Bebianno e a bengala

01.02.19

Gustavo Bebianno, atual secretário-geral da Presidência da República, lançou-se pessoalmente na missão de colher a opinião de juristas sobre a possibilidade de desfazer os efeitos da chamada PEC da Bengala, que elevou de 70 para 75 anos a idade em que magistrados são obrigados a se aposentar. No governo, há quem sonhe com a ideia. Com o limite atual, Bolsonaro terá duas vagas para preencher no Supremo Tribunal Federal ao longo do mandato. Se a chamada “expulsória” voltar para os 70 anos, o número dobra. O próprio Bebianno, advogado de carreira, é lembrado como um dos nomes que o presidente pode nomear para a corte.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBebianno: encarregado de consultar juristas sobre a “expulsória”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Joguinhos de poder típicos da corte. Enquanto isso, a sociedade que trabalha, ou tenta trabalhar, só encontra problemas pela frente. Se a gente não destruir essa corte chamada estado - com seus 3 poderes inúteis, vamos seguir escravisados e sem rumo. Sociedade se faz com estado mínimo - ou até sem estado, e com pessoas livres e responsáveis.

  2. eu considero necessário inclusive para que no serviço público em geral possamos renovar as pessoas e deixar um pouco mais de tempo para a pessoa gozar a vida.

  3. PEC da bengala é uma aberração! Pelo retorno aos 70 anos já! Estes ministros gagás que vão aproveitar sua fortunas e deixar o Brasil se modernizar!

    1. perfeito comentário. aliás iria limpar o supremo vergonha

  4. Só de pensar que os comoangeiros togados irão para casa mais cedo já acho uma ótima idéia: a despetização tem que ser completa!

  5. Tem ser de acabar com esse velhos gagas protetores de bandidos. E a mesada do Tofolli ANTAGONISTA? $100 paus somente . Totalizando $4.5 MILHÕES

  6. A PEC da bengala é uma excrecencia criada pelo proprio STF em conluio com um Congresso corrupto q trabalha de costas para a sociedade.

  7. Isso é casuísmo. Apoiamos isso lá atrás. Não podemos mudar de ideia agora apenas porque é conveniente. Espero que não levem isso adiante. É melhor aprovar mandato com prazo determinado para juízes do Supremo.

    1. Sem duvida é cazuísmo. vamos repetir Fujimori e Orban?

  8. Bem feito, criaram a PEC da bengala pra evitar possíveis indicações da Dilma e perpetuaram lixos como Lewandovski e Marco Aurélio. Enquanto os que estiverem no poder pensarem apenas em formas de se beneficiarem, e não em regras que fazem sentido, todo tiro vai sair pela culatra. Aí nas próximas eleições ganha um oposicionista com direito de nomear 8 ministros, vão querer reimplantar a PEC? Vão pro inferno.

  9. O sistema atual deve ter lá o seu "porquê", sou leigo. Minha intuição diz, para fazer uma média com o sistema atual, que os juízes (de carreira) deveriam indicar 10 nomes, o Congresso filtrar 3 e o Presidente escolher 1.

    1. Me parece uma boa ideia ! Fica o pensamento: Será que Moro teria chance de chegar lá? De qualquer forma o critério deve ser independente de casos específicos .

  10. Que sejam eleitos pelo povo a cada 4 anos, esse STF é uma vergonha #STFvergonhanacional #foraSTF Cadê as investigações dos togados Crusoe ?

    1. Boa observação, cadê a investigação dos togados??

Mais notícias
Assine
TOPO