RuyGoiaba

Isso a mídia não mostra!

23.08.19

Era uma vez uma treta entre os gileaditas e os efraimitas – a Bíblia está cheia delas. Os primeiros tomaram as passagens do rio Jordão; os segundos, disfarçados, tentavam passar pelos primeiros. Mas os gileaditas tinham uma manha para identificar os inimigos, que era dizer a eles: “Fala shibboleth” (“corrente”, em hebraico). Os efraimitas, que eram um misto de Lula com Cazuza ou Luís Carlos do Raça Negra, só conseguiam pronunciar sibboleth. E se ferravam: “42 mil efraimitas foram mortos naquela época”, segundo conta o texto do livro dos Juízes (vocês veem que era de fato uma treta de dimensões bíblicas – e que falta fazia ter um bom fonoaudiólogo por perto).

Com isso, shibboleth, que em português ganhou a ridícula grafia “xibolete” — parece nome de grupo de axé –, passou a significar um uso da linguagem que seja distintivo de um determinado grupo: pode ser uma palavra, um modo de falar ou mesmo uma crença em comum. Também nessa cloaca que é a política brasileira existem shibboleths, à esquerda (“estadunidense” em lugar de americano, “presidenta”, “Lula livre”) e à direita (“Bolsomito”, emoji de arminha, olho verde-e-amarelo chorando — os exemplos são inúmeros).

Mas há uma frase que já foi uma espécie de shibboleth de esquerda e está democraticamente disseminada por retardados de todos os matizes: “Isso a mídia não mostra!”. Hoje, é impossível alguém ver nas redes sociais uma hashtag do tipo #Globolixo e saber de cara se ela está sendo promovida por bolsonaristas ou petistas. É a velha e boa teoria da ferradura — quando as pontas esquerda e direita do calçado favorito dessa turma se encontram.

E, em quase 30 anos nesta indústria vital que é a fábrica de salsichas do jornalismo, eu nunca, repito, NUNCA vi um só caso de “isso a mídia não mostra” que a imprensa não tenha mostrado. Dias atrás, um cretino solene do Twitter falou das queimadas em Rondônia, condenou o “silêncio total” da “grande mídia” e disse que a morte da Amazônia “não será televisionada” (sim, o sujeito é um imbecil com internet que se acha um Gil Scott-Heron). Naturalmente, não adiantou esfregar na cara do fulano reportagens do G1, da Globo e do UOL sobre o assunto. Se fulaninho não viu enquanto estava muito ocupado enfiando o sorvete na testa, a mídia NÃO mostrou e pronto.

Vamos deixar bem claro: se você soube de uma notícia – mas notícia de verdade, não “mamadeira de piroca” ou “vacinas provocam autismo” –, mesmo que tenha sido por meio do esgoto que é o grupo de WhatsApp da sua família, é porque alguém da maldita “mídia” (que hoje se limita cada vez menos à chamada “grande imprensa”) foi lá, apurou e colocou no ar ou no papel. Sei que você prefere viver num mundo em que mamadeira de piroca ou “sequestro fake” na ponte Rio-Niterói — sim, escreveram isso nas redes sociais — são verdades. Mas faça o favor de ostentar essa burrice o mais longe possível de mim.

No mais, pega no que a mídia não mostra e balança.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Levado por João Doria ao PSDB, Alexandre Frota logo em seguida apareceu no Roda Viva, aquele programa da TV Cultura que não tem nenhuma, mas nenhuminha mesmo, interferência do governo paulista. O mais engraçado foi ver entrevistadores circunspectos perguntando ao deputado e ex-astro da Brasileirinhas se ele “acredita em partidos”. Os caras acham que estão conversando com um Max Weber, que vai mandar um “A Política como Vocação” ali no improviso? Tinham que ter perguntado “e aí, Frota, qual é o negócio?” para ele responder “o negócio é comer cookie e bruschetta”. Aí sim.

Reprodução/TV CulturaReprodução/TV CulturaAnos atrás, “Frota no centro da roda viva” teria um significado bem diferente

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lembro bem quando a imprensa se negava a proferir o nome do líder das pesquisas presidenciais de 2018. Um tal de Jair Messias Bolsonaro só teve seu nome circulando após o atentado terrorista de Juiz de Fora. Mesmo assim, houve resistência de alguns setores importantes. Exemplo? O comentarista político Lavareda se referia a um tal "Capitão-Deputado", sem sequer emendar o nome. Pois é, isso a Band não mostra.

  2. Sou um fã desse tipo de jornalismo . Vale o esforço e o sacrifício por nosso Brasil Já merecíamos ha algum tempo uma imprensa como essa. Parabéns. .

    1. Deve estar próximo à Elizângela Barbieri ou ao André Ciciliano. Quem sabe, aos dois. Ah, tem um tal de David Miranda também.

  3. Por que a mídia não mostra, inclusive os corruptos da TV Globo que foi lá , a moça falou com eles, que foi o ICMBio que botou fogo na Floresta ?

  4. Tem uma coisa que a mídia escondeu de verdade: a existência e a bastante grande influência que o foro de são paulo exerceu na política brasileira. Por ignorância e mau caratismo, mas que não se soube disso até meados dos anos 2000, isso com certeza. E não era um grupinho tosco, era lula, fidel, chavez, mujica, farc, etc...

  5. Hahahaha....a falta de ironia e de inteligência as vzs nos comentários é o melhor.....longa vida a Crusoé, ao Rui Goiaba, e aos brasileiros, leitores dessa revista, que se permitem pensar e discordar

  6. Cara, acho que não se escreve o Goiaba maior do que o Ruy no título por acaso. Você força tanto a arrogância e o fenótipo de "intelectualóide" que está mesmo mais para um Goiaba que para um Ruy.

  7. Bolsonaro tenta por todos os meios destruir a mais eficiente Empresa de Comunicação do país. Ele parece não entender a dimensão plural da Globo.

  8. Assisto cada vez menos jornais. Da última vez, depois se uma hora ouvindo os comentários da vista do Bolsonaro ao Trump sem saber o que falaram, desliguei a GloboNews e assisti aos discursos na internet. O mesmo vale para o venenos aprovados pela Anvisa que ninguém diz quais são, nem se estão aprovados nos EUA ou na Europa, etx

    1. TV aberta, faz bastante tempo que não assisto, exceto o programa da TV Cultura no domingo da 10 as 13 horas (+ ou -) e Matéria de Capa. Quando o Roda Viva era apresentado pelo Augusto Nunes eu assistia também, agora não mais.

  9. Jair Bolsonaro seria a última versão dos efraimitas, querendo passar-se pelo que não é!? A língua presa por si só já o credencia para o time. Querer passar-se pelo que não é, também. Siboletado.

  10. #Globolixo é usado desde Lula, qdo eu tava na escola! E sim, isso se aplica ao Jornal Nacional e ao Bonner, mais tendenciosos que nunca. Praticamente comparando Lula a Bolsonaro pra pagar de “isento”. A mídia mostra “quase” tudo (há vlogueiros e blogueiros pra dizer que não). Mas muita coisa vem manchada de marrom.

  11. Tem jornalista que nos inspira. Você lê e algo diferente te faz pensar profundamente e de um outro ângulo e você tem prazer de acompanhar suas idéias e quando tem dúvida torce para ele escrever mais sobre o tema que te interessa e impressiona. Quando fundamenta e mostra o fato de forma límpida e coerente, quando ele investiga tudo por você em respeito à verdade. Gosto muito da equipe da Antagonista e da Crusoé. Parabéns.

  12. Totalmente solidario com o comentario, a "midia"sempre mostra,,,é claro que da um certo destaque conforme sua conveniencia, mas SEMPRE MOSTRA...hoje alguns tentam colocar alguns orgáo de imprensa como viloes da incompletencia oficial mas o papel deles sempre foi cumprido,,,antes os adoradores do molusco, agora os adoradores do mito dos pes de barro,,,,,as pessoas que pensam estáo com vc Goiaba, parabéns

  13. Por que será que a maioria dos jornalistas inclusive este que assina esta coluna, defendem os seus colegas. Claro que a media atualmente na sua grande maioria, são principalmente de esquerda e exploram aquilo que lhes interessa. Este colunista deveria fazer uma pesquisa junto ao povo, e constatar que a media não tem a confiança da população. Sinceramente,parecem os políticos, não tem visão da realidade. É uma pena ver uma instituição perdendo a credibilidade também.

  14. É, já não se fazem jornalistas como antigamente. Será que esse tal de seu Goiaba já leu algum artigo de Castelinho, Carlos Lacerda ou Joel Silveira, para ficar somente nesse três? Se leu, nada assimilou desses verdadeiros jornalistas.

  15. Parabéns goiaba! O choro do gado bolsonarista nos comentários é o sucesso do seu artigo, eles não suportam ouvir a verdade de que são esquerdistas do avesso. Se duvidar são até mais chatos que petista.

  16. Estimado Ruy Goiaba, péssimo texto, como leitor me senti desrespeitado. Baixo nível da matéria, palavras vulgares e comentários agressivos sobre como cada um prefere acessar notícias. Por favor avalie o grupo de WhatsApp de sua família, o qual pelo visto você considera um esgoto, pois os das famílias de muita gente são canais muito mais interessantes de informação e contato do que você imagina. Após ler este artigo estou reavaliando se continuo a assinar a Crusoe.

    1. Isso mesmo Marcelo, concordo com você! E pode apostar que vai aparecer um monte de fanáticos "goiabistas para ofende-lo!!!

    2. Marcelo: vai assinar a Veja ou o Brasil247. Você irá lucrar bem mais.

    3. Concordo contigo Marcelo... e digo mais, essa goiaba é podre

  17. Texto quando é bom, a gente lê e relê e se deleita com a análise feita pelo autor. Esse, pelo amor de Deus!, não dá para prosseguir após muito esforço; aí a gente pula para o final... pior ainda! Ôn co tô? Ôn co vô?

  18. Este não é o seu melhor texto, Goyaba. Tá uma coisa digna da TV Fuxico, prometendo mostrar toda a intimidade da Fátima Bernardes com o Túlio Gadelha. Como os religiosos que citam as partes da bíblia que lhes interessam para defender aquilo que querem, tb a mídia ilumina e oculta, de acordo com seus interesses e perspectivas.

  19. Sempre acreditei nas propostas da social-democracia como a melhor solução para o conflito capital-trabalho , por isso solução para nossa crise social aguda . Agora, não é absolvendo Aécio e aceitando esse pornoparlamentar que nosso partido vai nos livrar do flagelo atual.

  20. Esse artigo me fez lembrar dos jornalistas que ficam esperando o ogro do Bolsonaro sair de qualquer lugar e esticar o microfone e fazer uma pergunta idiota, esperando o idiotia responder qualquer idiotice para dar furo de reportagem. Se esses idiotas não fizessem isso, talvez o rei da idiotice não teria tanto ibope . Mas isso que estou pensando é uma grande idiotice. Sempre haverá jornalistas que esperarão um idiota para falar.

  21. hoje tá mais ou menos o teu texto; nota 7 (1-10). Uma coisa que a gente tem visto é que "veículos de comunicação" como a Globo, RBS, UOL, FSP pensam que não existe concorrência e tudo que eles disserem será disseminado como sentença fundamentada e verdadeira. Quem dá uma espiadinha geral vê com assombro que um veículo divulga de uma maneira ou conotação e outro, para o mesmo fato, apresenta uma versão diferente, incluindo fatos verdadeiros que lá na outra mídia não é apresentado. Isto é loucura.

    1. Exato, Luís. A abordagem muda tudo e nesse sentido a frase: " isso a mídia não mostra", é perfeitamente cabível. "Isso" pode corresponder a um determinado aspecto da questão, à falta de consenso entre especialistaa sobre um tema, a uma série de coisas. Mas com a proliferação de sites e blogs ficou realmente mais difícil encontrar algo que não seja mostrado.

  22. Primeiro começa com ar erudita, demonstra uma certa cultura...Depois, outro ar com ironia e pitadas de sarcasmo pra defender o “moDess” operandis. (Isso mesmo absorvente para conter vazamentos e dar liberdade antes que aconteça um sangramento real a olhos vistos)...Na verdade seu GOIABA.. vc faz corporativismo com a velha tendência, ofende a internet que é laica. Pare de mentir que separa o joio do trigo! Defenda seu emprego com dignidade!

  23. ..ÔÔÔ seu goiaba...deixa eu te dar um toque ...tudo que a grande midia do tipo G1, Uol e que tais não são mais considerados..tudo que eles mostram ninguem acredita...e acrescento Antagonista que esta caminhando para se juntar á esse seleto grupo . A internet esta cheia de opiniões contra e a favor de qualquer assunto. É dessa forma que formamos nossa opinião..se Merval fala uma merda, se Raquel destila seu veneno niuguem dá bola ..viva a liberdade de imprensa ..o leitor é que decide..

    1. O Goiaba citou G1, Globo e UOL tendenciosos, quando ele tiver um tempinho vem balançar a minha.

  24. Meu tio contava que na Revolução Farroupilha havia uns uruguaios infiltrados nas hostes dos pica-paus. Quando pegavam um suspeito, ordenavam: - Fala pauzinho.....paucito...era degolado no aço da espada na hora.

  25. Vejo um otimismo, certa crença no republicanismo do jornalismo, quando o texto diz que o jornalista "apurou". Ora, jornalista e repórter não são mais a mesma coisa. Repórteres estão em extinção e jornalistas em franca expansão. Isso a mídia não mostra, claramente, mas, é facilmente percetível.

  26. maravilha,estamos vivendo uma imprensa com conteúdo duvidoso para não dizer mentiroso ,jornalistas sem opinião própria,e os nossos políticos que devem ter tirado zero no Enem e ficam bancando de cultos

  27. Humm... a metáfora da palavra Schibolet e derivações, como impotência ou incapacidade de acesso... Tb ñ vi rel. de prox. c/ o assunto como incapacidades de percepções entre realidades, citadas por Marcus. Simples: quem inventou a expressão "isso a mídia não mostra", se ñ foi um jornalista, foi alguém que critica a imprensa com algum nível de leitura. Seu equívoco é ñ perceber a expressão como "eis o dito pelo não dito!" Eis a intenção revelada em razão do ñ mostrado!" Ah, sim, isso é de direita!

  28. Eu acho é muita graça do fetiche que muitos tem com a Globo e com a "grande mídia" e as vezes que digo que em tempos de disrupturas como estamos vivendo é natural que grandes empresas sofram tambem e precisam buscar a sobrevivência e suas eventuais crises não são maldições. Pronto, sou um zé ninguém querendo defender a Globo.

  29. Também sempre me perguntei como funciona isso? Esquerda - "Globolixo!" ... Direita - "Globolixo! ... tem aí uma coisa em comum, pois ... o Globo é redondo e o lixo fica na esquerda e na direita ...

    1. Elke, isso ocorre porque a emissora ao longo de seu passado foi ora para um lado, ora para outro.

    2. Eu queria mesmo dizer: Caralho, não carvalho. Repito essa mídia é podre e sacrilegica. Não existe nada de mídia, que nos conforte com matérias de paz e felicidades, só FUXICO. Então vão todos para a PQP. E, a vovozinha que lhe dê, bosta para comer.

  30. Li tudo, desde da matéria, até o último comentário. Querem saber de uma coisa, vão tudo se lascar: Globo lixo, folha de são Paulo, Estadão, antagonista, Crusoé, o Carvalho...Não sou a favor de palavrão, mas estou enojado dessas reportagens descabidas e fuleiras, goiabices,etc. O pasquim na época da ditadura era mais verdadeiro com suas críticas. vão todos para PQP. Estou farto de mídia não condizente com o melhor para nosso país. A mídia apodreceu e só faz FUXICO. Lasquem-se todos.

  31. Manda um recado para a grande mídia: EU QUERO SABER AONDE É QUE O MEU CACHORRO VAI FAZER C...pois está faltando jornal da praça!!!

  32. O cara veste um terno feitoà medida, óculos e barba e cria um novo personagem, longe e tão perto da antiga profissao. O roteiro pelo visto continua inconsistente, projeto prioritário??? Cabecinha oca só serve para terminar o pescoço. Patético. Como os partidos escolhem seus candidatos?

    1. Essa é fácil de responder: partidos escolhem figuras públicas que atraem votos. Ponto. Só isso.

  33. Ruy, eu sempre digo o seguinte: quando os políticos usam de seus discursos para atingir a mídia séria, é nestas que devemos focar. Este mantra ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA, ou o ANTAGONISTA, ou a CRUSOÉ e tantas outras, elas não mostram para ignorantes que não as assistem ou lêm pois só buscam informações onde elas não existem que são as redes sociais de desinformação principalmente como você disse, os grupos de watsap onde reina a idiotiçe total. As pessoas estão emburrecendo e salve-se quem puder.

  34. o Frota parece um estranho no ninho tucano. Não tem nada a ver com ele. E' mutuo. o PSDB não tem absolutamente nenhuma afinidade com o Alex.

  35. Prezado Sr. Goiaba, se há muitos comentários sobre o que pretensamente a mídia não mostra é tão somente porque as pessoas olham pela janela e não conseguem relacionar a realidade da imprensa com a realidade fora de suas casas. Não há informação confiável e verificada "in loco". Sem essa informação a opinião do jornalista "opinativo" não é melhor que a minha ou do dono do boteco.

  36. O que deu no Doria?? quis agradar a Globo?? foi a maior idiotice levar Frota para o PSDB que já estava morto, acabou de dar o tiro de misericordia...rrss

  37. Tá difícil ser bem informado. Só tem mídia partidária a soldo de interesses políticos. Globolixo, Ban dida TV Cú tura + mídia impressa vendida e monopolista. Crusoé e Antagonista quase "no mesmo caminho"... Cést phoda!!!

    1. ...e continue vivendo fictamente a podridão desse universo midiático. Em tempo: por necessidade de nivelamento do discurso ao seu parco estágio mental, por justo, brindo-o com a chula expressão VTNC !!!

    2. Não é disso que se trata. Refiro-me a qualquer lado. Vc já identificou-se como um esquerdopta idiota! Globolixe-se!!!

    3. Honestos são as divulgações do capitão e seu filho pscicopata...

  38. Presenciei fenômeno parecido ontem. Abri o twitter e o Marco Antônio Villa reclamava de que os presidenciáveis do ano passado estão calados quando deveriam estar metendo o pau no Governo Bolsonaro. Dois tuítes abaixo aparece o Ciro Gomes metendo o pau no Governo Bolsonaro. É preciso adotar como regra isso: tudo o que você pensar que não foi noticiado ou opinado já foi.

  39. Infelizmente a maioria da imprensa deixou de ter aquele "selo de isenção e qualidade" que já a caracterizou no passado. Virou negócio, sem compromisso com o equilíbrio e a verdade. É como esperarmos que a busca do Google seja "democrática"...

  40. A mídia que se farta com dinheiro público, quando a torneira é fechada, parte para o ataque. Pior do que não mostrar, é mostrar parcialmente, omitindo a parte da informação que vai contra seus propósitos de acuar para receber regalias financeiras.

  41. você é craque porque conseguiu provar aquele velho ditado "a ignorância é a mãe da coragem". A coragem de dizer e propagar coisa nenhuma dessa internet anônima.

  42. Ótimo,concordo em ralação aos xiboletes, mas há um ponta de verdade em algumas reclamações dos xiboletes à direita : a grande mídia não mostra mesmo o que não interessa , por exemplo , na era Dilma não davam ênfase às manifestações em favor do impeachment tanto quanto davam às manifestações contrárias do PT, que pela grande mídia sempre eram mais significativas que as outras, o que sabemos muito bem não ser verdade!

  43. Oh Mario Goiaba, voce acha que a midia mostra tudo porque você só lê a mídia. Tem milhares de websites e blogs trazendo informação de qualidade que você nem faz ideia do que sejam. Jornalista é um bicho burro e preguiçoso, corporativista ao extremo. Como pulam de emprego em emprego, puxam o saco uns dos outros porque querem garantir o futuro. Voces estao ultrapassados, 90% das boas analises hoje estao na midia alternativa, e essas analises e fatos a midia nao mostra mesmo.

    1. Quem hoje precisa da mídia tradicional pra saber as verdade. Só idiotas!!!!!!!

  44. Matéria cheia de termos chulos. A questão não é a mídia mostrar ou não, mas a IMPARCIALIDADE dela. Cada vez mais vemos menos....

    1. Perfeito Antônio. Não é possível que essa galera continua cega... Existe um time e uma narrativa da imprensa sim, não tem como negar, e a galera tá vendo e falando, por favor, ao invés de negar, tentem entender.

  45. O maior fracasso da mídia e da atividade jornalística é essa necessidade obsessiva de se auto elogiar e se auto justificar. A mídia se justifica pelo seu trabalho, não pelo elogio dos jornalistas ao próprio trabalho. Mirem-se no exemplo do lixeiro, ninguém precisa escrever para os outros o quanto o trabalho dele é importante para que todos saibam o quão importante ele é. Toda vez que um jornalista destaca o quão importante é o jornalismo, ele assina o próprio atestado de incompetência.

    1. Disse tudo!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Verdade! E olha que o jornalismo está quase que totalmente representado por profissionais que, se não são incompetentes, distorcem (total ou parcialmente) a notícia por motivos ideológicos ou por interesse financeiro. A internet deu voz a imbecis, mas também permitiu àqueles não-imbecis a oportunidade de debaterem e de colocarem suas opiniões.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO