A regra fiscal do PT

08.09.22

Três propostas de regra fiscal são discutidas no PT, para o caso de um vitória de Lula. A primeira é um sistema de metas de resultado primário com banda de flutuação. As bandas eliminariam o problema de uma meta de resultado primário pura, dando ao governo flexibilidade para agir no contrafluxo da economia, ou seja, gastar mais quando houver desaceleração e menos quando houver aquecimento da atividade. A adoção desse modelo chegou a ser discutida em 2015, meses antes do impeachment de Dilma Rousseff. Uma segunda proposta, menos desenvolvida, é a de criar métricas diferentes para as despesas de capital e de custeio, abrindo algum espaço para investimentos. No mesmo sentido vai a terceira proposta, que seria uma variação do teto de gastos. Mas, além de reajustar as despesas de ano para ano com base na inflação, ela também autorizaria o governo a ampliar seus gastos num percentual máximo equivalente ao do crescimento do PIB. Mais uma vez, o objetivo é abrir espaço para investimentos. Não se deve esperar um anúncio da estratégia escolhida em nenhum momento próximo, mas apenas no final do ano, caso, repita-se, Lula vença as eleições.

Lula: ele quer espaço para poder gastar
 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. E é claro, qje rendam um bom caixa 2, 3 e 4 para garantir o pagamento dos marketeiros das eleições dos próximos anos.

  1. No Bananão as "propostas" econômicas são como meias made in China compradas num camelô qualquer, ruins e servem mal em qualquer pé, seja da direita que é torta, seja da esquerda que não desentorta. No fim resta somente mais fim e 🐀 gordos em ilhas fiscais...

  2. O objetivo é o de sempre: gastar mais do que arrecada. O resultado é sempre o mesmo. Mais inflação e juros escorchantes. Com subdesenvolvimento na veia. Miséria, sofrimento e desalento.

    1. Isso porque não tivemos uma direita de verdade. Esse traidor do bozonaro se vendeu como tal, e na hora do vamos ver, mostrou-se um populista vagabundo com a mesma mentalidade esquerdoide para governar.

  3. As propostas ainda não estão perfeitamente entabuladas. A única coisa certa, seja por qual delas se optar, é a colocação de um cumpanheiro em cada posto chave do governo. É preciso fazer caixa. Eleições são caras, pretensões custosas e ambições desmedidas. Tudo voltará ao normal e com o necessário benaplácito de um Judiciário que custa aos brasileiros 102 bilhões de reais, dos quais 92 bilhões gastos com pessoal. Salve Pindorama há dois séculos livre de Portugal, mas cativo de Brasília.

    1. Fábio tem razão. A perda dos 4 próximos anos do Brasil já está garantida, seja com o psicopata populista de esquerda e grande ladrão, seja com o psicopata populista de direita e ladrão de galinhas.

    2. Já estamos caminhando para essa ruína, com o PT ou Bozo, indiferente.

    1. Ruim com o ptclepto, pior com o bosogeno....triste país.....

    2. Esse governo populista de "direita" já é petista, amigo, não se engane.

    1. COM QUALQUER DOS DOIS, MAIS QUATRO ANOS PERDIDOS. ZEMA 2026!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO