Carlos Moura/SCO/STFO ministro Dias Toffoli, citado por Marcelo Odebrecht como "o amigo do amigo de meu pai", como revelou Crusoé

As aventuras de Sua Lulidade e o Supremo Tribunal da Farofa

08.09.23

Quem precisa de futebol, novela ou outros tipos de entretenimento de massa diante de todas as emoções que o STF, Supremo Tribunal da Farofa, nos propicia? Nenhuma obra de ficção oferece tantos plot twists quanto o tribunal que descondena Lula, conduz o inquérito Rexona® das fake news (“sempre cabe mais um”) e decide que a coisa julgada pode ser desjulgada e tudo bem, o Universo é essa coisa que flui mesmo. Ainda agorinha o ministro Dias Toffoli, aquele que em 2018 assegurava que a prisão de Sua Lulidade e o impeachment de Dilma Rousseff haviam respeitado a Constituição, chamou a mesma prisão do mesmíssimo Lula de “um dos maiores erros judiciários da história”. Demora uns cinco anos, mas tudo que é sólido desmancha no ar.

Outra coisa: vocês lembram que, para soltar Lula, o STF argumentou que a Lava Jato não tinha conseguido provar a conexão entre os crimes investigados e o então ex-presidente, apesar do PowerPoint caprichado de Deltan Dallagnol? Aquele esquema criminoso de “corrupção sistêmica” envolvendo a Petrobras, com o Deus-Sol no centro: nada estava provado. De repente, esse negócio de conexão virou frescura: ninguém sabe o que o inquérito das fake news tem a ver com o caso das joias de Jair Bolsonaro, e tudo bem também. O importante é ficar tudo na mão do Xandão — que, aliás, parece ter revisto suas opiniões sobre o princípio do “juiz natural”: o impedimento de que um magistrado escolha o que julgar era “uma das mais importantes garantias da democracia”, escreveu o antigo Alexandre de Moraes. É importante, mas, se quiser, pode ignorar também: o Bananão é isso aí, tem lei que pega e lei que não pega, nada acontece, feijoada.

Nem nas suas piores bad trips Raul Seixas imaginava que a Suprema Corte brazuca seria o melhor exemplo do que ele chamava de metamorfose ambulante. Mas os ministros vão ainda além no humor (negro) involuntário: na decisão em que anulou as provas contra Lula obtidas no acordo de leniência com a Odebrecht, Dias Toffoli escreveu que os investigadores da Lava Jato “atingiram vidas ceifadas por tumores adquiridos”. Você, leitor, pode achar o que quiser dos métodos da operação, apontar ilegalidades, criticar, repudiar etc.; agora, dizer que a Lava Jato CAUSA CÂNCER é outro patamar de surrealismo. E a imprensa nem tchuns, como se a frase delirante fosse a coisa mais natural do mundo. (Eu aproveitaria para lançar os cigarros Lava Jato, com aquelas fotos horríveis de câncer no verso e um “Dias Toffoli adverte” no lugar do Ministério da Saúde.)

Enquanto Toffoli faz de tudo para voltar a ficar de bem com o Painho, Lula se esforça para driblar as cobranças da esquerda identitária por uma mulher negra na vaga de Rosa Weber no Supremo. Por um lado, a militância lulista nas redes cai em cima de Gregorio Duvivier por ousar sugerir que o presidente tome um café com potenciais candidatas à corte: quem é você para querer tutelar o Lula, seu playboy branco esquerdinha do Leblon etc. (cría cuervos, Gregorio). Pelo outro, Sua Lulidade nomeia mulheres, negras ou não, para tribunais e cargos que são uma espécie de Série B do Judiciário, enquanto a vaga na Série A segue disputada por homens brancos como “Bessias” e Bruno Dantas. Poderia até ser uma pessoa não binária e azul; o diacho é que Lula não encontra nenhuma que seja também garantista (garanta nunca prendê-lo). Como disse uma amiga, se a Janja tivesse feito direito em alguma Uniesquina, certeza que a vaga seria dela.

Outro amigo vê como manobra diversionista, para desviar o foco desse tipo de cobrança, aqueles absurdos que nosso querido presidente disse para defender o voto secreto no Supremo (“a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte”. Quem disse que precisa de PEC para mudar o artigo 93 da Constituição, né? Lula pode fingir que ele não existe, e tudo bem também). Nosso estadista se preocupa muito com o risco de que um homem público apanhe na rua, exceto se ele for presidente do Banco Central. Mas pensando bem, se for para tomar conhecimento de decisões vergonhosas como a da Odebrecht, talvez seja melhor a gente não ficar sabendo mesmo. Em breve estaremos todos, como previu o economista Daniel Sousa, devolvendo à empreiteira o dinheiro desviado, com um lacinho e um pedido de desculpas.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Houve bons candidatos, mas desta vez o troféu vai para a CPI das Americanas (foto), que encerrará seus trabalhos sem ouvir o ex-CEO Miguel Gutierrez, cuja gestão foi acusada de fraude contábil pela nova diretoria, nem os “acionistas de referência”, os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Pior ainda: o relatório deve reconhecer a fraude na varejista, mas sem apontar nenhum culpado. Sabem como é, rombo de quase R$ 50 bi é uma coisa que brota espontaneamente do solo, sem ninguém precisar jogar a sementinha. Ou então foi o povo da contabilidade que se confundiu ao fazer as contas no ábaco.

Foto: Daniel Medeiros/Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Amigo do amigo do meu pai, jamais será esquecido este codinome da planilha da corrupção da Odebrecht, mais uma aberração jurídica do Supremo Tribunal da Família, Lulista é claro, Tofoli, o advogado sem mestrado, livro publicado ou elevado saber jurídico, alçado ao posto de Ministro da Suprema Corte, só podia dar merda e temer os pés, pelas mãos, a sorte dele é que ele tem a disposição do seu gabinete verdadeiros juízes que redigem todos os votos e ele nada faz, típico do pessoal vermelho.

  2. Deram descarga no brazil e o país está descendo a tubulação em meio às f3zes, mas a probabilidade de tudo piorar bastante é imensa. Largados e pelados, já que a situação está posta e parece irreversível eu vou é aproveitar para organizar uma festinha com as peladas enquanto aquele bloco dos sujos (e carecas) ainda não pode me prender por ser hétero e comilão… 🤷🏻‍♂️😎

  3. Toffoli, leia também no Estadão de hoje, pg A9, 11/9/23 o artigo do Felipe Moura Brasil " 'A natureza humana´ de Toffoli"que mostra que seus amigos também têm interesses financeiros que poderão beneficia-los além da vingancinha mesquinha e egoista seu ex-cliente Lula que quer apagar fatos reais que constarão eternamente na História do brasil! Viva a LavaJato!

  4. "O dever do STF de respeitar o cidadão"/pg A3-10/9/23/-O ESP. Pelo q ouço da opinião pública, leio em revistas e jornais, Toffoli não pensou nas consequências do seu ato e de sua fala irresponsável a favor do seu ex-cliente e ex-presidiário. O tempo mostrará que deveria ter pensado melhor antes de agir a favor d Lula de quem, como Zanim, foi advogado e posteriormente nomeado pelo mesmo p/ ministro do STF. Ambos sem notório saber jurídico. Pensar melhor não é o forte de Toffoli...Viva a LavaJato!

  5. Não existe argumento, qualquer comparação entre a audaciosa e repugnante patifaria cometida no roubo de 180 bi lhões de reais pelo Lula e seus subordinados e comparsas durante os mandatos anteriores de Lula/Dilma/PT e eventuais pequenos erros de procedimento nos processos. Foram provados, documentados e julgados por pelo menos 9 juízes em 3 instâncias. Como que descondenaram o principal ladrão, em seguida devolveram seus direitos políticos e em seguida foi eleito presidente? Viva a LAVAJATO!!!

  6. Toffoli, bah! q vergonha! Q cara de pau! Como todo mundo anda dizendo: "O maior erro judiciário no Brasil foi ter nomeado vc como juíz do STF". Como se não houvessem acontecidos o mensalão, o petrolão e etc.Segundo Gilmar Mendes, falando na TV senado, o PT/Lula instalaram uma cleptocracia dentro dos governos de Lula e Dilma em que roubaram estimados por baixo R$180.000.000.000,00, é isso mesmo 180 bilhões de reais!!! Então, criticar e condenar a LavaJato é absurdo. Impeachment para Toffoli já!

  7. É assim mesmo. Julga e desjulga conforme o cliente paciente. Liberam para consumidores, 6 plantas fêmeas de MACONHA de 2kg cada, como se pensassem 20kg cada, total 120kg para lazer. Os clientes saem da cadeia, depois reavaliam o peso planta. Ênfase no bagulho. Viajei?

  8. Mãe Diná não poderia nos ajudar? dando esperança, prevendo o retorno de Lula à cadeia, STF desmoralizado em frente às câmeras da Rede Globo, Janja tendo que usar um vestido de chita, para não ser reconhecida pela população? Esperança agora prece que só vindo do além. Para quem vamos pedir ajuda???

  9. O que dizer quando um ministro (em minúscula mesmo) do STF, nomeado pelo condenado pelo próprio Tribunal, de forma monocrática, decide apagar a fotografia do FATO, para dizer que o FATO não aconteceu??? Rir é pouco, pois o juiz parece que é porco!

    1. ... o MODERADOR mor do Galinheiro eh falei . .

  10. Quando Toffoli foi nomeado era isto mesmo que Sua Lulidade esperava. Dar um fim total ao Lava jato e à sua descondenação , assim como a de seus amigos e financiadores. Agora é de se esperar um pedido de indenização das injustiçadas empesas. Ao final, nós, simples pagadores de impostos, pagaremos também mais esta conta!

  11. Antigamente, quando o Brasil era uma nação democrática, eu lia as colunas do Rui e do Agamenon e achava graça;hoje, sinto profunda angústia e desespero. Concordo com o colunista, há decisões dos corvos, que é preferível desconhecer...viver na ignorância ajuda a nossa sanidade.

  12. Essa decisão da suprema turma da farofa foi um soco no estômago de cada brasileiro minimamente decente. Definitivamente a corrupção está institucionalizada no país. Será que um dia acordaremos pra isso e faremos algo? Sinceramente, tô mais pra nem me dar ao trabalho de ir votar. Moro, devia ter ficado quieto nos EUA, só posso dizer isso.

  13. Parabéns pelo texto claro, imprescritível e corajoso. Vem fustigar com mais força o brasileiro decente que aceita calado, impotente e atormentado essa realidade vergonhosa que gente como a elencada por você, Ruy Goiaba, impõe.

  14. Desanimador o Brasil de hoje. A esquerda brasileira assumiu a corrupção como maneira de vida e de política. Em última instância, a corrupção não é crime neste país, fica cada vez mais evidente.... E a população que continue pagando com sangue, suor e lágrimas pelas falcatruas que continuarão a se multiplicar....

  15. Toffoli e seus colegas conseguiu armar o cenário ideal para uma banca de advogados amiga ganhar BILHÕES!!!

  16. Excelente artigo. Lava a alma de todos os que estão perplexos com comentários da grande maioria de jornalistas e de juristas que estão elegendo Moro e os integrantes da Lava Jato como inimigos públicos númro 1 e, dessa forma, não se envergonham nem se preocupam em favorecer os verdadeiros criminosos. Que país é este? Isto aconteceria num país com um sistema judicial sério?

  17. Perfeito texto! Mostrou as diabruras feitas contra o combate à corrupção em favor dos corruptos. Até compartilhei!

  18. #SupremaVergonha como viver num país assim...#LavaJatoOrgulhoNacional a única esperança que já tive ...nenhum inocente foi condenado.

  19. Estou há quinze minutos aplaudindo de pé o seu texto de hoje, que junto com o editorial de anteontem da Gazeta do Povo, lavaram a alma do povo honesto que ainda insiste em existir. Obrigado, Ruy Goiaba.

  20. O projeto de venezuelização dos ptralhas está sendo implementado enquanto parte do público olha apenas para as piruetas do stf, as manobras no legislativo e a baboseira que o Descondenado planta na mídia dia sim, dia não.

  21. Excelente. Poderia tb comentar que Toffoli considera imprestáveis as provas obtidas contra a Odebrecht , ao mesmo tempo que utiliza diálogos obtidos por hacker, totalmente ilegais, na sua argumentação,

    1. João, esse tal de Dias Toffoli é um puxa-saco tão grande que foi nomeado ao STF por ter sido advogado do PT. As análises dele são tão descabidas que não levam em conta a descarada contradição que você apontou em seu comentário. Estamos na roça !!

Mais notícias
Assine agora
TOPO