As garras de Pequim
Este é o grande desafio que se impõe ao Brasil: evitar trocar o estatismo do passado pela submissão externa a regimes autoritários no futuro

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
A grande expansão chinesa pelo mundo possui rumo nítido e objetivos que estão muito além da economia, com claros desdobramentos políticos por onde passa. Esta iniciativa tomou forma muito bem definida pela estratégia da Nova Rota da Seda, implementada pelo governo de Xi Jinping (foto).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-03-24 18:34:11É preciso alertar nosso Congresso, e nossa oposição, para ficarem extremamente alertas às negociatas e corrupções que a poderosa China pode tramar ou acarretar ao Brasil. Precisamos de estadistas sempre alertas às investidas dos chineses ou quaisquer outros que venham pescar por aqui. Negociatas com corruptos brasileiros como o atual governo petista, não valem o papel onde são escritos.
Ângelo Comisso
2024-03-24 12:56:44Impressionante a abrangência e qualidade desse texto. Parabéns a Crusoe por ter seus quadros profissionais qualificados.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-03-24 00:54:26O Brasil não pode mais continuar com esse sistema corrupto onde advogados, políticos e juízes ditam o que deve ser feito no país. Orçamento secreto, ainda por cima segredo de 100 anos para futilidades da 1ª dama e similares. Absurdo. Precisamos de Estadistas integros, intransigentes com erros, mentiras e desonestidades. Precisam pensar na pátria. Por volta de 1780 os EUA tiveram Alexander Hamilton, um dos "founding fathers" homem culto, inteligente, militar e nos falta alguém como ele.
Annie
2024-03-23 19:25:45Assunto de extrema importância parabéns ao autor e ao Antagonista.
KEDMA
2024-03-23 11:05:09Ótimo artigo.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-03-23 10:09:49Parabéns Sr. Marcio Coimbra. Assunto importantíssimo, negligenciado pelos ideologistas do PT, PSOL, PSTU e demais esquerdistas q não hesitam em vender nossa soberania contanto que se mantenham no poder. Precisamos um amplo debate nacional definindo na Constituição, até onde podem os membros do governo, assinar contratos, concessões, etc. com governos estrangeiros sem passar pelo crivo do povo brasileiro. Lula já se declarou comunista, então pelo seu passado d traidor, precisamos muito cuidado!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-03-22 17:38:35Não negando que a política de investimento chineses visa apenas a satisfação de seus próprios interesses de forma predatória, é difícil aceitar que EUA e Europa não fazem a mesma coisa, ainda que de forma melhor dissimulada, com seus investimentos no 3º mundo.