A entrada da Polícia Federal em Brasília: tempos estranhos

Os delegados da Lava Jato estão na mira de Lula

Clima de apreensão toma a PF, que reage à percepção de que delegados que atuaram na operação podem sofrer retaliação
10.08.23

“Vivemos tempos estranhos.” O desabafo, ao telefone, é feito por um dos delegados da Polícia Federal que integraram a equipe de investigação da Operação Lava Jato. Ele se refere ao temor de que, após a correição extraordinária da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e na 13ª Vara Federal de Curitiba, os policiais federais que atuaram na operação tenham entrado na mira do governo federal. Desde o ano passado, ex-integrantes da Lava Jato vêm sendo removidos para funções menores. Hoje, há um medo relacionado à abertura de investigações criminais e procedimentos administrativos contra eles, sob a justificativa de que cometeram “abusos” no passado.

Surgiram logo no início do atual governo os primeiros indícios de que poderia haver represália contra agentes que atuaram nos inquéritos e diligências relacionados a Lula. No dia 23 de fevereiro, a convite de Andrei Passos, então recém-empossado diretor-geral da Polícia Federal, o delegado gaúcho Sérgio Eduardo Busato foi nomeado Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Pouco depois, em 3 de março, uma nova portaria desfez a nomeação. Busato foi impedido de assumir o cargo para o qual havia sido convidado pessoalmente por Andrei. Motivo: coubera a ele cumprir o mandato de soltura de Lula, em 2019. Na avaliação do presidente e do seu entorno, ele não agiu com a velocidade desejada.

“Hoje eu estou numa delegacia de procedimentos não especializados, onde não se investiga crime organizado ou crimes financeiros”, diz um dos delegados ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato. “Eu captei o recado, sabe? Estou num lugar onde não há muito risco de incomodar. É como se tivesse virado uma onda. Decidiram que tudo que aconteceu na Lava Jato foi errado, sem exceção. E muita gente prometeu revanche.”, complementa esta mesma fonte.

Outro exemplo é o do delegado Márcio Adriano Anselmo, que deu o start nas investigações da Lava Jato no Paraná. Foi ele quem desenterrou um inquérito sobre o doleiro Alberto Youssef de uma pilha de investigações estacionadas e depois identificou o vínculo entre o doleiro e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, presenteado com um carro de luxo. Depois de sua atuação em Curitiba, Anselmo assumiu o cargo de coordenador-geral de repressão à corrupção e lavagem de dinheiro, em Brasília. Ficou no posto até junho de 2020. quando teve autorização para cursar um mestrado em Washington, nos Estados Unidos. Anselmo hoje é chefe do Serviço de Pós-Graduação da Academia Nacional de Polícia. Um bom cargo, mas distante da linha de frente das investigações.

Os policiais federais não foram até hoje os principais alvos de Lula. Suas baterias estiveram mais voltadas contra personagens como Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal, e o próprio Sergio Moro. Sobre esse último, Lula não hesitou em dizer, durante uma entrevista, que enquanto esteve preso costumava pensar: “Só vai estar bem quando eu f**** esse Moro”.

Ainda assim, o presidente já mostrou que não exime a PF de responsabilidade pelo seu período na cadeia. Logo no começo deste terceiro mandato, em janeiro, Lula recebeu reitores de universidades federais no Palácio do Planalto. Fez questão de mencionar o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luis Carlos Cancellier Olivo. Em 2017, Cancellier foi alvo da Operação Ouvidos Moucos, sobre supostos desvios de recursos públicos na UFSC. Preso temporariamente e depois proibido de sequer pisar na universidade, matou-se. A investigação jamais chegou a comprovar que ele houvesse cometido crimes. Quem estava à frente do caso era a delegada Érika Marena, que batizou a Lava Jato. Especializada em crimes financeiros, ela deixou Curitiba quando o petrolão ainda estava no auge e foi trabalhar no Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, em Brasília. Em 2020, depois que Sergio Moro deixou o governo Bolsonaro, Marena foi exonerada e transferida para uma delegacia de combate ao tráfico de drogas.

A história de Cancellier, que teve um desfecho trágico sem produzir provas cabais de corrupção, é usada pelo PT e seus aliados como símbolo de  dos “excessos” da PF na Lava Jato. Nesta semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou mencioná-la, comentando o arquivamento pelo Tribunal de Contas da União de uma representação sobre as supostas ilegalidades na UFSC. Dino disse nas redes sociais que iria adotar “providências cabíveis em face de possíveis abusos e irregularidades na conduta de agentes públicos federais”.

Crusoé procurou três delegados que atuaram na Lava Jato, mas nenhum deles quis se manifestar publicamente. Eles temem retaliações. “A gente vive um momento de caça às bruxas”, diz um deles. “Acabaram com as frentes de combate à corrupção e depois foram para cima do Ministério Público, do Judiciário. Por que não viriam atrás dos delegados e outros agentes da PF?”

Outro delegado afirma que a Lava Jato é criticada por supostamente flexibilizar procedimentos, mas que hoje a flexibilização de leis e regras vem de instâncias mais altas, “em nome da defesa da democracia”“São procedimentos que podem se voltar contra qualquer um, algo que nunca aconteceu na Lava Jato”, diz ele.

O tipo de relacionamento que Lula e seu governo pretendem estabelecer com a PF ainda suscita interrogações. Depois de desautorizar o Diretor Geral Andrei Passos no episódio que envolveu Sérgio Busato, como relatado acima, o presidente o convidou, recentemente, para viajar com ele. Enquanto isso, Flávio Dino tem deixado vazar informações sobre inquéritos em andamento, como registrou o jornal Folha de S. Paulo nesta semana. No final de junho, Dino disse que em breve haveria “novidades” em relação ao caso Marielle Franco. Semanas depois, a PF prendeu um dos suspeitos de ter envolvimento direto no assassinato da ex-vereadora.

A prova de que o clima na PF é de apreensão vem de uma nota pública divulgada pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) em defesa da autonomia funcional e investigativa da categoria, reforçando que a atuação da PF é embasada nas leis e na Constituição.

“Não existe compromisso dos Delegados Federais com a acusação ou com a defesa, mas sim com o sistema de justiça criminal, entendido como um todo”, diz um trecho do documento.

“É inaceitável o estabelecimento de quaisquer rótulos sobre os profissionais atuantes na polícia judiciária, independentemente da ocupação de funções e cargos públicos em governos anteriores ou da coordenação de grandes operações policiais”, diz outra passagem. Sim, é inaceitável.

Nota da redação:
Por um erro estritamente de edição, foi atribuída uma declaração ao delegado Sergio Busato, que não foi ouvido pela reportagem. Em nome da correção, a falha já foi corrigida. Crusoé pede desculpas pelo equívoco na matéria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fingir que setores da PF não agiram como "policia do governo" até dezembro de 2022 é fingir ingenuidade. Ninguém mais dá a outra face após ser espancado...pelo menos eu não tenho visto isso ao longo de minha vida. O "bateu, levou" tem sido a máxima desde 1964. Ou estarei errado?

  2. E POR FALAR EM DECÊNCIA E COMPETÊNCIA, OS MELHORES CUMPRIMENTOS E APLAUSOS, SR. GENERAL CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, PELAS LÚCIDAS, DECENTES, INTELIGENTES E SENSATAS PALAVRAS DE SEMPRE.

  3. RECADO PARA MISTER JOE BIDEN: POR FAVOR, SR. PRESIDENTE DOS E.U.A., NÃO ENVIE AO CONGRESSO AMERICANO PEDIDO ALGUM DE VERBAS PARA O BRASIL, MENOS AINDA PARA O QUE SE REFERE À ECOLOGIA!!!! O NOSSO PROBLEMA NO MOMENTO NÃO É VERBA DE MENOS: ""É LADRÃO DEMAIS""!!!!! SENHORES CONGRESSISTAS AMERICANOS, NÃO APROVEM NO MOMENTO PEDIDO ALGUM DE VERBA PARA O BRASIL: A QUADRILHA LULADRALHA A ROUBARÃO!!!!! ELA ESTÁ PERSEGUINDO A NOSSA POLÍCIA FEDERAL QUE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO DELES E DO LADRÃO ANTERIOR!!!!!

    1. ASSIM - SELETIVAMENTE - A HUMANIDADE INTEIRA PODERÁ SE BENEFICIAR COM OS RESULTADOS DOS RECURSOS ENVIADOS.

    2. SENHOR PRESIDENTE JOE BIDEN: CASO AINDA ASSIM SE DECIDAM A NOS ENVIAR VERBAS OU QUAISQUER OUTROS GÊNEROS DE RECURSOS, COLOQUEM-NOS DIRETAMENTE NAS EDIFICANTES MÃOS DOS NOSSOS GENIAIS CIENTISTAS DAS DIVERSAS ÁREAS E, SELETIVAMENTE NAS MÃOS DOS NOSSOS HERÓIS COMBATENTES DA CORRUPÇÃO, OS DOS QUADROS DA POLÍCIA FEDERAL, DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    3. SERÃO BEM VINDAS SUAS COLABORAÇÕES SEMPRE QUE TIVERMOS PRESIDENTES DE VERDADE, HONESTOS, ÍNTEGROS, DECENTES, CONFIÁVEIS, PREPARADOS, COMPETENTES E SENSATOS. COMO OS SENHORES PODEM PERFEITAMENTE CONSTATAR, HÁ ANOS NÃO É O CASO E, AS VERBAS FINANCIARÃO ATENTADOS E ROUBALHEIRAS CONTRA NÓS - O POVO BRASILEIRO - E FINANCIARÃO PERSEGUIÇÃO À NOSSA POLÍCIA FEDERAL, AOS JUÍZES E PROCURADORES ÍNTEGROS, COMBATENTES DA CORRUPÇÃO!!!!! SR. EMBAIXADOR AMERICANO, POR FAVOR LEVE ESSE PEDIDO AO SEU PRESIDENTE!.

  4. NESTA BHOSTA DE PAÍS OS VERDADEIROS HERÓIS HONESTOS SÃO CRIMINALIZADOS ENQUANTO OS CRIMINOSOS SÃO ELEITOS.

  5. Vou me preocupar com isso ontem. Ainda que saiba que a próxima vítima possa ser eu ou você, vítimas das intrigas de nossos vizinhos de porta, vou me preocupar na semana passada. O brasilêro “com muito orgulho, com muito amor” merece este destino mesmo, fez a sua escolha (até porque ficou entre o muito ruim e o péssimo). Eu? Já estou velho, não fiz neném, não carregarei culpa ou remorso. Que se virem os jovenzinhos sem aspirações e sem expectativas, para$itas alojados nos DCE’s das Universidades.

    1. ... alojados nos DCEs das universidades estão os futuros idiotas diplomados rabos cheios do marxismo medieval da Jumentolândia do Sul.

  6. Que o retirante semi-analfabeto que conseguiu - sabe-se lá como!!! - chegar à Presidência da República revolte-se por ver seus crimes descobertos e punidos, é entendível. Mas que os "doutores" de todas as áreas da vida pública estejam do lado dele, inclusive o STF, pra mim é um enigma. Poder eles têm e dinheiro também, o que eles querem mais, mostrar que sabem mais e podem mais que o IGNORANTE-MOR DA NAÇÃO? Pelo menos no SABER, apesar de estar lá no final do teste PISA, qualquer ginasiano sabe.

  7. Excelente! Agora vcs precisam ir para cima de GG! Ele tem sinaizado algo… Depois que o hacker estelionatario foi pego e “pago” servindo a 2 senhores, precisamos saber quem pagou pelo primeiro serviço! Desenterrar Marcos Valerio, Paulo Preto e Palocci seria otimo tb! “ A intencao da vazajato para muito alem do conteudo…”

  8. Lula perdeu o foco, ou melhor, nunca focou o Brasil. Fruto da miséria e da ignorância, desde cedo esteve do lado da pobreza e descobriu que a falta de vergonha em mentir aqui no Brasil, gera vantagens e no meio dos operários do ABC prosperou mentindo, traindo e conseguindo se livrar da extrema miséria, inteligente e arguto observador sem quaisquer escrupulos, descobriu o mapa da perdição e recompensa pecuniária. Assim prossegue seguindo o mapa, corrompendo e sendo corrompido e desgraçando o país

  9. ATÉ QUANDO VAI CONTINUAR ESSA PERSEGUIÇÃO, ESSA VINGANÇA ABSURDA E HORRENDA CONTRA OS PROFICIONAIS, DELEGADOS, PROCURADORES, JUIZES, ETC. ETC. DA LAVA JATO? ISSO É MONSTRUOSO E NUNCA ACONTECEU ANTES !! SÃO FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS, DE CARREIRA, QUE LUTARAM MUITO PRA CHEGAR ONDE ESTÃO OU ESTAVAM ANTES DA PERSEGUIÇÃO MONSTRUOSA! NÃO FORAM INDICADOS POR PADRINHOS, POR FAVORES PRESTADOS, POR CONCHAVOS, ETC. ETC. CHEGARAM POR MÉRITO, POR BOM COMPORTAMENTO E DESEMPENHO EM SUAS FUNÇÕES E HONESTIDADE!

  10. A polícia federal deveria ter uma autonomia semelhante à agora conquistada pelo banco central, só assim ficará fora de alcance das vendettas deste corruptos quando voltarem ao poder (nosso povo gosta).

    1. Não é por que não quer preferiram virar a nossa KGB algo vergonhoso e indigna submissão ao desgoverno comunazista ladrão ... triste e dura verdade !!!

  11. A Lava Jato será revivida, como uma Fenix para extirpar o mal que Lula, petistas, políticos, advogados corruptos e juízes venais causaram e continuam causando ao Brasil. Perseguições, disputas inúteis, vinganças, ódios e mentiras são mesquinharias que transparecem nas atitudes desses seres menores, pessoas irrelevantes que não sabem e não conseguem melhorar e trazer progressos para o Brasil.

  12. Quanto mais Lula e sua corja buscam falhas na condução da Lava Jato, mais me convenço que ela estava certíssima em buscar os meios possíveis ( impossíveis - dizem até) para pegar os culpados do maior crime de desvio de $ já realizado pelo governo. Sou lavatista, se precisar de rótulo, mas eu só queria era ver os ladrões na cadeia. Infelizmente tudo ruiu, e com a ajuda de Bozo

  13. O criminoso descondenado pelo STF que o povo chama Corte do Mal psicopata irrecuperável se vinga por ter levado cadeia (infelizmente pouca) e massacra um povo ignorante que de forma insana o ungiu para seu algoz ... como o puteiro Brazylis não será comunista isto acaba em secessão ou num violento banho de sangue ... quem sobreviver verá !!!

  14. Estamos vivendo em uma ditadura disfarçada. Leve por enquanto, mas é uma ditadura. Que vem crescendo. É a esquerda comendo pelas beiradas, como propõe o movimento Fabiano .....

  15. A perseguição que está ocorrendo aos delegados, procuradores e juízes da Lava Jato é um escândalo, infelizmente a grande mídia, com exceção de alguns veículos e jornalistas independentes (como este) não noticiam. Algo que me chama a atenção: se alguém me acusa de um crime que eu não cometi eu tento provar minha inocência ou tiro a própria vida? Algo não se encaixa nessa história.

  16. A quadrilha voltou à cena do crime e agora bandido está caçando mocinho. Vamos ver muitas injustiças que serão cometidas pelo Mecanismo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO