Crise à vista no Supremo

29.06.18

Está por um triz a eclosão de uma nova e barulhenta crise entre ministros do Supremo. Integrantes da ala que entende que a corte deve marcar posição e agir com firmeza nos casos de corrupção descobertos pela Lava Jato já não toleram a postura dos colegas da Segunda Turma que, cada vez mais declaradamente, tentam derrubar decisões dos juízes Sergio Moro e Marcelo Bretas. O clima já estava pesado, mas piorou muito na última terça-feira, com a sessão da Segunda Turma em que Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes resolveram até descumprir decisão do plenário. Alguns ministros entenderam a decisão como clara provocação. O ar está cada vez mais pesado na corte.

U. Detmar/STFLimpeza no prédio do Supremo: muita roupa continua suja (U. Detmar/STF)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Temos que ficar atentos com essa segunda turma do STF Eles vão vir como um trator nas suas decisões à favor do lularapio! Aguardem! Aí nós do povo teremos que agir, caso contrário, vão [email protected] nas nossas cabeças (mais ainda)!

  2. Sendo a ministra Cármen Lúcia presidente da corte de aloprados deveria ser ela por ordem na casa e não aceitar que decisões monocráticas fossem tomadas.

  3. Vamos lembrar a parte boa os presidentes do Senado Eunicio e da camara tb estaram fora e talvez os suplentes sejam melhores. Seria um sonho Cunha Lima colocar finalmente em votação aberta o Impeachment de Gilmar no Senado. Milhões de brasileiros assinaram p o Impeacment e agora, antes das eleições com tantos Senadores tentando a reeleição uma boa hora p ver quem está do lado do povo👍🇧🇷

  4. Precisamos perguntar para o prof Conrado Hübner como fazer para o STF decidir no interesse da nação, do país, do estado Vrasikeiro, da nossa pátria, nosso lar, doce lar

  5. O que está faltando para que os "outros" ministros não reajam e "limpem" o STF. Testosterona?....mais cedo ou mais tarde, serão atropelados pela "turba revoltada".Caos.Mostrem-se digno da Magistratura brasileira e sacrifiquem-se/arrisquem-se por essa causa.Resolvam isso de uma vez.Não estamos em "normalidade institucional"!...

  6. O que há por debaixo de decisões tão flagrantemente ostensivas a favor de condenados da Lava-Jato... só dinheiro mesmo ou a provocação dos brios da direita leonina para desencadear fatos que a sociedade repudia tirando vantagem disso?

    1. Ajuste o seu foco: não é só dinheiro - é o desespero do Quadrilhão+Vermelhão para manter tudo in statu quo ante, poder e dinheiro, claro. Antes fosse a sua segunda opção. A solução viria rapidamente.

  7. Vivemos há muito tempo numa ditadura disfarçada, alguns poucos mandam e a maioria obedece. Portanto, esperar o minimo de coerência do STF é acreditar numa Terra é plana! Como diz a letra "quem sabe faz a hora não espera acontecer..." só assim teremos alguma chance.

  8. Vamos implodir este tribunalzinho sem vergonha, o cara fez dois exames para ser aprovado como juiz, não passou em nenhum e foi nomeado pelo nove dedos larápio e sem vergonha

  9. Estou lendo pela 1ªvez,ando ocupada,estou gostando muito e com artigos que,não só se entende como se assimila para passar adiante em papos com outras pessoas.Parabens!

  10. Pois tai um excelente momento para ir às ruas e exigirmos o impeachment de GM e tb não a Presidência de Toffoli. Vamos sair do sofá, a Copa, a seleção não vai melhorar em nada a nossa vida, pelo contrário, está piorando muito com corruptos sendo soltos e até a Gleisi foi absolvida. Não podemos nos acovardar. Se colocarmos mais de um milhão na Paulista ganhamos nos livramos da Segundona.

  11. Um "reconhecimento em força".Se não houver ruas,ou reações mais eficazes, colou.O "caminho" estará livre para a "consolidação" do golpe ignavo.

  12. A atitude da maioria dos homens públicos do Brasil parece birra de criança mimada q perdeu o doce. Esses putos vão afundar o país pra baixo do pré sal... precisamos impedi-los

  13. A proposição do Mainardi de que houvesse mandato de 10 anos ainda não resolveria os problemas advindos da segunda turma que abusam da paciência dos brasileiros haja vista a soltura de Jose Dirceu e agora a liberação de tornozeleira e outros . Pergunto: Houve indulto ? É um novo modelo constitucional? É a bagunça generalizada ? Haja paciência !

  14. E revoltante a atitude dos três ministros do Supremo! Eles que due deveriam ser os guardiões da justiça, lutarem pelo cumprimento das leis estão acobertando o roubo no país. Alguma coisa precisa ser feita. A quem recorrer? Estes bandidos estão menosprezando uma nação. O povo precisa reagir!!!

  15. Alguma sanção deveria haver. As decisões de soltar criminosos condenados em segunda instância, vão contra as votações majoritárias do pleno. É uma absurdo que os ministros não respeitem as decisões da instituição a qual pertencem. A pergunta que fica é : por que respeitar as decisões dos tais ministros , se eles não respeitam as decisões da casa ??????? Que sejam revogadas as suas decisões contrárias ao pleno da corte.

  16. O STF precisa ser destituído! Não há a menor possibilidade do país progredir enquanto tivermos um tribunal político como suprema corte a serviço dos bandidos.

  17. Duvido que a maioria do STF imploda o próprio STF. Podem discordar, reclamar, mas nada de concreto e eficaz farão, o que me leva a crer que tem medo do trio. São acovardados ou tem algo a esconder da justiça.

  18. Gilmar, Toffoli e Lewandowski agem da forma que agem pois sabem que os outros 8 ministros são uns bananas, covardes e sem iniciativas de reação. Meu Deus aonde iremos parar?

  19. O contexto bom mais poderia ir mais a fundo na exposição. Como sugestão com esse mundo de leitores que vocês terão Abram espaço para dicas do leito e quem sabe investigada por vocês sejam verdadeiras.

    1. Ora, o Supremo está aparelhado pelas esquerdas pelo menos com Dias Tofolli e Levandowski. Eles não servem ao País mas sim aos seus senhores. Como tem rabo preso, correm risco de serem deletados, por exemplo, por Zé Dirceu. Daí a razão da sua soltura. Precisava mais?

  20. Não posso falar contra juízes todos poderosos coniventes dos poderosos bandidos do colarinho branco. queria ver eles fazerem o que estão fazendo com criminosos comuns do povo

  21. Que exploda! E que a Dra. CL tenha alguma sombra de honestidade e chame as FFAA. NINGUÉM acredita mais em.nenhum dos 3 poderes. Ponto.

  22. Nah. Todos farinha do mesmo saco. Bando de chicaneiros num jogo de cartas marcadas ditado pelo CORPORATIVISMO. Hipócritas e corruptos que, juntos aos advogados, só se beneficiam do caos jurídico que eles mesmo criam. O STF representa hoje a mais medíocre das instituições brasileiras!

  23. Eu simplesmente não acredito nisto. Se fosse verdade, já teria havido reação e não há. Há silêncio cúmplice e criminoso.

  24. E vai ficar ainda pior quando o lacaio do José Dirceu, o Toffoli assumir a presidência. Tempos bolivariano teremos pela frente, se o Senado não tomar uma atitude com os ministros que rasgam a Constituição diariamente para protegerem corruptos de estimação.

    1. Quem? Qual Senado? Estão em sua maioria comprometidos.

    1. O Dirceu não vai delatar nunca. Ele sabe que tem 3 bandidos no STF que tem pavor dele abrir q boca e que nunca vão deixá-lo na cadeia. Além do mais, ele é da turma do Vaccari, não faz parte das suas convicções delatar ...

  25. Infelizmente a segunda turma do STF esta manchando a imagem da suprema corte e envergonhando todos os brasileiros que se dignam.

  26. Ao ver a cara desses 3 senhores da vontade de vomitar ! O Brasil merece coisa melhor, que a população se empenhe nesse impchemant do marginal chamado Gilmar se o povo for pra rua temos uma chance !

  27. Que se matem todos eles, e deixem o país seguir seu caminho. O Brasil não precisa daqueles prostitutos(as) de toga. Eles só atrapalham. Servidor público só atrapalha a vida do cidadão e do país. Lixo que deve ser incinerado.

  28. Simples! Alguém ali no tribunal precisa ter peito para decretar a suspeição do Gilmar para julgar seus parceiros, compadres e financiadores de sua escola, e a do Toffoli para julgar seus ex-chefes (ou não tão "ex" assim...).

  29. A segunda turma que solta corruptos passa por cima das decisões do pleno; da constituição e do desejo dos brasileiros. Tenho uma caixinha de fósforos também.

  30. impressionante a que ponto de corrupção e desprezo pela justiça esta segunda turma (de bandidos) está nos mostrando. insuportável!

  31. É guerra mesmo!... A melhor arma contra os narcisistas é manter a indiferença, deixar eles se exporem cada vez mais pois o que eles precisam é sentirem-se superiores, mas sempre armar contra eles nos bastidores. Agora, o povo tem que ir pra rua.

  32. Não sei se é possível, mas o STF está merecendo há muito tempo de uma intervenção. Essa segunda turma é vergonhosa para o cidadão honesto e cumpridor de seus deveres. Esses senhores são a vergonha de uma justiça apodrecida e necrosada.

  33. Suponho que, diante de tantas evidências um cidadão poderia dar vós de prisão a esse Ministro e a todos que compõe sua TUURMA e exigir a imediata renuncia dos demais do STF. É exasperante o esforço diuturno da TUURMA do Toffoll em obstruir a justiça e mais exasperante ainda é a covardia dessa Instituição em por um paradeiro nessa excrecência, cujo intuito é sabotar a DEMOCRACIA, espero que os Senhores tomem JUIZO para que não venham a ser pendurados pelo pescoço, afinal somos uma nação muito, m

  34. Suponho que, diante de tantas evidências um cidadão poderia dar vós de prisão a esse Ministro e a todos que compõe sua TUURMA e exigir a imediata renuncia dos demais do STF. É exasperante o esforço diuturno da TUURMA do Toffoll em obstruir a justiça e mais exasperante ainda é a covardia dessa Instituição em por um paradeiro nessa excrecência, cujo intuito é sabotar a DEMOCRACIA, espero que os Senhores tomem JUIZO para que não venham a ser pendurados pelo pescoço, afinal somos uma nação muito, m

    1. Seria uma pena se ele fosse o próprio problema, o próprio desgraçado que tentou transformar a França numa ditadura pessoal dele

  35. Como podemos contribuir para " o clima ficar mais pesado"? Se a rebelião ocorrer dentro do sistema, tenho certeza que o povo apoia maciçamente, aí, acredito que consigamos melhorar nosso país.

  36. No meu entendimento, entendo que não temos mais STF, temos um esquema de políticos fazendo o jogo dos seus partidários políticos. Acho que a república acabou e estamos vivendo o anarquismo

  37. Tempos estranhos estes. São comuns as desavenças entre hienas e porcos pelo repasto. Já entre ratos não são tão comuns assim. Tempos de fato estranhos... Que Deus nos acuda!!!

  38. Ora, ora, srs. Por que- com a morte de Teori Zavascki- Toffoli, todo serelepe e lépido, pulou da 1ª para a vaga aberta na 2ª turma? Ora, direis....

  39. O pior de tudo é que eles fazem o que bem entendem da forma mais descarada e ninguém faz nada, ficam só olhando o barco afundar....

  40. E porque o plenário não age? Certas decisões poderiam e deveriam ser anuladas pelo entendimento da maioria,caso em questão,cumprir pena após condenação em segunda instância,caso não sejam contidos por seus pares,cabe a sociedade encontrar medidas para conter...

  41. Gilmar, Tóffoli e Lewandovsky envergonham TODO judiciário brasileiro. Causam asco, nojo e repugnância em TODA população do bem. Quando vejo um deles (principalmente Gilmar) sinto muita vontade de vomitar.

  42. Quanto mais pesado, melhor. O que não pode é continuar assim. Algo tem que acontecer com esses "senhores". E LOGO!!!

  43. O mundo mudou! Está mudando. Acabam-se os paraísos fiscais, a esquerda está nua, os corruptos também, a Justiça se torna internacional para combater o crime também sem fronteiras, a Convenção de Palermo está aí. Com a internet, o controle da informação a cada dia fica mais difícil, o povo mais ativo. Se a nossa justiça não acompanhar, mais cedo ou mais tarde, vai ser atropelada. Simples assim.

  44. Há ainda Ministros que honram a toga do STF. Senhores está na hora de reagir e estripar o trio defensores da impunidade e da corrupção. AÇÃO. O Judiciário é fiador da democracia e democracia é incompatível com impunidade.

  45. Está na hora de alguém dar um basta nesta turma. Esperamos que os ministros engajados no respeito (de verdade) a nossa constituição façam alguma coisa, URGENTE.

  46. Se é provocação querem reação. Curioso isso. Se não reagirem tornam-se suspeitos e se reagirem qual a carta na manga de ambas as partes? A provocação pode ser por desespero e visar a pura intimidação. Tipo a melhor defesa é o ataque. A inércia e passividade dos desafiados pode ser covardia ou estratégia de dar linha pra cansar o peixe. E não temos muito tempo para decifrar esse jogo de forças.

  47. Gostaria de ver a limpeza do Supremo sendo feita pelos Generais e demais Comandantes das FFAA! Com certeza a limpeza ficaria impecável!

  48. Espero que esse dia chegue logo. Nós, os imbecis, vemos a Sapiência Travestida com toda sua Força, tomar as rédeas do Brasil e manobrá-las ao seu bel prazer, esquecendo que embora o povo considerado a "plebe sem conhecimento algum", é dele que emana o poder e em seu nome deveria ser exercido. Até quando cuspirão em nossa cara, e colocarão a coroa espinhosa em nossas cabeças ?

Mais notícias
Assine
TOPO