Adriano Machado/Crusoé

O dono do Supremo

Patrocinador da campanha para impedir as prisões após condenação em segunda instância, Gilmar Mendes recorre aos métodos da política para fazer a corte se curvar às suas vontades
18.10.19

“É algo incompreensível, incompreensível para o senso comum, mas também para o senso técnico. Não se conhece no mundo civilizado um país que exija o trânsito em julgado.” Era fevereiro de 2016. Dilma Rousseff era presidente da República, Eduardo Cunha era presidente da Câmara, Renan Calheiros era presidente do Senado e a Lava Jato aterrorizava a classe política. No Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, com a ênfase que lhe é peculiar, em frases como a que abre este texto, era uma das mais ativas vozes favoráveis à operação no julgamento que deu à força-tarefa de Curitiba um de seus instrumentos mais eficazes: a prisão após condenação em segunda instância. A decisão representava uma virada no entendimento da corte, que, sete anos antes, decidira que um réu só deveria ir para a cadeia ao final do processo, com o chamado trânsito em julgado.

Três anos depois, veio a metamorfose. Gilmar virou o maior patrocinador da ideia de voltar atrás, em um movimento político-jurídico que começou a tomar forma nesta quinta-feira, 17, no plenário da Suprema Corte e pode enterrar os avanços experimentados pelo país no combate à impunidade, atingir frontalmente a maior operação anticorrupção da história e beneficiar ilustres condenados por desvio de dinheiro público. Personagens emblemáticos como o ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu, que já foram responsabilizados pelo esquema de corrupção na Petrobras, podem sair da prisão. Além disso, outras figuras importantes da cena política podem se livrar do risco de ir para a cadeia no curto prazo e, como efeito colateral do movimento, mais de 4,8 mil presos por outros tantos crimes podem ganhar as ruas novamente. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira e a tendência é que a corte proíba as prisões em segunda instância, acolhendo o novo discurso de Gilmar Mendes. Mas por que, afinal, o Supremo vai dar esse passo atrás? E como Gilmar conseguiu impor sua vontade?

A política é apontada por quem transita pela corte como o principal fator a mover o ministro e sua liderança nesse processo. Para entender sua mudança de opinião, é preciso voltar a 2016. Em março daquele ano, o Brasil estava em convulsão. O então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, era o titular dos processos da Lava Jato em Curitiba e havia tornado públicos os famosos áudios de conversas entre Dilma e Lula. Um dos diálogos interceptados sugeria que a nomeação do petista para o cargo de ministro da Casa Civil era uma forma de protegê-lo do avanço da operação. Com base nas conversas, Gilmar barrou a posse de Lula. Além disso, ordenou que as investigações sobre ele ficassem em Curitiba, onde tramitariam mais rapidamente. Sem Lula na Casa Civil e com a Lava Jato a mil devido a acordos de colaboração firmados com investigados que temiam ser presos, Dilma não conseguiu se segurar no cargo e caiu. Era o auge da boa convivência entre os integrantes da operação e Gilmar.

Fátima Meira/Futura Press/FolhapressFátima Meira/Futura Press/FolhapressToffoli em plenário nesta quinta: alinhamento estratégico com Gilmar
Mas foi também a partir desse momento que o novo Gilmar começou a se moldar. A inflexão do ministro foi ocorrendo aos poucos. No final daquele ano, conforme a operação mantinha o tom contra políticos corruptos, ele já falava em “excessos” nos seus procedimentos. Àquela altura, já se sabia também que os investigadores tentavam alcançar o Judiciário. “Há [excessos], tanto é que houve concessão de habeas corpus. Para mim, por exemplo, no que diz respeito à prisão provisória sem limites, isso me parece excessivo e precisa ser discutido no TRF [Tribunal Regional Federal], no STJ [Superior Tribunal de Justiça] e no Supremo”, disse Mendes em 24 de outubro. Em 2017, os ataques do ministro recrudesceram no mesmo ritmo em que a operação engolfava figuras ilustres do PSDB e o governo de então, de Michel Temer, passou a virar alvo. Gilmar, amigo declarado de Temer, criticou as “prisões alongadas que se determinam em Curitiba”. Declarou que uma denúncia feita pelo Ministério Público era quase “uma brincadeira juvenil”. Além dos emedebistas investigados, o PT, claro, gostou. E uma parte importante do establishment político passou a ver nele um aliado. Encontros com lideranças passaram a ser frequentes. Mas faltava algo: a influência sobre a agenda da corte. Em 2018, a posse de Dias Toffoli na presidência possibilitou isso.

A relação de Toffoli com Gilmar já era de muita proximidade. O próprio Lula, certa feita, o pegou pelo braço em um evento em Brasília e quis saber sobre a relação íntima entre os dois, uma amizade outrora impensável. Ambos já frequentavam as casas e gabinetes um do outro. Gilmar, espertamente, viu em Toffoli um possível aliado e, aos poucos, foi ganhando a sua simpatia ao mesmo tempo em que apresentava a ele as gostosuras do poder e o ajudava a ampliar sua rede de contatos. Em suma, o velho ministro foi aos poucos mostrando ao novato como fazer para valorizar a caneta que ele tem em mãos, uma fonte inesgotável de poder. A relação foi se estreitando mais e mais. Recentemente, depois que as mulheres de ambos, as advogadas Guiomar Mendes e Roberta Rangel, entraram na mira de um grupo especial da Receita Federal que investigava possíveis fraudes tributárias em suas atividades profissionais, a amizade virou uma aliança ainda mais estratégica. E se somou aos interesses dos amigos dos dois ministros, um oriundo das hostes petistas e outro alinhado aos tucanos e emedebistas. Estava aberta uma janela de oportunidade para transformar a agenda do Supremo em instrumento para enfraquecer a Lava Jato.

O movimento foi reforçado pelos vazamentos das conversas roubadas do aplicativo Telegram de integrantes da operação. Com as mensagens, criou-se o caldo para que a corte começasse aos poucos a rever decisões que antes abriram caminho para que a investigação deslanchasse, E parte das excelências começou a impor travas a métodos utilizados pelos investigadores. É o caso de uma decisão recente do próprio Dias Toffoli que limitou a atuação do antigo Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, rebatizado como Unidade de Inteligência Financeira. Outros recursos em andamento na corte, como o que pede a declaração de suspeição de Sergio Moro no julgamento de Lula, viraram uma espada de Dâmocles sobre a operação e seus integrantes. Alguns desses recursos chegaram a ser acolhidos, sempre com Gilmar liderando o coro dos críticos. Foi nessa toada, por exemplo, que o tribunal ordenou a primeira anulação de uma sentença de Sergio Moro pela filigrana jurídica de que o réu delatado deve fazer alegações finais depois do réu delator — regra que não existia e que nada muda no rumo do processo.

Agência BrasilAgência BrasilO voto da ministra Rosa Weber deve decidir a questão no plenário
A revisão da prisão em segunda instância coroa esse processo. Há tempos Gilmar vinha arquitetando o julgamento. Ele encontrou embasamento jurídico para sustentar a guinada: o de que o Supremo havia decidido que a prisão era apenas uma “possibilidade” que passou a virar regra nas instâncias inferiores. Convenceu Toffoli de que havia um número significativo na casa favorável à retomada do debate, já que Ricardo Lewandowski queria e Marco Aurelio e Celso de Mello, defensores históricos da proibição da prisão imediata após condenação em segunda instância, também reivindicavam uma nova análise. Do outro lado, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e Cármen Lúcia vinham resistindo à ideia. Mas passaram a ser minoritários e não mais tinham poder sobre a agenda da casa — Cármen já havia deixado a presidência.

Hoje, o resultado, como sempre no STF, é imprevisível, mas a tendência é que o modelo seja mais uma vez revisto. Será a terceira mudança nas últimas três décadas. O entendimento de que a prisão deveria ocorrer após condenação em segunda instância prevaleceu entre 1988, quando foi promulgada a Constituição vigente, até 2009, ano em que o STF mudou a jurisprudência e determinou que as prisões só poderiam ocorrer após o julgamento do último recurso. Em 2016, o então relator da Lava Jato na corte, Teori Zavascki, liderou a virada. No julgamento ora em curso, os votos de dois ministros são considerados determinantes. Um deles é o de Rosa Weber, que sempre foi contra a prisão em segunda instância, mas no julgamento do habeas corpus de Lula, em abril de 2018, posicionou-se a favor alegando que deveria respeitar a jurisprudência vigente. O outro é o de Alexandre de Moraes, que era a favor da prisão em segunda instância, mas passou a ser contabilizado como um possível voto contra tendo em vista a aproximação com Gilmar e Toffoli.

Há algumas possibilidades no horizonte. Uma delas é que o tribunal estabeleça um ponto intermediário e decida que os réus podem ser presos após a confirmação da sentença em terceira instância – se o Superior Tribunal de Justiça confirmar as decisões das duas instâncias inferiores, a cadeia estaria autorizada. O próprio Dias Toffoli chegou a propor essa solução. Mas, ao que tudo indica, o movimento de Gilmar por uma decisão mais radical, que permita a liberdade até o final da tramitação de todos os recursos, vem ganhando força nos últimos tempos.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéPara Barroso, nova mudança reforça a ideia de que o Brasil é um paraíso de corruptos
A segurança reforçada no primeiro dia do julgamento dava o tom da relevância do tema em discussão. À diferença das sessões corriqueiras, os cidadãos interessados em acompanhar a votação eram obrigados a desembarcar antes da entrada do prédio, na Praça dos Três Poderes. Os esperados manifestantes que justificariam o esquema especial de proteção não apareceram. Na portaria, apenas estudantes e advogados aguardavam em uma extensa fila para ocupar uma das cadeiras do plenário da corte. Os que chegaram em cima da hora tiveram que se contentar em assistir a sessão em um telão colocado no andar superior. Enquanto os que esperavam na fila debatiam o tema do julgamento e seu impacto na Operação Lava Jato, Dias Toffoli fez questão de, ao abrir o julgamento, tentar desvincular a decisão do interesse de personagens que podem ser beneficiados por ela, como Lula. “Que fique bem claro que as presentes ações e o presente julgamento não se referem a nenhuma situação particular. (…) O objetivo é dar o alcance efetivo e a interpretação a uma das garantias individuais previstas na nossa Constituição Federal. Esse entendimento se estenderá a todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

Depois dele, o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo, leu seu relatório e aproveitou para disparar contra o presidente do STF. O motivo foi uma decisão de Toffoli que cassou uma liminar dele próprio, expedida em dezembro de 2018, mandando soltar todos presos após condenação em segunda instância, Lula incluído. Mello realçou seu estranhamento com a postura de Toffoli contra sua liminar àquela altura. E disparou: “O presidente é coordenador e não superior hierárquico dos pares. (…) Tempos estranhos em que verificava até mesmo a autofagia. Aonde vamos parar?”, indagou. A resposta de Toffoli veio ao final da sessão, por volta das 18h30, quando o presidente do STF, com a voz embargada, elogiou o relatório de Marco Aurélio e disse que sua admiração por ele só aumentava. Na próxima quarta, 23, os ministros começam a votar. As rusgas entre eles serão expostas. E ficará evidente, mais uma vez, o racha entre as duas alas – a que defende Lava Jato, com Fachin e Barroso à frente, e a que se esforça para limitar a operação.

A possível mudança de entendimento do tribunal sobre as prisões após condenação em segunda instância terá grande impacto sobre o combate à corrupção no país. A autorização concedida pelo Supremo em 2016 tem eficácia, principalmente, contra políticos e poderosos que, mesmo tendo dinheiro para pagar bons advogados, não conseguem mais alongar tanto os processos e se livrar das punições. Sem medo da prisão, as delações premiadas, outro instrumento fundamental para os investigadores em geral, devem diminuir. Além disso, o país volta a ser uma exceção à regra. Em grande parte do mundo desenvolvido, a prisão após condenação em segunda instância é permitida. Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Canadá, Itália e Argentina são alguns exemplos. Os americanos chegam a ser até mais rigorosos: o cumprimento da pena começa, muitas vezes, após a condenação em primeira instância. Gilmar, o porta-estandarte da mudança, tem dito que está pronto para o embate. Em 2016, quando sua posição era outra, para além de dizer que não se conhecer no mundo civilizado um país que exija o fim do processo para prender os réus, ele anotou como positiva a prisão de personagens graúdos, algo que poderia até levar à melhoria das condições das cadeias brasileiras. Em favor da tese que sairia vitoriosa naquela ocasião, destacou que os réus vão perdendo a presunção de inocência à medida que o processo avança – para prender, portanto, não seria necessário o tal trânsito em julgado. Era, de fato, um outro Gilmar. Mas o Brasil continua a ser o mesmo. O autoconcedido papel de dono do Supremo, de julgador capaz de levar a corte para lá ou para cá, está, mais do que nunca, evidente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que a CRUSOE deveria investigar e iria descobrir, pelos registros da imprensa, que o Gilmar Mendes, para mudar sua opinião acerca da condenação em segunda instância, deve ter sofrido influência do Ministro Sepulveda Pertence. Quando Sepulveda Pertence surge como advogado de Lula, o Gilmar Mendes havia mudado de postura sobre a condenação em segunda instância há pouco mais tarde de 10 (dez) dias. Foi uma coincidência que não me passou despercebida. Creio que cabe uma investigação da CRUSOE.

  2. Pessoal. Essa gente do judiciário é REVOLUCIONÁRIA, não entenderam ainda? Toga-tapa-agente. Agem com perspicácia e cara-de-pau.

  3. Esta histeria do "transito e julgado" está fundamentada nas portas dos Fórum do Brasil. Abarrotadas de advogados desocupados, brigando por briga de cerca, de vizinho, de separação de casal, briga de rua e etc . Deixar a impunidade rolar, significa dar trabalho para as peças do judiciário, sustentar juízes corruptos e advogados inescrupulosos. Os bandidos pegos na Lava Jatos são os mais cobiçados porque estão estocados com centenas de milhões, entrando na casa de bilhão, escondidos por aí.

  4. Confesso não mais suportar ver a imagem dessa pessoa, assim como ouví-lo. A empáfia ao desenvolver suas “teses”, sempre em prejuízo da ordem e moralidade, sua defesa obstinada de criminosos e, por diversas vezes, manifestando-se de forma grosseira e agressiva, me fazem sentir vergonha do STF.

  5. Certos membros do STF nunca souberam distinguir entre "o direito de ninguém ser considerado culpado até o trânsito em julgado" com o momento próprio da prisão de criminosos. Mas sabem ou tentam confundir. Incutem decisões contra a segurança jurídica e favorecem a prescrição geradora de impunidades, prejuízos e riscos com o efeito de ampliar a exposição das vítimas à reincidência dos malfeitores!

  6. Gilmar Mendes não copia o congresso: ele ensina o congresso como é que faz... Cada um se espelha num outro que é melhor do que nós...Bandido bom é bandido que copia ministro...

  7. Ministra Rosa Weber, limpe a imagem desse supremo que só nos causa desgostos. Como uma competente e honrada representante da ala feminina e junto com com os demais ministros que lhe acompanham, não perca a oportunidade de limpar a imagem do Brasil diante do mundo. Estarei atenta ao seu voto e pronta prá chorar de alegria após o resultado. Que Deus a ilumine!

    1. Assino em baixo Sra. Vilma. Só DEUS mesmo para salvar o Brasil! Esse buldogue de Toga NÃO é dono do STF é o inimigo número um do Brasil. DEUS nos ajude! Estamos por um fio para implodir e encher mais ainda o Brasil de ladrões, bandidos e corruptos. Como que não bastasse os que já estão soltos... Vamos rezar

  8. Só nos resta uma única esperança. O fechamento imediato do "congresso" e do "stf" com a subsequente investigação, julgamento pelo Supremo Tribunal Militar e encarceramento de quem for culpado.

  9. Será que desconhecem ou, por interesses escusos, fingem desconhecer: Não dispõe a Constituição sobre quando devam ser presos criminosos e corruptos. Isso fica a cargo dos juízes (de 1º grau) e dos tribunais de justiça (em recursos de 2º grau). Temos duplo grau de jurisdição. A função do STJ e do STF é proteger a ordem jurídica e não julgar habeas corpus ou anular julgados ordinariamente. É excepcional em todo o mundo. O juridiquês falacioso compromete a segurança jurídica das vítimas.

  10. Quem é o Sr. Ministro Gilmar Mendes para atacar o Ministro Sérgio Moro? Exemplo de homem honesto, íntegro, afável, educado, atencioso, de princípios éticos e morais, inteligente, audacioso, profissional exemplar e tantas outras qualidades que fica difícil qualificar o desprezível Gilmar Mendes!

  11. Fala-se muito no Toffoli reprovado no exame para juiz e temos aí o Gilmar - que também não é juiz - nunca advogou e, hoje como ministro do STF , se sente o todo poderoso com suas teses improvisadas , criando insegurança jurídica no nosso sistema de Justiça ! Quem sabe do seu histórico de vida pessoal, profissional e familiar não tem dúvidas das benesses que a vida lhe proporcionou ....

  12. É lamentável que neste infeliz País, qualquer grande reportagem não modifica nada nas instituições ou nas pessoas. O ministro lerá sua matéria e dará de ombros, levantando os lábios com desprezo. Cansei da política e, em especial, dos petistas e ministros do STF.

  13. Gilmar é inescrupuloso, imoral até a ponta do beiço, arrogante porque se julga acima da lei. Acontece que quanto mais alto maior o tombo, basta ver Lula, que saiu da presidência como dono do Brasil e hoje está onde está. Um dia a casa cai, assim como caiu para Hitler e Mussolini, um escroto desses acabará pagando por seus crimes, não vai tripudiar da nação impunemente. Nem ele e nem seus capangas do STF. Vamos lá ministro Barroso, peça vistas do processo e sente em cima.

  14. Vergonhoso, como um jagunceiro e soltador de criminosos e bandidos ainda tem assento no STF? O Senado virou defensor de protetor de bandidos e jagunceiros? Que Senado é esse?

  15. Como a sociedade não contrata caros advogados para defender seus direitos contra os bandidos, fica fácil encontrar eco na OAB para mais este reforço na impunidade no Brasil. Essa jabuticaba amarga, plantada pelos "advogados" lotados no #STFVergonhaDoBrasil para livrar os corruptos da vez a serem julgados, vai desmontar o combate à corrupção neste país tão carente de seriedade. #STFVergonhaNacional

  16. O julgamento em terceira instância é inconstitucional pois a corte que caberia somente apreciação sobre divergência constitucional apreciaria objeto da ação e além de autoproteção também poderia explorar um grande filão de venda de sentenças a criminosos de colarinho branco ... para que fazer acordo com o MP de devolução do dinheiro roubado já que uma sentença sairia muito mais barato? O tráfico de influência correria solto e os escritórios de advocacia de parentes e afins lavaria o $ !

  17. Após a entrevista ao Datena noite passada, reflito: de q forma será, esse cidadão q se diz BRASILEIRO, quer marcar sua passagem p a história. Tem a oportunidade dos Deuses p ouvi -los, buscar junto c os bons o FIM do Foro privilegiado, ñ mais trabalhar contra a LAVAJATO, desengavetar os processos de políticos do PSDB, punir a camarilha do transporte no Rio falido, RETIFICAR a CONSTITUIÇÃO reafirmando a prisão em 2a. instância. Só que insiste em um julgamento "justo" p quem traiu a Pátria.

  18. O ministro Gilmar Mendes (STF) disse em entrevista a BAND nesta noite (21/10/19) que " devemos um julgamento justo ao Lula". kkkkka! Este cara está brincando com o povo brasileiro.

  19. Fogueira das vaidades !! Nao pensam no todo julgam olhando para o umbigo !! Brasil país dos corruptos e seus protetores togados

  20. Lamentável que a suprema corte do país pareça um navio sem leme, totalmente ao sabor das correntes oriundas das vaidades que, fatalmente, irão minar a pouquíssima confiança que ainda resta!

  21. Tem o AI-5 da corrupção, suspensão das conduções coercitivas e do COAF, anulação de condenação sem qq embasamento jurídico e como eles vão modular a decisão para ela não atingir todo mundo (mais uma vez criando tipos diferentes de réu), ministros do STF que contradizem a si mesmos, anulação das delações. Aberrações é o que não falta, mesmo assim, é bom que seja feita uma pressão nos CORRUPTOS para que eles continuem queimando a largada e se expondo.

  22. Como ser supremo GM é um “influencer” e como disse um advogado. em youtube a imprensa se atreve até “adivinhar “ o placar do julgamento histórico da nossa falida Constituição que diz respeito à prisão em segunda instância (é isso?). Lula um preso que não quer o benefício previsto em lei porque acha que sai livre com a suspeição de Moro. Tempos tumultuados com os togados vestidos de Batman. Ambiente gótico. Brasília a nova Gothan.???

  23. À medida que o número de recursos começasse a aumentar, o STF se veria sobrecarregado e o tempo de análise dos recursos inevitavelmente se elevaria, o que representaria uma quebra da isonomia e da imparcialidade nos processos, que diante disto deveriam ser anulados. Deixem os CORRUPTOS trabalhar, a solução deles é impunidade geral ou então criar uma classe privilegiada de réus. Isto pq ainda há mais coisas escabrosas na fila de excrescência do STF.

  24. Não só isto, tal entendimento significa que qq indivíduo preso antes do esgotamento de todos os recursos faria jus à uma indenização contra a tirania do Estado, uma vez que, a depender do tempo de análise dos recursos, o condenado poderia até ser beneficiado pela prescrição dos crimes. Inclusive, a própria decisão já implicava em uma quebra dos princípios da isonomia e da imparcialidade, pois a velocidade de julgamentos dos recursos seria maior no início, com um volume menor de recursos.

  25. Só a menção da sigla STF já me causa náuseas. Já passou da hora de o País rever as regras de funcionamento de sua principal corte, hoje reduzida a uma banca de advogados criminalistas remunerada pelas vítimas de seus clientes.

  26. Do contrário, se a presunção de inocência não permite prisão antes do trânsito em julgado, então não poderia haver prisão nem em 1ª, 2ª ou 3ª instância. Em contrapartida, se a decisão é por se permitir prisão somente após o esgotamento de todos os recursos possíveis, então isto significa que qq discrepância entre os tempos de análise dos recursos representaria uma violação dos princípios da isonomia e da imparcialidade.

  27. Deixem Gilmar trabalhar, o homem é o maior demolidor deste sistema podre e viciado que existe no Brasil. Se um novo país emergir de tudo isto, Gilmar Mendes e Dilma Rousseff mereceriam uma estátua pela grande contribuição que deram para expor as contradições e irracionalidade de toda esta MÁQUINA DE CORRUPÇÃO E FISIOLOGISMO. Se decidem por uma solução intermediária, estão dizendo que o objetivo é favorecer a impunidade, pois não haveria entrave constitucional algum à prisão 2ª instância.

  28. Lamentável, muito triste, ver um ser humano que teve a oportunidade de fazer algo digno pelo país, usar de seu cargo e poder para fazer sérios estragos...a Lei do Retorno não falha, embora muitos não acreditem nessas "besteiras"...

  29. Lamentável, muito triste, ver um ser humano que teve a oportunidade de fazer algo digno pelo país, usar de seu cargo e poder para fazer sérios estragos...a Lei do Retorno não falha, embora muitos não acreditem nessas "besteiras"...

  30. A decisão de 2009 no mínimo criou dois tipos de réus no Brasil: aqueles beneficiados pela morosidade do STF e os demais que não tem quem interceda por eles. Ela simplesmente representou a quebra dos princípios da isonomia e da imparcialidade tão caras aos "GARANTISTAS". Pelo que se vê, isonomia e imparcialidade é um luxo acessível somente a alguns CRIMINOSOS muito bem relacionados, o restante tem que se contentar em nem condenado precisar ser para ir preso.

  31. Fico estarrecida em ver o que o dinheiro pode. Os empobrecidos não conseguem pagar os honorários advocatícios e por isso amargam na prisão. Pobre Brasil com uma justiça que só mira os privilegiados e com juízes como o os Srs Gilmar, Toffoli, Mello e Lewandowisk. Por isso estamos condenados a permanecer no 3o mundo, onde os corruptos sempre teem os que os defendem.

  32. Para princípios de isonomia e imparcialidade, o tempo de análise para os recursos pelo STF deveria ser igual para todos os réus (basta lembrar da defesa de Lula alegando que o caso dele foi julgado muito rápido). Portanto, não importa o que Gilmar e seus pares façam, eles já enfiaram os pés pelas mãos, a decisão de 2009 é uma excrescência e demonstra que o STF é fonte de impunidade e instabilidade não é de hj. Não acaso esta decisão ter coincidido com o período de recrudescimento da corrupção.

  33. Lamentável a situação das instituições no país. Me pergunto a razão da existência do STF. A posição de determinadas autoridades me lembra o velho bordão de um programa de TV, onde um personagem dizia ao outro, "tudo o que eu fizer na frente você faz atrás que vai dar tudo certo". Sinceramente, se eu pudesse eu sairia do país. A situação está cada dia pior. Na política temos um Congresso bastante renovado, mas a velha política continua firme e forte. Difícil confiar em certas instituições.

  34. Sendo assim, todos os presos antes de 2009 após condenação em 2ª instância foram prejudicados pelo fato de que a morosidade do STF é um fator de benefício para CRIMINOSOS e CORRUPTOS, quanto maior a lentidão do STF para julgar os recursos impetrados, mais prejudicado seriam os réus. Aliás, considerando-se que o STF é composto somente por 11 ministros, ninguém deveria mais ser preso no país, pq um réu poderia alegar que o STF analisou os recursos em tempo menor do que de outros réus.

  35. Aliás, o problema não é de agora, a decisão de 2009 do STF foi baseada no princípio da presunção de inocência. Mas se fosse assim, então o entendimento até então representava uma arbitrariedade do Estado contra o cidadão e este deveria ser indenizado, o que deveria ser inclusive retroativo, independentemente de o resultado final dos recursos no STF, uma vez que dependendo do tempo levado para se julgar os recursos impetrados, o réu poderia ser beneficiado pela prescrição do processo.

    1. Nesse cenário, penso que aos presídios deveriam ser extintos e soltar todos os encarcerados. Viver onde se fala em direitos torna-se insustentável. Penso estar na hora de exigir uma nova Assembléia Constituinte, onde haja preocupação equilibrada entre direitos e deveres. Por falar nisso não encontrei nenhuma organização de deveres humanos, enquanto as de direitos proliferam. Como os ministros são garantistas, deverão liberar geral segundo o princípio da igualdade.

  36. Em contrapartida, se o STF decide que a prisão só pode ocorrer após trânsito em julgado, isto não significaria que todo mundo que tenha sido preso antes de se esgotarem todos os recursos teve seu direito à presunção de inocência estabelecida na Constituição violado? Eles não deveriam buscar uma compensação junto ao judiciário contra a tirania do Estado? Afinal, a prisão em 2ª instância seria uma violação da Constituição e quem teve seus direitos violados pelo Estado faz juz à indenização.

  37. Ao mesmo tempo, se eles adotam uma solução intermediária, eles estão dizendo que não há problema algum com a prisão em 2ª instância, afinal, prisão em 3ª instância viola a "regra" do trânsito em julgado. Se a prisão em 3ª instância não atende ao preceito de trânsito em julgado, então qual é o problema da prisão em 2ª instância, a única diferença entre ela e a prisão em 3ª instância é um nível a mais de recursos, o que claramente atende aos CORRUPTOS e favorece a impunidade.

  38. Se Gilmar e sua turma decidirem adotar uma "solução" intermediária, então estão admitindo que não há ilegalidade alguma na prisão em segunda instância e o real objetivo é realmente promover a impunidade, pois o trânsito em julgado só se concretiza após a baixa do processo no âmbito do STF, portanto ele não pode ser utilizado para nenhuma outra solução que seja prisão somente após todos os recursos terem sido esgotados e o processo baixado no STF.

  39. Se a prisão em segunda instância é "inconstitucional", pq se ninguém pode ser preso antes do trânsito em julgado, então ela é inconstitucional, da mesma maneira que a prisão somente após a "terceira" instância, o STJ, tb seria. Independentemente da decisão que for tomada pelo STF, do ponto de vista puramente lógica há somente duas opções: ou a prisão só se dá após se esgotarem os recursos ou então a prisão poderia se dar já a partir da primeira instância.

    1. Vassalos?! São servos! Afinal, foram nomeados por quem, heinh, heinh, heinh????

  40. Os outros ministros sujulgados por Gilmar para atender sua absurda fome de poder e inescrupulosa mudança de posição agora a favor da impunidade real de corruptos mostra um STF mal cheiroso pela putrefação de suas ações a defender impunidade de poderosos e bandidos da pior espécie. Lamenta Brasil por esse esgoto em casa de ouro, tudo pago pelo contribuinte

  41. Pois é, estamos na mão de um bando de advogados que nem sabem o que é ser imparcial e honesto, pois seus honorários são mais importantes.

  42. Gilmar Mendes, um dos maiores bandidos deste país, mandando e desmandando para impedir o desenvolvimento do Brasil, para acabar com a corrupção. Forças Armadas, nos salvem.

  43. Prova mais explícita de que a questão é puramente política, muito mais que jurídica, é que há os ministros que defendem as prisões após a condenação em 2a instância e os que são contra. E, em ambos os casos, têm bons argumentos jurídicos. Afinal, o Direito não é uma ciência exata. Portanto, se passar a proibição após a 2a instância terá sido por opção política mesmo. A não ser, é sempre bom ter presente, que pode haver questões de corrupção e outras safadezas ainda não exploradas mas farejadas.

    1. Sem dúvida, José. A única forma de acabar de vez com esse papo furado no STF é uma PEC que institua a prisão em segunda instância. Mas com esse congresso que está aí? duvido que isso caminhe pra frente. Culpa de nós brasileiros que fomos reeleger os bandidos. Fazer o quê, né. Enquanto o povo é manipulável os políticos deitam e rolam.

  44. Enquanto o método de escolha dos ministros do STF for por indicação do presidente da república, estaremos sujeitos a tragédias como essa. Mas, pensando bem, a escolha para presidência da república é por escolha popular e tragédias também ocorrem. Triste!

    1. Pois é, como a trajédia LuLadrão, Dilma anta etc. Já tenho a minha corda pra oferecer a quem se propuser enforcarministro da Suprema Corte corrupto (quem assume a carapuça?)

  45. Eles sabem que a população não vai às ruas.Eles sabem que não somos Chilenos nem Argentinos. Eles sabem que não somos de nada.Eles sabem que somos uns zero à esquerda(ou direita).Eles sabem que nada vai acontecer.O povo nas ruas nem sequer sabe desse julgamento.O povo está anestesiado sem emprego e desolado.Não ha nada que possa nos salvar desse caos e dessa ditadura jurisdicional.Nossa única saída é o Aeroporto Internacional. Vida longa aos Capirotos de Capa Preta.Nós somos infinitamente nada.

    1. Fico muito triste, mas tenho que concordar com você. O povo brasileiro não quer participar pois primeiro, não quer entender o que poderá acontecer, e segundo, não é participativo na política.

  46. Está formando-se no STF, o que tende ser uma maioria, dos piores juízes que há décadas vem compondo a corte. Criou-se uma divisão, uma em prol, outra contra os anseios da população por segurança jurídica das decisões judiciais das diversas instâncias, probidade e imparcialidade dos juízes. Infelizmente, alguns ministros do STF não detêm essas qualidades. Agem como déspotas, destruindo reputações em julgamentos ensaiados, afrontando a CF e a dignidade dos jurisdicionados brasileiros.

  47. ...E a justiça caminha, no Brasil, ao sabor dos milhões que se puder pagar. E VIVA A IMPUNIDADE DOS PODEROSOS. As pessoas simples e pobres estarão como sempre estiveram.

  48. e nós ainda pensamos que esse país é nosso! essa porra tem dono! um cadinho lá de fora, que manda muito, e um tantão aqui dentro que rouba pra cacete. o resto de tudo! crise de vômito!!!

  49. A preocupação evidente da grande maioria dos brasileiros, considerando inclusive que muitos ladrões graúdos pagam seus oportunistas advogados com o dinheiro roubado do próprio povo , ou seja que nós estamos involuntariamente ao pagar pesados impostos arcando com as defesas e possíveis liberdades de nossos algozes é algo de uma perversidade jamais vista antes . Esses senhores juízes virando as costas para o povo que não está alienado aos fatos vêm acumulando desafetos com riscos incalculável..

  50. 3) Agora que gdementes se tocou que ele próprio NÃO É INATINGÍVEL, que SUAS FALCATRUAS SERÃO EXPOSTAS e, que ELE TAMBÉM SERÁ PEGO, não só mudou de posição como passou a chantagear implícita ou explicitamente alguns dos seus pares que também têm suas falcatruas. "Talkado"???

    1. . Mas nunca na história desse país estivemos em posição tão vulnerável e perigosa . Acho que o povo deveria sair às ruas com cartazes mostrando as Fotos das mulheres dessa dupla a quem na verdade protegem . Sim estampar a cara das duas para todos verem . Talvez seja uma estratégia interessante para recuarem ..E escrever acima : GILMAR E TOFFOLI SABEMOS A QUEM ESTÃO PROTEGENDO!! Eles não tem vergonha mas tem medo .

  51. 1) Quando as coisas começaram a complicar pra cima do luladrão, em seu delírio de poder "acima de tudo e de todos", ele apareceu no gabinete do gdementes e deu uma dura nele, "exigindo" que parasse as investigações. O gedementes em seu "vaidoso delírio de "superior intangível intocável inalcançável", explodiu de ódio do apedeuta ousar pensar em se sobrepor a ele, um "ministro do stf".

    1. 3) Agora que gdementes se tocou que ele próprio NÃO É INATINGÍVEL, que SUAS FALCATRUAS SERÃO EXPOSTAS e, que ELE TAMBÉM SERÁ PEGO, não só mudou de posição como passou a chantagear implícita ou explicitamente alguns dos seus pares que também têm suas falcatruas. "Talkado"???

    2. 2) Desse ódio e ferrenha vontade de vingança, o seu posicionamento a favor da prisão em segunda instância, contribuindo decisivamente para que fosse logo pego o luladrão.

  52. Se os ministros do STF agissem de acordo com suas atribuições, eles defenderiam religiosamente a Constituição e as Leis. Então, o Brasil seria um país civilizado e a População Brasileira não seria vítima de criminosos-corruptos-ladrões como Lula, José Dirceu, Temer, Dilma, Paulo Preto, Eduardo Cunha, e demais quadrilheiros.

  53. Acredito que o STF será o grande responsável se houver alguma intervenção. Esses ministros só nos estristecem. Lástima. Espero que isso não aconteça.

  54. Este personagem não tem qualquer apreço à nobre função de ministro do STF e é movido exclusivamente aos seus interesses particulares, provavelmente inconfessáveis. Uma vergonha para o STF e o próprio, nas palavras do próprio ministro Barroso e para o País na minha visão.

  55. Esse STF é o atraso do Brasil!!! Somos marionetes nas mãos desses senhores!!! Sim, porque acima deles só Deus!!! Eu me pergunto isso é democracia??? Com certeza não é!!!

  56. Excelente artigo, preciso e contundente. Infelizmente os defensores da impunidade estão aparentemente em maioria. Triste STF, estão alheios à realidade brasileira e fazendo pouco caso a quem paga os seus salários.

  57. Infelizmente, a pequenez destes vagabundos travestidos de "senhores da Constituição", deveria ter um limitador que seria o bem do povo, mas eles não são nada, aliás se não são aquilo que deveriam ser, não tem razão para estarem lá, aliás, nem de existirem. Na reconstituição da linha de acontecimentos que essa reportagem construiu, ficam claras as intenções e interesses excusos destes vagabundos que infectam o STF. Lastimável.

  58. Tudo que deve acontecer já está determinado. o findo do poço está próximo e a intervenção acontecerá. E com ja foi previsto, não acontecerá sem grandes arranhoes. Estejamos preparados para as consequências.

  59. Alguém avisa o presidente do Irã e da Turquia que o Gilmar Mendes xingou a mãe dele de p*** e duvidou eles jogarem bombas no STF!

  60. A revolta que eu sinto está à beira do insuportável . Qual será o limite da tolerância do povo brasileiro , será que em algum momento ela explode ? Anseio por isto !

    1. Somos um bando de cordeirinhos. No Equador os cidadãos quase colocam o pais abaixo pelo aumento dos combustíveis há poucas semanas; no Chile, todo mundo na rua e criando uma situação insuportável para o Estado em virtude de um aumento no valor do metrô. Enquanto isso, na república das bananas... Nos fazem de idiotas e nós só queremos saber e praia, samba, cerveja, carnaval e outras festas. Antes diriam que o Brasil vivia de pão e circo... agora, só Circo já basta.

  61. Um colega disse que a solução seria um ministro pedir vistas e sentar em sima por tempo indeterminado. Poderia acontecer isso?

  62. Certamente porque o Cartão de Crédito não aceitou a renovação por divergência de numeração. Como os senhores sumariamente suspenderam meu acesso à edição eletrônica sem qualquer aviso prévio, aproveito a ocasião para considerar a Assinatura definitiva e efetivamente cancelada .

  63. Aí a GloboNews chama para um programa de entrevista com a Cristiana Lobo, esse monumento à imparcialidade, um sabujo de Gilmar Mendes, professor de Direito na Faculdade do Ministro. Falaram sobre prisão em Segunda Instância. Isso é que é alinhamento em favor da bandalha, hein?

  64. Todos acreditamos em Toffoli, nada de especifico, nenhum interesse, palhaço! Cadê o Senado para resolver isso? Todos sentados sem resolver o que lhes compete.Dificil este país falido

  65. Porque ninguém liga a ligação de Gilmar Mendes com Fernando Henrique Cardoso. Poi, foi FHC que o nomeou para o STF. As investigações não tem fim, é uma hora chega em FHC. Por isso a guinada de opinião do Sr. Gilmar Mendes. Pensem.....

    1. MARIA MARIA, Maria passa na frente mulher...fé. Vais morrer na praia depois de tta luta? Te asseguro firmemente q vencemos. C era antigamente em Hollywood: o bandido se FODE, SUCUMBE, inclusive os OMISSOS, estes pagam mais caro, pois se arrependem de ñ fazer a história, a felicidade. No SUPREMO alguns se salvariam. No SENADO Álvaro Dias e ttos outros éticos e patrióticos que assassinaram a AUDITORIA s o STF, os patriotas do MUDA SENADO MUDA BRASIL se salvam. Só na Globo o mal vence o bem.

  66. A solução eh marcharmos para o STF dia 15 de novembro, pq o poder emana do Povo como está na constituição tão prostituida pelo STF. E lá pedirmos a intervenção.

  67. No mundo atual a demonstração da insatisfação é com violência e destruição! As nossas insatisfações estão sendo demonstradas como um prenúncio de grande terremoto!! Acordem congresso e stf!! As redes sociais, oficiais generais, caminhoneiros etc , depois que acender o estopim, ninguém apaga, a história mostra isso!! Vocês serão penalizados fisicamente pois como vocês não tem moral essa não poderá ser atingida!!

  68. Boa descrição do que estamos assistindo no STF e na verdade nós 3 poderes No STF não é só Gilmar Mendes não! E o levandovisck... ? E o Dias Toffoli...? E o Marco Aurélio...?! E a grande surpresa , o decano Celso de Melo?! E sabe -se lá o novato Alexandre de Moraes....?! Agora qual é a solução para impedir esses absurdos e tratoraram não constituição num tão falado e já desgastado “ estado democrático de direito...” ????

  69. A solução estará na decisão de algum dos ministros a favor da prisão, em pedir vista ao processo e sentar por quatro anos, ou até que a PEC da bengala coloque novos ministros.

  70. A quem acredita numa solução pacífica para que se estabeleça o equilíbrio necessário para uma boa governança, comecem a acreditar também em duendes e Lula inocente.

  71. Os comentários são uníssonos em dizer que estamos literalmente desesperados, ou seja, estamos presenciando larápios em nossa casa, como se estivéssemos assistindo via internet por um aplicativo de celular, e não temos o que fazer a não ser ligar para os "poliça" porém no plantão só tem uma viatura com combustível e ela está atendendo outra ocorrência e sem prazo de retorno. Não tem delegado de plantão! Enfim a sensação de impotência é total! ai, ai, ai...

  72. Inacreditável que o Executivo continue permitindo este acinte à população. É uma desmoralização e uma vergonha que o Presidente não tome uma atitude, custe o que custar, para moralizar este supremo descalabro.

    1. Lygia, o presidente só pode agir com base no que preceitua a Constituição Federal. O que estão fazendo é para desestabilizar o executivo e para que cometa um erro resultando em cassação. A sociedade é que tem que se manifestar contra esse descalabro.

  73. Gilmar Beiçola, criminoso extremamente perigoso, manda e desmanda no covil do STF, acobertando seus corruptos de estimação e seu próprio rabo ...

  74. O Gilmar tem rabo preso deveria ter se julgado impedido em todos os julgamentos em que sua .mulher defendia no escritório dela. Pensar que quando eu estudava direito há 40 anos atrás eu tinha o maior respeito pelo Supremo...

  75. Além de ser dono do Supremo, como fica a Constituição brasileira nessa reviravolta? Ela é ou não para ser cumprida? #ForaGilmar! #ForaGilmar!

  76. exército brasileiro assume o STF por pedido de Bolsonaro 142 da constituição, colocando um júri militar , e determina outros juízes com formações de juízes de carreira , e não os psicopatas de plantão.

  77. Covarde, usa o poder da toga pra defender interesses e idéias pessoais, Deus vê tudo! Sua hora vai chegar. A história aguarda seu tropeço e insucesso.

  78. È totalmente lamentável , pois quem elegemos p/acabar com esta bagunça não teve e nem tem CUNHÕES p/fechar estes antros de corrupção, ao povo só resta morrer em porta de hospitais, morrer nas mãos de assaltantes e não ter direito a educação, proximas eleições só voto em gente do Partido Novo, que só entra quem tem ficha limpa.

  79. A pior Ditadura é aquela que submete o povo de uma nação a viver sob o terror dos desmandos do poder judiciário, sob um senado composto por maioria corrupta e um congresso apodrecido. Lamentável cenário!

  80. Exelente artigo que trata do maior caso de Casuismo da historia do Brazil, vindo, que ironia,do STF, donde deveria vir a imparcialida e o respeito à nossa Carta Magna! O povo brasileiro não vai gostar! Vide o nosso vizinho Peru!

  81. Sim, Ministro M. A., tempos estranhos e país estranho esse nosso, onde o STF surrupia prerrogativas do legislativo. Onde um ministro do STF dita a agenda política e impõe à sociedade - sob tortura como diria GM, enorme retrocesso no combate à corrupção e à impunidade. Mas, reza o ditado que, mesmo acumulando poder e fortuna, inevitavelmente haverão de cruzar os portões de Danti. Ali, hão de sentir o peso da terra e seguir abraçado à podridão, sem o benefício das instâncias superiores.

    1. A mando de quem estarão? Estamos muito perto de saber quem deu as instruções a Sarney 35 anos atrás!!!Impor a toda a sociedade está ditadura!!! O que impressiona são estes brasileiros fakes pactuando dessa orgia.

  82. Não consigo outra palavra para definir Gilmar Mendes e Toffoli : C A N A L H A S !! Mudam a jurisprudência conforme seus interesses, como agora de proteger essa turma de corruptos seus amigos. Outro fato q pesa foi a LJ está chegando no Judiciário, óbvio q Gilmar e Toffoli tem muito o q temer. Um por suas atividades no seu IDP e patrocínios e outro delatado "o amigo do amigo do meu pai", além das esposas pegas pelo COAF. Ministros I M O R A I S q usam o cargo p/se proeger e o seus tb.

    1. Ladroes eleitos por um povo semi analfabeto vão designar quem para ministros do STF ??? Reles vigaristas e medíocres, com exceção de um ou outro... Fuleiros pobres e deslumbrados, uns fedorentos, protagonistas de um espetáculo lamentável, onde tipos suspeitos como Kakay , Gilmar e Toffoli se locupletam com o Mecanismo ...

    2. sempre fui contra a intervenção militar no país. Mas quem pode conter bandidos poderosos no poder se não quem tenha mais força? Todos sabem quem são os facínoras nos três poderes. Urge extirpá-los antes que o país não consiga mais levantar-se.

  83. Além do Gilmar Mendes, o advogadinho do PT, bosToffoli também defendia ferozmente a condenação após segunda instância no caso do Estevão... corte mais 171 que essa não existe

  84. Muito lúcida a análise do Diogo Mainardi sobre a ação do Presidente do Perú sobre o Congresso e o STF de lá e o povo aqui não está nas ruas, porém está com ódio desses bandidos e com certeza apoiaram um golpe para moralizar o país.

    1. Se, e quando as Forças Armadas resolverem intervir, estarei apoiando. Já está passando do tolerável.

  85. Por analogia com a canonização de Irmã Dulce, quando Gilmar Mendes morrer também vai virar Santo, será Chamado São Gilmar Protetor de Bandidos, os milagres que o habilitação ao santificado está realizando em vida, no supremo.

  86. Agora o beiçola está incinerando (não, luis Inácio, o certo é insinuando) que há membros no supremo que enfornam um robalo, agasalham um croquete, entubam uma brachola ou dão marcha-à-ré no quibe?

  87. Somos um país de idiotas. Vivemos nesta guerra juvenil entre mocinhos e bandidos, quando todos deveríamos ver e julgar o que é certo e o que é errado. O que é certo vale para todos, inclusive nossos inimigos, inclusive o que é errado. Combate à corrupção generalizado, sem caras e sem nomes.

  88. Até quando teremos que suportar esse Gilmar Mendes? figura nefasta e mal intencionada com tanto poder. Não existe um mecanismo de controle para esses togados? Como podem mudar suas decisões ao sabor das conveniências e ficar por isso mesmo?

  89. Difícil de acreditar que o sistema judiciário brasileiro avança e regride. Amo demais este país e acredito que estamos no caminho certo, temos que renovar sempre estes políticos sempre os substituindo e nunca os renovando. Para que não acostumem-se com o poder.

  90. Como disse o Excelente ministro Barroso, Gilmar Mendes representa o que há de mais desprezível, em se tratando de manipulações para perpetuar no Brasil a impunidade aos amigos do rei.

  91. Ministros do STF tem que ser concursados e não indicados pois podemos correr o risco de ter duplicatas de Toffoli ,LEWANDO ,Mendes etc

  92. Vi o Gilmar passeando calmamente em Portugal. Pensei em abordá-lo e dizer o que penso dessa erva daninha. Desisti. Não quis descer ao nível dele. Ele é um câncer!

  93. A nossa passividade nos torna merecedores da Venezuela que seremos em breve! Tic tac tic tac tic tac É só uma questão de tempo. Uns dois ou três anos. Anotem!

  94. Isso só demonstra que as nossas autoridades não estão preocupadas em melhorar o nosso país. Entendo que deveria haver uma mandado para esses Ministros, pois são os únicos servidores públicos com estabilidade sem serem concursados, bastou somente uma indicação política.

    1. Esse escárnio só pode ser combatido com altivez da sociedade. Já que o Senado se acovarda no seu dever de ofício, extingamo-no e passemos a atribuição de impeachment de ministros do STF ao povo, algo do tipo recall, via voto popular. Eu duvido que o STF continue sendo essa casa de horrores.

  95. Infelizmente enquanto forem indicados por corruptos, isto é o que veremos. Apenas defendendo os interesses dos seus padrinhos. 2016 Gilmar era a favor p tirar o Lula da jogada, mas logo em seguida pegaram o Temer e ele já mudou de posição, igual ao Moraes colocado lá por temer e Renan Calheiros. Só a dissolução deste STF é a escolha por outra forma poderemos ter um STF que seja independente e julgue a favor da população

  96. Esse infeliz é tão feio, mas tão feio, tão assustador, que pra aparecer precisa ser também um demônio. Se fosse do bem ninguém o notaria.

  97. Dono do Supremo, dono da "verdade ",dono do judiciário, dono do congresso, dono das FFAA, dono do governo. Ainda ontem tornou sem efeito medida provisória. Isso, logo após reunião com Bolsonaro. Dono do Brasil e "deus"dos brasileiros. Agora entendo por que dizem que "deus"é brasileiro. Pobre Pátria Amada, comandada por um desclalificado.

  98. É simplesmente incrível que um único membro do STF tenha arrebatado tanto poder, em detrimento dos demais integrantes da mais alta corte jurídica do país. Uma verdadeira jaboticaba brasileira!

  99. Acho muito estranho o povo brasileiro. Em 2013, quebraram o pau por causa de aumento de R$ 0,20 nas passagens. E agora quando Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowski e Marco Aurélio querem soltar os os bandidos condenados em segunda instância, não vemos nenhuma manifestação expressiva na frente do STF.

  100. Dias Toffoli ficou deslumbrado em ser Presidente do STF; subiu pra cabeça. E pior, não tem perfil nem talento pra tamanha responsabilidade; Gilmar Mendes, acredito estar depressivo e cada vez mais só fala abobrinha; Ricardo Lewandowski parece que já morreu e está sempre a favor do LULA; Alexandre de Moraes "queimou" a cara e o filme ao se aliar a Toffoli e Gilmar. Ficou pequeno! E mais, todos eles tem ÓDIO e INVEJA do doutor MORO e dos "feras" Procuradores da Lava Jato. E Sras. Rosa e Carmem..?

  101. O STF não passa de uma banca de advogados, que não está a Serviço da lei da ordem, ao contrário defendem interesses políticos, mesmo que beneficiem o crime, com isso fazem jurisprudência que os beneficiaria num eventual processo de lava-togas.

  102. O presidiário de Curitiba chamou certa vez o Supremo (supremo?) de tribunal totalmente (sic) acovardado. Perante quem ou o quê essa corte hoje se acovarda, criando uma inconcebível instabilidade jurídica "totalmente" nefasta?

  103. Eu, eleitor, tinha a esperança que neste Governo nenhum absurdo como esse vingaria. Hoje estou decepcionado! A quem de direito, não existe possibilidade de ser aceite o nosso recurso. As esperanças esvaíram-se. O cidadão de bem está abandonado.

    1. Claudio, "este governo" infelizmente pode fazer. O poder Judiciário é independente.

    1. Será que também não foram aparelhadas? Que saudades de 64.

  104. Se o Brasil não fosse um país tão ignorante e alienado não deixaria que pessoas tão mal intencionadas comandassem seu futuro. Enquanto o brasileiro comum ficar se preocupando com Neymar, Anita e novelas, continuaremos nessa mer.da.

  105. Não fico perplexo diante desta situação! Quem poderia intervir nesta situação? Se a busca por Justiça continua, teremos o Principe Flavio Preso, o Cardeal do Rio Preso, parte do Supremo preso, 70% do Congresso preso, daí como somos democratas, temos que ficarmos presos na nossa insignificância, a maioria de nosso povo só precisa de oportunidade para roubar!

  106. Muito fácil entender porque o salafrário do "Gilmar boca de Sapo" mudou de posição: Chama-se " RABO PRESO". Mais muito cuidado, pois o STF pode ser FECHADO e todos togados serem presos.

    1. Gilmar Mendes é o único, no Brasil, que 'veste as calças pela cabeça'. Se é que se entende!

  107. o resultado na próxima quinta feira, só servirá para dar os nomes de quem pode ser solto e quem não pode, ou seja uma reunião nominativa.

  108. O país inteiro já sabe que estes indivíduos nunca foram preparados ou estavam à altura dos cargos que ocupam. Conhecidos membros ali não passam de vigaristas e que agem de acordo com sua (falta de) consciência e pudor e totalmente movidos por interesses espúrios. Não dá para dizer que o país tem uma Suprema Corte mas sim somente mais uma camarilha que dá as cartas e ajuda a realçar o status do Brasil como apenas mais uma república bananeira neste mundo que vivemos.

  109. O meu ponto de vista é que fizeram uma Constituição de salvaguarda de alcance extremo ao cidadão - possivelmente amedrontados com uma possibilidade de alguma retomada do Poder pelos miltares -, que chegamos a um ponto em que os bandidos delas se aproveitam para esbulhar o País. Se Tancredo Neves estivesse vivo será que estaria concordando com esses desvios, cujos autores justamente se aproveitam dessa salvaguarda para ficarem impunes? Comungo totalmente com a prisão em segunda instância.

  110. É desalentador o que está acontecendo no sistema judiciário Brasileiro. Quem colocará um limite no STF ? Onde fica a jurisprudência ? Honestamente, como cidadão, minha esperança que as Forças Armadas mantenham os eixos da democracia atuando onde precisa ser atuado. O único balizador para o STF seria o Plenário do Senado, mas o Congresso está mais podre do que nunca. Deus tenha piedade do Brasil e seu Povo !

  111. E o sr. Toffoli era outro defensor intransigente da prisão em segunda instância. O vídeo abaixo revela a sua guinada de agora. https://www.oantagonista.com/tv/videoquando-toffoli-defendia-prisao-em-2a-instancia/ Como dizia aquele candidato: "Peroba neles".

  112. 🇧🇷 O que o STF irá provocar é colocar o ministro Sérgio Moro na cadeira presidencial em 2022, pois irá para conta de bolsonaro que nada fez e se acovardou diante toffoli traindo uma das bandeiras que o elegeu. 🇧🇷 Bolsonaro judas e traidor.

    1. Então Rominho. Estamos ansiosos pra tu ensinar ao atual, e próximos presidentes, Eleitos pelo povo, como resolver esta situação, dependendo somente do EXECUTIVO, respeitando a CONSTITUIÇÃO. Bora lá, me ajuda. Vai q resolvo ser candidato no lugar do Amoedo?

  113. Tenho muito mais vergonha da passividade e preguiça do povo de Brasília do que desses criminosos do STF. Ora, onde já se viu reagir depois de uma votação? É preciso reagir ANTES! Marcar um manifesto pra daqui 20, 30 dias? Os curdos são muito mais reativos e imediatistas!

    1. Tem razão quanto ais curdos, meu caro! Por qualquer Rial no bolso, com curdos aqui, estaríamos com uma corte totalmente renovada em dois meses. Mas Alah não é brasileiro, então, sonhemos apenas!

  114. Nenhum ser normal discorda que o libertador geral das américas trabalha pró colarinhos brancos bem engomados, a mudança de posição foi devido seus amigos entrarem na lista de réus.

    1. Esse Gilmar, assim como alguns de seus pares, é um ser repugnante, asqueroso, que luta para manter o Brasil como um país subdesenvolvido. Um indireto genocida. Parece um ser que veio do inferno para aterrorizar os Brasileiros.

  115. constatado o para chegar ao criminoso. A coisa azedou e aproximou numa conivência Gilmar de Toffoli, quando descobriram que receita e COAF estavam já bafejado na nuca. Apressaram a se proteger atirando pra todos os lados. Embora mutreta da "escola superior" de Gilmar e da mesada da esposa para Toffoli já fossem conhecidas, ficavam no umbral das fofocas. Bastou seguir o dinheiro, inclusive do sucesso das bancas que esposas-advogadas vem obtendo de forma incomum.

    1. Não entendi o motivo mas repito. O início da postagem foi cortado, não sei o motivo. Disse que reconhecido o crime, para se chegar ao criminoso basta seguir o dinheiro. vamos ver se nessa tentativa tenho sucesso...

    2. Ô início da postagem foi cortada, quando disse que constatado o crime, pra se chegar ao criminoso a técnica é conhecida, basta seguir o dinheiro

  116. Infelizmente o judiciário especialmente o supremo e a classe política mais uma vez frustra a nossa esperança de um país melhor, só sangue seja a única solução para o BRASIL.

  117. Deveriam arguir a suspeição e impedimento de Gilmar Mendes, pois ele feriu várias vezes a legislação e o regimento interno do STF. Ele afirma em todos os lugares públicos e na imprensa qual será seu voto. Isto é argumento para impedir seu voto em plenário.

  118. STF de sempre, Bolivariano ....lengalenga de sempre, o Brasil é um tremendo chute no saco discutir a mesma porcaria por dezenas de vezes. Acho que precisamos duas constituições para resolver estes impasses. Excelência vamos usar a de 88 ou 19 para julgar este caso?....hahahhahahaahh

  119. O Gilmar quer destruir o futuro do Brasil para virar um paraíso de corruptos e organizações criminosas enquanto ele se aposenta e vai morar em Portugal com a sua família. Um verdadeiro patriota.

  120. No momento que o povo pendurar um destes ministros em uma forca os outros rapidamente se alinham aos valores democráticos que abandonaram. Gilmar é um bom nome para o poste.

    1. Esse é o sonho de grande parte dos brasileiros. Mas fica só no sonho, porque o Brasil assiste impassível a destruição de seu próprio país. Então, talvez, mereçamos o que está acontecendo!

  121. Como disse nosso General Villas Boas. O povo poderá resolver essa parada. Estamos todos ligados. Nós amamos o Brasil.

  122. A FARSA DA DEMOCRACIA; Temos que respeitar a decisão do STF quando os indicados julgam os seus Indicadores ? Não estariam sob Suspeição? Pois é votamos em bandidos, analfabetos e palhaços, por falta de opção, já que não existe obrigação de notável saber administrativo e indiscutível honestidade para se eleger. Temos que assistir este debate de ocasião. Que tragedia meu DEUS.

  123. Pobre Brasil! Se a tese desse Gilmarzinho vencer , voltaremos a ser a famosa república bananeira desrespeitada em todo mundo civilizado. TRISTE!!!!

  124. Vivemos em um país de mãos atadas, pois quem podia fazer frente aos abusos e crimes contra o Cidadão praticado por alguns ministro era ós senadores que na sua maioria querem ficar impunes

  125. Marco Aurélio e Lewandowski desde sempre revelaram-se pilantras. Dias Toffoli nunca deixou de ser, no stf, despachante do PT e de todo um conjunto de interesses escusos, atualmente com a inestimável colaboração de Alexandre de Moraes. Agora, Gilmar Mendes supera todos; sob o manto da "defesa da constituição", suas opiniões variam de acordo com QUEM está em julgamento. Sem dúvida um ministro "a la carte" dos ricos e poderosos.

  126. O que eu vejo, é que neste país está cada vez mais num poço sem fundo, as pessoas que deveriam por ordem vão contra o que é correto. O Legislativo e o Judiciário já decidiram acabar com Lava Jato aos poucos, vão minando, um dos motivos é que seus amigos foram pegos e outro, percebo uma inveja que virou ódio ao Ministro, ex Juiz Sérgio Moro , que de longe é muito mais capaz, coerente, competente e corajoso do que eles. Só aqui um advogado reprovado vira ministro, daí percebe-se o nível do STF.

  127. Frente a brilhante explanação,constata-se infelizmente que levitamos entre o abismo e a desesperança ,somos uma Nação digna de piedade,saudosa de homens íntegros,carente de reação institucional e acabrunhada diante o mundo.

  128. Qq reação antagônica ao q pretendem congressistas e membros do STF, macomunados c a esquerda COMUNISTA e c culpa em cartórios, será prontamente incriminada e rechaçada p Globo e restante da imprensa marrom, comprometida c ORCRIMS q dominaram o país nos últimos 30 anos, liderados p Sarney, FHC e Renan. DESLIGUEMOS as TVs E VOLTEMOS ÀS RUAS A PROCLAMAR 1 NOVA REPÚBLICA. Incabível casas legislativas e STF ocupados p qdade expressiva de falsos brasileiros. Evitemos q n FORÇA NACIONAL seja CUBANA.

  129. Realmente o Gilmar Mendes tornou-se o dono do chiqueiro. Poucos se salvam por lá. Talvez Barroso e Fachin. O restante podem colocar em um saco de lixo preto e jogar no Mediterraneo. Vamos perder o saco de lixo. É uma vergonha mundial !!!

  130. O Brasil é infernal! A corja apelidada de Congresso não vota nada que seja importante para a população, só aprova leis para benefício próprio permitindo ,assim, que o STF faça política e nos mantenha escravos do atraso e da corrupção. Enquanto isso, os Borgias, digo, os Bolsonaros só pensam em poder e em destruir quem os apoiou. E nós, o povo, dorme!

    1. Maria assim como as FA q nos aguardam na conquista da liberdade democrática, o EXECUTIVO tem feito a sua parte, tudo limitado ao q nos resta nesta carta Magna, em q Lula foi um dos assinantes. E nos valendo deste doc, em nome do tal estado democrático de direito!!!, estejamos nós preparados p legitimar as ações q estão p vir, caso o STF ñ ouça a voz do povo. Definiram a linha tênue q separa o nosso legítimo voto, dividindo-nos matreiramente. Em breve proclamaremos uma nova REPÚBLICA. Bora lá

  131. Em tudo que leio, sinto que há um importante elemento faltando no costumeiro achismo sensacionalista de nossa mídia. Acho em tudo alguma relação, direta ou indireta; pequena, grande ou ENORME, com a parte (%) dos Bilhões que foram desviados desta nação. Será que em algum momento, alguém começará a juntar esta PONTA ao emaranhado de absurdos atuais, principalmente no Topo dos 3 Poderes? Bilhões, amigos, foram BILHÕES!!! A cada jura nova de cada cara dura, fico pensando: Quanto e$tará “levando”?!

    1. É...dá a nítida impressão de que é uma conduta de quem tem muuuuuito a esconder. Haja visto as reações contra a receita federal e o ex-Coaf. Sem esquecer a censura a quem expos o "amigo do amigo do meu pai". Só se vê canalhice no andar de cima! Tá difícil ter orgulho de nossa nacionalidade!

    2. Exatamente como penso. O medo que esses togados e políticos tem da Lava Jato é dela chegar nessa montanha de dinheiro roubado e secar a fonte que financia campanhas e "ilumina" decisões.

  132. Um relator sabidamente contra a prisão em segunda instância...um presidente do STF que comenta o papo do relator com voz embargada...um facínora feito o Gilmar mudando de posições conforme a direção do vento...um Lewan mancomunado com o Renan poupando a anta da Dilma depois do impeachement...um Moraes que se presta a censurar a imprensa...o que esperar destes desqualificados? Sugiro ir às ruas de luto caso voltem ao transito em julgado para prender bandidos de colarinho branco!!!!

    1. 👏👏👏 E o Toffoli encheu o salão do SPTF com a Gang do Kakai e os alunos do tal In$tituto do Gilmar, para mais uma chanchada no nosso tragicômico Circo Brasil. A cada nova canalhice mais hienas se acercam do botim dos bilhões que foram roubados da nação, com suas risadinhas calhordas, gritando para entrar na partilha, apesar de insaciáveis os chefes da quadrilha. E espelho do Crime Continental, lá da prisão distante em Curitiba, o líder El Chaco tupiniquim dita as normas de sua soltura ao SPTF.

  133. O Br é um país muito rico e, pelo PSDB, PT e MDB, foi assaltado, muita grana rolou envolvendo também o STF, especialmente, o Gilmar Mendes. Moro e a LAVA JATO descobrem tudo, prendem e arrebentam e o País continua com suas riquezas e a Amazônia cada vez naiz cobiçada e quase entregue, tb, por grana. Vem JB com o apoio do povo e das FFAA. A "boca" está ameaçada, o mecanismo reage e os militares não querem intervir até esgarçar: voltar tudo de novo? Não deixarão, esse julgamento é o limite, creia

    1. O que esperar de judiciário corrupto...um congresso corrupto...um executivo corrupto...todos envolvidos em falcatruas e desvios de dinheiro público que deveria ser usado na educação, segurança e saúde de uma nação que permanece estagnada há séculos.

  134. Se a sociedade for para as ruas, como em todos os lugares do mundo, vide Barcelona, conseguimos a opção Peru. Essa é a nossa única esperança de não nos tornarmos uma população escrava, de deixarmos de ser vítimas desses senhores tão poderosos!

  135. A mais alta corte do país está deste jeito, tomada por picaretas que lá advogam para canalhas ainda piores. O nosso Congresso permanece um antro de marginais propinófilos da pior espécie, e liderados pelo que há de pior lá. Estão abafando a Lava Jato, a única iniciativa que de fato bateu de frente com esse mecanismo perverso que nos domina. Até quando vamos tolerar isso e continuar achando absurdo uma intervenção? É muita mansidão. Pra se ter paz, às vezes, é preciso fazer guerra.

    1. Danilo concordo plenamente com voce estou enojada com nossa politica e politicos ,ate quando vamos tolerar a OCRIM governando o Brasil.

  136. Desde João Alves, o sortudo premiado 23X na Mega/CEF, o LEGISLATIVO vem se limpando,reconheçamos.O EXECUTIVO pq ñ afirmar, já tiramos 2 larápios, e hj tem 1 escolhido DECENTE. A Auditoria do JUDICIÁRIO é oportuna, e respeitada a CONSTITUIÇÃO, o ART 142 precisa ser usado p CMTE in chefe das F.A, eleito democraticamente. Antes q a Guarda Nacional seja composta de cubanos, 1 NOVA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA é imperativa. Nem tudo nesta Pátria foi cooptado p ORCRIMS, q estão acima de part político

  137. Só que as coisas mudaram, a Lava Jato evoluiu e começou a mostrar a que veio assustando os 'impolutos' da mais alta corte do país que, diante do perigo, resolveram mudar de direção para proteger a si mesmos, seus amigos e comparsas.

    1. O nível de nosso senado é muito ruim. A corrupção impera. Esperava uma mudança com Alcolumbre mas está provando ser farinha do mesmo saco

  138. A esperança é que algum ministro faça como o Gilmar e outros, peça vista do processo e sente sobre ele até setembro do próximo ano, quando o Tófolli sairá da presidência.

    1. Barroso! Tenho fé em Deus que ele vai adotar sua ideia.Vamos lá Barroso, nos salve desses patifes de Toga!

    2. Seria uma boa saída já que a maioria está do lado dos corruptos

  139. Chegou a hora de Rosa Weber e Carmen Lúcia mostrarem que não são e não serão guiadas por votos de homens, e tem capacidade de decidir de acordo com suas próprias consciências. Ministras continuem com suas biografias íntegras e ajam como o grande Joaquim Barbosa que, apesar de ter sido indicado pelo PT, não se misturou com esses comandados por PT, MDB e PSDB.

    1. Leve para o banheiro e use em caso de faltar papel higiênico

    2. Grande decepção com Alexandre de Moraes. Hoje não passa de mais um rato na corte. Esse livro só serve para iniciar fogo....

    1. O que sempre fez : assistir, bater palmas, amadsar barro e pagar imposto ! Lula vai ser solto OTÁRIO !

  140. Gilmar é dono de uma mega empresa, o IDP, uma escola elefante branco, que, a meu ver, dá um prejuízo redondo. Ora, quem é que vai pagar uma pequena fortuna mensal para estudar na escola de Gilmar? A meu ver, o paquiderme, que nem deveria existir, pois juiz não pode ser empresário, dá um enorme prejuízo e Gilmar precisa de muito dinheiro para fechar as contas. Para completar o caixa, recorre às prefeituras, através de "convênios". Quem vai negar um "convênio" com o dono do STF?

  141. Só e tão somente uma Revolução neste país pra conseguir-se um minimo de justiça e decência. Mas isto não acontecerá. 70% do povo brasileiro não tem a menor noção de que os altos impostos que pagam é pra manter essa escória de sempre de pai pra filho como nababos!

    1. Brasileira ainda não é cidadão, como nas propagandas oficiais, mas súdito, nesse reino de lama fétida.

  142. Grande reportagem ! Fica explícito , as manobras descaradas e a hipocrisia da ala que infelizmente agora é maioria no STF, que de forma explícita representa figuras corruptas graúdas da velha política . Pobre Brasil, o povo ficará ainda mais refém da bandidagem !

  143. Se os Ministros do STF fossem todos profissionais de carreira, com honestidade ilibada e renomada capacidade, sem indicação política, nossa realidade seria totalmente diferente.

    1. O Exército tá precisando de um novo USTRA, ninguém se habilita?

  144. Generais honrados do gloriosos Exército de Caxias, não permitam que esses projetos mal acabados de ministros do STF destrua a moral dessa instituição que tem o propósito de promover a justiça no país.

  145. Portanto, neste momento escabroso por que passa a moral da justiça brasileira, pela dificuldade de o cidadão de bem fazer valer o seu desejo de punir severamente os bandidos que desgraçam, diuturnamente, a vida do cidadão de bem, trabalhador, gerador de empregos, pagador de impostos, só nos resta a apelar para os generais para por fim a essas tentativas de degradação da moral do judiciário que já é tão capenga na república do bandido.( continuação...)

  146. Como se isso não bastasse, a dupla moralmente caquética do STF está diretamente implicada em investigações da receita federal através de suas digníssimas esposas. ( continuação...)

  147. Vi o vídeo dele em 2016, é outra pessoa. Me fez até lembrar de um livro q li na adolescência q fala de um cara q não queria mais viver, e outra alma entrou no corpo dele. Só isso pra justificar tamanha mudança ou muita, mas muita grana rolando. Estou mais pra 2a opção!

    1. O país somos nós. D. Regina, merece o mais nobre respeito. Agora uma parte dos energúmenos venais galhos de marmeleiro que se dobram a múltiplos esta parte sim, há que ser execrada com geny na cara.

  148. Gilmar Mendes votou favoravelmente também porque pensava que lava jato ia se limitar a investigar petista e não se atreveria a bulir com seus corruptos prediletos do PSDB.

  149. Se a Lei e a Ordem estão sendo desrespeitadas, se existe um declarado poder exorbitante por parte do STF e um Senado homologador das vontades de alguns ministros do Supremo, o que fazer? Nós, sujeitos aos rigores da Lei, ficaremos apenas na condição de espectadores passivos e subservientes dessa balbúrdia do STF com apoio do SENADO? Algo deve ser feito para limitar e barrar desmandos do STF. Aguardar mais o quê? Novas eleições? Estas não serviriam para nada, já que o modus operandi continuaria.

  150. Essa manobra escabrosa é inadmissível, pois os dois principais defensores do fim da prisão em 2ª instância mudaram de opinião depois que seus bandidos de estimação foram pegos pela lava jato. Toffoli em 2016 votou pela prisão em 2ª instância e se vangloriou de ter impedido que o crime do bandidão Luiz Estevão prescrevesse no dia seguinte......

  151. O grande problema aí é que a bússola das decisões de certas togas aponta para direção errada... talvez influenciada por meios magnéticos estranhos a nossa compreensão de lutar por um Brasil melhor!

  152. A Crusoe precisa urgentemente corrigir esse aplicativo, pois quando se clica no texto para tentar corrigir a tela de comentários desaparece é aplicativo volta a exibir a mareia comentada. Isso, com todo respeito, é um pé no s.... O leitor já está puto com a matéria em si e ainda perde todo o comentário. Pelas barbas profeta, corrijam isso com urgência. Do contrário vou cancelar minha assinatura.

    1. Amilton, bom dia! Aí também não, já que deve haver o recurso de copiar o texto frequentemente, com se fazia ou ainda se faz(?) nos PCs. Concordo plenamente com a privação de liberdade em segundo grau. Acredito que até o povo simples, já esteja acompanhando o desenrolar desses ATAQUES A LAVA JATO, que provou haver sido eficiente e eficaz. Será que os ministros contrários não sabem disso? Os Generais estão de olho, hein! BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!!!

  153. aceitaria fácil a prisão em última instância.... desde que em cada instância, o prazo máximo para julgamento fosse de 6 meses. mas estamos no Brasil..!!!

  154. 210 milhões de pessoas a mercê de meia dúzia, isso é democracia? isso é república? isso é estado de direito? eles estão dando munição para o Mourão, não a bem q nunca acabe e mal q perdure para sempre...

  155. Ótimo artigo! Lembrem-se que quem colocou GM lá foi FHC. Ele esta a serviço do PSDB e de outros partidos que o suportam (PMDB). Agora coligado com Tóffoli, advogado do PT e Moraes, também do PSDB. Lembram-se da gravação da conversa entre GM e Aécio mostrado em cadeia nacional? GM está para atender a esse pleito e demais que queiram pagar vultuosas somas para sentença carimbada no STF, vindas das demandas dos escritórios de aluguel de advocacia em Brasília. ACORDEM BRASILEIROS!

  156. O senado não pode investigar o STF, pois, é tão corrupto quanto, só resta agora o executivo agir autorizando as forças armadas a fecha-lo.

  157. Esse sapo com boca de botox é mais um patife no vasto esquema de sujeira, corrupção e total falta de respeito a cidadania. Sou obrigado a concordar com o sonho do Janot e desejar uma morte precoce para esse porco de toga.

    1. Dificilmente esse tipo de gente “poderosa” faz alguma coisa de graça. Tem muito dinheiro nosso indo para o bolso dessa quadrilha de toga.

  158. Certamente tem podres de muitos Juízes, Procuradores, Senadores, Deputados, etc...toda a corja bandida que não quer um Brasil limpo...

  159. Quem governa é o stf, quem legisla é o stf, quem investiga, julga e manda prender é o stf, quem diz se tudo que se faz no país é certo, errado ou se pode ser feito, é o stf. E fazem tudo isso em conluio com o crime organizado. Ou seja, quem manda no país é o crime organizado com seus braços. O povo já sabe disso e, com tristeza, vejo que só uma ação das FA podem parar isso. Infelizmente não é em paz mas é necessário. O único responsável por isso é o stf. O brasileiro não é mais ingênuo.

  160. O medo de Gilmar Mendes de ir para a cadeia é tão gde que dá desespero de ver o desespero dele, rrsss, não se preocupe , sua esposa vai juntinho para fazer cia....

  161. Não concordo que o boca de sapo seja o dono do STF. Para mim o dono ainda é o Lewandowski. Sujeito ardiloso e politico da pior espécie. O Toffoli é um atendente de balcão, garotão de recados. O careca, um simples meirinho. Do resto só salvam 3, por isso a maioria desses lixos, nojentos, terão êxito.

  162. Meu comentário está sendo feito antes de ler a matéria. Reservo-me o direito de acrescentar mais algumas coisas. Esse CANALHA que a história registrará como aquele que tudo fez para livrar da cadeia o maior bandido que o Brasil já teve desde 22/04/1500, não poderá aparecer em público, viajar de avião ou ir a um restaurante, sem que seja obrigado a ouvir o que os brasileiros de bem pensam a seu respeito. Esse será o seu legado. GIlmar Mendes, o PULHA!

    1. Essa é uma das razões que o apedeuta não quer a progressão de pena. A outra é que ele vai ter que trabalhar.

  163. Não podemos jamais esquecer que foi o abominável €Fernando Cardoso€ que inseminou, insestuosamente o Gilmar, no STF. À época em SP todos gritaram contra, mas a esquerda champanhe necessitava de um protetor, custe o que custar. Hoje sabemos o quanto está custando esta arbitrariedade.

    1. belíssima lembrança, Sérgio. Se me permite, gostaria de acrescentar à fisiologia esquerdista e canalha do "bocão", o fato dele se gabar, isso mesmo, se gabar, de ser o maior conhecedor (e admirador) de ninguém menos que Antônio Gramsci. Sim, ele mesmo, o dono do famigerado psdb que, por décadas e em conluio com o pior bandido da história desse país, foi "oposição". Leia Gramsci e entenda os movimentos desses criminosos.!

  164. Para enfrentar essa turma que está destruindo o passado do STF, os ministros que apoiam a continuidade das operações da Lava Jato, precisam solicitar vista do processo, usando o mesmo expediente que o Gilmar Mendes vem executando há anos: deixá-lo na gaveta, por tempo indeterminado.

    1. Que se jogue as cartas, segundo os jogadores. Sentar eternamente, como de praxe, em cima❗

    2. Isso, infelizmente para os malandros, a mesma malandragem.

  165. Como o presidente do STF, que foi por muitos anos advogado do PT pode votar em benefício de bandidos deste partido, Lula, Zé Dirceu, Palocci entre outros. Como disse o presidente De Gaulle, o Brasil não é um país sério. Lembrando, ministros atuais e atuantes deram liminares que foram cassadas rapidamente aos criminosos Salvatore Cacciola e Roger Abdelmassih, deixando-os fugir para suas respectivas pátrias e agora querem liberar a petralhada. Sou obrigado a concordar com o presidente frances

    1. Cabe a nós nos ajudarmos mutuamente. Já que quem deveria cuidar disso não cuida, o povo deve meter o pé na porta do STF e do senado, e exigir dignidade da parte desses safados. Parece que eles são os donos do Brasil e não do STF.

  166. O nome do filme: "Operação Mãos Limpas I", filmado na itália. Vou contar o final: -Os bandidos vencem e a corrupção "come solta". Aqui no Brasil vai ser filmada a segunda parte. Vai se chamar "Operação Mãos Limpas II" e o resultado será igual. Bandidos soltos e mocinhos presos. Temos que chamar um herói: "SOCORRO FFAA" SÓ VOCÊS PODEM SALVAR O POVO BRASILEIRO DE BEM.

  167. A LAVA JATO NOS DEU A ESPERANCA DO BRASIL DEIXAR DE SER O PAIS DA IMPUNIDADE E VOLTARMOS A TER ORGULHO DE SER BRASILEIRO. UM DESASTRE ESTRANHO, MATA TEORI, O RELATOR DA LAVA JATO. PRO SEU LUGAR VEIO A. DE MORAES E AI', OS SERES DAS TREVAS PASSARAM A DOMINAR O STF. A MENOS Q UMA FORCA DIVINA MUDE O RUMO DA HISTORIA, VEREMOS TRISTES NOSSO ORGULHO E A ESPERANCA DESCEREM PELO RALO. SO NOS RESTA EXERCERMOS O DIREITO DE IR PRAS RUAS E MOSTRAR AOS BERROS NOSSA INDIGNACAO.

  168. Mais da metade dos juízes do STF é formado de ex-advogados e amigos dos presos e delatores da Lava Jato, portanto nenhum deveria estar julgando a Lava Jato, e ilegalidade á começa aí.

  169. Na Itália mudaram as leis pra beneficiar os políticos corruptos. Aqui o stf é quem está encabeçando medidas pra beneficiar os políticos pegos na lava jato.

  170. Se o Ministro Barroso, a Ministra Carmem Lúcia, o Ministro Fux, ou o Ministro Fachim não pedirem vistas e suspender está organização criminosa que quer implodir o Brasil, não vejo outra saída a não ser o nossos bravos e valorosos brasileiros das forças armadas impedirem a destruição da nossa pátria, sei que seria traumático, mas estamos chegando a um ponto tão grande de degradação moral e ética que não vejo outra saída, não é com nenhuma alegria que chego a está conclusão, mas com muita dor!!!

  171. Penso que a Democracia só conseguirá vencer com a força seria de militares. É assustador ver Toffoli na Presidência fazendo par com Alexandre de Moraes,Gilmar Mendes e Levandovisk

  172. 210 milhões de brasileiros reféns do stf, seria risível se não fosse trágico. O que nos falta pra encarar a realidade dos fatos? Um preso dentro de uma cadeia, concedendo entrevista, e com direito a gabinete pra receber visitas. O que é o Brasil? Em nome de uma suposta democracia se faz horrores. Um stf que lesgila? Uma campanha de deputados eleitos pra representar o povo e lesgila em causa própria, um senado conivente com as ações do supremo, por terem"rabos" presos.

    1. Hoje quem nos governa são alguns Canalhas de preto que querem que o Brasil volte a idade das trevas, nosso Presidente por conta dos filhos ficou refém de pessoas inescrupulosas e mas, não tenho mais esperança neste país, para mim nós somos todos um monte de babacas, gado para sermos levados aos abatedouros, PRESIDENTE BOLSONARO, PENSE NO BRASIL, SAIA DA INÉRCIA, NÓS O ELEGEMOS COM ESPERANÇA, NÃO ABANDONE OS BRASILEIROS A ESTES CANALHAS E PARASITAS, SOCORRO PRESIDENTE, SOCORRO FORÇAS ARMADAS!!

  173. Além do Anacronismo no proceder, GM e sua turma só emanam pareceres escatológicos pessoalistas. Há que se estancar estas excrescências face o esgotamento da nação esclarecida. Basta❗

  174. Ao combater as prisões em 2 instâncias, condenam-se negros, pobres e toda sorte de minorias a desgraça, porque o trânsito em julgado só alcança quem tem recursos financeiros avantajados, e pobres...

    1. Esse Gilmar deveria ser é preso. Ele é do mal! Ele passou a defender seus amigos! E a “Cleptocracia “ da qual ele falava?!?! Como é que esse cara comanda o STF?!?! Será que eles têm rabo preso com o lula ?!?!😡😡😡😡😡😡

    2. ....negros e putas não o possuem...lamento que mais uma vez os "donos dos pobres" usem eles pra se locupretatem, porque somente a eles intetesssa a perpetuação da impunidade, já que desse modo podem roubar, sem medo de punição, o dinheiro que deveria ser gasto em educação e desenvolvimento tecnológico.

  175. Apenas elucubrando... e se, de repente, o Min. Barroso pedisse vista ao respectivo processo? Seguraria-o até que os dois novos ministros tomassem posse (Moro / Bretas) ainda no mandato do Presidente Bolsonaro... Não seria uma solução provisória para manter a jurisprudência da prisão em seguida instância? E ainda deixaria o psicopata do Gilmar e sua turma com cara de ****

    1. Eu , que não sou de rezar, estou aqui de mãos postas.

    2. Acho que vou rezar para o Min Barroso tomar essa decisão. Será uma luz no fim do túnel?

    1. O Mourão é o "queridinho" da imprensa. Procure saber sobre a sua postura, procure saber...

    2. Infelizmente, Maria, o seu clamor não vai nos tirar do buraco. As FFAA estão infestadas de esquerdistas (a começar do Mourão, um simpatizante declarado). Os militares de hoje não têm, NEM DE LONGE, qualquer semelhança com os de 1964.

  176. Se realmente o STF aprovar a não prisao em 2a instancia, deveria legalizar o uso de drogas, o porte de armas, uma vez que bandido nenhum será preso neste pais, e, assim, fica instituida oficialmente a lei do mais forte no país, já que querem transformar o Brasil em uma "terra de ninguém". Outra coisa, para que 1a e 2a instancias judiciais, se não terão valor algum????

  177. Eu sou engenheiro. As fundações de um prédio devem ser rígidas e indeslocáveis. Elas são invisíveis, mas eternas. Elas sustentam todo o resto, incluindo a si mesmas. Que cidadão do planeta, que tenha as suas faculdades mentais em dia, investiria num imóvel cujas fundações sejam rígidas, mas de borracha? O Brasil está sendo destruído em suas fundações. Não há segurança jurídica que garanta o seu futuro. O que for erigido sobre essas bases, ruirá. O que estamos fazendo com este país, por Deus?!

  178. Nesse modelo de STF, raríssimos são os juizes de carreira. A maioria esmagadora, historicamente falando, é dominada por advogados e/ou promotores, suscetíveis a conchavos políticos. Quando o pré-requisito, para ingresso na corte, exigir que o pretendente seja juiz, nomeado por um colegiado, sem o pitaco do chefe da nação, aí sim, poderemos vislumbrar alguma mudança...

  179. No Brasil é permitido e compensa ROUBAR MUITO. Idiotas de todas as ideologias protegem e defendem seus corruptos e ladrões favoritos. A imensa massa de miseráveis paga principalmente com a falta de saúde, educação e emprego.

  180. Percebemos tarde demais que esse país nunca foi uma democracia pois quem decide no final não considera a vontade da maioria. O STF não tem nenhum comprimisso com o cidadão.

  181. Em tudo que leio, sinto que há um importante elemento faltando no costumeiro achismo sensacionalista de nossa mídia. Acho em tudo alguma relação, direta ou indireta; pequena, grande ou ENORME, com parte (%) dos Bilhões que foram desviados desta nação. Será que em algum momento, alguém começará a juntar esta PONTA ao emaranhado de absurdos atuais, principalmente no Topo dos 3 Poderes? Bilhões, amigos, foram BILHÕES!!! A cada jura nova de cada Cara de Pau, fico pensando: Quanto e$tará “levando”?!

  182. Temos que alterar a lei para acesso ao STF. Esses juízes não são deuses e não nos representam. A quem servem se não a eles mesmos!... Abaixo ao modelo deste STF!...

  183. Não tem mais jeito. O STF tem que ser fechado imediatamente. São uma corja de advogados defensores de bandidos. Ou fecha ou espera eles morrerem lentamente, até esse ponto o Brasil pode

  184. É cada vez mais claro que o cafajestismo e o compadrio prevalecem no STF. A Instituição é digna de representação da justiça, porém, seus membros NÃO. Enquanto não houver um trauma forte, doloroso e que deixe sequelas, os indignos membros daquela corte continuarão a colaborar com a corrupção.

  185. A que ponto chegamos a nos submetermos a uma ditadura do STF. Prefiro mil vezes a militar. O primeiro se arvorou em criar ou inventar leis, enquanto que o segundo tende a impor aquelas que já existem. Chegou a hora de devolver as terras para Portugal e pedir desculpas pelos estragos.

  186. É simplesmente vergonhoso o que querem fazer com os bandidos de colarinho branco. Deixar de confirmar a prisão mesmo com um tribunal condenando-os, entre os quais o maior ladrão do dinheiro público que cumpre pena na PF em Curitiba. Aliás, ele já foi condenado também na 3a. instância (STJ). Nesse caso, os ministros políticos do STF devem confirmar a prisão desse presidiário traidor da Pátria por ter desviado bilhões para ditadores e governos comunistas!!!

  187. Agora seria o momento certo para o povo honesto e trabalhador se manifestar contra esta corte que cada vez mais elameia nosso País, as vezes sonho que um trone caiu no STF e todos os ministros que são contra o Brasil tinham sumido do mapa, será que um dia teremos esta felicidade?

  188. Tudo que vem do STF com julgamentos em relação a Prisão em Segunda instância para prejudicar o combate a corrupção é lastimável. Estão julgando como proteger os ladrões e bandidos poderosos. SUPREMO DA VERGONHA

    1. Existe sim um salva-vidas: chama-se Forças Armadas que devem cumprir seu dever constitucional de preservar a ordem no país, ameaçada por um grupo de magistrados (se podem ser assim chamados) do STF que querem proteger os grandes bandidos que roubam o país.

  189. esses coloniais são desprovidos de bons costumes. São marginais de terno e toga. Pessoas perigosíssimas. Um câncer para o Brasil.

  190. Pois então: as 2 consortes, de Gilmar e Toffoli, e o poder dos seus travesseiros somados ao sentimento de gratidão de Lesandovsky à Lula, q o nomeu ministro qdo ele era um advogado desconhecido em sp, mas amigo de da. Marisa; as guinadas de celso de mello,do careca solidário,de Morais e da amiga da Dilma, Rosa Weber, vão explodir o país com suas próximas decisôes. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  191. Gilmar Mandas e outros 10 vaquinhas de presépio obedecem. Seria exigir muito que se vaquinhas tivessem carater, afinal coronel é coronel...

  192. votei para mudar.agora reconheço que nada vai mudar pois o presidento tornou se aliado dos donos do supremo ,para salvar sua prole

  193. Os bandidos teem funções definidas. Todo bando tem um chefe.Gilmar chefiando a máfia mais poderosa.Aliás, más linguas dizem que ele e Toffoli comandam também poderosos das FFAA.Li isso em diversos canais. Ouvi também que o ministro da defesa, que foi assessor especial do Toffoli.Se fato,confirma-se o que todo brasileiro pensa de assessor. É o faz tudo do chefe. Pobre Pátria Amada na mão da maioria de ministros desclalificados do STF.

  194. Aos fatos. Existem 2 travesseiros no DF, que de tão poderosos, são capazes até de mudar a história do BR e provocar retrocessos jurídicos altamente significantes. Os dos ministros Mendes e Toffoli, antes defensores implacáveis da prisão em 2ª instância. Os motivos da guinada? Perguntem a quem de direito. Suas consortes advogadas. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  195. Nao entendo com o Toffoli e o Lewan nao se sentem impedidos de julgar, os dois tem lacos de relacao com PT, Lula, Dilma, Dirceu, Paloci, Temer e muitos mais. O Lewan ja rasgou a constituicao na frente do Brasil e ficou por isso mesmo. Chega dessa corja, so temos Sergio Moro e Lava Jato lutando pelo povo Brasileiro contra esse sistema instalado em todo o Brasil. Cade o nosso heroi Brasileiro DOUTRINADOR !!

  196. Gastasse uma fortuna e tempo para prender e uma falta de zelo pelo errario publico. Vao soltar e depois comecar tudo de novo? a OAB e advogados agradecem. Para mim pode fechar o STF, temos juizes de verdades ( nao politicos, colocados ali por presidente presos, ou sendo processados, essas indicacoes sao uma aberacao, se quem indicou esta preso ou esta sobre investigacao e processo, quem eles nomearam perde o valor moral e saem). Juizes de segunda estancia estao preparados para definir a sentenca

  197. A questão é muito simples! Se o STF mudar seu entendimento e passar a exigir o trânsito em julgado, equivale a dizer que os 11 ministros do STF terão que julgar TODAS as ações penais deste país!

    1. Aí que você se engana. Não vão julgar ninguém, pois não são a favor de bandidos? Ficam todos soltos.

  198. O problema do pais entre os mais corruptos do mundo está em todas as esferas do governo não escapa ninguém , votamos no BOZOLULAEDIR e continua os mesmo e tudo não sai do lugar , somos uma republica das bananas

  199. O Brasil não tem outro jeito senão fechando essas pocilgas chamadas STF e CN. Ah, mas isso se tornaria uma ditadura, diriam os críticos!!!! Talvez fosse melhor!

  200. Defender o processo democrático para resolver o Brasil é hipócrita, quantas centenas de anos para tornar sérias nossa constituição, o judiciário, o congresso e o executivo? Por que esperar?

  201. Parabéns Crusoe! Admiro muito seus jornalistas.Tomara que as forças armadas leem essa matéria pois do Congresso a gente não espera mais nada.

  202. não é a toa que jovens e mais jovens vão se embora da patria amada. Vão amar outros países que lhes dêem uma dignidade moral e um futuro minimamente digno. Quem não tem como ir embora, fica, e assisti tudo, na maioria das vezes sem atitude, desalentados, desesperançados. É assim mesmo dirão. E assim vai ser.

  203. Está claro que Lula deu muito dinheiro aos seus ministros. Agora está mandando a conta. Estes togados estão nas mãos de um condenado.

  204. Quem se junta e convive com os porcos, come farelo. E é isso que esse senhor é, um porco imundo travestido de ministro... A história de vida dele está atrelada a corrupção e a corruptos da extirpe de Lula e Aécio Neves... Podem ter certeza que se Lula ou qualquer outro presidiaria poderoso e ilustre não estivesse preso, o STF estaria pouco se lixando para a prisão em segunda instância. Tudo isso na verdade é para justificar a soltura de Lula e José Dirceu e não deixar encarcerar gente poderosa.

  205. Inacreditável como esse senhor é capaz de levar seus pares ao sabor de suas vontades...O que o incomoda é o prestígio de Moro...invejoso.

  206. Temos que ir de encontro ao STF. O povo brasileiro pensa de forma oposta às decisões tomadas recentemente pelos capas pretas.

  207. A metamorfose do sapo beiçudo foi devido ao poder da grana que a ORCRIM petista rapinou dos cofres públicos, tornando esse e outros ministros desse $tf milionários às custas dos brasileiros.

  208. Quando se muda o modo de pensar e agir, é de bom alvitre que se justifique o motivo da mudança e se peça desculpas pelas consequências que ocasionou por ter errado e prejudicado a sociedade.

    1. A cara de pau do Gilmar Mendes e tão grande,e o proveito comercial da causa tão nítido , que ele nem tem argumentos para isso . Com toda certeza, a turma do CONTRA PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA, é a pior turma do STF em décadas Nunca antes vimos tanto AVAL DE CORRUPÇÃO como visto na história recente do BRASIL

  209. Três mudanças em 10 anos (2009 a 2019). Ano que vem, com a saída do Celso de Melo e o Fux na presidência do STF muda novamente. E assim vai.

  210. Nós brasileiros não podemos aceitar que o Supremo mude as regras a todo momento e ao sabor do interesse de um ou outro grupo.

    1. Quem queria o povo nas ruas está agora no Congresso Nacional e quer vê-lo longe das ruas. Simples assim.

  211. A ditadura do judiciário é o pior dos males. Alguém dúvida que com esta situação atual, uma intervenção é providencial.

    1. O STF é comandado por uma maioria corrupta. O presidente de fato é o boca invertida Gilmar Mendes. Inquestionável, eles estão agindo em causa própria, no Brasil, a lei é mais igual para os donos do poder e ponto final. VERGONHA!

  212. fiquei curiosa. alguém sabe quais foram os argumentos sob os quais vigeu de 88 a 2009 a regra de prisão apos segunda instância?

  213. Francisco seu grande idiota, quem deve ter distúrbio sexual é você, além claro do distúrbio mental . Falei em INTERVENÇÃO MILITAR para destituir os ministros corruptos e restabelecer a ordem. Porque com um Supremo desse não existe democracia. Estamos numa DITADURA do STF se vc ainda não percebeu

  214. O exemlo foi dado elo Presidente do Perú. Impeachment do Guilmar Mendes e dos demais Ministros do STF comprometidos com a OCRIM, com todos os meios disoníveis! Fechar Congresso e Senado! Aliás, uma das a obrigações do FFAA também é a de resguardar a democracia do país contra esses “juristocratas”.

  215. A pergunta é: o que faz um ministro do STF mudar de ideia em 3 anos? Acho a resposta óbvia, a lava jato sabe coisas dele ou foi comprado com dinheiro da corrupção. Quem acha que fica RICO com o salário de juiz? Ele nem reclama do salário.

    1. O que faz essa mudança é o medo do futuro dele e da mulher !!!

  216. Se o STF não respeita o povo brasileiro que votou em Bolsonaro visando acabar com a corrupção e impunidade, então o povo também não deve mais respeitar alguns membros de sua Suprema Corte.

  217. Ninguém esta olhando o lada financeiro dessa história, quanto os grandes escritórios de adv. deixaram de ganhar com a prisão em segunda instância, " Se estou preso não consigo sair antes de cumprir a minha pena, para quer gastar fortuna em vão" por isso o dono da maior banca esta na frente do pedido .

    1. Sem dúvidas, não foi atoa que a OAB, está contra a prisão em segunda instância !

  218. Não duvido nem um pouco, que, com base no inquérito ilegal que deu acesso, sem qualquer fundamento, às mensagens roubadas da Lavajato, tenha "fabricado" mensagens, atitude usual na política, para persuadir outros membros do STF a dar a guinada guilhotinal nas investigações contra criminosos poderosos. Revoltante. Que os verdadeiros Ministros compreendam Maquiavel: precisarão usar política também para combater os maus. Votos longos e pedidos de vista devem ser usados. Combatam fogo com fogo.

    1. Especialmente se o membro Alexandre também mudar sua posição. O que será conhecido nos primeiros momentos do julgamento.

  219. Infelizmente, nosso País caminha a passos largos para um salve-se quem puder. Respeito, que é isso? Decência...que é isso? Moral... idem...

  220. Tudo começou a mudar quando se chegou ao Aécio e ao Temer. pra salvar os amigos vale tudo, até a aliança com o Ali Babá e os 400 ladrões. Aliás, porque será que os seguidores do presidiário não falam mais nada do Gilmar Mendes. por quê esse silêncio cúmplice. Cacalhada

  221. É de embrulhar o estômago!!!Mas, um dia, de alguma maneira,pagarão por suas ações!Deus tarda, mas não falha!Não tarde muito, Senhor!!!!

  222. E absurdo o que acontece em nosso país ! Democracia é um sinonimo de bagunça? Até quando as forças armadas irão ignorar o que está acontecendo em nosso BRASIL?

  223. Quem tiver inimigo, for réu primário, tiver dinheiro pra pagar bons advogados, pode ir limpando o revólver. A partir dessa decisão, está permitido matar e roubar. Quem quiser justiça, faça com as próprias mãos, a partir de então.

  224. Infelizmente essa já perdemos... Moraes e Weber vão pro lado negro, o placar será 7x4 para o trânsito em julgado... A única solução vai ser esperar os próximos 2 ministros indicados por Bolsonaro nos próximos meses, e dai discutir numa outra ação, e mudar novamente a jurisprudência, mas vai saber... Uma palhaçada, bizarro, o nosso país não tem jeito mesmo, estamos todos fod****!

  225. Como Elis Regina cantou no Falso Brilhante: são dois pra lá, dois pra cá. A depender de quem toca, de quem dança e do tamanho da penumbra que esconde as vergonhas.

  226. Porque não fazer um plebiscito? Já que não temos o Lula para contrariar maioria do população, como no plebiscitado porte de armas, onde só os bandidos andam armador? O que nossas forças armadas estão esperando? Que crie a monarquia dos togados da suprema corte? a esemplo do porte de armas

  227. É uma tremenda sacanagem! O povo não pode aceitar quieto e calado este golpe na nação. O Brasil sofre nas mãos dessa quadrilha de gigantes intocáveis. Revogação da prisão em segunda instância, NÃO!

  228. Como Magistrado aposentado, sinto-me enojado com a possibilidade de o STF revogar o que já revogou. As ''forças ocultas" continuam dando as cartas e jogando de mão.

  229. A República de Bananas (ou República dos Rabos Presos Entrelaçados) está a caminho, infelizmente. Gilmar diz "L'Ètat c'est Moi", dita as regras, e parece que todo mundo aceita. Menos os de sempre, infelizmente minoritários, ao que parece.Que Deus nos socorra!

  230. O ministro Gilmar Mendes teria a OBRIGAÇÃO MORAL de esmiuçar todas as razões porque mudou de idéia. Deveria desfazer - ele próprio - cada argumento utilizado em favor daquilo que agora rejeita. Mas já sabemos como ele sairá da "toga justa" (não no sentido de Justiça, bem entendido) em que se meteu: irá vociferar contra a Lava Jato, demonstrando sua seletividade em favor de réus VIPs e amigos.

  231. Não é possível que esses senhores que se consideram semideuses, façam o que bem entendem ou o que lhes são conveniente. A força do povo brasileiro está mais uma vez colocada a prova. Vamos às ruas mostrar que todo poder emana do povo.

  232. NOJO. ASCO. VÔMITO. BÍLIS. JUIZ ESCATOLÓGICO. VERGONHA NACIONAL. PÁRIA SOCIAL. PARASITA DE PATROCÍNIOS.VERME. MONTE DE BOSTA. SENHOR GILMAR O SENHOR ME CAUSA NOJO E VÔMITO.

  233. O Brasil vivendo o seu pior momento de toda história da República. Um conchavo de proporções monumentais entre o Poderes, liderados por indivíduos sem caráter, sem ética e sem amor ao seu país!! Um descalabro, uma hecatombe!! Um acinte ao cidadão de bem, cumpridor de suas obrigações, pagador de tributos que jamais revertem a seu favor! Só as ruas podem dar um basta nesse imbróglio.

  234. Se esta turma do mal ganhar , viver nesse país será insustentável . Não haverá Presidente ,Congresso que possam conte-lo.

  235. STF, covil de fingimentos e falsidades. Toffoli elogiando M. Aurélio é uma prova irrefutável. Gilmar foi a favor da prisão enquanto se sentia inatingível. Quando a Lava Jato ameaçou sua segura impunidade, passou a libertar quem poderia delatá-lo. Libertações de corruptos em série, a exemplo do homem dos ônibus do RJ. Resumindo, trata-se de uma defesa a qualquer custo da banda podre deste STF nojento. A moral, ora, a moral...

    1. Enquanto a sub-raça não mostrar os dentes. Nada mudará.

  236. A cagada de um jacu é mais importante do que o STF do Brasil . Enquanto a cagada da ave espalha sementes pela terra as quais produzirão árvores e frutos no futuro, membros do STF Nacional dão trabalho as futuras gerações criando imenso trabalho para limpar as cagadas deles . Chama-los de vermes seria uma infâmia a esses seres.

  237. ano passado quando o general Mourão disse que a constituição deveria ser elaborada por notáveis, boa parte desta imprensa podre que atua no país,se escandalizaram,mas ele se referia a estas barbáries que acontece, principalmente na instituição que deveria ser o norte do país, teria que mudar essa política de indicação,para ocupar um cargo desta natureza

  238. INTERVENÇÃO MILITAR JÁ, com destituição do Supremo e substituição por outros ministros. Esses senhores não respeitam o povo, mas respeitarão as FORÇAS ARMADAS, cadeia nesses vagabundos, cadeia e processo nesse GILMAR MENDES

    1. Democracia é uma conquista do mundo desenvolvido. Pq vc deseja ditadura no Brasil. Você sofre de algum problema sexual?

  239. Então cabe aos "eminentes pares" se ater nesse ponto, embora tenhamos muto mais a destacar, ou seja, não sejam idiotas na frente de um idiota que se acha o primeiro ministro. Eminentes pensem bem nisso, pois a história irá julgá-los se o resultado for a favor de que o Brasil seja excluído do rol dos "países civilizados" (será que no mundo atual existem?).

  240. BRASIL O PAÍS SEM FUTURO. PAÍS AONDE O CRIME COMPENSA. QUANTA INSEGURANÇA JURÍDICA ESTÁ SENDO PRODUZIDA PELO STF. LAMENTÁVEL...

    1. Tempos estranhos em q um pres q prometeu lutar contra a corrupçao se entregou em menos de um ano ao q ha de mais corrupto e poderoso no pais. Essa sórdida pessoa(bozzo) permitiu q se perdessem as conquistas q pareciam dar alguma esperança ao pais. Tdo esta se desmontando por conta desse idiota, e parece q o faz pra proteger o filho miliciano. Qto ao gilmar, só tem esse poder, pq os demais se omitem, inclusive as forças armadas. Advogados de ricos e poderosos terem sucesso, nao ocorre so aqui

    2. Marcelo o Brasil será sem futuro, se nós brasileiros continuarmos apenas murmurando e aceitando de braços cruzados toda essa vergonha de vivermos dos bolsas famílias da vida e subjugados por políticos e ministros, milionários na verdade os donos do Brasil. Dessa forma, talvez amanhã, tenhamos inveja da Venezuela .

  241. Não existe nada pior no cenário político brasileiro do que as condutas impetradas pelo STF. Quando mal conhecíamos os Ministros há décadas parece que o país andava melhor. Hoje com esta metamorfose a cada segundo dos "energumenos" "ministros, com m minusculo" o Brasil tornou-se refem de bandidos defendidos com unhas e dentes dentro desta corte. A maior prova disso não é somente as decisões absurdas que são tomadas ali, mas o episódio de pautarem e definirem contra a transferencia do sapo barbudo

  242. Infelizmente ainda somos o país do futebol. As redes sociais fizeram o seu papel e têm aumentado a massa critica, mas, também infelizmente, temos um numero elevadíssimo de analfabetos funcionais. A informação até chega às mãos deles mas não a entendem. A grande e podre mídia, que poderia massificar o entendimento, não o faz. Está preocupada em trocar o mandante do planalto para voltar a se locupletar com o dinheiro dito público.

  243. Isso se chama Conspiração. Vinda de um juiz de suprema corte é um ato de traição à constituição. Daria prisão perpétua em mundo civilizado.

  244. Só é contra a prisão em segunda instância, bandidos que tem rabo preso, que tem medo de ser atingido pela lava jato. Pagadores de impostos honestos e honrados, são totalmente a favor da prisão em segunda instância. Não é só isso, defendem também o fim do foro privilegiado e dos privilégios.

    1. Idem. Asco e nojo se misturam ao ler a matéria e constatar que tudo é verdade.

    2. Tenho o mesmo sentimento de desesperança misturada a ódio!

    1. Leva um militar pra dormir na tua cama com tua esposa. C*rn*

  245. Pensei que o Brasil iriase livrar dessa corja de corruptos,mas a facção criminosa chamada STF vai soltar todos e o povo que se exploda e pague a conta.

    1. O que falta é o povo brasileiro sair às ruas e protestar contra estes ministros do STF que fazem do Tribunal um balcão de negócios.

    2. Somos como gado. Indo para o abare. Precisa dizer mais alguma coisa?

    3. "Auriverde pendão da minha terra, que brisa do Brasil beija e balança,antes te houvessem roto na batalha,que servíres ao povo de mortalha. "Estes versos tão antigos ainda servem ao Brasil do século XXI!

  246. E o povo é só marionetes na mão de alguns mal intencionados , a única solução seria o povo sair da passividade e mostrar a esses cidadãos , que são servidores públicos a serviço da nação e não de caciques e organizações que destroem o país e o pior a esperança de um futuro melhor. Já passou da hora de se investigar alguns ministros , e passarmos o Brasil a limpo.

  247. É um absurdo uma nação a mercê de sujeitos que ocupam cargos indicados politicamente e quase que vitaliciamente. Serem atados unicamente a impedimentos autorizados pelo Senado, que por sua vez, acima de si só tem poder de julgamento dos mesmos pelo STF, coloca as claras uma simbiose que prejudica em muito o Brasil e o próprio conceito de democracia. #STFVergonhaNacional #CongressoVergonhaNacional

  248. Das duas uma....ou aguardamos que os interesses pessoais de alguns ministros vençam.....ou partiríamos para a ignorância......mas o povão,,,,,,acho.... não estar acreditando,,,,,na total desgraca jurídica,,,,,

  249. Ainda assim, continua o mistério do poder de Gilmar, sem que os outros ministros combatam a parcialidade dele que compromete a imagem do STF, que atualmente é péssima.

  250. Difícil terminar de ler essa reportagem. Senti enjoo a cada parágrafo. Como pode um crápula maquiavélico ser o dono do país? Quem vai parar o Boca Mole?

  251. Presidente do Brasil, fazendo lives e esbravejando. mendes, o todo poderoso ditando as normas, mandando prender e soltar, como um ditador de prantao. Vai jb, ta dominado.

  252. É hora de dar andamento, com urgência urgentíssima, às PEC que propõem a revogação da emenda que elevou a idade da aposentadoria compulsória dos magistrados para 75 anos e da que estabelece a prisão após condenação em segunda instância.

    1. Precisamos cortar as asas dessas aves de mau agouro do STF

  253. A janela de Gilmar (Crusoé) – “Gilmar, espertamente, viu em Toffoli um possível aliado e, aos poucos, foi ganhando sua simpatia (...). Estava aberta uma janela de oportunidades para transformar a agenda do Supremo em instrumento para enfraquecer a Lava Jato.” Portanto, é r razoável pensar que o DNA do mal existente nesse indivíduo é responsável pelo gene que transfere seus vícios para a maioria dos seus colegas no STF.

  254. Esse sujeito me causa asco. Ele mudou totalmente a partir do momento que membros do PSDB e do MDB começaram a ser atingidos pela LJ, mas não conseguiria nada se os brasileiros continuassem a mobilizar veemente. A eleição de JB desmobilizou pq logo nos primeiros meses de mandato pautou as manifestações afastando o brasileiro sério que não compartilha com radicalismos. Além disso, tivemos as msgs roubadas que pautaram a imprensa dando munição pra essa criatura grotesca que se acha o dono do país.

  255. Com a possível reviravolta na questão da prisão após a segunda instância, mais uma vez se evidencia, a proteção aos poderosos (corruptos e colarinho branco), que possuem dinheiro para manter uma briga de recursos, na morosa justiça brasileira. Enquanto isso o menos favorecido economicamente (ou ladrão de galinha), irá curtir uma temporada na falida carceragem brasileira.

  256. "Me acoberta q te acoberto". Esta Pátria ê imensamente MAIOR q os homens, q a 35aa INSISTEM em representá-la, ainda q o seu POVO ñ os tenha elegido. Crápulas da estatura de luladasilva foram cooptados p "mecanismo" criminoso, escolhido à dedo, por ser um dos responsáveis p constituição comuna e nada cidadã, p ser "cachaceiro" e símbolo do analfabetismo mantido p coronéis assassinos. Mas esta Pátria linda ñ é de bandidos e Ñ TEM DONO. As pautas alinhadas desde 2.013 têm + força q canhões.

  257. s.t.f., assim mesmo, minúsculo, contrário a todas as regras do nosso Português, representa a baixeza a que chegou esta outrora "suprema côrte", hoje apequenada pela sua cumpliscência com as forças do atraso, em paralelo com as "lideranças" do congresso , também em minúsculo, estes três, principalmente, autotransformados em cumplisces lacaios, ou seja, "poderes" subservientes dos criminosos de colarinho branco.

  258. Não adianta bater desespero com essas decisões do STF. Eles podem soltar os amigos. Porém o que os brasileiros ganharam e aprenderam com a operação Lava- Jato, é incontestável. Não estamos tão alienados e bobos como alguns anos atrás. Estamos mais conscientes e responsáveis de nosso papel de ajudar nosso país a se livrar da corrupção e dos maus políticos. Ninguém disse que seria fácil.

  259. É evidente. Quando a Lava Jato chegou aos corruptos de estimação (PSDB) e ao próprio lamaçal dó STF, Gilmar Beiçola ficou histérico. E nem se preocupa em disfarçar. Pobte pais que tem elementos desse tipo na Suprema Corte ...

  260. O STF com sua pompa, suas lagostas e vinhos premiados (nós, os idiotas, pagamos a conta) virou apenas uma agremiação para salvar bandidos. A linguagem empolada e rebuscada, o estandarte de "defensores da constituição" não esconde a mediocridade de gente vingativa que não quer ter seus mal feitos descobertos e punidos. Um país com um congresso formado 90% por bandidos e uma corte que agora só se preocupa em salvar esses bandidos nunca vai dar certo. Isso não é democracia, é esgoto a céu aberto.

    1. Exatamente o que penso! Apenas acrescento que o Beiçola é uma entidade demoníaca que se queima de ódio ao Moro. Inveja mata, pena que demora!

  261. Urge uma intervenção no STF, esse poder inimputável e casuísta, já que do Congresso nada se pode esperar. Retrocesso? Sem duvida; mas não é o que o STF está fazendo?

  262. A maior fonte de renda da ‘economia brasileira’ é movimentada pelo CRIME; por que seria diferente? O crime sustenta centenas de políticos, enriquecendo-os. E o mesmo crime lhes confere poder. Um poder torpe, e vazio, mas não deixa de ser PODER.

  263. Não entendo porque alterar o atual sistema de prisão após a segunda instância. No BRASIL O supremo não consegue cumprir num prazo razoável a terceira instância. O réu é praticamente absolvido. Não se justifica, existem interesses político se sobrepondo à justiça.

  264. E o presidente da Câmara? Quietinho, parece esperar o placar final pra pousar de bonzinho e, quem sabe, endossar uma PEC "sem afrontar" o STF, mas de olho em 2022.

  265. Gostaria que os “supremos” explicassem porque, segundo suas teses que deve ser respeitado o direito fundamental à liberdade e que o direito individual não pode ser suplantado pelo direito coletivo, mas pode suplantar o direito individual à vida de cada um dos 200 milhões de brasileiros que são negados por falta de saneamento básico, assistência médica e segurança depauperados pela falta de verbas públicas desviadas e indevidamente apropriadas pelos crimes em todos níveis e escalões.

  266. Ver Kakai sentado na primeira fila da plateia no STF, já dá o tom do resultado. Esquece Gilmar Mendes ou Roberta Rangel o bolso delas só alcançam dois.

  267. Que abram as porteiras ,e que os corruptos, bandidos e sinônimos saíam para NUNCA mais voltar. Voltou a valer a pena, ser corrupto.

  268. Gilmar Mendes e seus parceiros no STF são tão nefastos e asquerosos que se o STF fosse fechado hoje a grande maioria da população aplaudiria.

    1. Se um Missionario atingisse o tribunal e acabasse com todos, haveria festas por rodo o país. Triste, mas pura verdade.

  269. BRASIL, levanta, reage, vira a mesa, chega de aturar, vamos derrubar essa merda, se as forças armadas estão amarradas, cegas ou inoperantes, cabe ao povo revolta. Está INSUPORTÁVEL.

  270. Intervenção militar no STF. Só essa atitude salva o Brasil desses togas corruptos. Eles não podem continuar sendo advogados de bandidos e fazendo o q querem. Cadê um General pra colocar ordem na casa... Datavenia...

  271. Com um sujeito como esse e tantos outros iguais (com todo respeito) o Brasil não precisa de inimigos externos. SÃO TRAIDORES DECLARADOS>

  272. Essas excelências não sabem o que é uma Constituição !Usam -na ao seu bel prazer !O povo ?O país ? A justiça? Que se danem !

  273. É claro que o objetivo é beneficiar os bandidos de colarinho branco, que tem influência e dinheiro para bancar recursos infindáveis às instâncias superiores. Mas a partir de então teremos também os criminosos comuns escapando da prisão: os chefões do crime organizado tem muito dinheiro e poderão seguir o mesmo caminho; ou criminosos ricos, como o Pimenta Neves, cujo caso foi responsável pela primeira guinada do STF nesse sentido

  274. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez boas coisas para o Brasil como o Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal, privatizações, dentre outras. Mas FHC fez um grande maldade com o povo brasileiro quando indicou esse sujeito chamado Gilmar Mendes para o STF, que está causando um grande estrago nas esperanças de melhores dias para o povo brasileiro sofrido.

    1. Indicação política de membros do STF é um erro grave! Deveriam todos ser juízes de carreira concursados. É uma função técnica de Estado, que não pode estar a serviço de nenhum governo ou quadrilha política.

  275. O poder de Sua Escrecência se estende também na imprensa. Um dos seus maiores puxa-saco, o pseudo jornalista e hoje ativista contra a Lava-Jato, Reinaldo Azevedo, foi colocado em um dos horários da Rádio Band News, graças a sua influência.

  276. Perfeito. A expressão "dono do Supremo" faz todo sentido. Será que neste triste país não haverá um homem capaz de enfrentar esse sujeito?

    1. Infelizmente quando o povo insiste em manter certos membros no Senado o país paga por isso...

  277. É razoável pensar que o DNA do mal existente nesse indivíduo é responsável pelo gene que transfere seus vícios para a maioria dos seus colegas no STF.

  278. Gilmar, Toffoli, Lewandovsky não são juízes, são advogados togados. Marco Aurélio e Celso dispensam comentários. Alexandre, ex-advogado do PCC, é ridículo. Rosa e Carmen são passíveis de influência. Fux, Fachin e Barroso são mais coerentes com o que é correto. Além de soltar Lula, não querem prender Aécio. Por PSDB e MDB se chega no judiciário, ministros no meio. Se fosse só o PT, isso nem seria discutido. Na verdade usam a instituição STF para não serem presos também. Abuso autoritário.

  279. Penso que esses senhores avaliam mal a aparente falta de reação da sociedade. Essa aparente indiferença, na verdade, esconde uma profunda frustração, que é reforçada pela ações insolentes de gente como Maia e Alcolumbre, atuando para paralisar o Executivo. Podemos estar diante da calmaria que antecede as catastróficas tempestades. Eles não percebem porque a fronteira entre a insensibilidade e a vaidade e uma linha tênue. E vaidade é o não falta nesses personagens.

  280. Reportagem muito boa mas como sempre superficial! Por que não investigam os negócios do Gilmar? Por que não esclarecem os motivos dele estar nos relatórios da Receita?? Por que não esclarecem as conversas íntimas com os políticos e com os outros ministros? Cadê as gravações de Gilmar com Aécio e com o governador de Goiás???

    1. Tem que esclarecer o motivo pelo qual o Gilmar tem este poder sobre os outros!!!

  281. O nosso sistema "democrático" de justiça só funciona enquanto não incomoda os mandatários de rabo preso do judiciário. Está mais que evidente o casuísmo e parcialidade das decisões da corte para favorecer seus aliados. É uma grande VERGONHA para os brasileiros.

    1. Júlio, é exatamente isso que acontece com esses lideres que movimenta a massa de manobra, tornar-se um novo colarinho branco, e depois desaparecer. Vida de gado povo marcado povo feliz!

    2. Bolsonaro agora só quer proteger o filho. Os movimentos de rua elegeram deputados e entraram no sistema, por isso todos muito quietos.

  282. Com esse Congresso, esse Senado, esse STF, damos um passo à frente e dois atrás. E o país não sai da merda. As possibilidades de crescimento do país se esvaem pelo ralo, enquanto TODA classe política se lambuza no poder. Triste realidade!

  283. Reportagem comunista. Gilmar se tornando o foco da discórdia, aí a história o confunde somente com os interesses privados. Nada disto Crusoé. STF se não é com o POVO que se enganou com esse SENADO bandido, fisiológico, é com as FORÇAS ARMADAS. Por um "ESTADO democrático de direito "(faz-me rir), e em respeito à essa péssima constituição que se diz cidadã, a lona deste circo será baixada com altruísmo pelo comandante "in chefe". Rasgando capítulos não construiremos a nossa história.

  284. Augusto Nunes atesta que Gilmar Mendes costumava ligar para as redações exigindo a cabeça de jornalistas que ousassem falar mal dele. Ele também estava todo sensível ao citar as mensagens - juridicamente ilegais, produtos de crime! - da Intercept onde a "gentalha" falou mal dele. Onde vamos parar com esses sim, abusos de autoridade de quem se acha um ser supremo e se comporta como um garoto mimado de vila?

  285. Vou ficar de camarote esperando o dia que os corruptos do STF forem devidamente colocados no paletó de madeira com suas togas. Tic tac, tic tac. tic tac.......

  286. Lamentável para um país que tenta emergir deste lamaçal de corrupção ter que assistir a tão deplorável espetáculo em que é evidente o interesse por parte de ministros da alta corte na continuidade da corrupção e da impunidade.Como as decisões mudam conforme o interesse em questão.Só a ira do povo poderá moderar o grau de perversidade desta corja sobre os interesses do país e da sociedade.Não sairão impunes das suas decisões, srs ministros, podem acreditar....

    1. Muito bem colocado. Precisamos dar um recado firme para essas "figurinhas carimbadas".

  287. Problema é que os constituintes de 88 não imaginaram que, pela inércia dos ministros, o trânsito em julgado pudesse demorar 20 anos. Fossem eficientes como os demais trabalhadores, e da 1ª à última instância não teríamos que esperar mais do que um ano.

    1. Sempre vi essa CF como vermelha. Foi bem arquitetada para o caos vigente. Não é surpresa. Basta ler os primeiros artigos para detectar o projeto dos políticos, sempre corruptos, com raríssimas exceções.

    2. Rasgasse a péssima constituição, ressuscita-se Quintino Bocaiuva e proclamemos uma nova REPÚBLICA.

  288. Este é o Brasil! Nunca tem fim uma causa, o que provoca a insegurança jurídica. Ao sabor dos ventos e, dependendo de quem se trate, muda-se o entendimento jurídico, que deveria ser técnico, de forma a beneficiar os de sempre: os corruptos endinheirados. Pobre povo pobre! E a ladroagem continua!

    1. “Grau duplo, sim, quádruplo não!” Sen Álvaro Dias, Qual a justiça criminal que o BR quer? Qual a mensagem que se quer passar? E os tratados internacionais de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção? Mudarão uma jurisprudência recente, soltarão uma centena que foram “pegos pela Lava-Jato”. Mas, e os milhares q. ainda nem tiveram condenação em segunda instância, que nem foram presos e que continuarão aguardando o julgamento de seus infindáveis recursos em liberdade! Senhor tende piedade de nós

    2. Tentar atingir a consciência dos ministro seria possível?

    3. Vermes ! Está na hora do jipe com um cabo e um soldado .

Mais notícias
Assine
TOPO