Antonio Milena/ABrLula e Muammar Kadafi: eles se tratavam como irmãos

A conexão Lula-Kadafi

Crusoé teve acesso a detalhes do que Antonio Palocci revelou sobre a remessa de 1 milhão de dólares do ditador líbio Muammar Kadafi para Lula e o PT. O ex-presidente cuidou pessoalmente para que a operação não fosse descoberta e pediu dinheiro à Odebrecht para "calar Duda Mendonça", que ameaçava "entregar tudo"
12.10.18

Em dezembro do ano passado, a notícia de que o ditador líbio Muammar Kadafi mandou 1 milhão de dólares para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 causou furor entre os petistas. A razão maior da raiva era a origem da informação: a revelação partira de Antonio Palocci, o ex-faz-tudo de governos do PT que se convertera em um dos maiores inimigos de Lula e do partido após se oferecer para fechar um acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Palocci estava preso havia sete meses e negociava o acordo com o Ministério Público. Àquela altura, ele só dava as linhas gerais do que tinha para revelar. A informação vazou. Na prática, Palocci apenas prometia contar o que sabia — sobre esse e outros assuntos. Sem detalhes. As minúcias, evidentemente, viriam na fase seguinte, caso os procuradores topassem a delação.

O acordo com o MP não prosperou e Palocci seguiu preso. Ele, então, passou a oferecer as mesmas informações diretamente à Polícia Federal. As conversas com os policiais seguiram em frente, meses depois o acordo com os policiais saiu e o ex-ministro destampou sua Caixa de Pandora. Entregou, entre outras informações preciosas, o passo a passo da transação com o ditador líbio — com direito a detalhes bombásticos guardados até hoje em segredo e que Crusoé revela com exclusividade nesta reportagem.

Ao detalhar na delação as ilegalidades de que participou em parceria com Lula, Antonio Palocci revela que foi o ex-presidente, pessoalmente, quem negociou o repasse de Kadafi e que, ciente de que se tratava de uma operação ilegal em que o “dinheiro só poderia ser repassado fora do país”, se empenhou para que a operação se concretizasse sem deixar rastros. Seguiu-se, então, uma sucessão de crimes com a participação ativa de Lula. O roteiro envolve a busca por um banco que pudesse fazer a transação com segurança, uma conta secreta na Suíça e, depois, uma operação de emergência com a empreiteira Odebrecht para comprar o silêncio do marqueteiro Duda Mendonça, que ameaçava contar tudo o que sabia sobre Lula e o PT. Eis os detalhes.

***

O pedido de Lula

Palocci conta que, com a corrida presidencial de 2002 em curso, foi procurado pelo próprio Lula no comitê da campanha, em São Paulo. Na companhia de um assessor, o então candidato petista queria saber como fazer para receber um “montante expressivo” no exterior. Foi o próprio Lula quem tratou de dar mais explicações. Disse que o dinheiro só poderia ser repassado para a campanha fora do país por causa de sua origem, que não podia, em hipótese alguma, aparecer. Lula dizia que o “montante inicial”era de 1 milhão de dólares, o que à época equivalia a aproximação 3,5 milhões de reais. Palocci, ainda sem saber de onde viria o dinheiro, sugeriu então que a operação poderia ser feito por meio do Banco Safra. Lula, de pronto, disse que não. Foi nesse instante, segundo Palocci, que o então candidato a presidente revelou qual era a fonte dos recursos. Lula explicou que o recebimento não poderia se dar via Banco Safra porque a fonte era o ditador líbio Muammar Kadafi, que, nas palavras do chefe petista, jamais concordaria em depositar dinheiro em uma instituição controlada por um membro da comunidade judaica. Palocci, agora sabendo de onde viria a bufunfa, concordou com a ressalva de Lula. E se comprometeu a buscar uma alternativa. Na delação, ele diz que ficou de pensar na melhor maneira de viabilizar o recebimento do montante, o que, ele mesmo diz, dependeria de uma “operação de branqueamento” – ou seja, lavagem de dinheiro.

A alternativa

Não demorou muito para que Antonio Palocci chegasse à solução que pudesse atender o pedido de Lula. O ex-ministro conta que, depois de pensar, lembrou que o marqueteiro Duda Mendonça – responsável pela campanha de Lula naquele ano – tinha uma conta na Suíça. E que, como Duda tinha altos valores a receber referentes aos serviços prestados ao PT, uma opção poderia ser essa: pedir a Kadafi que o depósito fosse feito na conta do marqueteiro baiano. Mais uma vez, Lula volta à história. Palocci diz que o procurou para consultá-lo a respeito da ideia. Os dois, a partir de então, definem que a conta suíça de Duda era a melhor forma de aproveitar o dinheiro que o ditador líbio havia oferecido à campanha. A engenharia já estava desenhada. O valor que entraria para Duda na Suíça seria descontado do montante que o PT devia ao marqueteiro no Brasil. Na prática, o que Kadafi depositaria para Duda lá fora o partido economizaria aqui no Brasil, podendo usar o resultado da economia para outros fins. Para todos os efeitos, a contribuição do ditador teria grande valia. Era a lógica da compensação bancária – a mesma do dólar-cabo, largamente usado por doleiros. No caso em questão, era o Duda-cabo. Assim, concordaram Palocci e Lula, os riscos seriam menores. Como o dinheiro não podia entrar diretamente no Brasil, sob pena de ser rastreado e criar embaraços legais para a campanha, a solução Duda Mendonça era a ideal. O PT conseguiria usar o dinheiro e, ao mesmo tempo, esconder a origem.

O aval do marqueteiro

Faltava combinar com Duda Mendonça. A tarefa ficou a cargo de Palocci, segundo ele próprio relata em um dos termos da delação premiada, a que Crusoé teve acesso. O ex-ministro era o coordenador da campanha de Lula. Como tal, tinha contato com Duda Mendonça, o marqueteiro responsável por moldar o “Lulinha Paz e Amor” que finalmente levaria o petista, depois de sucessivas derrotas, a alcançar o Palácio do Planalto. Palocci conta que encontrou Duda no Hotel Meliá do WT Center de São Paulo, onde o baiano estava hospedado. A conversa foi direta. Ele disse ao marqueteiro que, do valor que Duda teria a receber pelo PT, 1 milhão de dólares seriam pagos na Suíça. Só não contou de quem viria o dinheiro. Limitou-se a dizer que era de “um doador” que não poderia fazer o pagamento diretamente no Brasil. Duda anuiu. E forneceu os dados de sua conta para que a transferência fosse efetivada. Palocci diz que, com os dados em mãos, procurou o assessor de Lula que havia participado da primeira conversa para explicar como o pagamento deveria ser operacionalizado. Estava tudo combinado para que esse assessor fizesse, na sequência, o contato final com um importante auxiliar de Kadafi, de nome Khalifa. E assim foi feito. Dias depois, relata Palocci, a transação já havia se concretizado. O ex-ministro conta que falou com Duda Mendonça e o marqueteiro foi logo se apressando em dizer que tudo tinha dado certo. Duda até brincou, segundo Palocci: “O cara lá é firme, hein? Fez a transferência rapidinho”.

O rastro

Na delação, Palocci diz que o caminho do dinheiro pode ser perfeitamente rastreado. Lembra que, a partir da entrada de 1 milhão de dólares na conta que Duda Mendonça mantinha na Suíça, no ano de 2002, seria possível seguir o trajeto inverso da transferência e, finalmente, identificar a origem. A conta de Duda, diz, é a mesma que aparece em outros acordos de delação premiada firmados com a Lava Jato – contas do marqueteiro no exterior são mapeadas pela Polícia Federal desde o escândalo do mensalão, quando ele já era acusado de receber, lá fora, dinheiro sujo do esquema. Antonio Palocci lembra que justamente em 2005, ano em que eclodiu o mensalão, Lula foi à Líbia para um encontro oficial com Kadafi. A ideia era aproveitar a oportunidade para agradecê-lo e, mais do que isso, estreitar as relações com o ditador já pensando nas eleições de 2006, quando o petista se candidataria de novo. Palocci diz que iria, com Lula, ao encontro com Kadafi. Conta que chegou até a tirar o visto para a entrada na Líbia. Mas, em razão de outros compromissos, acabou não viajando. Conforme planejado, a relação do ditador com o PT permaneceria firme pelos anos seguintes, como se verá mais adiante.

A ameaça de Duda

Em outra passagem da delação, Palocci lembra que em 2005, na esteira do mensalão, Duda Mendonça foi chamado a prestar depoimento à CPI dos Correios, aberta pelo Congresso para investigar o esquema. O depoimento foi comprometedor para o PT. O marqueteiro, entre lágrimas, dizendo que estava ali “abrindo o coração”, confessou aos integrantes da CPI ter recebido no exterior parte do pagamento pelos serviços prestados ao partido. O testemunho causou comoção. A oposição viu na confissão um tiro de morte no governo Lula. Poderia ter sido, mas não foi. Agora, Palocci lembra que o depoimento de Duda foi ruim para o PT, mas que Duda não contou tudo. “Detalhes mais obscuros” foram preservados pelo marqueteiro, diz o ex-ministro. Em seguida, ele detalha o motivo. Palocci afirma que, dois dias após o depoimento à CPI, foi procurado por Duda. Eram 3 horas da madrugada. O marqueteiro, desesperado, queria falar com o então ministro da Fazenda. Os dois se encontraram na residência oficial do ministro, no Lago Sul de Brasília. Segundo Palocci, Duda chorava. Dizia que estava “se sentindo abandonado” e que, mesmo já tendo prestado o depoimento no Congresso, ainda estava “querendo entregar tudo”.

Lula: é preciso “calar a boca do Duda”

Palocci diz que, na sequência, procurou Lula para reportar o que ouvira de Duda. O então presidente marcou um encontro urgente em uma sala da Aeronáutica na Base Aérea de Brasília. Lula, ainda de acordo com o relato de Antonio Palocci, ficou “extremamente preocupado” e disse que era preciso “dar um jeito de calar a boca do Duda” para ele “parar de falar besteira”. A preocupação tinha razão de ser, e isso Palocci também explica. O ex-ministro diz que, embora Duda não soubesse que o 1 milhão de dólares que recebera na Suíça tinha como origem a fortuna do ditador Muammar Kadafi, a simples entrega das informações sobre a conta poderia provocar “um grande estrago”. Kadafi era um pária na comunidade internacional – o ditador sanguinário era suspeito de financiar o terrorismo e acusado, ele próprio, de ter ordenado o atentado que derrubou um avião da Panam sobre a cidade escocesa de Lockerbie em dezembro de 1988, matando 270 pessoas. A descoberta do repasse à campanha petista poderia representar, para Lula e para o governo, muito mais do que “um grande estrago”. Mais uma vez o então presidente resolveu agir pessoalmente para prevenir os danos. Era preciso, afinal, arrumar dinheiro com urgência para calar Duda. E, segundo Palocci, assim foi feito, como se verá a seguir.

A “compra do silêncio”

Preocupado com a ameaça do marqueteiro, Lula se lança pessoalmente na missão para calá-lo. Antonio Palocci afirma que o então presidente lhe disse que tentaria com o empreiteiro Emílio Odebrecht uma ajuda financeira para “comprar o silêncio de Duda”. Depois disso, em uma nova conversa, o presidente manda Palocci procurar Pedro Novis, um dos principais executivos da empreiteira, para ajustar o pagamento. Lula explicou ao então ministro que havia combinado com Emílio o “repasse de dinheiro para Duda Mendonça”. Palocci conta que nem Lula nem ele disseram a Emílio Odebrecht ou a Pedro Novis qual era a real finalidade do pagamento a Duda Mendonça. Ao pedir o socorro, explicaram apenas que tinham uma dívida a ser quitada com o marqueteiro. Após o ajuste com os representantes da empreiteira, coube a Palocci alinhar com Novis a execução da operação cala-boca: ele diz que combinou com o executivo o repasse, pela Odebrecht, de 15 milhões de reais para Duda. O valor, transferido também para uma conta do marqueteiro na Suíça, seria uma contrapartida a “atos de ofício” praticados pelos então poderosos do PT em favor da empreiteira – uma prática que, anos mais tarde, com a Lava Jato, viria a ser esquadrinhada à exaustão. Confessando um crime, Palocci diz que, com o pagamento, ele e Lula conseguiram “amenizar a situação”, comprando finalmente o silêncio de Duda. Tudo foi feito exatamente como o chefe queria.

Outros negócios

Palocci vai ainda mais além. E revela que, da relação com Kadafi, viriam outros dividendos para Lula e o PT. Ele afirma que, em 2007, recebeu um pedido especial do então presidente da República. Lula queria que o ministro fosse até a Odebrecht cobrar o repasse de valores que a empreiteira lhe devia por contratos que ganhara na Líbia graças a sua interlocução privilegiada com Muammar Kadafi. Segundo Palocci, Lula usou o cargo de presidente para fazer lobby para a empreiteira junto ao ditador e, em troca, cobrou dividendos. O ministro afirma que foram várias as obras que a Odebrecht ganhou na Líbia depois que Lula, valendo-se do cargo de presidente, defendeu junto a Kadafi a entrada da Odebrecht no país. Ele diz que Lula tratou do tema diretamente com o ditador. Tempos depois, era chegada a hora, nas palavras do próprio Palocci, de “cobrar a conta”.

Mais lucros

Incumbido por Lula de ir até a Odebrecht cobrar a comissão devida pelos negócios fechados na Líbia, Palocci diz que marcou um encontro com Marcelo Odebrecht e transmitiu o pedido de Lula. O filho de Emílio, que anos mais tarde passaria uma longa temporada na cadeia graças à Lava Jato, respondeu que concordava em repassar os valores, mas antes precisava que Lula voltasse a conversar com Kadafi. Marcelo queria que Lula convencesse o ditador a aumentar a margem de lucro da empreiteira nos contratos que ela mantinha em território líbio. Palocci conta que voltou a Lula e apresentou a demanda de Marcelo Odebrecht. Depois disso, afirma, o presidente conversou com Kadafi e a margem de lucro da empreiteira foi aumentada, conforme solicitado. Feito isso, diz o ex-ministro que virou delator, a Odebrecht disponibilizou 15 milhões de reais para Lula e o PT. Ele esmiúça o trajeto da“comissão”, um tanto curioso. Conta que a Odebrecht recebia do governo líbio e a pedido da empreiteira os valores eram repassados, veja só, para uma conta mantida na Suíça por Paulo Preto, apontado como operador de propinas do PSDB. Na sequência, o também operador Adir Assad, outro fisgado pela Lava Jato, realizava uma operação de dólar-cabo com Paulo Preto e disponibilizava os valores em espécie, no Brasil, para a Odebrecht. A parte que cabia ao Lula e ao PT, conforme o relato do delator, era retirada em espécie na sede da empreiteira por Branislav Kontic, braço-direito de Palocci durante anos.

***

Lula e o PT sustentam que Palocci mente. Quem conhece as frentes de apuração abertas com base no mapa apresentado pelo ex-ministro garante, porém, que muito em breve será possível comprovar cabalmente o que de mais relevante ele conta. Os relatos sobre as relações perigosas do ex-presidente com o ditador líbio, morto em 2011, são só uma ponta do que vem por aí. Os apuros de Lula tendem a se multiplicar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bandidos, bandidos, bandidos e mais bandidos, todos unidos para acabar com o Brasil! Fora com eles todos, antes que todos esqueçam suas falcatruas e eles morram esquecidos... Afinal, o brasileiro tem memória curta e acaba trazendo eles de volta ao poder!

  2. Creio que debaixo dessa ponta do iceberg esteja a relação estreita de Hugo Chávez, o narcotraficante, com os grupos terroristas do Oriente Médio, onde tinham no norte da África um hub para a entrada de droga nas proximidades da Europa. Talvez quem tenha feito o intermédio entre o Lula e o Ditador Líbio seja o próprio Chávez.

  3. Luladrao. A raposa vestida com pele de carneiro, fez o mundo inteiro de idiotas. Nunca acreditei neste ladrão, mas torcia estar enganada. Merece um paredão de fuzilamento.

  4. Após o tsunami eleitoral, teremos o dia do Juízo final para o PT. Espero que tudo venha a público e que a justiça prevaleça, condenado todos os envolvidos e cassando a legenda diabólica.

  5. Quem sabe agora diminui a admiração externa pela esquerda brasileira. Mas me pergunto: Lula mal fala português. Kadaffi falava português ou teve intermediários na conversação?

  6. Excelente!! É exatamente com a qualidade e a profundidade das reportagens da Crusoé é que uma boa parte da população brasileira pode ter ciência do que ocorre nos bastidores da política suja (politicagem) existente no Brasil...

  7. Esse BAndo todo precisa ser preso para o resto da vida e o partido todo nescecita ser cassado para sempre: sao os escrotos dos escrotos,o que pior já aconteceu para nosso país. Morram, morram, morram!!!!!

    1. Adriana, sem querer polemizar, mas não tenho como deixar de comentar a sua afirmação. Quando você fala em "país" está se referindo às instituições públicas? Como assim, o país cuidar do povo? É o povo quem deve cuidar (e fiscalizar) do país. Essa visão de um Estado paternalista (agenda de esquerda) reforça o infantilismo social, ou seja, um prato cheio para governos demagogos, populistas e autocrátas.

  8. O Bolsonaro tem que usar isto nas suas propagandas políticas, para tentar manter a população alerta contra os bandidos comunistas. Tem que lembrar que o ditador Kadafi era chamado de irmão, pelo próprio Lula.

  9. Aa relações de Lula-Kadhafi não eram só ideológicas. Havia muito dinheiro envolvido. É o que afirma a delação de Antônio Palocci, o artífice do recebimento de 01 milhão de dólares do ditador ao presidiário Lula.

    1. Esse fato não autoriza o TSE a cassar o Partido dos Trabalhadores?

  10. Me parece que é vedado aos partidos brasileiros em receber dinheiro estrangeiro, mas como é em nome do Duda é possível que a ORCRIM se safe.

  11. Quem deveria estar na cadeia é Emílio Odebrecht. Seu depoimento foi ridículo e só demonstrou o quanto era grato à Lula. Gratidão paga com muito dinheiro.

  12. Estou ansioso para q Bolsonaro ganhe e abra a caixa de pandora do BNDES. Hahahahahah, veremos quem é empresário e quem é "empresário "

    1. Estou muito ansiosa, também. Mas, sabemos que Bolsonaro é alvo.

    1. Mas primeiro ele tem que devolver todo o dinheiro roubado com juros e correção

  13. Essa raça maligna nunca contou com meu voto,portanto estou isenta de culpa e faço uma torcida ferrenha pra que esse demônio encarnado,Lula,apodreça no xilindró,para o bem de todos e felicidade geral da nação.

  14. Dessa vez lulinha irá morfar na cadeia e , pra fechar o caixão do PT, contamos com publicação da delaçao de Marcos Valério.

    1. Eles estão muito ocupados falando de pichação em banheiro de faculdade!!!

  15. Quero ver pedirem a extinção desse partido! É proibido por lei doações internacionais...mas nesse pais e com esse STF.....

  16. Parece que Lula tentou trazer essa grana através até de igrejas, pedido feito para o pastor, pessoalmente. Pastor negou. Nunca mais o viu.

  17. Como que o repasse de dinheiro de um ditador sanguinário para interver na política nacional não sensibiliza o restante da imprensa?

    1. Imprensa essa tão canalha quanto os politicos, alias acho até que uma grande parcela da imprensa se tornou cumplice direta de todas essas falcatruas

    1. Mas,essa era a idéia,podes ter certeza,esse canalha sempre foi o mandante.

  18. Foram bilhões de dólares gastos neste "projeto". O Foro de São Paulo, o ovo da serpente jararaca, está vivo. 30 anos de aparelhamento e destruição da Venezuela, Bolívia, Brasil e países da AL que compunham a URSAL. Busquem José Dirceu para que este câncer seja encarcerado e erradicado da história, definitivamente junto com todos os outros comparsas terroristas. Não podemos jamais baixar a guarda, principalmente agora nesta hora de transformação de nosso país. A guerra vai começar.

  19. Querem mais? Leiam o livro do Leonardo Coutinho, lançado em Jan 2018. "Hugo Chaves, o Espectro". De braços dados, Chaves, Lula, Fidel, Maduro, FARCS, e muitos outros, alimentando e financiando o terrorismo através do narcotráfico, junto às ditaduras do norte da África e Irã, para a implantação do diabólico "Socialismo do Séc. XXI". E o palhaço deste boneco melancia, querendo dar continuidade a tudo isto em nosso país, recebendo ordens do presidiário. Cuidado com o fugitivo Dirceu.

  20. Já li a excelente matéria do Rodrigo aterrorizado com tamanha sujeira desse ex-presidente corrupto, mas no final ele ainda me diz que a relação com aquele ditador sanguinário é apenas uma ponta do que está por vir. Quando você pensa que não pode haver sujeira maior, os caras vão lá e mostram que tem como. Ansioso e assustado com o que vem pela frente...

  21. O mais estranho é que o Duda Mendonça foi inocentado no mensalão por receber dinheiro no exterior porque alegou que não sabia que poderia receber dinheiro assim para campanhas eleitorais. O Levandowski e o Marco Aurélio foram os que mais se empenharam em inocentá-lo. Palocci não revelou nenhum acordo com alguns membros do STF?

    1. Dei uma olhada a respeito e verifiquei que o Facchin homologou uma nova delação do Duda em junho deste ano. Imagino que se encaixe com a delação de Palocci. Ele tem que ser preso. O sujeito fez uma confissão, foi perdoado e depois recebeu dinheiro para ficar calado.

  22. Fico com vergonha por ser tão inocente em relação aos nossos governantes. É muita sujeira que uma reles cidadã nunca teria acesso. Agradeço a revista Crusué( equipe).

  23. Meu Deus! Parece enredo de filme de mistério, daqueles que nós vemos e pensamos: ih...estão exagerando. Às vezes, a realidade supera em muito a ficção. Infelizmente para nós, brasileiros. Espero que o Bolsonaro me tire a vergonha de ser brasileira.

    1. a grande imprensa não divulga por causa do famoso "rabo preso".

  24. Palocci não aguantou estar preso e esquecido pelos "camaradas" e aí conto o que sabe e ainda deve ter más. Parabéns Crusoé pela matéria.

  25. Relato bem detalhado, os players sao bem conhecidos. O Paulo Preto vai ter que confirmar que foi feito de "Laranja" nestas falcatruas. Agora "a alma mais honesta" que nunca sabe, nada ve, vai ter mais um "pepino" para descascar.

    1. Isto! E à toda mídia estrangeira, inglesa, alemã. Mas principalmente aos socialistas de Paris. Onde Bolsonaro perdeu, devido à influência de comunistas, como "Libération" e "Le Monde"

  26. A Polícia Federal deve estar aliviada com esse depoimento, às vezes penso que vão soltar todos os envolvidos e a operação lava-jato vai morrer. Isso não pode acontecer. Acreditamos e contamos muito com vocês da PF. A revista Cruzoé está de parabéns com essa informação.

  27. A Polícia Federal deve estar aliviada com esse depoimento, às vezes penso que vão soltar todos os envolvidos e a operação lava-jato vai morrer. Isso não pode acontecer. Acreditamos e contamos muito com vocês. A revista Cruzoé está de parabéns com essa informação.

  28. Pás de cal sobre PT e o Chefe!!! Pena que boa parte dos filhotes deste partido conseguiram se eleger para deputados federais. Um dia isto acaba.

  29. Luladrão já começou errado em 2002... Como achar que poderia enganar o mundo todo para sempre? Ele é um verdadeiro cleptomano e mitomano!

  30. Excelente reportagem, Rodrigo! Você e a Crusoé estão de parabéns! Esta notícia precisa ser divulgada. E, Antagonistas, prestem atenção no que diz o ALBANO, mais em baixo. Obrigado, Antas.

    1. Grato pelo destaque Fernando W. O livro do Tuma é "Assassinato de reputações - um crime de Estado". E, insisto, insisto, insisto ... falem com o Mário Garnero ... o molusco asqueroso, "amigo" do Paulo Villares ? Vocês têm idéia de quem foi Paulo Villares ? "Amigo" ?

  31. Compra e venda de decisões judiciais, como é feita, nas altas voltagens superioras? Dólar-cabo; rede de offshores entre advogados, doleiros e togados; conta do laranja (em alguns casos ‘moreno’) amigo em Liechtenstein, ilhas da Madeira, Açores ou Macau? É urgente esquadrinhar isso também.

  32. O pastor Caio Fabio amigo de Lula conta em vídeo direitinho está história do dinheiro de Kadafi. Tem no YouTube e Google. É só procurar.

  33. Crusoe poderia investigar de onde está partindo o dinheiro para pagar a milionária defesa do cachaceiro, pois deve ser a defesa mais cara da história. Como esse verme alega ter 12 milhões de patrimônio e um salário de ex-presidente, como pode pagar esse valor inimaginável por sua defesa.? É claro que o dinheiro está vindo de fora, das contas no exterior. Fico intrigado com a grande mídia nem se apercebe dessa vergonha. Quanto custa a revoada de jatinhos e mais de 100 apelações ao STF?

    1. Incrível observar que a chamada "grande mídia", depois do "risco" real do Bolsonaro levar essa, está, invariavelmente, batendo no candidato do PSL. Um dos poucos que está isento até agora é a Crusoé (Antagonistas). Alguém pode me responder porquê Globo, UOL, Veja e outros grandes estão se comportando assim?

  34. Bom nesse momento seria uma entrevista com o Paloscci (pronúncia com a boca mole e a ponta da língua saindo entre os lábios, provocando uma suave ventosa), ou alguém relacionado a ele disposto a falar sobre o assunto. Não custaria perguntar o que Palocci acharia do PT no governo novamente...

  35. Demoramos muito tempo para desbaratar a quadrilha. Apesar de sabermos da verdade escondida, ainda existem ramificações que não estão aparecendo camufladas nos meandros jurídicos de alto escalão!!

  36. Uau!!!! Grande reportagem!!! Uma pergunta: por que o MP não aceitou a delação de Palocci? Depois dessa. será que a imprensa internacional vai continuar fazendo afagos no PT?

    1. Se não me falha a memória, Duda Mendonça foi perdoado depois dessa confissão "para inglês ver". Depois da comprovação dos fatos da delação, Duda obviamente tem que ser preso.

    2. Parece não ser complicado verificar a entrada de dinheiro de Kadafi (provavelmente de algum.laranja do ditador) na conta de Duda. Se existe a possibilidade de comprovar esses fatos, ou se já foram comprovados, o fato do MP afastar-se da questão, implica em conivência com o crime. Quem participava da equipe do MP responsável por essa delação? Essa gente tem que ser investigada obviamente.

  37. vcs estão de parabéns por mais esta reportagem, nenhum meio de comunicação do Brasil teve a capacidade de fazer uma reportagem desse nível, a nossa imprensa é um luxo, e a nossa justiça o ministério público não quis fechar a delação e ainda achou ruim porque a PF fez, esse ministério público com o comando dessa que aí estar não serve para nada há não ser receber gordos salários e isso que foi noticiado vai ficar por isso mesmo. o STF ainda quer soltar um vagabundo desse.

  38. Ministério Público, a meu entender, serviu de biombo para esconder por mais tempo essa patifaria. Está nos devendo muito, precisa avançar bastante para pedir condenação desse monstro barbudo.

  39. Pessoal, essa é a ponta do bloquinho de gelo. Antagonistas, procurem o Mário Garnero. Mas não demorem; ele já chegou aos oitenta. Ele sabe muito sobre o canalha do sapo molusco. Descubram quem foi fazer curso de sindicalismo nos EUA (o mais sujo e corrupto dos anos 70). Lembram do Hoffa? Mas antes leiam o livro "Jogo Duro" escrito pelo empresário. Alguns "detalhes": "líder sindical por encomenda"; "criatura do Golbery", entre outras coisas. Confiram também o livro de Romeu Tuma Junior.

  40. É impressionante como Lula, o PT e parceiros conseguiram por tanto tempo, maquear tantos delitos.Enfim chegou a hora de trazer a tona toda verdade e expurgar esses delinquentes do meio político.

  41. As comprovações dessa delação precisam vir o quanto antes. Esse é o momento certo para tirar lula e o pt da vida dos brasileiros.

    1. Para perder registro: I – recebimento de recursos financeiros de procedência estrangeira; II – subordinação a entidade ou governo estrangeiro; III – falta de prestação de contas à Justiça Eleitoral; <DILMA DECLAROU 500Mi QUANDO NA REALIDADE COLETOU 1.4Bi IV – manter organização paramilitar.

  42. Gravíssimo crime de Lesa Pátria. Crime contra a Justiça Eleitoral e contra a Soberania Nacional e além de sujeitar os dirigentes à prisão, obriga a Cassação do Partido.

  43. Só não é extinto do Brasil por ter aparelhado todos ou quase todos órgãos. Uma verdadeira organização criminosa com varias ramificações. Ao ponto de ter entre seus cúmplices ministros do STF, STJ, STE, etc, etc, etc.

    1. André, o Ministério Público nos deve muito. Age como um freio em tudo o que diz respeito ao indiciamento e condenação dessa organização criminosa. Tem funcionado como um biombo para esconderem esses criminosos, tudo à nossa custa. Temos que cobrar de todos os que vêm contribuindo para isso.

  44. pt não é uma quadrilha, isso é uma CELULA TERRORISTA, não pensei que ainda poderia me surpreender........disponibilizem isso a Bolsonaro, e acabamos com esse 2 turno antes de começar. Sabiamos disso, mas com esses detalhes e provas. CONSEGUIRAM ME CHOCAR.

  45. Achei a reportagem esclarecedora e coerente. Os detalhes do rastreamento do dinheiro de Kadafi até a conta do Duda seria uma parte fácil, caso o MP aceitasse a delação, pois já há acordo de colaboração entres Suiça e Brasil para rastreio de crimes financeiros. Mas, sendo somente a polícia federal a fazer acordo com delator, poderia haver possíveis questionamentos jurídicos e chicanas intransponíveis para o tal rastreio. Acho que o MP age segundo alguns ventos que não são isentos de lado.

  46. Meu pai, aonde iremos parar? Com estas declarações (delações) bombásticas do A. Palocci como é que o PT ainda continua a existir como partido? Quando é, afinal, que o PT será extinto como partido?

    1. Tomara. Palocci deve saber muito mais coisas pois participava dos esquemas de remessa de dinheiro das prefeituras, que parece que foram até idealizados pelo próprio Celso Daniel. Palocci não deve querer sair da prisão nunca mais. Pelo menos preso continua vivo. Seria a próxima vítima da máfia petista

  47. É simplesmente impossível alguém descrever algo com tantas riquezas de detalhes, se essa não for verdade. O Palocci é o narrador.

  48. Meus amigos, eu fico pensando cá com meus botões se 10% dessa tramóia tivesse sido praticada por qualquer outro mortal brasileiro, a outra imprensa já o teria triturado. A pergunta é: por que silencia?

  49. Finalmente a cortina se abre! Ufa, Palocci! Demorou, hein? Bote todos os podres pra fora. Lave sua alma. Purgue seus pecados e enterre definitivamente os vagabundos que reinaram anos por aqui.E o PSDB, hein? Está começando a entrar na dança! Que bom!

  50. É, parece que o cara do molusco já está assado. Novembro, após as eleições, será um mês com intensidade de uma panela de torrar pipoca. A casa ou o prédio vai cair.

  51. Esta reportagem demonstra com limpidez, um dos motivos pelo qual esta agremiação partidária deva ser extinta e seus militantes históricos banidos da politica definitivamente. Nenhum governo de direita ou centro direita prosperará incólume a este partido que monopoliza a virtude em sua própria opinião e que exige que os outros joguem o jogo democrático dentro da regra, enquanto eles mesmos a nenhuma regra obedecem, fazendo "o diabo" para conquistar e manter o poder Não é maldade e sim um DNA mal

  52. Uai. A notícia sobre a doação de Kadafi a Lula já foi divulgada em dezembro do ano passado por várias fontes... O que tem de novo?

  53. O bandido lularápio merece apodrecer na cadeia e além disso devolver o dinheiro que mantém escondido pois roubou muito esse cretino.

  54. Bom dia. Sou assinante novo da Crusoé e após ler esta reportagem sobre a delação do Palocci, acredito que seria um presente a sociedade abri-la ao acesso público, para os não assinantes. Estamos passando por um processo decisivo para nosso país e esta informação poderá ajudar na decisão de várias pessoas. Obrigado.

    1. Concordo em número gênero e grau essa reportagem deveria informar ao resto da população! poderia ser pelo antagonista! faço uma pergunta porque a proteção PGR, MPF rejeitaram essa delação?

  55. Excelente artigo, mas falta a resposta ao Por Que? Em troca de que, o genocida líbio ajudou o pilantrão a se eleger? O que Lula ofereceu do Brasil ao tarado do Kadhafi? Torço que a Crusoé nos revele também.

    1. Carolina, Kadafi apoiava movimentos de esquerda mundo afora. Procure no Google jornal q era publicado no Brasil chamado Onda Verde, patrocinado por Kadafi. Eu conheci em Curitiba nos anos 80 pessoas que o editavam e militavam na esquerda.

  56. Tudo muito nojento e baixo. À reportagem, no entanto, a meu ver, faltou explorar a razão ou razões porque o MP, diante de informações tão demolidoras, rejeitou o acordo. Que motivos teriam levado o MP a não aceitar o acordo e disparar a investigação desses fatos? Sugestão à Crusoé: vão atrás dessa motivação do MP, isso só enriquecerá o "pacote".

  57. Parabéns, redator Rodrigo Rangel, por nos informar com tantos e ricos detalhes sobre as operações escabrosas dessa gente criminosa! É aviltante o que se fêz nesse Brasil!

  58. Extingue o partido, mas os políticos serão os mesmo em outro partido, o certo é além de extinguir tirar a elegibilidade dos mesmos...

  59. !!! O eixo do Antro #Gang_PT é Brasília , Bahia_( Jaques Wagner ) e Pernambuco_( Defunto Eduardo Campos e asseclas ) , o Banco é o Do Brasil_( Gerido por Palocci ) que usou a Agência_0963 - 6 ; situada em Petrolina_PE , numa estratégica posição geográfica_( Aeroporto Internacional e muito $$$ através das exportações do Vale do Rio São Francisco ) !!! Até Bin Laden usou esse eixo #Gang_PT e o BB_( 001 )_Ag_:_0963 - 6 !!!

  60. Eu e as torcidas do Flamengo e dos demais times só queremos saber porque o Emílio Odebrecht ainda não foi preso, nem indiciado nem nada lhe aconteceu, sendo um Crápula.

  61. A língua falada na Líbia é o Árabe, Lula aprendeu a falar Árabe? ou Palocci ?ou necessitaram de apoio do Itamarati, de algum diplomata? É necessário saber todos que participaram das, como diz Chico Ditadura, tenebrosas transações.

    1. Analisando esse esquema de financiamento de campanha, você acha que a tradução das intenções seria o fator impeditivo? Lula não tinha como recorrer ao Itamarati para isso em 2002. Lula não recorreria a meio oficiais (Itamarati) pra fazer falcatrua em 2006.

  62. Para o PT e para o presidiário, todos mentem. Cretinice somente para quem não faz parte da Organização Criominosa. Mas, ser amigo do Kadaffi é pior que ser amigo do Cachoeira. Não?!

  63. Eu e mais as torcidas do Flamengo e demais clubes só queremos saber porque o Emílio ainda não foi preso, nem indiciado, nem porra nenhuma.

    1. Quero parabenizar os Antagonistas pela reportagem tão esclarecedora, e estarrecedora. Coisas que a gente imagina mas não acredita, descritas com essa riqueza de detalhes nos deixam perplexos. Pena que por dependemos de um judiciário podre e um supremo fétido, custa acreditar que essa delação pode resultar no fim do PT. Meu nome, Edmundo Scardovelli

  64. Isso não é um partido político,é uma seita, uma gangue!!! Não quero nem pensar se essa gangue entrar no poder novamente. Aí pode mudar de país!!! Já era!!! Socorro!!!!

  65. As medidas extremas da cassação do registro partidário, conforme arts. 27 e 28 da Lei 9.096/95. São hipóteses de cancelamento de registro de partido políticos: I – recebimento de recursos financeiros de procedência estrangeira; II – subordinação a entidade ou governo estrangeiro; III – falta de prestação de contas à Justiça; <DILMA DECLAROU 500Mi; NA REALIDADE 1.4Bi IV – manter organização paramilitar;

  66. Ótima reportagem!! o iceberg escondido embaixo deste mar de lama deve ser gigantesco agora ficará a questão sobre quando e quem irá pedir o fim do PT

  67. Isso é um pequeno aperitivo para os militantes aqui da esquerda que a primavera árabe também prejudicou o fornecimento de mortadela......

  68. Acho que esta na hora do Gilmar, Ptralhoski , Tofolli e Marco Aurelio Cepacol tomarem juizo. Com um senado novo podem ate sair de lá para uma penitenciária. Ai Tofolli teria que explicar os,$ 100 mil de mesada, o Gilmar com o IDP etc, etc, etc. O luladrao se quiser derruba a República.

  69. Tem um vídeo no YouTube de um pastor amigo de Lula que diz ter sido procurado por Lula para receber uma grana de origem externa desconhecida. Esse pastor conta que ficou muito indignado com tal fato. Ele chama Lula mal caráter, com muita propriedade.

  70. Onde as colaborações, provas e casos se cruzam?! Ainda há o caso de Léo Pinheiro, o do Marcos Valério, a morte de Celso Daniel, do Toninho do PT , etcetera. Deve haver muitas conexões

  71. A Pena somada vai pra mais de 500 anos!!! Lulladrão e muitos outros. Há outros casos ainda não revelados que vão surgir!

  72. A colaboração da Suíça é total com o Brasil. Recentemente, eles derrubaram completamente o sigilo bancário lá. É uma questão apenas de tempo para todos esses envolvidos pegarem cana dura!

  73. Por isso que temos que eleger Bolsonaro. Agora o Brasil vai ser passado a limpo de verdade. A limpeza precisa começar pelo STF.

  74. Prevejo, no mínimo, 100 anos de cadeia para Lula, como punição justa! Haddad, Gleisi e o PT farão ainda muitas visitas para Lula, na carceragem da PF, por décadas e décadas. Isso se não encherem o saco e não largarem o Nine à sua própria sorte para o resto da eternidade!

    1. Visitas??? Uma hora entrarão e de lá não sairão tão cedo.

    2. Discordo. Gleise e Haddad farão companhia ao molusco nove dedos na cadeia.

  75. Essas relações de Lula/Kadafi já foram contadas à exaustão pelo Caio Fábio. Só que ninguém deu ouvidos, achando que ele era um lunático. Mas a verdade sempre prevalece

    1. nunca antes na história da humanidade houve alguém tão corrupto...

  76. Lula vai passar o Cabral em tempo de cadeia. Pode acontecer também que o PT tenha seu registro cassado. Pode também não acontecer nada...

    1. Organizada, mas não muito bem, pois tá ruindo não é mesmo? Tomara que se comprovem esses fatos todos para extinguir de vez esse partido de bandidos.

  77. E, ainda, tem pessoas que acham que o lula foi o salvador da pátria. Esse sujeito asqueroso deveria pegar prisão perpétua e seu nome ser, somente, mencionado nos livros de história como o homem que quase destruiu o país.

  78. Excelente Crusoe Parabéns Oxalá de fato e$$a$ comprovações se efetivem em alongamento das e mais prisões e q isso seja plenamente divulgado 🇧🇷🙏🍀

    1. Kkkkkkkkk!!!! Com este TSE aí? Procure outro país em que exista esta jabuticaba! Isto aqui é uma piada.

  79. Uma pena que a idade deste escrôto esteja tão elevada. Adoraria vê-lo apodrecer atrás das grades por anos a fio. De fato uma pena, vai morrer logo.

  80. Lula fez todo o povo brasileiro de trouxa, traiu a pátria. Fico imaginando toda esta situação acontecendo, todos os envolvidos rindo da nossa cara... Mas a conta chegou, e agora o Brasil está sendo passado a limpo. Vamos resgatar a nossa esperança. Câmara e Senado renovados, e Bolsonaro Presidente.

    1. A verdade sempre vem a tona!! cedo ou tarde! Aqui diria que, em tempo!!

  81. Este certamente foi um dos episódios mais horrorosos daquela época. Ver o Brasil se alinhando com Kadafi, sua fundação patrocinando eventos no Brasil e publicando anúncios em revistas de grande circulação, e a grande imprensa e oposição achando a aproximação governo brasileiro - Kadafi, a coisa mais normal do mundo. Até hoje, mesmo quando se fala da aproximação promovida entre o governo brasileiro e ditaduras , promovida pelo PT, o caso Kadafi é pouco mencionado. É de estarrecer....

  82. Sendo a historia verdadeira vem perguntas importantes que o "néscio repórter" esqueceu: Por que ele daria um milhão de dólares ao PT e o que ele teve de benefício? A Crusoé não se preocupou com isto?

    1. Lógico que tinha um “toma lá da cá. Um bandido não faz caridade com outro: sempre tem algo em troca e, desse algo em troca, com certeza vem mais sujeira por aí.

    2. Kadafi deve ter recebido sua parte da Odebrecht...ou ia fazer isso pelos belos olhos do Lula?

  83. Esse relato do Palocci é apenas uma parcela ínfima da desonestidade e corrupção que nortearam o governo petista no Brasil!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO