Efeito colateral

30.08.19

A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que anulou a condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras nos governos petistas, pode gerar um efeito colateral nada conveniente aos interesses de quem quer enterrar a Lava Jato. Ela tem potencial para anulações em série de processos, mas, se isso acontecer, sobrará mais tempo para conduzir apurações em andamento sobre setores que ainda não foram devidamente desbravados pela operação. É o caso dos bancos, do Judiciário e de partidos políticos que ainda não foram atingidos até aqui. “O que não vai faltar é vontade e ânimo”, diz um investigador.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéRicardo Lewandowski votou para anular condenação de Bendine

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo voltará para a primeira instância sem anular as provas constantes nos autos. O pensamento deles é que nessa revanche eles poderão se dar bem. Talvez sim, talvez não. Quem pode dizer?

  2. Delação de Palocci, caixa preta do BNDES..urtigas os mordam..Vai piorar! Os q. se libertarem voltam e com mais anos e quem ainda Não entrou,entrará..

  3. Existe algum "juiz de carreira" no Supremo? Temos lá, "togados" do conchavo (algumas exceções), bem remunerados, prontos pra sentenciar segundo interesse dos "réus amigos". S...ervindo T...rapaceiros F...avoritos

  4. Interessante, enquanto os envolvidos pensam no curtíssimo prazo, podem estar ampliando o espectro dos alvejados.....; mais tempo pra investigar pode ser mais qualidade na condenação. Por sorte os processos não acabarão....

  5. Cada vez que o ministro Gilmar Mendes mostra seu beiço se torna uma figura folclórica no meio judiciário. Um pitibull. Com sua verborragia é uma vidraça ambulante.Não se importa em ser mal visto pelas pessoas de bem.Ao contrário do macaco, que não olha o próprio rabo, ele procura escondê-lo. Trabalhoso, uma vez que tem rabo grande. Tão grande como os criminosos do colarinho branco. A lava jato para atingi-lo precisa de esguicho mais forte.

  6. É a tradicional canalha brasileira tentando manter seus privilégios com os conhecidos efeitos sobre o povo e a Nação brasileiras. Se conseguirão, veremos.

  7. Só nos resta acreditar que o tiro poderá sair pela culatra para que renovemos forças pra viver nesse terrível país de podres poderes. Procuradores da Lava Jato, desmontem o judiciário apodrecido, pelo amor de Deus!

  8. Me orgulho que no Brasil ainda exista pessoas dispostas a ler e escrever. Aqui, diante de comentaristas e leitores vejo uma esperança de um Brasil que pode mudar e muito. A leitura e a capacidade de discernir é um dom que nos adquirimos somente com a leitura. vamos passar isso aos nossos filhos e amigos sempre. Daqui sairão muitas boas opiniões e dicas que enriquecem nosso saber. Parabéns aos que escrevem com saber e CONSCIÊNCIA.

  9. O que mais me incomoda é o silêncio daqueles que pretendem soltar a sua voz. Daqueles que não querem perder o resto de liberdade que tem para viver uma vida fora de um sacerdócio, como sempre dizia uma das altoridades ao qual guardo meu maior respeito, e sei com convicção se tratar de uma pessoa que junto com Ministro Barroso, será a voz que quando começar a falar fará a derradeira diferença. Aguardemos o decorrer, tudo ainda está incerto, mas estamos cada vez mas perto do túnel e a Luz esperada

  10. E não aquela que os corruptos dizem que deve ser. Em qualquer regime, quem determina se crimes podem prescrever é o soberano. Em uma democracia a soberania é do povo, se este decidir que as leis vigentes devem mudar, então dizer o contrário implica em se atentar contra a soberania do povo. Basta que esta soberania seja exercida e possa ser comprovada, como um referendo, por exemplo.

  11. Se dentro do território brasileiro seu cidadão não prevalecesse sob os demais membros da humanidade, isto significa que teríamos que dividir nossa riqueza com o restante da humanidade. Nem o solo nem o subsolo brasileiro seriam de propriedade do Estado brasileiro. O direito não é imutável nem absoluto, ele na verdade só tem valor quando há alguém que se sujeita as leis e normas vigentes. Se o povo é soberano, então a lei que vale é aquela que ele aceita se sujeitar.

  12. Se crimes contra a humanidade não podem prescrever, o mesmo deveria valer para a sociedade. Afinal de contas, o que é mais importante para a sociedade brasileira: ela mesma ou a humanidade? É óbvio que dentro do território nacional e do âmbito da Constituição brasileira, a sociedade se sobrepõe à humanidade. Os próprios adoradores de Lula que adoram defender a "humanidade" reconhecem isto ao gritar contra o entreguismo e a privatização do "patrimônio" nacional.

  13. Não só isto, quem se associa a agentes de Estado tb deve ter sua pena aumentada e seus crimes não devem prescrever, pois se beneficiam da hiperssuficiência que o Estado provê aos seus agentes. Como ente mais forte, o cidadão será sempre mais fraco que o Estado, exceto se este colapsar. A lei para um agente de Estado e para um cidadão não podem ser iguais, pois o cidadão está em condição de maior vulnerabilidade, pois ele não pode utilizar o Estado para esconder seus atos.

  14. O TRF-2 não aceitou denúncia de tortura e estupro contra um sargento da ditadura sob alegação de que crimes contra a humanidade não prescrevem? Pq qq estupro não pode ser considerado crime contra a humanidade? Ou só vale se for cometido por um agente de Estado? Pq se for assim, então está estabelecido que o crime cometido por agentes de Estado é mais grave do que aquele cometido por civis, sobretudo devido ao princípio da hipossuficiência.

  15. Mas o mais importante, pontos da rede de corrupção que estavam escondidos ou não fossem discerníveis começarão a ser acionados quanto maior for a pressão sobre os corruptos. Se o dever de casa foi bem feito, a dimensão e disseminação da corrupção pôde ser conhecida. Mesmo que os corruptos tentem sabotar e desfazer tudo o que já foi feito, não só há as novas provas e evidências, como tb é possível que a lei retroaja se assim determinado pela sociedade.

  16. Uma coisa que deveria ser ressaltada é que, se o dever de casa foi feito, a importância de se dar corda aos corruptos é exatamente de que eles possam gerar mais provas contra si mesmos até agora do que haviam gerado em décadas de corrupção. Basta pensar em um mapa de calor onde a corrupção representa a temperatura, se antes já se podia identificar os focos de corrupção, agora ela pode ser vista e acompanhada em tempo real.

  17. Se precisarem de força e ânimo adicionais, os investigadores sempre contarão com aqueles que não descansam enquanto o Brasil não for passado a limpo.

  18. Os corruptos dependem de esgarçar o tecido social para que possam parasitá-lo, mas eles só podem se instalar se a sociedade aceitar. Se ela peremptoriamente rejeitar isto, então eles estarão em um mato sem cachorro. O que a história da humanidade comprova é que nada dura para sempre, quem acredita nisto está plantando as sementes da sua própria destruição. Nem mesmo que a sociedade continuasse sendo conivente com a corrupção, isto ainda dependeria de Bolsonaro e as FAs tb serem.

  19. Quanto aos beneficiários do bolsa-família? Devem ser cobrados exatamente para que pensem duas vezes antes de se colocarem como massa de manobra. Querem continuar defendendo corruptos? Então devem ser cobrados por isto, em uma sociedade nada vem de graça, alguém quem que trabalhar, se não são eles que estão produzindo e gerando renda, então tem alguém fazendo isto. Deveriam ser lembrados disto antes de irem adorar e se colocar como escudos de corrupto.

  20. Dentro da capacidade de enganação, a única opção que os corruptos ainda têm é Lula, por isto que lutam com tanta força para soltá-lo, pois pretendem através da enganação voltar a ter a capacidade de coação. Uma vez que ele tenha sido reduzido a pó, então os adoradores dele acabariam por ficar sem opção é teriam que assistir a tudo aquilo que consideravam como "garantido" desaparecer diante de seus olhos sem que possam reagir. Quem sobrou até agora defendendo Lula é pq é idiota ou corrupto.

  21. O ser humano teme a violência alheia quando sabe que pode perder o que tem, mas ninguém é capaz de pensar que mesmo sem violência e brutalidade é ainda possível se perder o que se tem. O fim de todo ser humano é o mesmo, no fim tudo aquilo que achávamos que nos concedia poder não adiará ou impedirá o inevitável: a morte. O poder de um corrupto vem da capacidade de coação e enganação, mas isto é enormemente reduzido quando ele perde os meios para tal (por isto precisam do Executivo).

  22. Nem sempre a guerra é perdida recuando, pois pode ser que o recuo sirva para gerar mais força que pode impulsionar a luta para uma vitória final.

  23. Se uma nova Constituição for elaborada e referendada pelo povo, extinguindo direitos, ampliando prazos de prescrição, abolindo cargos públicos, estabelecendo que servidores podem e devem ser demitidos, estabelecendo uma completa reestruturação da máquina, quem poderá se levantar contra isto? O judiciário? Se eles forem devassados e sofrerem uma reestruturação completa, como poderão impor suas vontades, sem acesso ao poder de fato, eles não podem nada.

    1. Assembleia Constituinte é a unica solução ante tantas falcatruas e desmandos!

  24. A lei da gravidade se impõe por ela mesma, não precisa de nada que a ampare. Qq direito adquirido é amparado pela sociedade e só pode ser mantido se esta aceitá-lo, em uma democracia o judiciário serve para fazer cumprir a lei, não para ampará-la. Este é o engano dos corruptos, eles não são a lei e muito menos podem se escudar nela, acreditar o contrário é viver em negação e pura delusão. Os corruptos precisam do poder Executivo para manterem o castelo de cartas de pé.

  25. Se for de uma vez só, então isto muito possivelmente envolveria um golpe ou intervenção que colocasse fim aos atuais sistemas de governo e organização do Estado sobretudo através do emprego da força pura e simples. Por outro lado, um processo ao longo dos anos implica a mobilização e engajamento da sociedade para que se promova as mudanças necessárias. Não existe lei ou direito imutável, a não ser que estejamos lidando com deuses. O que ocorre com um ser humano que pula de um prédio?

  26. A Lavajato é uma exceção, não a regra. Uma mudança sistêmica não pode ser feita sem que se proceda com a demolição completa da matrix. Dada a dimensão e disseminação da corrupção dentro da máquina, está tb terá que ser demolida e reconstruída para que as partes atingidas pelo câncer da corrupção sejam removidas. Este processo é praticamente impossível de ser realizado sem uma disrupção institucional que pode ser de uma vez ou então disperso ao longo de vários anos.

  27. Uma vez formada, os componentes da pirâmide irão fazer de tudo para que ela não sofra nenhum processo de erosão e ela não desabe com ou sobre eles. Se o topo da pirâmide da corrupção está se sustentando até agora, a única conclusão lógica é de que ela tem uma base sólida, mesmo que o topo fosse retirado, o que a base faria? Certamente buscaria uma forma de alçar qq um dos seus ao topo e manter o processo intacto, mas iniciando de um novo ponto, a matrix se reconstituiria e se fortaleceria.

  28. Qual é a extensão da corrupção? Qual é a dimensão e disseminação desta em todas as instâncias da máquina pública? Qual é a estrutura de poder mais célebre em toda a história da humanidade? Onde há hierarquia, um modelo piramidal se coloca de forma praticamente espontânea, estando o poder concentrado no topo da pirâmide, ele se disseminará de cima para baixo. Pq a corrupção seguiria padrão diferente? Sem uma base sólida, o topo da pirâmide estaria sempre sujeito a desabar diante de qq abalo.

  29. Beleza Lewandowski! Honrando o pedido de mamãe à D. Marisa para entrar pra "glória" e "virar" juiz. É uma loucura! Ah! Como é gostoso ser juiz, trabalha pouco (os auxiliares é que leem os processos), fala o que quizer, ganha um puta salário, muita mordomia, viagens ao exterior, ajuda os amigos, etc. Viva o "grande lider"!

  30. Esta um pouco equivocada esta assertiva. E que a apuracao dos demais delitos, bancos e judiciario, independe da decisao do Bendine. Esta decisao deve anulada mesmo, a qual foi levada ao plenario do STF. Por oportuno devemos continuar a pressao ao Senado, em espcial ao sen. Alcoolumbre, e criticas ao STF, para abertura da CPI da Lava Toga e impeachment do Tofolli, Moraes, Gilmar e Lewan, em face das vergonhosas mazelas e esquemas duvidosos que anda correndo por la, orquestrada pela ORCRIM.

    1. foratoffoli Gilmar Lewandowski MAMello cmelo Morais Maia Alcolumbre.Carmem está na marca do pênalti.

    2. É justamente a hora que as vozes que vivem no conluio se calam mas querem falar e ou fingem aceitar por motivos diversos e entre eles a segurança pessoal e familiares mas nem toda voz se calará por tanto tempo. Ouvimos um dia um desabafo que mostrava claramente o desacordo e a discordância do Colegas Ministros quando ouvimos com certo prazer: "Sua excelência envergonha este Supremo Tribunal Federal..."

  31. Esses Tribunal do crime tem que ser fechado o quanto antes. A maioria das togas têm desvio de personalidade e estão tentando impor o caos no pais.

  32. ESPERO QUE ESSE TROUCHA FAÇA A BESTEIRA QUE PRETENDE POR ORDEM DOS VERMELHOS DUENDES DOS CONTOS DE CAROUCHINHA...E O CHÁ VIRE NA CUECA...

  33. O povo brasileiro espera que a banda sadia do judiciário não se renda e continuem fazendo essa faxina profilática no judiciário, no parlamento e na classe empresarial.

  34. Este julgamento do caso Bendine é o que todos nós chamamos de maracutaia. Se for para continuar assim é melhor fechar o STF e só reabrir depois do balanço, como dizem os lojistas.

  35. Só que se o STF conseguir essa façanha de livrar tanto político e empresário corrupto junto, acham que vão deixar que se punam juízes, desembargadores e ministros das altas cortes de Justiça?

  36. Parabéns!! Nunca ficamos tão felizes com uma "derrota"!! Agradecemos esta excelente notícia, vamos torcer para tudo voltar para a estaca zero, iuhuuuu

    1. Podemos muito bem virar essa mesa, transformar nosso povo em fanáticos islâmicos ou fervorosos guerreiros agitadores com Franceses e Argentinos mas sabemos que ambos os povos acabam se deixando acreditar em movimentos que pregam Liberdade e que isso pode nos trazer problemas irreversíveis. Picos e quedas que sacodem os países, sua economia e sua visão em um ponto Global.

  37. O que eu sei , é que por muito menos em 64 fecharam o STF. Hj em dia não fecham o STF , mas o STF fechará o Brasil , fechará as seguranças jurídicas , pois o STF tornou-se guardiões dos ladroes e da marginalidade política que destrói os sonhos de um país justo ético e acolhedor do direito de todos que aqui nasceram.

  38. "Sobrará mais tempo" ??? Só se for para fiscalizar o "comportamento" de delegados, juízes e procuradores diante da nova lei de abuso de autoridade.

    1. É uma Corte política o STF. Deixou de ser Corte Constitucional e passou a ser corte criminal. Pior ainda é o Tribunal do Lula. Claro que o desespero do STF em trabalhar contra a Lavajato tem motivos. O principal é se proteger da própria Lavajato. Ministro do STF coagindo Senador da República para não instalar CPI Lavatoga ? Qual será o motivo ? A Queimada da floresta amazônica tem menos fumaça que as ações contra a Lavajato.

  39. Esse ministro, exacerba das técnicas puramente formais, com a pretensão de sacrificar ou prejudicar o julgamento do mérito e engessar o destino da causa no plano das formalidades, buscando anular decisões e manipular preceitos constitucionais com propósitos bem conhecidos...

  40. Hahaha. Recado dado! Nunca torci tanto para que a jogada da bandidagem dê certo! Troca-se de bandidos e começamos tudo de novo: Lava Jato - O Retorno. Segunda temporada: Judiciário. Bancos. Patidos Políticos. Ui! Fim da Lava Jato? Não há hipótese. Nem fechando o MP.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO