DiogoMainardina ilha do desespero

Guerra cultural e sucessos de Bolsonaro

05.04.19

O general Hamilton Mourão foi aplaudido de pé no seminário do Goldman Sachs, na segunda-feira. Ele representa exatamente aquilo que o mercado quer: o bolsonarismo sem Jair Bolsonaro.

É um contrassenso que, em cem dias de governo, Jair Bolsonaro tenha se tornado um empecilho para o próprio bolsonarismo. No entanto, foi o que ocorreu. Ele poderia estar sendo aplaudido de pé no seminário do Goldman Sachs ou numa padaria de Piracicaba, mas preferiu conquistar os urros dos militantes digitais que, segundo ele, encarnam o povo.

Os embusteiros que cercam Jair Bolsonaro o convenceram de que ele foi eleito porque deflagrou uma guerra cultural. Mentira. Ele foi eleito porque seu principal opositor era – e ainda é – um presidiário. Guerra cultural não é a nossa praia. Em matéria de guerra, só conseguimos tomar uns cascudos do Paraguai. E, em matéria de cultura, idem: só tomamos uns cascudos do Paraguai.

A guerra cultural queimou Jair Bolsonaro. Exemplo: a área internacional. A lista de sucessos do bolsonarismo no exterior é impressionante: o apoio a Juan Guaidó, enquanto o PT defendia a ditadura venezuelana; a expulsão dos médicos cubanos, que financiavam a repressão castrista; a decisão de extraditar o terrorista Cesare Battisti; a implosão da Unasul; o alinhamento com os Estados Unidos; a defesa de Israel, que enterrou de uma vez por todas o antissemitismo camuflado da esquerda. Em vez de transformar esses acertos numa nova doutrina, porém, Jair Bolsonaro dedicou-se a um debate suicida sobre o golpe militar de 1964 e sobre o nazismo, minando suas próprias conquistas.

A turma que aplaudiu de pé o general Hamilton Mourão mostra que, depois de cem dias, o bolsonarismo ainda continua vivo, apesar de Jair Bolsonaro. Mas não deve durar muito. A guerra cultural vai provocar mais essa baixa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣O choro é livre!!! A revista continua uma boa idéia, apesar do ódio reinante contra Bolsonaro! Mourão e seu ego não cabem no papel de vice! Mas o talento do Presidente em equilibrar os pratos, mandar recados pelo Carlos, alimentar Olavo, o estrategista que bolou a porra toda (respeitem) e emparedar Mourão e sua gana pelo poder, são INCRÍVEIS!!! Prossigam subestimando o Presidente! A ver...🤔

  2. Cancelei essa revista. Você tem falado muita bobagem desde a saída do informante bebianno. Em muitos casos repercute a mesma ladainha que a grande mídia diz. Se ferrou meu caro. Menos um. FERNANDO BARBOSA VALDETARO CPF 25278863889

  3. Perfeito o raciocínio, concordo plenamente, seria proveitoso deixar que, quando assim o desejaarem, presidente e vice troquem idéias e até mesmo discordem, é salutar!

  4. Bolsonaro deve acabar com a PEC da bengala e o senado deve tirar os falsos ministros Toffoli e Alexandre para que possamos ter novos integrantes no STF para que o País seja passado a limpo

  5. Mourao , é um sujeito que busca após se eleger na esteira de Bolsonaro se alinhar com a mídia mainstream e aparecer bonitinho, o escolhido foi o Jair pelo conservadorismo de valores e não por ser apenas oposição ao PT

  6. Não haverá baixa alguma. As pessoas que estão do lado certo, ou seja, do lado oposto à esquerda, não são mais meras espectadoras do cenário. Estão na linha de frente para o que der e vier. Demos um basta nessa parcela canalha da sociedade, cujo o único intuito é tumultuar o atual governo. E olha que apenas começamos! Segue o baile...

  7. Não concordo com você o que está acontecendo é uma disposição atípica de um vice presidente, que nunca aconteceu antes, olhe para atrás e veja os outros vices, só trabalhando na retaguarda roubando para se próprio, veja o temer bandido nato. O Brasil hoje tem dois homens de frente o Presidente e vice-presidente, ambos com boas ideias para um Brasil melhor, não pode ver como uma coisa negativa, os dois estão acertando. Bolsonaro nunca cairá, tem a voz do povo. Estamos com 03 meses de governo.

    1. meu amigo com todo respeito mas não temos liderança alguma com bolsonaro. ele continua surfando Na onda da campanha eleitoral. o que uma série de ministros e de colaboradores tentam de um lado ele desfaz do outro. no Fórum de davos ele tinha 45 minutos para falar e falou apenas 6 porque não tinha o que dizer ele não tem nada a dizer. no dia seguinte haveria uma coletiva de imprensa e ele desmarcou. realidade ele não tem nada dizer ele já se esgotou o que ele precisa fazer é consultar mais os Ast

  8. Detalhe, a aproximação com os USA e Israel foi pessoal, JB se não fosse contido pelos militares atenderia a todas as solicitações do Trump e faria do Brasil um pátio de manobra para as Forças Armadas dos USA. A mesma coisa com relação a Israel, se dependesse de JB seu filho e o incompetente Chanceler Jr, perderíamos o mercado árabe e ainda traríamos o terrorismo pra cá. Bibi se safou ontem mas ainda está enrolado em corrupção e o Trump pode não se reeleger. Se der ruim pros 2, como ficaremos?

  9. Esse texto é um boneco frankstein. Critica a guerra cultural e ideológica DENTRO do Brasil e exalta os acertos da guerra ideológica.... NO EXTERIOR... Mainardi não sabe mais o que é o Brasil nessa herança cultural grotesca que domina instituições como universidades e imprensa. Mainardi não gosta de ter outras vozes por aqui a lhe tirar destaque. Quer ficar eternamente na bancada de Manhatan Connection. Não tem humildade nem visão além de si. Não tem janelas. Só espelho.

  10. Mainardi, você está certíssimo, corretíssimo. Concordo de A a Z com sua visão. Bolsonaro cada vez faz mais bobagens. Morro de medo do Moro e do Paulo Guedes se cansarem das asnices do Bolsonaro e darem um tiauzinho a ele. Por favor, continue sim nos brindando com sua lucidez. Às vezes tenho a impressão de que só você é lúcido aqui. Como as pessoas podem ser tão cegas? É aquela história de enxergam apenas aquilo que lhes convém enxergar. Visão crítica é bem vinda sempre.

    1. Concordo plenamente. Os Antagonistas sempre lúcidos e com os pés no chão!

  11. Fiz a assinatura da Crusoé pq a revistas e seus jornalistas se mostravam independentes e traziam os fatos reais, sem qualquer viés ideológico ou preferência política. Passadas as eleições, e com a vitória da direita, a revista muda radicalmente, ou então passa a mostrar que era esquerda camuflada, ao ponto de defender a queda de Bolsonaro. Quero meu dinheiro de volta.

    1. Penso da mesma forma. Esse Mainard está e defendendo seu emprego na Globo News. Lá, quem pensa e se exprime diferentemente da orientação da direção é despedido. Aliás, já notaram que só a Oi continua anunciando nessa emissora?

  12. Ha, deixa de ser pessimista. Não vai provocar mais baixa nenhuma. Bolsonaro pode até ser meio trapalhão, mas não é burro, sabe reconhecer seus erros e os conserta antes de provocar um estrago final! É forte, já sobreviveu de uma facada fatal! Sobrevive à criticas ferozes da mídia suja e tendenciosa! Vai a seu tempo se organizar, organizar seu mandato e por o BRASIL NOS TRILHOS, apesar dos urubus de plantão!

    1. Concordo plenamente. Há muita água pra passar debaixo dessa ponte ;)

    2. Concordo... Tem três meses que ele assumiu e olha quanta coisa já fez.... temos que deixar o cara trabalhar...

    1. hahaha! Até nisso Bolsonaro é assertivo! sabe escolher seu vice! Parabéns!!

  13. Nos anos 70, sabendo que o General Geisel o detestava, porém sua filha o admirava, Chico Buarque fez uma musica com a seguinte estrofe: ‘você não gosta de mim, mas sua filha gosta!’ Hoje o fenômeno se repete com o Bolsonaro, só que entre a intelectualidade zona sul e o povo que padece no transporte público. A intelectualidade detesta o Bolsonaro, mas o povo gosta. O Mourão pode ser ótimo (assim como os eleitos pelo PSL e caroneiros), mas os votos deles foram para Bolsonaro. Aceita que dói menos!

  14. Oxalá o presidente Bolsonaro construa partido político que seja instrumento de organização, conscientização e mobilização do povo, nas cidades e nos campos, principalmente, a partir dos locais de moradia, das redes sociais aliadas, etc; sem tal veículo, o governo restará refém ao voluntarismo das redes sociais.

  15. Se vc pensa realmente assim, está tão por fora do que o povo pensa e quer qto o restante da “elite” intelectual e artística. Queremos uma guerra cultural sim. Não aguentamos mais as versões esquerdistas dominando o país.

  16. Sem dúvida. O Bolsonaro ideológico imagina que foi ele que ganhou as eleições. Quem ganhou as eleições foi a rejeição ao PT e suas políticas. Basta a Bolsonaro entrar nessa veia que ele alcança, de volta, a popularidade que lhe falta agora. Ao contrário, se seguir nomeando ideólogos malucos, irá caindo, caindo, caiu...

  17. Assusta ver o que Mainard anda escrevendo, será que mora em um país diferente? Ver nosso Brasil de fora realmente fica muito fácil, conviver por aqui no dia a dia muda todo esse palavreado, todas essas idéias, venha pra cá? Vc não sabe nada, criticar é fácil, vc deve estar precisando sair do seu quadrado.

  18. Puxa, Diogo, ser crítico é diferente de ácido. Caramba, você é branco só por fora, por dentro é vermelho e arrogante. Já fui sua fã, mas você. está corrompido. Aliado a Globo não podia ser diferente. A revista perdeu a credibilidade por SUA causa. Lamentável.

  19. Pai Mainardi, melhor aferir sua bolinha de cristal. Pode estar rachada. Com suas conexões financeiras com a rede Globo, você perdeu a hegemonia da "verdade". És financiado pelo 3° poder. Repita suas mentiras, achando que assim elas se tornarão verdades, e em breve não terás mais audiência. Seus novos projetos midiáticos já estão fazendo água. Estás perdendo leitores. A desconfiança sobre suas posições é crescente. Logo teremos Os Antagonistas dos Antagonistas.

  20. Esse cara tá de brincadeira, será que surtou? O fato é que está se desenhando um GOLPE para tirar LULA da cadeia. Patrocinados pela GRANDE MÍDIA , amparada pelo STF. Observem as manifestações de ontem a favor da LAVA JATO, contra Lula, etc. Com milhares de participantes não foram mostradas nos jornais, isso foi GRAVÍSSIMO, foi uma OMISSÃO abominável, certamente com segundas intenções, tenho até medo de imaginar oque está por vir...

  21. Jair Bolsonaro dedicou-se a um debate suicida sobre o Golpe militar de 1964 e sobre o Nazismo minando suas conquistas? É piada isso né? MINANDO AS CONQUISTAS DA DOUTRINAÇÃO DA ESQUERDA vc quer dizer! Se vc viveu em 1964 vc sabe que não houve golpe, e que na verdade a esquerda estava tentando dar o golpe, por meio de muitos atentados terroristas, os Militares interviram a pedido, e o Nazismo doutrina e partido do movimento nacional-SOCIALISTA alemão fundado e liderado por Hitler 1889, negar o

  22. Dizer que o Bolsonaro foi eleito por causa dos anti Lulismo, é ridiculo! Se fosse verdade o Tucano que gastou uma enorme quantia de verbas eleitoreiras teria ganho, é triste assinar um jornal que se diz independente, pra ler essas análises sem o menor fundamento na realidade dos fatos, com o fim único de tentar jogar a opinião pública contra o Bolsonaro e família! Esses jornalistas vermelhos e esquerda gostam mesmo de serem governados por corruptos.

    1. Por mim, foi eleito por ser anti-PT e os demais, haviam participado daquele governo, não tinham credibilidade...

  23. kkkkl Bolsonarismo sem o Jair Bolsonaro! Isso é tudo que essa esquerda e imprensa vermelha querem e estão trabalhando arduamente pra isso, Mas não vão conseguir BOLSONARISMO É O BOLSONARO, o povo AMA o BOLSONARO pelo que ele é, honesto, sincero, autêntico, e ama o povo e o Brasil. Quem é Mourão sem o Bolsonaro? Ninguém, só um vaidoso, desconexo com as propostas do governo muitas vezes, um Ze ninguém, que foi eleito na carona do Bolsonaro.

    1. Senhor! Eu acreditava no Diogo! Quanta ingenuidade! É...Talvez vc esteja salvando seu emprego e por isso vendendo a sua dignidade. Vou continuar olhando de vez em quando até findar a minha assinatura. Lamentável!!

  24. Diogo Mainardi junta-se a grande mídia nas críticas bobocas ao Bolsonado. Só para lembrar, através dele varios deputados e senadores seguidores também elegeram-se. uau!

  25. Bolsonaro é caso raro, feliz e maior que o ismo; modesto, recusa o orgulho e a arrogância mas não teme a experiência, a plenitude do erro e do acerto; sendo assim, é um forte o ex-Capitão, seus Generais sabem disso e lhe prestam continência. Obrigado.

  26. Pior mainard não é tu ter este ponto de vista,pior é que muitos de voces usam seus espassos para tentar fazer realidade seus pontos de vista não adimitindo estarem errados.

  27. Após ler esse artigo do Mainardi, fiquei atônito ante a postura vazia na crítica que fez ao presidente. Fui aos comentários e, pra meu conforto, vi que todos se opõem a ela. É difícil entender um comentarista do nível de Mainardi demonstrar tanta cegueira nessa opinião. Se Mourão foi aplaudido de pé, deve a Bolsonaro. Isso não pode servir de justificativa pra blá blá blá! Decepcionando, meu!

    1. Realmente Mainard está com segundas intenções, isso é claro. Assusta pois acreditei q ele teria um senso crítico apurado, mas está muito baixo, rastejando....

  28. Só um detalhe: você está proibido de falar em meu nome, principalmente mentir sobre as razões de por que votei neste ou naquele. guarde sua ignorância para a privada

  29. Va no Google e pesquise: Bolsonaro. Das 20 primeiras resposta, 8 são da página Brasil 247, nenhuma do Antagonista. Será que aquela pagina é mais relevante? Claro que não, logo a guerra cultural esta em curso e nós votamos no Bolsonaro exatamente por isso. E vocês estão escolhendo o lado da esquerda, querendo ser uma direita limpinha!

  30. Senhor Mainardi, estou desencantado com tanta crítica feita ao Bolsonaro. Tens muito a perder e pouco a ganhar, se tudo que escrever,(criticando) não der certo e ele o presidente transformar o país numa grande nação.

  31. Beleza Diogo, guerra uma ova, esses idiotas tentam ofuscar e / ou querem confundir todo mundo , clareza isto mesmo lucidez é para pou cos...

    1. Realmente as opções de nomes para os robôs estão se esgotam....

  32. Bolsonaro não expulsou os médicos cubanos, Em resumo, ele optou por pagar o salário integral aos médicos cubanos, sem enviar um centavo pra Cuba, ideia esta repelida por Cuba que mandou chamar os cubanos para o pais de origem. Acabei de assinar essa revista e espero que ela seja realmente IMPARCIAL, ou irei cancelar a assinatura.

    1. Além de que está na hora de resgatar a verdade chega da lavagem cerebral petista e dos livros de história segundo a esquerda os jovens desconhecem os fatos. Depois da pesquisa Datafolha que mostrou o Lularapio com 80.por centro de acertos no início do manda to e o Bolsonaro com 30 agradeço a Deus pelos desacertos significa que não está fazendo conchavos e está penando

  33. o que aconteceu com antagonista. entrou nessa histeria doida da mídia. para a mídia tudo foi polêmico. foi errado viagem aos EUA, liberar visto, errado ir no Chile, errado se alinhar com Israel. Diogo usa um sofisma como se a mídia fosse dizer a verdade se não fossem essas declarações. até criticaram 2 horas de descanso de bolsoanro. surreal antagonista. já cancelei

  34. Subestimar a guerra cultural foi o erro fatal do regime militar, erro esse que permitiu à Esquerda colher seus frutos na era Lula-Dilma, e que quase emplacou o Haddad no poder. Não podemos cometer esse mesmo erro novamente! Na verdade o Presidente está sim bem acessorado nesse aspecto, pois uma derrocada desse mandato quer dizer uma nova era de trevas com todo o aval para a esquerda voltar ao Poder.

  35. Bolsonaro é a realização da vontade do povo de mudar o que estava errado. Ele não veio estruturado nos ministérios e adjacências através de conchavos pré estabelecidos com costumeiros partidos políticos de plantão . É natural e completamente compreensível que esteja com dificuldades para encaixar adequadamente seus ministros auxiliares e os cargos complementares. Temos a certeza que embora haja um certo atraso não está havendo tramoias para roubos e rapinagens.

  36. O que se vê em matérias irrelevantes como está, é nada mais do que o "recalque" inconsolável dos amantes da dita esquerda caviar. A "fomegerada"esquerda do iPhone... literalmente, gerada da fome dos incautos e indefesos. Ao jornal Crusoé uma dica: Mais verdade e menos vaidade por favor! Se preciso for, adote exames toxicológicos na contratação dos funcionários.

  37. o vice presidente general Morão é pessoa honesta séria leal ao presidente e ao Brasil Não sei qual as intenções da Midia ou de quem quer que seja mas ele entende onde está o perigo e o inimigo que quer derrotar o Brasil e a sociedade brasileira. Parabéns ao vice presidente general Morão é!!!

  38. Meu caro colunista, vc é apenas mais uma voz ecoando na obscura e vazia caverna de plantão, vc, como os demais de mesma índole, preferem a utopia fictícia e imaginária à realidade de uma multidão de patriotas com amor febril por uma nação sofrida. Essa mesma nação vive hoje, o ápice da realização de um sonho antigo. O sonho de ser conduzida por especialista em suas funções... O sonho de se aliar a países de sucesso... O sonho de ver os " sangue sugas" lesa pátria nas masmorras da vida atual!

  39. Até agora mais de 100 declaracóes polemicas das quais 80 teve que reconsiderar. Quanto ao ministerio eficiente, lembro do Velez, Relaçoes exteriores, Dalmares, Meio Ambiente e Turismo laranjal...porque essa cegueira??? O cara erra e muito, precisa ser cobrado ou continua cegando a todos com Ducha Dourada, caramba precisamos evoluir,,,cobrar o sujeito

  40. Bilionarismo sem Bolsonaro interessa a vc sr. Mainardi e seu ego descontrolado. Quer ser o pensador máximo do jornalismo. Bolsonaro é uma figura catalisadora e absolutamente relevante para q essa equipe funcione. Queira vc ou não.

  41. A esquerda brasileira e seu sonho utópico governou o Brasil por 14 anos, nunca se falou tanto em Marx, Gramsci e outros filósofos marxistas. As Universidades ainda professam um culto ao esquerdismo de luta de classes, ódio a burguesia, demonização do livre mercado. Enfim, ainda não saímos de 64. E não é por culpa do Bolsonaro.

  42. Diogo Mainardi, você é impossível!! Diz sempre a verdade, mesmo que doa muito. Quando elegemos Bolsonaro, já sabíamos que ele não era um ótimo articulador político, mas um político corajoso que enfrentou uma oposição devastadora. Governar o Brasil, pós PT não é fácil. Espero, ansiosa, que ele encontre o equilíbrio necessário com a ajuda da imprensa não partidária.

    1. Lourdes, Em que momento da montanha de asneiras erguida pelo Mainard você achou a verdade? Ele insiste, edição após edição da Crusoe, em ataques levianos ao Bolsonaro. Colhe uma enxurrada de protestos e continua no mesmo rumo. Parece que gosta de dar murros em ponta de faca...

    1. Issi mesmo! É não sai da cadeia! podem inverter o que quiserem! inutil! Mas tem gente que gosta de perder tempo!!

  43. Bolsonaro não é bom de discursos longos e ilusórios, ele é de fazer acontecer apesar disso, coisa que até agora não está sendo visto por jornalistas como você. Da lista dos sucessos do Bolsonaro há inúmeros pequenos feitos que interessam mais aos habitantes deste país tupiniquim do que aos que moram no primeiro mundo. Ah... , não se esqueçam que quem escolheu o Ministério enxuto e eficiente foi ele.

  44. Incrivel como o fenomeno de ter politico de estimacáo agora mudou de lado, o Mainardi fez uma analise sobria e coerente, que concordo em 90 % das afirmaçoes, mas náo tem jeito, até de comunista ele é chamado pela patota minion...pobre Brasil #forapt

    1. Ele fez uma relacáo de fatos positivos, dos quais discordo do alinhamento cego puro e simples com Israel e USA , mas aqui o que se viu foi uma infinidade de baboseiras

    2. Realmente ele petista não é,porém como a grande mídia só tem mostrado os erros e jamais comenta os acertos que são muitos. Se queria um milagre teria que ter convocado Deus pra eleições porque com a situação que o Bolsonaro encontrou o país e com esse congresso, com essa mídia só um milagre ,mas vamos chegar lá apesar de todos sorte que o Bolsonaro sabe reconhecer os erros e tá de fato querendo fazer a diferença vai aprendendo na medida que for exercendo o governo está bem assessorado coisa ined

  45. Diogo, você foi mal nessa. Gozado que no Brasil se dá mais valor ou importância ao que se fala do que ao que se faz. Você está tão azedo como os imbecis da imprensa secular. Sai dessa logo.

  46. É erro considerar o êxito de Bolsonaro nas eleições de 2018 apenas ao fato dele representar a antítese ao lulopetismo. Se assim o fosse outros candidatos de centro (de esquerda ou direita) não apresentariam resultados tão pífios e Bolsonaro não teria pernas para chegar ao 2º turno. Erraram os "cientistas políticos" e toda a grande mídia que sentiu-se derrotada com os resultados. Desde então vem praticando seu esporte preferido, o ataque ao governo. Se quiser pode chamar isso de Guerra Cultural.

    1. Exato. Se não fosse a estrema-imprensa, ninguém se lembraria mais do Lula, que preso perdeu totalmente sua importância.

  47. Parei de ler quando li: "só conseguimos tomar uns cascudos do Paraguai". Na boa Mainardi, tá na hora de pensar em se aposentar, ninguém aguenta mais suas besteiras e você ainda vai afundar a Crusoé o Antogonista e prejudicar seus colegas. E pensar que apesar dos cascudos quase riscamos o Paraguai do mapa... santa ignorância comunista.

  48. Diogo você está na Europa? Aqui teve manifestações verdes e amarelas Lula escreveu na Folha e Dilma foi inteligente. Um patriotismo surgiu alimenta esperança por reformas. A mídia uma força poderosa atacam o JB e os que lutam para tirar o Brasil da lama. Crusoé tem grande responsabilidade e poder tem nossos olhos e eu confio na seriedade do jornalismo ético independente. Acredito no JB e seu time. Nos ajude nesta luta. Estive lendo você quando era Lula mas hoje está muito mais sério e urgente.

  49. Bolsonaro veio de uma quebra de paradigmas. Qualquer análise de conjuntura com a visão antiga, estará comprometida e se mostrará errônea. Abram a mente e pensem além, se quiserem entender a lógica de um homem determinado a mudar os destinos do Brasil. Remem!!!

  50. O bolsonarismo é aquele centroavante trombador que todo mundo acha que não vai longe, mas mesmo com todas as dificuldades, caneladas e tropeços, sempre vai lá e deixa um golzinho. É desse jeito trombador que ele vai aos poucos enterrando o lulismo, depois disso poderá morrer sossegadamente e ser enterrado com pompas, pois terá feito seu papel e terá o nome na história.

    1. Gostei da comparacao. Acho que é um jogador que não tem muita técnica mas tem muita alma, garra, fé e alguma coisa que não se explica que é aquela vontade doida e estimula os outros a jogar melhor.

    2. Verdaaaaddee! O Bolsonaro fez UM GOLAÇO ao ser eleito. FARÁ AÍNDA MUITOS OUTROS!!!

  51. Não concordo com a reportagem e Mourão foi um trapalhão na campanha e continua sendo. Moura é um falastrão e não se coloca em seu lugar como vice-presidente, mas quer sobressair além do necessário. Muitas vezes atrapalha o presidente Bolsonaro com seus comentários. Bolsonaro foi mesmo o grande vencedor do pleito por passar ao eleitor confiabilidade. Se não continuarem atrapalhando sem motivos, o presidente vai fazer uma ótima gestão pública.

    1. Mourão é um grande conciliador, já tirou varias vezes Bolsonaro de enrascadas Bolsonaro é um falastrão, votei nele, mas me decepciona todos os dias. Como Diogo disse, fez muitas coisas boas, acredito que fará mais, mas essa ideia fixa de achar que não houve golpe em 1964, só na cabeça dele e dois três patetas do s filhos dele

  52. O problema da dissonância cognitiva é que ela passa por fases, às vezes longas. O Diogo como desta vez não ofendeu os assinantes da Crusoé, já superou a fase inicial do confronto com a realidade. Agora vem a fase da defesa do ego. Esta pode demorar mais um pouco. Vai precisar esgotar seus argumentos de que, no fundo, esteve sempre certo, só se desviou um pouquinho da realidade aqui e acolá. Vamos aguardar o confronto final com a realidade, você está indo bem. Parabéns ao seu psicólogo/terapeuta.

    1. Exato. Preciso na verdade; è muito dificil quando a realidade dos fatos confrontam as nossas expectativas. O ponto que Diogo deve se atentar, nao defendendo suas ideias como se fossem mais do que isto; è apenas a sua particular interpretaçao dos fatos. abandone-a, e veja o que surje.

    2. Antonio, o meu xará é sem acento, mas é fácil de reconhecer pelo que ele comenta. Uma verdadeira cavalgadura.

    3. Parabéns José, melhor comentário da semana, agora tem um xará teu por aí que é um verdadeiro asno.

    4. pronto não terei mais nada para comentar. parabéns. apenas lembrar aos seguidores da mídia convencional, aquela que recebia bilhões, sim bilhões para esconder o assalto aos cofres públicos, que a lista que Diogo publicou é só um aperitivo, ela é infinitamente maior e mais abrangente, como estradas, escolas militares, saúde pública, enxugamento máquina pública, diminuição de 50% dos ministérios, corte 21 mil novos contratos, privatizações aeroportos e ferrovias, etc ect lógico em apenas 90 dias

  53. Excelente sua análise. Vejo grandes avanços no governo e você elencou bem os pontos positivos em relação às ações internacionais. Mas até eu,que votei nele, estou cansando desse papo de ideologia. Quando abre a boca,ferra com a reforma da previdência. Sem falar naqueles filhos. Cansativo demais. Tenho grandes expectativas em relação ao Moro e Paulo Guedes.

  54. A guerra cultural existe sim. E Bolsonaro não é nenhum neófito em política e em cultura. Por conta de seus valores ele ganhou as eleições. E por conta de seu caráter trará a ordem e o progresso para esta nação cansada de ser roubada e traída pelos seus políticos.

  55. Não existe nada de Bolsonarismo, mas sim o movimento de aversão ao liberalismo econômico e a descentralização do poder. O Bolsonaro é revolucionário, o problema é o reacionarismo da esquerda que está presente em todos os setores da sociedade e domina a grande mídia.

  56. Diogo Mainard, como jornalista você deveria ser guiado pelo dever ético de informar e criticar para contribuir com um Brasil novo, mas seu ego fala mais alto do que sua inteligência.

  57. Diogo,na sua análise, Bolsonaro nada fez de produtivo,ainda bem que pessimismo não é contagioso senão já estávamos no brejo.Bolsonaro venceu não por causa do presidiário,nem da facada,sua Vitória deu-se por sua humildade,honestidade e apoio dos militares.Sabe aquela preocupação,"se não der com ele,temos os verdinhos",confesso que cogito isso é pra isso estamos caminhando.Jair sabe de suas limitações,haja vista,seu posto Ipiranga,que aliás, tá dando um show de competência e tem ainda Moro que faz

    1. Sirlei Oda, obrigada por seu comentário! Exatamente o que penso!

    2. Sirlei Oda! Sua análise é completa! Os jornalistas, Institutos de Pesquisa Falharam completamente! Bolsonaro foi eleito, SELECIONOU ministros competentes! Jair Messias Bolsonaro é o Líder! PONTO FINAL!

    3. muito bem colocado. Não existe bolsonarismo. Existe um homem eleito p maioria do povo brasileiro limitado culturalmente ,sem brilhantismo no discurso mas c uma enorme vontade de trabalhar e fazer o bem ao nosso país. Essas conquistas elencadas foram conseguidas em apenas 4m de governo. agora lutar contra o 4° poder q quer mostrar q pode derrubá-lo a qq custo , ladrões e bandidos encastelados nas outras 3 esferas q há décadas assaltam os cofres publicos realmente é muito difícil.

    1. Realmente estão se esgotando as opções de nomes para os robôs....

  58. Não concurso vom vocês, nosso presidente está firme no comando da nação apesar de toda a grande mídia disparar suas metralhadoras giratórias contra JB. Avante Presidente.

  59. Engano,enquanto ele presidente continuar firme na proposta da proteção da familia da honestidade,combate a corrupção e criminalidade o povo q o elegeu vai estar junto.

  60. O articulista está sendo seletivo, só para citar uma pasta: veja o que o Mistério da Infraestrutura está fazendo. Não seja leviano!

  61. Até quando Bolsonaro continuará presidente? Mourão, surpreende com uma visão e postura mais dignas de um estadista. Espero que Bolsonaro se suporte na presidência por mais.dois anos. Assim, o que acontecer depois poderá trazer legalmente Mourão como apto a assumir a presidência. Sua sombra já começa a cobrir, para a opinião pública, a figura de Bolsonaro

    1. Meu Semhor. Quanta besteira. Um militar é leal ao seu chefe. Não vai haver impeachment. Mourão e Bolsonaro fazem isto de propósito. God cop bad cop. Simplesmente Mourão já começou campanha. E os idiotas analistas políticos que não veem isto, como vão ficar depois? Estou rindo à toa. Kkkkkkk

  62. É exatamente o que penso e gostaria de estar enganada, Diogo! Ou quem sabe ainda há tempo para que Bolsonaro e os seus entendam o que está acontecendo. Torço muito para que este governo dê certo! Quem sabe ele não passe a escutar um pouco mais os militares - Villas Bôas, Heleno, etc - que estão ao seu lado?!

  63. O PT saiu porque era corrupto! O Bolsonaro pode cair por ser incompetente! Ambos causam dano ao país...um por má-fé, outro por inépcia

  64. Faz mais de 3 meses que não leio esta revista e quando volto a ler dou de cara com um artigo tacanho destes. Estou realmente arrependido de ter assinado esta revista. Pena que paguei um ano inteiro a vista. A guerra cultural existe e é a única chance que temos de sair deste inferno psicótico. Por favor, se alguém conhecer uma revista eletrônica que seja coerente com a realidade me responde no comentário. Obrigado!

    1. Luciano, sugiro maior isenção e distância dos seguidores fanáticos do JB. Deixe de lado a guerra cultural que pouco importa e que só está atrapalhando as ações de governo que realmente importam.

  65. E ainda tem coragem de mandar email convidando a participar do antagonista novamente? Vergonha seu Diogo, que vai querer agora comandar o impedimento do Bolsonaro pelo que entendi de seu anúncio. VERGONHA de um dia ter acreditado em você. Bolsonariano hoje e sempre.

  66. Vou cancelar a renovação desta revista , somente por conta desse Diogo, enganador de primeira. Se fingiu ser contra a esquerda, pra ganhar fama. Agora vomita esquerda em todos os textos que escreve.

  67. O seminario no qual Hamilton Mourão foi aplaudido é 100%esquerdista. Deixa claro isso CRUSOÉ. Já estou ficando enojado dessa revista que deixa claro de que lado está.

  68. É a primeira e última vez que assino esta revista. Que decepção! Pensei que seria uma opção a revista Veja mas percebo ser farinha do mesmo saco.

  69. Prezado Diogo , com todo respeito , vc está se esquecendo que Bolsonaro escolheu todo seu estafe. Acho desnecessário tecer maiores comentários , para quem sabe ler um pingo é letra !!

  70. Diogo "prevendo" a derrocada de Bolsonaro para muito breve, outras "previsões" suas foram que ele não se elegeria, que a Hillary venceria o Trump e que o poste seria presidente do Brasil .Kkklkkk e ainda tem uns estultos que aplaudem kkkkkk.

    1. Robôs contratados pela esquerda isso já foi comprovado, e tem aos montes na internet, mas como todo bom esquerdista acuse-os do que vcs fazem e chame-os do que vcs são! Eles ficam doentes de ver que os eleitores do Bolsonaro, (a maioria do povo), amam e aprovam o Presidente, e fazem tudo pra reduzi-los a robôs, como os da esquerda. kkkk

  71. Só não podemos esquecer que foi graças a Jair Bolsonaro que nos livravamos da esquerda maldita que tanto mau fez a esse país, e agora após três meses vamos descarta-lo, tá de brincadeira Diogo, você já foi melhor !

    1. É isso mesmo que entendo José! Eu sou bolsonarista, mas às vezes o Bolsonaro acha que ainda esta em campanha. têm que se conter em alguns assuntos polêmicos.

    2. É a guerra cultural que precisa ser travada,sem ela tem pacote do Moro nem previdência.Vcs ainda não viram isso?

    3. o Diogo não está falando em descartar o Bolso... só está a implorar que ele deixe de lado essa estúpida guerra cultural e a agenda de costumes e se preocupe com a agenda econômica e o combate a corrupção (leia-se Paulo Guedes e Sérgio Moro).

  72. Bolsonaro tem se mostrado um grande trapalhão, mas acho que ainda há tempo para se recuperar. Do jeito que está é melhor dar a faixa ao Mourão.

    1. Tudo que esses jornalistas cretinos escrevem vira regra ?

  73. Mourão está livre desimpedido, de falar o que pensa. Tem estabilidade garantida no cargo de vice, não tem 3 filhos buzinando, não vê chifre em cabeça de cavalo.

  74. Diogo Mainardi, se você tecer elogios a Bolsonaro, muitos irão te massacrar; se você criticar Bolsonaro, também haverá massacre; se você se mantiver absolutamente neutro, idem. Não há como contentar a multidão do Bezerro de Ouro. Ninguém entende que seu texto é jornalístico e mostra sua versão da questão. Ao invés de debater a mensagem, eles atacam o mensageiro. A lucidez está muito em falta hoje em dia. Missão difícil a sua, Diogo. Buona fortuna !!!

    1. Diogo, enfim... Continue com sua caravana, na travessia do longo deserto, pois caravanear é preciso; faz parte da "paisagem" que os cães ladrem, enquanto a caravana passa. Ladrar, é da natureza intrínseca do cão...

    2. Tem método nisto, além de falta de lucidez, para eles destruir o mensageiro é mais fácil do que argumentar contra a mensagem, até porque muitas vezes não há argumentos. Na internet, está tentativa de desconstrução e tirar a credibilidade de alguém cola nos desinformados e burrinhos amestrados.

    3. Ãhãm, eu já havia dito isto. E espero que ele continue com o papel difícil que ele tem, de colocar o dedo na ferida.

  75. Mainardi tem muito daquilo que quer criticar. Só o fato de criar uma assimetria entre Goldman Sachs e uma padaria em Piracicaba já denota sua incapacidade e insensatez. É cheio de falar merda se utilizando de comparações entre povos ou pessoas. Um verdadeiro babaca!

    1. E por que você não contra argumenta com seu ponto de vista sobre o tema... Tenho a impressão que todos esses anos de estudo a respeito não mostraram como debater. Em política, ou ciência política, o debate é fundamental como praxis do conteúdo teórico.

  76. Decepcionada com vc Mainardi. E como eu muitos outros. Afinal de que lado vc está?. Só críticas ao Bolsonaro? Ele tem apoio inconteste do povo brasileiro e não é o Gen. Mourão que vai tirar isso dele e sim matérias como a sua. Sigo vc desde a Veja, que não assino mais. e assisto Manhattan, que me perdoem os outros todos excelentes, por sua causa. Vou pensar bem se renovo minha assinatura. Assinei no lançamento da revista, tal a confiança que nela depositava. Não mais. Desculpa a sinceridade.

    1. E você deixará de assinar uma ótima revista, com colunas excelentes como do Mario,Felipe, Ana Paula, Duda e outros, ótimas reportagens, porque discorda do Diogo? Tenha dó, ou é tentativa de coerção ou é de uma burrice oceânica.

  77. Nossa, que "impressionante"? Isso e nada é a mesma coisa. Onde estão os benefícios? Esqueceu-se do vídeo pornográfico, que melhor inspira o Bolsonaro. Bolsonarismo? Que termo mais ridículo! Isso não existe. É meia dúzia de arrogantes fanáticos malucos que não tinham voz e achavam o Bolsonaro "o cara". Aproveitaram a onda e resolveram se manifestar. Como sabem que ficarão sem voz ativa no governo Bolsonaro, pois as reformas dependem do Congresso, caíram do cavalo e ficaram perdidos na crítica.

  78. Eu tenho uma teoria da conspiração, Diogo. Porque JB veio do nada para ser presidente? Parece não ter cabimento. A Lava Jato escancarou a roubalheira do PT e do chefe da ORCRIM,a população começou a pedir ajuda das FFA(até lembrou um pouco 64) e a candidatura do JB começou a ser construída. Ele era um político e um militar. Como fortalecer uma mudança de rumo, desviar da esquerda sem a confiabilidade que o exército tem? Apesar destes primeiros entraves dos filhos e guru psicopata, eu acho que

    1. É por ai: "Vamos mudar o país, tira lo deste abismo. Mas os militares não são bem vistos. Então, vamos convidar um político, ex militar para a presidência. O cara é meio louco mas é forte. " Embora seja meio torto, vai dar certo. PT nunca mais! PMDB nunca mais. Vamos confiar. É o que temos pra hoje.

    2. Deve ser doidera minha, culpa do meu gosto por livros e filmes de suspense.rsrs

    3. desta vez dará certo, não por causa do JB mas porque o nosso grande exército está no entorno. Acho que e um remake muito melhorado mesmo!!! Dê tempo pois creio que desta vez a mudança de rumo é mais certeira.

  79. Amanhã, todos às ruas contra os desmandos do STF. Gosto muito do Diogo, mas discordo de seu ponto de vista. Discordo. Ponto.

    1. Verdade, o principal obstáculo para o Brasil mudar de verdade neste momento é o STF .

    1. Verdade Marco, não sei quem é mais limitado, quem escreveu ou a claque dele....

  80. Sr. Diogo, sei que está cagando e andando pelas criticas que recebe em decorrência da sua perseguição gratuita e desnecessária contra o presidente Jair Bolsonaro. Você mora em Veneza e está pouco se lixando se o país anda ou empaca. Se aqui pegar fogo pra você tanto faz, portanto, se não ajuda também não atrapalha. E se você caga e anda também para os assinantes é bom tomar tenência, porque de assinante em assinante que se irrita com seus comentários idiotas a revista emborca, capota e morre!

    1. Essa raça de auto declarados filósofos, os jornalistas vermelhos e esquetda caviar, a maioria morando fora e somente em países capitalistas e que ficam impondo por meio dos jornais, revistas e tvs, uma doutrinação socialista, disparam mentiras e distorções pra denegrir a imagem do Bolsonaro, familia, do governo, de gente que está dando o sangue pela libertação do nosso país dos planos nefastos da esquerda, e pelo bem do povo, deveria ter a hombridade de ficar lá FORA, e não fazer o mal que estã

  81. chego a pensar que o diogo faz isso de proposito, pra fazer raiva aos assinantes e dar um motivo pra nós renovar a assinatura pra poder continuar xinga-lo nos comentarios da coluna

  82. Pena esse seu radicalismo não necessariamente contra o Jair Bolsonaro, mas sim contra as pessoas que o elegeram. Lamentável!!!!!!!

  83. Diogo , parabéns por tantos anos de Antagonista e que sejam eternos. Que tal postar o video Do Bibi Netanihau sobre livre comercio , durante o recente encontro em Israel com empresários brasileiros

  84. Diogo Mainardi, um anti PT declarado, nunca escondeu ser contra Bolsonaro. Mourao é um bocaberta que faria de tudo para agradar PT Psol e a Globo. Pesquisem no Google sobre o estrategista do Trump que mandou Mourao renunciar e passar para a oposição.

    1. Dias não empolga ninguém, durou mais que o Requião. Mesmo falando aquilo que as pessoas querem ouvir, mesmo longe do poder e sem carimbo das empreiteiras; foi colocado de lado pelo bandido Beto Richa, bem avaliado à época no governo do estado. AD chegou à exaustão, foi perdendo espaço por não encarnar o NOVO. Quanto ao bolsonarismo, acabará em menos tempo que o lulismo. Óbvio, não barganhou o doce que os políticos amam: ministérios, cargos em 2o e 3o escalão. JB é hormonal, Mourão é cerebral.

  85. o Sr. Mainardi está redondamente enganado, torcendo para o quanto pior melhor , Bolsonaro permanecerá em seu cargo até o final do mandato.

    1. Vocês ainda não conhecem o JB. Quando diz que não nasceu para ser presidente está sendo humano e honesto e se abrindo, não sendo um bandido cheio de politicamente correto que aprendeu as malandragens no mundo nos sindicatos. Ficar frustrado por uma afirmação destas, concluo que estás torcendo para pior melhor e assim voltar a m.... do populismo falso.

    2. Vai permanecer. Mas reconhece em auto-crítica que é militar, jamais imaginou ser Presidente da República. E isso nos frustra, votamos contra o petismo, fomos naquele que melhor encarnou o anti-PTismo e a mudança. Por sorte os militares são respaldo ao JB, apesar de dar ouvidos ao O. Carvalho, será apenas presidente da transição do atraso para a retomada do país ao mundo capitalista. Deus ajude esse país ter sequência de presidentes progressistas

  86. De fato, não creio ser prudente provocar uma "guerra cultural" diante de tantas outras prioridades que o país demanda. Basta um criterioso "desaparelhamento cultural " no no Estado, universidades, nas estatais (privatizando) e pronto. Mas, se os bolsokids e as olavetes forem "militarmente" contidas, o capitão, que diz não ter nascido para ser presidente mas, militar, poderá ganhar as batalhas com Guedes, Moro, Heleno, Mourão, Santa Cruz, Tereza Cristina e, principalmente, com o apoio popular.

    1. Diogo Mainard adora controvérsia, adora chutar o pau da barraca, quando estava usando o Bolsonaro para se vingar de Lula seu desafeto número 1 desde os tempos da Veja, investiu com força, dá para esquecer que hoje Diogo é funcionário da Globo e o que representa a Globo no Governo de Jair Bolsonaro? Tão simples de entender é tão plausível !

    1. Vdd também estou decepcionado com esta turma,pois cada dia mais parece um jornalismo de fofocas,e a análise em segundo plano.Não renovarei

  87. 17%...esse era o índice de intensão de votos que cabia a Bolsonaro, incluso nesse índice os embusteiros digitais. Em seguida tínhamos o picolé do Geraldo, o aloprado do Ciro e o mensageiro Haddad enviado especial do presidiário. O capitão não entendeu ainda que a grande maioria do povo brasileiro votou contra a ameaça petista que conseguiu chegar ao segundo turno e o colocou no poder, e essa massa que o elegeu tem pouco a haver com esses radicais tuiteiros, governe para o povo meu presidente.

    1. Pelo contrário. Ele entendeu bem. O Bolsonaro e o Mourão fazem um jogo Good Cop Bad Cop. É um seguro contra o impeachment. Alguém acha que a esquerda iria derrubar o Bolsonaro e herdar o Mourão? Nem a esquerda é tão tapada como alguns analistas. O Bolsonaro se mostra um brilhante estrategista. A primeira coisa é reforçar seu laços com seus eleitores fiéis. Por isso EUA e Israel. Segundo: desidratar a oposição radical: por isso MP contra imposto. Terceiro: ganhar adeptos centro. Só tongo não vê

  88. Quando o Bolsonarismo vai acabar NINGUÉM sabe, muito menos o Diná Mainardi que NUNCA acertou uma previsão política, mas uma coisa é certa, o Mainardismo já acabou há um bom tempo.

    1. Temos que rir ,pqe Diogo se acha a última azeitona do pastel

  89. Oh Mainard ... que decepção! Você não corresponde ao que eu esperava ao assinar a revista Crusoé! Não se conformou com a eleição mais emocionante da história do Brasil e fica profetizando derrotas. Que tal se ater às listagens que você mesmo fez dos acertos , que foram muitos em apenas 3 meses? Quanto às observações que o Presidente fez e que você não gostou dá mais para refletir do que para condenar.

  90. Vc pode troçar do nosso Presidente em tudo que vc quiser, Mainardi, mas dificilmente irá chamá-lo de corrupto. Outrossim, mesmo não querendo, terá de admitir, esse Presidente é um fenômeno. Cuidado, não parta para a briga com quase 58 milhões de "embusteiros digitais de Bolsonaro", chamados também de "robôs de Bolsonaro". Críticas vazias, como essas que vc faz ao Presidente, mostram como a mídia brasileira é medíocre e sem criatividade.

  91. Mainardi, acho que vc tem consciência de que a maioria dos assinantes da sua revista, são os "embusteiros digitais de Bolsonaro", os mesmos que foram às urnas e o elegeram, portanto é bom ter mais um pouco de respeito com os "embusteiros digitais de Bolsonaro", vamos parar com esse azedume.

    1. A pior coisa que tem é ficar na moda. Ferra com tudo, atrai um monte de idiotas. Agora o "cool" é ser liberal na economia e "civilizado" (na realidade, medroso e castrado) nos costumes. O perigo deste "civilizado" é o vício social democrata de abrir as perninhas para bandido, a síndrome de Estocolmo. (Vão ser civilizados com Maduro na pqp!) Já perigo de qualquer soldado, é gostar, se acostumar e sempre buscar o confronto. Qual o contexto? É o contexto, babacas! (contextualizar não é relativizar)

  92. Você está delirando, o Bolsonarismo vai longe pela honestidade simples e cumprimento das promessas de campanha realizadas e também porque não existe adversários com sua confiabilidade

    1. A impressão que tenho é que esperavam que ao assumir o governo a máscara caísse e ele se tornasse mais um do mesmo. Não aconteceu. Ele continuou autêntico. O molusco caiu porque a máscara caiu e mostrou a cara de bandido corrupto ladrão. 1964 só voltou a ser uma data que não se pode apagar da nossa história. E viva os acertos e que venham muito mais! Que ele continue no twitter para sabermos a verdade de Verdade.

  93. Isso mesmo. Votei em JB a contragosto, apenas para ter o gosto de ver o PT na lona. E confesso que esse cara consegue, a cada dia, me surpreender. negativamente. E eu que pensava que nada se igualaria a Dilma Roussef...

    1. Cego é quem não quer ver A limpeza da organização criminosa que está em Brasília desde o Sarney não será limpa em um governo O que está aí é o preparo para a lavagem e o tempo necessário para a morte nos que iniciaram essa organização criminosa FHC Saney E todos os que se seguiram junto com apoie espécie de empresários

    2. Marina, você já viu alguma “ferida” passar despercebida do “dedo” de algum jornalista?!?! Eles adoram uma “ferida”!!!😃

    3. Perfeito Vinicius. Mais uma vez, Diogo coloca o dedo na ferida sem se importar com apaixonados pelo “Mito”!

  94. Patéticos comentários. Aplausos da Goldmam Sachs ou em Davos tem o mesmo valor. Nenhum. São fundos especulativos que saqueiam e partem. Já aplaudiram de pé FHC. Lula, Dilma, Marcelo Odebrecht, JBS, André Esteves, Eike Batista, etc. Que o Presidente Bolsonaro continue sua gestão, e bem longe destes bucaneiros.

  95. Mainardi e o estilo Globosta O lobo perde o pelo mas não perde o estilo Provoca para receber audiência Melhor continuar recebendo da Globosta para poder continuar na linda Veneza antes que também afunde

  96. Bolsonaro só não será reeleito se não quiser concorrer. Como Trump será reeleito. Simples assim. Apesar de toda pressão da mídia. Ele fará a economia decolar, e aí, esses argumentos serão descartados. A economia é o que interessa.

  97. Patético texto! A forma delicada como a Crusoé crítica JB é mais absurda que o UOL ou a FOLHA... Esses pelo menos são oposição declaradas..

  98. A Esquerda sempre foi e sempre Será Racista/Antisemita. Video os Editoriais da FolllhaSP que Disseram que o Hamas ,Grupo Terrorista(Irmão da Alqaeda[BinLaden]), ainda tem um papel importante a desempenhar. Quando o papel que este grupo se propõe é Exterminar Todos os Judeus Onde quer que estejam

  99. Tem um pouco de razão quando você fala da originalidade rústica do nosso presidente.Mas não seja deselegante. Eu gosto, ele é verdadeiro. Não podemos comparar culturalmente. Todos tem limites. No início prestava atenção e dizia ele não precisava ter falado disso mas depois percebi que seus resultados são muito maiores que seus pequenos deslizes. Ele é humilde e inspirador, sua fé e amor ao país foi o que atraiu e formou o ministério seleto. Estão lá por ele. Então respeite nosso presidente.

  100. Diogo, pelo amor de dels, você é mais inteligente do que isso. Não está dando o devido valor à cada coisa. Está focando em boçalidades, e, apesar de mencionar as coisas realmente importantes, não dá você importância a estas. Vocês estão querendo causar e estão se tornando péssimos analistas e maus jornalistas.

  101. Finalmente um texto inteligente que ilumina e mostra a realidade deste governo ! Toda a mídia brasileira , sejam colunistas ou jornalistas de jornal e TV deveria ler este texto do Diogo A maioria e destrutiva e míope . Acostumada a décadas com absurdos produzidos por governos de esquerda , como estes mencionados no artigo , só conseguem ver as asneiras que Bolsonaro fala para meia dúzia de radicais !! Parabéns Diogo !! Muito claro !

  102. Mais um "Momento Imbecil com Mainardi" ... Mainardi, Mourão conseguiu em menos de 2 meses defender pautas da esquerda, Lula, Jean Willis, desmentir o Bolsonaro e servir de massa de manobra para jornalistas militantes. É reconhecido como virtual traidor e ameaça ao Bolsonaro, podendo levar um governo para a esquerda. Militares não entenderam a guerra cultural nos anos 60-70 e tampouco agora e mesmo com as broncas de Olavo. Depois de 25 anos de governos de esquerda continuam ser idiotas úteis...

    1. Não, eles não se lembram, Fabio, eles sofrem da mesma síndrome dos petistas!

    2. Esses bolsominions de carteirinha são uns pândegos! Será que eles não se lembram que ninguém queria ser vice do Bolsonaro e a situação estava ficando ridícula? Eles tinham é que agradecer que o Mourão. Saiam do seu mundinho e aceitem que nessa eleição se votou contra o PT, contra o PSDB, não a favor do Bolsonaro. Ou ele toma jeito, o que parece difícil, ou vai começar a ser malhado sem piedade.

  103. Num ponto concordo com Mainardi: ao lado de sucessos que Bolsonaro conquistou na área Internacional, ele partiu para o debate cultural do regime militar de 64 e do nazismo. Penso que não está na hora desse debate. A esquerda ainda está bem viva, embora tenha perdido militantes e principalmente eleitores. Bolsonaro tem que ser pragmatico, como os militares em geral o sao.

    1. Melhor não. O pragmatismo dos militares nos legou o aparelhamento da imprensa, educação e cuyltural, entregaram um pais a beira de hiperinflação, seguindo de Sarney e Color, uma constituição socialista e 25 anos de cleptocracia PT/PSDB/PMDB e base aliada. Agora que um militar com experiencia na politica e guerra cultural os levou ao governo, tentam repetir o erro e ignorar o inimigo boicotando o unico que entendeu o processo e foi fiel aos principios. No fundo não aprederam nada. Vide Mourão...

  104. Quanta ignorância Diego Mainardi dizeres que não há guerra cultural. Vejas as Literaturas adotadas nos cursos de humanas nas universidades, principalmente as de humanas. Confirmes lá se não são todos baseados na Escola de Frankfurt. Depois fales sobre o assunto. Recomendo assistires o Brasil Paralelo.

    1. Wow. Como um bom olevete, não deve saber sobre os diferentes professores da escola de Frankfurt ...

  105. DIOGO, Tu estás completamente equivocado. Impressionante como consegues fazer uma leitura dos fatos de forma tão errônea. Proposital? Com certeza! Por que? Destruir o governo com jeito de seriedade e intelectualidade. Quando imprensa vai acordar...!? (para o novo tempo, novo eleitor).

  106. Foi só eu escrever que me arrependo de ter comprado um livro do Mainardi no passado e que ele ainda não entendeu os resultados das urnas que meu comentário foi deletado. Essa "ilha" do jornalismo seguindo o modelo cubano.

  107. Jair Bolsonaro foi eleito presidente porque tinha como bandeira o conservadorismo cultural. Apoia a liberalização da economia, mas esse não era o seu discurso principal. Ele nunca foi um dos adoradores do mercado financeiro, como os patrocinadores de Crusoé. É isso que esta revista finge não entender. Tanto é assim que deixou a defesa desse campo para seu ministro Paulo Guedes, banqueiro com um passado controverso, para dizer o mínimo. Estamos com Bolsonaro e contra Diogo Mainardi.

    1. Maria Goyabademinas (belo nome, kkk), concordo contigo. Muita gente com visão obtusa causada pelo ódio - que acaba cegando em relação à falhas graves desse governo. Sem extremismo, senão vira seita mesmo. Temos que tentar ficar alertas, para que erros possam ser corrigidos e para que o país possa sair do buraco em que ainda se encontra e seguir rumo ao desenvolvimento.

    2. Me tira dessa! Não estou com e nem contra ninguém. Como sou pagadora de impostos, acho que político tem que trabalhar e acertar. E como leitora, busco a verdade por pior que seja. Seguir seita e viver em bolha é coisa de petista. Tô fora!

    3. Tu falas em nome de quem? Não do meu e daqueles de meu círculo próximo. Eu e muitos votaram contra o PT.. Conservadorismo vem em segundo plano.

  108. É preciso dar tempo ao tempo. O debate legislativo de que dependemos é moroso, como se sabe. O Brasil é para a partir do ano que vem. Não temos 100 dias de governo, ainda.

  109. claro, como água de córrego das matas preservadas. muitos lutam a favor, mas o recruta zero não enxerga um milímetro adiante do seu nariz. O presidente do senado, Sr Deslumbre, está mais à vontade no cargo, que o próprio Bolsa nada.

    1. Acho que não é pessimismo, é um alerta. Desta vez é o Diogo quem está certo. Ainda dá pra reverter isso se algumas posturas imbecis forem deixadas de lado e se o presidente ouvir quem tem bom senso em vez de rompantes.

  110. É um texto que desinforma e cheio de birrinhas mainardianas. O que o Brasil quer é exatamente Jair Bolsonaro. O jornalismo adora criar intrigas, pois como parasitas sobrevivem do hospedeiro, assim sobrevive a imprensa.

    1. O que o Brasil quer é resultado. Com Deus ou com o diabo? Não interessa. Re sul ta do!

    2. Exactly . Aqui na CRUSOÉ o QUARTO PODER se sente oficioso e paranóico.

  111. Pc. Na veia! O Brasil deve romper as amarras que o prendem ao atraso. Precisa fazer isso com Bolsonaro, sem Bolsonaro ou apesar de Bolsonaro.

  112. Hora de baixar a bola e assumir o que de fato importa. O povo clama por emprego, crescimento econômico, saúde e educação de qualidade. A ideologia porca da esquerda empesteou o país , vamos em frente com racionalidade, não somos o PT.

    1. Inútil mesmo é a massa encefálica da claque pateta.

  113. Não concordo com nada disso. É muito palpite , tem muito espaço pra qualquer um. O formato atual de mídia oficial confusa ou redes sociais tb confusas, não funciona , vai a lugar nenhum. Não há verdade ou mentira (que tem até nome de ‘modinha’ Fake news !?!?) SÓ TEM PALPITES ?!?!

  114. Prefiro esperar o resultado não vou na onda do alarmismo da mídia em geral. Passando a previdência será o primeiro passo, depois projetos fiscais, projeto anticrime do Moro .

  115. Quanto mais vc tenta, pior fica. Vc que não entendeu o movimento q elegeu o Presidente e q o apoia. Essa foi uma onda q vc não conseguiu surfar. Acabou, Diogo, nem na prancha vc fica em pé mais.

  116. Bolsonaro tem uma qualidade de ouvir e reconhecer seus erros. Vai apreendendo na medida que exerce o poder entre erros e acertos está no caminho certo nada tão dramático que não possa ser reparado. Nesses cem dias de governo pra quem pegou um país em frangalhos e fora do rumo está se saindo bem tem tomado algumas medidas que está pon do o país nos trilhos mais a mídia não divulga, não tem interesse em mostrar os acertos pena só o Brasil perde, falam dos políticos nas são iguais loucos por dimdim

    1. boa Rita! tirar os Ptralhas do poder já cumpriu 99% do mandato, 3 meses não dá pra avaliar o governo que não aceita as culturas anteriores (toma lá dá cá). esperamos...

    2. E tem que limpar o chiqueiro com os porcos dentro!!!! Né brincadeira não!

  117. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Bom. A CRUZOE hoje está de lavar a alma. Só você Diogo, como não é novidade para quem o acompanha a muito, como sempre cutucando o raciocínio dos extremistas, para, di noooovo complicar... Bastava dizer das grandes vitórias do nosso herói Capitão, deixando para o tortuoso exercício mental crítico de cada um, o que entender, ou não, do PORQUE de seu tremendo fracasso midiático, tão na contra mão, para alegria dos petralhas quadrilheiros de sempre, sempre de plantão...

    1. É porque o Diogo tem aversão à sensação continuada de satisfação e alegria, aquela broxada inesperada no meio da coisa . . . graaaande Mainardi.

  118. Fantástica análise! Triste são os comentários dos bolsonaristas fanáticos. Bando de estúpidos. Incapazes de diferenciar o que é certo do que é errado.

    1. Olha, eu não torço pelo Bolsonaro, e sim pelo Brasil. O Bolsonaro errou muito, mas já acertou muito mais, e é isso o que importa. Mas para consertar o estrago feito em 30 anos, não somente na era PT, será necessário primeiro tirar toda esta ideologia de esquerda da máquina pública e da mentalidade brasileira, principalmente da imprensa, e ensinar o povo brasileiro a pescar. Bolsonaro está há apenas 100 dias no poder, tenham paciência e deixem ele governar.

    1. Perfeita análise. Diogo hoje é aplaudido pelo bando lulista. Acho que o presidiario tá grudado em Diogo. So acho

  119. Até hoje ainda me pergunto, o que diabos é "Bolsonarismo." Tudo tá mais para improviso, a começar pelo próprio partido, o PSL. Tem coisa mais artificial do que esse partido?

  120. A verdade dói, mas... liberta, né? A matéria traz um extenso elenco de REAIS conquistas do Capitão... ou não? Traz sim! VERDADE! Mas, mostra, sem sombra de dúvida, que tais conquistas (que ja são MUITAS) estão sendo empanadas por atitudes ridículas, retrógradas e até pirracentas e de enorme pequenez que nada contribuem para o país, no atual momento de grave crise econômica e com 14.100.000 desempregados!!! A batalha é esta e para vencer há que unir forças. E nao perder tempo com questiúnculas.

  121. Parece que você, Diogo, não aprendeu nada. A esquerda é lixo em qualquer lugar do planeta, e não será diferente no Brasil. Só largarão o osso na porrada. Sugiro então a leitura da gênese do lixo comunista: "A TRAGÉDIA DE UM POVO" de Orlando Figes, 900 pág. De uma canetada só você chama de ignorantes os que votaram no Bolsonaro, mas é seu direito de livre expressão. Seu sonho é ter um milhão de assinantes. Veja pelo menos "1964-Brasil entre armas e livros". Talvez aprenda alguma coisa.

    1. Eu votei no Bolsonaro e ele não me chamou de ignorante. Ele descreve exatamente o que eu penso.

    2. Bom mesmo era quando afanavam o Brasil em todos os sentidos. Mainardi ainda não entendeu a mudança no país. Ninguém acreditou que Bolsonaro seria o messias perfeito. Em um país corroído pelo lulopetralismo, a ORCRIM fará de tudo para inviabilizar qualquer governo que não tenha como objetivo se perpetuar no poder. E pensar que comprei um livro do senhor Mainardi.

    1. Perfeito João. Legal era o Lula vomitando merda (discursou na ONU comunista e dizia com orgulho ignóbil que não era preciso falar inglês para ser entendido, mas agora dizem que Bolsonaro é burro por não falar inglês) e o aborto Dilma que nem sabe formar uma frase em português. Escrotos são escrotos. E o povo de que se F#[email protected]!

  122. A guerra cultural faz parte, também. A reforma da Previdência, por exemplo, não precisaria ser sofrida, bastaria um 'canetaço' do Presidente liberando verbas e pronto, mas é necessária uma nova cultura no país; esta é a herança que Jair Bolsonaro deixará.

    1. Para o Diogo, essa herança foi conquistada pelo Mourão com Síndrome de Napoleão

  123. Enquanto vocês torcem pela queda de Bolsonaro , nós torcemos pela democracia plena , ordem e progresso . Aprendam de uma vez por todas : nosso Presidente é Bolsonaro , cujo estrategismo inteligente está desbancando mídias como a de vocês, que a cada dia se mostra mais oportunidta e rasteira ... decepção !

    1. Não estão torcendo contra, a crítica deve ser usada como feedback, se não ler as boas críticas não se melhora, não muda o que deve ser mudado.

    2. Estrategismo inteligente. Adoro ler piadas. Eu diria xiismo desinteligente. Até agora ele só deu uma de aiatolá da direita (xucra).

  124. Bolsonaro está gastando o seu cacife de popularidade, atirando para o lado errado. Está usando escopeta para matar pulgas. Que pena.

    1. Ao final, verão que foi correto usar artilharia pesada para matar pulgas. As pulgas escolhidas carregam vírus de alta letalidade.

  125. O Bolsonaro desperta no Diogo estranhos sentimentos . Aliás , pelo visto , o colunista também não deve ter aprovado a "guerra cultural" do Guedes na Câmara . A banca internacional,na mesma linha ,parece que estranhou esse episódio....

  126. Bolsonaro perde tempo e até popularidade, com assuntos que não merecem atenção. Infelizmente. Por outro lado, seus acertos são muito relevantes. Que tal repensar sua conduta, e a dos filhos, para ampliar esse leque de acertos mencionados pelo Diogo e não perder apoios?

  127. Olha, ele tem a opinião dele. A imprensa explora e tenta acabar c qualquer coisa q ele diga. Eu não me importo. Importa p mim, seus acertos nas escolhasministtos como Moro, Guedes, Salles e Tarcísio.

    1. Mais alguns ministros escolhidos pelo "capitão": Vélez Rodriguez, Damares, Ernesto Araújo, etc....

  128. Parabéns pela coluna. Alguns truculentos infelizmente não observam o óbvio. Se fizessem as coisas certas, se cortassem o Twitter do Carlinhos Bolsonaro, as coisas estariam muito melhor.

  129. Mainardi esquece o mais importante Bolsonaro luta contra o crime q nos oprime nas ruas e na tv Globo FSP Estadão Há uma guerra de morte de sangue e de raiva do domínio culto esquerdista na mídia e universidades

    1. Quanto mais dementes ficarem falando de Globo, mais o governo vai naufragar. A grande maioria de quem votou contra o PT não queria que o PT repetisse as práticas que arruinaram a economia. Se o Bolsonaro não fizer melhor, vai derreter rapidinho, como derreteu a Dilmanta logo que o povo percebeu que ela não ia fazer ajuste nenhum. A Dilma travou uma guerra contra a "imprensa golpista" Globo, FSP, Estadão e acabou onde está.

  130. Sabe Diogo , a única coisa interessante em seu comentário , é que parece que você pegou birra do Bolsonaro , o motivo, não sei ? Digo-lhe só uma coisa , ele fez boas escolhas para o apoiar e, neste momento , é a única esperança que o brasileiro tem . Vamos parar com melindres e focar em trabalho , isso que o Brasil precisa .

  131. Votou-se em um troglodita para afastar a quadrilha de neanderthais. O problema é que o troglodita está ameaçando destruir sua própria caverna...

    1. Heraldo, os generais já estão providenciando uma câmara confortável para ele, com um trono de "Rainha da Inglaterra". Única solução para ele não ir ao cadafalso por ele mesmo montado.

  132. Era a opção que tínhamos contra a volta do PT. Entre uma "canelada" e outra, Bolsonaro colocou Moro na Justiça e mandou uma proposta de reforma da previdência ao Congresso. Por enquanto, as coisas boas estão superando as ruins. Nada que Bolsonaro fizer será pior que a volta do PT ao governo. Pena que o Diogo não consegue ver isso e que tenha optado pelo ataque ao presidente e seus eleitores. Isso grande parte da mídia já faz...não precisamos ler a Crusoé para isso.

    1. Então não leia a Crusoé... Leia o Twitter do "capitão" e você terá apenas notícias positivas...

    2. Sim Flavia, o jornalista tem obsessão/compulsão por determinado assunto e está engessado. Não consegue virar o disco e discorrer sobre outros temas muito mais interessantes para o Brasil e até para seus leitores que tanto o admiram ou pelo que percebo em inúmeros comentários , admirávam mas não admiram mais.

    3. Flávia, o sonho do Mainardi é ter um milhão de assinantes; daí sua frustração. Este cara faz pouco de quem votou em Bolsonaro, pois ele queria seu queridinho Amoedo. Contra o Lulla ou não foram 58 milhões de votos, inclusive o meu.

  133. OS 100 DIAS: Bolsonaro está em corner. Se continuar sua ideologia xiita, irá encontrar uma muralha logo à frente. Se mudar o rumo para metas de governo, irá colher os louros. As forças da economia, da sociedade, da política estão insatisfeitas com seus rumos. Mourão tem prestígio como se presidente fosse. JB está indo para o ostracismo. Parece que já está acordando e buscando negociar as Reformas. Os Generais tentam orientá-lo mais fortemente. Bolsonaro é o Capitão, mas o Navio é nosso.

  134. Mainardi se especializou nos últimos meses a escrever asneiras. Bolsonaro, também, seria aplaudido de pé e ele foi eleito, sim, pela tomada de consciência do povo brasileiro quanto às nefastas políticas esquerdistas do PT, PSDB e afins. O Mourão é só um dos milicos ignorantes, responsáveis pelo caos político, econômico e social pós Regime Militar por nada saber sobre marxismo cultural e por continuar, junto com Mainardi, sem querer aprender.

  135. Eu acho engraçado como eleitores de Amoedo, Alckmin, etc., pensam que Bolsonaro foi eleito só pelo antipetismo. Bolsonaro foi eleito pela pauta de costumes e pela pauta anticrime/anticorrupção (que, necessariamente, são antipetistas e antiesquerdistas). Dessa maneira, Bolsonaro continua fazendo o que seus eleitores querem que ele faça. Bolsonaro representa o Conservadorismo do Povo brasileiro há décadas. E isso o elegeu.

    1. Quem elegeu ele por causa dessa pauta? Sem os votos dos eleitores do Alckmin e Amoedo, hoje o presidente seria o Andrade.

  136. Análise perfeita. Apenas observo que o General Hamilton Mourão é muito mais bem preparado culturalmente que Jair Bolsonaro. Mas será que o povão liga pra isso?

    1. Casadinha perfeita!! Um tem a experiencia política , jogo de cintura e resistência de um soldado em "guerra"...o outro mais disciplinado, controlado emocionalmente....

    2. No momento em que o xiismo de Bolsonaro deixar a geladeira do povo mais vazia ainda, o povo irá bater nas portas dos quartéis. Não haverá outra opção. Acorda, Bolsonaro !!!

  137. Discordo Diogo. Bolsonaro necessita cutucar as narrativas de esquerda, mesmo que com fogo brando. Talvez não necessitasse se parcela da imprensa, incluindo você, deveria dar algum destaque a já tão requentada frase, verdadeira, de que os terroristas NUNCA lutaram por uma democracia. Nós sabemos, mas ainda não chegou no final da linha e, afinal eles repetem a exaustão uma narrativa contrária. Por que, em certos casos, não fazer o mesmo ? Pra começar que tal um "review" do filme "64" CENSURADO ?

    1. O filme que você cita é tão honesto quanto o do Marighella, é por isso que o Diogo não resenha nenhum dos dois.

  138. O maior problema do Brasil é a cambada dos poderes legislativo judiciário e se não expurgarmos essa cambada nem Mourão da jeito Pobre Brasil

  139. Os militares ignoraram a guerra cultural e, graças a isso, os mesmos terroristas que queriam tomar o Poder à força o conquistaram por meio do VOTO anos depois. Certas verdades têm que ser repetidas para não serem esquecidas. Só assim nós conseguiremos nos livrar das esquerdas - todas elas. Bolsonaro está mirando o futuro e não apenas esses míseros 4 (talvez 8) anos de mandato dele. Se a questão econômica bastasse, o contraste entre as Coreias seria suficiente para acabar com a fé nas Esquerdas.

    1. Só existe guerra cultural para obcecados. Para esses, a Globo representa ao mesmo tempo a elite escravagista e conservadora da direita quanto o comunismo e as pautas de esquerda. Os mesmos que levantam agora a bandeira da Coréia do Sul chamariam o governo da Coréia do Sul de esquerdista, pois ele está mais alinhado com a Europa (chamada incessantemente de antro esquerdista pelas olavetes) do que com o que chamam de direita. E o PT chama a Coréia do Sul de direita elitista.

  140. Chora petralhada. pra desespero de vocês o governo Bolsonaro vai durar os quatro anos. e se ficarem com muito mimimi vamos reelegelo por mais quatro.

  141. Durante a campanha Bolsonaro demonstrou toda a sua incapacidade de governar e prometeu que aceitaria todos os projetos de Paulo Guedes. Ele ganhou e agora não ajuda e ainda atrapalha

  142. Mourão não existiria e não existe sem Bolsonaro. Foi ele que sozinho, sem dinheiro, com a ferocíssima oposição da grande imprensa (até hoje) que levantou a auto estima do povo brasileiro e liderou a reação ao petismo sujo, corrupto e irresponsável. E que continua sozinho, com poucos e leais amigos. A imprensa não se dá conta do que realmente ocorre: a opinião geral não se forma mais em cima do que a mídia diz. Ela se forma livre, através das mídias sociais e despreza o que dizem os jornais.

    1. ótimo comentário. Votei no Bolsonaro e continuo a favor do seu governo.

    2. O que você chama de opinião geral bebe direto de fontes nada isentas e manipuladoras.

  143. Diego Mainardi discordo totalmente de você, não quanto ao Vice Presidente mas discordo quanto as besteiras que você fala sobre Bolsonaro e o 31 de março de 1964. A despeito do que você possa pensar existe uma grande quantidade de brasileiros que moram no Brasil (NÃO NA ITÁLIA) que apoiaram essa manifestação de Bolsonaro - Vamos enaltecer as conquistas como foi o 31 de março de 64 e também todas as conquistas de Bolsonaro nestes 3 meses de governo e deixa o fuxico para a Globo e a Folha

    1. Mainard precisa ver a confissão da jornalista Miriam Macedo que diz que a maioria dos que se dizem torturados nunca foram sequer tocados na prisão. Eles eram orientados a mentir e o que eles fizeram por trinta anos. Mário Lago dizia: Quando sairem da cadeia mintam que foram torturados. E todos fizeram isso.

  144. apesar de não gostar, concordo! estupidez de sinal trocado. preguiça de ter que ficar rediscutindo o passado. infelizmente o pragmatismo ainda é a melhor arma política, afinal o que importa é a economia, companheiro !

  145. Hamilton Mourão,nosso Vice-Presidente é um homem preparado e convincente. E,com certeza,com os mesmos ideais de Bolsonaro: Fazer o Brasil crescer,livre da corrupção e com respeito as leis e a ordem.

  146. cem Mourões não vale um Bolsonaro! O povo elegeu o Bolsonaro por acreditar na ética e patriotismo que o Mourão não demonstrou ter ainda! A mídia pelega não aceita um governo honesto, tem que rolar um pixuleco! Será que as atitudes esquisitas do Mourao atraiu de vez os vermes ideologicos da,esquerda?

    1. O que elegeu Bolsonaro, sem dúvidas, foi o antipetismo. A manutenção do clima de campanha para tentar manter excitada a horda fanática que se formou em volta dele, como alternativa à Lula, poderá derruba-lo. Ninguém deve desejar isto, pelas consequências que traria ao país, mas, também não há dúvidas, mantido o comportamento do presidente e ocorrendo o que a lógica indica, Mourão seria a opção.

  147. Tomamos cascudos do PY, Diogo? Tem certeza? Não foi isso que eu aprendi. Ademais, não é o Presidente que trava a guerra cultural, somos nós, o povo. Jair só reflete o que está acontecendo aqui embaixo. Taoquei? Bjo

    1. Isso mesmo! Eles ainda nos tratam como militantes de esquerda que não tem vontade própria! Ainda terão surpresas! Como sempre, agiram como se não houvessem pensantes no seio da,sociedade civik organizada. Achavam que a fatura estava fechada e tabloides como este, fazem este tipo de texto retrógrado!

  148. Todos que votaram no Bolsonaro sabiam e apoiam suas idéias. O Mourão e a mídia querem empurrar na nossq cabeça que o Mourão é o cara. Ora bolas, nem voro ele tinha. Bolsonaro foi eleito pelo que ele é e não pelo que ele deveria ser.

    1. Maria! nenhum conservador,liberal falaria por você que acha,que um general abirtista,que aceita o mst como entudade a cut e acha,que a Venezuela tem um governo que reune condições de resolver seus priblemas internos! sem contar que se reuniu com representantes,slamicos! É esse homem que a mídia apoia e gente desinformada julga como um grande homem! Mourao é um grande melancia! Você deve ser seguidira do leudo costa!

    2. Não fale por mim e pela maioria das pessoas que conheço, votamos não PT. Bolsonaro e um embuste despreparado, que tem algum mérito de ter escolhido algumas pessoas preparadas para seu governo. O maior medo é que estas que ele mesmo está destruindo desembarque. Aí meu amigo é ladeira abaixo.

  149. As vezes penso que é estratégia, ele atrai os xingamentos para uma coisa sem importância, causa uma polêmica, eqto isso adianta o expediente, acho q é isso, tomara que ele acerte nas coisas mais importantes; gosto muito do Mourão, os Generais estão em alta, o Heleno, e o Santos Cruz, apesar de a Joice gulosa querer puxar o tapete dele; que não entornem o caldo. E o Moro, que é o Melhor de tudo. #somostodoslavajato

  150. Olavo tem um grande defeito, sua formação de jornalista, mas pelo menos ele não é mais, nem comunista, outro que deixa sequelas. Jornalista e amoedista também é triste. Manipulador sem voto é igual sogra que quer "casar" com o genro, que quer que o genro seja o marido dos sonhos, que tem ciúme da filha. (Outro dia, conheci um caso real, o cara largou a mulher pela $ogra. Tá todo mundo perdido, mas normalmente não rola)

  151. Mainardi, alguns hunos estão matando o mensageiro (você) por não terem gostado de sua mensagem (verdadeira). Eles detestam que seus "mitos" sejam derrubados. Ficam perdidos sem uma bengala, na qual apoiem suas inseguranças pessoais. Todo xiita necessita de um aiatolá.

    1. Nestas horas os "decerebrados" aparecem, quando era o momento de defender Guedes não havia nenhum.

    2. Falou uma besta cunhada de conceitos ultrapassados! Somente uma Anta não percebe que está com merda até o pescoço e cririca aqueles que lhes estende as mãos para desenterralá-lo! trata o pragmatismo dis conservadores pelo discurso floreado dos fabianos! vai estudar um pouquinho!

  152. Votei no Bolsonaro porque era a única opção contra o PT, mas já jamais achei que ele pudesse ser um estadista. O tempo está comprovando a minha ideia. Eu preferia o João Amoedo.

    1. Pois é Romeu, estou no mesmo barco, só espero que JB pense e atue antes que afunde.

    2. Kkkkkkkk o tempo esta passando!putz! O Bolsonaro não é um estadista? O cara toma uma facada e fica meses pra se recuperar e o Cara diz que o tempo está passando! em poucos dias, ele já fez msis wue Lula,Dila e Temer juntos! Você está assistindo muito essas midias! sai fessa lama! Vocês não deixam o cara governar! Amoedo? Um banqueiro seria melhor na sua visão que um politico capaz e honesto!

  153. Que recalque fdp Mainardi! Vc esta se perdendo em teus comentários. Vc faz parte de uma minoria esquerdopata q esta P da vida pq Bolsonaro começou a lutar pra acabar com essa história de golpe de 64 q os guerrilheiros sabem q não ocorreu. Ditadura com 400 mortos em 20 anos. Isso da menos de 2 por mes. Num pais q mata atualmente 60000 por ano. Va te catar Mainardi. Aceita q e mais facil!

  154. Texto fraquinho. Goldman Sachs é um covil da elite globalista. Bolsonarismo sem Bolsonaro é entregar o Brasil de vez para os banqueiros. Bolsonaro foi eleito na base do que você, que tem valores pervertidos, chama de guerra cultural. A vida é mais que dinheiro, Diogo.

  155. Mainardi, o maior defeito do Bolsonaro é não ser charmoso nem “descolado”. São pecados mortais para os críticos charmosos e descolados.

  156. Ler Mainardi passou a ser como ouvir Gleice, Lindbergh, Rosário ou qualquer um dos #elenao esperneantes e repetitivos. A esquerda deve aguardar a sexta ansiosa pra te ler e aplaudir. Um surto de mania contra Bolsonaro que não passa... Melhor mudar a cor de fundo do Antagonista/Cruzoé de preto pra vermelho pois eles devem ser seus assinantes em 2020. Boa sorte pra eles. Merecem. Pra mim deu. Tô indo. Tchau queridos. Lamento muito o naufrágio da ilha. Nadando de volta pra praia. Fui.

    1. Só não vê quem não quer ver. JB está indo mal, sim. Informe-se. Mainardi está até mesmo falando o óbvio; sua análise está correta.

  157. Ótima análise. O aplauso clamoroso a Mourão é grande recado. JB tem que reciclar suas ideias. Continuar a "guerra cultural" irá prejudicá-lo. Deveria afastar a direita xiita que construiu (filhos idem) e manter metas de governo: Economia, Crimes, União do País. Aí seria vencedor. O combate ao marxismo interno deveria ser feito de forma inteligente, não com provocações presidenciais rasteiras. Táticas inteligentes de uma estratégia ampla de governo. Cérebro. Sangue Frio.

    1. O artigo mostra que JB está na encruzilhada de seu governo. Os 100 dias de lua-de-mel acabaram-se. Muitos ovos quebrados e perdidos, por imprudência e sensacionalismo ideológico, algumas omeletes feitas (Guedes, Moro, Mourão). É o momento de acordo, passar o pano no chão, e aprender a cozinhar bem. Ainda há tempo para que JB se recicle e leve o país a bom termo. o Brasil não irá esperar 45 meses mais com tantas improvisações e trapalhadas. A hora é agora, amanhã poderá ser tarde. Acorde, JB !!!

  158. As promessas infelizmente estão se descaracterizando com o andar da carruagem. Se não fosse a falta de medo de sombra, que fez com que escolhesse ministros de peso, a coisa estaria pior. O Vice está sendo vital, assim como o Moro, o Guedes, a da Agricultura e os Generais que ficam nas entre linhas, regulando a oposição maluca.

  159. ainda bem que o mainardi n entendeu nadinha da estrategia do bolsonaro, pelo menos vai continuar latindo a toa e gastando munição atirando contra alvos falsos

    1. Diogo não tem valores morais. Ele não se incomoda com a podridão, mas esquece que os eleitores de Bolsonaro sim.

  160. O mal do Brasil não é o Bolsonaro ! O mal do Brasil é o Brasil. Nem as figuras mais influentes conseguem descrever o que sucede por essas terras... A nossa história esta muito mal contada pelos nossos própios "historiadores". Nada corresponde com a realidade. Se nem homens já com muitos anos de vida conseguem mostrar um pequeno conhecimento sobre nossa história, imaginem os pobres dos jovens, com a pobreza cultural que nos assola nos dias de hoje.

  161. O mal está vencendo; não há cangalha que sirva para Diogo. Depois de décadas de lavagem cerebral e doutrinação, quando surge uma luz no fim do túnel, Diogo insiste em tentar apagar. O que você quer cara-pálida? O Politicamente correto e seus derivados contaminaram tudo. Fica com melindres tolos e enquanto isso a escumalha continua assaltando o País. Eles não mudam, para isso que vieram e vão continuar. Com o apoio indireto do Diogo, Politicamente Correto. Falta TOMATES para fechar o LUPANAR.

  162. A minha esperança é o o Brasil sobreviva até 2022 e que Bolsonaro possa pelo menos cumprir bem o seu papel que de abrir o caminho ( e que não se perca por atalhos) para um presidente da categoria de Sergio Moro!

    1. verdade Sônia, Bolsonaro é o que temos prá hoje, o mais difícil eque parecia impossível fizemos, a maldita esquerda tá fora, agora é ter paciência, apoiar a transição! e vida que segue 2022 taí com Moro

  163. Acho engraçado o Diogo dizer que o Bolsonaro teve sucesso no exterior e ao mesmo tempo criticar a “guerra cultural”. As relações exteriores são a principal estratégia de Bolsonaro nessa guerra que vc diz que irá destruí-lo e o Araújo, com louvor, representa isso. Vc tá meio esquizofrênico. Da uma olhada no documentário 1964 do Brasil paralelo. Não só é importante como urgente revisitarmos 64. Os comunistas não são vítimas e não foram os militares que “salvaram o Brasil”, mas a sociedade civil.

  164. Oras, Bolsonaro não mudou. Ele era um deputado do baixo clero com discurso anti gay e revistinha nas escolas, contra o desarmamento e... não me lembro o que mais. Ele sabia da sua imensa incapacidade em todo o resto, por isto escolheu alguns ministros pontuais de alto gabarito. O que ele devia fazer e não faz é lutar pelos seus ministros e suas reformas.

    1. Porco não se incomoda com a lama Quando vem a mangueira para limpar, chamam de guerra cultural

  165. Mourão é muito mais preparado e inteligente do que Bolsonaro. Sou eleitor de Bolsonaro e não me sinto ludibriado, não. Mas, ele é limitado e muito. Politicamente falando e não gostaria de assumir isso, Lula dá baile nele "Politicamente" falando. Eu concordo com Mainardi. Votaria novamente em Bolsonaro ou em qualquer outro que apresentasse as mesmas propostas de campanha dele, pois me identifico com elas. Mas, ele está sendo amador em muitos aspectos. Precisa ouvir mais e que não sejam os filhos.

    1. Grandeza do Bolsonaro? Me poupe. Só consigo ver um sujeito despreparado, talvez tendo até algumas boas intenções, mas despreparado, tende como conselheiro um sujeito que não consegue se sustentar e pede esmola para pagar as contas. Patético.

    2. Será que vc não enxerga a grandeza do Bolsonaro? O cara sofria chacota antes da eleição, foi esfaqueado, quase morto e sofre a PIOR campanha de difamação midiática que um governante sofreu. Seus inimigos estavam com a máquina federal na mão por 2 décadas, nomearam a maioria juízes de suprema corte e compraram todo o congresso por 3 mandatos e vc entra na onda do Diogo de que ele foi eleito pq era anti-PT. O Bolsonaro tem uma personalidade grandíssima. O tempo irá provar.

  166. Mainard, foca no Brasil , vc está parecido com uma amiga, que tem ódio de Bolsonaro, foi #elenao, e não sai desta fita! Está insuportável ler seus comentários!

  167. As intervenções do Ernesto Araújo são notoriamente estapafúrdias. Matéria recente publicada em diversos outros veículos de comunicação nos deu conta de que o sujeito gabava os méritos do Dilmão na luta armada criminosa patrocinada pela esquerda e é conhecido o fato de que o Itamaraty é subjugado por um camarilha de oportunistas. O sujeito gagueja, transpira e enrubesce ao proferir as sandices teóricas que caracterizam seu novo personagem. É uma pilha de nervos, um pessoa digna de compaixão.

    1. OBS: "uma camarilha de oportunistas", "uma pessoa digna de compaixão".

  168. Mainardi mais uma vez repito, faz o teu bem feito e não se foque neste tipo de tema. Ademais achar que guerra cultural não está na pauta é incoerência total da sua parte, por que você foi vítima disto nos últimos 16 anos. Cara, sai de cima de muro, está ficando intragável.

  169. Sr Bolsonaro e filhos, a campanha feita por nós, já foi. Deixem de polêmica desnecessária e turismo internacional. foco no trabalho.seu eleitor não é petista cego não! precisamos sair dessa m e r da logo

    1. Nonato, calma! A coisa tem método. Bolsonaro não se meteu à toa na encrenca de prometer botar a embaixada brasileira em Jerusalém e, depois, trocar a ideia original pela criação de uma simples representação diplomática lá. O próximo passo é lotar de farofeiros o Airbus VC-1A em uma excursão por vários países árabes. É face "CVC governamental" da nova administração.

  170. A guerra mais difícil é a contra o marxismo cultural, porque será a mais longa. As outras são mais fáceis. Antes que eu me esqueça, cancelei a renovação da minha assinatura da Crusoé!

  171. Na verdade o Bolsonaro não mudou nada. Continuou sendo autêntico é defendendo as mesmas idéias que sempre defendeu publicamente e que mesmo assim se elegeu. A verdade é que o Congresso Nacional é um balcão de negócios de usurpadores do poder. Deputados e senadores, depois de eleitos, querem fazer a vida, reelegerem-se indefinidamente e o povo que se f.

    1. Quem é Mourão? Ele tem é que ficar quietinho no gabinete dele. Se quiser palpitar alguma coisa tem que candidatar-se e ganhar eleição. Cadê os votos Mourão? Ainda bem que ficou pianinho depois dos puxões de orelhas. Se não concordar com o Bolsonaro renuncie.

    1. Qual erro? 1964 que impediu que nos transfomassemos numa ditadura do proletariado?

  172. Esta crítica ao Bolsonaro foi muito precisa ! Levou em conta as conquistas e trabalhadas do Jair . Não ficou só nos erros :)

  173. Diogo, meu caro... pressinto que você será vítima do ódio e do fanatismo dos bolsominions de plantão... Prepare-se, chumbo grosso vem por aí! Todos ameaçam com o mesmo discurso: a imprensa é vendida, comunistas enrustidos, por que assinei Crusoé? Calma e serenidade: são apenas quadrúpedes falantes, que não alcançam a clareza de seu raciocínio, incapazes que são, de ver equívocos no Capitão Desvairado, tosco e limitado! Triste Brasil!

    1. Raquel, amiga. É força de expressão! Arrependo-me de meu vocabulário, temos que cultivar a paz na nossa nação! Tolerância e generosidade, de ambos os lados, senão, para onde vamos? Paz e perdoe-me! Mas, fique atenta!

    2. Oie!!! Sou uma quadrúpede falante e esvrevente. Prazer!!! 😉

    1. Concordo com você, o Brasil pediu mudanças e agora muitos vem com outras histórias o Antagonista está claro contra Bolsonaro , se essa turma que votou no mito for contra vocês, acabou termina em merda!

    2. Isso mesmo....foi eleito assim e está sendo coerente com seus ideais. Ou preferem um lulinha paz e amor?

Mais notícias
Assine
TOPO