DiogoMainardina ilha do desespero

A guerrilha digital é um engodo

29.03.19

Jair Bolsonaro, em 21 de novembro de 2018, deu sua última entrevista para O Antagonista, durante a qual anunciou que pretendia nomear seu filho Carlos para a Secom:

“O cara é uma fera nas mídias sociais. Tem tudo para dar certo.”

No dia seguinte, comentei que aquilo representava um nepotismo vergonhoso. Jair Bolsonaro percebeu que a escolha tinha tudo para dar errado e desistiu de nomear a fera. Seu filho Carlos passou a espernear contra o nosso site e a nos acusar de pleitear um cargo governamental, embora o único cargo em questão fosse o dele.

Por que resolvi contar tudo isso? Porque Jair Bolsonaro tem uma visão distorcida das redes sociais, que pode acabar implodindo o Brasil.

Depois do episódio da Secom, Carlos Bolsonaro deflagrou uma campanha no submundo da internet contra O Antagonista e a Crusoé. Isso emporcalhou nossa caixa de comentários e, por uma semana, reduziu nosso público nas redes sociais. Ao mesmo tempo, não prejudicou o acesso aos nossos sites. Ao contrário: a Crusoé chegou a 70 mil assinantes e O Antagonista nunca teve tantos leitores quanto agora – cerca de um milhão e meio por dia.

A falange mais aloprada do bolsonarismo capturou o Presidente, segregando-o da imprensa, dos militares, do empresariado, dos movimentos sociais, dos ministros, dos parlamentares. A promessa que lhe fazem é que seus seguidores fanatizados das redes sociais estariam dispostos a apoiar qualquer descalabro, até mesmo um golpe ou um autogolpe. Só que é uma estupidez descomunal confundir o engajamento no Twitter – pago ou gratuito – com a capacidade de governar de maneira plebiscitária, sem intermediários, em contato direto com o povo. Como demonstram os nossos sites, que resistiram aos ataques encomendados por aquela turma dodói, a internet é muito menos manobrável e bovina do que se imagina. A temida guerrilha digital é um engodo, derivado da fantasia de que meia dúzia de comentaristas imbecilizados podem refletir o humor da sociedade inteira.

Jair Bolsonaro pode tentar dar um golpe por meio do Twitter. O contragolpe, porém, será brutalmente real.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ASSINEI RECENTEMENTE A REVISTA PAGUEI $ 160,00 E JÁ ME ARREPENDI. NÃO PELO VALOR JOGADO FORA MAS PORQUE NÃO VEJO MAI NADA DE NOVO NAS SUAS PUBLICAÇÕES, O GOOGLE NOTÍCIAS QUE É DE GRAÇA ESTÁ BEM MELHOR. A CRUSOE ESTÁ IGUAL TODA MÍDIA CORROMPIDA COMO FOLHA, UOL, GLOBO ETC. ENFIM A CRUSOE MUDOU DE LADO, ESTÁ COM A ESQUERDA.

  2. o que estou vendo HOJE é que o antagonista está por si só ajudando a se emporcalhar... está pior que o UOL, Folha de São Paulo, Globo e Veja, falando mala até da cor da camisa do bolsonaro. Eu também aplaudo Paulo Guedes de pé! Que decepção com o antagonisdta!

  3. Acho que estamos com um problema.. só aceitamos a opinião de quem concorda conosco. Neste sentido estou satisfeita com minha decisão de assinar a Crusoé, concordando ou discordando das ideias de quem é colunista, pelo menos temos posições diferentes para que possamos refletir. Detesto abrir o jornal e ver só um ponto de vista. Se o antagonista continuasse só elogios eu iria estranhar..

  4. vcs foram igual um dependente químico quando tem uma recaída! Vieram da globo e achei que iam praticar um jornalismo imparcial sem mentiras mas foi só no começo e agora já mostrou um lado da esquerda mentirosa, e tiveram assim como um dependente sua recaída , uma pena meio do ano minha assinatura vence e não será renovada.

    1. Amélia infelizmente você não é uma mulher de verdade. que pena!

  5. Minha assinatura vence no meio do ano e não vou renovar não é pq votei em BOLSONARO não vou renovar é pq vcs tbm foram contaminados por esta esquerda mentirosa e corrupta. vcs deixaram de praticar um jornalismo imparcial pq um dos seus que fazia parte do governo foi demitido por mentir. não preciso nem dizer quem né?

  6. Acho sua análise pessimista Diogo pois eu sei ,no meu meio social,que nós que votamos no Bolsonaro e queremos q o governo de certo,nao somo bolsonaristas fanaticos e radicais...e somos sim a maioria,portanto penso que a minoria faz barulho mas pesa pouco!

  7. Efeito manada??? Gosto das matérias sou contra cegueira deliberada, votei no Bolssonaro e faria novamente. O poste seria melhor?

  8. Esses filhos do nosso Presidente, vão dar muita dor de cabeça a ele. Se ele não der um basta a seus filhos, tudo irá se perder. Eles parecem ser seres extraterestres que podem soprar, assoviar e falar o que quiserem ao mesmo tempo, só que sem música, sem ar, e sem palavras!

  9. Perfeito Diogo!!! eu votei no Bolsonaro , mas ele NECESSITA sair das mídias sociais e GOVERNAR o Brasil...a cada dia que abro as mídias sociais vem um bomba contra o governo e publicada por eles mesmos...a de ontem foi a respeito do Hamas...a de anteontem foi do Olavo e assim por diante...o governo não pode se resumir nisso.

  10. Não votei em Bolsonaro por causa dele mas APESAR DELE. Portanto,obrigado Bolsonaro por ter impedido o PT de continuar roubando o país,mas agora vamos resolver o Brasil com ou sem Bolsonaro! Vocês duvidam?!

  11. Assisti a um vídeo que me deixou com a pulga atrás da orelha. Sobre o governo Bolsonaro, tendo como entrevistado Dr. Antonio Ribas Paiva. Ele fala da composição do poder que em 60% está nas mãos dos militares, 20% nas mãos de Guedes e 20% nas mãos de Moro. Diz que o Sistema Financeiro Nacional e Internacional tem interesse em Guedes e que este representa a previdência privada. Votou em Bolsonaro e diz que foi muito produtivo o encontro de Bolsonaro e Guedes para a Segurança das Americas...

    1. corrigindo...foi produtivo o encontro entre Bolsonaro e Trump.

    2. ...para a Segurança das Américas e autodeterminação dos povos. Entende que Bolsonaro foi eleito para limpar o Estado. Mas ainda temos o entulho comunista. Veja em José Márcio -Art 142 no YouTube, 9:55m, com o título: "Dr. Ribas mostra os acertos e erros do governo Bolsonaro".

  12. Quero aqui deixar registrado: os brasileiros que no segundo turno votaram em Bolsonaro, quando no primeiro tinham votado em outros candidatos são grandes brasileiros, pois quiseram romper com a velha politica patrocinada pelo PT que poderia levar o nosso país ao malfadado socialismo. As fileiras bolsonaristas têm que reconhecer isso. Outros- sim, reconheçamos que antes da aprovação das reformas não dá para o Brasil se movimentar com vigor rumo ao crescimento econômico,que ocorrerá no proximoano.

  13. Você toma uma posição ERRADA neste momento. O crescimento do antagonista vem do colapso dos veículos tradicionais que encontram em vocês alguma verdade. MAS isso está deixando de ser.

    1. E.T.: Cuidado com a soberba, o jornalismo camaleão pode inverter essa curva!

    2. Assinei Crusoé por um ano porque jamais imaginei que, de maneira até certo ponto sutil, a relação que vocês tem com a GLOBO fosse aflorar tão rapidamente. Acho que fomos muito ingênuos! Deixei de acompanhar Globonews para ficar com Crusoé mas agora parece que não sai do lugar.

    3. tb nao vou renovar assinatura.No Antagonista ainda vou esporadicamente mas sem paciencia.Manhantan Connection nao consigo passar do primeiro bloco.Que venha a CNN Brasil logo.

    4. Também cansei. Solicitando a não renovação hoje. Melhor ficar atualizado com o Twitter. Tchau queridos.

    5. Andre! Muito boa sua interpretação. Continuo de assinante até o final do contrato. Não pretendo renovar.

    6. Verdade. Inclusive solicitei hoje o cancelamento da minha assinatura na Crusoé.

  14. Se a mídia digital , que você chama de guerrilha fosse um engodo, não estaria dando tantas explicações sobre seu aumento de público. Para mim do Antagonista só salva Sabino e Cláudi, você e Felipe estão mais sujos que pau de galinheiro, e quem implode o Brasil são vocês torcendo contra o governo, nós só queremos nos livrar do comunismo e ter emprego, saúde e educação, é difícil entender isto?

    1. Diogo, Parte dos Brasileiros estão começando a pensar, deixando assim de ser máquinas de repetição, e passando a ter suas próprias opiniões. Uns saem outros chegam. Continue assim, imparcial. “ Pau que bate em Chico, Bate em Francisco “

    2. Diogo, EU náo vou cancelar a assinatura, e náo sou nem nunca fui petista ou fá do molusco, continue noticiando tudo, TUDO de interesse da populaçáo

  15. Diogo Mainardi, vc é globeleza! Aquele discursinho seu exaltado e antipetista, analisado a fundo aqui na sua revista, é mais um engodo pra pegar gente desavisada e de saco cheio de tanta corrupção. Vc é “copia e cola”, pra usar uma expressão da moda, daquele bando de jornalista petista, mofado e recalcado da GloboNews,

  16. eu concordo com seus comentários, Diogo.Privilegiar o twitter, discriminando outros midia e negligenciar a articulação política com o Congresso é um dano para o governo e para o país. Inacreditável que três filhos virem ministros ocultos.

  17. Vocês são muito chorões. Atacam o tempo todo mas quando ocorre uma retorsão são os verdadeiros mimados. Iguais a bebezinhos mimados que provocam, insultam... Mas quando levam uma bisca correm para debaixo da saia da mamãe todo choroso.

  18. O Bolsonaro setentrional, Donald, tem opinião diferente a respeito do Twitter: - “Este é o meu megafone. É assim que eu falo diretamente ao povo sem nenhum filtro. Atravesso o ruído. Atravesso as fake news. Essa é a única maneira que tenho de me comunicar. Eu tenho dezenas de milhões de seguidores. Isso é maior do que notícias por cabo. Eu saio e faço um discurso que é coberto pela CNN e ninguém está assistindo, ninguém se importa. Eu tuito algo e é o meu megafone para o mundo” (sic anglice).

  19. Tudo isso é muito triste Mainardi! Eu, vejo tudo muito claro sobre os filhos do presidente! Estou torcendo muito para que esse governo de certo! Mas esses filhos “mimados” como vc mesmo disse, e é verdade podem estragar tudo o que construímos com muito suor , mudando conceitos e fincando corajosamente o n. 17 de Bolsonaro nos corações de toda família para tirarmos o PT de cena. Não podemos morrer na praia!

  20. Comentário interessante, mas na internet onde a Crusoé navega, vocês podem chamar de ilha mas é flutuante, normalmente se surfa, as ondas vão e vem, a maré sobe e desce, mas há um equilíbrio das forças que atuam. Pode haver repentinamente um tsunami? Sim, mas depois retorna o equilíbrio. Então não fiquemos apavorados com os radicais, tampouco com robôs. Por mais que eles façam marolas, não conseguiram um tsunami. Um tsunami é resultado de um terremoto, que é algo bem mais profundo e antigo.

  21. Diogo... sou seu fã e concordo plenamente com seus comentários. E sou também eleitor do Presidente Bolsonaro. Consigo conviver tranquilamente com as opiniões de ambos. Vamos em frente!

  22. Acho que alguns dos filhos de Bolsonaro andam confundindo República com monarquia e andam se dando ares de " príncipe herdeiro". Quem foi eleito para senador, que o seja; para deputado, também. E o vereador que venha para o seu cargo no Rio. Parem com o conto de fadas, por favor...

    1. ninguem entende, nem ele, ninguem, está perdido, assim como a velha politica, a imprensa tradicional não consegue passar para a nova dimensão de comunicação criada pelas redes sociais. Imprensa, midia e jornalistas se tornaram praticamente desnecessários, acabou. E`como se alguem quisesse pegar medidas de um olograma em movimento usando uma regua milimetrada em madeira, esquece, melhor se aposentar , virar apicultor ....

  23. Diogo , vamos ter um pouco de paciência e esperar o presidente aprender a governar e a se educar politicamente , só em tirar os petistas do poder já foi uma grande coisa. Quanto ao Carlos , com o tempo cansará de tanta babaquice ridícula.

  24. Artigo de baixo nível atrai comentários idem... um atacando outro. É só comparar esse com o do Mário Sabino e seus respectivos comentários.

  25. Concordo bastante com você Diogo. A patuleia bolsonarista dê as mãos aos petistas e saiam pelo mundo, os extremos se aproximam.

  26. Quem emporcalhou a Crusoé foi o imenso ego do sr. Mainardi. O mesmo ego que agora tenta jogar a culpa da burrice cometida na conta do outro lado.

  27. Bolsonaro não era o candidato ideal, era o candidato anti-PT. Em 3 meses de governo fez muita coisa boa - como livrar a máquina pública dos Ptistas, por exemplo - porém precisa focar no que realmente interessa ao país, as reformas previdenciária e tributária e o famoso pacote anti-crime. Alguns de seus ministros são grandes quadros, outros são o que há de mais retrógrado!

  28. Não gosto dos seus comentário maliciosos acobertados pela sua pseudo elegância. Vc diz que emporcalharam a Cruzoé, pelo contrário, vc sabe que só os seus comentário é que foram, e merecidamente.

    1. Concordo. Não estou satisfeita e já pedi cancelamento da assinatura, que não é automática. Tenho que esperar alguns meses. De vez em quando venho conferir se tomei a decisão certa. Sempre vejo que sim. Mainard, realmente um falso elegante.

  29. Mainard: as criticas se devem ao bando de fofoqueiros q vc colocou na sua revista. Jornalistas q estao mais preocupados em minar o governo do q qq outra coisa...alias, me pergunto se vc tb nao faz parte desse time.

  30. É isso aí, te amo Diogo, mas penso logo não concordo com tudo que você escreve. Imagina se concordo com o que a guerrilha virtual escreve? Por isso a aprovação do presidente caiu. Não estamos nos Estados Unidos, o pensamento aqui é muito mais plural. Aqui tem que focar no real problema é de maneira simples.

  31. Quando um número expressivo de cidadãos resolve dar um basta aos governos esquerdistas e optam pelo único candidato capaz disto, assumiram o lugar desse candidato e não vai ser um errinho aqui e outro ali que vai fazê-los mudar de idéia. O Presidente tem tido a humildade de voltar atrás em idéias e até atos que se demonstram prejudiciais e isso pode ser visto como virtude, menos por alguns, como você Mainard. Nada que se compare aos esquerdopatas que idolatram criminosos.

    1. Um errinho foi ótimo,,,cai na real, vamos er que aguentar mas foi a pior opcáo para tirar o pt (molusco),,,,,,,, precisa se controlar, controlar os 3 patetas,,,,,para de escutar o astrologo maluco para chegar ao fim do governo fazendo o que o pais precisa....

  32. Será mesmo que o Antagonista e a Crusoé acreditam nisto? Ou tentam enganar a si mesmo? O que tenho percebido é exatamente o contrário. O leitor não é tão burro como vocês pensam. É fácil perceber que vocês perderam o fio da meada. Continuem esperneando....

    1. Olha o nível dos retardados que essa revistinha está atraindo....

    2. Kkkkk, tu fumou um bagulho e tá pensando que está em 1968 ? Nós estamos em uma democracia seu comédia kkklkkk.

  33. Diogo você está sem criatividade! Toda semana o mesmo mimimi. Amava a Crusoé, em especial sua coluna, mas confesso que perdi muito do prazer em aguardar a sexta-feira para ler a edição da semana.

    1. Alguns também anularam /branco ou náo apareceram, simples assim

    2. Os náo fanaticos votaram no Alckmin, Meireles, Amoedo e até no Ciro, TA OK??

    3. Queria muito saber em quem os "não fanáticos" votam, para poder avaliar o nível de discernimento, mas creio que eles não gostam de declinar, movidos por um sentimento de sincera vergonha....

  34. Diogo está sendo coerente com aquilo que sempre escreveu, mas os defensores de Bolsonaro, cegos pelo ódio que sentem pelo PT e pela esquerda, não admitem se aterem aos fatos e por isso se apegam a narrativas de estilos bem parecidos aos dos adoradores de Lula e Cia.

    1. Quer dizer que quem votou no Bolsonaro é cego de ódio e foge da realidade? Nossa cara, teu discursinho é ridículo pelo primarismo e dualismo, vai estudar um pouco e volta aqui....

  35. Hehehehe Eu nunca imaginei que titia de uma publicação do Diogo Mainardi, mas aqui estou achando graça do esperneio do jornalista que mudou de idéia sobre o jornalismo, desde que se tornou empresário do jornalismo e sócio do Estadão e de outras empresas em cruzamento societário Diz que os comentários de seus assinantes EMPORCALHAM sua caixa. Que bonito, hein? Fique calmo, Diogo. Você logo vai ficar sozinho na sua ilha do Crusoé.

    1. Estou decepcionado com o Antagonista e com a Crusoe!!! Sempre tem algo a dizer contra o governo Bolsonaro!!!😡

  36. É n atural "puchar a brasa" para sua sardinha. Dizer que a mídia digital é um engodo, francamente. Reveja seus conceitos Senhor sabe tudo, Sr. Diogo.

  37. Não se engane, aumento de acessos não significa anuência com seus comentários. Meia dúzia de imbecilizados só por que ousam discordar, sinto dizer mas vc não é o dono da verdade. E outra, se fossem meia dúzia de pessoas que não fazem coro com tudo que dizem, não incomodariam sua augusta sapiência.

    1. Incrivel, entendi entáo que aumento de acessos nesses casos é porque náo acredita na materia???? Entendi, assim como o nazismo e o facismo sáo oriundos da extrema esquerda, que o kit gay com mamadeira erotica é uma verdade, que jesus esta colhendo goiabas, que , que, que,,,,que saco

  38. Com certeza, Diogo, vocês tem mais seguidores admiradores do que seguidores desafetos. O que acontece é que carroça vazia faz mais barulho!

    1. Desculpa mas eu não vou perder meu tempo com uma goiaba de Minas Gerais. Kkkkkkkk.

    2. Kkkkkkkkkkkkk é o novo argumento dos imbecilizados quando entram em choque com a realidade. Kkkkkkkkkk é as avessas do 'lula livre'. Triste!

    3. Pena que os jegues, geralmente, puxam carroças cheias. Kkkkkkk

  39. Repleto de razão. Tem de fazer política real. Passar 5 horas por dia no Congresso e se entender com os parlamentares, em prol das medidas que direcionem o país. Se tem toma lá dá cá, ano que vem, depois de viabilizar a administração do país, faz-se a reforma política e se estabelece o de pode e onde não pode haver indicação política. Isto tem de ter limite.

    1. B17 tá mudando o país,cara.Isso é coisa de "republiqueta".Foram 40 anos de roubalheira assim.Corrupção nas estatais,cargos no ministério,nomeando parentes.O nível agora é outro, como USA e Israel.O balcão de negociatas acabou.O general já avisou: esse tipo de política não vai mais se repetir.Mesmo com a fábrica de intrigas da mídia sem $$$ oficial(bilhões cortados) ou com as previsões alucinógenas do Diogo.5 horas sentado no Congresso?Nem os deputados ficam!

  40. Mainardi virou um Francis às avessas. Depois que madrugou para ver a Hillary Clinton eleita tornou-se um cadáver insepulto. Narrativa da grande mídia com afetação de independência, originalidade. Adiós, Antagonista!

    1. .Se fosse unanimidade teria vencido no primeiro turno! Ganhou porque do outro lado tinha um concorrente petista apoiado por Lula e que por razões inexplicáveis chegou como um meteoro em segundo lugar nas pesquisas. Se fosse Ciro Gomes , que não era meu candidato e por quem não nutro nenhuma simpatia, disputando o segundo turno com ele , talvez as coisas tomassem outro rumo! Mais um vez o PT deu um tiro no pé lançando Haddad e deixando de apoiar o Ciro. Bem feito!

    2. Você ganhou a cereja do bolo com seu voto. Se "qualquer um" poderia ter vencido a eleição, como você disse abaixo, por que "qualquer um" não ganhou? Por que nenhum daqueles hipócritas, corruptos, enganadores não venceu? Respondo, porque só JB transmitiu decência, honestidade, respeito e patriotismo. Antes do fim deste (primeiro) mandato, os críticos sinceros e honestos estarão deslumbrados com JB. Os destruidores a serviço (pago) da ORCRIM, se afogarão em seu próprio fel. O time do Governo é 10!

    3. Fez bem. Mas considere que atrás de Bolsonaro há uma boa equipe.

  41. Acho que esta na hora de alguem falar para o Bolsonaro, que milhares de brasileiros que votaram nele, na realidade votaram contra o PT.....qualquer um, meno um petista levava essa eleição, infelizmente ão tinhamos grandes opçoes

    1. Espero que eles aprendam... é natural que fiquem deslumbrados no início, a realidade deve mostrar que a campanha acabou.

    2. Eu votei contra o PT mas tinha esperanças que de alguma forma esse governo seria melhor.. Decepção!

  42. O Antagonista deve dar um atenuante a Carlos Bolsonaro porque esse garoto não tem qualquer experiência política. ATENÇÃO!!! A FEDORENTA MÍDIA COMUNISTA ESTÁ FORÇANDO A BARRA DEMAIS! VAI HAVER INTERVENÇÃO MILITAR, POR FORÇA DAS LOUCAS RESISTENCIAS DOS SAQUEADORES DA PATRIA!!! A G U R DE E M !!!!!!!

    1. A boa notícia agora é que a oposição continua impotente. A melhor é que temos um vice honesto e patriota, capaz de assegurar tranquilidade a nação. Bolsonaro tem que cair na real e agir à altura do cargo que ocupa, tem crédito suficiente pra levar o país ao crescimento econômico com avanço na segurança e combate à corrupção, premissas que o elegeram.

  43. A assinatura de Crusoé é anual. Tenho que aguardar até junho para não mais receber, pois já solicitei o cancelamento. A linha editorial mudou. Apesar da simpatia pelo Diogo... não pactuo com ESQUERDOPATAS que roubam na impunidade e se não fosse a LavaJato, teriam destruído o Brasil dos meus netos ! AGORA SOU PROTAGONISTA !!

    1. Quando náo concordo ou acho que náo vale a pena ler, NÄO LEIO!!!! Se leio, no minimo acho que o contraditorio vale a pena, senáo é coisa de maluco

    2. sim, eu era antagonista (na era do pt) agora sou protagonista do governo q acredito

  44. Desde o começo sabíamos que Bolsonaro era teimoso e intempestivo . Que tal falar com ele por Twitter dando sugestões factíveis ?

  45. De escrotidão vivem as redes sociais no Brasil. Os bolsonaroides vão ficar falando sozinho. E quando nada maia puder ser feito, vão pra Liliput viver no mundo encantado do Espantalho Heroico.

    1. Teu espantalho heroico está preso na Lilliput de Curitiba.

  46. A mim parece que Bolsonaro não tem a real dimensão do cargo que ocupa: Tenta destruir a melhor e mais eficiente Empresa de Comunicação do País; Perde tempo com Zé de Abreu e por aí vai...

    1. Você está falando da Globo? Não seria o contrário? Ela que está tentando derrubar o governo né querida? Ou seria querido?

  47. Diogo, só discordo de uma coisa. Quem emporcalhou a caixa de mensagens de Crusoé e O Antagonista foram vocês mesmos, com matérias que parecem artigos de revistas de fofocas. Os artigos sobre Flávio Bolsonaro e Rodrigo Maia, não dizem nada de interessante. Sou seu fã, mas vamos melhorar o nível da revista, que começou excelente e depois das eleições virou uma revista sem rumo.

    1. Perfeito! Análise precisa da mudança do Antagonista e da Crusoé

    2. concordo, tem matéria do Igor q parece revista contigo !

    3. Concordo com você MARCOS, certas matérias colocadas neste site, me faz lembrar daquele porcalhão esdrúxulo do REINALDO AZEDO, ex dos Pingos dos Is!!! com seus chiliques fundamentalistas a moda Cubana de ser!!!

  48. O apocalítico gênio das trevas em franco delírio,outra vez,prevento o caos do governo Bolsonaro.O nosso "enfan terrible" reinava vaidoso na mídia,até receber um petardo"nos bagos",de um tal Carlos que o deixou nocauteado e com idéias fixas.Há 5 edições só fala nele.Uma fixação apaixonante.E vendo complôs e traições rondando B17..Prisão de Temer,Moreira,Maia e Congresso toma-lá-da-cá,Supremo sob suspeita,Lava-Jato ameaçada,PGR dividida, nada interessa o escrita,obcecado por Carlos.Nauseante.

    1. kkkk, verdade. Mainard está com muito recalque. Doido p ver o Brasil afundar sob o comando do Capitão, para poder dizer "eu falei", e conquistar milhões de leitores....arrogante e fazenfo pouco caso dos leitores q discordam dele, dá p ver o inchaço no cotovelo dele. Seu cotovelo tá dodói, Mainard? Compra mais curativos, pois o Brasil vai dar certo!

  49. Esquerdistas de toda a ordem, rezem para que o MITO não acione o Artigo 142. Vcs não sabem o que lhes aguarda. Não cutuquem a onça com vara curta!!!

  50. O grande problema é que eles confiavam no O Antagonista porque o site adorava o mitológico Bolsonaro e até o chamaram de Mi(n)to, como agora chamaram a Joyce de Mulher Maravilha. Quando o site voltou a ser o que era, independente, os imbecis reagiram. Sim, imbecis, porque não raciocinam. Parecem até os seguidores do pasto do Jim Jones. É uma cegueira absoluta. Por quê? Porque se sentiram representados dessa forma e acham que vão mudar o mundo. Vão cair do cavalo. A sela vai escorregar.

    1. Já foi orar com teu pastor que tá na cadeia em Curitiba? Kkkkkkkk

    2. Tá torcendo para o Brasil dar errado né lesa-pátria?

  51. As Redes Sociais elegeram o Bolsonaro, e isso é um fato inegável. Mas isso não significa que agora que o objetivo foi cumprido haverá apoio incondicional a tudo que o Presidente fizer. Eu fiz campanha para ele através das redes, mas temos que admitir que por ser um instrumento fácil de comunicação, Bolsonaro corre o risco de falar coisas que não deve, como já ocorreu muitas vezes.

  52. Adorei, ótimo texto. Votei para fugir do PT e não consigo me arrepender, mas que está lamentável esse governo orientado somente à militância, está.

  53. Das vésperas da eleição até o início do mandato a revista e o site se mostraram muito Bolsonaristas o que me causou uma tremenda preguiça. Da Crusoé lia somente o Goiaba e o que passava longe do Bolsonaro. Que bom que perceberam que JB não tem nada de bom para o Brasil. Imprensa boa é a que olha de fora para dentro do governo. O poder causa cegueira e por isso mesmo necessita de crítica pra iluminar o caminho. Os convertidos a seita boldonarista são minoria.

    1. Seita só conheço os dos pets.bentos e do pessoal da CuspE.

    2. Chama o que circula por aí de crítica? parece mais fofoca de quem quer que tudo dê errado...... não tem nada de bom? vc só deve acompanhar a midia esquerdista pra dizer isso. Diogo deve estar seguindo os preceitos do Reinaldo Azevedo...dois que não farão falta ....

  54. Bolsonaro é uma figura simplória. Atribuir estratégias rocambolescas a esse homem é perda de tempo. Baixem bastante a bola, e vão perceber o que pensa o Presidente.

    1. Antônio, dê também opções de faixas de pedestres, semáforos, etc.

  55. A internet é um campo enganoso, enche sua bola com o numero expressivo de amigos e seguidores para te fazer crer na sua popularidade e importância.Veja o exemplo do Facebook - tem gente que já morreu faz tempo e até hoje os "amigos" e seguidores nem perceberam a falta! A realidade não são os 500 seguidores nas redes, mas a meia duzia de gato pingado que vai ao enterro.

    1. Recomendo aos novos tucanos se informarem mais acerca da estreita amizade entre o governador de Minas Gerais e o Aecinho....

    2. Kkkkkkkk, teleguiados do Diogo em plena campanha, pagamos essa revista para receber propaganda política dos Novos Tucanos kkkkk.

    3. o partido novo, na minha opinião, poderá prestar ao Brasil o melhor dos serviços, SE CONCENTRAR SUA MISSÃO NO LEGISLATIVO, Câmara e Senado, com numa liderança forte e coerente. Tentar ser Executivo, nesse momento brasileiro, é suicídio político. A solução brasileira, está no nosso legislativo. que pode propor e efetivar todas as reformas necessárias que precisamos para que haja qualidade no desempenho do Executivo e Judiciário. o NOVO, tem que ser NOVO de fato.

  56. Escrever sobre as pessoas, tecer comentários e prever o futuro baseado na própria opinião pode ser um dos maiores erros. Diogo é um homem que pensa e relata com um fundo de verdade misturado com previsões que provavelmente nunca acontecerão. É uma das faces de poder manifestar opiniões baseadas na própria experiência com o fim de manipular as mentes.

  57. Caro Antagonista. Sou seu fa,leitor do Antagonista e assinante da Crusoe. Seus posicionamentos no passado já foram melhores. cuidado para nao se tornar um Reinaldo Azevedo. Sua contabilidade comigo esta altamente positiva. Mas como até o dinheiro do Elke acabou se a gente não cuidar, especiamente voce, o saldo pode se ornar negativo. Abraços.

    1. Também concordo. Sem saber das “intrigas” de Carlos Bolsonaro já registei aqui meu descontentamento com a linha editorial de Crusoé. Não renovarei a assinatura. Trocarei por outro meio mais confiável.

  58. Concordo, votei no Bolsonaro e tenho por ele uma grande admiração, mais ele não e o centro do mundo, espero que ele pegue o caminho certo e não o errado

  59. O liberalismo como religião também é um engodo. É uma linha econômica que funciona e se adapta ao pensamento de direita, centrado no indivíduo, não uma filosofia de vida, uma religião. Somos mais que isto.

  60. Caro Diogo, você está certíssimo nesse ponto, mas, não podemos perder o foco do desejo de 70% dos brasileiros e do Antagonista que é passar a limpo o país e nos livrarmos da ORCRIM que ainda está muito viva!

    1. Luiz querido, artigos como este, tentando deliberadamente desestabilizar o governo, são música nos ouvidos da ORCRIM.

  61. A ala xiita que apoia o presidente partiu para o ataque. A cegueira é tanta, que a realidade exposta é transformada em "campanha da mídia". Votei neste governo na esperança que a ala inteligente prevalecesse. Infelizmente, Olavo de Carvalho, os três filhos e outros apoiadores abduziram o que ainda restava de cérebro ao presidente. Sem as reformas da previdência e anticrime, o governo vai acabar no primeiro ano de vida, levando para o ralo a esperança de implantar no país o liberalismo econômico.

  62. Parece que Diogo não gosta de ser questionado, criticado, contestado, contrariado. Se leitores e seguidores se aborrecem com seu site e revista, ele descreve a todos como "falange bolsonarista das redes". É claramente um democrata que defende a liberdade de pensamento. SQN. Na verdade, tem essa arrogância de achar a única inteligência vivente. Qto ego!

    1. Crítica pertinente. Mainardi gritando é "górpi"? Tem algo errado aí. O liberalismo é a expressão da direita na economia, não uma "religião", um culto. Bolsonaro é mais feliz quando diz "Deus acima de todos", pelo menos assume sua religião. O liberalismo como religião é um engodo!

  63. Um texto bom e ruim ao mesmo tempo. Não há dúvida que Bolsonaro e bolsonaristas manifestam alguns descalabros, ora importantes, ora apenas boçais nas redes. Mas isso não tem a relevância e direção que Diogo afirma. Ao contrário, há casos em que a "loucura impulsiva" desse ativismo digital revela hipocrisias tóxicas da própria imprensa. Diogo revela aqui o qto ele próprio NÃO está preparado para críticas. Quem o critica, ele põe num pacote só. Fala mais de si do que de Bolsonaro. Ego e erro.

  64. Nao tenho corrupto de estimaçao e muito menos sou fanatico, agora as reformas estao no congresso, os corruptos de sempre estao tentando fazer os acordos de sempre. vcs acham que as mudanças iriam ocorrer sem confronto???

  65. Diego, para de resistir. O establishment está ruindo e vc faz parte também dele. Ou vc assume isso e renova, e se reconstrói, ou vai acabar como um Reinaldo Azevedo ressentido. Ainda confio em vc!

  66. Incrível como a polarização deixa as pessoas falando, falando, e fora do contexto... Quando vejo o Diogo sendo apedrejado, não consigo entender, pra mim ele está somente tentando melhorar a leitura da realidade pra ver se vamos encaixando os pensamentos diversos e dispersos. Lutei pra ficar livre do PT mas sabia que estava votando num profissional da política mas amador do ponto de vista da gestão e condução de decisões que precisam de conversas. Nenhuma surpresa, estão os pés pelas mãos...

  67. O parlador de Veneza ataca de novo... Se e quando o "golpe" vier, adivinhe quem serão os mocinhos e quem serão os bandidos? Afinal golpe é golpe; é ruptura violenta da ordem legal e social. Imprensa marrom (vermelha, bordô, laranja) sempre é um dos primeiros alvos, juntamente com os políticos, os agitadores da ordem política, e por aí vai. Atribuir ao filho de JB uma guerrilha digital ao avesso, é tentativa bisonha de salvar uma ilha que está sendo tragada pela verdade. Sinto, noticiador,

  68. Eu fico imaginando, que estado de alma leva uma pessoa a destilar tanto ódio ao governo Bolsonaro como tem demonstrado o veneziano....Você deve estar passando por vários problemas, procura ajuda, meu amigo...

  69. Fez-se com as mídias sociais e agora. ..O que não faz um salário da Globo. Nem cobra mais a votação do fim do foro, engavetada pelo corrupto Maia.

  70. Wuem delira é esta revistinha! passou a ser contra tudo que tem feito o Bolsonaro na nituda tentativa de derrbá-lo! chamar o Netanyaho de BIBI? putz isso foi demais! Como disse Figueiredo... Ser presidente é diferente de ser militar, nos quarteis se houve o dia todo em patriotismo, na presidência se ouve interesses pessoais o dia todo! vai Bolsonaro, tens uma missão !

    1. O próprio Netanyahu se chama e Bibi, assim como o Luis Inácio se chama de Lula. Veja o nível de jumentice dos boçais. Nem precisa falar que o Bibi é um indiciado por corrupção em Israel, mas nosso "honestíssimo" presidente se derrete por ele.

  71. votei no Bolsonaro, principalmente depois da entrevista do Paulo Guedes na Globo News, e a reforma da previdência está lá no congresso parada... e é culpa do Carlos... e a extinção dos dinossauros é culpa dos Bolsonaro... o problema é corrupção no congresso!

  72. Nosso presidente é sábio porque não se arreda dos seus estrategistas. Diogo morreu em Veneza porque seus canais te traem. Bolsonaro não nos trai. Sabemos das estratégias de não levar o NOVO primeiramente à imprensa sórdida, pra tudo continuar dando CERTO.

  73. Tomara que você esteja errado. Que o Brasil não seja implodido, que o “contragolpe” não aconteça a despeito do fanatismo, arrogância e ignorância da “falange aloprada do bolsonarismo”.

    1. Maria: (não "vá com as (os) outras (os)", mesmo para Veneza. Se contragolpe houver, será como em 64, para impedir que o país sucumba aos fisiologistas e traidores. E hoje, a despeito da "ambição, prepotência e hipocrisia" da "célula vendida do jornalismo". (Gostou do contraponto cadenciado, parlador de Veneza?)

    2. pra você não ser fanático é apoiar a velha politica do é dando que se recebe e manter a corrupção como dantes! pessoas como você foi quem levou o Brasil a esta derrocada e agora põe no colo do governo que tem apenas 90 dias as mazelas causadas pelo seu voto demente! Bolsonaro está no caminho certo! pessoas com pensamentos iguais,aos,seus estão fazendo tudo para dar errado! cambada de lesa pátria!

  74. Mainardi, assim como a extrema imprensa e politicos corruptos, desesperado com a ligação direta do Bolsonaro com o povo. Triste ver um jornalista envelhecer dedicando-se ao assassinato de reputações e militancia aberta pelo quanto pior melhor. Você não sair Mainardi?

  75. Deixei de ter vontade de ler a Crusoé, achei que ia melhorar a minha visão aí só leio fofoca!!! Talvez o problema não seja só Bolsonaro e família, às vezes é importante fazer uma autocrítica!!!! Fica a dica.

  76. Quem acompanha esta coluna há algumas semanas sabe que todos os leitores estavam metendo o pau no Diogo, de repente, começaram a aparecer comentários "a favor" curtos e robóticos. Teve até uma comentarista, Soniah, que sabia meu nome todo, provando que trabalha na Crusoé , a quem vocês pensam que estão enganado?

    1. Somados a isto, estão alguns petistas que passaram a amar o Diogo, por motivos evidentes.

  77. Que louco, os apoiadores do Bolsonaro estão tapados como os que idolatram o LuLa. Cadê o senso crítico, sabemos que o presidente está de fato, sendo um falastrão, e merece ser corrigido.

  78. É Diogo, parece que a champagnes que você tomou após a apuração deu dor de cabeça, ressaca mesmo, coisa que acontece qdo a bebida é de segunda! Achou que agora vinha coisa de primeira e descobriu que, atrás do rótulo bonito, embalagem bem desenvolvida, tem um líquido da pior espécie. Ainda bem que o antagonista não viria o Bolsonarista.

  79. Discordo ! O Antagonista mudou! Parei de ler todo dia, tá chato e se achando dono da verdade. O que salva do grupo de vocês são as lives do Claudio Dantas no YouTube, este sim é um baita jornalista isento. Diogo, você está muito pedante!

    1. Anna sempre foi assim, mas antes aos artigos batiam em quem você queria ver apanhar, qdo começaram a bater "no mocinho" ficou ruim. Continuam mostrando a verdade, dia a quem doer...

  80. Os leitores, na sua maioria, não estão nem aí para pessoas e partidos, os leitores, que sabem ler mesmo, querem resultados. Todos sabem que o Bolsonaro não é um estadista, portanto vamos ter que nos acostumamos com as besteiras vinda da família Bolsonaro ou mesmo dos bolsonaristas, temos que torcer para a equipe de ministros dar conta do recado.

    1. Bem isso! Sabíamos que ele não era um estadista, mas tem boa vontade, até onde sabemos. Vamos cobrando e torcendo para melhorar.

  81. Votei em Bolsonaro e não me arrependo. Não por idolatria, mas pq o país precisava- e precusa de uma guinada anti-petismo! E mudanças em.nossas carcomidas políticas e instituições. Gostei do Presidente não aceitar o toma lá dá cá...e apoio dr. Moro e a lava-jato SEM restrições. E vai dar certo!!!

  82. Diogo Mainardi deixou cair a máscara. Não admite nenhuma opinião contrária ao seu ódio contra o presidente Bolsonaro e seus apoiadores. Tornou-se um verdadeiro canalha. Quando nossa assinatura equivocada de Crusoé vencer daremos o troco.

  83. Crusue evolui a cada semana, a cada dia.A edição da semana passada foi primorosa.Neste artigo, Mainardi, mais uma vez, exorta o presidente e seus seguidores ao equilíbrio ,ao bom senso. Ótimo texto

    1. Sério????? Não, não, Tu só pode estar brincando.....

  84. Ótima visão. Bolsonaro é tão amado e idolatrado como o Lula foi. É absurdo a estupidez do brasileiro em ter ídolos políticos. Não idolatrado ninguém se for político e mais ainda brasileiro hiiiii!.

    1. Não, meu querido, discordo. Lula foi bem mais idolatrado.

  85. Importante que hajam críticas à comportamentos e governança equivocadas. Bolsonaro, mas, sobretudo seus filhos, tem se ocupado com questões inapropriadas mesmo. Inutilidades para um país com questões gravíssimos a serem trabalhadas.

  86. Kkk. Meu comentário foi publicado e depois removido, só porque não concordei com Mainardi. Deve estar acontecendo com outros também, estava estranhando praticamente todos elogiando o jornalista. Rsrsrs...

    1. Já aconteceu também com comentários que fiz. Uma lástima! E ainda pregam liberdade de imprensa e de opiniões. Esse é o velho jornalismo em formato digital. Diogo deve estar saudoso dos tempos de colunista da finada VEJA onde somente os elogios eram publicados na seção de cartas escolhidos a dedo e uma enxurrada de opiniões contrárias e críticas aos seus textos eram sumariamente descartaras e desprezadas. As redes sociais e a participação de todos nós está sepultando este jornalismo ultrapassado.

  87. "meia dúzia de comentaristas imbecilizados" Diogo acho que você deve estar bebendo demais. Quem são essa meia dúzia? Por acaso você está no meio? Ultimamente está difícil de entender o que você quer escrever! Não escreve coisa com coisa. Porra agora virou contra o governo Bolsonaro. Não escreve nenhuma linha sem meter o pau. Ou é no Presidente que as vezes no ímpeto de acertar, fala um pouco demais no que também concordo. Ou é nos filhos dele. Dá um tempo. Tome um ansiolítico e vai dormir

    1. Também acho!!!! perfeito este comentário. Quero mesmo saber se nós vamos passar quatro anos falando do molusco???? Tá chato ler qualquer matéria.

  88. Impressionante a agressividade desse jornalista que sequer mora no Brasil. Esses milhões de leitores que fala que têm, conseguiu adquirir com propaganda enganosa do ANTAGONISTA, falando que é uma Ilha, imparcial, etc. Quando completar 1 ano de assinatura, muitos sairão. Se refere à BOLSONARISTAS, como se fossem bandidos, fazendo coisa errada. BOLSONARISTAS, são a maioria da população que votou nele. Vocês é que são minoria e antidemocraticamente, não estão respeitando o resultado das urnas...

    1. Bolsonaristas é uma minoria!!! o povo votou porque estava cansado do Lulopetismo e se o presidente não cuidar de gerar emprego, na próxima perde também!!!! que ninguém é obrigado a botar em quem não quer.

    2. Ninguém é obrigado a assinar por um ano. Quem está aqui só para falar mal é idiota, masoquista ou mal intencionado. Ou tudo ao mesmo tempo. Vaza, palhaço!

  89. É preciso frieza e coragem para dizer o óbvio, mas que poucos enxergam e, tem medo de ver. mais uma vez, brilhante, numa linguagem polida. Parabéns Diogo.

  90. O mundo real é outro e bem mais duro de enfrentar. Bolsonaro parece se esconder no virtual por não saber o que fazer com o caroço de azeitona. Por mais que não saiba , o triunvirato sabe menos ainda.

  91. Estou achando tudo horrível . Atualmente nem o Mainardi está bem. Mídia social é um veículo muito perigoso ; muito espaço pra todos. Imprensa e divulgação não é pra qualquer um; exige responsabilidade e conhecimento. Não tem volta, o mundo todo pegou essa onda , é palpite demais . Muito cacique e pouco índio.

  92. Infelizmente Bolsonaro tem se mostrado um idiota que não honra os votos recebidos! Continua em campanha e governa apenas para 9% do eleitorado que o elegeu. Está desagradando a todos os que votaram para barrar o PT e defender a Lava Jato. Acho que ele poderia pedir pra sair e deixar o Mourão, que parece bem mais inteligente que ele, assumir o governo. Por mim podia CAIR JÁ!

    1. Deixa eu ver se entendi. Bolsonaro teve mais de 55% dos votos válidos. Cerca de 60 milhões de votos. E ele governa para um eleitorado de 9%? Bem, você como muitos, também perderão esse 3° turno. O Brasil está mudando, amigo. E para melhor. Estamos prontos para quantas batalhas vierem. Brasil acima de tudo!

  93. Amanda Lamentável que nosso presidente continue agindo como se estivesse em campanha, se esquecendo que já foi eleito e precisar governar.

  94. Bolsonaro não consegue entender que os fanáticos, as olavetes, muitos que fizeram dele um mito inexistente, são gotas de chuva no oceano. A maioria que votou em Bolsonaro, quis derrubar o PT, isso aconteceu ou o Presidente assume seu verdadeiro papel ou mais uma vez as águas vão rolar.

    1. acho que o momento não é criticar, é apoiar o pessoal eleito, muito cedo p imprensa dizer que está errado,depois de 30 anos errando em dois meses se acham no direito de detonar e corrermos o perigo de voltar ao comunismo. vamos ajudar!

    2. ok, mas cuidado, pois as "águas podem rolar" pro lado do PT, Lula e esquerda. É isso que vc quer? A imprensa está batendo na pessoa errada, por que não pegam no pé do Rodrigo Maia???

  95. Oi Diogo ! Muito bom você dar esse esclarecimento...até hoje não sabia oque de tão "estúpido" tinha acontecido...você é bom para escancarar a verdade...sempre fez isso muito bem...Estamos juntos!

  96. O tempo é nossa única esperança,nos últimos anos,todos ... todos : imprensa,redes sócias,jornais e nos o povo,assistimos,sim assistimos e aceitamos TUDO,pois não aprendemos a ser POVO.Somos politizados e estamos com os ouvidos sempre fechados para o que realmente interessa :Nossa Participação como POVO e não ficar só assistindo e “deitados eternamente”.A esperança é que nos tornemos Participantes e não meros Espectadores. Quanto o resto ...

    1. Pega leve nada! Assino isso aqui para ver Mainardi dando bordoada.

  97. Ótimo texto, como sempre! Votei no Bolsonaro, no primeiro turno foi Amoedo, como grande parte dos brasileiros para impedir a volta do PT. Mas há tantos imbecis que o acompanham que é de dá dó...

    1. Não assinarão mais esse jornaleco, de imprensa militante e burra estou cheio.

    1. ...e vazar dados, de cartão de crédito inclusive, de um para outro.

    1. Estamos juntos. É como votar no PT, só se erra uma vez. Alguns loucos erram até mais.

  98. Fraca sua leitura da realidade Diogo. Sua analise não leva em consideração por que foi eleito Bolsonaro e para que e por quem. Pode dar certo ou não o governo. Muito cedo para avaliar. Mas, você esta avaliando o governo Bolsonaro e sua pratica como ele fosse FHC, Dilma, Collor ou Lula, ou seja: esta olhando da forma equivocada e para o lado errado.

    1. Quem torce contra um presidente eleito por maioria, não é um brasileiro que deseja um país restabelecido...

    2. A meu ver a SOBERBA atingiu em cheio o Diogo Mainardi. Quer aparecer mais do que o próprio Presidente. Escreve crônicas que de nada se aproveita, e eu que sempre gostei desse cara, desde o tempo da Veja. O mar de Veneza está invadindo os miolos do Diogo, ele está nadando contra a maré. Está forrando o chão de cascas de bananas, para que o Capitão Presidente escorregue e caia de boca. Acho que está mais é com saudade do PT no qual metia o pau a vontade. Diogo vai se catar pô...

    3. Também acho isso, É muito cedo, sabemos que tem muita gente torcendo para não dar certo para não perder privilégios

  99. Caro Diogo, seu texto foi bastante oportuno. Há um distanciamento visível do homem comum (aquele que só quer trabalho, moradia, maior segurança e um futuro para seus filhos com a reforma da previdência) e os jovens tresloucados da turba ignara fanatizada que planta ódio nas redes. Essa gente nunca teve um trampo na vida e só pensa em cus e pirocas. Quero mesmo é ver se esses irresponsáveis exibirão a mesma coragem que ostentam no twitter quando a casa cair. Vão levar uma boas bordoadas do povão.

    1. Pois eu a acho ótima e sua assinatura será meu presente de Natal para muitos.

    2. Concordo plenamente com você, Paulo! Acho que Bolsonaro e os seus deveriam escutar mais os "não-bajuladores", aqueles que votaram nele e só querem que acertem. Precisamos que este governo dê certo, então nos ajudem Bolsonaros. E que o lulopetismo desapareça!

    3. essa revista virou a salvacao de bolsonaro e da direita e da nao volta da esquerda so nao ve quem nao quer ou e fanatico

  100. Estou percebendo que o Antagonista mudou muito, agora vocês estão culpando o filho de Bolsonaro? Diogo e Mário preserve seus assinantes.

    1. Não, Diogo e Mario continuem fazendo este jornalismo independente que tem feito. Imprensa não tem que ter lado, muito menos ser bitolada como você.

  101. Concordo com o nepotismo do filho Carlos, contudo a força da defesa não está na imprensa, cujo papel é de massacrar o governo, notadamente pela falta de publicidade paga. Exemplo PEC do orçamento, aonde declaram "derrota" do governo. Como... Governo não admitem, mas insistem que foi derrota.

  102. Bolsonaro fez muito bem em segregar-se da imprensa e dos "movimentos sociais". Diogo subestima o apoio que o Presidente tem do povo, acha que é meia dúzia de fanáticos nas redes... Pois tentem fazer algo contra ele que vocês vão ver o que é a brava gente brasileira ficando muito mais brava do que a Dilma jamais imaginou.

  103. Bolsonaro fez muito bem em segregar-se da imprensa e dos "movimentos sociais". Diogo subestima o apoio que o Presidente tem do povo, acha que é meia dúzia de fanáticos nas redes... Pois tentem fazer algo contra ele que vocês vão ver o que é a brava gente brasileira ficando muito mais brava do que a Dilma jamais imaginou.

  104. Gostaria muito de saber quem são, na sua opinião, a meia-duzia de comentaristas imbecilizados. Alexandre Garcia? Flávio Gordon? Alexandre Borges? Caio Coppola? Francisco Escorsim? Bruno Garschagen?

    1. Duvido que ele saiba quem são! Nunca li tanta abobrinha como nessa Revista Crusoé. Estou arrependido de ter assinado. Joguei dinheiro fora. O certo seria pedir a devolução.

  105. Tá explicado tanta raiva. E o pior, ainda assim não entenderão. Se só o deles estivesse na reta, poderíamos dizer, deixa eles se ferrarem. Mas acontece que o nosso também está. Daí é rezar para o bom senso.

  106. sou leitor e assinante, vou continuar sendo, se assim permitir, porém, votei no Bolsonaro, simples. não me arrependi de votar nele. nem quero.

  107. Os eleitores de Bolsonaro quando (quando) se posicionam contra O Antagonista o fazem por conta da má qualidade de um e de outro conteúdo. Exemplo disso é a coluna acima, que afirma que o site passou a ser atacado a contar de novembro de 2018, após uma crítica à nomeação do Carlos para a SECOM. O Antagonista perdeu crédito após apoiar quem não devia, a exemplo do Bebianno. Carlos não comanda uma milícia digital. Tanto é assim que ninguém fez campanha nas redes pela nomeação dele para a SECOM.

    1. Concordo Erika, mas pelo jeito continuam "perturbando"...

    2. Concordo com você Erika, mas pelo jeito continuam "perturbando"...haja paciência!

  108. A internet segue sendo um poço de incertezas. Percebe-se o excesso de importância que se dá às redes, em especial quando a análise paira sobre o "submundo" indefinido e intangível. Por outro lado, o mundo tem se surpreendido com movimentos nascidos nesse meio, justamente por não ter sido dedicada a devida atenção. O equilíbrio deve permear o debate, sob pena de errarmos na dose. Para mais ou para menos. Palavras que remetam a "golpe" ou "contragolpe" não estão no escopo.

    1. Parabéns ao Antagonista e à Crusoé pelo progresso do empreendimento. Isso só aumenta sua responsabilidade.

  109. Apenas os imbecilizados pela globolixo e outros órgãos de imprensa acreditam que estamos no "caos" e com "desgoverno ", desconhecem esses completos imbecis que estão sendo manipulados com o intuito de se manter os privilégios e impunidade dos que roubaram o Brasil por tantos anos.

  110. Vale para os dois lados Diogo. Não há defesa incondicional maciça como também não há crédito no caos total alimentado diariamente pela mídia “tradicional”. Sabemos da bagunça na comunicação do governo, mas sabemos também do esforço midiático em tornar isso superior aos bons projetos para o país. Só é ignorante quem quer hoje em dia. Continuamos em busca de quem consegue captar e dizer obviedades, pois são pérolas hoje em dia. Grande artigo como sempre. Uma abraço.

  111. Caro Diogo Vc sempre absolutamente certo. Falo que o PT colocou a familia no poder e os filhos vão colocar novamente o PT no poder. Alias, os tres patetas em nada diferem da gleisi estupida e cia.

    1. Concordo com você. os filhos ainda irão derrubar o pai.

  112. Gosto de receber os Twitters de Bolsonaro, pois me informo sobre o que o governo está fazendo. Sobre o filho dele, Carlos, é pessoa de sua extrema confiança e não tenho nada contra esse uso. Mas Bolsonaro precisa usar uma Cadeia Nacional de Rádio e Televisão de vez em quando.

  113. É impossível que alguns poucos milhares de skinheads midiáticos consigam subverter e conduzir a opinião de 208 milhões de brasileiros e 147,3 milhões de eleitores inscritos. "Governar" e manipular pelas redes sociais é esquizofrenia de alguns "iluminados". Torna-se um fascismo chinfrim de ignorantes que se acham donos da verdade.

  114. Você está absolutamente certo, Diogo. Carlos convence Jair de que trocar mídias enganosas pela distorcida e fanatizada dele vai mudar o senso comum. Vão viver no país das maravilhas, enquanto a realidade se impõe para a maioria do povo que quer melhores condições de vida, na prática. Pelo visto, a reforma da previdência vai andar, não por mérito do presidente. Espero que Bolsonaro acorde e se liberte do desconfiado e ressentido Carlos que se impõe como a única fonte confiável. SQN.

    1. Aconselho a quem fala de Carlos Bolsonaro assistir a entrevista dada por a Leda Nagle.

  115. Parece um monte de pessoas que nunca brincou no play, agora desceu porque a vó contratou seguranças para dar apoio para estas pessoas

  116. Nem vou ler os comentários. Deve ter de tudo e muito dos fanáticos . Você, Diogo , fala por mim , fala peia minha família , meus amigos , meus colegas e até pela minha empregada . Votamos nele por ser anti PT e por tudo que ele prometeu na área econômica. Não sabíamos dos filhos . Não estamos gostando do que está acontecendo. Há milhões como eu ! Somos o mundo real !! Parabéns pelo texto !!

  117. O nível dos aloprados nos comentários no face é de embrulhar o estômago, eu mesma quantas vezes fui direto no site para não ver aquilo. Gostei dos esclarecimentos sobre Carlos, era mesmo estranho tantos ataques. Sinto muito que agora peguei nojo de Bolsonaro e seus garotos e seus capachos, dificilmente vou mudar.

  118. caros, sejamos feanbos, façam o trabalho de vocês bem feito e tudo seguirá normalmente. Fazer este tipo de coluna/comentário é ofensivo a inteligência dos assinantes. Ninguém de bom senso da atenção ao Carlos, dar espaço para ele é desnecessário. Sejamos francos a meta em 2018 era tirar o PT do jogo e foi alcançada. A meta agora é começar a organizar a casa depois de 16 anos de loucura e enganação . Quem em sã consciência esperaria algo diferenciado nos primeiros 6 meses é no mínimo inocente.

  119. Votei no capitão, mesmo sabendo ser meio bronco, talvez até menos corrupto, relativamente ao meio político, apostando de que criaria tanta confusão com sua idiotice, que seria descartado e assumirão os militares... parece que eu estava certo..

  120. Diogo, cuidado para não estar numa bolha também. O aumento de acessos pode ser explicado pelos petistas que agora estão sendo atraídos pelo seu site. Não faço parte de nenhuma falange, continuo assídua ao site. O que eu mais quero é que a esquerda e o PT não voltem a governar o país. Por isso, torço para que este governo dê certo, mesmo aos trancos e barrancos.

  121. Presidente ,diretamente para você, engula alguns sapos e vamos em frente,os militares podem não ser muito bom na política,mas estão dando um show no bom senso ,por favor escute mais eles,que vai melhorar tudo,o vice presidente general mourāo está com a vossa excelência com certeza,deixe de lado esse ranço ,tudo vai dar certo.

  122. Perfeito!! Ele tem que começar a exercer o cargo para qual o elegemos ou calar-se e deixar tudo nas mãos de Paulo Guedes e Moro!!!

  123. Pois é, o congresso já deu uma sacudida com a PEC votada rapidamente essa semana. Espero que entenda de uma vez por todas e pare de ficar criando confusão nas redes.

  124. Esse Carlos parece ter sido educado em confinamento e provável usando PlayStation o tempo todo disponível. Fera não é e sim docinho de garoto.

  125. Só não concordo com uma coisa q vc afirmou: JB não foi capturado pela sua falante mais radical! JB está sendo JB, incapaz de agregar o país , perdendo rapidamente a popularidade. Só levou a eleição porque diversos brasileiros, como eu, votaram nele com o sentimento anti petista! E seus seguidores e militantes ainda não perceberam esse fato!

  126. Eu não faço parte de guerrilha nenhuma, tenho meu próprio entendimento. Estou entrando pouco no site do Antagonista. E não estou gostando da revista.

    1. Eu assinei e me arrependi profundamente. Tentei cancelar há alguns meses, mas eles recusaram meu pedido.

    1. Deve ser como eu e milhares de pessoas , no segundo turno era ele ou PT

  127. O ataque de grupos do entorno do Presidente aos núcleos de mais confiabilidade do governo e o descompasso entre ações e declaracões de vários destes vetores, facilitam o trabalho dos que se opõem a qualquer mudanca. Êstes, o que há de pior na política brasileira se benificiam enquanto erguem barreiras cada vez maiores em poderes da república e em varios níveis. Se beneficiam os que reagem ao não recebimento de benesses em troca de apoio e ao combate à corrupção e impunidade.

  128. O fato é que esses filhos só atrapalham, e o presidente tem que saber que tudo que ele põe na mídia tem consequências, precisa amadurecer e ter mais contato diplomático com o parlamento, apesar dos deputados toma lá, e não dá nada.

  129. Me surpreende. Ou, por outra, não me surpreende que os imbecis que cercam o Presidente, particularmente seus filhos, não enxerguem o que é "a favor" ou "contra". E estamos aí, os que votamos em Bolsonaro para nos livrar da Velha Política, a aguentar os idiotas que podem por todo o esforço de campanha a perder...

  130. As críticas de um modo geral fazem muito bem à democracia. Permite a correção de rumos. A imprensa, antes, era a única nesse papel. Agora, são milhões. Temos que entender esse fenômeno. Diogo só diz uma parte, mas o texto é bom.

  131. A leitura está me deixando confuso com alguns, as pessoas mudam como se fossem suas cuecas! Eu vou continuar na minha expectativa, ñ desejo nunca mais um governo esquerda, provaram a q vieram, ñ gostei, levaram uma multidão acreditando, e deixaram eles até sem emprego, fizeram programas para terceiros ganhar, tudo em nome de uma luta pela classe pobre, para citar um, o "minha casa minha vida" foi horrível, imóveis de má qualidade, caros, somente para propina! E a Petrobras, BB, Caixa, etc, etc..

  132. E o ponto do Diogo é plenamente comprovado pelos comentários deste próprio artigo. Incrível como tem gente que paga assinatura, não lê as matérias (passar os olhos e não matutar about it não é realmente ler), e ainda comenta. Lamentável...

  133. Diego tá tão perdido que vem atacando o Carlos Bolsonaro por ele ter defendido o Moro (!), que este sim, foi atacado pelo Maia. Curioso que nunca mais chamou o Maia de Botafogo. Sentiu.

  134. Diogo é um cara que se acha demais!! Sempre procurando inimigos imaginários. Agora o Carlos é o seu Vilão. Tinha respeito pelo Mainardi, mas comecei a perceber que o cara é meio alucinado. Sobre a Crusoé, ele só esqueceu de dizer que o cancelamento não é automático mas na renovação da assinatura, coisa que eu já fiz. Não tem nada de novo aqui, é só mais fofocas além da Folha.

  135. Ou seja, se vcs do Antagonista ou da imprensa em geral são criticados massivamente por eventual posição ou opinião, isso é obra de “guerrilha digital” das “falanges bolsonaristas? A imprensa não é imune a erro e críticas, e quem as faz não é necessariamente sectário de guerrilhas digitais. Respeitem seus leitores e eventuais críticos. Votei no Bolsonaro, mas não sou nenhum “bolsonarista”. E isso não me impede de discordar de vcs em muitas opiniões emitidas.

  136. Oba quero ver o circo pegar fogo. Quem são a meia dúzia de "comentaristas imbecilizados", só por curiosidade, Diogo? kkk Outra: quais "movimentos sociais", atualmente, merecem esse nome, pode citar? Porque não me vem nenhum à mente. Por fim, infelizmente vejo que, às vezes, a Crusoé tem se comportado como um "Veja" da vida, a Veja atual, que não tem o menor crédito que tinha perante a minha pessoa, há poucos anos atrás. Assinei a Crusoé, não outra Veja.

    1. Sou assinante recente e percebi os mesmos sintomas da veja, da qual também já fui assinante. Ninguém merece sentir melhor demore...

  137. Nem a oposicao faria melhor, se fosse chamada a desestabilizar o governo. Tem muito imbecil na parada. O carluxo ee o comandante.

    1. Exatamente por isto a esquerda está quase muda, só dando risada da auto destruição do governo

  138. Há uma incongruência no texto. Se a internet não é composta de uma massa bovina manobrável, como o Carlos teria conseguido mover um grande ataque ao Antagonista no episódio da Secom? O Antagonista precisa entender que os milhares ou milhões de brasileiros que concordam com as posições políticas da família Bolsonaro não são por isso integrantes de “falanges bolsonaristas”. Respeite as opiniões e críticas contrárias assim como vcs cobram respeito às opiniões emitidas pela imprensa.

  139. Ele precisava entender isso ,caso contrário vai sair do poder mais rápido que o Collor ,espero que ele entenda que chegou a hora de governar ,ou vai sofrer um efeito rebote que ele nem saberá de que lado veio .

  140. Tem razão ao afirmar que alguns grupos do entorno presidencial tentam capturá-lo para isolá-lo de outras influências e digo eu, principalmente isolá-lo dos militares. Parece um processo orquestrado para desestabilizar o governo. Mas como? Vem de aliados, do gurú, até dos filhos! Estabeleceram, desde o início um processo que se imaginaria pudesse ser encetado pela oposição corrupta repudiada nas urnas.

    1. Claro Márcia, ao seu dispor. Risquei seu nome. Se outros também sentiram-se ofendidos, declaro que todas as pessoas extremamente inteligentes e especiais estão automaticamente excluídas desta "lista" que a Márcia mencionou.

    2. Não me ponha em sua lista de leitores antas, fale por você.

    3. Desculpe, Fabio, não sei se compartilho da sua interpretação. Aliás, não entendi direito, sou uma das antas contra as quais o Diogo luta atualmente. Só vejo um relacionamento amargo entre ele e os que o admiravam, por vezes inclusive a infantilidade que ele utiliza neste tratamento. Quanto ao presidente, de estupidez não consigo ver muita coisa, no geral, ele se comporta da maneira exata que seu eleitorado esperava, incluindo esta anta que vos fala.

    4. Com certeza. Até porque, na viuvez do presidiario, as outras antas gordas e mórbidas, encontraram a estupidez do novo presidente.

  141. Apresentadas as reformas, a bola agora está com o Congresso. Parem, os parlamentares, de cobrarem “articulação política do governo”, de querer empurrar a responsabilidade da aprovação ao Executivo. Quem legisla é o Legislativo e ponto. É unânime q as reformas são imprescindíveis ao país. Portanto, aprovem-nas rápido. O Brasil precisa voltar a crescer. Se o Maia está reclamando do Governo é sinal de o Governo está no caminho certo.

  142. Concordo plenamente com você, Bolsonaro não entendeu ainda que mais de 50% daqueles que votaram nele sabiam e sabem do QI baixo para um presidente, mas estavamos e ainda estamos apostando mesmo na sua coragem de iniciar as reformar que tanto precisamos, porque sabiamos quem estava com ele Guedes, Moro, militares, são estes que realmente fizeram acontecer a onda.

    1. Exatamente. O principal fator foi "PT não", e no segundo turno se somaram os fatores Guedes, Moro e militares. JB era apenas um coadjuvante. Mas entraram no caminho os filhos e o psicopata dos EUA para estragar até o papel do coadjuvante.

    2. Perfeito. No processo eleitoral a Nação deixou bem claro que antes de votar em Bolsonaro e antes de repudiar os governos passados, demonstrou a exigência oela saneamento da político e do Estado. Ficou explícito o voto no combate à corruoção e à impunidade. A luta por estes objetivos deveria ser a prioridade de todos que ocupam o entorno do Presidente.

  143. SOU bOLSONARO ATÉ O FIM, MAS ESTÁ ME INCOMODANDO AS INTROMISSÕES DOS FILHOS QUE ATRAPALHAM AS CONVERSAS NECESSÁRIAS ENTRE O PRESIDENTE E O CONGRESSO. ISTO DEVERIA TER UMA PARADA PARA DEIXÁ-LO OBTER O QUE TODO O BRASIL PRECISA : PROGRESSO !!

  144. Na verdade mais parecem crianças mimadas.. tb votei nele e não concordo com uma série de coisas..porém, quando imagino o cenário que teríamos se Haddad tivesse vencido consigo suspirar mais aliviada.

  145. Como um governo q em menos de 100 dias apresentou 2 amplas e importantíssimas reformas (previdenciária e penal) pode ser tão criticado? Nenhum outro governo anterior fez isso. A mídia, incluindo O Antagonista, preferem criticar excessivamente deslizes menores de redes sociais ao invés de enaltecer as boas e importantes medidas adotadas. Faz querer q seus leitores acreditem q o Carlos é o mago do Twitter, o Steve Jobs das redes sociais, numa jornada para difamar a imaculada imprensa brasileira.

  146. Felizmente a esquerda ainda não está conseguindo tirar proveito dos erros desse governo que diz ser de direita. Quem será, entretanto, o próximo "malvado favorito" dos fanáticos?? Talvez o senador Kajuru. É um dos poucos que realmente está em guerra contra o sistema.

  147. Bolsonaro nem vai dar golpe nem é bobo, só cuida de sua base, se defende. Quem pode tocar fogo no barco é o STF e a Orcrim no congresso, travando o Brasil para fugir da cadeia e talvez derrubar o governo. O paradoxo é que em uma democracia é preciso maioria no congresso, mas a forma de compor maioria faliu (e não quer morrer). Se este paradoxo não for resolvido, o povo, que votou contra a velha política, é que pode sim derrubar a todos.

    1. Perfeita análise, Marcos. Pena que o Antagonista não enxergue isso. É algo tão claro...

    2. Acredito no Mourão quando ele diz que o Bolsonaro não é uma ameaça à democracia. Caso esta república podre caia pelas mãos do povo, pelo caos, NUNCA pelos militares ou pelo Bolsonaro, parece bem claro que eles trabalharão para recompô-la rapidamente e tentarão preservar as instituições como puderem. Eles aprenderam a lição e repetem isto a toda hora! Mas também não agirão como seus colegas venezuelanos, não ficarão do lado dos bandidos, não se voltarão contra seu povo.

  148. Prefiro sempre ler tudo e ouvir todos aqueles que sempre tiveram a competência para analisar a situação política do Brasil. O diálogo do Twitter ficou superficial , fanático e agressivo tal qual o era na época do PT. Ocorre que isso também não é importante. A maioria não está representada nesses berros.

    1. Exatamente. Eu também sou daquelas pessoas que lêem tudo, leio até o Brasil 247. Assim,com horizontes largos, é que acredito poder exercer meu senso crítico.

  149. Ontem mesmo, assisti à entrevista do Presidente #Bolsonaro pelo Youtube e gostei pois ele está sendo popular e dando informações que antes ficavam nas sombras de um governo em partes "corrumpere".

  150. O site de vocês está piorando a cada dia; não querer enxergar isso é delírio com o sucesso momentâneo. Vocês não dialogam mais com o público cativo que projetou vocês ao atual estágio. Estão se transformando no novo establishment da mídia podre ao engrossarem o coro das mesmas narrativas da Folha, Estadão, Globo, etc.... Resumindo; vcs eram aquela antiga Antartica Original e agora continuam com o mesmo rótulo mas os cervejeiros de primeira sabem que a receita mudou. Claudio Dantas é a excessão.

    1. Fernando a sua analogia foi perfeita, essa cerveja que parecia ser de puro malte se revelou uma de milho tran$gênico. O elogio ao Cláudio é mais do que merecido.

    2. Imprensa não tem que ter lado e pior ainda atender a alguns leitores.

  151. Concordo plenamente, logo se repara que é um pequeno exército de anencéfalos (como os petistas) que ficam repetindo a mesma ladainha contra toda, toda imprensa e largando impropérios contra quem não ajoelha para beijar os pés do JB. Sim, esta manobra já se mostrou bastante improdutiva em um passado próximo.

  152. O PR tem tudo pra ser defenestrado. É um sem noção alimentado pelo ódio e inconsequencia dos filhos e fãs aloprados. Nao se da conta de q o nosso mundo real tem 12,4 milhoes de desempregados, contas públicas estouradas, crime correndo solto e os maias, alcolumbres e gilmares prontos a sacrifica lo. É tao preguiçoso ou burro q sequer apoia com entusiasmo o guedes, o moro, e um ou outro bom ministro e fica elogiando a espantalha da dalmares e mantendo cadaveres como o da educaçao e turismo

  153. E os "comentaristas imbecilizados" da grande mídia? Seriam esses os confiáveis? Andei relendo umas colunas suas do tempo da Veja e me deliciei com seu humor sarcástico e sempre preciso nos temas. Não sei o que aconteceu, só espero que você que você não esteja secretamente na torcida pelo Volta Lula para ver se recupera o seu "mojo".

    1. Esse é o grande problema dos adoradores do tenente promovido a capitáo quando foi para a reserva, quem náo esta com ele é chamado de petista ou adorador do molusco, com ose o mundo se resumisse a isso, pobre Brasil

  154. Bom, aproveitando este artigo do Diogo Mainardi, e o fato de que meu primeiro ano de assinatura na promoção está encerrando, deixo o aviso de que estou cancelando a assinatura. Boa sorte aos Antagonistas e náufragos na sua mui nobre missão jacobina de cortar a cabeça de todos os políticos que virem pela frente. Os jornalistas, como todos sabemos, são os heróis das Luzes contra os obscurantistas -- como é mesmo o clichê? -- "de direita e de esquerda". Abraço!

  155. Votei em Bolsonaro. Do outro lado, havia o petismo. A decisão fora lógica, indiscutível. Mas já ali havia alguma evidência do que se tem agora, não trata-se de novidade chocante. Escolhas e cargos tiveram acertos, acenos promissores: Moro e Guedes, principalmente. Mas a evidência convulsiva segue firme, cada vez mais forte. O despreparo é parte do que fora advertido antes. E quem mais tem a perder, claro, é o Brasil. O mesmo que anseia, a partir do seu descalabro fiscal, pela chegada da reforma.

  156. Marx, o obsoleto, disse q mudança social política corresponde nova tecnologia. Tá se provando via web. Por enquanto As redes não têm controle no ocidente apesar da lei direitos autorais da união europeia mas têm no oriente Rússia Turquia China. aqui no fim do mundo o q Globo estadão folha etc não vêem é q ninguém se informa mais pelo poder absoluto ex canhão do jornal nacional. Vão desabar. O q vem ninguém sabe, nem o bolsonaro nem vc Mainard

  157. Quando o Bolsonaro joga pela independência dos poderes, ele está sendo mais republicano. Por que reforçar esse discurso de golpe, quando ele sinaliza justamente o contrário? Nada como um dia após o outro para mostrar os contornos por trás das máscaras.

  158. O discurso de golpe é narrativa da esquerda. Não há nada que sinalize para isso, muito pelo contrário, quando o Bolsonaro defende a independência dos poderes. Por que sinalizar esse discurso para seus leitores? De que lado você está?

    1. Não Antonio, falo por mim, esta sua desculpa para não ter argumento não cola. Não ponha as suas ações nos outros.

  159. Concordo plenamente. E a imprensa contribui muito em inflar esses posts. Agora enquanto os Bolsonaros tentam implodir o país pelo twitter e WhatsApp, o Rodrigo Maia dodói criou uma crise no microfone do Jornal Nacional com capilaridade muito maior. De imaturos e irresponsáveis pelo visto o planalto está cheio e nós aqui sofrendo o reflexo dessa briga de poderes pelos seus interesses próprios. O país que se exploda para eles independente do meio de comunicação.

  160. Problema maior do nosso Capitão, a meu ver, é ele “descer da cadeira” de Exmo Presidente da República Federativa do Brasil para bater boca com quem quer que seja, bem mais abaixo dela. Posição de dignatário maior que lhe foi dada por cerca de 60.000.000 de votos (dos “mais conscientes”), para mudar o país, PRESIDINDO. Nada a ver com ficar perdendo o TEMPO PRECIOSO (não mais só dele) DA NAÇÃO com ti-ti-tis, nhem-nhem-nhens e blá-blá-blás que não tem nada a ver com suas OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS.

  161. Concordo. Infelizmente, a internet deu gás a um despreparado. Político de longa data com linguajar e ideias mediocres. O que é que se poderia esperar. De qualquer forma, sou brasileiro sem ideologias extremadas. É certo que ele teve a sorte de contar com um cara altamente preparado como o ministro da economia, eu conseguiu atrair um cara de respeito para a justiça. Torço para que as reformas necessárias aconteçam, tanto a econômica como a judiciária. Mas, com esse pres. Quem precisa de oposição.

  162. Surpreendente como pessoas bem formadas e informadas como Mainardi e Sabino, entre outros, não tiveram a capacidade analítica para prever no que daria essa família Bolsonaro no poder. Está certo que todos queremos o PT bem longe, mas sair daquela ladroagem pseudo socialista para cair nessa ladroagem escorada em milícias sanguinárias (e em nome de Deus!) é de uma ingenuidade que acaba dando certa razão para o alegado despreparo e ma fé de alguns bons jornalistas. Triste.

    1. Kkkkkkk, Hilário ver que só quem votou no Bolsonaro tem peito de admitir, os outros "gênios" estão obstaculizados pela vergonha.

    2. Nem precisava de bola de cristal. Bastava acompanhar as declarações dos filhos.

    3. Como além de gênio você tem uma bola de cristal, poderia declinar em quem votou para despejar sabedoria sobre nossas cabeças?

  163. Bolsonaro diz falar para seus eleitores, esquecendo que quem o elegeu não foram os bolsonaristas fanáticos das redes sociais, mas sim os que não viram outro caminho, elegendo o "menos pior". Acho bom ele acordar!

  164. Esquerdalhas canalhas hipócritas obtusos apedeutas mentirosos ignorantes mentirosos ignóbeis fracos mental massa de manobra esquerdoPTetas ImbeciliPTzados seguidores bovinamente amestrados castrados a cartilha comunista perda total pt para o cadafalso da mediocridade imbecilidade jumentiçia, onde a esquerda bolorenta põe a ✋ nada funciona nada cresce nada floresce só desgraça fome desemprego desesPTerança circo sem 🍞, ciganhotos cruzamento de cigarra com gafanhoto chupam rola cantam rip the end

  165. Bolsonaro precisa descer do palanque, virar presidente e nesta descida ler um pouco a história dos políticos mineiros, aprender que políticos falam menos, emitem menos opiniões e agem mais.

  166. Penso que como vários brasileiros que de alguma forma ajudaram Bolsonaro a ganhar as eleições vcs do antagonista estavam entre eles, havia um texto que alertava o descalabro que haveria com a Vitória do poste, verdade verdadeira, com certeza além de continuar quebrando o País o PT venderia tudo o que sobrou por qualquer valor já que o lucro seria deles, agora o que cobro aqui é a responsabilidade de todos prioritariamente a de vocês no sucesso do Governo e não apenas críticas e antagonismo !

  167. Só sei de mim. Essa revista começou bem mais agora vou cair fora antes que vire uma Empiricus tal como virou a Antagonista. Sou obrigado a engolir o STF mas imprensa nenfu.

    1. Vaza... Só não sei o que você vai ler para se informar, quem sabe a Bíblia.

  168. O problema é que o presidente faz parecer que governa apenas para os seus 4 milhões de tuiteiros, esquecendo-se de que há outros 200 milhões à espera de um milagre de Ele começar a governar.

    1. Concordo consigo ao concordar com o Diogo e espero que você concorde comigo em que me deve a cortesia - ou a fidalguia se achar melhor - de colocar seu nome, se composto com o seu adendo, ou sobrenome já que somos ‘xarás’...E já fico grato, rs. ✌️

  169. blabla bla. Vamos aos fatos: 1- bolsonaro n e’ nem um genio nem um santo e TODOMUNDO ja’ sabia então n e’ verdade que esta’ decepcionando 2- o sistema e a velha politica n vão se render facil e estão tentando engolir ele e TODOMUNDO ja’ sabia 3-nesse quadro a Crusoe n està ajudando em nada 4- n se preocupe que assim que completar o ano da Crusoe o numero de assinantes vai cair pela metade pois poucos vão renovar ...

  170. Era difícil aguentar petistas..agora bolsonaristas ... Rrrsss para ver a situação com clareza: Gleida ( ou Gleisi ou sei lá como se chama essa imbecil) passou a defender Bolsonaro... Sobrevivemos aos trancos e barrancos por quase 15anos, tinha esperanças mas pelo visto vai ser só no barranco

  171. Bolsonaro é o representante de meia dúzia de comentaristas imbecilizados. Presidente, mire-se na elegância de Sérgio Moro, na coragem inteligente da Janaina, cerque-se de virtuosos.

  172. De tudo que foi escrito e lido aqui, existe uma verdade cristalina, todos os que querem desestabilizar o governo, neste momento, fazem o joguinho imundo dos antilavajistas.

  173. Bolsonaro venceu as eleições, não foi sozinho e conseguiu tirar um cancro do Poder . Agora outra fase com outro grau de dificuldade ou seja Governar e mudar o estilo , para vencer uma guerra precisa de tropa de combate que necessariamente não deve ser a tropa de ocupação Brasil acima de tudo é Deus acima de todos dando para todos bom senso e juizo

  174. Vocês são a minha maior decepção da imprensa. Quando assinei a Crusoé, o fiz porque imaginei que seria uma nova VEJA (aquela dos bons tempos) mas a realidade foi outra, foi cruel. Pretendo permanecer como assinante até o fim do ano. Depois disso, vou avaliar muito bem o “trabalho” desenvolvido por vocês. A entrevista com Rodrigo Maia foi ridícula. O tempo todo tentando colocar lenha na fogueira. Vocês não se importam com o Brasil e sim, apenas, com seus bolsos cheios às custas de assinantes.

    1. Falou tudo Marcelo. E ao italo brasileiro radicado em Veneza avisamos: não somos robôs e respeite a opinião dos seus assinantes. Até o final do ano milhares deixarão de renovar a assinatura da Crusoé, o velho jornalismo em formato digital.

  175. Robotizados do Carluxo detectados aqui! Ou pessoas que precisam buscar no dicionário o que significam as palavras antagonista e independência.

    1. Concordo plenamente! É muito mimimi! Não pode publicar nada que é do contra!

    2. Muito bem colocado Roberto! Infelizmente vivemos o tempo dos extremos, as pessoas não se apercebem que estão desejando o oposto mas na mesma forma e vício que do outro lado. Como uma moeda com dois lados diferentes, mas ainda sim apenas uma mesma moeda.

  176. Boa, Mainardi! Os Bolsonóides, discípulos do Carluxo, têm, ao menos, dois entendimentos furados: 1) (Conforme você menciona) Que as redes sociais são importantes formadoras de opinião. Não são. Na verdade elas amplificam o que as pessoas pensam. E os aloprados fazem mais barulho. Mas as pessoas não são burras. Todo mundo vê o que está acontecendo. 2) Que o Bolsonaro foi eleito por eles. Não foi. A maioria dos votos foi de gente que só queria fugir do PT. Bora desligar o Twitter e governar?

  177. É Mainardi, vcs estão se igualando a mídia suja que polui às informações. Vcs deveriam ir na fonte, e não noticiar o que ouviu de terceiros. Lamentável vcs estarem agindo e se perdendo desta maneira.

  178. Fugindo dos devotos PeTistas esbarramos em devotos Bolsonaristas. É pedir com muita força que esse Governo pare de queimar navios.

  179. Ele é mais burro que aquele rei da “A Nova Roupa do Rei”. Da-lhe Diogo. Açoita ele sem pena. Ele consegue ser mais esdrúxulo que o Lula tentando ser esdrúxulo.

  180. Diogo o óbvio do óbvio é a verdade sempre a verdade nada mais q a verdade.Tb achei q Bolsonaro era a menos pior opção para votar. A obrigação de Crusoé e O Antagonista, quer dizer, seguir a ideia de falar só a verdade tem seu preço, mas tb sou a favor dela.Que a verdade seja dita,sempre.Quem não quer ver, verá.

  181. Os comentaristas, colunistas, repórteres etc acham que sabem por que confiam nas fontes. A maioria das informações repassadas à sociedade são especulativas e até mesmo falsas. Quem dá muita importância às redes sociais realmente tem muito pouco a fazer, ou é um preguiçoso intelectual.

  182. Diogo embora discorde de algumas postagens desnecessárias do filho no presidente, ele foi dos poucos a defender o pai em episódios que provaram ser necessários. (Ex. caso Bebbiano). Vou emporcalhar a área de comentários enquanto esse revista, que paguei, ficar reproduzindo militância progressista disfarçada de jornalismo e reproduzindo matérias de jornais também militantes. É uma vergonha algumas reportagens que seus jornalistas fazem. Mas felizmente,cada vez mais raras, há boas reportagens

    1. O caso Bebiano foi errado, eles lavaram roupa suja no meio da rua e criaram uma instabilidade que perdura até hoje por conta de outros tuites mal criados do bolsokid. O certo era resolver internamente e se necessário afastar o bebiano sem muito alarde. Por sinal já deveriam de ter feito isso com o ministro do turismo, ta na cara que teve esqueminha no estado dele e o Bolso fica pianinho, qualquer semelhança com governo Temer será apenas mera coincidência? Votei nele e quero ver a mudança!

    2. Observação perfeita, Andre. Concordo em gênero, número e grau!!!!

  183. A maioria das pessoas não entendem o que leem, tá todo mundo louco! Não se pode dizer um "a" que já tomam por outro lado, as vezes tenho a impressão de que só mudou o presidente e seus militantes; Deus nos livre, Diogo, você está certo.

    1. Se ... SE existe método na loucura, que sigam no executivo na linha de épater geral. Apenas, ... se. Torço para que exista e que se revele em breve um belo Plano Diretor nesta coisa toda. Que JBols já deixou claro e RMaia já compreendeu que não será "presidencialismo de coalização", parece estabelecido. Como será ?

  184. Salve, salve Mainard. Seu leitor desde sempre, tenho que o governo Bolsonaro sem um partido político de massas que seja instrumento de organização, conscientização e mobilização do povo e, como tal, coluna de sustentação política do governo, este não conseguirá enfrentar as reacionárias forças comunoglobalistas que intentam destruí-lo, inclusive fisicamente ao presidente como já intentado através do celerado "laranja" do PSOL, Adélio Bispo. Vade retro !

  185. Você subestima leitores tanto do Antagonista quanto Crusoé. Critiquei e sempre criticarei jornalistas que se dobram aos ventos. Vocês eram insuperáveis outrora. Tenho impressão que vocês precisam de Lula e do PT para ter novamente relevância sendo diferente da mídia tradicional. Tornaram-se mais do mesmo

    1. Não entendo os comentaristas daqui, o "Antagonista" como o próprio nome diz é exatamente o trabalho que eles vem fazendo. Esse atual governo ta fazendo muita trapalhada, valorizando muito pessoas sem o mínimo de equilíbrio moral e intelectual e deixando os notáveis lutando sozinhos. Tenho pena do Guedes e do Moro, estão tendo de fazer um dobrado por causa dos tuítes mal criados e de pitacos de um filósofo de araque que ama tanto esse país que mora lá nos confins da virgínia.

  186. Vocês da Crusoé e Antagonista, prometeram antes e depois das eleições, total neutralidade, que iriam somente comentar fatos. Mas ao contrário da promessa, ficaram no CONTRA! E engajaram outros repetidores de factóides esquerdistas, no lugar de verdadeiros jornalistas de investigação. Apesar de tudo considero ainda a Crusoé, uma boa opção de leitura, com discernimento...

  187. O Brasil real, com seus milhões de desempregados e inseguros, precisa de ações práticas tanto do Executivo quanto do Legislativo. Basta de ironias e indiretas inúteis nas redes sociais de todos que foram eleitos para nos representar!

    1. Liberal, leilões não salvarão o Brasil, no máximo afrouxam um pouco o laço no pescoço do Governo. O que ajudará de fato o Brasil e os brasileiros são as aprovações das reformas, mas o Bolsonaro ta cagando e andando para elas. Prefere dar ouvidos ao reacionário Olavo de Carvalho, deixar o carluxo disparar rajadas de sarcasmo e ódio em tuítes e por ai vai. Nem precisamos de oposição desse jeito e muitos comentaristas bolsonaristas contribuem com suas defesas para esse governo tosco. Lamentável...

    2. Acho que o Presidente está mesmo demonstrando inteligência abaixo da média. Seu governo é só de confusões o tempo todo. Sua capacidade de liderança demonstrada é praticamente nula. A própria base não chega a consenso. Ainda nos resta o consolo de que isso é o menos pior. A outra opção seria muito mais maléfica ao País. Aqueles que acham que estamos conspirando contra, deveriam se dar conta de que é melhor "apanhar em casa que na rua". Apanhar de nós, que o elegemos e queremos o melhor.

    3. Três leilões em 3 semanas. Tá bom? Parem de dar ouvidos a fofocas.

    4. Impressionante os robozinhos pró. A única coisa que funciona bem na “nova” direção. Só lamento que o Mainardi não esteja falando e escrevendo mais. Lucidez pode ser perigoso como no mito da caverna de Platão.

Mais notícias
Assine
TOPO