RuyGoiaba

O poder da secação

02.12.22

Você se considera uma pessoa racional? Dá risada de quem acredita em astrologia, usa homeopatia, organiza os móveis da casa de acordo com os ditames do feng shui? Acha que Deus é o amigo imaginário preferido de uns 85% da população do globo? Pois aposto que, nesta Copa do Mundo que acontece bizarramente em novembro/dezembro, você está na mesma situação do ateu que faz o sinal da cruz enquanto o avião dele sacoleja no meio da turbulência.

Assim como na Copa quem vence o bolão é sempre aquela sua tia-avó que não acompanha futebol e mal sabe quem é a bola, há uma espécie de suspensão da descrença provocada pelo torneio naqueles que torcem: o racionalista mais convicto usa a mesma camisa em todos os jogos, fica na mesma posição no sofá, passa a partida inteira no banheiro se algum gol do Brasil saiu quando ele estava lá — sem dúvida, gestos com influência decisiva sobre o resultado em campo. Já que a gente não pode entrar no gramado para decidir (graças a Deus, diriam o Tite e todos os outros técnicos), o que nos resta é acreditar que na Copa todas as bruxas existem e, por intermédio delas, nós podemos interferir cosmicamente, mesmo estando a uns 12 mil quilômetros de distância dos estádios lá no Catar.

Eu tenho uma crença que se renova a cada quatro anos: a extraordinária capacidade seca-pimenteira das redes sociais. E não quando elas torcem contra uma seleção ou um jogador, mas quando elas elogiam. Vejam o caso de Richarlison, o centroavante do Tottenham e da seleção. Depois do golaço que ele fez contra a Sérvia — de fato, um dos mais bonitos que vi em Copas —, choveram posts mostrando como ele é um cara bacana, socialmente consciente, comprometido com as boas causas e tal. Era um contraponto óbvio ao bolsonarismo de Neymar, ainda o principal jogador do Brasil, que saiu machucado do jogo contra os sérvios. Chegaram até a fazer montagens em que o voleio de Richarlison na direção do gol sérvio se transformava no L de Lula.

O que aconteceu depois disso? Claro: o centroavante não fez nada no jogo seguinte, contra a Suíça, muito porque o bolsominion não estava em campo (entre outras razões, porque Neymar atrai a marcação dos rivais e deixa mais livres atacantes como Vinícius Jr.). Ficou mais que provado que aquela chuva de elogios nas redes secou o pobre do Richarlison. O Brasil jogou bem contra os suíços, que são um adversário difícil — especialmente no segundo tempo, depois das mudanças feitas pelo “professor” Adenor. Mas é preciso não entender absolutamente nada de futebol, ou colocar as simpatias/antipatias políticas acima de tudo, para achar que não faz diferença alguma ter ou não ter o Adulto Ney em campo, por mais “odiável” que ele seja. E, se para você tudo é político, OK: seja coerente e risque todas as Copas ganhas pelo Brasil, em especial a de 70, com aquele timaço que veio abraçar o general-ditador Médici após a vitória.

Eu também procuro ser coerente: estou escrevendo este texto na quinta-feira, 1º, véspera de Brasil x Camarões, o último jogo da seleção na fase de grupos da Copa, exatamente para funcionar como contrassecação. A intenção é produzir uma chuva de gols, tal qual um Cacique Cobra Coral do futebol, e fazer até Gabriel Jesus (que será titular contra os camaronenses) deixar de merecer o apelido de Gabriel Jejum. Se bem que, agora que eu escrevi isso, acho que não vai rolar; mas, se acontecer, estejam cientes de que fui eu que contrassequei com sucesso. Essas bruxas do futebol são meio volúveis, vocês sabem como é.

*****

A GOIABICE DA SEMANA

Tivemos bons candidatos na semana que se encerra. Eu curti, por exemplo, o “Festival do Futuro” planejado por Janja para a posse do marido, Lula, com muitas “atividades lúdicas” (medo de imaginar o que seja). Já sabemos que Marcelo Jeneci e Valesca Popozuda estarão na festa, mas não o nome do ministro da Fazenda, o que indica boa noção de prioridades; não me surpreenderei se trocarem as listas e a Valesca, de repente, descobrir que virou ministra.

Mas a campeã foi o pen drive de Eduardo Bolsonaro. Você, patriotário que passou semanas tomando chuva na frente de quartel e viu o 03 curtindo a Copa adoidado lá no Catar, não fique indignado — veja bem, ele fez questão de ir lá pessoalmente levar os tais “vídeos mostrando a situação do Brasil”, mesmo existindo WhatsApp, e-mail e outras 200 maneiras de enviar arquivos de vídeo. É muito empenho pelo país! Espero que os pen drives contenham filmes da finada produtora Brasileirinhas, sempre a melhor descrição da “situação do Brasil”.

Reprodução/Instagram/Eduardo BolsonaroReprodução/Instagram/Eduardo BolsonaroOs pen drives do 03, que certamente estão repletos de informações fundamentais
 

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hahahaha! É preciso concordar com o premiado desta semana! Mas acalmem-se aí, queridos patriotários: são só mais 72 h, o filho playba-surfista-estudante perceptor de mensalão pro papai já volta, e agora o mundo sabe do que vocês estão passando!

  2. O povo já era imbe.cil, mas na atualidade este adjetivo ganhou instantaneidade e visibilidade a níveis extremos. Saudades dos tempos que o povo era domesticado pelas TVs.

  3. desde a copa de 94 não perco mais tempo com a seleção. Quando tem jogo vou estudar, ler livro( silêncio divino) , já dormir e atualmente limpo a casa. A minha teoria é a seguinte: a seleção só ganha quando está no fundo do poço, desacreditada pelo mais fiel torcedor. Aí a seleção se mexe como se um raio caísse sobre ela.kkkkkkk

  4. Não há nada que a política não transforme em merda. É o toque de Midas reverso. O discurso anti-Neymar durante a copa, não pelo que ele faz em campo, mas pela sua escolha política é o último capítulo no livro vasto que confirma a regra.

  5. Sem desmerecer o Maravilhoso Ruy Goiaba, como assinante desde a primeira edição PARA APOIAR O DIOGO E O QUERIDO SABINO, a revista nunca né decepcionou...até agora. A saída dos dois deixou claro que não havia respeito nenhum pelos admiradores que embarcaram nesta empreitada. Merecíamos uma boa explicação e sobretudo a devolução dos valores, pelo menos parte deles, para quem deseja encerrar sua assinatura. Eu não tive nem resposta. O Diogo,tão crítico com o caráter dos outros, pisou feio na bola.

  6. Amigo, sou médico homeopata há mais de meio século. Por favor, não vá o sapateiro além das chinelas, disse da Vinci quando consultou um sapateiro sobre os calçados pintados no quadro e o dito cujo passou a dissertar sobre o quadro todo. Por favor, recolha-se aos limites de sua ignorância.

  7. 😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂😂😂😂😂🤣😂😂😂😂😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂😂😂🤣😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  8. Estamos à espera, no momento, da estréia OU do "05"do presidente anterior , e que espera-se que seja a ovelha negra da família, OU 0 " 01" d o próprio atual presidente, que espera-se que seja uma edição atualizada e que esteja concorrendo ao estandarte de ouro , carregando a Bandeira Brasileira.

  9. Não há como torcer pela seleção de um povo que vota em sua maioria, em Lula ou Bolsonaro. Espero que Portugal leve a taça …

  10. Mick Jagger do pomar, no clássico do Oceano Atlântico os Camarões venceram os Siris por 1x0. O Brasil nunca poderia ser outra coisa que não um siri pelo simples fato de que este país só consegue andar de lado. Se bem que o ex-presidiário está dando todos os sinais de que conseguirá tornar o brazil “mais pior” (vide Miriam Leitão, ela mesma) do que “nunca antes na história”… em outras palavras, estamos condenados a ciscar para trás feito galinhas. Galinhas caipiras.

    1. Estou me importando xongas com copa e com a çelessão do Tilte, nunca gostei desse sujeito de fala empolada… ficaria muito feliz se o Japão ou a Coreia levassem o caneco. E já que palavras de ordem e hashtags estão na moda, #FORATITE.

  11. Levar "pen drives" ao Catar....... Parafraseando Mario Quintana: "Milagre é aceitarem nisso tudo!" Mas pra quem já acreditou na cloroquina, ivermectina, vacinas fatais, cidade perdida da Amazônia, não-posse do Biden, não-posse do Lula, mais uma menos uma.....

    1. Por mais que gostasse das críticas de Mainardi e das crônicas de Sabino, acho injusto desfazer do conteúdo da revista, que continua trazendo bons artigos. Além disso, pareceu covardia tanto do Diogo, ao abandonar a revista quando percebeu que Lula voltaria ao poder, quanto do Mario quando a situação financeira apertou.

    2. Estou achando que muitos leitores de primeira hora da Crusoé, que assinaram por solidariedade aos 2 que se foram.daqui, estão na mesma situação. Só esperando terminar o contratado deste ano, até maio/23. Está pintanto uma debandada geral, a menos que apareça alguém que conquiste os leitores de Sabino e Mainardi. Acho difícil. Eles eram a alma desta revista.

    3. Por este mesmo motivo pedi o cancelamento da minha assinatura, mas como foi anual terei por força de contrato suportar goela abaixo estes novos colaboradores

  12. Festival do Futuro com Jeneci, Popozuda e PabloVitar, é demais. Dá bem a dimensão do futuro que nos espera ali na esquina. Valhei-me.

  13. Adoro os textos do Rui Goiaba, mas o desta semana foi totalmente dispensável. Não produziu nem um leve sorriso em mim diante de tanta agressividade gratuita (disfarçada de humor) às crenças das pessoas. Rui Goiaba, a UO(faz o)L está censurando seus comentários ou é falta de imaginação mesmo? Você é capaz de produzir textos muito melhores que isso e não é por falta notícia no Bananão para você utilizar na coluna. E ainda restou o melancólico final do nosso dinheiro indo pelo ralo.

  14. 🧙‍♂️🧙‍♀️🧙 🧛‍♂️🧛‍♀️🧛🧟‍♂️🧟‍♀️🧟 socorro, vamos chamar o Harry Potter... E os pendrives devem conter o mesmo tipo de informação existente na cachola da cara-de-pau do Bananinha ( 💩💩💩)...

Mais notícias
Assine agora
TOPO