RuyGoiaba

Haddad nem é tão Lula assim

12.10.18

Depois de meses dizendo que Lula, mesmo ficha-suja e preso em Curitiba, era candidato e que Fernando Haddad era Lula, o PT ficou 18 milhões de votos atrás de Jair Bolsonaro – e agora precisa convencer os eleitores de que Haddad nem é tão Lula assim, imagine, que é isso? Afinal, o ex-prefeito nem está mais indo pedir instruções ao chefe na cadeia.

Sumiram com o vermelho do material de campanha: ficou tudo verde e amarelo. Sumiu também a imagem do que Leonel Brizola chamava de “sapo barbudo”. Incorporaram a frase “não sou petista, mas…” a algumas peças. Falaram até numa “frente ampla democrática” com um monte de gente que o PT vem chamando de fascista nos últimos 38 anos – e a quem, certamente, daria uma banana tão logo retornasse ao poder.

A esta altura, Haddad sem a máscara de Lula é menos convincente do que Mussum como rei da Áustria na versão dos Trapalhões para a história de Guilherme Tell. Como já disseram nas redes, talvez o próximo passo do poste seja adotar o slogan “Haddad é Bolsonaro”.

***

Há quem ache que o sucesso de Bolsonaro se deve, entre outros fatores, a uma espécie de importação da “onda Trump” americana com dois anos de atraso. Se for isso mesmo, é rapidíssimo para os padrões brasileiros. Há coisas que já têm mais de 200 anos e ainda não pegaram direito no Bananão, como o Iluminismo.

Continua valendo para nós o que João da Ega –o grande personagem de Eça de Queirós em “Os Maias”– dizia de Portugal no século 19: “A civilização custa-nos caríssima, com os direitos da alfândega: e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos curta nas mangas”.

***

Cabo Daciolo, glória a Deuxxx, foi o sexto colocado na eleição presidencial — à frente de Marina Silva, Henrique Meirelles e Alvaro Dias e com mais que o dobro da votação de Guilherme Boulos (bem-feito, PSOL: ninguém mandou vocês expulsarem esse santo homem).

Parece que os brasileiros queriam muito votar num meme desta vez, e Daciolo cumpriu com louvor o requisito. Mas chegou à corrida em cima da hora. Bolsonaro, o vencedor, já é meme há muitos anos.

***

Renovação na Câmara e no Senado, que beleza. Fora com a velha política, tchau para os envolvidos na Lava Jato etc. Aí você vê a lista dos novos, com gente como Joice Hasselmann –aquela dos “600 milhões”, ou 12 vezes o bunker da propina do Geddel, “nota sobre nota”— e Alexandre Frota, ex-ator pornô que justificou sua candidatura dizendo que o Congresso “já é uma putaria” (como negar?).

Meu temor é que a gente acabe sentindo saudade dos profissionais, aquela turma que roubava respeitando a liturgia do cargo. Depois do “fica, Temer”, só o que falta ao Brasil é um “volta, Romero Jucá”.

***

Ganhe o segundo turno quem ganhar, não se deixem levar por aqueles que anunciam o apocalipse. Reproduzo aqui as sábias palavras de um amigo no Facebook: “Tenho plena certeza de que, no dia 28 de outubro, um projeto de governo contrário à democracia será derrotado”.

***

A GOIABICE DA SEMANA

O fim de semana da votação foi farto na produção de goiabices. A princípio, pensei em destacar aqueles brilhantes eleitores de Bolsonaro que denunciaram as urnas eletrônicas por “não aceitar” o voto no 17. Constatou-se depois que eram votos para governador em estados sem candidatos do PSL.

Mas os campeões mesmo são os sujeitos do PT mineiro que, segundo o jornal O Tempo, compraram pacotes de SMS para pedir votos em Romeu Zema, na esperança de que ele tirasse Antonio Anastasia do segundo turno – e, com isso, deixaram seu próprio candidato, Fernando Pimentel, fora da disputa. São o Ronaldinho Gaúcho da modalidade “tiro no pé”.

Valter Campanato/Agência BrasilValter Campanato/Agência BrasilDilma e Pimentel: sua ausência preencherá uma lacuna em Minas Gerais

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Na realidade o PT mineiro apenas queria que o aumento dos votos do Zema impedisse a vitória do Anastasia no primeiro turno, viabilizando um segundo turno entre Anastasia e Pimentel.....kkkkkk Fudeu com ambos (Pimentel e Anastasia), discípulos dos ladrões lula e aécio.....kkkkkkkk

  2. Para mim a coluna está perdendo a graça e justamente pela parcialidade ao lado que considero errado. Acho que está denegrindo o conceito da revista.

  3. Assim que a revista Crusoé foi lançada, corri para assiná-la, pois conteúdo com qualidade, sobretudo no outrora quarto poder, é coisa rara. O início foi empolgante. Aguardava ansiosamente a chegada das sextas-feiras e gostava desta coluna e das goiabices do autor, mas ultimamente tenho me desapontado sobejamente com esta coluna, que, a meu ver, destoa do conjunto, destacando-se por sua acidez contumaz ao Bolsonaro. Pior ainda é fazer crer que a eleição dele fragiliza a democracia, por favor!

  4. Sobre as fraudes nas urnas, eu achei que fosse mentira...mas nao é.....minha faxineira de Sao Vicente - SP disse que ao digitar 1 (para presidente) na urna apareceu a foto do haddad....e uma amiga disse que aconteceu o mesmo com a tia em SP ...

  5. Goiaba, Como sempre excelente. Gostaria de sugerir uma matéria para você. Os colunistas da Folha (Sou assinante) estão nervosos com a possível vitória do Bolsonaro. Seus textos extrapolam nos ataques ao Bolsonaro. André Singer, Vladimir Safatle, Antônio Prata, Janio de Freitas, Marcelo Leite, Mônica Bergamo,etc. No desespero estão fazendo a Folha ser mais engraçada que as suas matérias.

  6. Esconderam o vermelho e o Lula na campanha do Hadad, esconderam também o MST, MTST, Boulos, Gleise, Lindiberg e o resto dos imprestáveis petistas??? Querem enganar a quem?

  7. Comecei mal, assinei uma revista eletrônica tendenciosa igual a veja. Essa história de querer imputar a pecha de ignorante ao eleitor que tentou digitar 17 e só dava Haddad está mal contada. É, no mínimo, falaciosa! Conheço várias pessoas, amigas de trabalho, com vasto conhecimento acadêmico, que dificilmente cometeria tal lapso, mas, confessam, aconteceu isso realmente com elas. Tentavam digitar o 17, mas mesmo antes de completar já aparecia a cara do vermelho.

  8. Oliveira Vianna dizia em "Evolução do povo brasileiro" e "população meridionais do Brasil" e o "Idealismo da constituição" que estaríamos condenados ao fracasso se nossas instituições não levassem em conta a realidade brasileira. No entanto, Tocqueville, chama atenção na "democracia na América", depois do México ter copiado a constituição americana, e esta não ter servido ao México, que, apesar da cópia, uma nação pode ser maior do que é; e não ser, portanto, condenada para sempre à estupidez.

  9. A Dilma estava em 1o. lugar nas pesquisas e as urnas (votos) "fraudadas" a jogaram para baixo? Amei esta fraude! Espero que não seja uma perda planejada para legalizar a fraude maior - a presidência.

  10. Tem sempre uns que agem com boa intenção, mas são Patetas! É isto acontece em qualquer nível de escolaridade!😂😂😂😂😂

  11. Ótimo artigo. Mas tinha bichinho de goiaba nas urnas, achei muita coisa esquisita, inclusive a Gleice ganhar, PSDB desaparecer, Bozo não ganhar de 1a, esquecerem da Dilma, confiança em excesso. Joice e Frota por enquanto são necessários, afinal quem vai bater em Gleice?

    1. A Gleise só ganhou pq percebeu que com o pt em baixa não faria votos ao senado. O golpe de esperteza foi se candidatar a deputada..esperteza essa que faltou ao Beto Richa e Requião..

  12. Ótimo artigo, Goiaba, mordaz e inteligente. Fiz um belo investimento com a assinatura da Crusoé. Valeu a sensatez e o sarcasmo.

    1. Lembrem-se que existe goiaba branca e goiaba vermelha...

    2. Também achei alguma semelhança, afinal, goiaba é verdinha por fora e rosinha por dentro.

  13. E o que ganhamos com tudo isso? Nada. Jogamos com a sorte, certos de que os novos farão grande diferença. Se for como o Fernando Holiday, em São Paulo, nada poderemos esperar. Em vez de fazer alguma coisa na Câmara Municipal fica participando das reuniões do partido em Brasília para ver se consegue algum cargo. Para mim foi uma decepção e aguardo com esperança que os novos componentes do congresso mudem, realmente, a política no Brasil. Kataguiri querendo ser presidente da Câmara é um mal sinal.

    1. Muito bem colocado! Esse tal de Holiday nunca me enganou. Somente vive esbravejando, jogando para a plateia. E quanto ao Kataguiri, tem tudo pra ser um quinta-coluna, com aquele jeito característico de melancia.

  14. Esse Goiaba é um esquerdista goiaba mesmo. Crusoé, os assinantes como eu só estamos aqui porque odiamos esquerdista aí nos deparamos com esse jornalista esquerdista igual o Bernardo Franco Mello que era da Folha e vazou para O Globo. A maioria, ou melhor, todos assinantes da Crusoé são direitistas aí vem um goiana de esquerda caviar para cá. Cai fora, esquerdinha Goiaba! Bolsonaro presidente 17, Goiaba. Esse é um goiana mesmo. Rala peito, mané!! É 17, É Bolsonaro, PTralha de bosta!

    1. Concordo c o Fernando. To cansada de esquerdopatas!!!! Sou B17🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  15. Voce nao comentou, mas a melhor despachada foi a Dilmanta...que devera agendar um horario em Curitiba, na 13a. Vara Federal...

  16. GOIABA É UMA FRUTA MUITO GOSTOSA E NUTRITIVA. NÃO COMBINA COM AS SITUAÇÕES IDIOTAS E AMARGAS REFERIDAS NESSA COLUNA. QUE TAL MUDAR?

  17. Pelo andar da carruagem de mudanças no tom da campanha de Haddad, logo ele subirá ao monte em companhia do Cabo Dasciollo, amaldiçoando a Maçonaria e os Iluminatti, fazendo coro com ele no grito de "glória a Deusshshshshsh"...

  18. Goiaba é fruta que eu "nem preciso" comer por assinar a Crusoé. Igual tomate, que é fruta, mas não serve para salada de fruta. Desonesto é dizer que os problemas com as urnas foram apenas nos votos para governador...que feio...Goiaba tá cheio de bichinho de goiaba...

    1. João, concordo plenamente com você. Essas goiabices cheiram a desinformação bem disfarçada. Infelizmente só assinando a revista e que nós leitores pudemos constatar tais engodos. Porém, assinaturas de revista tem prazo de validade. E o interesse maior na renovação é da revista, não do leitor enganado.

  19. Meus comentários não sairam, e não tinham nada demais, então adeus renovação de assinatura, onde não existe democracia, não me interessa!

    1. O povo de MG acertou!!! Dilma e Pimentel são do inferno...

  20. Estou de acordo sobre os dois citados, embora acho que Joice pode ajudar com este lado escandaloso, teatral e exagerado. Quanto ao outro, uma lástima mas o Congresso será bem mais do que estes dois ...a ver! No mais goiaba tá querendo imitar Marina, não apoia Bolsonaro e desaconselha a votar em Haddad.

  21. Mas independente do"engano das urnas" a recém eleita "a mulher mais votada da historia do Brasil" citada já demostrou que é uma mistura de Alberto Roberto (câmeras em mim!) e Zé Bonitinho (câmeras close!) de saias, as bombas que ela solta são que nem fogos de Ano Novo, fazem bonito, fazem barulho mas logo somem no ar!

  22. Mas independente de fraude ou não nas urnas, a recém eleita citada já mostrou qé um mistura de Alberto Roberto (câmera em mim!) com Zé Bonitinho (câmeras close!) de saias

  23. Impressionante essa crítica sem nenhuma profundidade na realidade depois de 2600 urnas recolhidas, mais de 16.000 BO (não BU) e vc vem com essa história de “tentaram votar em governador onde não tinha candidato 17”?? CRUSOÉ está devendo uma matéria seria e investigativa sobre o tema ou será relegada à mídia que ela tanto combate e fez a mim a tantos outros assinar...

    1. Daciolo está pedindo anulação do primeiro turno , talvez ele acredite que roubaram votos dele e que poderia estar agora disputando com Bolsonaro, vai saber, não votei no Bolsonaro, no entanto as urnas tentaram passar a perna no voto que dei ao meu candidato também.Numa dessa, as urnas podem até ter favorecido o Bolso sem querer ,porque se não fosse o "Hardard" , talvez ficasse mais difícil pra ele faturar o segundo turno!

  24. Parabéns povo mineiro por livrarem-se desta orda de bárbaros; Minas Gerais não merece ficar nas mãos deste terroristas retrógrados; não combina com o valente e astuto povo mineiro; Fora PT, em tempo, Graças a D_us

  25. Constantemente me tira um sorriso d’alma essa coluna. A sagacidade na desconstrução de mitos é antídoto para não se viver o ridículo. ‘Rir de si mesmo é sempre o começo da melhor revolução’. De modo que, faz-se jus a Eça de Queiroz importarmos essa máxima britânica, sob pena de a notória ‘Elegia ao Abacaxi’ não se prestar a metáforas de um realismo fantástico. Ps. O Bananão já foi enaltecido seriamente no passado por via do simbolismo do Abacaxi; com sua coroa, espinhos e doçura interior.

  26. A safadeza de Lula. O presidiário e pinguço Lula ordenou que Haddad ou Andrade parasse de ir à Curitiba receber instruções. Motivo Lula não quer ver o PT associado a derrota fragorosa de Haddad que se avizinha, assim para não ter o PT ligado a está derrota, Haddad não poderá mais usar as cores, estrelas ou fazer qualquer menção ao nome Lula. Após a previsível derrota o preso dará mais uma vez de soberano dizendo que a derrota foi do poste e não do PT.

  27. Por que a ênfase na renovação da Câmara em Joice e Alexandre Frota? Não é cedo para dizer que espera não sentir saudade de quem saiu?

    1. Na minha opinião, rolou uma inveja enrustida do Ruy Goiaba. Foi ou não foi????

  28. Acho ele tem cura, não é caso perdido. Mas que tem alma petista, tem! Fica claríssimo quando insinua que Bolsonaro é antidemocrático.

  29. Vc continua metralha, amigo??? Mostre se vc tem caráter e dignidade: publique este comentário, xará (infelizmente!). Se não, vc não existe mesmo!

    1. Acho que Ruy é (era) petralha, "pero no mucho". Dá p'rá salvar essa alma.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO