FelipeMoura Brasil

As decisões petistas de Bolsonaro

28.02.20

“Ele está enfrentando a esquerda corrupta e sanguinária por nós.”

A frase é uma das legendas do vídeo de convocação da manifestação de 15 de março, compartilhado via WhatsApp, como revelou Vera Magalhães, pelo presidente Jair Bolsonaro — que, mesmo tendo sido deputado federal por 28 anos, acrescentou como lema do ato a seguinte mensagem:

“O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre.”

No fim de 2019, os “políticos de sempre” do PT, partido mais representativo da “esquerda corrupta” a que se referem os bolsonaristas, votaram a favor da divisão da primeira instância do Poder Judiciário em duas, ajudando a aprovar a criação da quinta instância no Brasil. Conforme o texto da lei, o chamado “juiz das garantias” passa a comandar a fase de investigação, enquanto um juiz de instrução e julgamento fica responsável pela ação penal aberta, incluindo a sentença.

Foram favoráveis à medida todos os deputados federais do partido de Lula, condenado em dois processos (triplex e sítio) dos nove em que ainda era réu.

São eles:

– Afonso Florence (BA);
– Airton Faleiro (PA);
– Alencar Santana Braga (SP);
– Alexandre Padilha (SP);
– Arlindo Chinaglia (SP);
– Assis Carvalho (PI);
– Benedita da Silva (RJ);
– Beto Faro (PA);
– Bohn Gass (RS);
– Carlos Veras (PE);
– Carlos Zarattini (SP);
– Célio Moura (TO);
– Erika Kokay (DF);
– Frei Anastacio Ribeiro (PB);
– Henrique Fontana (RS);
– José Airton Cirilo (CE);
– José Guimarães (CE), cujo assessor José Adalberto Vieira foi preso em 2005 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100.000 dólares na cueca, além de outros 209.000 reais guardados em uma maleta;
– José Ricardo (AM);
– Joseildo Ramos (BA);
– Leonardo Monteiro (MG);
– Luizianne Lins (CE);
– Marcon (RS);
– Margarida Salomão (MG);
– Natália Bonavides (RN);
– Nilto Tatto (SP);
– Odair Cunha (MG);
– Padre João (MG);
– Patrus Ananias (MG);
– Paulão (AL);
– Paulo Guedes (MG);
– Pedro Uczai (SC);
– Professora Rosa Neide (MT);
– Rejane Dias (PI);
– Rogério Correia (MG);
– Rubens Otoni (GO);
– Rui Falcão (SP), ex-presidente do partido;
– Valmir Assunção (BA);
– Vander Loubet (MS);
– Vicentinho (SP);
– Waldenor Pereira (BA);
– Zeca Dirceu (PR), filho do mensaleiro José Dirceu, condenado também pelo petrolão.

Jair Bolsonaro podia ter exercido o seu direito constitucional ao veto, contrariando o PT. O presidente, porém, sancionou a criação do juiz das garantias, contrariando Sergio Moro, que havia lhe recomendado o veto. Bolsonaro também preferiu compactuar com o PT ao sancionar limitações à prisão preventiva e à delação premiada. Nesses casos, o presidente ainda contrariou nota técnica assinada por duas subprocuradoras-gerais da República: Luiza Cristina Frischeisen e Maria Iraneide Facchini.

Resultado: o delator agora é obrigado a relatar apenas ilegalidades que tenham ligação direta com os fatos investigados, enquanto a prisão preventiva depende de prova “de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”, deve ser motivada por “fatos novos ou contemporâneos que justifiquem a aplicação da medida”. Além disso, o juiz tem de reanalisar a cada 90 dias as ordens de prisão e não pode mais decretar de ofício (sem ser provocado) medidas que a incluem. Tem mais: caso seja inviável aplicar medidas alternativas, a justificativa deve ser fundamentada de forma individualizada e, caso um investigado esteja preso, o inquérito sobre ele só poderá ser prorrogado uma única vez por 15 dias — caso exceda o prazo, o suspeito deve deixar a cadeia (não importando se os esquemas investigados são complexos e demandam maior tempo de apuração).

Para as subprocuradoras que haviam recomendado pontos de veto, “a exigência de demonstração do perigo gerado pelo estado de liberdade”, por exemplo, “inviabilizará a prisão para evitar a simples fuga do investigado ou réu, já que a fuga, por si só, não implica perigo, embora frustre a aplicação da lei penal, gerando impunidade.”

“Ademais”, escreveram elas, alertando contra a blindagem de corruptos e lavadores de dinheiro, “esta previsão tende a restringir a prisão preventiva aos casos de crimes violentos, inviabilizando a prisão do colarinho branco, cujo crime pode ser extremamente danoso, porém sua periculosidade nem sempre é enxergada como tal, pelo fato do seu crime de ofender direitos difusos, ao contrário dos crimes violentos, que atingem direitos individuais e, por isso, o perigo, nos crimes cometidos pelos ricos e poderosos, tende a não ser perceptível, embora definitivamente existente.”

As subprocuradoras ainda alertaram que o item sobre delação “restringe a eficácia do instituto e, por conseguinte, os bons resultados decorrentes dele”, pois “uma das principais razões dos expressivos resultados de grandes operações foi a possibilidade de realizar acordos de colaboração premiada que levaram a descoberta de vários crimes sem relação com os fatos inicialmente investigados, os quais foram, posteriormente, desmembrados e encaminhados aos juízos competentes”.

Além de Bolsonaro ter sancionado três sonhos do PT de uma só vez, o advogado-geral da União, André Mendonça, nomeado pelo presidente e cotado por ele para preencher uma vaga no STF, ainda defendeu em parecer ao Supremo o primeiro deles. Amigo e até organizador de livro em homenagem ao presidente da Corte e advogado de carreira no PT, Dias Toffoli, que defende a constitucionalidade do instituto do juiz das garantias, Mendonça alegou que a criação desta figura prestigia e assegura a “imparcialidade”. É a mesma alegação do deputado federal petista Paulo Teixeira, que propôs a emenda com Margarete Coelho (PP-PI) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

A narrativa de que Bolsonaro “está enfrentando a esquerda corrupta” — quando o governo dele compactua com o PT e as suas linhas auxiliares nos pontos legislativos mais sensíveis sobre a investigação de todos os corruptos — é uma retórica enganosa usada pela militância bolsonarista, em sua enésima tentativa de atribuir ao presidente uma valentia moral que ele não tem demonstrado em decisões convenientes, cujas intenções se tornam inevitavelmente suspeitas, considerando que seu filho 01, Flávio Bolsonaro, é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso da rachadinha de gabinete na Alerj e que existe, em tese, o risco de delação e prisão de seu ex-assessor (e amigo há décadas de Jair) Fabrício Queiroz – o homem que centralizava o recebimento de parte dos salários dos demais assessores de Flávio e que transferiu pelo menos 24 mil reais para a conta da atual primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A tentativa bolsonarista de culpar o Congresso Nacional até pelas sanções presidenciais, mesmo com o presidente condecorando Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, além de Toffoli, por “notáveis serviços à Advocacia-Geral da União ou aos órgãos a ela vinculados”, é semelhante à tática cínica de chamar de “nova esquerda” quem critica Bolsonaro por compactuar com a esquerda: só engana os brasileiros ingênuos e/ou mal informados. Se Jair Bolsonaro, num surto de valentia moral, tivesse vetado juiz das garantias e limitações à prisão preventiva e delação, esbravejando na véspera do Natal que “nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, seria mais fácil para a militância fazer os brasileiros conscientes acreditarem que ele tem combatido os corruptos. Mas quem soltou a frase que desencadeou a manifestação do dia 15 foi o general Augusto Heleno, referindo-se às pressões do Congresso contra o veto presidencial à proposta que obriga o governo a executar 30 bilhões de reais em emendas, cuja destinação seria definida pelo relator do Orçamento (de acordo com os interesses eleitorais dos parlamentares, claro).

Assim como ocorria no embate entre tucanos e petistas, o enfrentamento em jogo, portanto, é novamente em torno de cargo e dinheiro. Em matéria de blindagem, Bolsonaro, PT e demais “políticos de sempre” estão juntinhos.

Por eles próprios, claro, não por nós.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. BolsoNero e Lulaladrão são irmãos gêmeos univitelinos, filhos da mesma mãe -a corrupção e do mesmo pai-o ignorante sem caráter.

  2. Nosso Presidente é limitado. Duvido, entretanto, que Felipe, ou outro qualquer, saiba EXATAMENTE o que Bolsonaro tem passado entre as 3 hienas. O trio Maia, Alcolumbre e Toffoli. Bolsonaro não é somente chantageado, é tb sabotado. Cansa de ficar na merda porque para cada decisão que tome, vetar ou não, por exemplo, existe uma resposta que é SEMPRE ruim. E está amordaçado pelo sistema. Maia, todos os dias critica o presidente ou algum ministro, mas basta dizer-lhe que está gordo. É Atentado !

    1. se ele queria sossego deveria ter ficado mais uns 20 anos como deputado !! Agora está lá pra defender os interesses do povo e não dos corruptos do centrão e cia.

    2. Realmente,é o que o Presidente enfrenta,as hienas,urubus,jararácas (Lula) e o pior,a Imprensa mais podre de que se tem notícia na história do Brasil.

  3. Que DIFERENÇA faz ter suas LIBERDADES INDIVIDUAIS VIOLADAS pelo ESTADO ou por INDIVÍDUOS que se APROVEITAM da INCAPACIDADE ou GARANTISMO do SISTEMA JUDICIAL? A ESQUERDA NÃO É A MAIOR AMEAÇA QUE EXISTE A UMA DEMOCRACIA PLENA, pois ao CONTRÁRIO DA EXTREMA DIREITA, ela se APRESENTA EM PELO DE CORDEIRO?

  4. O que é MELHOR: DEMOCRACIA ou AUTOCRACIA? Se um SISTEMA TOTALITÁRIO for CAPAZ de entregar maior RIQUEZA MATERIAL a um CUSTO HUMANO MENOR, pq ele não se IMPORÁ sobre qq DEMOCRACIA ou SIMULACRO que NÃO CONSIGA ENTREGAR o mesmo nível de CONFORTO MATERIAL e PSICOLÓGICO? Ao longo da HISTÓRIA HUMANA a DEMOCRACIA é uma EXCEÇÃO, não a REGRA, ACREDITAR que SISTEMAS AUTOCRÁTICAS não possam VOLTAR À MODA é só INOCÊNCIA, SOBRETUDO devido aos DEFENSORES dos VIOLADORES DA LIBERDADE INDIVIDUAL ALHEIA.

  5. Como alguém tem que pagar pelo GARANTISMO, isto acaba por IMPLICAR que alguém deve bancar o EXCESSO DE LIBERDADE INDIVIDUAL do qual GOZAM os CRIMINOSOS, daqui a POUCO logo surge alguém dizendo que a SOLUÇÃO é ATIRAR INDISCRIMINADAMENTE pq a LEI NÃO SERVE PARA NADA. Não são DISCURSOS que se RETROALIMENTAM, se alternando no COMANDO DO GADO? O PÊNDULO OSCILA de um LADO PRO OUTRO sem jamais chegar no MEIO TERMO, com os "INIMIGOS" DIVIDINDO O PODER.

  6. Onde se busca criar EXCEÇÕES e OBSTRUIR A JUSTIÇA a depender do RÉU, nem uma DEMOCRACIA PLENA nem as LIBERDADES INDIVIDUAIS podem PREVALECER, o que haverá é uma SIMULACRO onde os INDIVÍDUOS não podem EXERCER A LIVRE INICIATIVA e o SEU LIVRE ARBÍTRIO pq são DEPENDENTES DO ESTADO e dos ILUMINADOS. No QUESITO FISIOLOGIA e DEPENDÊNCIA, EXTREMA DIREITA e ESQUERDA MILITAM NA MESMA CAUSA, só DISPUTANDO O GADO. Às vezes elas parecem DIFERENTES, mas são MAIS SIMILARES do que PARECE.

  7. FREQUENTEMENTE, as VÍTIMAS que SUPOSTAMENTE são DEFENDIDAS pela ESQUERDA não são VÍTIMAS DA CORRUPÇÃO DA ESQUERDA e dos ABUSOS das "VÍTIMAS" que VIOLAM as LIBERDADES INDIVIDUAIS ALHEIAS pq tem este DIREITO por serem VÍTIMAS DO SISTEMA? Portanto, se Bolsonaro tem TENDÊNCIAS AUTORITÁRIAS, ele não está MAIS À ESQUERDA do que se PENSA? Seja no ESTADO GARANTISTA, seja no ESTADO TOTALITÁRIO, LIBERDADES INDIVIDUAIS não são o CENTRO DE GRAVIDADE sob o qual as LEIS GIRAM.

  8. Na VERDADE, as GARANTIAS INDIVIDUAIS não raro são um SUBTERFÚGIO para se ESCAMOTEAR a VIOLAÇÃO SISTEMÁTICA da LIVRE INICIATIVA e das LIBERDADES INDIVIDUAIS. Um INDIVÍDUO ASSALTADO, ESTUPRADO, ASSASSINADO, não SOFRE uma VIOLAÇÃO de suas LIBERDADES INDIVIDUAIS? A CORRUPÇÃO ESTATAL não é uma AFRONTA tanto à LIVRE INICIATIVA quanto às LIBERDADES INDIVIDUAIS? Portanto, "GARANTIAS" INDIVIDUAIS que PROTEGEM INDIVÍDUOS que VIOLAM a LIBERDADE ALHEIA não são ANTIDEMOCRÁTICAS?

  9. Assim, chega-se à LENIÊNCIA DA ESQUERDA com a CORRUPÇÃO, pois devido ao seu VIÉS ANTIDEMOCRÁTICO e a CRENÇA de que os FINS JUSTIFICAM OS MEIOS, ela naturalmente é INCLINADA a RECORRER à CORRUPÇÃO para LUTAR contra os MERCADOS e automaticamente SUBVERTER a DEMOCRACIA. O APEGO DA ESQUERDA pelas "GARANTIAS" INDIVIDUAIS está exatamente no seu VIÉS ANTIDEMOCRÁTICO e a CRENÇA de que os FINS JUSTIFICAM OS MEIOS, não o RESPEITO à LIVRE INICIATIVA e às LIBERDADES INDIVIDUAIS.

  10. Mas uma vez que as CONDIÇÕES para a "REVOLUÇÃO" (TOMADA DO PODER) tenham se CONCRETIZADO, as GARANTIAS INDIVIDUAIS passam a ser um ESTORVO e precisam ser FLEXIBILIZADAS, APLICANDO-SE somente aos ACÓLITOS, porém não aos ADVERSÁRIOS e VOZES DISSONANTES que precisam ser CALADAS em NOME DA "REVOLUÇÃO". Sob a PRÓPRIA DEMOCRACIA, estas GARANTIAS já são FLEXIBILIZADAS, pq se APLICAM a aqueles que QUEBRAM AS LEIS, não aos que SEGUEM.

  11. A ESQUERDA está para ESPARTA assim como MERCADOS estão para ATENAS. A CONTRADIÇÃO é que a ESQUERDA se vale do RESPEITO à LIVRE INICIATIVA e às LIBERDADES INDIVIDUAIS para fazer sua PREGAÇÃO sob a DEMOCRACIA, mas o OBJETIVO é um só: CONQUISTAR O PODER. Basta ver que quando se trata de DEFENDER GARANTIAS INDIVIDUAIS em uma DEMOCRACIA, TODOS NA ESQUERDA são a FAVOR, pois é ÓBVIO que, se eles não podem TOMAR O PODER, devem ENGOLIR este CONTRATEMPO e UNIR-SE AO INIMIGO.

  12. É COINCIDÊNCIA que a MAIOR POTÊNCIA CAPITALISTA DA ATUALIDADE tenha ADOTADO a DEMOCRACIA como MODELO DE GOVERNO e ORGANIZAÇÃO DO ESTADO? É COINCIDÊNCIA que a Inglaterra, cuja MONARQUIA era MAIS FLEXÍVEL e MENOS INTERVENCIONISTA, tenha sido o BERÇO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, dando aos MERCADOS a PROTEÇÃO que estes precisavam quando ainda eram MUITO FRÁGEIS para se DESVENCILHAR do ESTADO e seu ÍMPETO de FREAR a LIVRE INICIATIVA e as LIBERDADES INDIVIDUAIS?

  13. Mas AO CONTRÁRIO do que ele PREGOU, as MASSAS NÃO SE REVOLTARIAM e TOMARIAM O PODER, pois o FIM DO ABSOLUTISMO foi a SUPERAÇÃO de um SISTEMA OBSOLETO e a SUBSTITUIÇÃO dele por um MAIS FLEXÍVEL e POTENTE. As MASSAS só ACELERARAM o PROCESSO IRREVERSÍVEL de DEMOLIÇÃO deste SISTEMA ULTRAPASSADO e DECADENTE. Marx conseguiu decretar o FIM e a SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO quando este MAL tinha NASCIDO. NEGOU os MERCADOS quando estes ainda eram IMBERBES e davam SEUS PRIMEIROS PASSOS.

  14. Entre LIBERALISMO ECONÔMICO e ESTATISMO, poderia até se dizer que FASCISMO e NAZISMO estão ao CENTRO, TOLERANDO a PROPRIEDADE PRIVADA, porém procurando a TODO CUSTO IMPEDIR o INTERCÂMBIO DE IDEIAS e CONTESTAÇÃO DA ORDEM ESTABELECIDA. Pelo VÍNCULO UMBILICAL entre ESCALA e ACUMULAÇÃO DE CAPITAL, o MERCADO é DISRUPTIVO e CONTESTADOR por NATUREZA. Sem NOVOS MERCADOS e PRODUTOS (INOVAÇÃO), realmente se daria o que Marx predisse: MONOPÓLIO.

  15. Não foi Atenas, CIDADE-ESTADO ABERTA e PUJANTE que tinha no COMÉRCIO a BASE de SUA ECONOMIA? Enquanto isto, SUA RIVAL, ESPARTA, tinha no PODER MILITAR sua FORÇA e uma ECONOMIA fundada na EXPLORAÇÃO de POVOS DOMINADOS, buscando ELIMINAR tudo que pudesse caracterizar AMEAÇA a esta DOMINAÇÃO, inclusive o COMÉRCIO, ATIVIDADE que requer INTERAÇÃO e TROCA DE PERCEPÇÕES HUMANAS. ESPARTA era ANTIDEMOCRÁTICA e como tal buscava evitar qq POSSIBILIDADE DE CONTESTAÇÃO ao SEU PODER.

  16. Aliás, se o CRITÉRIO fosse LIBERDADE e ACEITAÇÃO DO MERCADO, NAZISMO e FASCISMO seriam IDEOLOGIAS DE ESQUERDA, pq são claramente INTERVENCIONISTAS e ANTIMERCADO, até TOLERANDO a PROPRIEDADE PRIVADA, mas desde que CONDICIONADA à IDEOLOGIA e o ESTADO. MERCADO e DEMOCRACIA estão INTRINSECAMENTE LIGADOS, o que faz com que qq INDIVÍDUO PRÓ-MERCADO acabe tendo que ser PRÓ-DEMOCRACIA. Tanto que na GRÉCIA ANTIGA, qual CIDADE-ESTADO é conhecida por INTRODUZIR a IDEIA DE DEMOCRACIA?

  17. Em um ESTADO PERENE, são os SUCESSIVOS GOVERNOS que MOLDAM A SUPERESTRUTURA e a "PILOTAM". De modo CATEGÓRICO pode se dizer que a ESQUERDA constitui-se a MAIOR AMEAÇA ÀS DEMOCRACIA NO MUNDO. Mas pq? Pq a DIREITA, excluída a EXTREMA DIREITA (representada sobretudo pelo FASCISMO e NAZISMO), é essencialmente PRÓ-MERCADO. Em TERMOS de MEIOS e FINS a ESQUERDA está MUITO MAIS PRÓXIMA da EXTREMA DIREITA do que da DIREITA. Afinal, os FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS?

  18. O que é MELHOR: DEMOCRACIA ou AUTOCRACIA? Por LÓGICA PURA e MATERIALISTA: aquela que ENTREGA MAIS (FISIOLOGICAMENTE e PSICOLOGICAMENTE). Então é RAZOÁVEL que em um SISTEMA SOCIAL, o ARRANJO que envolve a SUPERESTRUTURA (ESTADO, MERCADO, GOVERNO, LEIS, RELIGIÕES) e o TECIDO SOCIAL é que determinaria qual REGIME é MELHOR, MATERIALMENTE e METAFISICAMENTE. Sendo assim, não haveria que se falar em REGIME MELHOR ou PIOR, mas GOVERNOS MELHORES ou PIORES.

  19. Chilique, estou tentando cancelar minha assinatura nessa porcaria de revista, me ajude a vencer a burocracia q vcs impõem aos assinantes... Livre-se de minha assinatura pq estou com nojo desse site podre....

    1. Não foi só o PT, foram vários partidos que votaram pelo juiz de garantias, que realmente é uma aberração para beneficiar corruptos. Se o presidente exerce o direito de veto, o Congresso em represália poderia paralisar o Governo. A chantagem existe desde o início e, apesar dela, o Governo tenta livrar o País desta crise causada por Governos anteriores. Bolsonaro deveria pedir uma intervenção para reverter todas as Leis criadas para benefício e proteção dos políticos para que todos fossem julgados

    2. Não consegue ler verdades sem ficar com as bochechas rosadas...quem está dando chilique é você, luizinho.

  20. Chilique, o tempo irá engolir cada porcaria que vc produziu, eu fiquei com nojo desse jornalismo do antagonista. Agora com vc ficou insuportável. Vá catar coquinho....

  21. As vezes fico com a impressão que o Pr veta para não bater de frente com o Congresso e depois torce para o seu veto ser derrubado pela oposição , assim fica dificil.

  22. Li e reli. Muito incomodado. O Brasil segue em risco, mas ainda vejo JB como o melhor Presidente, com a equipe mais capacitada.

  23. Compro grande parte do pacote do governo JB. Não todo, mas grande parte. Na pasta "JUÍZ de GARANTIAS", foi realmente decepcionante.

  24. O governo de Bolsonaro acabou sem começar. No primeiro mês de governo saiu o escândalo de seu filho e ali acabou tudo. Ele tenta desesperadamente disfarçar e conta com militantes aloprados que gritam muito mas o ditado eterno é : o grito é a arma de quem não tem razão.

  25. Bolsonaro e filhos, sem dúvida, são muito melhor que lula e filhos. Porem, ambos estão muito longe do desejável e necessário para o Brasil deixar de ser uma republiqueta dos bananas. Trocamos um ladrão mediocre e falastrão e ladrão por um mediocre falastrão e ainda, não ladrão.

  26. Isso é outra coisa que a gente pode até empurrar pra baixo do tapete mas que a reportagem expõe a ferida, ah, isso expõe. Votamos no homem mas... o pacote familiar...

  27. Porque não ataca o Botafogo que colocou o pacote anti-crime nas mãos de um notório defensor do crime?? Eu vejo em vc exatamente a figura esdrúxula que vc mesmo tanto ataca, a do extremista xiita que deseja um Rambo na presidência da República, sem respeito pelos membros do legislativo e judiciário (mesmo que estes não mereçam respeito algum) e pelas leis do país, fazendo apenas o que julga ser o certo. Tá vendo muita Netflix, Felipinho!! O presidente até hoje não desrespeitou as instituições!!

  28. O presidente foi deputado por 28 anos e sabe e, mesmo que vc não acredite nisso, respeita o funcionamento da casa. Que tipo de relacionamento vc acha que o presidente tem que ter com o Congresso ainda mais num assunto que cabe mais ao judiciário que ao executivo?? Que tal o presidente vetar todo o projeto anti-crime já que o mesmo foi todo aviltado no Congresso?? Que tal o presidente vetar TUDO que não estiver de acordo com o que ele acha certo?? E de que vale o veto se quebrado pela casa??

  29. Vc é um fanfarrão, Felipinho!! Parente do Nando Moura?? Não foram só os deputados do PT que votaram pelo juiz de garantias, A MAIORIA DA CÂMARA VOTOU PELO SIM!! Apenas PSL, NOVO, CIDADANIA e PODEMOS votaram fechados pelo NÃO, o PSDB quase inteiro idem (1 deputado apenas votou pelo SIM), mas não foram suficientes para barrar essa aberração incluída pelo relator Freixo do PSOL, indicado pelo Botafogo que tb votou pelo SIM. Foi uma decisão do Congresso, seu animal!!

    1. O teu mito condecorou o Botafogo, seu animal! Larga dessa cegueira deliberada e acorda pra vida!

    2. Presidente arregou, não é ele que vive se gabando que é o dono da bic? Pois seria uma boa hora para usar ela para o bem do povo brasileiro. Mas gado não pensa, gado rumina.

  30. Não existe ninguém perfeito, porém o presidente Jair Bolsonaro tem enfrentado uma verdadeira guerra contra os corruptos da imprensa, do parlamento, dos meios de comunicações, da cultura, etc. Tenho plena certeza que nenhum outro presidenciável teria essa capacidade.

    1. Ele se aliou aos corruptos quando chamou o centrão para apoiá-lo. Só assim não seria defenestrado com um impeachment. Até o Mega corrupto Roberto Jefferson o apoia, o Collor!!! Ele é um cínico de marca maior. Veja a lista de nomes dos aliados que ele está dando ministérios e pastas. A maioria está na lista de investigados pela justiça (Ciro Nogueira e Valdemar Costa neto). Com certeza nenhum presidenciável teria essa capacidade ridícula de passar vergonha. O centrão dá mas tbm tira.

  31. Verdade! Contra fatos e dados não há argumentos. Mas, mesmo assim, o dia 15 parece que será um grito contra o STF e suas abomináveis decisões e contra o Congresso ainda com uma carga assaz de venalidade. Bolsonaro, temos tempo ainda até 2022.

  32. Dentre os candidatos à presidência em 2018, a meu ver Bolsonaro não era o melhor. Conheço Bolsonaro bastante bem, pois há anos votava nele para deputado federal - por ser a única opção verdadeiramente anti-PT aqui no Rio. Achava q seu temperamento estouvado não seria apropriado num PR da República. Votei em Álvaro Dias no primeiro turno e em Bolsonaro no 2º, porque contra o PT eu votaria em QUALQUER UM. Mas convenhamos q, sem ter uma base sólida no Congresso, ele está fazendo o melhor possível

  33. Felipe, é muito triste ver vc se fazendo de desentendido para dizer o mínimo. O congresso, mancomunado com a grande imprensa, vem jogando cascas de banana no caminho do presidente e vc bem sabe disto, as alternativas que sobram ao presidente é mostrar isto à população e, neste caso específico, ele fez certíssimo pois o Juiz de garantias NO ECSISTE!! Ele desviou das bananas e largou o mico para o Supremo junto com o congresso. Jogada de mestre.

    1. Felipe parece ter interesses no minimo estranhos, ou então sua vaidade é realmente grande demais para prestar esse papel que vem prestando nos ultimos meses. Eu acho que sao as 2 coisas juntas. Vetos nao devem ser usados para legislar. Sua opinião sobre uma lei ruim deve ser usada de forma muito cautelosa, usando o veto em casos absurdos, diretos e na maioria das vezes no caso em que o plenário te tenta impor regras regidas ao executivo, ou seja, tenta executar e não legislar. FMB distorcendo fa

  34. apesar de achar a critica correta, e necessária, eu continuo apoiando o governo. porém isso nãosignificaque vou votar nele de novo.

  35. Sugere pro Diogo ler esse artigo ao invés de ver os programas da Luciana Gimenez. A grande maioria de apoiadores do Bolsonaro (como eu) que torcem para o país dar certo, que odeia o flagelo do PT, que sabe da bandidagem da imprensa, do judiciário e do congresso não somos cegos aos deslizes do presidente e de seus filhos. Contudo o foco é nas atitudes e não nas bobagens faladas. Isso é para a Globo, Folha etc. Quero cobrar e criticar o Bolsonaro e espero explicações sim! mas pelo que li aqui!

  36. Votei em Bolsonaro e apoio as medidas econômicas e as reformas que seu governo propõe. Mas que tem ocorrido vacilos no combate à corrupção, contrariando as propostas de Sérgio Moro, lá isso é verdade. Como também é verdade que um passado não muito virtuoso da atuação parlamentar de seus filhos tem atrapalhado suas tomadas de posição.

  37. Vamos às ruas pelo BRASIL. Obviamente que sempre ficará a certeza de que se FLÁVIO tivesse enfrentado seu processo, ao invés de submeter o PRESIDENTE ELEITO; e, se a CPI da TOGA, tivesse exercido sua função, estaríamos em outro patamar de tranquilidade. Desse tempo, o que mais se espera é que o CONGRESSO tenha como CHEFIA, um ELEITORADO muito mais CIENTE da sua função e mais SELETIVO.

  38. Ótimo texto. Bolsonaro esta se perdendo e se tornando a mais recente velha política. E parece muito mais frouxo do que bradava. Ao ser confrontado por fortes, desconta em fracos. Acorda, Bolsonaro.

  39. Caro Felipe ! Parem de plantar notícias no antagonista mesmo usando os autores das Fake . O povo já percebeu e vem o descrédito .

  40. Perfeito. Não podemos esquecer estes absurdos sancionados pelo Bolsonaro. É a mesma coisa que fazia o PSDB, fazendo uma pseudo o posição ao PT. Triste país este.

  41. Que fique bem claro ao jornalista: Os brasileiros que irão às ruas no próximo dia 15 de março, não o farão "apenas" para apoio ao presidente de ocasião. Mas sim, CONTRA a sanha usurpadora - e, porque não dizer - a afronta à Constituição, que uma parcela mais do que significativa dos parlamentares federais age como um bando de farsantes, oportunistas e dilapidadores do erário público. Não é à toa que mais de 143 deputados têm contas a acertar com a justiça criminal. É PELO BRASIL !

  42. O Felipe Moura Brasil apenas constata a verdade. O presidente, com seus atos, tem prejudicado o combate contra a corrupção impune. Os fatos falam por si.

  43. Vc fez um comentário brilhante, entretanto a bancada da esquerda não tem voto para aprovar as leis, mp etc...Vc esqueceu também de dizer que tudo isso ocorreu face a derrubada da prisão da segunda instância pelo STF. Nós Bolsonarista sabemos dos erros do presidente, entretanto entendo que ele está sob pressão para aprovar o pacote econômico e por isso fez esses acordos. Mas não funcionou, o congresso continua com suas chantagens. Por isso G. Heleno perdeu a paciência com Bolsonaro e CG. "FODA-SE

    1. Bulshit. Aceitou os absurdos propostos pelo PT para proteger o filho e a si mesmo da lei.

  44. É triste ver um repórter tão bom obcecado por ir contra os bolsonaristas em todas as matérias que redige. Gostava mais de vc quando reportava as notícias sem paixões ou raiva de quem quer que seja. Volte, por favor a buscar matérias realmente de interesse da sociedade. Você é excelente nisso.

    1. Quando um cara encontra a "soberba" se torna um idiota útil.

    2. resumindo: é duro e dói ouvir a verdade né? acorda. Não tem jeito mesmo de vc abrir os olhos e enxergar o que está acontecendo? não te encomoda este conchavo com o PT em beneficio proprio ou do filho?

  45. Vai, Felipe, agora diz uma coisa que seria positiva. Ser jornalista é a profissão mais fácil do mundo, só critica, não acrescenta nada e passa no caixa receber. Fala uma solução pra variar.

    1. me acrescentou muito a reportagem de Felipe. É um jornalista íntegro e corajoso. Não é fácil falar a verdade pra quem fsz questão de se fazer de cego e surdo qdo a crítica é sobre o Bolsonaro. Qual foi a mentira na reportagem? só teve verdades...sábias verdades.

  46. Á Crusoé acabou , perdi a esperança , só temos 2 jornalistas competentes Augusto Nunes e Alexandre Garcia o resto virou resto mesmo .Não renovarei Crusoé.

    1. so puxas sacos merecem seus créditos? então melhor ir embora. Não tem como ficar inventando reportagens pra te agradar. Aqui o que manda é a verdade.

  47. Sim, Felipe, é pra pensar sobre tudo o que acontece, porém , tua frase final é demasiadamente prematura para ser afirmada.

    1. Claro, vai esperar o nosso presidente fazer o sinal de L e gritar Lula Livre para então dizer que o Felipe estava certo. Brasil sil sil...

  48. Data vênia, discordo em grande parte do teu texto blindado por fundamentos fracos. O Sou otimista. Bolsonaro deixou para o STF decidir para não receber pressões da esquerda e do próprio STF. Com novo presidente e novos membros ele poderá conseguir o que vc não vê em futuro próximo. Em segundo lugar a quarta instância já existe com a criação das duas turmas. Vou pra rua dia 15 também protestar contra a preguiça e má vontade do Contresso e STF com seus recessos imorais.

  49. São duas posições do presidente com o que o Pt queria e o imenso restante contra e a favor do país, vale o conjunto do que se faz ou o autor acha que era melhor Haddad no governo. Cruzoe está jogando contra.

    1. Duas posições? Vejamos o retrospecto de 2019: 1) desmonte dos órgãos de investigação; 2) fritura do Moro; 3) trabalhou contra a Lava Toga; 4) aceitou indicação do toffoli e escolheu o Aras; 5) ajudou a desfigurar as medidas de combate a corrupção; 6) não usou suas bravatas ideológicas para repreender o STF no julgamento da segunda instância... A verdade é que ele está na prática trabalhando junto com quem na teoria ele diz estar combatendo.

  50. Sr. Marcos, BAIXA A BOLA. E voto facultativo já é: vai passear e justifica, mas não se isenta da responsabilidade do resultado... Tipo a volta da minoria organizada.

  51. Sugiro que assistam o filme AOnda(The wave versão americana ou Die welle versão Alemã.Mostra como transformar pessoas comuns em fanáticos.Os mais fracos tem a maior transformação.Parece estar ocorrendo algo semelhante.CUIDADO

  52. Felipe, parabéns pela coerência. E pensar que alguns cegos fanáticos ainda insistem em vir aqui defender esse mico, incapaz, malandrão sem caráter, que envergonha os brasileiros de bem.

  53. O quê fez o estrupício e pseudo presidente em 30 anos no legislativo? Nada, coorporativista e VAGABUNDO, ensinado seus filhos a mamata institucionalizada!

  54. tudo começou quando mandou o General Santos Cruz embora, sem contar o que já fez pro Moro, e o aras que não engana ninguém, reeleição não tem meu voto, só reelegeria Moro, Janaina Paschoal, se fosse o caso.

  55. O BRASIL 🇧🇷 PARA SER UM PAÍS SÉRIO PRIMEIRO O VOTO TEM QUE FACULTATIVO. VOTEI EM BOLSONARO POR NÃO TER UMA OPÇÃO MELHOR PARA TIRAR A ESQUERDA CORRUPTA .E MESMO ASSIM O POVO FEZ DO PT SER A MAIOR BANCADA DA CÂMARA . O BOLSONARO TOMOU VÁRIAS DECISÕES EQUIVOCADAS ARAS NA PGR JUIZ DAS GARANTIAS BLINDAR FLÁVIO BOLSONARO ESCUTAR OLAVO DE CARVALHO O COAF PRINCIPALMENTE FALAR SEM PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS VER FANTASMAS A ONDE NÃO EXISTEM ENTRE VÁRIAS DECISÕES ERRADAS

  56. É isso mesmo! Agem nos mesmos moldes do PT, criando a imagem de que existe um inimigo a ser enfrentado e de que só eles são capacitados a enfrentar. Na hora H, pulam fora ou votam com PT. Bolsonaro tem um longuíssimo histórico de apoio ao PT.

  57. O Bolsonaro chegou ao poder pelo voto de uma grande maioria da população, porem enfrenta uma avalanche de bandidos e safados que fingem ajudar o país e caminham em sentido contrário. Lamentável...

    1. Isso é desinformação! Ele só posa de contrário a tudo isso (PT, Esquerda, Centrão, Congresso e etc.), mas na verdade ele tem jogado no mesmo lado dos que ele diz combater. É um mentiroso hipócrita e vocês, ou são muito ingénuos ou estão ganhando algo para vir aqui defender ele. Basta focar mobque ele fez de fato em 2019 e não no que falou, pois os seus atos não tiveram eco na sua retórica ardilosa.

    2. Mais um motivo para ajudarmos/apoiarmos esse excelente grupo de Ministros a fazerem o seu trabalho Se não estivermos juntos nessa hora tão crítica, vamos entregar de bandeja o Brasil para um petista/poste/corrupto qualquer de plantão Vamos deixar as diferenças de lado e olhar o TODO que vem sendo feito por nós, coisa que a mais de 16 anos não tínhamos NÃO EXISTE PERFEIÇÃO NO MUNDO DOS VIVOS

  58. Depois de Bolsorano, aprendi, só votarei em quem não tem filhos ou os tem em tenta idade! Pq a guinada dele à "la isquierda" se deveu muito à paternidade!!

  59. É por essas e outras que, desde aquela crise dos caminhoneiros em meados de 2018, que sou a favor de que se aplique o seguinte artigo da constituição: Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer

  60. É por essas e outras que, desde aquela crise dos caminhoneiros em meados de 2018, que sou a favor de que se aplique o seguinte artigo da constituição: Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer

  61. Felipe Moura Brasil, quando você vai parar de falar sobre isso? Eu não aguentava mais ouvir você falar sobre"Juíz de Garantias" no Pingo nos is. Muda o assunto.

    1. Por favor Felipe, continue, não dê ouvido à turba ignara.

  62. Sabe Felipe.... tenho muito respeito por seu trabalho; só que avalio que no momento , errando e acertando Bolsonaro deveria ser mais enfatizdo por seu acertos junto com seus ministros.....não imaginavamos que iriamos para o Paraíso com sua eleiçao.....mas seu governo não tem comparação com os anteriores.Tivemos Tarso Genro , Dilma, Cardoso. Ciro, Padilha, Mantega,Orlando Silva, Palocci, Marcio T Bastos, José Dirceu .... e por aí vai como ministros.......sem comparação.

    1. Amigo, ai seria passar a mão na cabeça dele enquanto se junta com seus adversários para desvirtuar e desaparelhar nossas leis e justiça, transformando nossa nação num paraiso de bandidos e corruptos. Nem em sonho o Luladrao conseguiria isso. Ser eleitor é ser firme e cobrar seu político para que honre seus compromissos assumidos em campanha. Reflitamos...

  63. Essa decisão do Presidente Bolsonaro, com certeza enfraqueceu bastante seu governo. As pessoas que o colocaram ele na Presidência, pelos 57 milhões de votos, com certeza não ficaram satisfeito com sua decisão. Acredito numa atitude de fraqueza.

    1. Em síntese, votamos Bolsonaro para escapar da petralha. Mas sabíamos que o cara não seria o ideal! Estou arrependido? Não, não havia opção! A grande decepção foi o PSDB, que furtivamente havia aderido ao festim da corrupção! E agora? Largamos o presidente na mão? Deixamos avançar o parlamentarismo? Com esse congresso que aí está? Prefiro arriscar mais um apoio a Bolsonaro! Pela qualidade de alguns de seus ministros! Não em apoio a Bolsonaro, mas ao Moro, Guedes, Freitas, Braga Neto...

  64. Uma ala influente no Congresso desfigura ou "desidrata" projetos ou propostas, condiciona seus votos e pautas a privilégios parasitários e à prorrogação excessiva da prisão de criminosos, buscando a prescrição, a consequente impunidade, a recuperação dos furtos e o reparo dos danos causados às vítimas. Considerável número de eleitores e torcedores ainda não se deram conta disso...

    1. Pq existe muita desinformação, parte dela vem dessa ala ideológica radical do governo. Esse achaque do congresso só ocorre por o presidente ter negligenciado a importância de formar uma base aliada coesa no congresso. Mas não para ai, 2019 mostrou claramente q JB joga no mesmo time de Toffoli, Maia e Alcolumbre. Vcs ficam nessa retórica do "nós contra eles", mas essa divisão só existe na mente doentia de "mortadelas petistas e olavetes bolsonaristas". A realidade é mais cruel q isso...

    1. Carlos VerasDeputado federal por PernambucoPeríodo1º de janeiro de 2019 Dados pessoaisNascimento10 de agosto de 1981 (38 anos) Tabira, (PE)PartidoPT (1997-presente)ProfissãoAgricultor e político José Carlos Veras dos Santos (Tabira, 10 de agosto de 1981), é um agricultor e político brasileiro.[1

  65. Traiu seus eleitores, escolheu Aras, fez coisas contra o Brasil e até contra Sergio Moro, se aliou aos corruptos de sempre pra salvar os filhos encrencados, o PT adorou, não deu certo pra ninguém, mas aliviou os corruptos, agora quer o povo se manifeste a seu favor, não conte comigo!

  66. Não existem coisas perfeitas e muito menos pessoas perfeitas. Herdar o que ele herdou e alcançar os resultados incontestáveis que o governo dele alcançou em 1 ano super tumultuado , é para muito poucos Toda a equipe escolhida por ele , merece APLAUSOS 👏🏿👏👏🏾🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏🏿👏👏🏾🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Time de ministros sim! O que estraga é a familia e as olavetes raivosas.

  67. Diz aí sabichão,, qual a solução que vc tem na manga para AJUDAR O BRASIL A SAIR DESSE ATOLEIRO??? Ou só criticar, apontar desacertos é o que te dá prazer???

    1. A solução certamente não passa pelo bozo, pois ele só afunda cada vez mais o Brasil nesse atoleiro.

  68. Vamos dizer que parte disso daí seja verdade. O que vc, sabichão,sugere que o povo faça? 1-Negue que os resultados desse governo são ótimos levando -se em consideração que herdou um grande abacaxi,infestado de petistas? 2- Aplauda vc ,sabichão, ???O dono da verdade absoluta??? 3-Continue a apoiar aqueles que MOSTRAM trabalho e resultados efetivos, concretos, palpáveis??? 4-Esqueça toda a roubalheira que não pára de ser descoberta pela Lava Jato e peça ao Lula que volte ?

    1. Essa esquerda odiosa consegue fazer milagres até sentada e de braços cruzados. Parece que vivemos em mundos diferentes, pois no meu mundo eu vejo um presidente q se auto-sabota diariamente, além de fazer ceninha de herói mas jogar sempre no mesmo lado do adversário. Vocês, fanáticos ideológicos, parecem aqueles crentes que insistem em jogar a culpa de tudo que fazem no colo do Satanás! Já passou da hora de amadurecer e assumir os proprios erros né galera!

    2. Exatamente, estás coberta de razão. O momento é crítico e a esquerda pronta pra voltar.

  69. Muito bom Felipe!!! Deixar claro o que Bolsonaro está fazendo, se aproximando e governando como o PT, desde que os interesses assim exijam...

  70. Felipe, sugiro que peça uma audiência ao Presidente e faça essas colocações diretamente a ele. Inclua todos os comentários.

  71. Logo a Câmara Federal será presidida por um " homem de Eduardo Cunha " , astro da Operação Taturana , e louvado por chico goes no Livro " Os ben$ que os políticos Fazem ". O Brasil tem jeito ? Os Janistas acham que não...

  72. Nao verdade ele não vetou porque sabia que esse congresso sem-ergonha derrubaria o veto. Acredito que ele tenha tentado agradar esses bandidos assim como fazem os politicos entre si, mas na verdade se odeiam.

    1. Mas se tivesse vontade vetaria, traiu seus eleitores descumprindo promessas de campanha, e agora quer o povo das ruas, eu não irei, não somos palhaços

  73. Felipe, apesar de o Presidente ter sempre votado com o PT durante toda a sua vida parlamentar eu, ingenuamente, achei que ele pudesse realmente mudar a cabeça, os pensamentos. Afinal, ser liberal é razoar sempre. Que nada! Bolsonaro não toma frente de nada, não puxa as reformas, escondendo do Congresso atrás do Paulo Guedes, vota contra as idéia do Ministro Moro. E por que? Para proteger os marmanjos mimados,filhidos do papai, que acham que podem fazer o que quiser. E o PT? Dãh!

  74. O cara deve estar revoltado por ter perdido a boquinha na Jovem Pan, diz não ter renovado o contrato, porém cargo de diretor não se despreza sem mais nem menos, o que será que realmente aconteceu?

  75. Gostei muito do seu texto que ajuda os eleitores a entenderem melhor os atos do presidente. Existem 3 Poderes na Democracia e penso que antes, nos governos anteriores isso não ficava tão claro. O que importa mesmo hoje são 2 Projetos: a volta da Prisão para condenados em Segunda Instância e o Fim do Foro Privilegiado. Desses dois pontos não podemos fugir se queremos Justiça.

  76. ..."Não por nós" ... nós quem cara pálida ? Nós, eleitores do presidente Bolsonaro continuamos sendo todos Bolsonaro e não nos categorizamos entre os que você engloba com o seu " nós. Talkey?

    1. Yvelise, vc faz parte daquele grupinho fanático que se assemelha aquelas torcidas organizadas do futebol, para vocês o político de estimação é o camisa 10 q entrou para a história do clube. Vocês, que nos opostos podemos entender comicamente como "mortadelas petitas" e "olavetes bolsonaristas", não passam de 20% do eleitorado. Especificamente a ala bolsonarista fanática da qual vc faz parte, nao chega aos 10% de votos q ele teve no segundo turno.

    2. Nós, os brasileiros conscientes. Que lêem tudo, que tem memória.

  77. Não transforme a frase "o Brasil é nosso e não dos políticos de sempre" numa questão cronológica. O presidente se refere ao fato insofismável de que ele não está nesta categoria. Ele não é corruPTo e está demonstrando isto num governo de escolhas técnicas e sem toma lá da cá. Deste jeito o masculino da desprezível Vera Magalhães é Felipe Moura Brasil que já foi um ótimo jornalista . Ou parecia ser.

  78. Muito bom Felipe. Verdade doida para todos os brasileiros que tinham a expectativa do fim da politicagem da velha politica. Ainda não foi dessa vez.

  79. Expor a verdade sobre Bolsonaro e sua "famiglia" (em ambos sentidos: literal e mafioso), açula as falanges bolsonarolavistas. Parabéns pela coragem e desprendimento.

  80. Felipe, na Veja já seguia vc. Kr, vc mudou demais, fica batendo na mesma tecla sem parar. Será que o Governo Bolsonaro não tem nada de bom??? Se o Flavio tiver culpa(e acho que tem) que pague com cadeia se for preciso. Agora ficar o tempo todo malhando o judas, ai já é demais. Se liga.

  81. Pois é, foda-se o "BR ACIMA DE TUDO". Ele serviu só para juntar os 57 milhões de apoiadores. Mas, teremos outros escrutínios. Os brasileiros estão aprendendo com seus deveres cívicos, dentre os quais se inclui manifestações de massas nas ruas. O problema é o mote e suas implicações de sentido. Hoje o vento sopra contra dois dos Poderes. Amanhã poderá mudar de direção. São os riscos da estridente e incerta Rebelião das Massas.

    1. Parabéns pela riqueza dos dados e objetividade da matéria.

  82. Os bastidores do poder só a história poderá revelar, por enquanto não podemos decifra_la, sob pena de cometer erros, eu acredito no brasileiro unido, contaremos a história que não ficamos omissos, vencemos a quadrilha do ratão mor e a esquerda.

    1. 14 meses sem um único escândalo e nada mudou né ba ba ca

  83. Centrão unido com esquerda e a mídia desse tipo para impechment do Presidente contra mais de 50% dos eleitores. Estranho a Verinha ter esquecido você no Clube da Laia que ela criou. A maioria que você apoia é contra a maioria do povo que você não quer ver nas ruas. Voce sim foi apoiado la no Tweeter por Dilma, Humberto Costa, Rodrigo Maia, Renan, FHC. Uma pena que tenha usado o Olavo para se promover, ir as ruas com o mote e agora é você que dá banana para nós. Troquei vocês pelo Fiuza. Inté.

    1. Jornalismo simplista. A conclusão lógica é que Bolsonaro deveria ter partido pro tudo ou nada contra Maia e centrão. Opa! Mas aí a reportagem seria como o governo não passa nada no Congresso, etc. Cansa esse jornalismo de baixo QI. Explique por que esses vetos poderiam obter êxito político, ao invés de serem derrubados — ou cale-se!

  84. Segundo Gramsci adote um mantra e fique nele até que se torne verdade. Sou a favor da investigação e punição do Flávio se for condenado. Ponto. Quem colocou o juiz de Garantias foi o Freixo. Atacar o Freixo os jornalistas não querem. A Verinha Playmobil do Doria assim como a Joice voces apoiam. O Estado de São Paulo não fossem os tribunais vendidos já tinha motivo para ter mais que um Sérgio Cabral na cadeia. Crusoé sim fica buscando pelo em ovo para abrir caminho para a corrupção paulista.

  85. Há contradições no Governo? Sim. Há problemas? Sim. Mas daí a criticar e censurar os movimentos do dia 15/03, chamando todos de “falanges bolsonaristas”, “milícias digitais”, você passou do limite. Entregue seu CV no RH da Folha.

    1. quando o problema é car-ater não tem como corrigir, o xili-que aqui mesmo ao Lado do grande Augusto Nunes não aprende, é um moleque de [email protected]

  86. É o "burro do dinheiro"... Ademais, desfiguram ou "desidratam" projetos ou propostas, condicionam seus votos e pautas a privilégios parasitários. Considerável número de eleitores e torcedores ainda não se deram conta disso...

    1. Pula não Mariazinha.. faça isso não. Esse cara deve ser da troupe do olavete..eles são "tudo pirado".. melhor reclamar no Procon. Daí eles ligam pro Diogo. Mas como não vão pagar DDI pra Veneza, recorre ao Bergoglio pra reaver tua graninha, ou pra Empiricus, se pagou há trinta dias. Se pagou a mais de trinta, lascou-se. Vai num terreiro e joga um monte de "trabalhos" neles, na base dos orixás. Ta legal? Apscosta

  87. Esse é o PRIMEIRO texto do FELIPE que, concordando ou não, merece comentários. Eu concordo que o Presidente tem um ponto fraco que nasce da crítica que eu já fazia durante a campanha: ele achou um filão pra viver @s custas do povo e aninhou a família todinha. Apesar de igualmente antigos na política, outros candidatos não tem filhos "na carreira" do papai que abriu o filão. Mas, em democracia se elege o menos pior: com Bolsonaro se vislumbrava uma possibilidade de tirar o ainda pior PT etc.

    1. vamos às ruas dia 15 contra o roubo pelo congresso dos 30 bi.

  88. Excelente texto. Só faltou desenhar para os que ainda defendem cegamente, sem soldo, o PR. A briga dos 30 bilhões não é pensando no povo. Se a imprensa séria não tivesse divulgado essa aberração, passaria em branco.

    1. Já dei porque? Ele tem razão, não podemos compactuar com isso

  89. MAS AFINAL, ELEGEMOS UMA PORCARIA QUE DEFENDE BANDIDOS? ESSE PORCARIA TÁ AUTORIZANDO SEM COMBATE MAIS CRIMES QUE A PRÓPRIA PETRALHAMA!!!!

  90. Caro Felipe Moura Brasil, Em seu artigo acima você fala como se os apoiadores de Bolsonaro fossem ingênuos que estivessem sendo enganados, traídos pelo Presidente. A questão é que confiamos na forma dele fazer política com acordo ou sem acordo com a esquerda e só vamos deixar de apoia-lo se ele for ladrão. Até então ele nos representa pelo seu patriotismo, sua sinceridade, honestidade, pela familia e pela fé em Deus.

    1. Fale por ti, apenas... Sim... pode me chamar de isentão!!

    2. Adoro quando me respondem..rs... Não lhe desejo mal, apenas que consiga abrir os olhos.

    3. Caro Sr. Nádegas Frouxas, a minha visão de honestidade pode ser míope, porque pauto pelo que sou. Já sua tendência de comentarista esquerdista lacrador é problema de cegueira total.

    4. Ele está agindo como pau mandado dos ladrões! Cedeu a todas as chantagens dos corruptos em 2019. Talvez Haddad não tivesse feito tão bem como ele fez. Sua lógica de defesa do mito é míope e distorcida. Daqui a pouco vai estar bravejando Bolsolula Livre!

  91. Moura Brasil ! Continua o mesmo jornalista canhoto como sempre foi. Quando tem muita gente te elogiando, dá para ver só oque a tua turma e seus companheiros da esquerda fizeram com o povo brasileiro: Analfabetos funcionais, só chacoalhando o rabo. Mas o Moura Brasil é ardiloso, rasteiro e corre veneno da boca, enquanto da gargalhada.

    1. Incrível como as pessoas orbitam completamente fora da casinha.

  92. Como jornalista Vc tem por obrigação ser isento . Descreva todos delitos da família Bolsonaro que estão sendo passíveis de chantagem e que foram cedidas pelo presidente e descreva os delitos dos congressistas inclusive do seu líder . Feito isto deixe para o público fazer sua análise, por na balança e tirar suas conclusões . Porém vc não fez isto , colocou todos na mesma panela e deu sua opinião ( que TODOS trabalham em benefício próprio . Portanto vc é sim tendencioso e zero isento , Pq ?

    1. Juro q não entendi nadica da sua lógica distorcida. A realidade não é um paraíso bolsolavista, desculpe.

  93. Colocar o delito da família Bolsonaro em situação de igualdade com os do PT é muita irresponsabilidade tua com o futuro do país .... qual seria a pessoa que vc considera mais integra para ocupar o de Bolsonaro ? .... Ele é o melhor que temos para o momento então não ajude a piorar as coisas , ok ! Não faça desfavor ao Brasil !

    1. Não é não, ele se elegeu defendendo uma bandeira e governou para outra bandeira em 2019. Talvez Haddad não conseguisse fazer tão bem para os corruptos como ele fez.

  94. Porem , o delito do filho de Bolsonaro ( Praticado por todos os demais colegas ) que o presidente tenta manter escondido é um ÁTOMO diante do roubo gigantesco e dos crimes dos canalhas do congresso . Coloca- LOS no mesmo saco e , no mínimo , irresponsável .

    1. As dificuldades do PR e seus infantes não é a já consagrada rachadinha dos gabinetes oficiais; trata-se, isto sim, de um furo mortal na linha de flutuação: o "RACHID MILICIANO"! Depois dele, para se salvarem, veio o vale tudo! Vale Ignorar as recomendações das Subpropcuradoras FRISCHEISEN e FACCHINI e do MIN. MORO e, aliar-se com gosto aos corruptos vários - petralhas, em destaque - para assim tentar torpedear quaisquer apurações e também a Lava Jato. Decepcionante, mas REAL.

    2. Tem um ditado q diz o seguinte: "não existe pecadinho e pecadão, pecado é o mesmo sempre". Trazendo para a sua lógica ideologica política, nos dois casos, trata-se de pessoas corruptas, hipócritas, desonestas e devoradoras do dinheiro do povo trabalhador e pagador de impostos. Não mereceram/merecem os cargos públicos que ocuparam/ocupam. O lugar deles é na cadeia.

  95. Como sempre, excelente reportagem do Felipe Moura Brasil. Sem entrelinhas, com a verdade transparente e opinião objetiva. Dando um exemplo de como ser um jornalista independente e de primeira linha

    1. Não sou Bolsonarista más torço por ele irei as ruas sempre para apoiar o Brasil.As justificativas para que Bolsonaro não vetasse as leis,foram dadas por ele mas não convenceram.

  96. É desanimador perceber há algum tempo que essa é uma verdade. Desanimador ter políticos no comando, com filhos aproveitando a "onda". Felipe, sempre muito sensato e equilibrado.

  97. Bolsonaro só serviu para barrar a continuidade petista que arrasaria o Brasil de vez. Hoje ele é uma espécie de papel higiênico usado.

    1. fora Toffoli Gilmar Lewandowski MAMello cmelo Morais Carmen Weber Maia Alcolumbre OABOSTA globolixo bandlixo Folhalixo.Fora Vera.suceso Neumane Alexandre Morais Claudio Dantas Constantino Alan dos Santos etc.

  98. Obvio que nso estaremos mas ruas em 15 de marco pelo Bolsonaro que se acovardoou e sim para fechar o congresso STF E STJ todos ESPERTSLHOES que so pensam em si!!!!

    1. Não, sou um Zé ninguém mesmo. Mas me interesso muito por política e tenho em senso crítico muito forte com relação ao que é justo e injusto. Infelizmente o povo brasileiro continua pagando o pato por escolher pessoas desonestas para comandar o país. Muda-se as cores da bandeira mas os acordos espúrios ainda são o objetivo principal. Nos falta opção justa, boa e honesta. Nos falta mais Sergios Moros na politica.

    2. Então estará nas ruas pelo JB, ó inteligência suprema! Que raciocínio amalucado esse...rs...

  99. Parabens Felipe Moura como sempre muito inteligente captando tudo quem não entendeu criticou o texto ta por fora do contexto!

  100. Cada dia mais fora da realidade. Quer fazer papel de "isentão" e com isso perde prestígio e admiradores. Saudades do Felipe anterior, sem posições "do contra" para se mostrar "cool". Virou um Reinaldo Azevedo, tucano, coitado!

    1. Ele não mudou, foram Bolsonaro e seus seguidores fanáticos que mudaram. Hoje vejo o JB usando a mesma retórica lulista para manter o gado fiel a ele mesmo quando faz exatamente tudo aquilo que ele sempre disse ser contra. Hoje vejo bolsonaristas fanáticos fazendo a defesa do mito deles da mesma forma e com a mesma retórica dos mortadelas petistas em relaçao ao Lula.

    1. Amigo, a situação é bastante preocupante mesmo. Mas o desespero é na verdade do JB que está cada dia mais encuralado por conta de suas más escolhas. O cerco esta fechando e o impedimento está sendo gestado nos porões do congresso.

  101. Excelente. Bolsonaro recalcitrou várias vezes. E curiosamente financiou seus próprios algozes ao não vetar o FUNDÃO PARTIDÁRIO. Errou ao sair do PSL de forma açodada antes de ter para onde ir. Cedeu espaço ao stablishment. Mas ainda é o Presidente do Brasil e chefia um governo que tem proposto grandes e importantes reformas. Ainda nos aproxima do ideal republicano, embora mais devagar do que gostaríamos. Ainda merece nosso apoio. Crítico.

    1. Vocês estão agindo muito inocentes, JB não é esse cara bobo e ingenuo, mas honrado e patriótico que tentam pintar aqui. Suas escolhas em 2019 em favor dos que ele "diz" ser contra agora, foram todas muito bem pensadas e calculadas, nao podemos esquecer do fator Olavo q muito vem prejudicando esse governo. Ano catastrófico para a Lava Jato e o combate a corrupção, alem de poucos resultados. Tudo por colocar interesses pessoais acima dos brasileiros. Não merece mais sentar na cadeira presidencial.

    2. Deve ter o apoio mas precisamos saber da análise aqui feira ! Temos que endireitar o pr para fazer o que o país precisa e não o que os políticos ou filhos precisam (é difícil mesmo) Fora fundo partidário Fora juiz de garantias Fora emendão de 30 b Isso só aumentou os custos do estado ! Cadê reformas necessárias ???? Apoio o governo mas o pr precisa se ligar e parar de dar esse mole ! Menos custos já !!!

    3. Concordo. Se o pr não falou, é pq não deve falar. Ainda vou crer.

    4. Concordo, Romeu! Mas seria interessante que o Presidente nos dizesse a razão de tais posições tomadas .

  102. Só os "convertidos" não enxergam a verdade externada pelo articulista. Parabéns por ter a coragem e independência intelectual para lembrar o que muitos não aceitam: a cumpricidade do Governo com a eterna corrupção.

  103. Parabéns! Sempre bom ler alguém desmascarando mais uma farsa que essa turma do poder, Bolsonaro e família, inclusive, usa para nos ludibriar...

  104. Esse jornalista da um belo exemplo daquele jornalismo repulsivo que o Mario Sabino comenta na matéria anterior. Aquele que usa de uma verdade para contar uma mentira. Ele diz que o presidente traiu seus eleitores de direita quando sancionou a lei do juiz de garantias aprovada pelos deputados do PT, mas omite que deputados do Avante, Cidadania, DEM, MDB, Patriota, PL, etc, etc, também votaram SIM na matéria.

    1. Mesmo que todos os partidos votassem a favor da criação do juíz das garantias, a obrigação moral do presidente era vetar, pois seu ministro da Justiça, que entende do assunto mais do que ele, recomendou o veto. Se o congresso derrubasse o veto, seria outro problema.

    2. kkk, você deu um salto duplo escarpado na tentativa de denegrir um grande jornalista...você deu uma baita barrigada na água.

    3. Centrão, meu amigo, Podemos, Novo, PSL, votaram NÃO. Que engraçado, né, o Podemos do "isentão" Álvaro Dias, demonstrando firmeza moral SEMPRE, sem precisar de declarações estapafúrdias e populistas, sem balbúrdia nas redes sociais, para depois fazer o contrário na hora da ação de verdade.

  105. Esse jornalista da um belo exemplo daquele jornalismo repulsivo que o Mario Sabino comenta na matéria anterior. Aquele que usa de uma verdade para contar uma mentira. Ele diz que o presidente traiu seus eleitores de direita quando sancionou a lei do juiz de garantias aprovada pelos deputados do PT, mas omite que deputados do Avante, Cidadania, DEM, MDB, Patriota, PL, etc, etc, também votaram SIM na matéria.

  106. Esse jornalista acaba de dar um bom exemplo do jornalista mais repulsivo citado pelo Mario Sabino na matéria anterior. Aquele que usa de verdades para contar mentiras. Ele diz que o presidente sancionou a lei do juiz de garantias aprovada pelos deputados do PT, como se fosse uma traição aos seus eleitores de direita, mas omite que deputados do Avante, Cidadania, Dem, MDB, Patriota, PL, etc, etc, também votaram SIM na matéria.

  107. pois é, meu caro, mas precisou você ser demitido da jovem pan para aceitar que a famiglia bozo, à sua maneira, também é formada por políticos desonestos e mentirosos....

  108. Sinceramente não dar p ara entender a postura de Jornalistas como: Felipe Moura, Diogo Mianardi etc que se Liberal. Lutero para prender Lula e derrotar o PT agora ficam lutando contra o Governo, ação essa que vem ajudando a Esquerda, em especial, o PT. Vou cancelar minha assinatura desta revista militante e contraditória.

    1. Pô cara.."num guento" mais essa porra de vou cancelar..e pq nao cancela logo meu chapa? O que é que eu tenho com isso.? cancela esta merda e vê se não enche mais o saco..

    2. Rudi, force um pouco mais seus neurónios. O Felipe continua batendo pesado na esquerda, Mainard o mesmo. JB é que foi o maior amigão da esquerda e dos políticos corruptos em 2019. Qual o motivo de ele estar agora sem base aliada no governo? Simples, trabalhou contra a própria base em 2019 e em favor da oposição. Não governou para os 200 milhões de brasileiros, também nao governou para os mais de 50 milhoes de eleitores dele. Governou sim para os seus filhos e para os eleitores do Haddad.

  109. Foi duro ver o PR JB dar as sanções após trancos pareceres foi. Mas colocar o JB juntinho com o lula corrupto q roubou QUEBROU pais vai alem da conta. Sinto muito Felipe boa sorte para o seu trabalho e mais mel do que feu.

    1. Lula e caterva roubou muito, mas foi pego pela lei e encarcerado (infelizmente por pouco tempo), mas o q JB fez em 2019 com as leis de combate a corrupção, com os órgãos de investigação, com o ministro Moro, com a Lava Jato. Tudo em favor do Lula e caterva, virou o herói da esquerda e não por menos é até brandamente atacado por ela. Não nos esqueçamos q ele e seu filho fecharam acordo junto com Renan Calheiros, Gilmar Mendes e todo o PT no senado para melar com a Lava Toga. Qem é esse Bolsonaro?

    2. Não tem a menor condição emparelhar Bolsonaro e Lula. lamentável!

  110. Felipe, lamentável seu texto... fazendo o jogo da esquerdalha de mxxxx e do centrões, nhonhos e outros dejetos menos mencionados.... Caros leitores que porventura percam tempo lendo estes comentários: Assinem Crítica Nacional...um verdadeiro bastião de direita... não está bosta que já estou me arrependendo de ter assinado!

    1. Vaza, Francisco. O Felipe é genial e NINGUÉM tá afim de ler "jornalixo" baba ovo de político.

    2. Que jogo da esquerdalha cara, é o jogo maluco do bolsonaro mesmo.

  111. Parabéns Felipe!! Cada vez mais admiro seu trabalho. Sua análise sobre o modo de governar do Presidente Bolsonaro é precisa, clara, lúcida e verdadeira. Infelizmente Bolsonoro mostrou que está do lado do dinheiro, dos politicos canalhas , corruptos , dos seu filhos comprometidos com irregularidades e mais uma vez os brasileiros foram enganados.

  112. Perfeito. Só que a análise se dá sobre a forma e não sobre o conteúdo. No conteúdo são Antagonistas. E esta é a percepção popular, e que vai pra rua.

    1. Felipe,vc tem toda a razão. Nunca se esqueça que: Nós estamos onde estão nossos interesses. Bolsonaro é igual aos outros.

    2. cara, vocês podem até insistir nesse tecla, mas eu não estou percebendo isso nas pessoas não. A continuar nessa toada, será uma manifestação bem reduzida, embora organizada e focada em pontos chaves. Afinal, não é uma manifestação popular feita por populares e sim um sistema muito bem dirigido e articulado pela cúpula ideológica do governo bolsonarista.

    1. Não dá para entender o que vcs fazem aqui nessa revista digital e nesses comentários. Se querem informação baba ovo de político é mais facil mamar na fonte. Se isolem mo mundinho do canal do olavo no youtube, nas redes sociais do Carluxo, Eduardo e do Presidente. Devorem aquelas lives de quinta dele e se embebedem da ilusão ideológica q ele vende. São livres para isso mas preferem sofrer e destilar rancor, ódio e ignorância aqui. Masoquismo puro.

    2. Não é isso Miguel , trata-se de um novo jornalista, cujo nome é: Felipe Azevedo Mainard

  113. Felipe, parabéns pela coragem de enfrentar a turma bolsonarista. Coragem essa que falta ao Sr. Presidente de se tornar um político " novo"

  114. No fundo, bem no fundo....ao abordar política ou moral, a mídia eletrônica está escorregando para o terreno da imprensa tradicional. A Crusoé, a Veja e a Época hoje, têm a mesma linha editorial. Destas, se espera isso, em relação àquela, o sentimento é de decepção. Uma pena.

    1. A resvista é boa, ela nao baba ovo de politico e ataca forme na garganta dos desonestos e mentirosos. A verdade as vezes é dura e cruel. Se quer viver de ilusão te aconselho a se isolar nas redes sociais dos seus idolos políticos e nas lives de quinta do capitão. Aqui vai amargar sempre a verdade batendo em sua cara.

  115. Excelente análise. Nosso país paga o preço do atavismo . A herança histórica cobra seu preço. Pena Maurício de Nassau ter sido derrotado.

  116. Me incluo entre os ingênuos que acreditaram que os bozomerdas tinha qualquer compromisso com o combate à corrupção. Muito pelo contrário. Rachadinhas. Homenagens à assassinos rc.

    1. Deixou de ser idiota. Simples assim. Bozomerdas odeiam o Felipe. Petralhas odeiam o Felipe. Viva Felipe!

    1. Fracassado nível: pago assinatura pra criticar o artigo do jornalista que eu invejo. Que vida de M...

  117. excelente artigo! infelizmente o PR tá protegendo os petistas. toda ação tem uma reação. mesmo assim, Vamos torcer para o Brasil saí dessa.

    1. É mesmo Givan, que triste hein... Lamento por você...

  118. Nojo desse jornalismo histérico. Como esse mesmo jornalista, o Felipe Moura Vazio, diz: "análise séria leva em conta todas as nuances e arranjos". No caso do Juiz de Garantias, o PR disse q já sabe o resultado do q está sendo discutido no STF. Não existe motivo para desconfiar da sua palavra. "Ademais", qdo o EUA indicou a Argentina, o Sr. Vazio, descontrolado, disse que o Brasil estava apoiando os EUA sem receber nada em troca. Mas não falou nada qdo o EUA tirou o apoio da Arg e indicou o BR.

    1. Givan, não haja de igual modo ao que faziam os mortadelas petistas em defesa do Lularápia e da Dilmanta. Sua retórica de defesa das escolhas erradas do JB é falha e não se sustenta. É fanatismo cego e burro que não leva a nada. Não por menos o Centrão do Congresso sempre dá pulos de alegria quando vocês sempre insistem nessa guerrinha ideológica distorcida. Afinal, é contando com essa postura fanática de vocês que eles capitalizam votos e monopolizam as pautas do congresso.

  119. Fomos traídos mais uma vez, enfim não é só uma questão do brasileiro não saber votar, o fato é que não temos em quem votar. Felipe M Brasil sempre ótimo em suas análises.

  120. Muitos bom, Felipe. Infelizmente Bolsonaro, apesar d bem mais acertos q erros, está pisando na bola da Lava Jato na tentativa d blindar o filho Flávio.

    1. A real blindagem é para que aquele cheque que entrou na conta da primeira-dama não comece a falar.

    2. Silas, o problema desse acórdão para a blindagem do filho rachadinha é que as consequências são tão ou mais danosas do que tudo que foi feito antes nos governos anteriores. Se antes as coisas eram feitas às escondidas para os esquemas de corrupção não serem pegos pela espada da lei, agora, com as medidas de combate a corrupção desvirtuadas e balizadas (canetada presidencial), além do desmonte nos órgãos de investigação, eles estão se sentido livres para fazer tudo as claras mesmo.

  121. Parabéns, Felipe, pelo excelente e esclarecedor artigo, que como sua fiel leitora, venho agradecer. É a primeira análise minuciosa dos desdobramentos desta infeliz anomalia , o juiz das garantias dos corruptos de colarinho branco. Grande a desilusão com a postura do Bolsonaro, que inviabiliza o grande clamor de seus eleitores contra a corrupção sistêmica que ele agora avaliza, traindo nossa confiança. Tudo para blindar o filho. O país não contou. Tuti buona gente, afinal.

    1. PARABENS FELIPE POR ESCLARECER AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DE BOLSONARO. NUNCA CONFIEI NELE.

  122. Presidente não deve vetar lei do Congresso , deve evitar o confronto e manter boas relações , pois precisa do Congresso para aprovar os projetos do governo . Erros do Congresso são culpa do Congresso . E erros do presidente são culpa do presidente . 🇧🇷

    1. Para isso é importante em nosso sistema presidencialista atual formar uma boa base aliada no congresso para defender as pautas do governo. Nosso presidente tinha tudo para fazer um bom governo, era só fortalecer a base aliada e tentar trazer os poucos bons políticos de fora dessa base para a defesa das pautas do governo. Mas JB preferiu alimentar intrigas e divisões internas em sua base, acabou por pulverizar a mesma e agora foi transformado na "rainha da inglaterra", pura incompetência.

  123. O presidente tem se mostrado muito fraco e ineficiente em estratégias, em pensar antes de falar e em algumas de suas atitudes. Há muita cosia boa no Governo, pessoas e ações que devem ser apoiadas por qualquer cidadão. Além de termos nos livrado do câncer que era o PT no Governo. Contudo, apoiar e defender cegamente um politico ou grupo, é o pior dos erros. Boas atitudes, planos e ações devem ser apoiados fortemente. As ações incorretas são inaceitáveis e devem ser repudiadas. Simples assim!

    1. Você está correto em seu raciocínio EDERSON, fato é que existem coisas boas vingando nesse atual governo, fato também é que não foram por competência e esforço do atual mandatário de nossa nação, ponto para alguns ótimos ministros que o cercam. Mas essa manifestação do dia 15 de achaque ao Congresso e STF é sem sentido na medida que foi o próprio JB que não soube governar e nem formar base aliada no congresso para o defender. Democracia requer diálogo e ele se recusou a isso. O resto é mimimi...

  124. É notório que o PR é fraco e despreparado. Como ele foi parar no 2º turno ainda é um mistério para mim, mas foi, e era ele ou a permanência dos bandidos. Dos males o menor. Não vejo a manifestação do dia 15 como sendo a favor do PR. Para mim ela será contra a falta de patriotismo e comprometimento com o povo por parte dos congressistas e dos juízes, em especial os do STF e Tribunais superiores.

    1. Aí é q está Silvana, essa convocação para o povo se manifestar nas ruas no dia 15 foi estrategicamente idealizada pelo grupo ideológico olavista raivoso q orbita o entorno do nosso presidente. Não tem nada de manifestação popular e sim uma convocação extra-oficial do presidente em sua defesa. O problema é q defendê-lo depois de tudo que ele fez contra seu eleitorado é assinar atestado de burrice, é defender o sujo do mal lavado. O governo atual se auto-manietou por pura incompetência.

    2. Antes fosse só uma manifestação anti congressistas e juízes corruptos do STF. Os bozofanaticos estragaram uma oportunidade para que o povo manifestasse sua indignação sem servir de propaganda para o JB. Aliais ele se elegeu pegando carona nas conquistas da lavajato.

    3. CONTINUANDO - JB priorizou uma retórica ideológica fanática de divisão de valores e ideais e deixou de lado o seu real papel no cargo que ocupa, não governou e entrou o governo de bandeja para o Congresso. Sua poderosa caneta foi usada para balizar e sacramentar o resultado de acordos escusos entre a banda podre do Congresso e do STF, na prática ele mudou a forma do habitual toma-lá-da-cá reinante. Ao invés de "ministérios, verbas e cargos de diretoria" ele vendeu a própria caneta aos corruptos.

    4. Regina, não caia na desinformação dos bolsolavistas fanáticos e raivosos. Essa manifestação é para dar moral ao presidente e balizar todos os seus atos incompetentes em 2019. Se o congresso aprovou um repasse de 30 bilhões que vai na prática transformar o presidente em uma "rainha da inglaterra" é por culpa da própria incompetência do JB em governar. No sistema presidencialista vigente é necessário formar uma boa base aliada no congresso para tocar projetos e nosso JB pulverizou sua base.

  125. Felipe, você também vem demonstrando ser muito parecido com os jornalista que atropelam tudo que pode mudar tudo de ruim para a nação. Não acredito mais nos seus comentários. Fica logo aí na Crusoé, eu já sei qual o propósito desta revista que infelizmente renovei a assinatura, pensava que Mainard com sua intransigência com esses políticos corrúptos não iria se curvar aos interesses dos grupos que financiam esta revista, que eu pensava que era sustentada apenas pelas assinaturas.

    1. Jone, o juíz de garantias foi a gota d'água, antes foram muitas outras canetadas esdruxulas em favor dos corruptos de todos os matizes ideológicos. 2019 ficará eternizado no ano vitorioso dos bandidos do colarinho branco graças a enorme ajuda do nosso atual presidente que se elegeu na esteira do combate a corrupção.

    2. João, concordo com vc. Se o presidente tivesse vetado diriam que ele é contra algum benefício que o tal juiz de garantia traria, não vale o desgaste. O duto é ter que ouvir falarem do presidente ser despreparado, como se ele tivesse que ser saber de tudo, eles não sabem que ele precisa de uma boa equipe, É como já dizia Einstein... O STF pode criar processo ilegal, o Congresso que tomar o papel dos governadores e prefeitos já vislumbrando que vem.

    3. João, você é um caso perdido, foi contaminado pelo vírus da "mortadela petistas" e agora vive em eterna negação dos fatos concretos. Defesa cega do atual mandatário da nação é o mesmo que os mortadelas petistas faziam com o Lularápio e a Dilmanta. É se rebaixar ao gado lobotomizado que segue dócil e fiel o senhor do berrante. Minhas condolências...

  126. Excelente explicação! Só os fanáticos e mal informados não vêem q o Presidente faz o q o Congresso quer e depois, jogando pra sua plateia, critica o Congresso, a quem se aliou anteriormente, convocando manifestação popular.

    1. Incrível semelhança com a retórica dos mortadelas petistas em defesa do Lularápio e da Dilmanta. Raimundo, acorda para a realidade, você está agindo igual ao gado mortadela petista e isso é vergonhoso.

  127. Se Bolsonaro entregou seu poder de bandeja só por "rachid" do filho, mostra total incapacidade política. Se entregou porque tem muito mais coisa, precisamos de jornalistas independentes como você pra trazer a tona a verdade.

  128. Lúcido Felipe! Bolsonaro não tem retidão moral, está enredado no caso Queiroz, refém do Congresso e agora joga para a torcida... Pobre Brasil!

    1. Jose (sem acento, que toma no assento, o expelido pelo furo errado), quem tem retidão moral é o Carniça, a Cadáver Insepulto, o Zé Dirceu, Jacques Wagner, Pimentel, Freixo, etc,etc. Essa é a corja maldita que o Presidente sempre combateu e quer eliminar. Mas os da tua laia não deixam. Volte para o furo de onde você saiu, Oligofrênico.

    1. Estamos diante do Bolsolavismolulismo sendo posto em prática. Vão relinchar que o mito não está roubando, mas está sim, está roubando a esperança, honra e dignidade de mais de 50 milhões de brasileiros q o elegeram para dar fim a velha política, bater de frente com os corruptos e fortalecer o combate a corrupção. Mas só está fazendo populismo barato e ajudando a fortalecer o status quo da politicagem corrupta e transformando a nossa justiça cega em justiça burra e seletiva.

    1. Ele não afagou as vezes, ele ficou de quatro e fez todas as vontades do congresso. Bolsolavista fanático parece ter memória curta mas vamos lá: Um ano atrás fizeram a mesma coisa, conclamaram o povo às ruas para fechar Congresso e STF corruptos, após todo o aué o nosso presidente para justificar uma "pseudo harmonia" entre os poderes, fez todas as vontades da banda podre do Congresso e STF (desmonte dos órgãos de investigação, manietou Moro, escolheu ARAS, foi contra a Lava Toga e etc.).

  129. Em 2018, Bolsonaro era o que “tinha para o jantar”. Ou era ele, ou era a máfia assassina petéba aliada do PCC, CV, Farcs, Al-Qaeda etc. Máfia, cujos chefões Dirceu e Luladrão, não pensam duas vezes para mandar matar qualquer um que atrapalhe esta máfia. Se fosse hoje a eleição, novamente entre ele e o multiréu Haddad, eu apertaria 17 sem nenhuma dúvida. Mas não da para aceitar muitas coisas que acontecem/aconteceram neste governo, lamentável.

  130. O que esperar de um cara que saiu do centrão? É claro que ele vai defender os seus. Doa a quem doer. O Brasil não é para amadores...

    1. João, o forte do JB sempre foi os esquemas de rachadinha. Os filhos seguiram o mesmo caminho.

    2. Bolsonaro saiu do Centrão? O Centrão gosta e sempre gostou de cargos e dinheiro. Diga os cargos e as negociações ($) que o "Bolsonaro do Centrão" ocupou ou esteve envolvido nos 28 anos em que ele esteve no congresso.

  131. Bolsonaro tenta ser uma mãe para todo mundo, inclusive para o PT e ainda querem o impeachment dele. Chantagistas!

    1. Vinícius, tomei sua postagem como uma ironia. Mas mesmo assim, como existem muitos bolsolavistas retardados aqui nesse periódico, vou dar uma resposta clara e racional. Não elegemos um presidente para ser mãe de todos (inclusive de bandidos corruptos), mas sim elegemos um presidente para bater de frente nessa velha política, para fortalecer a Lava Jato, o combate a corrupção e colocar todo o esforço nas reformas urgentes que o país precisa fazer. Ele está descaradamente traindo seus eleitores.

  132. Presidente cínico, hipócrita e banana! Frouxo que se vendeu para a bandidagem vermelha para proteger o filho rachadinha e o próprio rabo também. Ontem, com a maior cara de pau, perdeu 30 minutos de sua live mentindo descaradamente que o vídeo em questão era uma montagem antiga e tals, mas a coisa já viralizou, muita gente viu o vídeo e ele foi montado sim para essa manifestação, montagem tosca típica do grupinho olavista que vive orbitando a sua volta.

    1. Outro que foi contaminado pelo vírus da "mortadela petista" e que tem um de seus sintomas a sistemática negação dos fatos concretos. Mais um que virou zumbi lobotomizado (gado) que segue fielmente e acredita 100% em qualquer coisa que o mito diz. Fanatismo é doença que cega e faz as pessoas virarem gado, massa de manobra nas mãos de mentes perversas, sejam de esquerda ou de direita.

  133. Putz... depois dizem que o Brasil é "terra abençoada". Só se for "terra" no sentido de território, natureza, belas praias, recursos hídricos/minerais etc. Mas o povo que vive nela é muito, muito azarado, só toma no c* desde que foi descoberto. Os políticos são reflexo do povo??? Talvez, em partes!!! Lembra a história do ovo e da galinha, quem veio primeiro.

  134. Perfeito Felipe!!! JB conseguiu destruir mais a Lava Jato do que a anta!!! E tendo ele anos de baixo clero acho que tudo isto é um jogo de cartas marcadas. Quem perde como sempre, é o povo de bem.

  135. Adiantaria vetar o juiz de garantias? O congresso derrubaria o veto. Então o melhor foi jogar no colo deles a responsabilidade e obrigar a sociedade e os outros poderes entrar na briga.

    1. Aí o congresso é q estaria fazendo a merda e portanto justificaria uma manifestação como esse que está sendo marcada para o dia 15. Agora, o presidente fazer todos os joguinhos da esquerda e agora jogar todo o peso da culpa no congresso não vai colar. Ele fez o mesmo a 1 ano atrás quando houve a convocação do povo as ruas contra o Congresso e STF, logo em seguida foi comer churrasco na casa do Maia e abraçar o Dias Toffoli dizendo "Agora o Toffoli é nosso". Ele não passa de um vendido hipócrita!

    1. Errado Carlos, quem for para as ruas irá sim por Bolsonaro. Irá para defender suas escolhas erradas que beneficiaram exatamente essa esquerda que você e eu desprezamos. Não seja gado lobotomizado, acorda para a realidade, a cúpula bolsolavista fez o mesmo a exatos 1 ano atrás e logo em seguida veio a "pseudo governabilidade", onde JB disse amém para todas as vontades de Toffoli, Maia e Alcolumbre. (Manietou Moro, escolheu o Aras, foi cotra a Lava Toga, desmontou os órgãos de investigação e etc.)

    2. É isso que a esquerda quer ! Enquanto vc repensa eles crescem, vamos para as ruas não por Bolsonaro , mas pelo Brasil! Felipe , vc está se perdendo !

    3. Rapais! Tomara que mais pessoas possam perceber que essa manifestação é a mesma coisa que foi feita a exatos 1 ano atras. Quando conclamaram o povo as ruas para fechar Congresso e STF corruptos, lembra? Logo em seguida, por uma "pseudo governabilidade" fez as pazes com Maia e Alcolumbre, abraçou Dias Toffoli dizendo "Agora Toffoli é nosso"! e após isso veio o desmonte dos órgãos de investigação, manietou o Moro, foi contra a Lava Toga e ajudou a desvirtuar as medidas de combate a corrupção.

  136. Felipe Moura Brasil, o amigo do Bebiano, não diz que PR não vetou a lei do juiz de garantias, pois sabia que não iria vingar. Quem estava certo? Bim, você já chegou até a me enganar, mas agora não mais.

    1. João, você sofre da síndrome de "mortadela petista", foi contaminado pelo vírus da negação vermelha e agora não passa de um zumbi lobotomizado (gado) que segue cegamente a cartilha bolsolavista.

    2. O que o JB fez foi estratégia. Se conformem, o juiz de garantias não vai existir, pois não é exequível.

  137. Felipe, jogar o jogo com Congresso sem fazer "toma lá, dá cá", é bem mais complexo do que sugere essa tua análise simplista e superficial. Faltou você citar que o Presidente vetou outros 25 itens mais nocivos que este do juiz de garantias. Ou seja, este "não veto" foi usado como estratégia de "boi de piranha" para não ver derrubarem os outros 25.

    1. Mas ele fez toma-lá-da-cá sim, talvez nem tanto com dinheiro e cargos, mas sim emprestando a caneta para validar tudo q os corruptos queriam. Ferrou muito mais com a Lava Jato do q a Dilma e ainda por cima tocou um verdadeiro desmonte nos órgãos de investigação. Sem contar a escolha do ARAS amigão do Toffoli, de se posicionar contra a Lava Toga juntamente com Renan Calheiros, Gilmar Mendes e todo o PT, além de manietar o Moro e ajudar concretamente a desvirtuar as medidas de combate a corrupção.

  138. Bolsonaro e PT estão juntinhos? Nenhuma palavra sobre as coisas boas que estão sendo feitas? Não existe meio termo? Acho que ingenuidade é acreditar que surgiria um salvador da pátria perfeito, conseguindo fazer 100% do que prometeu. Aqui, vou ficando com o patriota que escolheu e mantém ministro excepcionais e tenta manter uma governabilidade mínima. Sobre sua amiga Vera, essa petista ganha seu apoio incondicional. Não fique juntinho a ela. Salve-se!

    1. Bunda Mole é o codinome de quem? Fritura de Moro? Mesmo? O ministro Moro sabe disso? E ainda está por lá, apoiando o presidente? Então Bunda Mole é o Moro? Ai! Estou confusa! Vou mergulhar na manifestação do dia 15 pra clarear as idéias!

    2. As coisas boas que estão sendo feitas não justificam os absurdos que também estão sendo feitos. JB traiu e continua traindo seu eleitorado. Não fez toma-lá-da-cá? Então o que foi o desmonte dos órgãos de investigação? A escolha o ARAS para PGR? O posicionamento contra a Lava Toga? A canetada ajudando o desvirtuamento das medidas de combate a corrupção? A fritura do Moro? O ataque sistemático contra os generais em 2019? Acorda, JB fez todo o joguinho dos corruptos em 2019 e continua agora em 2020

  139. Felipe, faltou dizer que o Presidente vetou outros 25 itens mais nocivos da lei. Ou seja, a questão de ter deixado passar o juiz dê garantias foi uma jogada para não ver derrubarem esses outros 25 vetos. Aliás, jogar o jogo com o Congresso é algo bem mais complexo do que sugere essa tua análise simplista e superficial.

    1. Celso, ele mudou a forma de fazer o "toma-lá-da-cá", ao invés de verbas e cargos ele institucionalizou o toma-lá-da-cá onde a moeda de troca é o poder de sua caneta. Ele governou para a esquerda e centrão corruptos todo o ano de 2019 e ainda tenta posar agora de contra ponto a esse mesmo centrão e esquerda corrupta. Não passa de um vendido hipócrita.

    2. Não vetou pontos extremamente caros, a nação: acabou com a deação premiada, com a prisão preventiva e instaurou a 5a instância. Nenhum petista em um arroubo de sua maior fantasia, poderia ter sonhado com isso. Mas ele, contrariando aos ilustres ministros que nomeou, entregou de bandeja. Sem um esperneio, sequer.

  140. Realmente ficaram evidentes e incompreensíveis tais posturas. Na verdade chega a ser uma traição ao que o eleitor esperava de Bolsonaro. Mas a malignidade tem fonte definida: Congresso Nacional, filho 01 inclusive.

    1. Isso não é segredo para ninguém, mas não pode ser usado como desculpa para eximir o presidente de sua enorme culpa na situação atual de nossa nação. Ele trabalhou juntamente e em harmonia com o congresso e stf em 2019, as brigas foram só retóricas e bravatas para manter o eleitorado fiel (gado) junto ao dono do berrante.

  141. A atual postura do Presidente Bolsonaro não me espanta em nada pois nunca fiquei embriagado com o seu discurso de campanha pois ninguém muda de um dia para outro. Enquanto deputado votou a favor do PT em tudo; porque seria diferente agora? Na eleição era escolher entre o PT e Bolsonaro. No 1º turno votei no que entendia ser o melhor para o Brasil não em Bolsonaro. Pelo andar da política, novamente teremos de escolher entre um e outro.

  142. Queria ver esse mesmo apetite para criticar quem de fato pariu a lei de abuso de autoridade, é inegável que Bolsonaro poderia ter vetado e deixado o pau quebrar, porém só vejo o Felipe batendo no presidente. Qnt aos pais da lei absurda, só ouço o silêncio!

    1. Fernando, lógica perfeita! Mostra claramente que o nosso atual presidente está trabalhando arduamente para fazer todas as vontades de seus "pseudos" adversários. Traiu o povo e isso não tem como ser justificado, será derrubado e esperemos que pelo menos o Mourão possa fazer algo melhor né.

    2. São coisas bem diferentes: Uma é vetar e o Congresso derrubar. Outra é não vetar porque o Congresso irá derrubar. Na primeira, coragem (é o que falta ao mito). Na segunda, covardia (é o que lhe tem sobrado). Votei nele. Mas tá pactuando com tudo aquilo pelo qual acreditei que iria lutar.

    3. Só não enxerga que o PR nos traiu nesse lamentável episódio é quem não quer ver. Lamentável a atitude que vai lhe minando confiança e apoio e, ao cabo, pode torná-lo refém do centrão e da esquerda para se manter na presidência.

    4. Porque na política você crítica o mentiroso, não quem se elegeu defendendo a medida com a qual não concorda. Se um presidente democrata nos EUA abrir as fronteiras para imigrantes e aumentar os impostos, você critica a medida, mas a crítica é diferente de se um presidente republicano fizer o mesmo, pois o primeiro se elegeu prometendo fazer aquilo e o segundo foi eleito pela imensa maioria que é contra.

Mais notícias
Assine
TOPO