta besteira moço vc não sabe o que é perder uma pessoa amada por ignorância de um falso presidente

  21. Tem um tal de José, que deva ser um sem escrúpulo , moralmente retrógrado e maldoso.Sua assinatura nessa revista outrora de direita, deve ter sido agraciada pelo Diogo para ter um defensor tao ferrenho de ideias comunistas.

    1. Contra a bandidagem da Seita Bozofascista? Moro Presidente!

    2. Ainda bem que comentários ofensivos não são aceitos e não serão publicados. Isto se refere aos assinantes Se você tem autorização que vem direto de Veneza, ofenda os pagantes a vontade

    3. Quem te disse que eles tem assinatura da Crusoe. Se eu te disser que não tem, o que vem à sua mente.............

    4. Pedro Bozista — somente pelo fato de você ser bozista já te qualifica para ser considerado um ser bestial, néscio, delinquente, medíocre, genocida e corrupto. Somente um ser bestial como você pode apoiar um presidente genocida que promove a barbárie e o sofrimento dos brasileiros. Volta para o esgoto, vai. Passa daqui, animal! Passa!

  22. BOSTONAURO: UM CRIMINOSO. O QUE ESTAMOS ESPERANDO PARA UM IMPEDIMENTO? POR QUE AS FORÇAS ARMADAS PERMITEM TAMANHA DESMORALIZAÇÃO?

    1. A situação mostra que os militares também tem um preço. Qualquer carguinho capenga é suficiente para trair o país.

    2. Simples Fernando, as FAs estão em cargos chaves no corpo ministerial e segundo escalão. Situação perigosa para nós, rumo ao cenário venezuelano.

  23. Concordo com vc. Mas por que o povo não está interessado nisso? Será que é pelo dinheiro fácil que o governo da para alguns? Por que o povo não reage?

  24. Quem mora em Veneza, se diz brasileiro, não tem autoridade nem conhecimento de causa de atribuir responsabilidade das mortes ocorridas pelo vírus chinês é do Presidente. Nós, que moramos aqui, brasileiro temos um sentimento de repulsa de impotência frente aos desvios das verbas públicas destinadas a pandemia pelos governos estaduais, essa é a nossa realidade, infelizmente, as perdas foram muitas, tem nossos sentimentos de pesar. Não somos Deus para decidir quem vai morrer ou viver.

    1. Iiiiiiihhhh! Já meteram Deus no meio. Os Bolsopetistas são mercadores da fé. Uma gente degenerada, ignorante, que não acredita na Ciência e prefere culpar o Criador por tudo que acontece em suas vidas.

    2. É de uma insensatez sem tamanho. No mínimo é mais uma que mama nas tetas desse nefasto.. Jamais esse País se libertará dos Párias!!!!

    3. Exatamente por você morar no Brasil você deveria mostrar mais co he cimento sobre a realidade é repulsa ao presidente genocida que promoveu contaminação em massa, ignorou a pandemia e depois ainda boicotou os seus ministros. Entretanto, a sua mente doentia, psicopata e delinquente prefere ignorar as evidências para defender um criminoso usando argumentos sofríveis e lógica de esgoto. Bozistas, vocês são seres bestiais que não merecem qualquer respeito. Seres bestiais, seres bestiais!

  25. NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR, NÃO SOMOS UMA TERRA DEVASTADA, NÃO NOS CABE O DESÂNIMO, NÃO NOS CABE O MEDO, NÃO NOS CABE A OMISSÃO. O REI ESTÁ NU, VAMOS MANDAR ELE EMBORA POR NECESSÁRIO E POR AMOR AVIDA.

    1. Contra a Seita Demoníaca Bozofascista,? Moro Presidente!

    2. Sorte sua ter sido infectado por um vírus cruzado com verme.. de forma q o remédio pra verme deu conta.. Não é todo mundo.. q consegue ser infectado por essa jaboticaba, senhor. E muitos são os q morreram.. tomando um remédio pra vermes q em nada lhes ajudou. Espero que os que ajudaram a disseminar essa CURA q só funciona para os q tem VERMES.. nem q seja na cabeça.. estejam conscientes de quantas vidas ajudaram a tirar.

    1. Já estamos arrasados. Melhor pedir interdição, dada as ações genocidas do Bozo!

  26. Sempre que observo esse xororô da imprensa "órfã" de grana governamental, me convenço cada vez mais que, meu voto valeu 100%. Vida longa ao melhor PR. de todos os tempos... 2022 a fatura será liquidada já em primeiro turno para o total desespero do mainardi sórdido e seus orelhudos, ... kkk!

    1. Já pensou se a grana da Copa do Mundo e das Olimpíadas tivesse sido usada para construir hospitais e contratar médicos? Serviu para construir “Elefantes Brancos” com propinas para o PT. O planeta caiu de joelhos diante do Covid-19. Todas as nações. Divulguem os pontos positivos do governo. Falem sobre o ministério da infraestrutura e do Ministro Tarcísio. Falem sobre 2 anos de governo sem corrupção. Mas não. O jornalismo de vocês é igual ao da Globo, Folha, etc. Vocês são parciais.

    2. Contra a Seita Demoníaca Bozofascista? Moro Presidente!

    3. Chororo de imprensa órfã? Você tem noção do que é perder parentes e amigos para covid? Vc ri da morte das pessoas? Pode me xingar. Não voltarei aqui para ver gado mugindo.

    4. Nyco Penico — Como se esmaga uma barata? Na tua pocilga deve ser com a língua, o que faz sentido diante da tua vida medíocre. Em qualquer outro lugar decente, basta pisar na bicha e o problema estará resolvido. Nyco penico, a nossa barata bozista. Faz mais uma para a gente se divertir!

    5. Zezinha, pergunto: Como é que tu me esmaga, com a lingua, sem a dentadura? ... kkkk! , ... Não quero, me nego, tô fora!

    6. Nyco Penico — não tenho tempo para seguir tuas asneiras. Você não tem importância alguma. Você é um ser medíocre. Quando eu te encontro, eu te esmago. Simples assim. Bozistas são como baratas. Se alimentam de restos e quando se encontram com humanos, precisam ser esmagadas. Você é isso: uma barata bozista medíocre que gosta de ser esmagada.

    7. Zezinha, sua incompetente! ... Meu comentário 071 na coluna do Felipe Moura Brasil, o discípulo "preferido" do guru Olavo Bilac, tu passou em branco. Já podes ser despedido pelos ANTAS por falha grave, ... kkk!

    8. Zezinha, a plantonista das ANTAS, pergunto: Já desse a tua meiahorinha de kù ali nas esquina? ... Boiola otária, ... kkkk!

    9. Nyco Penico justificando o seu sobrenome. Como uma criatura tão doentia como está vive? Certamente de migalhas jogadas no chão por pessoas de boa índole! Coitado!

    1. Até o Adélio em um hospital psiquiátrico seria mais racional que as duas criaturas que você listou!

  27. Jair Bolsonaro continua sendo o pior vírus que o país enfrenta.. Não há uma manifestação de competência respeito pelo povo do país que ele desgoverno.. #VacinaJá que venha 2021 que venha a vacina Jair já era

    1. Verdade Edneia. Bozo é muito pior do que o vírus! Ele está destruindo o país!

    1. Nunca vi um petista por aqui. O mais próximo que eu vi de petista são os que votaram no Ciro Maluco, que é apenas um Bozo com nível superior!

    2. Pois é José, aqui ninguém defende criminosos, para que assinam revista direita de direita? Bozista, sic, deve ser por burrice mesmo. Mas petista, comunista, apoiadores de ditaduras corruptas, afinal que tipo de matéria esperavam encontrar aqui??? Elogios 'a Venezuela pelas eleições???

    3. Para que um bozista assina uma revista direita. Certamente não é para aprender, pois bozista é incapaz de qualquer atividade cognitiva.

    4. A Crusoé agora é o reduto preferido dos petistas. Diogo Mainardi, com todo o respeito, nos detalhe as circunstâncias da.morye de seu pai, seu estado de saúde, etc. etc., como se contaminou, fazendo parte da minoria esclarecida da população e com recursos materiais superiores.

  28. Votei no Bozo contra o PT no segundo turno e sou eleitor da Marina. Não estou satisfeito com ele, mas há tanta reclamação e invencionices contra ele completamente despropositadas, como essas do Mainard e dos petistas inconformados, que vou rir muito se o Brasil sair do atoleiro e ele for reeleito, sem meu voto no primeiro turno, é claro.

    1. O melhor foi votar na Manuela e no Haddad, né José. Gente boa. Foram até à missa em Outubro 2018 num domingo. Com Haddad, lula seria o presidente e repetindo sua grande administração em favor dos trabalhadores. Não houve mensalão e nem petrolão, e dizem q Sergio Cabral roubou o RJ, mas vai saber se é verdade, né? Qualquer dúvida, volto para o Instagram da Dep Gleisi. Ela informa direitinho. Queremos q os bozistas continuem por aí, para ganharmos as próximas eleições com Jaques Wagner.

    2. Novo tipo de bozista...o bozista mentiroso enrustido. Como se reconhece um? Primeiro diz que não votou no Bozo. Depois diz que o Bozo não é tão ruim assim como a realidade mostra. Diga, meus amigos, como uma criatura deste jeito consegue viver? Como estas criaturas conseguem dormir com consciências tão pesadas? Que ética estas criaturas possuem?

    3. Votei no Bolsonaro tapando o nariz, assim como votei no Lula em 2002. Ele me decepcionou muito, mas não a ponto de eu achar que me enganei votando nele: qual alternativa melhor tínhamos e qual teremos em 2022? Dória, Hulk, Maia... Todos safados a não mais poder...!

  29. E os bolsonaristas continuam acreditando na estupidez dos brasileiros. Tristeza infinita por ter um presidente genocida, inconsequente, doente mental e acéfalo. Deverá ser responsabilizado por milhões de mortes de brasileiros. Jamais reconhecerá, não tem cérebro para isso.

    1. José, desde a escandalosa cegueira voluntária dos petistas - e agora sua versão (piorada) dos Bolsonaristas - que me convenci da incompatibilidade entre fanatismo e ética.

  30. Minhas condolências Mainardi, prá vc e outros milhares mundo afora que infelizmente perderam seus entes queridos. Agora o mundo vai voltar-se contra o Presidente deste nosso pobre país ( aliás vc vive nas gonoplas de Veneza/Itália por sinal linda) e a humanidade luta contra essa doença invisível , mas somente o nosso Brasil, tem um Presidente que espalha o vírus . Tenho pena de suas ideias, nao se ve ao redir debondebmora ou melhor o planeta infestado por essa maldita dienca..REFLITA!!!!!!

    1. Você está errado. Dois presidentes espalharam o vírus: Trump e Bozo. O Trump já foi defenestrado do poder. O Bozo será o próximo. Quanto mais rápido nos livrarmos do genocida, melhor!

    1. Coitado do Pedro Bozista. Deve ser uma criatura medíocre e sem rumo. Não chore não. Somos bons. Daremos umas esmolas para custear a tua sobrevivência bestial.

    2. Jose vc é um boçal, , e Marua vai com as outras .Imbecil é tu e sua gangue.

    3. A Maria vai com as outras pessoas inteligentes e decentes. O Pedro, ao contrário, vai com os imbecis, néscios e genocidas. Em resumo, a Maria está bem acompanhada, enquanto o Pedro faz parte de uma gang de delinquentes.

  31. Diogo, Faça para seus leitores uma pequena explanação do que estaria acontecendo se o o presidente fosse o Haddad. Mas não se esqueça que ele era um candidato do PT.

    1. Bené Bozista -- Tua mulher trouxe um para mim. Hoje foi dia de encontros íntimos! Foi maravilhoso! Adorei! Que gata! Semana que vem tem mas!

    2. Pedro -- Entra na fila do crematório. É para lá que irão todos os bozistas muito em breve!

    3. José, como conseguiu um celular aí dentro do presídio????

    4. Hei vc aí .... José entre na fila do Ditadória....kkkk

    5. Na minha opinião se fosse o Haddad, mas a máfia do PT iria mamar muito na emergência mas com muita compaixão pelo sofrimento alheio, o Haddad é bem articulado. Não posso conceber que devemos estar satisfeitos com o Jair Bolsonaro pq com esquerda seria pior. É muita pobreza de pensamento e eu quero o melhor para os brasileiros. Ficar o insuficiente e o muito ruim é pouco.

    6. Lula seria ministro. Como ele sabe que todo mundo estaria de olho, o roubo seria menor do que no passado, mas não diferente do Bozo. Como o Haddad tem doutorado, ele teria seguido os cientistas e não os charlatões, muito menos pessoas teriam morrido de Covid no Brasil. Como o PT é populista mas não besta, o Haddad já teria feito o que o Dória tenta fazer a partir do dia 25 de janeiro, iniciar uma campanha de vacinação em massa para tentar a reeleição como o "Salvado do Povo".

    7. A culpa do vírus seria dos americanos Teria feito um decreto para proibir o virus Teria fechado a fronteira com a China. Seguiria o exemplo da Argentina A vacina venezuelana para o povo. Santacruz no STF Enfim um pouco pior

  32. Acho ridículo por a culpa dos mortos pela covid no Bolsonaro, já que ele estava apenas financiando tudo! Por que não põe culpa no prefeito ou governador de sua cidade? São a esses que eu culpo por ñ oferecer estrutura de atendimento para todos!

    1. Acho rídiculo alguém vir aqui escrever este tipo de argumento. Somente alguém muito burro ou mal-intencionado esqueceria a história recente do Brasil para defender um presidente genocida. Que decadência!

  33. Que suas profecias se concretizem, assim como foram aquelas com o Lula, sua anta favorita, já em 2004, quando você era colunista da Veja... Estou na torcida....

  34. Ainda bem que você vive na Itália e tem a experiência de saber como está o Brasil sem estar aqui. Por favor nos conte mais de como está a vida aí em um país de primeiro mundo com todas as facilidades da civilização. Como está a doença? Os hospitais? Os doentes? Os curados? Os enlutados? Os tratamentos? Lojas de vinho vendem respiradores aí? Existe prisão em segunda instância ou na primeira já vai preso e apela preso?

  35. cada u paga pelo seus atos, confio na justiça Divina, já que a dos homens está longe da palavra justiça. o cara vai pagar com juros . 2021 vai ser um ano de revelações muita coisa vai acontecer muitos olhos se abrirao.. acorda povo brasileiro

  36. Torço para que você esteja certo e 2021 seja o ano da virada. No Brasil das incertezas, políticos insanos, temos que manter a fé.

  37. Ao invés de politizar tudo, vá atrás das coisas boas que você e tantos fazem questão de menosprezar: Tratamento precoce e profilaxia para COVID-19 existem e já há muitos trabalhos sérios a embasá-los. Você sim, se comporta como um ignorante para não te acusar de Genocida, adjetivo tão na moda, quando permanece inerte, preconceituoso e orgulhoso. Ajude a salvar outras vidas de verdade, se informe com desprendimento da alma e ajude a divulgar o correto.

    1. Bozistas delirando por aqui. Pensam que somos bestas. Bozo ignorou a pandemia e deixou tudo rolar. Quando a pandemia chegou, ele patrocinou eventos de contaminação em massa, acelerando a expansão do vírus. Depois, boicotou o próprio ministro da saúde, que estava fazendo a coisa certa. Não contente, ainda foi a Flórida para trazer as cepas norte-americanas mais agressivas. Está tudo ai, documentado. Somente seres bestiais, néscios e genocidas ignoram as evidências.

    2. Jorge, acho difícil este comentarista, atualmente fazer alguma coisa de útil, já que lendo suas matérias constata-se sua crescente senilidade e uma obsecao pelo Presidente, só faltando culpa- lo pela morte do pai. Sua Itália querida considerando-se o n° de habitantes tem um total de mortos muito superior ao do Brasil. Que diferença do cronista da Veja.😧

    3. Reference, Realmente não entendi seu comentário. Mas de qualquer maneira um abraço .

    4. leve Jair Bolsonario para ser o seu Presidente o meu ele não é, e vamos tirar ele da presidência nem que seja em 2022.

  38. Diogo amainardes deveria ser mais sério em suas assertivas. Ao considerar que supostas críticas, do presidente, ao isolamento, são responsáveis pela crise sanitária, omite que na Argentina o rígido lockdown, que está afundando de vez o país, não consegui evitar que o número relativo de óbitos seja bem maior que o do Brasil. Isso não é um bom jornalismo.

    1. Mario -- Talvez não. A distância entre as cidades (lugares de alta densidade demográfica) afeta a disseminação do vírus e esta distância depende do tamanho do país! Niko, qualquer um tem direito de opinião. Entretanto, em lugares de pessoas inteligentes, as opiniões passam por crivos da realidade para ver se elas se sustentam ou não. Isso se chama pensamento crítico. Eu sei que bozista não gosta disso, mas fazer o que? Bozista não pensa!

    2. O importantante Marcelo é que você deu sua opinião, certa ou errada. Parece que aqui tem uma equipe de fascistas que não suportam opiniões diferentes das deles. Democracia é isso, diversidade de opiniões. Não sei se fazem isso de dentro da Crusoe, pois em princípio não são permitidos comentários ofensivos.

    3. Argumento sofrível. Só se pode comprar países de tamanhos iguais para ver os efeitos das políticas públicas pois quanto menor o país, maior a probabilidade de uma pessoa ser infectada. Compare o Brasil com países com mais de 5 milhões de km2: Canada, Rússia, Estados Unidos, China e Austrália. Qual o resultado? Explique a razão?

  39. Deus te ouça! Sinceramente eu não vejo como nós sairmos dessa enrascada que entramos ao eleger o Bolsonaro, com o sistema de justiça comprometido, como foi demonstrado em outra matéria, não vejo esperança!

  40. Pelo jeito, Sergio Moro não concorrerá à presidência. Qual será a opção? Está tudo nublado. Não há liderança confiável e 2022 está muito perto. Há urgência e desespero. Boulos é um perigo com o microfone,

  41. Que tal iniciarmos 2021 sem o Bozo? Não seria uma excelente notícia para o país? Depois da ultima live psicopata do mentecapto, creio que há evidências suficientes para interdição imediata. Interdição já!

  42. Diogo poderia deixar de ser tão amargo, pelo menos nesta semana, que o mundo relaxa ligeiramente. Uma mensagem de FELIZ 2021 teria sido melhor do que destilar seu ódio. Lei de Darwin??? Só os fortes e adaptados sobrevivem! O resto simplesmente morre. Acontece que grande parte da humanidade faz parte do "resto". Diogo, vai lamber sabão! Ah! Não defendo o Bolsonaro! Feliz 2021!

    1. Pelo visto o Edson nunca conseguiu entender Darwin. Está na hora de ler a fonte original. Tente novamente! O argumento apresentado está muito fraco.

    2. O Bolsonaro, que é presidente, trouxe parte da Disney para o seu entretenimento, se divertiu com o Mickey Mouse e o Zé Carioca. E para terminar Edson. Lambe o meu saco e não enche o saco Bem redundante para vc entender.

    3. Edson, quando vc lida com um sociopta, pode citar Darwin. Também Saramago: "Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão" "O mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o REINO DURO, CRUEL E IMPLACÁVEL DOS CEGOS". Se está incomodado, vai para a Disney.

  43. Diogo foi um dos primeiros baluartes anti-petista. Foi perseguido por isso e manteve sempre sua lucidez e coerência. Agora se põe do lado da decência e do bom senso, dessa vez com um exército de leitores instruídos e formadores de opinião. Vamos partir juntos nessa batalha e fazer o que deve ser feito. Bozo tem de sair, mesmo que os Bolsoafetivos cegamente ainda não enxerguem o tirano que estão tentando construir.

    1. Tem toda razão. Bolsonaro tem que sair.Precisamos de ar puro e um presidente lúcido. Parabéns Maynard sempre!

    1. Ao invés do Moro, temos um Kassio...espero o mesmo que você: que da terra arrasada surja um novo país, porque este Brasil, com esses políticos não dá. Serra, Alkmin, Aloizio Nunes, Aécio (e pensar que votei nele) eram uma esperança...e ela se foi. O que nos resta? Moro? Acho que ele se cansou e foi cuidar da vida. Faz bem ele. Este país...

  44. Esta sanha vingativa "fedegosa" que acomete alguns comentaristas aqui, aos textos do Diogo Mainardi, são o desnudar dos caráteres dos seus autores. Um exemplar tipo "dilema de Sísifo", uma competição rabugenta, e que mais do que ser útil, só revela a pobreza intelectual dos pseudos competidores. É um tal de "ineziste", "haver" ao invés de "a ver", y otras cositas mas, que desilude os mais um pouquinho ilustrados, caracólis. apscosta/df.

  45. Gostei da última parte !!! É do caos que nascem as esperanças, soluções com inteligência, alguma coisa terá de acontecer para essa guinada. Força pra acontecer...

  46. o Brasil precisa mudar ontem.... inadmissível a passividade do congresso , do judiciário, ou seja precisamos de uma faxina geral, queremos um novo país

    1. A corrupção uniu toda a mediocridade dos três poderes. Como são muitos, fazem prevalecer a barbárie, e o império da corrupção. Bolsonaro representa o que há de pior, tem que sair

  47. Foram tantos os erros do PR desde a sua posse. Quase impossível apontar o mais grave. Pra mim, foi a forma covarde como o governo minou o trabalho do Dr. Sérgio Moro no Ministério da Justiça. Com isso, veio a implosão da política de combate à corrupção no país e o enfraquecimento do governo como um todo.

  48. Leitores aqui clamam que os chineses sejam responsabilizados pelos mortos pela Covid. Não perdi nenhum ente querido - até agora, felizmente! - mas acho q as pessoas que as perderam se sentiriam mais confortadas se o seu Presidente, a maior autoridade pública do país, se solidarizasse com a sua dor e tudo fizesse para evitar outras vítimas! O que estamos assistindo aqui é uma total falta de empatia, solidariedade e respeito à dor alheia. Ao diabo se os chineses são ou não responsáveis pelo vírus!

  49. Concordo com vc sobre o Moro.Era o único ministro que não aceitava as imposições do PR.Tenho certeza que ele jamais seria nomeado para o STF,pois não seria um Kássio!

  50. Soma-se ao JB toda esta classe política nojenta e inescrupulosa, que mesmo na crise que assolava nosso país continuaram roubando-nos, apoiados pela impunidade proporcionada pelos Bandidos Supremos de Toga e nossa secular passividade...

  51. Concordo em absoluto. O comportamento deste homem é imoral, criminoso, debochadamente desumano e nojento. Votei nele somente para tirar o PT do poder, como teria votado em qualquer um pela mesma causa. Hoje constato que existe pústula tão fétida quanto Lula e que o Brasil não merece mais tanta ignorância e boçalidade no poder! Cheia, que caia logo, sim e seja extirpado da vida pública como o outro foi.

  52. Concordo em tudo com vc. Diogo mas tenho esperança que algo bom possa acontecer em 2021: o povo se revoltar pelo atraso incrível na vacinação e o número de óbitos, junto com o fim dos subsídios (que o seguram atualmente,) e esse nojento filho de Mephisto seja jogado na lama, isolado e finalmente retirado da Presidência. Que venha Mourão para finalizar mais uma péssima gestão pública.

    1. Não acrescenta para idiotas que se acostumaram com a imbecilidade de nosso Presidente Boçalnaro.

    2. Péssimo é você, que deve viver as custas desta canalhada

    3. Depende da perspectiva de quem lê. E também da inteligência.

    4. Discordo! Não há outro meio de se combater a psicopatia do B a não ser denunciando sua conduta genocida

    1. Acho que quiem precisa de uma boa purga é você. Para limpar-lo de vez da sua estupidez.

  53. Infelizmente, os agentes patógenos ditos brasilienses são na verdade oriundos de todas as unidades da federação. Na roubalheira também temos unidade nacional.

  54. Diogo concordo com você em todos os aspectos. Infelizmente nosso país está caminhando para as cinzas da pior ignorância da história. Já alertei muitos que as atitudes do Sr. Presidente são neonazistas e neofascistas. E descobrimos que muitos brasileiros pensam assim. Bem como Hitler, Bolsonaro também acabou atacando seus leais escudeiros. Que venha 2021. E que a realidade bata à porta desses desinformados. Quem tem consciência vai esperar o derretimento imediato desse bando de seguidores.

  55. Será que não tem outro assunto para escrever além de lamentar a morte do pai? Processe o Bolsonaro por homicídio e pare de encher o nosso saco com essa mesma cantilena.

    1. André, as vacinas que estão sendo desenvolvidas contra a COVID-19 produzem uma titulação de, pelo menos, 5x mais anticorpos do que os produzidos pelos infectados, e, mesmo assim, não imunizam 100%! Então, é uma imbecilidade Bolsonaro achar que não precisa da vacina porque já teve a doença. Mas, o que esperar de um asno como ele? Infelizmente, esse asno está dando cria no Brasil...

    2. Paulo — Eu vou deixar o Andre Muscídeo (gênero Sarcophaga) para você se divertir. Eu prefiro caçar jumentos bozistas!

    3. Andre quer que eu conte piada de mosca. Vamos lá. Era uma vez uma mosca muito feia e cruel que chegou a presidente. Essa mosca voou para o lado do totalitarismo, porém as Forças Armadas tiraram dela uma asa. Com isso, a mosca voou para o outro lado e começou a tomar péssimas decisões no enfrentamento da pandemia, sendo necessário o STF arrancar dela a outra asa. Agora ela fica só zunindo no ouvido de cachorros sem dentes, que são poucos para evitar que ela seja esmagada nas urnas e na história.

    4. Por fim, todo mundo sabe o grande erro que o pai do Diogo cometeu no final da vida: virou um bozista medíocre. Mediocridade, tal como certas doenças, pode ser transmitida.

    5. Andre Bozista — Esta resposta e a melhor coisa que você pode fazer? Pensei quer eras um pouquinho mais capaz. Erro meu. Não recebo para mostrar revelar a mediocridade e a indigência intelectual bozista. Esta é a minha diversão e também meu serviço de utilidade pública! Agora volte para a merda que você gosta tanto de citar e se lambuzar!

    6. Enio Mainardi era bolsonarista fervoroso, como sempre vocês moscas pensam que m.... é chocolate e nem esperam cheirar. Vai lá ler e depois responde Ops, esqueci, vocês recebem para responder aqui e não para ler algo inteligente.

    7. Não precisa ir longe. Basta ver o patrulhamento neste espaço pelos bozistas de fevereiro de 2019 até a saída do Moro. Havia uma verdadeira milícia massacrando quem fosse contra o governo. Façam as suas pesquisas!

  56. Diogo onde vc se baseou pra afirmar que a metade do povo brasileiro quer o impechment do Presidente Eleito Vc esquece de somar ao percentual da populacao que considera o governo Otimo e Bom a parcela que considera regular. Volte a fazer jornalismo imparcial e deixe de fazer parte da oposicao histerica e ineficiente como definiu brilhantemente Guzzo

    1. Gaças a mentes fanáticas e ainda participante da BOIADA DE MIURAS, para que a esperança de um país melhor só diminua.

    2. Esse aí faz parte do gado conduzido por esse psicopata miliciano no poder. Não enxerga um palmo na frente do nariz.

    3. Fernão, vai assinar a revista Quem. Bolsonaro vai sair por impeachment. São mais de 50% para que esse lixo não seja reeleito, caso chegue lá. Vai se informar você, quadrúpede.

    4. A única coisa histérica e ineficiente que existe no Brasil e o governo Bozista. O resultado está aí para qualquer um ver. Quem em sã vis ciência pode ir contra a realidade? Somente os negacionistas, tal como o Guzzo e os bozistas delinquentes.

  57. Feliz natal para toda gente, com muita felicidade apesar do Bozo genocida. Bozistas, não fiquem contentes. Vocês não são gente. Segundo a moderna taxonomia, gente pertence a espécie Homo sapiens e os bozistas a espécie Eqqus asinus..

  58. Em tempo, nunca disse ser contra a vacina. Mas a ânsia pela patrulha prevaleceu. Por isso que vcs mosca continuam comendo m.... a pensando que é chocolate.

    1. É realmente estarrecedor como os bolsonaristas ainda defendem um genocida que não se importa com mais de 180 mil mortes. Geralmente esses capachos do Bozo ou tem já a vida ganga e não perderam pessoas amadas ou são realmente sem noção. Infelizmente sou obrigada a dizer que muitos pagam pela burrice de alguns lunáticos que apoiam um psicopata e sua família. O PR só se uniu ao centrão para blindar a família nada mais. Vamos acordar? Ou está difícil?

    2. Andre acabei de pensar numa piada de mosca. Está mais acima. "Deu ruim" para você e seus colegas inúteis.

    3. Discordo. Há duas verdades absolutas sobre o Brasil: a) O Bozo é um genocida, b) enquanto o genocida estiver na presidência o Brasil não conseguirá retomar o caminho rumo ao desenvolvimento inclusivo. Quem questiona estas verdades absolutas?

    4. Não vai se Vacinar porque já teve covid, e raríssimos casos de reinfecçao, assim como a vacina não é 100% eficaz. Fique a vontade para distorcer como lhe for conveniente. Tem gente que distorce morrer com covid para morrer de covid. Lamentável. Nada é 100 %, sempre existem pros e contra, não se pode ensaiar cegueira generalizada

    5. André, Bolsonaro disse que não vai se vacinar! Você quer pragmatismo maior do que esse pra mostrar que ele é contra a vacina? Além disso, foi ele quem atacou a Coronavac e lançou dúvidas e desconfiança sobre as outras vacinas...

    6. Andre não sabe quando é colocado diante de algo incognoscível. Eu na verdade iria rir dessa sua cara fazendo algo como a experiência do gato na caixa. Mas vc e os demais bolsonaristas não iriam entender, pois inteligência não é o forte de vocês. Então tenho que me nivelar por vocês para ser mais didático

  59. O desvio de caráter de Bolsonaro faz eco em milhares de brasileiros, cujos horizontes não vão a 1 palmo de seus umbigos. Numa sociedade movida pela ética e bons costumes, Bolsonaro e toda essa classe política bisonha, já teriam sido apeados do poder faz tempo.

  60. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.frontliner.com.br/prometer-vacina-em-2020-e-grave-desservico-ao-publico-avalia-presidente-da-merck/&ved=2ahUKEwiI9LzirentAhW1I7kGHUsdA8EQFjATegQIGhAB&usg=AOvVaw0Eh_aHKr-ghso6F_fUNC4a

    1. Andrezinho, Andrezinho. Escreve olhando no espelho Vai chorar de novo? Eu humilho você toda vez e você insiste e agora chora pelos cantos como uma criança birrenta. Vai chorar no colo do Bolsonaro.

    2. Conversa de botequim de lado, quando estiver lá avisa, até lá estuda.

    3. Mas aí Andre eu vou ganhar duas vezes. Já imaginou ser remunerado por humilhar vocês. Seria o trabalho dos sonhos. Rararararara

    4. Manda lá teu cu- rico-lo quem sabe demitem ele é te contratam.

    5. Andre já fiz o contraponto disso três vezes. Está ficando cansativo. O CEO da MSD está posicionando seus produtos no mercado e para isso está confundindo pressa com rapidez. Empresas com Pfizer, Janssen, AstraZeneca... sairam na frente.Já pedi que você e os demais idiotas úteis bolsonaristas me respondam: SE O BOLSONARO E OS SEUS SEGUIDORES ADVOGAM CONTRA AS VACINAS, POR QUE O PRESIDENTE DESTINOU 20 BI PARA A COMPRA DAS MESMAS? Não vivemos um cenário de sobra de recursos. E então?

  61. Não consigo entender o que nós fizemos para merecer esse pesadelo, de País do futuro, passamos a pária internacional, e o pior é que há sempre apoiadores, idiotas úteis ou mercenários $$$$.

    1. Além de negacionista, tosco e sem noção, ainda fica embarreirando a vacina. O país não não aguenta mais.

  62. Diogo, li bastante vc na Veja. Diante dessa sua $eletiva virulência, que todos $abem o$ motivo$, resgatei um texto seu. Não é que vc tenha envelhecido com amargor ou senilidade, mas sim que ao alugar suas letras, tornou-se apenas um destilador de ódio, pensando com a própria bílis. Lamentável. Desejar o impedimento do Bolsonaro está na pauta que vc se obrigou, quando monetizou seu vernáculo. Hélio do Estadão deseja a morte de Bolsonaro, Betti lamenta a imprecisão da facada. Patético, Diogo!

    1. Querido Sr LOURIVAL.. Escrevi e, insisto, gostaria mto de entender seu pensamento.. mas da forma como escreve.. é dificil.. deve ser minha mente.. kkkk Se for explicar o SIGNIFICADO de um termo, faça-o de forma consistente.. e, não esqueça, contextualize-o.. sem o q terá tantos significados qto se queira.. port. é um idioma mto flexível.. RESGATAR, todos sabemos OS SIGNIFICADOS q pode ter.. Apenas q, no seu texto ele uma posição quase de suspense.. e então.. broxa.. total. Sinto. Tente de novo.

    2. Lourival até que às vezes escreve bem. Deve ler muito. Agora caiu numa crise ezistencial: "Ser ou não ser". Acho Lourival que situação é um case para a psiquiatria. Enquanto a imensa maioria que votou no Bolsonaro, depois da incompetência e a explícita sociopata que ele apresenta, abandonou o barco racionalmente, vocé que não votou no Bolsonaro subiu no barco para fazer parte da banda, que vai entretendo os ratos enquanto o barco afunda. É isso mesmo.

    3. Lourival — Então o seu caso é muito pior do que eu suspeitava. Você é um anti-Bozista que se transformou em Bozista mesmo apesar de todas as evidências das atividades corruptas e genocidas do Bozo. Procure um psiquiatra o mais rápido possível.

    4. Nádia, as piruetas da sua mente embotada fazem inveja às praticadas por sua xará mais famosa, a romena Comaneci. Resgatar um post é para comparar a linha de pensamento sobre assuntos relevantes, em face da pobreza vassala de hoje. Diogo é dos que sim sim alugaram suas letras, embora saiba que o resultado de pancadaria de dois anos é rigorosamente pífio. Não votei no Bolsonaro, mas vc, Diogo, Betti, Hélio, Chico Alves, Diogo Schelp, Sakamoto e afins sabem que o efeito está sendo inverso.

    5. kkkk p/criticar mainardi escreva um pouquinho melhor. Isto não é uma crítica vazia.. é q gostaria mto de entender o q escreveu. Qdo refere ter resgatado um texto, pensa-se q vai provar com ele a "monetização" por mudança de posição ou sei lá... mas nada, só cita. E vai em frente.. sem consequências o seu resgate. Nem uma critiquinha q seja. Tendi não. Agora, fala sério, monetizar a palavra.. escrita ou empenhada? kkkk brinks. Para ñ ser pago por seu trab, Diogo deveria ser pedinte? Q q cê acha?

    6. Lourival, o cara que não consegue manter uma minúscula cadeia de pensamento dedutivo. Acho que você é hoje o que eu mais humilho. IMPEACHMENT JÁ!!!!!!! FORA BOLSONARO O SOCIOPATA! FORA BOLSONARO O ESTELIONATÁRIO ELEITORAL! FORA...Já entendeu né. E como sei que todos nossos debates terminaram com você humilhado, só lhe resta colocar o rabo entre as pernas e sair a francesa...Não é?

  63. Bolsonaro age como se fosse um completo imbecil quando o assunto é COVID? Sim, é claro! Mas não se esqueça da corja de governadores igualmente estúpidos disputando uma corrida maluca de insanidades e arbitrariedades contra a população.

    1. Amigão BOLSONARO NÃO age como um imbecil ele é o IMBECIL

    2. Lourival você ontem citou a famosa frase do Umberto Eco: "a internet deu voz a todos, inclusive aos odiotas". Eu, com todo respeito ao autor do livro O Nome da Rosa reformulei: a internet deu voz aos Lourivais, mas sempre existem os Paulos para chutarem os seus traseiros. E agora você cita a Rede Social como referência...Cara por que você gosta tanto de ser humilhado?

    3. Tá tirando seus conterrâneos de idiotas? Acorda meu!

    4. Bem lembrado, Paulo. Isso sem contar que mesmo o Diogo, ao alugar suas letras, sabe que o STF decidiu serem os Governadores e Prefeitos os GESTORES do enfrentamento à Pandemia. Não por acaso, é nas portas de muitos deles que a PF bate às manhãs. É covardia mequetrefe de um sujeito que tem certo talento para escrever, vender sua opinião em troca de uns caraminguás, achando que as pessoas não pensam. Os brasileiros isentam Bolsonaro pelas mortes, conforme diz a Folha. Redes sociais falam, Diogo.

  64. Estou esperando acordar desse pesadelo...a ruindade no geral...no Brasil inteiro está aumentando. Ver gente defendendo esse desgoverno...aceitando as barbaridades que ele diz...tem até gente burra o suficiente para aplaudir...é demais.

    1. Enio Mainardi com 85 anos de sabedoria , não era burro mas um gênio.

  65. Do grande Enio a frase" o que vocês preferem, morrer de "vírus chinês" ou de fome? Lutou brava mente por anos contra um câncer, recém recuperado de uma pneumonia e segundo jornal Farol da Bahia foi internado com suspeita de covid porém com exames negativos, segundo o farol da Bahia (????????) Apoiava Bolsonaro e deixou de apoiar Moro após a sua saída. Criticava a OMS e também o governador Doria.

    1. O Ênio deve estar se remexendo na cova... de desgosto por ter gerado um tarado, um louco, um psicopata... Talvez não seja bem assim, Ênio... Ele criou essa imagem para ganhar uns trocados no Brasil e gastar na Itália. Aqui os imbecis o aplaudem ...na Itália ele não consegue tal proeza.. requiescat in pacem, Ênio!

    2. Andre, fiquei pensando em ignorar isso. Algumas vezes é difícil combater vocês. Lá no início usaram uma declaração do Dráuzio Varella. Eu Andre, analiso isso como um sinal de desespero. Até na guerra tem regras. E isso que vc está fazendo é combustível para eu fazer o que venho fazendo: usar parte do meu tempo para chutar as suas bundas..E cada vez tenho mais prazer nisso.

  66. Concordo. "A gente é de uma época em que era povo contra políticos, e não POVO CONTRA POVO defendendo políticos". (Renan, canal Mundo sem Fim, 24/12/20). Pena o povo estar infectado pela indolência moral e a cegueira política.

    1. Parabéns Paula pelo seu otimismo nesse momento crítico que vivemos. Não devemos perder a fé e a esperança em dias melhores.

  67. O covid-19 deveria ter ceifado sua vida, e não a de seu pai, seu língua de trapo. Pelo menos, hoje, você não estaria garatujando esse monte de merda nesse pasquim nojento, chamado Crusoera.

    1. Suzete, o cabresto ainda não chegou até você. Quando chegar, abaixe a cabeça que me encarrego de colocá-lo.

    2. A que ponto chegamos. Militantes bolsonaristas assinando a Crusoé para ataca-la? Dessa idiotice toda há uma vantagem. O referido senhor está pagando a assinatura? Ou é a SECOM? Vai em frente Diogo penso exatamente como você. Votei em um mentiroso que mostrou ser o pior dos piores. E como Raul Seixas cantou eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. De lagarto sai uma borboleta consciente e bela. Parabéns Diogo. Só se atiram pedras em árvores que dão bons frutos. Deixe os capachos falarem.

    3. Tá cheio de leitores Bolsoantas que só fizeram assinatura para esculhambar a Crusoé acredito que estão levando uma ponta para alavancar o capitão imbecil seu pelotão de moleques e exército de antas amestradas

    4. Entendo que isso é uma ameaça ao jornalista. Valeria um processo para responder em juízo pelos seus atos e pagar uma bela indenização!

    5. Rapaz, e por que você está aqui, lendo os artigos? Você não tem caráter.

  68. Há muitos impeachments necessários que não andam ou são propostos. De políticos ladrões, de ministros do STF, de presidente inepto e incoerente. Nem o Muda, Senado se ouve mais. Acho que Deus considera que a culpa é nossa mesmo. E será assim até quando deixarmos, sendo os frouxos que somos.

  69. No dia de hoje, inspirado no texto do sempre incrível Diogo, vou me permitir sintetizar a filosofia de Jesus Cristo em: BONDADE PARA COM OS FRACOS. Bolsonaro sempre está falando em Deus...Seria oportuno alguém dizer a ele que as suas atitudes tem haver com um filósofo chamado Friedrich Nietzsche e eu sintetizo.a filosofia dele como: A BRAVURA DOS FORTES. Mais de 190 000 já morreram. Não foram fortes como o presidente e seu asseclas. A força deles está em cada um de nós agora...

    1. E SERÁ O COMBISTIVEL PARA CHUTAR ESSE SOCIOPATA DA PRESIDÊNCIA.

  70. Usando a F. Young para uma descrição perfeita de um bozista: O bozista manda cimentar o quintal e ladrilhar o jardim. Gosta de frases de efeito e piadas de bicha. Chuta o cachorro, chicoteia o cavalo e mata passarinho. Despreza a ciência, porque ninguém pode ser mais sabido que ele. É rude na língua e flatulento por todos os seus orifícios. Recorre à religião para ser hipócrita e à brutalidade para ser respeitado. Quer andar armado. Atacam como hienas e se escondem como ratos! Zurrem Bozistas!

    1. Tião..isto é on máximo que você consegue zurrar? Sai desta mediocridade rapaz. Largue o Bozismo. Esta ideologia está te matando.

    2. Falou a vóz da ignorância, o sabe tudo é mais um pouco, o filósofo amante e saudosista da esquerda no poder........kkkkkkkkk......

  71. Diogo, você sempre enxerga na frente, me lembro que sempre teve o pé atrás com o bolsonaro, estelionatário da eleição. Você e o Mário fizeram O ANTAGONISTA, O MELHOR SITE DE JORNALISMO (entre os melhores do mundo) e a MELHOR REVISTA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO (do Brasil, entre as melhores do mundo); defendo O Antagonista e a Crusoé de unhas e dentes; são honestos e primam pela verdade. Parabéns. Feliz Natal, Diogo, sou sua fã, muitas realizações e alegrias para vc e sua familia.

  72. Diogo, muito bom. Entretanto, eu fui melhor do que você. Eu previ o efeito devastador da pandemia no Brasil desde fevereiro, antes dela chegar ao país.. Naquele momento, os bozistas já se mostravam negacionistas e genocidas. O Brasil se curvou a ignorância e mediocridade bozista. O resultado é este: país caminhando forte para as 300 mil mortes, sem vacinas, sem agulhas e sem um cronograma para vacinar todo mundo. Os brasileiros aceitaram a ideia de que tudo é obra divina! Nem Darwin salva!

    1. Tião, eu sei mas não passo os números da Mega-Sena. Qual a razão? Simples! Dinheiro na mão de gente medíocre será usado para causar mal aos outros. Nyco, saia do seu sobrenome.

    2. Zezinha sabe tudo e um pouco mais, quais numeros vão ser sorteados na MegaSena da Virada?

    3. Zezinha escute! ... Qualquer pé-de-chinelo consegue ser melhor que o mainardi fujão.

  73. Como as coisas mudam ?? Interessante é que até o momento ninguém são, responsabilizou a China por nada. É tendencioso dizer que o senhor também vendeu se para amidos chinesa??? Vejo todos os dias pessoas passando fome, desempregadas, sem esperança. Fico com mais ódio ainda quando vejo Hordas de idiotas na praia, sem máscara, em bares. Mais ódio ainda tenho em saber do número de mortos por tuberculose. Acorda Mainardi

  74. DISCORDO TOTALMENTE DE DIOGO,APESAR DE SUA PERDA PESSOAL É APESAR DA POSTURA ERRONEA DE BOLSONARO. A PANDEMIA INDEPENDEU DA POSTURA DOS SEUS LIDERES É SO VER ITALIA,FRANCA,INGLATERRA ,ALEMANHA ETC TODOS ATÉ PIORES QUE O BRASIL EM TERMOS PROPORCIONAL. OS DESMANDOS DO PRESIDENTE TALVEZ MEREÇAM SEU IMPICHAMENTO. USAR A PANDEMIA É SIMPLISTA E NÃO VERDADEIRO

  75. Não vai ter revolta nenhuma. Brasileiro é banana. O que já aconteceu é mais que suficiente para ter guilhotina na Praça dos Três Poderes, com caçamba para as cabeças.

  76. Não vai ter revolta nenhuma. Brasileiro é banana. O que já aconteceu é mais que suficiente para ter guilhotina na Praça dos Três Poderes, e uma caçamba para as cabeças.

  77. Que seja realidade a virada! Nosso presidente é uma coisa estranha, um ser desprezível, asqueroso, inconsequente.! Lula era um rato, Bolsonaro é um verme...

  78. Diogo, respeito sua dor. Mas, como jornalista, vc está ciente de q o PR sempre foi contra o "fecha tudo". Entraram com ação no STF e este delegou aos governadores e prefeitos a prerrogativa do "lockdown". Bolsonaro? Deu uma de Pilatos: lavou as mãos. Fecharam tudo pra "salvar vidas". E a PF só prendendo os "salvadores". Só no Consórcio Nordeste foram US$ 10 milhões. Depois, abriram tudo. Povo nas ruas e praias; "paredão", na Bahia; "bailes funck", no RJ. Pessoas circulando com e sem mascaras...

    1. Concordo. Além disso, cite-se o estado de São Paulo como exemplo, conta com 25% das mortes por COVID. Doria fez o que quis e o que não quis em nome da ciência e as mortes estão aí. A rejeição ao PR é alta no estado portanto supor uma interferência de Bolsonaro em SP seria pueril.

    2. CONCORDO ,É ISTO MM,FORA ELEIÇÃO QUE INTERESSAVA A TODOS.TUDO PRÁ NÃO MUDAR NADA

  79. Sim..estamos devastados..arrasados..humilhados.Que monstro é Bolsonaro..impeachment..que 2021 venha para nos trazer saúde e força..para dar o troco neste presidente asqueroso

  80. A sabotagem às medidas de prevenção contra a Covid foi conveniente ao governo. Afetando mais fortemente os idosos e os mais pobres ela atende aos propósitos do governo de redução do déficit da previdência (eliminando os idosos) e da redução da pobreza (eliminando os pobres)

  81. Reitero: Diogo, a sua obsessão o está levando ao delírio. Vejamos, nos países com isolamento social o vírus se espalha. Vide a Alemanha. O dilema do Bolsonaro era evitar que os que vivem do dia a dia do trabalho não morressem de fome. Você, Diogo, que vive nababescamente, não entende isto....

    1. Martim, Diogo merece viver nababescamente por ser um cidadão que TRABALHA. Elementos como esse presidente que você defende, que há trinta anos é sustentado por você e todos os cidadão honestos, assim como seus três filhos, são a escória da sociedade. Vagabundos e corruptos.

    2. Karenina o cara tá delirando não. É a capacidade de compreensão que está ausente. Fanatismo cega !

    3. Só tenho um conselho a lhe dar: ouça Bóris Johnson e leia sobre a Suécia. Vc está delirando, amigo.

    1. Ô chapa.. basta tu leres aqueles dizeres que rolam lá em cima assim que clicas no texto que escrevestes. Isso fará com que sejas menos tapado.apscosta/df

    2. Se tivesse um mínimo de cérebro, saberia que os comentários são MODERADOS, daí a DEMORA em aparecer. Se fosse censura, não apareceriam nem depois de 24horas.

  82. A virada de 2021 vai ser aquela no travesseiro; vira pro outro lado e volta a dormir, quem sabem a gente sonha que o Brasil nem existe. Não tenho nenhuma ilusão pra 2021, muito menos pra 2022. vamos eleger outro bosta!

  83. BOLSONARO e seus MILITARES VASSALOS BOICOTAM AS VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  84. Eu não acho que pode ter trégua onde temos três poderes onde um é pior que o outro, um legislativo que não trabalha e trava tudo e ainda seus presidentes não passam de dos fofoqueiros que somente pensam no "seu umbigo".Pior de tudo para o novo presidente da camara e do senado serem os acusados de corrupção da lava jato. No judiciário temos no minimo cinco juízes que querem enterrar a lava jato e dois suspeito Alexandre de Morais Rosa Weber. Na segunda turma tem três ministros contra a lava jato

  85. Também acredito nisso, Diogo. Temos de continuar fazendo ferrenha oposição porque somos patriotas e a verdade está conosco. Repito aqui o bordão do José Nêumanne: “Só a verdade nos salvará.”

  86. votei no jair excremento . fui enganado junto com milhoes de brasileiros , mas quando vejo que o VERME conseguiu enganar até SERGIO MORO. me sinto ainda mais revoltado. EM 2022 temos de ESCORRAÇAR esses VERMES.

    1. Data venia, se enganaram porque quiseram. A excrecência estava sobejamente demonstrada. Ele não surgiu do nada, NADA foi o que ele fez nas 3 décadas anteriores. Acreditaram no coelhinho da páscoa, agora é tarde.

    2. Vamos escorraçar esses malditos em 2022!! Tb acreditei e votei nesse genocida em 2018!! Bolsonaro e PT nunca mais!!! Moro2022

  87. Concordo Diogo. Parabéns pela Crusoe e OAntagonista que fazem jornalismo sério. Infelizmente temos uma turma de imbecis, doentes mentais que por algum motivo$$ babam este presidente. Espero que 2021 algum magistrado mande prender o filho dele nem que seja por 1 dia. Justiça tarda mas não falha.

  88. PEEEERRRRRRFEITO, DIOGO MAINARDI!!!! Nós os decentes sobreviventes, em nome próprio, em nome e pelos decentes que se foram, faremos a virada e faremos sobreviver a espécie de DECENTES BRASILIENSES. Pode-se apostar!!!! Uma discordância: o sentimento de revolta e ojeriza das pessoas não morreu: todos nós, os reagentes, o atestamos. A subespécie dos acéfalos indiferentes, frios e perversos se extinguirá, a começar pelas presenças baixas abaixo. PODE-SE APOSTAR!!!!

    1. FELIZ NATAL, FELIZ GERAL, É O QUE DIREMOS EM 2022!!!! É provável que comecemos mesmo a dizê-lo bem antes!!!!

  89. Realmente, Diogo, vc atingiu o estágio máximo da imbecilidade. Esta é, graças a Deus, minha última msg pra vc. Qdo assinei a Crusoé, 2 anos atrás, ainda ñ era a CrusoLIXO de hoje. Vc vendeu a tua alma, perdeu a dignidade. Tomara que os jagunços do Carniça te achem e terminem o serviço. Vc não fará a menor falta, Será lembrado como um pseudo jornalista. O Oswaldo Eustáquio e o Allan dos Santos são mil vezes melhores que você que tem o topete de chamá-los de blogueiros. FODA-SE, Diogo! Vá à PQP!

    1. Agora vc nos deu seu presente de Natal, Alberto: saber que não vamos mais ter vc por aqui, destilando ódio e insanidade. Vá com Deus, que um dia vc consiga enxergar o quanto precisa de uma terapia. Adiós, muchacho!

    2. Este Alberto é tão desequilibrado quando Bolsonaro. Sabe que não tem razão. Total desrespeito a opinião dos outros. Haja gado neste Brasil.

    3. Ganha quanto Alberto para denegrir imagem do Diogo Mainardi? Deixa de ser imbecil e apenas respeita opinião do colunista. Se não gosta revista assim a Carta Capital e vai ver programa Silvio Santos ou Universal

    4. Assinaste teu atestado de burrice e de insanidade, meu caro!

    5. Allan dos santos só quer poder,tá toda afetada com a prisão de Osvaldo e o Bozo calado.o povo vai dar a resposta.Isso se o congresso evSTF não chutarem esse genocida antes.lixo humano ,patinando no esterco produzido por vcs bois cegos

    1. Verdade ,DIOGO é um jornalista menor ,pretensioso e ressentido

    2. o pai dele e + 190 mil brasileiros.e contando......acorda povo .esse lixo só tem o centrão pra se segurar.2022,se chegar lá,é lata do lixo da história,de onde nunca deveria ter saido

  90. Não perdi nenhum ente querido mas me solidarizo com os que perderam, ao contrário do nosso presidente, que não se solidariza nem faz a sua parte como a maior autoridade do país. É lamentável constatar que o número de contaminados só cresce e a cada dia enterramos mais e mais vítimas do descaso, da ignorância e da hipocrisia!

  91. Até parece que esse mainardi CANALHA está preocupado com os brasileiros. No íntimo ele quer que morra o dobro só para culpar o PR. O calcinha justa deve estar pagando bem.

  92. Porque você não fala dos porcos comunistas chineses, que mataram seu pai e milhões no mundo todo? Você e pago pra ficar calado? Ou é um comunista a serviço do partido? Lamento a morte do seu pai. Quer justiça? Mate um China.

    1. "mate um china"? Que comentário mais idiota! Típico de um nelori.

  93. Aqui está uma "plantonista". Para salvar ou não situações, me atualizar ou simplesmente ler. Não comemoro o Natal.Tenho outra religião. Mas , respeito. E é com este mesmo respeito que desejo que o acontecimentos de 2021 sejam os melhores para o Brasil.

  94. porque você nada fala sobre quem provocou esse holocausto? Os porcos comunistas chineses lhe pagam, ou você não tem coragem? Que merda de repórter e você?

  95. Toda minha solidariedade a vc! TB não vejo outra alternativa a não ser acreditar em milagres para 2021, pq este ano foi um pesadelo com esse desgoverno.

  96. Bolsonaro precisa ser julgado. Jamais esqueceremos que boicotou todas as ações necessárias para conter pandemia. Agiu de forma consciente. Ele foi informado da gravidade da situação.

  97. Não vejo muita mudança até metade de 2021. Arrancaram nossas esperanças de qualquer coisa pela raiz, seja na política, na economia e, principalmente, na saúde. Sinto a mesma raiva que você, Diogo. Por favor, se cuide e todo o desejo de um ano mais suave e alegre, com saúde, a vc e seus familiares.

  98. Meu palpite: 2021 será o ano da prisão de Flavio Bolsonaro. Será também o ano em que Fabrício Queiroz vai falar, isso se não acabar como PC Farias. Será o ano em iremos estourar o teto de gastos. Será o ano em que Paulo Guedes irá jogar a toalha. 2021 será o fim da era Bolsonaro. Amém.

    1. Deus te ouça. E que prefeitos e governadores passem atropelem o gov federal e agilizem as vacinas!

  99. >> Vamos botar o "gripezinha" pra correr. .. E que a "corrida" tenha como ponto de chegada a cadeia. ... Mas há os "plantonistas". ... Certo "bispo" foi salvo não por Deus, mas por quem estava de plantão.

    1. Perfeitamente coerente os palpites do Alessandro. Somando - se a isso , ao início da vacinação , onde poderemos retornar às ruas

Mais notícias
Assine
TOPO