LeandroNarloch

Amazônia: o que a imprensa fala e o que é verdade

23.08.19
Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Leandro, quando alguém irá escrever um livro ( pdf. livre ) com a verdade sobre o meio ambiente na Amazônia, nos moldes do seu artigo e; não mais das "opiniões" de grandes jornais e TVs, sempre baseadas em declarações de e$pecialistas?

  2. Excelente. Desmistifica um monte de informações falsas que vêm sendo divulgadas histericamente pela imprensa no mundo todo, atendendo a diversos interesses. Quanto à preservação ambiental, está coberto de razão: quanto mais rico um país, melhor ele poderá preservar seus recursos. Mas para muitos esquerdinhas europeus, a América Latina deve continuar pobre e.... preservando o ambiente! Hipocrisia total.

  3. Acho que vocês estão criticando o Leandro de forma descabida. Tudo o que ele escreveu é verdade. Os governos socialistas que nosso Brasil já teve não fizeram mais do que iludir o povo com suas mesquinharias. E a imprensa está detonando o atual governo por não coadunar com isso. E sua arma é a calúnia disfarçada de verdade com estatísticas de ocasião. E não venham dizer que o Lula, ou a esquerda em geral, melhorou a situação dos pobres deste nosso país. Nossos pobres nunca foram tão pobres.

    1. Cada dia leio e ouço absurdos sem tamanho, partindo do pior presidente da república que o Brasil já teve (não sou nem fui petista), de seus filhos, seguidores e fanáticos. Leandro, você não passa de um gozador enjoativo (tentei ler seu livro até perceber que estava perdendo meu tempo). Comparar a taxa de desmatamento e queimadas de um ano para outro sem traçar políticas de reflorestamento e proteção das florestas brasileiras não passa de delírio e conversa para boi dormir.

  4. A sua verdade não é tão verdadeira assim. O vento não brota na Bolívia, ele do Atlântico e segue a costa da Cordilheira dos Andes. Estes ventos mais fortes passam pela Amazônia e descem até o sudeste e as vezes até o sul. Então pode sim ser fumaça da Amazônia brasileira, da Bolívia ou toda borda da Cordilheira,a não ser que você fez algum teste para saber a nacionalidade da fumaça. Outra coisa que você diz e não convence é que a frente fria vem do sul e a fumaça vem do norte.

  5. Para quem acompanha a mídia ressentida deste país deve se perguntar, será que são brasileiros escrevendo estas mer...? só faltou decretar a morte de todos os brasileiros, porque ao atacar o presidente com estas MENTIRAS, acabam prejudicando o país economicamente, espero que o agronegócio sobreviva pois de acordo com a banda podre da mídia já incendiamos a floresta amazônica, matamos toda a população indígena, colocamos todos os agrotóxicos do mundo em nossas lavouras e assim vai.

  6. Parece que a revista, com a intenção de se mostrar isenta, passou a atacar o Presidente se alinhando à banda podre da imprensa. " O presidente realmente disse essa bobagem " Enviesados estão vocês que fingem não saber que foi uma ironia!!!!

    1. Também acho Evaldo. A frase parece pior quando dita fora de contexto. Mas acho que o Bolsonaro deveria pensar melhor antes de falar. Ele poderia falar a mesma coisa de outra forma mais amena. Afinal ele está governando para todos os brasileiros, apesar da esquerdalha não ver dessa forma. Nosso presidente diminuiria e muito os ataques se ponderasse mais as palavras. Isso melhoraria seu nível de aceitação. É uma estratégia, né.

  7. Será muito bom intensificar essas ações sobre a Amazônia, pois diminuirá muito o contrabando de produtos amazônicos , ouro , nióbio, urânio. Essas ONGs tem que cair fora . A grana acabou . Não aceitem doações de países europeus.

  8. Ótima matéria, precisamos de pessoas que falem a verdade nua e crua! Apenas observo que ironias muitas vezes são levadas ao pé da letra... ora, ironias devem ser entendidas como ironias!

  9. "Até tus Brutus?" Crusoé também está nessa de pegar um especialista que diz o que ela quer ouvir para defender ou atacar um determinado lado? Como é óbvio, em um evento tão recente, ainda mais em uma área científica cheia de imprecisões de certezas, que existe diversas hipóteses de explicações, mas que só poderão ser tidas como uma verdade mais aceita, após uma cuidadosa análise de todas as variáveis e números coletados. Portanto, só mostrar uma dessas hipóteses e omitir as demais é MANIPULAÇÃO!

  10. Bela matéria, simples e direta. Discordo apenas em relação à declaração escatológica do presidente, que obviamente foi uma ironia. O fato de ser inadequada não vem ao caso.Tratar uma clara ironia como algo sério demonstra sim, portanto, viés interpretativo.

  11. Precisamos de mais jornalistas assim. Avaliação precisa, coerente, lúcida e corajosa. Parabéns. em meio a tantas mentiras que a imprensa produz, ler algo diferente, condizente com a realidade fática nos dá esperança de um dia podermos confiar em nossa mídia.

  12. Desde o inicio eu percebi que "nesse angu tinha um caroço", foi dito certo. O ICMBio, metido nisso , Lacron (o rejeitado da França) lacrando e o tiro saiu pela culatra. Todos disseram sim no G7, para o Brasil, ele não vai parar por aí, não duvide nada ele querer ser o presidente de esquerda aqui do Brasil, já que não tem ninguém aqui de esquerda que preste.

  13. Se agora observamos os RESULTADOS, internos e externos, entendo que nesse caso específico, podemos aplicar o ditado que diz: "Há males que vem para o bem!" Inclusive o do próprio G1, que a essa altura, deve estar frustrado.

  14. Em 1990, passeei por 15 dias no Rio Negro e um indio me disse que; o intermediário lhe pagava R$ 0,15 pelo balde de 15 kg, que estava no pé da árvore recolhendo a seiva que escorria da risca enviesada e enviava para França.

  15. Porque alguns jornalistas distorcem fatos ou omitem outros con o fim de manipular a verdade. Isso é pior que o discurso do nosso presidente que deveria ter aulas de etiqueta.

  16. Perfeitas observações! Aliás, escolas de jornalismo e redações deveriam imprimir este material e distribuir entre os seus.

  17. Gostei! Quanto à última notícia realmente não tem como dizer que não foi dito mas, penso que, ficou bem claro que era uma piada. Sem graça, mas uma piada. O problema é que ele se esquece que está falando como Presidente do Brasil e não como presidente de uma assinação de bairro,

    1. Brasileiro valoriza o crime, por isto elegeu LULA E DILMA. Ladrões institucionais

    2. Antes um presidente ruim de piada a um presidente chefe de crime organizado.

  18. No fim de tudo isso, a mídia responsável e ética, deveria sempre informar corretamente seus leitores, antes de fazer alarde sem necessidade.

  19. Ainda bem que tem a Crusoe e o Antagonista. Meu filho de 27 anos agora esta lendo os dois lados, que é o que sempre disse a ele antes de formar e manifestar uma opinião própria. Obrigado a revista! O que eu puder fazer para disseminar a leitura e assinatura eu farei!

  20. Leandro, você só esqueceu de dizer que o presidente "disse essa bobagem" BRINCANDO com os jornalistas. Quem viu o vídeo não tem dúvidas. Mas, como os jornalistas presentes devem ser universitários semi analfabetos, para dar manhete e subir na sua cotação junto à empresa na qual trabalham, se fixaram na brincadeira. Triste é ver um jornalista viver um momento assim e fazer disso uma notícia. O Brasil tem uma imprensa PORCA que adora esse tipo de lama, de vulgaridade, de baixeza.

    1. Esse é o tipo de brincadeira que se faz na mesa do botequim. Não cabe como declaração de um presidente da república.

  21. O que o governo está tentando fazer é retirar todas as ONGs (acredito uns 99%) que atuam com verbas exteriores para explorar o nosso solo. Assim a Amazonia começará a ser despoluída. O resto é conversa mole.

    1. Com certeza. Franceses Tinham uma rota de contrabando de urânio pela Guiana

    2. De longa data a França mantêm ditaduras na africa, de onde retira todo o urânio que necessita. Devem estar de olho no nosso !! (Nióbio também).

    3. Concordo com Mário. E quanto ao senhor Macron é de se perguntar se ele já resolveu seus problemas com os Coletes Amarelos antes de dar palpites nos assuntos brasileiros!!!

  22. O Presidente BOLSONARO, que destruiu o comunismo marxismo socialismo no Brasil, falou ao jornalista que alimentar-se todos os dias de arros, feijão e carne NÃO destrói a Amazônia. Se ele estava preocupado realmente bastava comer dia sim dia não.... SÓ ISSO!!!!

  23. Excelente artigo que põe as coisas no lugar, afastando teses absurdas propagadas pela imprensa internacional e reverberada pela nacional de esquerda. Parabéns pela lucidez e embasamento da matéria.

    1. Isso sim é dizer a verdade sobre a Amazônia. E a explicação sobre a diferença entre ricos e pobres é maravilhosa. Parabéns pela matéria.

  24. Propaganda maciça contra fogueira ou incêndio. O vento é incontrolável! Ensinar aos agricultores que o fogo é nocivo demais para as terras, retira o nitrogênio. Folhas e galhos secos viram humos e adubam dezenas de vezes mais a terra do que as queimadas. Isto precisa ser ensinado ao povo da região. O governo precisa se envolver totalmente doutrinando todos contra o fogo em qualquer estação do ano. Incentivar turismo, gerar empregos c/ pousadas, guias c/ passeios p/ admirar índios, flora e fauna.

    1. O nosso povo para o uso da floresta é educado, pois só usam o necessário. O nosso problema são os bandidos que vendem o Brasil e a imprensa mercenária, pois eles é que destroem o país porque cortaram as verbas milionárias. Sou a favor da liberdade de imprensa, más repórteres bandidos teriam que ser punidos.

    2. O que mais se precisa fazer no nosso país é educar o povo.

  25. De fato, p/ acabar com os incêndios, o Brasil precisa ser um país rico e próspero. Existem ações q podem ser tomadas já. Incentivo ao turismo ecológico na Amazônia, gerando empregos, através de construção de aeroportos, hotéis e pousadas. Os próprios índios são atrações pois os estrangeiros se encantam em conhecer indígenas verdadeiros. A fauna e a flora, a natureza selvagem, são atrações. Minha tia se emocionou décadas atrás, vindo de Israel, no Museu do Ipiranga viu 1 mini aldeia indígena.

  26. Em 16/06/2017 e 15/10 do mesmo ano florestas de eucalipto e pinhais arderam em Portugal como nunca antes devastando muitas áreas além de causarem muitas MORTES. As florestas de eucalipto lá também abastecem a produção de celulose p/ europa. Esse episódio que é o mais triste na história recente de Portugal, situação que foi agravada por uma atabalhoada circunstância governamental . Considero esses episódios muito, mais muito que a desses dias na Amazônia e na oportunidade. O que fez Macron?

  27. hoje tá meio fraquinho o comentário; uma coisa é quase certa: nós pouco conhecemos a Amazônia brasileira e de outros países. Também não temos o costume de acompanhar historicamente as ações do MPF, PF e JF sobre escândalos na Amazônia. O desvio de dinheiro, propinas e corrupção batem a lava-jato de longe. Sugiro, por exemplo, tomar conhecimento da Operação Maus Caminhos ou Fogo Amigo.

  28. Primeiro erro do articulista: as queimadas ocorrem no verão amazônico, ou período seco. No inverno, as chuvas são intensas, portanto queimadas são inviáveis. Segundo: as queimadas indicam DESMATAMENTO. Ninguém é idiota de colocar fogo em floresta com madeiras de altissimo valor comercial, como o mogno. Queimadas ocorrem em áreas recentemente desmatadas e áreas usadas para agricultura e pecuária que foram desmatadas no passado. Ou seja é importante é o que esta sendo queimado.

  29. Leandro Narloch foi muito bem até que no último parágrafo revela seu partidarismo antiBolsonaro. Bolsonaro foi polido ao se referir ao cocô. Ele respondia com humor e ironia a provocações da extrema imprensa sobre a responsabilidade dele e na poluição ambiental ao defender que a floresta precisava também produzir meios de subsistência dos seres humanos. O colunista o critica fora desse contexto. Eu que não sou tão polido teria usado o verbo cagar mesmo. Sem politicamente correto.

  30. O que move o mundo é dinheiro. A Globo, Band e ONGS - Organizacoes que Não Gostam de Serviço, só querem dinheiro. A queda de braço entre essas “estrelas” e o Governo do Brasil ainda vai durar muito. Ou elas quebram ou o Bolsonaro vai abrir as pernas até 2020. Se tiverem bala na agulha ainda viveremos mais 3 anos de contra informação.

  31. Realmente vemos a nojeira que é o "jornalismo" da globo. Dois momentos desta matéria se reporta à eles e nos dois fica claro que trabalharam em desfavor do Brasil. Primeiro mandam uma notícia incompleta, depois quer nos fazer crer que os países da europa preservam florestas e aqui só destroem, clara propaganda. Claro que lá preservam, mas preservam pouco de florestas nativas, pois as que tinham, destruiram. O resto é não é preservação é manutenção do que replantaram, para não morrerem.

  32. Parece que falta inteligência emocional ao nosso presidente mas apesar de tudo isso ainda acredito que ele seja a melhor proposta para o Brasil nesse momento, pena que nós temos memória curta.

    1. A AMAN onde Bolsonaro se formou precisa oferecer essa disciplina para os seus alunos: Inteligência Emocional

  33. Omitiram as informações porque é uma mídia fácil de ser comprada e um jornalismo alinhado com esse pensamento. É só fazer publicidade governamental lá para não ser atacado. Mídia e jornalismo mau caráter.

    1. a imprensa falada, escrita e mais, extravasam suas ideologias induzindo o povo ao entendimento criminal do chefe da nação. É preciso que a imprensa retorne ao seu dever de informação sem viez ideológico.

  34. Macron, o aprendiz de palhaço, está ameaçando intervir militarmente na Amazônia. Ele se esquece que a França, país colonialista, explodiu dezenas de bombas atômicas perto do país dos outros, além de ter derrubado todas as florestas na própria França. É bom lembrar que a França tem um péssimo passado militar, pois ainda em meados do século XX foi tomada pela Alemanha EM UM MÊS. Sempre defendi a tese de que o Brasil deve concluir a sua bomba atômica, que teria um alto poder de dissuasão.

    1. Bem lembrado Donizeti, no livro " A BATALHA DE DIEN BIEN PHU", escrito por um coronel francês, fica claro a acachapante derrota dos franceses diante de um povo pobre, porém determinado. Não devemos temer as forças armadas francesas.

    2. Acrescentamos que o Macron está sofrendo pressão dos fazendeiros pq eles não conseguem competir com o Brasil, portanto joguinho sujo deste esquerdista.

    3. Muito bem dito Sr Italo e acrescento o fracasso militar francês no Vietnam.

  35. Sabemos que o Sr. Presidente diz besteiras. Entretanto o que estão fazendo com este país de miseráveis, desde que o Bolsonaro assumiu não tem paralelo em nossa história é uma campanha nacional com aval internacional, em deslegitimar um presidente eleito democraticamente. Na mídia o assunto é queimada na Amazônia. Não se dão ao trabalho de especificar qual delas. França e Alemanha querer intervenção do G7 deve ser piada, onde o lema é "a quem já tem, será dado; de quem não tem, será tirado".

    1. Concordo com Pedro.Acrescento apenas um alerta: CUIDADOS COM AS NARRATIVAS, NESTES EMBATES.O grupo apeado do poder(PT e outros), está usando o que tem de mais eficaz em seu arsenal de cooptação da sociedade brasileira: a guerra de narrativas FALSAS,mas baseadas em Verdades.Sejamos inteligentes ao entender este mecanismo que povoa a escola (quem tem partido sim), a mídia(alguns, não poucos engajados, como Verdevaldo) e agentes do governo e, agora França e Irlanda. CUIDADO, ELES MENTEM SORRINDO

  36. Mês de agosto tem queimadas em todo Brasil , sempre foi assim, como a imprensa da esquerda não conseguiu derrubar Bolsonaro com a história daquele palerma do filho dele , não conseguiu com o Moro no intercept, não conseguiu com a reforma da previdência, agora vem com a narrativa do meio ambiente e me parece que até um certo ponto foi a que mais preocupou , mas com certeza o Presidente vai sair dessa também.

    1. Zenaide,desde quando Bolsonaro se elegeu, cada semana é um assunto,uma celeuma.A imprensa é culpada disso.

  37. Bolsonaro deveria deixar de fazer os cocôs , de cinco em cinco minutos como faz é, fazer dia sim dia não, como sugeriu.

  38. Desde da campanha eleitoral, JB anúncia desmatamentos em favor do agronegócio e da mineração. Então, não dá para se estranhar que queimadas e alertas do INPE tomaram conta de protestos internacionais, como é o caso em todos os desastres ambientais que acontecem no planeta. O governo da Noruega tem 35% das ações da Hydra Norte na Amazônia, produtora de Alumina através de Bauxita, e vende parte p a Alubras p a fabricação de Alumínio e a outra parte exporta. Será que a Noregua invadiu a Amazônia?

    1. Não é falta de lógica , é lógica de sobra . A Noruega está fazendo o papel do morcego vampiro, para não doer, abana as asas ao chupar o Sangue. A Hidro tem centenas de processo relacionados com o meio ambiente, dívidas de impostos milionárias ... E o minério indo embora.

    2. Os grandes produtores rurais, por tanto ocupam 70% das terres agriculas e praticam pecuária, plantações de monocultura de soja, milho etc., multis de plantação de eucalipto etc., com uso extenso de agrotóxicos, eles, além das minradoras, madeireiras, hidroelétricas e garimpeiros são, sem dúvida, os maiores desmatadores.

    3. Referente os pequenos agricultores e a fome, com certeza não são os maiores culpados pelas queimadas e desmatamentos. 85% dos agricultores no Brasil são pequenos agricultores que ocupam 30% das terras agrícolas, embora produzem aprox. 70% dos alimentos na mesa do Brasileiro. Extrativistas e agricultura de subsistência, menos ainda causam impactos ao meio ambiente. Certo que populações rurais praticam a caça, isso é precária, más veremos quantos animais morrem numa queimada de 45.000 hectares?

    4. A Noregua (já que é rica) é a maior doadora do Fundo Amazonas para a preservação da floresta, tal vez para compensar os estragos ambientais que causa em um lugar (incomparável c os desastres da Vale). Se a Noregua seria interessado nos minérios no sub-solo da floresta amazônica, para que gastar bilhões para proteger floresta, falta de lógica...

  39. Excelente comentário Narloch! A conduta da imprensa nacional e internacional neste caso mostra-se totalmente equivocada. Mas, sem dúvida alguma, todo este alarde fantasioso partiu e foi disseminado pelo mundo por nossas mídias. Castradas financeiramente como foram pelo presidente, em "casa que falta pão, ninguém tem razão", resolveram partir veementemente para o ataque! William Bonner, o marionete dos Marinho, quase sorriu ao relatar a repercussão mundial e nacional deste episódio faccioso!

  40. Só vim ler a coluna do Narloch porque o Felipe acabou de indicar no Pingos nos Is. Estou boicotando a Crusoé até que a fofoqueira canalha do Gadelha seja demitido.

  41. O que está acontecendo é uma verdadeira Guerra Mundial.... com as armas moderníssimas que temos hoje : Informática e Comunicações.....! Vai morrer muita gente...!

  42. Quaisquer sejam os nossos problemas e suas dimensões (gigantescas), não temos um presidente à altura eles, muito pelo contrário; ele joga mais gasolina na fogueira, em tudo o que faz. Conclusão: mais CAOS.

  43. Não entendo porque o presidente não disso coisas simples, como as imagens da NASA estão na média dos 15 anos anteriores ou na Bolívia também tem queimada. Precisa falar do cocô e criar teorias conspiratórias de ONGs?

    1. Essa postura de bufão lança uma cortina de fumaça sobre assuntos fundamentais do país e dificulta a discussão. E ainda denigre a imagem do Brasil.

    2. Eu também não entendo isto no Bolsonaro! Ele agora é Presidente e nâo devia falar estas cois na mídia tradicional! Ele pode falar isto em casa, entre amigos íntimos, mas não na televisão!

  44. Então o alarde é fake news. Poderia ter aproveitado para criticar a irresponsabilidade do G1. Sabemos que por trás disso são os interessea europeus, para dificultar a decolagem do Brasil. Alemanha e Franca, esta, principalmente, sentindo a pressão interna e ausencia de perspectivas, procura uma causa inutil para mudar o foco da crise social interna. Dizem que na França, a lingua árabe ja representa 10% da população. Aos poucos os franceses vão deixando de falar o idioma francês.

    1. O fato é simples, cumpra-se o Código Florestal. Cada proprietário possa extrair as árvores desde que 40% seja poupado para garantir a preservação da biodiversidade. Entra se no IBAMA com o projeto agrícola ou mineração, demarcando-se o quinhão a ser desmatado. Mediante, prévia aprovação o proprietário começa a execução!! A aprovação deve se concretizar no máximo em 30 dias!! E, sob fiscalização emitir a licença de instalação!!

    1. No hemisfério sul (aonde mais de 90% do território brasileiro se encontra) estamos agora no inverno sim! O verão iniciará no dia 21/12.

  45. Primeiro texto que li da edição desta semana, e que decepção. Muito fraquinho Leandro. Esperava as habituais análises acuradas. Mas você tem crédito.

  46. Eu entendi o Presidente: é uma mensagem subliminar para os jornalistas: informação distorcida é matéria fecal que os jornalistas expelem. Que pelo menos façam isso um dia sim outro não. Belo trabalho de correção das desinformações.

  47. Ele disse essa bobagem e eu morri de rir. Desculpe. O pior é isso virar manchete e mais um monte de fakenews. Mas é exatamente isso que o autor do texto quis dizer. Excelente!

  48. Leandro Narloch: "O presidente realmente disse essa bobagem". Faltou acrescentar: 'Para sacanear um dos repórteres que fazem militância em Brasília'.

  49. se vc e nossos descendentes virem escravos dos gringos, combata a esquerda mundial. Contribua para educar e qualilicar a nossa juventude. Criar novas escolas militares de alto padrão, equipar as nossas forças armadas.

    1. O presidente Jair Bolsonaro tanto fez que acabou atraindo a ira do mundo desenvolvido, jogando o Brasil no centro do debate no G7, provocando protestos mundo afora e ressuscitando os panelaços da era Dilma Rousseff. Nessa toada, ele pode virar o maior cabo eleitoral da volta das esquerdas,

  50. Há uma histeria ensurdecedora nesses casos de desmatamento, muita desinformação, meias verdades e mentiras inteiras. É preciso muito senso crítico para filtrar algo de real nessa história toda e também para entender que interesses estão por trás dessa gritaria

  51. Apesar dos absurdos da Mídia, o Brasil precisar reverter estes ataques a nossa imagem. Ou corremos o risco de perder a oportunidade da direita se manter no poder.

  52. Tanto quanto sei o que ele quer mesmo é jogar fumaça na situação dele que vai de mal a pior. Não está nem aí para a Amazônia, Bolívia, Alasca e Sibéria. A quem ele acha que engana?

  53. "Nossa casa está em chamas"... (E. Macron). Só para constar, Alasca e Sibéria também estão em chamas.. e aí, Macron lacrador?? Vai tomar alguma atitude por lá também?? ou vai bater um medinho kkk

    1. O imbecil do Bolsonaro culpou as ONGs pelas queimadas na Amazonia. Conseguiu o que queria : histeria mundial liderada por Macron, inclusive com convocacao do G7. Tornou o frances lider mundial na defesa do clima na terra e de quebra conseguiu desviar a atencao do seu povo sobre os graves problemas internos do seu pais. Vai se reeleger facil. Proximo passo: boicote aos produtos brasileiros como soja, milho, cafe, suco de laranja, avioes da Embraer, entre outros. Em suma empobrecimento do pais !!

    2. Não! EUA e Rússia, respectivamente, mordem de volta!

  54. Estou neste momento próximo a ilha grande realmente houve um foco de queimada, mas o que vemos durante a viagem pra cá a existências de áreas queimadas provocadas na maior parte por motoristas fumantes que arremessa bituca de cigarro pela janela provocando incêndios na vegetação que a meses não vê água.

  55. O problema é que Bolsonaro não sabe nada sobre comunicação. Vejo algumas bobagem sobre ele usar estratégia militar para confundir inimigos, pura bobagem de seguidores cegos. Antes de falar ele deveria buscar dados estatísticos confiáveis (lembrando que os EUA) monitoram o mundo todo com seus satélites) e ponderar a parcela de culpa do Brasil e no seu governo. Fiscalizar e preservar é preciso, mas sem perder autonomia na gestão do território nacional.

    1. Marcelo vc dever ser Petista e aprova o roubo e a destruição do patrimônio público!! Cai fora dessa, amigo!! PT nunca mais!!

  56. Moro em Rondônia há 33 anos. A floresta não está sendo destruída, pelo contrário, hoje há muito menos desmatamento e queimadas ( que são produzidas pelos pequenos agricultores, na sua maioria) do que havia nas décadas de 80, 90 ou início dos anos 2000. As pessoas e a imprensa falam muita bobagem . Tenho certeza que 99% dos comentários que vimos nos últimos dias foram produzidos por criaturas que nunca pisaram na Amazônia. Parabéns à Crusué pela matéria, sem sensacionalismo e sem “ achismos”.

  57. Interessante: o mundo não se horroriza com a poluição dramática gerada na China, nem EUA. Não houve crise internacional pela natureza quando poços de petróleo iraquianos permaneciam incendiando e lançando fumaça tóxica na atmosfera. E como bem observa o articulista não há um foco sobre a Bolivia como protagonista principal desse filme... Nós somos os 'irresponsáveis'. A Inglaterra, na possessão australiana, compete conosco na produção de gado. Ninguém fala que por lá gazes de boi poluem...

    1. Exatamente, Geraldo. Acho que todos imaginamos quem são..

    2. Outra pergunta que não quer calar: quem são de fato os incendiários?

  58. Preocupante está estratégia de Macron, manifestantes se direcionaram contra o Brasil mudando o discurso habitual. Qto ao Exmo Sr Presidente deveria aprender a dizer :- Vamos verificar, estamos investigando, há estudos a respeito de.

    1. É bem por ai: se costurassem a boca dele, este seria um bom governo.

  59. Grande interesse estrangeiro em nossas riquezas no sub solo amazônico faz toda essa guerra mentirosa e oportunista contra o atual governo que quer acabar com essa exploração estrangeira e iniciar uma nova era para o Brasil. Todo mundo nesse grupo e fora dele sabe que há desmatamento e queimadas na Amazônia há décadas , não só agora. Oportunistas de plantão estão sempre a espreita para destruir o nosso país e seu povo e se locupletar de alguma maneira ou material ou ideologicamente.

  60. será que o Mácron esqueceu de ver as queimadas na Guiana Francesa? na Venezuela, na Colômbia Peru e Bolívia. A guiana não é território Frances?

  61. Mas e as ONGs que receberam milhões, onde estavam que a população permanecem na pobreza. Façam uma reportagem sobre o assunto e nos digam onde foi parar este dinheiro e a quem servia. Aguardo.

    1. As ONGs estão fazendo prospecção de jazidas minerais, pesquisando plantas medicinais para reproduzir em laboratórios europeus, japoneses, americanos, financiados por Soros, Buffet, Gates et caterva...

  62. Os informativos meteorológicos na TV também contribuem para manter a Amazônia contida num imaginário com espaço irreal e dados fictícios. Quando uma apresentadora, elegantemente trajada, bem maquiada diante do mapa do Brasil e com leveza no gesto traça uma curva imaginária (3.000Km), partindo do Maranhão até o Acre, destacando o nível pluviométrico “nessa região” é tão absurdo quanto uma homóloga europeia ousar afirmar algo semelhante ocorrendo entre Portugal e Ucrânia (3.000Km)...

    1. ... incluindo no gesto a Espanha, a França, Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria... Assim como cada país desses terá a sua meteorologia diferente da dos demais, também na Amazônia ocorre o mesmo fenômeno. Por isso é que quando chove no Maranhão, fazem-nos crer que chove também no Acre; quando fazem uma queimada em uma fazenda no Tocantins... no nosso imaginário estão incendiando a floresta amazônica inteira. “Nessa região”, que ultraje! Não desista, Narloch!

  63. Excelente texto. É importante mostrar a realidade, fugir da mentira e manipulações. No entanto, foi orquestrada uma ampla campanha contra o Brasil, por vários atores diferentes. Isso não afeta só o grupo no poder, mas o país como um todo. A economia, a população e tudo mais vai sofrer consequências. Inclusive aqueles que torcem contra e querem o pior. Contudo, quem ganha com isso são algumas organizações estrangeiras e políticos esquerdistas corruptos. O povo, no geral, só perde.

    1. 2 coisas : Sabidamente o outono é uma estação mais seca que favorece a ocorrencia de incendios . E a sabedoria popular diz quem fala demais dá bom dia a cavalo ! Acho que o nosso presidente deve falar menos e de forma mais polida, mas acredito na sua vontade de acertar e fazer bom governo para o povo e corrigir distorções que beneficiam elites canalhas e malfeitores . Penso também que tenha formado uma boa equipe ministerial .

  64. Leandro, dê uma olhada na coluna do Goyaba. Vocês dois precisam conversar... Afinal, a mídia mostra ou não mostra? Rsrs...

  65. 🇧🇷 Incêndios acontecem em todo o mundo pelos mais variados motivos, França, USA, Portugal e Austrália nos últimos anos tiveram grandes incêndios aqui é normal em época de seca ter incêndio todo ano tem, esse ano foi usado como pretexto para atacar bolsonaro, uma pessoa Limitada medíocre que fala demais e muita bobagem.

  66. Faltou refutar uma verdade inconveniente: o desmatamento - independentemente de queimadas - quase que dobrou em 2019 na Amazônia.

    1. pare de besteiras quanta desinformacao. agora vai culpar bolsonaro em 6 meses de governo.

    2. 🇧🇷 Aonde vc viu essa informação mais um a falar besteiras ouve mentiras e réplica deve ser mais Zé ruela vendo jornal da globo lixo.

  67. Poisé amigo, por mais que tentemos mudar o país, sempre terá uma mídia boazinha pra nos administrar, e provar que estamos errados. Quem sabe um dia o fogaréu avança até o Rio e São Paulo.

    1. Você acredita mesmo no que escreveu? Você acredita mesmo que a floresta amazônica não se regenere depois de uma queimada? O problema é que vai extinguir as girafas e pandas amazônicos, sem esquecer os unicórnios dourados que vivem por lá...

  68. Com todo respeito Leandro, jogar nossa sujeira pra debaixo do tapete não nos ajuda. Não estou nem aí pro que a NASA disse, o G1 não esclareceu ou o que a imprensa mundial noticiou. O fato é que este governo desde a eleição vem alardeando o desmantelamento do meio ambiente, pode até ser tudo uma mentira mas a retórica do governo nos prejudica inclusive economicamente. JB está tornando o Brasil um pária com suas atitudes e falas. Como brasileira tenho o dever de repudiar jamais minimizar.

    1. 🇧🇷 Realmente concordo com vc bolsonaro só fala bobagens vive causando confusão votei nele já estou muito arrependido decepcionado esse relacionamento doentio com os filhos e o ataque aos órgãos de controle da corrupção me fizeram retirar meu apoio a seu governo, lamento pois tem gente boa na administração.

  69. o cara faz uma matéria aparentemente isenta, no final coloca uma ironia, como se fosse o real pensamento do executivo. haja paciência com essa turma.

  70. O vorreto eta cercar e fiscalizar as áreas destruidas pelos incêndios e proibir a plantação e criação de animais ppr fazendeiros ou oportunistas. Invadiu a área , prende e só dai dob fiança. Ai sim iria reduzir esse absurdo que são essas queimafas para tranformar em pasto ou outro destino. Bando de inconsequentes..

  71. Forças Armadas na Amazônia é o mínimo que o País deve fazer para mostrar que cuida do que é seu (do Brasil). Temos que explorar a Amazônia, mas no ritmo certo e com procedimentos sustentáveis. Pelo menos para manter as tropas em atividade. Os Bombeiros não param, a PM está sempre em atividade, ... Etc.

    1. Todo mundo que mora na região sabe disso há décadas. São madeireiros, agricultores e pecuaristas.

Mais notícias
Assine
TOPO