PSDBAo lado de Reinaldo Azambuja, ex-governador do MS, o mineiro colhe aplausos da militância

No poleiro do Aécio

Tucanos anunciam uma repaginação do partido, cujo principal objetivo é a reabilitação do político mineiro
31.08.23

O PSDB anunciou uma reestruturação em um evento na semana passada, em Brasília. A imagem do “mascote tucano” voltou à logomarca. Além disso, a sigla adotou como lema “Um só Brasil”, na tentativa de mostrar-se como uma alternativa à polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas nem tudo é novidade nessa repaginação. Um dos objetivos do “novo PSDB” é conseguir a reabilitação política do deputado mineiro Aécio Neves. O tucano, que chegou ao segundo turno das eleições em 2014 contra Dilma Rousseff, quer apoio da militância e dos caciques partidários para recobrar a proeminência que já teve.

Aécio viu seu capital político se deteriorar depois de ter sido acusado em 2017 de ter recebido 2 milhões de reais em propina do empresário Joesley Batista, da J&F, para atuar como lobista da empresa como senador. Em 2022, o parlamentar foi absolvido da acusação na primeira instância. Em julho, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) confirmou a sentença que absolveu o ex-presidenciável.

A aposta em Aécio se explica, em grande parte, pela derrota tucana em São Paulo nas eleições de 2022. O estado mais rico da federação foi governado por quase três décadas pelo PSDB. Nessas circunstâncias, Minas Gerais seria a melhor alternativa para que o partido recobre musculatura.

Historicamente, tucanos paulistas e mineiros disputaram espaço na política nacional e se revezavam no comando do PSDB. Atualmente, o partido é  presidido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O gaúcho, no entanto, já indicou que deve seguir no cargo apenas até o final deste ano, para então voltar a se dedicar ao seu estado. “Eu aceitei ser presidente do partido diante de uma situação muito específica, depois de termos tido uma redução da bancada e da perda do governo no estado de São Paulo. Isso gerou um momento de dificuldade. O partido parece ter sofrido um momento de confusão no seu pensamento político“, diz Leite.

Além do Rio Grande do Sul, atualmente o PSDB governa o estado de Pernambuco, com Raquel Lyra, e o Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel. Já a bancada da sigla no Congresso Nacional conta atualmente com 13 deputados federais e apenas dois senadores. “O PSDB passa por um momento de reflexão importante. É um partido que de fato diminuiu de tamanho e que precisa se reencontrar dentro de um cenário de polarização“, diz Raquel Lyra, atual vice-presidente do partido.

No evento em Brasília, quem roubou a cena foi Aécio Neves, que foi ovacionado pela militância do partido durante o seu discurso. “Falo do lugar mais profundo do meu coração. Não esperava por essa gentileza, não esperava por esse desagravo. Eu acredito que nós vamos voltar a ser protagonistas da vida pública brasileira porque nós temos essa responsabilidade com os brasileiros“, disse Neves na ocasião.

A absolvição do mineiro foi lembrada por Eduardo Leite, que comemorou o “fim de um calvário extenso” enfrentado pelo parlamentar. “Pode seguir agora, Aécio, adiante, com a sua biografia. E além de seguir com a sua biografia, pode seguir agora com a Justiça ao seu lado”, disse o governador gaúcho.

Aécio voltou a ser mencionado como postulante ao governo de Minas Gerais. Construir sua candidatura para 2026 passou a ser um dos objetivos estratégicos do partido. O neto de Tancredo Neve já governou o estado por dois mandatos.

Nós percebemos que o partido tem uma militância muito forte no Brasil inteiro e temos a perspectiva de incentivar uma nova geração de políticos. O nome do Aécio tem sido lembrado e está havendo um chamado para que ele se apresente como candidato“, diz o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), secretário-geral do PSDB.

O integrante da Executiva, no entanto, admite as dificuldades da sigla e pondera que a retomada do protagonismo do PSDB passa por um “processo de convencimento do eleitor“. “Claro que ainda tem uma longa etapa de convencimento do eleitor. Uma grande parte do eleitorado ainda está na tese da polarização e da radicalização“, completou Abi-Ackel. Caberá à novidade Aécio romper esse estado de coisas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fora o Plano Real, o eleitor que votava no PSDB o fazia mais por oposição ao PT. Alguns tucanos acordaram. Outros continuam sonhando - ou convenientemente velando o sonho dos correligionários. https://noticias.uol.com.br/colunas/thais-oyama/2022/10/06/caso-rodrigo-expoe-crise-de-amor-proprio-do-psdb-trocado-pelo-bolsonarismo.htm

  2. O PSDB deveria investir em algum político sem passado que o condene. As gravações do Aécio foram muito fortes. Incrível ele ter conseguido vaga de deputado. Infelizmente as cortes superiores, todas aparelhadas, contribuem pra perpetuação dessa falta de opção de políticos decentes, mas o pSDB deveria se unir a outro partido

  3. Enquanto o partido viver empoleirado em cima do muro, nada vai mudar. Perderam uma chance de ouro, lá atrás, de fazer oposição de verdade ao Lula, mas esses são os tucanos, no fundo uns franguinhos. Sobre o AN, nada a declarar, nem deveria mais estar na cena política, junto com todos os demais listados por outro leitor. E o PSDB que se cuide, Raquel Lyra logo vai pro PSD.

  4. Meu Deus do céu! AÉCIO NEVES voltango à política brasileira! É o fim dos tempos! Um sujeito irresponsável que na governança de Minas passava mais tempo no Rio que em Belô. Além da mala de dinheiro filmada pela PF. sendo carregada por seu primo em São Paulo e oriunda do frigorífico dos irmãos Batista. Chega a desanimar por termos nascido aqui!!!

    1. Minas Gerais não é Alagoas não é Norte nem Nordeste. Que vergonha,,,,Que PUSILANIMIDADE.....Pobre MG. Pobre Brasil,,,,,

  5. Aécio é o Maluf das Gerais, sempre inocentado por uma justiça amiga,mas continua corrupto. As conversas cabulosas com Joesley não inocentam ninguém. Psdb está moribundo e apodrecido desde o primeiro mandato do luladrão, uma oposição covarde e pusilânime (vamos deixar o corrupto sangrar até morrer). Serra (corrupto do rodo anel) , Alckmin (Santo na Odebrecht), Marcelo Alencar, o Velho Barreiro do RJ, Beto Richa (foi preso) e chega, por falta de espaço. Psdb é um galinheiro de covardes e corruptos

  6. Pena ver Eduardo Leite fazendo papel ridículo. FHC lulou há muito tempo, se é que nunca foi lulista. Dória afrouxou há muito tempo. PSDB é só um cadáver insepulto, aliás como todas as máfias partidárias que andam por aí, patrocidananadas com fundos partidários e comandadas por "capos" que indicam os piores candidatos possíveis, deixando o eleitor sem alternativas. Isto não é democracia. Democracia é ter "candidatos independentes de partidos" e reforma política que considere "parlamentarismo" !

  7. É muita estupidez e miopia acreditar que apostando as fichas nesse M… do Aecio esse partido tem alguma chance de se reerguer. Quer saber, esse partido morreu quando em 2006 não fez NADA pra de fato combater a candidatura à reeleição do M… do Lula.

  8. Os tucanos cada vez afundando mais. Cadê a gravação mostrando o Aécio pedindo um pixuleco pro Batista? Se quiserem se reerguer tem que partir pra outra e não ficar ovacionando zumbis como Aécio. Tem de procurar líderes de verdade.

  9. Aécio ainda está no mundo dos vivos? E solto? Mas sugiro que o novo símbolo do PSDB seja um papagaio que batizaram de Mané ... pobre Brasil sem memoria e sem vergonha !!!

    1. Sandra como você chegou a conclusão que João tem bandido de estimação? Aécio Neves é um corrupto que a justiça lenuperdoou

  10. Um cadáver ressuscitado é um zumbi, não um humana novamente. O PSDB apostar suas fichas no Aécio é seguir com a cabeça enfiada debaixo da terra.

  11. Se depender do Aécio, vão ficar onde estão. Querem ter resultados diferentes fazendo o mesmo que os levou a insignificância?

  12. "Galinheiro de Aécio". Partido horrível. Percebi que o PSDB virou um lixo como tantos outros partidos quando apoiaram a eleição de Severino Cavalcante para presidente da Câmara.

Mais notícias
Assine agora
TOPO