MarioSabino

O zumbi Brasil

26.08.22

Há pouco mais de quatro anos, Lula foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Hoje, ele é candidato novamente à presidência da República e, como tal, deu entrevista ontem ao Jornal Nacional. Enquanto o assistia repetindo o seu discurso velho, as suas mentiras, as suas hipocrisias, as suas metáforas futebolísticas, fui tomado pela náusea.

Esse sujeito e cupinchas seus quiseram me encrencar com a polícia algumas vezes, acusaram-me de ter montado uma “associação criminosa” — e os seus sabujos na imprensa ainda tentam destruir a minha reputação, porque, como jornalista, ajudei a lançar luz sobre os esquemas e as farsas dessa gente. Esquemas e farsas que apagaram com a borracha jurídica. Quando Lula fez o elogio da imprensa livre, tive, portanto, engulhos. Mas a minha náusea essencial vai muito além da questão pessoal.

O meu mal-estar originou-se principalmente da certeza, personalizada por Lula, de que o Brasil condenou-se a vagar num cemitério abandonado de princípios e ideias. Lá está o jazigo da ética e da honestidade; mais à frente, o túmulo da modernidade; ali ao lado, a tumba das justiças. Enfim, tomei consciência de que, aos 60 anos, não verei país nenhum.

Alguém poderá me perguntar: mas e com a entrevista de Jair Bolsonaro, você não sentiu a mesma náusea? Não tanto, porque vejo em Jair Bolsonaro uma tragédia com fim. Já em Lula enxergo uma tragédia interminável. Jair Bolsonaro é um desvio produzido por uma circunstância que parecia favorável. Lula é a retomada do caminho principal que não nos levará a nada — ou melhor, nos fará continuar a andar em círculos no cemitério de princípios e ideias.

O aspecto mais perverso é que ele se vende como a mudança de caminho. Os cínicos de sempre se regozijam; e os ingênuos, milhões deles, acreditam que “Lula lá é a esperança”. Vão morrer esperando, em troca de esmolas, se tanto, e o Brasil permanecerá aquele monstro descrito por Paulo Mendes Campos, em O Anjo Bêbado, de 1969, trecho já citado por mim em outro artigo (andamos em círculos, lembre-se): “Imaginemos um ser humano monstruoso que tivesse a cabeça tomada por um tumor, mas o cérebro funcionando bem; um pulmão sadio, o outro comido pela tísica; um braço ressequido, o outro vigoroso; uma orelha lesada, a outra perfeita; o estômago em ótimas condições, o intestino carcomido de vermes… Esse monstro é o Brasil: falta-lhe alarmantemente o mínimo de uniformidade social. Profissão entre nós mais incerta que a de sociólogo só a de estatístico: as generalizações no Brasil nada valem, as médias aritméticas são grotescas, a busca de um padrão social é uma vaidade que não podemos ostentar”.

De tempos em tempos, divulga-se que vivemos um caos inédito no país, como se em algum momento tivéssemos vivido algo diferente. Não há caos inédito no Brasil, como notou Lúcio Cardoso, em Diário Completo, no longínquo 1949: “Não sei que caos é este a que se referem nossos articulistas políticos e que, segundo eles, já se aproxima. Engano: há muito estamos nele. O Brasil é um prodigioso produto do caos, uma rosa parda de insolvência e confusão. A verdade é que já nos acostumamos com isso, não dói mais, como certas doenças malignas”.

Não verei país nenhum, apenas esse zumbi vagando pelo cemitério abandonado de princípios e ideias. Não veremos.

PS: Peço desculpas ao menino Miguel, de 11 anos, morador da região metropolitana de Belo Horizonte, que no dia 2 de agosto ligou para a polícia para pedir ajuda porque ele e a sua família passavam fome. “Ô, seu policial, aqui é por causa que aqui em casa não tem nada pra gente comer e eu tô com fome. Minha mãe só tem farinha e fubá pra comer”, disse Miguel ao policial, conforme li no Estadão, que fez um excelente editorial a respeito do episódio. Ele ficou aflito porque estavam todos sem comer e mãe dele chorava. A fome de meninos como Miguel é secular e objeto de exploração política. A sua causa é o patrimonialismo, a sua causa é o populismo, a sua causa é a corrupção. Desculpas, Miguel, porque a minha geração falhou miseravelmente, cumprindo a maldição de todas as anteriores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alguém, sinceramente, acreditou em algum momento de sua vida na descrição de brasileiro que há no hino nacional? ...desafia o nosso peito a própria morte...verás que um filho teu não foge à luta... Somos no máximo uma idealização de nós mesmos. Não se trata de um cemitério abandonado de princípios e ideias, senão apenas um triste deserto.

  2. O problema, mais uma vez, é que o povo brasileiro trata essa eleição como uma disputa de futebol, polarizada entre os dois times da liderança. Já que é assim, deveria pelo menos perceber que está olhando para a “tabela do campeonato” de cabeça pra baixo, pois coloca como “melhores”, aqueles que na realidade deveriam ser rebaixados de tão incompetentes que são. Se o povo corrigisse sua visão, a posição se inverteria e a disputa seria entre os que merecem a série A, de fato: Ciro e Simone.

  3. O cinismo que vigora atualmente no país é mesmo de dar engulhos!! Judiciário parcial e imprensa parcial não permitem que hajam caminhos alternativos à este deserto de princípios e idéias. Estamos fadados ao fracasso. Brasil o país do futuro que nunca chega .

  4. Infelizmente me entristece muito ver, primeiro o Lulla ser candidato à presidência da república e segundo, que a população considere votar em um candidato provadamente crimnosi. Realmente a muito já perdi a esperança de ver o LisarB se tornar um país. (PS: LisarB nada mais é que a representação do Brasil. O país de trás para frente ou inverso em seus valores)

  5. Sábias palavras Mário Sabino. Lula é a metástase de uma política falida e perversa. É fiel representante de um país que não deu certo. Em pleno século 21, continuamos na vanguarda do atraso, sufocados no mar de lama e corrupção, nas mãos de um congresso omisso, covarde, desprovido de caráter e escrúpulos. quem sabe, o grito rouco das ruas nos traga dignidade, e talvez, consigamos, todos juntos, nos livrar dessa corja de canalhas. O pior do Brasil, é o brasileiro.

  6. Não o vingamos como país e também como sociedade. Fomos, somos e revemos sempre a vanguarda do atraso. Cordeiro de Deus....

  7. Também fui e passei muito tempo iludida e iludindo , crendo ser este um País de e do futuro. Ledo e doloroso engano, tristes “….voltamos pálidos para casa….”

  8. Como sempre, cirúrgico e incisivo. Imagino Castro Alves, como em Vozes dÁfrica, clamando aos céus...por nós!

  9. Pois é. concordo plenamente com o Mário. Este país não tem mais jeito. Nem daqui a cinco mil anos, isso vai mudar.

  10. Estou longe de escrever como você, que consegue deixar lindo e emocionante até os relatos mais tristes e asquerosos. Mas compartilho esta falta de esperança. A ficha caiu, o Brasil é isso, e assim como você, não estarei aqui para vê-lo dar certo. Pena.

    1. ... Sugira ao Diogo Mainardi. ... Receberá uma corrosiva resposta. ... O Antagonista e CruSoé foram criados tendo como meta não aceitarem anúncios vigaristas.

  11. Prezado Mário ! sem particularizar mas já particularizando. Com jornalismo partidário e uma classe artística que adora uma verba pública o caminho não poderia ser outro.

  12. Mário seus textos podem ser muito bons, mas não sou seu tiete. Você cai na mesma vala comum de quase todos os da sua profissão, o jornalismo, ao focar apenas no imediato, momentâneo, e não discutir profundamente "princípios e idéias". O que precisamos é mudança de paradigma: o "presidencialismo" é messiânico e autoritário, degrada e corrompe a democracia, a justiça, as instituições. Por que "parlamentarismo", voto distrital, candidaturas independentes, etc. não são assuntos para um jornalista ?

    1. Porque no Brasil já está tudo dominado. Nada em Brasília se encaminha para qqr alteração nas estruturas de poder, pq em time que está ganhando não se mexe. E como está ganhando!

  13. Que análise crua e real ! Nosso país nas mãos de candidatos mentirosos, com ganância pelo poder sem compromisso com a qualidade de vida da população.

  14. Que texto maravilhoso Mario, Que tristeza deixar um país assimpra nossos filhos e netos. Sim minha geração falhou, que falta de perpactivas, que falta de luz. TRISTE

  15. Sempre aprendo com os seus comentarios, Mario. Apesar da desesperança que mexe conosco, há ainda que ESPERANÇAR, ou seja, agir em prol do que acreditamos, e esperar alcançar, ainda que pequenos e poucos, os possiveis resultados. Seus textos, de muita sabedoria e sensibilidade, mexem muito com os seus leitores. E comigo, aos meus 78 anos, que não consigo deixar de esperançar. o meu abraço.

  16. O desmancho e a desmoralização no Brasil é palpável. Mas esta perversão não é sustentável e vai implodir diante da gravidade das realidades terrestres. A LJ mostrou a « existência » de uma solução e isto é uma esperança que não vai morrer - Sabino está deprimido com razão mas a luta continua até dar certo - Just keep going Mario Sabino !

  17. Mario ,seu comentário vale ouro,você não sabe como estou enojada com a cara desse sujeito quando aparece na tv,a Globo não respeita ninguém ela quer dinheiro e vai pagar poroso,ainda tem a cara daquele jornalista que não está mais lá ,finge,tem a petulância de fotografar com a tal Janna,estou com. 73 anos ,envergonhada com o País,nào se evolui,a Ucrânia toda destruída vai passar o Brasil ,fique atento,quem sabe ainda vou vê muito coisa.

  18. Caro Mário. Obrigado pelo seu texto maravilhoso de sentimentos e emoções. Agradeço por, como assinante, poder lê-lo e sempre me deixar a pensar. No entanto, aos 52 anos, arrumei as malas e tomei o caminho do aeroporto. Brasil...não sei quando retornarei.

  19. Tudo fruto da inconsequência do Judiciário, coloca um ladrão pra concorrer e deixa um genocida nos comandar. Não tiveram coragem de tirar Bolsonaro do poder, em consequência disso, absorveram um ladrão pra disputar a eleição .

  20. Herberth. Parabéns Mario pro expressar tudo que somos hoje como sociedade. Mas tenho fé que nossos caminhos como nação, como sociedade, terá uma mudança radical e seguirá na direção do bem, da verdade. Acredito que A inteligência suprema do universo, que tudo acompanha e tudo pode, tem planos de tempos melhores para nosso amado Brasil !

  21. Caro Mário, por um lado fico triste e decepcionado ao ler este texto forte, mas que expressa plenamente o nosso querido Brasil. Mas um outro lado me acena com uma palavra com apenas 2 letras - FÉ - que funciona como um bálsamo a aliviar a dor desta realidade, trazendo esperanças que teremos dias/tempos melhores logo à frente. Não sei como, mas sinto que a Inteligência superior que tudo sabe e tudo ver, tem algo diferente deste hoje, projetado no nosso caminho !! Herberth

  22. Mário meu querido, também eu abandonei sonhos, desejos e esperanças. Apenas sobrevivo...até quando for possível. Fala pro Diogo que mando um abraço cheio de saudade e inveja.

  23. Perfeito, só não dá pra votar no Bolsonaro com a reflexão sobre o menos pior. Enfim, passado tudo o que passamos nos últimos 12 anos ou mais e estarmos diante desses 2 como destino para mais sei lá quanto tempo é mesmo o fim da picada. Isso é reflexo dos grupos políticos que o representam e tem como objetivo o poder em detrimento do que esperamos para o país. Muitos já enxergaram isso e estão indo embora daqui, independente de classes sociais. Pra quem passou dos 50 é bom refletir sobre isso....

  24. É triste! Muito triste! Desgraçadamente triste olhar para 2023 e imaginar Lula ou Bolsonaro na presidência da República. Não se pode esperar muito de um povo com mais de 50% de analfabetos -funcionais ou não. "Que país é este?" ao Cazuza eu respondo: é o país dos populistas, dos Liras e consequentemente dos "Migueis".

  25. Também me sinto assim . estou fazendo tudo para que me filho va embora para outro pais. Aqui não tem mais jeito

  26. Há um misto de emoção e indignação. É inadmissível um país que destribui fortunas aos políticos não se sensibilizar com a fome do povo. Jamais terão meu voto.

  27. tbem perdi a esperança neste país. Um corrupto contumaz ou um louco vão comandar um rebanho de zumbis. Nós, nos não temos p.onde ir.

  28. Mário, você consegue colocar em palavras o sentimento de muitos brasileiros, sensato, crítico e sensível. Nos tempos atuais, é o único jornalista que acompanho.

  29. Mário, eu como você também tive engulhos só de ouvir aquela voz rouca, mais parecida com a do diabo, e, como se saísse diretamente do inferno, dizendo candidamente “quem acabou com o Brasil foi a Lava Jato”!!! Infelizmente ainda tem muito brasileiro ingênuo ou idiota que acredita nessa anedota de gente e que se chama Lula, sobrenome LADRÃO!!!! Pobre Brasil!!! 😩😫🤬🤬🤮🤮🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  30. Em seu imperdível "O Mundo Assombrado pelos Demônios", Carl Sagan diz que as pessoas que são enganadas durante muito tempo, tornam-se prisioneiras do engano. A partir de um certo momento nem as evidências mais cristalinas as demovem de seus enganos, de sua fé. Excelente o artigo. Tristemente preciso e definitivo. Que povo somos!!!

  31. Excelente texto, Mário! Toda essa balbúrdia eleitoral está servindo pra mostrar a mentalidade dos amigos. No meu caso estou decepcionado com a maioria deles e parece que não terá volta. Uma lástima! No entanto, ainda não é hora de jogar a toalha. Temos candidatos além desses dois falsários ...

  32. Tb nos meus 60, desisti!!! Não verei nada de melhor aqui. É inacreditável que o povo não tenha a capacidade de escolher qq outro candidato… trocar o velho pelo novo, mesmo sendo desconhecido. Tentar mudar! Mt triste ver o nosso país assim!

  33. Que texto maravilhoso. É a triste verdade, desesperança total nesse país. Como é possivel ter no cardápio um Sujo e um Imundo? Isso é uma vergonha!

  34. O Brail é um cemitério de velhas ideias, de velhos interesses. Nada acontece, a não ser a cronologia do calendário. Mario, como sempre, brilhante.

  35. Triste e sombrio, mas perfeita a coluna Sabino. Não esquecendo que somos nós mesmos retro alimentamos nossos políticos de "estimação" em "Ad infinitum", e concordo com você, o brasileiro não se incomoda mais com miséria, fome, violência, roubalheira, INJUSTIÇA. Está dormente, anestesiado em alheio ou como você diz, um ZUMBI.

  36. É Sabino, vamos continuar em círculos: assisti a todas as entrevistas no JN e o único presidencial que me despertou algum interesse foi o Ciro pelo motivo de que vai acabar com reeleição, desgraça de todos os males do país, conforme você expressou em outro artigo. Além do mais, tem um programa publicado (seu livro) para ser cobrado depois. Mas, infelizmente o povo não sabe votar!

  37. As vozes da imprensa são condescendentes com o cortejo fúnebre esperado ao fim das eleições. Aceitaram a corrupção como parte do cotidiano, de fome, miséria e falta de esperança. Acorda Brasil!

  38. Mais uma vez você conseguiu expressar o que eu e, espeto, muitos mais, sentem nesse cenário que se arrasta há muitos anos e sem previsão de mudança. Às vezes penso que assim é pela maldade e injustiça que fizemos a Dom Pedro Oi.

  39. Viver meus 78 anos e não ver surgir pessoas de bem para governar este país. Lutar, sonhar e ver só o desdobramento de cada um por si e o resto por ninguém...

  40. Parabéns Mário. Poderoso com as palavras mostrando que o Brasil não sai da lama da corrupção e do populismo condenando a todos os brasileiros a serem zumbis da esoerança.

  41. Excelente artigo! Experimentei a dor do colunista por ser parte deste doente terminal chamado Brasil. É duro…o populismo, a retórica permanente, a vitória histórica do interesse privado e…os desassistidos que morram…afinal todos vão morrer um dia…Estou ouvindo “”Moolight Sonata””, ouça também.

    1. *Moonligt Sonata de Beethoven!

  42. Estamos em um pântano podre de sujeira dos 3 poderes! Só acredito em luta armada para mudarmos definitivamente este país!

  43. É angustiante, Mario. A esperança se confunde com ingenuidade e ignorância. É uma sensação de sempre estar sendo enganado e roubado...

  44. Parabéns orei texto, sinto-me exatamente assim, nesse cemitério d eu vi ideias, sempre afirmo que vivemos em círculo no Brasil, muito triste e é nossa realidade há mais de 60 anos.

  45. Eu acredito que a grande maioria dos assinantes de Crusoé seja da direita democrática e culta. E a essa maioria eu pergunto: por que não nos engajarmos com vigor na candidatura de Simone Tebet? Independentemente de pesquisas. Por coerência. Por lucidez. Por coragem. Nós, da direita culta, democrática, inimigos da corrupção, do populismo em todas as suas formas e apoiadores da ordem, da moralidade e da competência temos que dar uma demonstração de força no primeiro turno.

  46. Talvez a Policia Federal venha buscar o meu celular e bloquear minhas contas, mas os maiores culpados de tudo isso, é a instituição chamada de STF. Não é de hoje que soltam todos os corruptos e ladrões de colarinho branco que se enriquecem às custas do dinheiro público.

  47. Eu me pergunto como é possível que o Brasil tenha apagado todo o passado recente, das memórias, das mídias, da história?! Quanto custou e quem pagou para apagar e reescrever tudo? E quanto custará a nós, como nação, ter jogado fora o registro da maior recessão da história, das malas de dinheiro, dos maiores taxas de homicídios do mundo, dos roubos que aconteceram até o limiar da falência de um país deste tamanho? O quanto além disso iremos agora, no próximo governo deste homem??

  48. O Sabino consegue colocar em palavras a realidade percebida e vivida por muitos, mas que é calada pela gritaria desse seres que vagam pelo crime, pela escuridão, pelos interesses e ambições monstruosas. Esse cemitério chamado Brasil nos enterra um pouco a cada dia, pela falta de perspectivas e oportunidades, ou de uma única vez, pelas mãos da violência ou da fome, reflexo das lápides tão bem descritas no artigo. Não há país, futuro ou esperança. E devemos todos nos desculpar com o Miguel.

  49. Nossa ! Seu texto é de tirar o fôlego. Na semana passada disse, desalentada, a uma amiga que como eu beira o 70 anos de idade: "amiga, não vamos ver o Brasil dar certo!"

  50. Hoje ouvi a jornalista Vera Magalhães( VIVA VOZ) no programa Fim de Expediente da CBN, analisando a participação do Lula ontem no JN….foi estarrecedor, tomara ela escute o que falou. Parecia que eu tinha assistido um outro programa , com um outro candidato , que não o Lula que é o que é ( assim como Bolsonaro) um mentiroso, misógino….etc etc) e a VM teceu todos os elogios possíveis ao maior corrupto que este Pais já viu….. aliás, como nunca antes neste Pais.. … o teu artigo me redimiu ! Obri

  51. Mário, como sempre, seu texto é cirúrgico, direto ao ponto. O Brasil é cansativo, cheio de possibilidades mas não chega a lugar nenhum. E, sim, falhamos miseravelmente conosco e com o Miguel e com todos aqueles que vivem uma situação semelhante. De tanto escolhermos o "menos ruim" chegamos a esse poço abissal.

  52. Eu concordo com a descrição, feita com talento jornalístico impar. Porém, apesar de verdades incontestes, notamos que em linhas gerais, se aplicam a grande maioria dos países, exceção feita a uma ou duas dezenas, não enquadrados nesse diagnóstico. O Brasil tem jeito, aos trancos e barrancos melhora, pouco, mas melhora. Tenho 76 anos, 24 dos quais vivendo nos USA, com dupla cidadania. Os problemas são diferentes mas exponenciados pela comunicação instantânea. Só com otimismo teremos sucesso.

  53. Sim, retornando a Loyola Brandão, não veremos país nenhum, como já ocorria em 1949… Lamentável que os brasileiros com mais de dois neurônios estejam engolfados entre dois candidatos canalhas e ladroes… Grande eleitorado sem luz de sabedoria para ver Simone Tebet limpa e competente ou pensar melhor em Ciro Gomes e seu minucioso programa de governo! Parabéns, Mário Sabino, você pegou na moleira!

  54. Mario Sabino, não sei se é ilegal, mas precisamos apresentar as idéias de pessoas q têm potencial para bem governar nosso Brasil, então peço descobrir um jeito de fazê-lo. Ciro, embora honesto, está "voando", Simone parece estar sendo solapada pelos adversários de seu partido...então precisamos de Luiz Felipe D'Ávila!

    1. Os policiais foram à casa pensando encontrar um caso de maus tratos infantil e se depararam com essa cena. Ficaram tão comovidos que foram ao supermercado e compraram uma cesta básica. Triste país, tão rico, que depende da caridade e assistencialismo para manter o seu povo, enquanto os políticos se esbaldam com a sua riqueza.

    2. Os policiais foram à casa pensando encontrar um caso de maus tratos infantil e se depararam com essa cena. Ficaram tão comovidos que foram ao supermercado e compraram uma cesta básica. Triste país, tão rico, que depende da caridade e assistencialismo para manter o seu povo, enquanto os políticos se esbaldam com a sua riqueza.

  55. Fico pensando sobre o seu estado de espírito em definir com sentimento o nosso país.Profundo, além do pré sal. Otimismo. Onde cabe isso dentro de nós.Somos um país das coisas erradas. São tantas, que é impossível dar certo. Sinto também entre linhas, saudades do amigo Diogo. Lamento que tenha deixado de fazer parte deste veículo.Um Brasil eticamente doente. Em estado terminal. O pior que não morre. Viverá eternamente um moribundo. Aqui os verdadeiros valores estão sempre sendo sabatinados.

    1. Sinto falta do Diogo, mas também o entendo profundamente. É nauseante assistir ao Brasil, viver o Brasil, respirar o Brasil. País de gente doente, sendo manipulada por psicopatas monstruosos, que fecha os olhos para crianças que morrem de fome enquanto idolatra bandidos de todos os tamanhos e segmentos… Se eu pudesse, também apagava o Brasil da minha memória.

    1. Nestor vc está confundindo Bornhausen com outra pessoa. Talvez Tasso Jereissati

    2. Uma grande picareta de fala mansa que fez manobras e acordos possíveis e impossíveis para boicotar Moro. Nunca vai largar o poder e mordomias do Senado. Candidatura faz de conta! Ratazana!!

    3. Bornhausen e Felipe D'Avila são os únicos representantes do autêntico conservadorismo e liberalismo clássico com coragem e independência para se manifestar contra Lula e Bolsonaro.

    4. Cabe à direita culta tomar a frente no repúdio a Bolsonaro. Do contrário a esquerda inculta , corrupta e autoritária ficará sozinha nesse enfrentamento tomando um espaço que não lhe é próprio. Eu tenho avisado isso faz muito tempo mas sem sucesso algum. Até que enfim um representante da direita lúcida se pronunciou.

  56. caro Sabino Como você estou até aqui, ó, com os políticos brasileiros e, tomei a decisão de, aos 71 anos, 52 deles trabalhando duro por este país ver a escumalha triunfar. Não votarei mais, já dei minha contribuição ao país, os mais novos é que cuidem do seu futuro, certamente nebuloso.

  57. Caro Mário Sabino, vc expressa a dor dos que querem o bem do Brasil e dos brasileiros. A história do garoto Miguel é antológica. Mostra como Lula, Bolsonaro, o STF, o Congresso e a Câmara não estão nem aí p/o povo q passa fome e miséria. Querem o poder p/ salvar seus rabos e dele se locupletar. Veja como dão gostosas gargalhadas enquanto sofremos sombríos! Qual foi a luta de Bozo e Lula p/ criar mais empregos, melhorar a educação, a saúde, a segurança, o meio ambiente, reduzir o desmatamento?

  58. Tragédia à brasileira,encenada por uma elite predatória,corrupta,uma justiça venal e nós, expectadores,alguns aplaudindo, outros chocados e a maioria não entendendo nada.

  59. Estou com + de 60 anos, vivi a juventude ouvindo "O Brasil é o País do futuro" tb não verei. Nossa geração falhou mesmo.

  60. c. Embora aparentemente utópico, o Projeto 200+ me parece uma medida viável para tentarmos reverter a corrupção estrutural e atávica no Brasil. Nunca desistir. Nunca recuar.

  61. c. Excelente, Mário; como sempre. Mesmo com o seu aparente desalento (tal qual o meu), creio que devamos perseverar. "Never give in. Never give up" , repetiria Winston.

  62. Brasil, zumbi do atraso político como sinalou Lévy Strauss" vai da barbárie ao declinio, sem conhecer a civilização ".

  63. Mario, este seu artigo deve ser divulgado amplamente na midia social. Ele é perfeito, traduz o que sinto e com certeza o sentimento da maioria da nossa geração. Sinto em lhe dizer, você nao pode hibernar! Obrigada

  64. É meu caro Mário,,, eu nos meus 69 tb não verei um país no rumo que eu gostaria. Esse rumo me parece mais utópico que cultivar horta em Plutão. Também tenho que pedir desculpas aos milhares que hoje clamam um prato de comida. Falhei junto com você. Mais uma geração fracassada e sonhadora, como tantas já foram outrora. Não vejo a saída desse "círculo pernicioso"...

  65. Hoje assisti a conversa de Cláudio Dantas com Deltan Dallagnol sobre a “entrevista” do Lula no JN. Vamos colher na dispôs de Deltan uma forma de reação. Procurar candidatos que se aproximem um pouco de sua visão. O 200+ já é um começo. Estou isenta de votar, mas votarei em Simone Tebet e procurarei candidatos a deputado federal e Estadual que não estejam ligados aos dois nefastos. No segundo turno, veremos!

  66. Ótimo Sabino....confesso que me emocionei com a verdade de suas palavras.... falhamos feio....tenho 66.... vou morrer junto com o país...que sempre batalhei pra melhorar....toda uma vida de luta e honestidade para terminar nessa depressão profunda....é vero ...não haverá país nenhum....

    1. Eu também me emocionei com o texto. Quando Lula ganhou o segundo mandato, eu chorei. Chorei de ódio, desespero, desesperança. Estou sentindo o mesmo neste ano… Não assisti a entrevista e nem vou. Tenho enjoo de ouvir a voz desse ser asqueroso. Tenho certeza que ele irá implantar a ditadura nojenta e acabara de destruir a tudo e todos, como sempre quis.

  67. Seu eu tivesse escrito o que penso sobre o Brasil e seu povo / futuro, não teria conseguido exprimir de maneira tão brilhando quanto Mario Sabino fez. Me empreste suas magníficas palavras.

  68. Você consegue traduzir exatamente como me sinto em relação a essa eleição. Não estarei aqui no primeiro turno e não sei se me darei ao trabalho de ir ao segundo, já que sou isenta. Grande desânimo com esse cemitério.

  69. Enfim a volta à dignidade e à razão dura e cruel verdade dita de forma simples, objetiva e dura ... mas creio firmemente que será este mesmo povo sofrido, humilhado, ferido, violado e tutelado por cruel ditadura que beira a ignorância mas em "insana" cidadania de sans culotes vai justiçar a escória ladravaz assassina que há anos nos humilha e oprime ... o povo não suicidará nas urnas indevassáveis dos drs. Verboso, Faxina, Leva e S.A. Imperial Alexis e quem sobreviver (eu talvez não) verá.

  70. A minha dor é a mesma, não veremos esse país liberto da fome e das injustiças, o animal homem devora os miseráveis e cospe os seus ossos sem nenhum pudor e consternação!

  71. BOLSONARO FOI TÃO INEFICIENTE E BOÇAL QUE CONSEGUIU TRANSFORMAR A ABSURDA REJEIÇÃO AO PT EM 2018 NA LIDERANÇA NAS PESQUISAS DE LULA E HADDAD.

  72. Como não concordar? Eu apenas acrescentaria uma nota de tom mais econômico, lembrando que a volta do encantador de jegues é a mesma coisa que aproar a nau brasileira rumo à Venezuela e Argentina. Infelizmente não temos nenhum boom de commodities no horizonte a nos salvar das garras de um novo governo espoliador.

  73. Corretíssimo. É fato um Brasil de populistas e corruptos que não é de agora. Os problemas de hoje são os mesmos de ontem. Agravados. A corrupção decreta o fim de uma Nação. Ela opera com a tática de comprometer indivíduos, carreiras e instituições tornando cada vez mais difícil de acabar com ela.

    1. Para não entrar em depressão profunda sugiro assistir no canal do Tom Cavalcante o video que acabou de sair (26/08) "Lula no JN".

  74. Simplesmente impecável como sempre são as suas colunas. Está coluna em especial nos retrata muito bem! Quando iremos acordar? Me pergunto desde quando tomei consciência da forma como é feita a política no País do Faz de Contas!

  75. Sabino, trate relembrar essa situação que aconteceu com essa criança. Só uma falando por milhões de crianças e de famílias. Enquanto isso, os políticos continuam usando nosso dinheiro para suas garras. Tristemente tenho que concordar contigo. Estamos sem esperança

  76. Estava progressivamente descontente com os rumos da CRUSOÉ. Mas esta abordagem histórica do nosso pais foi brilhante! Parabens

  77. Sabino, não existe "tragédia com fim", principalmente se a tragédia é política e envolver o sociopata e o mão leve. Faça como o Diogo. Hibernize. Fazer chover no molhado com esses textos, morde-e-assopra, embola o estômago.

    1. Se não sabe o que dizer diante desse texto memorável, fique quieto!! Não fale bobagem e não estimule Sabino a desistir! Nos resta pouca alegria no Brasil

    2. Não. Nós, os não idólatras de políticos sa.fa.dos, valorizamos demais o bom jornalismo. Não cabe à você- que tenho certeza escreve muito bem, pedir ao Mario para parar. Pare você. Vá dar pitaco em outro lugar.

  78. Sim, nossa geração falhou. E as que nos seguem demonstram que vão nos superar na sua incapacidade de reverter a rota circular que mantemos há séculos.

  79. A reeleição, o foro privilegiado e a blindagem a políticos corruptos são cerejas que gara tem esse bolo. Pra completar o sistema eleitoral impede o acesso de parlamentares decentes e não capturados pelo sistema. Mas ainda tenho esperanças na 3a via. #nemlulanembolsonaro #LulaJamais

    1. Você resumiu bem o que penso. E não tem mais essa de ir para as ruas, tudo volta ao “normal” que é essa vergonha aí

  80. Não há país nenhum, não há saída, não há futuro. Há cínicos que manipulam narrativas, e que levam na conversa fiada os menos avisados e os inocentes úteis em cada nova eleição, além dos teimosos e dos sem escrúpulos. Sem vida de qualidade, a maior parte da população brasileira se deixa levar, sem perspectivas de qualquer melhora. Enquanto isso, os políticos e juristas sem caráter, além dos bandidos, fazem escola e permanecem no comando indefinidamente. Quando haverá um novo Brasil? Quando?

  81. Parabéns, Mario, por mais um texto brilhante e triste! O Brasil está fadado a ser para sempre o país do futuro! 3•!ViaUrgente!

  82. Mario, é sem dúvida minha culpa pela omissão, pela permissividade, pelo saco cheio, deixando que o espaço seja ocupado por esses oportunistas. o problema é o líder, mas pior é o entorno. E para mudar isso tem que meter a mão na bosta. Não sou eu que vou fazer isso. Seu texto me fez entristecer. O povo sabe o que está fazendo. Ele é um deles e a nós resta conviver ou imigrar.

    1. só que o povo que o está elegendo é o mesmo que quase o linchou em 2016/17... amor e ódio misturado nessa gente passional... ele que se cuide!

  83. Não assisti à entrevista do Lularápio pois sua tradição de mentiroso, corrupto e asqueroso nada tem para acrescentar do que eu já conheço.

  84. Vocês tentam, obrigada por tentar. São os únicos que apresentaram e falam do partido NOVO, do Felipe D’avilla. Era para avaliarem o currículo da pessoa, o passado. Escutar um treinado para agradar deveria provocar desconfiança e não torcida.

  85. Meu choro está entalado na garganta...a falta de esperança é de adoecer...se houvesse uma peste que só atingisse estes abomináveis políticos bandidos, o Brasil poderia ter um futuro.

  86. O Brasil sempre foi chamado de pais do futuro, mas sempre pensou somente no presente imediato. Talvez seja um aspecto tropical, ja que nao eh nescessário trabalhar para se precaver de um inverno rigoroso. Formar cidadãos eh um trabalho arduo, de uma ou mais gerações, mas acredito que as mudanças estao cada vez mais aceleradas e nao desistiremos.

    1. José, vai plantar batata no asfalto. Quem sabe aí você consiga fazer algo melhor

    1. Por favor, não desista, Mário, precisamos muito de suas análises perfeitas e brilhantes.

  87. Não vi Lula no JN e nem Jair e nem Ciro! Sinto náuseas por todos, mas O corrupto que se diz inocente é o pior de todos!

  88. Sem educação não há futuro. Percebi isso aos 20 anos, ao conhecer outros países. Decidi que iria embora do Brasil. Por circunstâncias da vida e algumas opções familiares, acabei ficando. 30 anos depois alguns amigos me chamam de visionário, porque enxerguei o futuro. Apenas respondo: estava ali para todos verem, é só olhar o básico.

  89. Precisamos dar as costas a essa gentalha política: abstenção, voto branco, nulo ou no Macaco Tião já!

  90. Não existe esperança de progresso em mentes lideradas por mentes que pregam a continuidade do não progresso. É mais fácil a divulgação de diagnósticos causados por causas históricas para a camuflagem de um não- acreditar em um maior desenvolvimento intelectual do "Povão " deste país.

    1. O não - acreditar representa a estupidez e a ignorância deste país. É mais fácil.

  91. Esse ”vagar num cemitério abandonado de princípios e idéias” lembrou-me do romance de Juan Rulfo, Pedro Páramo, que vaga a pedido da sua mãe na busca de seu pai.

    1. É o sistema político, que com o voto proporcional faz com que candidatos quase sem votos ocupem vagas no lugar dos mais bem votados.

    2. Não. o grande problema é a(falta de) educação. O Brasil é um analfabeto funcional. Lê mas não entende, vê mas não entende. Porque esses candidatos mentem descaradamente no horário nobre?? Porque tem certeza que o Brasil não entende nada.

  92. Sinto a mesma desesperança de ver um País a se orgulhar. Enquanto países se transformaram em potências nos ficamos parados na mediocridade

    1. Nu! Um soco no estômago, o seu texto...

Mais notícias
Assine agora
TOPO