RuyGoiaba

A histeria como expectativa

26.10.18

Esta coluna envelhecerá rápido e não vai servir nem para embrulhar peixe, a não ser que você se dê o trabalho de imprimir. Depois deste domingo, dependendo de em que torcida organizada você se senta, teremos “a aurora de um porvir radioso” ou “a descida sombria aos novos anos de chumbo” –expressões cafonas e pouco adequadas a descrever sua vida pós-28 de outubro, que provavelmente continuará sendo medíocre.

É justamente sobre o exagero –melhor, a histeria– como expectativa que quero falar. Se confirmadas as pesquisas, o milico vencerá o poste do presidiário e será o novo manda-chuva do Bananão. As comparações de Jair Bolsonaro com o nazismo vêm de longe e foram até, alegadamente, corroboradas pelo autor da Lei de Godwin (que pode ser resumida em “à medida que uma discussão online se estende, todo mundo de que não gosto se transforma em Hitler”).

Não pareceu suficiente: no Twitter, Paulo Pimenta chamou Bolsonaro de “Anticristo”, e Fernando Haddad, o petista bonzinho, disse que seu rival no segundo turno é “anti-ser humano” e “tudo o que precisa ser varrido da face da Terra”. Vai ser uma decepção se o cara não incorporar Belzebu e trocar o hino nacional por “Sympathy for the Devil” no dia da posse –mais ou menos como abrir um livro de poesias de Michel Temer esperando ler Aleister Crowley e só encontrar J.G. de Araújo Jorge. O Brasil desmoraliza até o satanismo.

Minha intenção aqui não é minimizar ameaças reais: quem é jornalista sabe como bolsominions têm se mobilizado para atacar a categoria, à maneira de petistas com o sinal invertido. É apenas dizer que a “histeria como expectativa” favorece Bolsonaro. Se ele for eleito e fizer apenas um governo normal de merda (por exemplo, uma espécie de Collor reloaded), já terá se saído melhor que as “previsões” –basta não ser Hitler nem o Anticristo. O segredo do sucesso, já disse alguém, é a redução brutal de expectativas.

Aliás, espero até agora pelo apocalipse que sobreviria à eleição de Donald Trump nos EUA. O Twitter ainda existe, o bilionário alaranjado segue escrevendo besteira nele e nada de o tal meteoro dar as caras.

***

E, no fim, a “suruba do Doria” não aconteceu –quer dizer, aconteceu, mas asseguram os homens de ciência que não foi com ele (nem comigo, infelizmente). Claro que divulgar o vídeo como se fosse dele é uma sacanagem maior que a sacanagem que as imagens mostram.

Mas pelo menos rendeu piadas excelentes. Um amigo disse que a investigação da autenticidade do vídeo mereceria a vinheta “falo ou fake?”; outro, que era uma missão para a Agência Lupa (como diria Ataulfo Alves, a maldade dessa gente é uma arte). E Márcio França, o rival do tucano no segundo turno em São Paulo, tuitou que ele não deveria “medir os outros pela sua régua”.

Está comprovado: política é a continuação do campeonato de tamanho de pinto da quinta série por outros meios.

Divulgação/Governo de São PauloO embate França x Doria é uma questão de régua (Divulgação/Governo de SP)

***

A GOIABICE DA SEMANA

Esta não é apenas “da semana”, mas da última década, pelo menos. Domingo também pode ser o dia do enterro de “Lula como gênio político”, essa lenda do folclore brasileiro mais inverossímil que a mula-sem-cabeça: o sujeito que fez de tudo para polarizar o pleito e transformá-lo num plebiscito sobre sua prisão deve não só perder como entregar o país à “extrema direita”. É o Lula-sem-cabeça.

(Se bem que os petistas continuaram insistindo na lenda depois de Haddad ser tratorado na eleição de 2016 e até mesmo depois do governo Dilma –ela está mais para o Jason de “Sexta-Feira 13”. Quem sabe um dia o país finalmente consiga chegar ao sábado 14.)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não poderia ser diferente. O país esteve submetido a uma seita sanguinária, pertencente a uma facção criminosa que tem seu lider preso na cadeia em Curitiba! Os maiores roubos da história recente (isso sem ter sido aberta a caixa de pandora do bndes) foram praticados pela quadrilha lullopetralha. Dai procede a ira de nós, otários pagadores de impostos compulsórios que já não suportamos mais financiar os devaneios da classe política corrupta instalada no poder. Tinha que chegar a hora da mudança

  2. Alô redação! Essa coluna era para ser o humor da revista? Mainardi, já que a Folha será fechada, dá uma ligada pro José Simão e vê se ele topa.

    1. Gosto muito do humor do Simão. É rápido e escrachado! O do Goyaba é requintado e mais sutil. Com certeza se complementariam.

  3. Adorei, afinal se você fala do que pede bença toda segunda é porque você é facista, se você fala do Zé Ruela que mal consegue manter seus garotos com a boca fechada é PTralha. Poucos entendem que existe pensamentos diferentes dos que acham que os dois dementes que disputam seus egos no domingo... Que Deus tenha piedade de nós...

  4. kkkkkkkkkkk! Fake ou falo? kkkkkkkkkkkkkk Humor de inteligente e divertido! Goiaba, não quero pagar pau, mas para a rapaziada de está achando ruim é só não seguir o França: "Não meça os críticos pela própria régua! ". kkkklkkkkkkkkkkkk

    1. exatamente isso que percebo nas nuances desse morde e assopra. Mais um enganador. Brasil....isso aqui não é para amadores

  5. Cara, "seu" Goiaba, descobri o seu problema! Você não gosta do Brasil. Seja lá de que lado você esteja, deveria é estar bem longe da fogueira que deseja para o Brasil. Por que não te calas?

  6. Falamos de jornalistas quando escrevem textos desmerecendo Bolsonaro, espero em Deus que o capacite para uma gestão maravilhosa, para o bem de todos inclusive vocês jornalistas, que perderão o direito de expressarem suas opiniões se PT vencer. Menos soberba, mais altruísmo.

    1. Marilia, voce arrancou a mais pura verdade. Decepcionada com o folhetim.

  7. É. A vaidade como pecado preferido, a busca de atenção, a tentativa de uma polêmica, o tiroteio para múltiplos alvos são todos claros sintomas de uma mente desprezível que quer ser prezada. Mas como, com essa produção? Troca, Crusoé. É que nem Tiririca: pior, não fica.

  8. Escreveu a verdade. Dia 29 não será uma 2a. feira diferente das outras. Mas ao menos, tb não será para o presidiário de Curitiba pelos próximos 4 anos, no mínimo. Isso é bom. Muito bom.

  9. Esse jornalismo de ficar dando tiros para tudo que é lado é um jornalismo de coco. Aliás, o seu artigo é um coco. Você deveria tentar uma vaga no casseta e planeta

    1. Não dá. Cassete e Planeta representa humor inteligente.

  10. Peço para me devolverem o meu dinheiro...... esses artigos são de baixíssimo nível. Darei oportunidade para melhorarem ou irei no PROCOM !

  11. GOSTRIA QUE MELHORASSE SEUS COMENTARIOS POIS SAO RELES, IMBECIS, NAO GOSTO, E GOSTO MENOS DE GASTAR MEU SUADO DINHEIRINHO PARA LER ESTES ABSURDO ME POUPE SIM MEU SR POIS DE JORNALISTA VC NAO TEM NADA VA CATAR COQUINHOS

    1. Puxa, Carmen, precisa melhorar esse seu português. Recomendo uma atenção especial para a pontuação, isso você vai aprender quando fizer o fundamental. Talvez você não goste do artigo porque não o compreende, o analfabetismo funcional é realmente um problema grave. Melhoras!

  12. "A vaidade é, definitivamente, meu pecado predileto!", disse o demo em pessoa, através da boca de Al Pacino, no filme "O Advogado do Diabo". Ele sabe o que diz...

  13. Rui Goiaba é genial. Concordo com quase tudo. Brasil é Brasil Incomparável, único. Melhor dizendo, seu povo, nós. Este 28 de outubro tem sabor de 14 de agosto, sábado. O Messias vai ressuscitar no domingo, radiante, com as cicatrizes dos petardos e facadas que recebeu. Poderá fazer um governicho, mas, a nossa aposta e enterrar o Lula e sua corja..

  14. Assim como a política é a continuação da quinta-série (morri de rir), alguns grupos de intelectuais são meras reuniões de masturbação (mental) coletiva.

  15. Lulla nunca foi gênio. Surfou e ganhou duas vezes. Mas passou a só errar quando se achou gênio é Dono do PT. SÓ erros: Dilma, Cabral, Haddad, Haddad novamente, Manoela. Erros em sequência. Ainda bem que os deuses o cegaram e ele acreditou na genialidade, como na impunidade. Se muito mal em ambas. Final patético para quem se achou o maior dos brasileiros.

  16. Goiaba vc matou a charada,a oposição ao Bolsonaro fez tanto estardalhaço com um futuro governo do Bolsonaro que qualquer coisa que de certo no seu governo vai transformá-lo num Franklin Roosevelt kkkkkkkkkkkkk.

  17. Mito mesmo foi Lula que enganou a muitos. «  Imito » foi o Haddad que achou que era só seguir os conselhos do Mestre. Perderam, queridos. Já vão tarde.

  18. Muita merda no ventilador, rsrs, mas... fazendo uma síntese, ou um resumo... U Q Ki C disse???... (ou, de forma mais castiça... ACUMAÉ ???!!!

    1. Se eu entrar na conversa o Rui na vai me moer pra fazer doce! O Bolsonaro me parece um intuitivo primário tosco e grosso - incapaz de rascunhar Marimbondos de Fogo 28 anos de congresso matando bandidos e pegando mulher no quartinho dos fundo q o povo lhe paga - masadmito q o pensamento dele - eu num istrupu a senhora porq a senhora não merece - tem uma centelha feliz oferta

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO