Lula discursa na Assembleia Geral da ONU, em 2023Lula na ONU: sem o sucesso esperado - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Lula está de volta

Três recordes batidos em sequência — em gastos no cartão corporativo, despesas com publicidade e emendas parlamentares — mostram que este governo será uma réplica dos dois primeiros mandatos do petista
22.09.23

Do púlpito da Assembleia-Geral da ONU, o presidente Lula desfilou os mesmos carcomidos dogmas da esquerda dos últimos cinquenta anos. Atacou o bloqueio a Cuba e o protecionismo dos países ricos. Defendeu o povo palestino, o multilateralismo, o combate à fome e pediu a reforma do Conselho de Segurança. Nada de novo, portanto. “Como não me canso de repetir, o Brasil está de volta. Nosso país está de volta para dar sua devida contribuição ao enfrentamento dos principais desafios globais”.

Mas, se Lula sempre retoma essa expressão referindo-se a um retorno ao palco global, a frase pode ser entendida como uma volta ao passado, como escreve Orlando Tosetto Júnior em coluna nesta edição da Crusoé. Trata-se de um fenômeno que se dá tanto nas relações exteriores como no plano doméstico. Nas últimas semanas, três recordes batidos em sequência mostram que este governo será uma réplica dos dois primeiros mandatos de Lula, com abuso da máquina pública para fins eleitoreiros, compra de votos no Legislativo e comportamentos perdulários entre autoridades.

Primeiro recorde. Julho foi o mês em que o presidente mais liberou emendas parlamentares na história do país, segundo a Associação Contas Abertas e o jornal Estadão. Foram 11,8 bilhões de reais para estados e municípios. Embora os parlamentares sejam os que definem a destinação dos recursos (leia a capa desta edição), é o Executivo que dita o momento. O cofre foi aberto para pagar as promessas feitas no ano passado, quando petistas negociaram com o Congresso a PEC da Transição, apelidada de PEC da Gastança. A Proposta de Emenda à Constituição ampliou os gastos e abriu caminho para as emendas Pix, que são determinadas pelos congressistas e não se destinam a uma despesa específica. A compra de apoio no Congresso foi uma das marcas do primeiro mandato de Lula (2003-2006) e desaguou no escândalo do mensalão, em que congressistas recebiam verbas para votar de acordo com o governo.

Segundo recorde. Reportagem da Folha de São Paulo mostrou que Lula gastou mais com cartão corporativo nos primeiros sete meses de mandato que Jair Bolsonaro, Michel Temer ou Dilma Rousseff, no mesmo período. Esses gastos — que incluem estadias em hotéis, alimentação, apoio logístico e combustível em viagens — já somam 8 milhões de reais em 2023. O que joga as despesas de Lula para cima são as constantes viagens ao exterior. Foram 19 em oito meses. Nos dois primeiros mandatos de Lula, as despesas com cartões corporativos do presidente e dos ministros suscitaram fortes críticas. Como ainda era possível saber quais eram os gastos (hoje só se tem acesso ao valor total), foi possível descobrir que Matilde Ribeiro, ministra da Igualdade Racial, tinha gasto 171 mil reais em 2007 com compras em free-shop e aluguel de um carro durante um feriado. Um funcionário do Ministério das Comunicações usou o cartão para reformar uma mesa de sinuca. Em 2008, foi criada uma CPMI para investigar os gastos no cartão corporativo. Após três meses de trabalho, os congressistas pediram maior controle sobre essas despesas.

Terceiro recorde. O governo Lula reservou 647 milhões de reais no orçamento de 2024 para publicidade. Segundo levantamento da Folha, a cifra é a maior desde 2004, o segundo ano do primeiro mandato de Lula. O motivo do aumento é a preocupação com as eleições estaduais e municipais. Ao comprar anúncios, principalmente na TV Globo, o PT espera turbinar seus candidatos aumentando os gastos em publicidade oficial, principalmente na televisão, para melhorar a imagem do governo. Em seu primeiro ano de mandato, em 2003, Lula multiplicou por treze os gastos com propaganda oficial da Presidência. O investimento o ajudou a se reeleger e a fazer sua sucessora, Dilma Rousseff.

Se hoje retorno na honrosa condição de presidente do Brasil, é graças à vitória da democracia em meu país”, disse Lula em Nova York. É verdade: o presidente está no poder porque a ruptura que alguns radicais desejavam não aconteceu. Mas os três recordes mostram que a vitória de uma democracia plena ainda está longe de acontecer no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E olho nele,TCU!!!!! So pra ninguém se esquecer: BROCHE DA FAIXA PRESIDENCIAL É ENCONTRADO APÓS ABERTURA DE SINDICÂNCIA Publicado em 17/08/2016 - 15:33 Por Agência Brasil - Brasília - Depois de  instaurar uma comissão de sindicância interna para apurar o desaparecimento da faixa presidencial e, após encontrá-la incompleta, investigar o desaparecimento do broche de ouro 18 quilates com 21 brilhantes que a adornava, a Presidência da República divulgou hoje (17) (continua...)

    1. Como é que O NOSSO LINDO PAÍS, A NOSSA PÁTRIA AMADA, pode parir esses 2 repugnantes trastes????!!!!

    2. Como é que O NOSSO LINDO PAÍS, A NOSSA PÁTRIA AMADA, pode parir esses 2 repugnantes trastes????!!!!

    3. Agora veremos quantos eleitores sem vergonhas votarão nesses marginais daqui pra frente!!!!

    4. Entenderam, né mesmo???? Isso além dos PRESENTES DE ESTADO também ""afanados"" pelo ladralha. E, como se não bastasse, o ladralha que o sucedeu fez exatamente o mesmo, ""afanando"" os também PRESENTES DE ESTADO. É uma das 2 piores taras de ambos os psicopatas, que são: matar e roubar, cada um no seu """estilo""". Um mata o POVO de fome roubando e malversando o erário, o outro mata o POVO roubando o erário, impedindo a vacina e disseminando a covid.

    5. ...de acervo feito pelo Tribunal de Contas da União. O objeto estava embaixo de um armário do Cerimonial. A Polícia Federal realiza perícia no local. A sindicância instaurada pela Secretaria de Controle Interno para apurar eventuais desaparecimentos de itens do patrimônio da Presidência da República segue em curso. O prazo para conclusão dasindicância é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio de nota.

    6. ...de acervo feito pelo Tribunal de Contas da União. O objeto estava embaixo de um armário do Cerimonial. A Polícia Federal realiza perícia no local. A sindicância instaurada pela Secretaria de Controle Interno para apurar eventuais desaparecimentos de itens do patrimônio da Presidência da República segue em curso. O prazo para conclusão dasindicância é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio de nota.

    7. uma nota informando ter encontrado o objeto “embaixo de um armário do Cerimonial”. A faixa já havia sido encontrada após o anúncio de que sua localização não estava registrada no sistema. A princípio ela deveria estar em um cofre, mas acabou sendo encontrada no armário, mas sem o broche. De acordo com o Planalto, a joia da faixa presidencial também foi encontrada na manhã desta quarta-feira por umfuncionário da Casa. A procura pelos objetos teve início em julho, após levantamento (continua...)

  2. Lula voltou: a beber mais, a querer controlar a imprensa, a falar mais idiotices e ignorâncias que nunca, a fazer a política mais suja e rasteira nunca vista antes "neffe Bravil", a trair os pobres que jurou amar, a fazer turismo com o dinheiro público bancando a 'cumpanhêráda' no maior cinismo do mundo e o mais importante: roubando mais que os outros 2 governos anteriores.

  3. O que o palerma não viu, e sua corja, é que essas propostas de Lula nunca foram levados a cabo apesar de tanto tempo ter estado no poder. Discursos vazios. Só espero que todos os demais países presentes na Assembleia já conheçam Lula o suficiente para saber que é conversa de boteco vindas de um bêbado.

  4. Como luladralha é acéfalo, sua caixa craniana vazia foi preenchida c/ teias de aracnídeos, q é o q normalmente acontece c/ o tempo nos espaços vazios ñ higienizados, ñ é mesmo? Daí sua fixação no passado, lógico. Em acréscimo as 2 agravantes patológicas q lhe infestam no todo: na verdade um bebum nunca se cura, no máximo controla-se, o q ñ é o caso e, um ladrão é p/ sempre ladrão, o q parece ser configuração genética, fato evidenciado pela conduta dos condenados no mensalão: continuam ladrões.

    1. O erário, para os ladrões vocacionados, é cofre particular.

  5. DUDA NINGUÉM ESTÁ AGUENTANDO ESSE HOMEM, ALIÁS, ELE, BOZO, STF, CAMARA E SENADO. NÓS ENQUANTO POVO, NÃO AGUENTAMOS!

  6. No CENSOR please --- por que os avisados Manés acham que o bando no poder e tentáculos fabricam narrativas cínicas e enfiam rabo arriba do ignaro canelau? é a velha máxima comunista de imputar a outros seus graves crimes e qualquer idiota plotando um "craion" sabe disto mas sabe Zeus WHY silenciam E assim o país ruma célere ao caos e ao lixo comuno-bolivariano cujo processo em clara implantação fará do país de Macunaíma bem definido por Cazuza na pérola pútrida da América LaTRINA questão de data

  7. O aparelhamento do STF também ajudou a varrer toda sujeira pra debaixo do tapete no âmbito do Petrolão, principalmente. Ainda hoje o Lula corre frutos pela indicação de ministros petistas que não têm pudor em torcer a realidade pra votar a favor do Lula

  8. Parece aqueles bonecos infláveis na porta de borrachas. Vai para lá e para cá e não sai do mesmo lugar

Mais notícias
Assine agora
TOPO