A fúria de Eliana

01.02.19

A ex-ministra Eliana Calmon está furiosa. Em conversas privadas, ela desfiou uma coleção de xingamentos impublicáveis ao saber dos termos da delação premiada de Léo Pinheiro, o ex-manda-chuva da OAS. O empreiteiro disse à Lava Jato que pagou 1 milhão de reais ao ministro do STJ Humberto Martins, atual corregedor nacional de Justiça, em troca de ajuda em um recurso que tramitava na corte. Léo Pinheiro afirma que o valor foi pago para que o ministro protelasse o julgamento até a saída de Eliana Calmon do tribunal – todos davam como certo que ela, àquela altura prestes a se aposentar, votaria contra a empreiteira. Humberto Martins nega a acusação. Outros ministros do tribunal afirmam que o caso não foi o único em que a ausência de Eliana em julgamentos teria virado moeda de troca para colegas.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéEliana Calmon: fula ao saber dos termos da delação de Léo Pinheiro

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como assim? Então quer dizer que suas excrescências do stj admitem, na cara, que existe corrupção nos seus quadros? E fica tudo por isso mesmo?

  2. Não vejo a hora de ver os bandidos de toga pagando por seus crimes contra o Brasil. Não se salva 20%. Os que não enriqueceram, simplesmente foram coniventes com as falcatruas no Judiciário.

    1. Meu Deus...qta ignorância.Lê é entende o oposto do q.foi escrito.

    2. Esse deve ser filhote da "pátria educadora"... incapaz de interpretar um texto curto e simples!

    3. Preste atenção, antes de fazer um comentário!! Eliana Calmon é um exemplo de retidão.

    4. Se aposentar é papelão ? Leia de novo e entenda o texto. Os caras estavam negociando pelas costas dela, segurando o processos para quando ela se aposentasse. Sem que ela soubesse. Papelão é o seu que não sabe ler e interpretar.

  3. Antes do Cabo e Soldado, precisamos abrir a caixa de PANDORA do judiciário e ai sim fazer uso do cabo e soldado, deve ser mui.....to pior do que o estouro da barragem, calma seres CELESTIAIS DO judiciário a investigação dos HUMANOS da PF esta chegando.

  4. Que a fúria da Eliana sirva de combustível para a Lava Toga. Neste tema devo reconhecer e elogiar o pioneirismo do Antagonista/Crusoé : Tentaram puxar , sem sucesso , a pauta bomba do Toffoli , Votos que o Congresso se reabilite institucionalmente tendo a coragem de propor o IMPEACHMENT seguido de CADEIA deste togado. Neste dia vou acreditar que o Brasil mudou. Por ora vejo sinais de alento!

    1. De pleno acordo, estou esperançoso por novos tempos na política e judiciário, parabéns a CRUSOÉ!!!

  5. Foi a MELHOR corregedora da Justiça que o Brasil já teve!!!! Deveria ser muito.mais prestigiada !!! E a primeira que disse se a lava-jato não chegasse ao judiciário e tribunais superiores, algo estaria muito errado com a operação!!! Taí o Toffolli...na calada da noite legislando a troco de quê??????

    1. Em minha opinião, ela deveria ter ocupado o lugar de Sérgio Moro e, este, ter aguardado a indicação para ministro do STF. Eliana Calmon teria mais força no ministério.

    2. Em minha opinião, ela é que deveria ocupar o lugar de Sérgio Moro e, este, esperar a indicação para ministro do STF. Ela faria um trabalho igual ou até melhor que o dele...

  6. Alguns anos atrás, um advogado muito experiente e muito conhecedor do mundo jurídico - político, me disse que dentre os três poderes o judiciário é o de longe o mais corrupto.

  7. Uns trinta anos atrás eu ouvi de um amigo a seguinte frase: "Vcs vão ver qdo conseguirem abrir a caixa preta do Judiciário brasileiro"

  8. Existiam dois ex-Ministros no STJ , o Min. Peçanha Martins e a MInistra Eliana Calmon. Dois juristas na acepção do termo, Honestos e competentes. Peçanha morreu, mas Eliana, uma combatente de primeira linha e hora, está aí para responder como respondeu. Ela sempre combateu a corrupção e seus acórdãos são um primor. Mas isto apenas a enobrece e confirma aquilo que plantou por décadas.

    1. Concordo em gênero número é grau. Daria uma excelente Procuradora Geral da República. Atenção Presidente Bolsonaro

  9. O Judiciário é o PIOR dos três poderes. Por mais que reclamemos dos políticos, mas todas as decisões formais são tomadas sob fiscalização da sociedade, e por quem o povo quis que estivesse lá, ao contrário do Judiciário, que é uma caixa preta e atrasa o desenvolvimento do país.

    1. Concordo inteiramente! Dos poderes, é o mais corrupto!!!!

    1. Quando tive problemas com a Crusoé fiz contato por e-mail e eles me orientaram, resolvendo a situação. Sugiro que façam o mesmo, ou desinstalem o app e baixem novamente.

  10. #lava-toga... Se isto não for feito, em pouco tempo os ratos togados e seus amigos no executivo e legislativo se reorganizam para liquidar a lava-jato e defenestrar o Moro do governo. O Gilmar beiçudo já está se cuidando...

    1. É verdade. A faxina deve ser completa, senão os ratos voltam!

  11. Lava-toga já! NO STF tem de pegar o Toffoli, o Lewandowski, o Marco Aurélio e o Gilmar. NO STJ tem o Noronha (que acaba de libertar o playboyzinho Richa) e outros.

    1. Como? Marco, você poderia traduzir o que quis dizer?

    2. Não precisaria tanto se as pessoas tivessem aprendido incompreendido gramática além de ler alguma constância.

    1. Verdade. Lavar as fraldas do filho é prioritário, assim como dos filhos do presidiário de Curitiba.

    2. Enquanto ele não lavar a fralda do seu “garoto” nada mais lavará. E o mau cheiro continuará incomodando.

    3. Apenas um (01) Bolsonaro é pouco para desmantelar o enorme castelo de interesses montado nesse país. O seu próprio vice, até agora, parece mais atrapalhar que ajudar.

  12. FICA CLARO Q A LAVA JATO TEM Q CHEGAR AO JUDICIARIO. Finalmente algem denenciou o judiciario. Alguem tem alguma duvida q aquilo e'uma casa de negocios, com raras excessoes.?

    1. Alguem tem duvida q ha varias casas de negocio no judiciario ? Q ta na hora de criar uma Lava Jato propria pra limpar o judiciario?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO