SergioMoro

Vida digital

13.08.21

No início da década de 2000, um grande escândalo financeiro e criminal ganhou as páginas dos jornais e revistas, o caso Banestado. Em síntese, foi descoberto que contas bancárias de pessoas não-residentes no Brasil, as chamadas contas CC5, estavam sendo utilizadas para enviar ao exterior, de maneira fraudulenta, dinheiro de terceiros. Não havia nem há nada de ilegal em enviar dinheiro para fora do país, mas as remessas eram estruturadas de forma a evitar que o nome do verdadeiro titular dos recursos remetidos fosse revelado. Todo depósito efetuado em uma conta CC5 gerava um registro no Banco Central. Ocorre que profissionais de lavagem de dinheiro passaram a abrir contas em nome de pessoas interpostas – vulgos laranjas – e dessas contas faziam transferências para as contas CC5. Então era o nome dos laranjas, como a de um pipoqueiro na Ponte da Amizade, que aparecia ao Banco Central como titular de milhões de reais enviados ao exterior e não dos reais titulares dos recursos, entre eles políticos desonestos e até mesmo traficantes de drogas. Era, na época, lavagem de dinheiro, embora parte dos fatos tenha ocorrido entre os anos de 1996 e 1998, antes, portanto, da lei que criminalizou essa conduta no Brasil.

No decorrer das investigações, uma equipe da Polícia Federal foi destacada para rastrear o dinheiro no exterior e chegou à agência do Banco do Estado do Paraná, o Banestado, em Nova York. Boa parte dos titulares era de empresas offshore, com existência apenas no papel e controladas por doleiros brasileiros. Na continuidade das investigações, o rastro do dinheiro foi seguido para outras instituições financeiras estrangeiras. O Brasil teve alguma sorte, pois parte delas já era investigada pelas próprias autoridades dos Estados Unidos, com receio de que as estruturas financeiras opacas fossem utilizadas para financiamento de terrorismo ou lavagem de dinheiro.

Acabei assumindo a responsabilidade sobre esse caso em 2003, quando os processos foram remetidos de Foz do Iguaçu, onde tramitavam, para Curitiba, após a especialização de minha vara em crimes financeiros e de lavagem. O Ministério Público e a Polícia Federal constituíram uma força-tarefa e, tanto eles como todos os demais envolvidos, fizeram o máximo para que as investigações e as ações penais prosseguissem.

Entre as medidas tomadas, compartilhamos toda a documentação obtida no exterior, inclusive das transações efetuadas pelas contas offshore controladas por doleiros, com outros órgãos públicos, como a Receita Federal. Isso para que ela pudesse identificar brasileiros que eventualmente tivessem utilizado o serviço ilícito dos doleiros. Na maioria das vezes era apenas sonegação de impostos ou nem isso, mas em muitos casos era coisa pior, como lavagem de dinheiro de crime de corrupção, por exemplo.

Não tínhamos, porém, as milhares de transações no exterior impressas em papel. O que a equipe da Polícia Federal e do Ministério Público obteve foram os registros digitais das transações, na época ainda em CDs, HDs ou pendrives, mas todos eles com a certificação da origem. Lembro-me que, em determinada época, a Receita Federal indagou a mim se poderíamos entregar cópia das transações em papel. Temia ela que os registros exclusivamente digitais fossem questionados nos procedimentos fiscais e depois na Justiça. Infelizmente, a providência requerida era inviável. Não tínhamos como trazer um caminhão de documentos em papel dos Estados Unidos ou mesmo pedir que as autoridades de lá imprimissem milhares e milhares de páginas de extratos ou transações bancárias.

Conto o episódio para retratar o ainda início da era digital em Juízo. Embora a solicitação da Receita Federal já fosse à época anacrônica, ela retratava parte do espírito do tempo, ainda desconfiado das evidências e dos registros digitais. Com o passar dos anos, a vida digital expandiu-se em velocidade surpreendente. O próprio processo judicial tornou-se digital. As pessoas querem resolver o máximo de suas questões perante os órgãos públicos, ou mesmo no mercado, por meio de instrumentos digitais, à distância e sem deslocamento físico. O mundo ao alcance de sua mão em um smartphone. A pandemia do coronavírus, embora seja um evento trágico, teve o aspecto positivo de acelerar essa evolução para o mundo digital.

A Crusoé é uma prova viva ou uma prova digital da nova realidade. Desde o início, a revista foi lançada apenas no meio digital, não tendo exemplares impressos. Trata-se de uma opção bastante razoável quando a própria mídia impressa abandona paulatinamente o papel, buscando cada vez mais assinantes de suas versões digitais.

Este artigo que o leitor está lendo (espero que tenha chegado até aqui) existe, mesmo sendo digital. Não acredito que algum leitor tenha o costume de imprimir o texto antes de lê-lo. Confesso o vício de imprimir ocasionalmente alguns textos para uma conferência final. Mas isso decorre ainda de uma falta de costume com os textos digitais, certamente não presente nas novas gerações. Também ressalvo que não tenho o costume de conferir o texto do artigo impresso com o texto do artigo digital. Confio que o impresso e o digital têm conteúdo correspondente. Na verdade, basta o digital, assim como já bastava à Receita Federal no caso Banestado. Nos dias atuais, o digital é mais relevante do que o impresso. Sou digital, logo existo. Na próxima coluna, volto a escrever sobre uma questão relevante, sem diversionismo quanto ao que realmente acontece ou é importante.

P.S.: Este artigo não foi fraudado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Concordo com o artigo (ainda que sobre um assunto mais, digamos, “marginal”; no entanto, “era, na época, lavagem de dinheiro...” é questionável! Vc sabe (ou deveria saber) que o crime de lavagem de dinheiro só existe se existir crime antecedente. À época - como em outras - tentou-se (tenta-se) enquadrar por lavagem de dinheiro quem ainda não foi condenado por crime antecedente (ou, ainda, tenta-se “abrir duas frentes” - ou “alternativas -quando há, de fato, só um “caminho possível”).

  2. Excelente texto!!! Se me permite acrescentar, ele está mais informal com uma linguagem menos didática. Sou sua fã incondicional expondo minha opinião.

    1. Observação: sou a esposa só assinante

  3. Dr. Moro, adorei seu PS.....rsrsrs Parabéns por tudo que faz e luta por um Brasil mais justo e menos corrupto!! Acho que o maior dos problemas está visceralmente enraizado em Brasilia.

  4. Dr. Sergio Moro - e so o Senhor se decidir em relaçao a 2022. Para o Brasil ter uma liderança e um futuro mais digno ! Gostaria ainda citar nesse espaço o grande filosofo/escritor/psicologo e pensador russo Fiodor Dostoievski > 'A tolerancia chegara a tal ponto que as pessoas inteligentes serao prohibidas de fazer qualquer reflexao para nao ofender os imbecis'. Obra mais importante do Dostoievski > 'O IDIOTA'. Recomenda fortemente a leitura para os imbecis > auto-reflexao. Salve e forza !!

  5. Estou comentando o texto só e exclusivamente para pontuar seu trabalho aqui na Crusoé, que, apesar da animosidade deste, diferente dos outros, mostra que você, graças ao bom Deus ainda existe. Ainda espero e quero acreditar que este seu sleep político seja só para dar um tempo e evitar malandragens políticas para tirá-lo da jogada de 2022. Por favor, não deixe de existir! Você é uma das nossas poucas esperanças.

    1. Perfeito Sr Marcelo.....apenas completo "...não deixe de existir em resistir" Bfds

  6. Tenho muito respeito e admiração pelo que fez como juiz em Curitiba: foram decisões e ações tomadas com muita perícia e, principalmente, coragem. Escreveu na História do Brasil seu nome com distinção. Claro, as consequências são funestas, já que interesses poderosos foram atingidos. É natural que se resguarde para reduzirem as miras das armas para si. Minha pergunta ao nobre ex-juiz Moro é: você voltará ao combate no futuro? São muitos desmandos que o Brasil sofre. Precisamos novamente do lider

  7. Hoje tudo o que leio, seja jornal, revista ou livro é digital. Até a justiça é Hoje totalmente digital: tenho um processo trabalhista de 1965, que precisou ser desarquivado (trinta volumes) que precisou ser convertido para ser objeto de uma reclamação minha (deixou de ser cumprido em parte) por exigência da própria justiça!

  8. Com toda a sua razão, no que escreve e de onde escreve, mas estamos aqui nessas péssimas condições "impressas" e vc aí, podendo optar pelo impresso ou digital.

  9. Houvesse fraude Bolsonaro não teria ganho. Porém, " Malvadeza " controlava o painel digital no Senado , lembram ?. Netflin na série narcos México mostra a "autarquia " mexicana na época dirigida pelo Quinteros manipulando a inserção da soma dos votos. O hacker trocava a quantidade original pela que ele queria. De onde tiraram a ideia para encenar este fato ? É possível editar e trocar alguma soma ? Já testaram ? No Brasil só não acredito e honestid

  10. " Aumentou salários e diminuiu preços " como Henry Ford fez isso? Os economistas ( até Gabralth ) atônicos atacam o gênio da Industria. Como conseguiram colocar um Presidente da República , num País corrupto , na Cadeia ? Juristas e outros beneficiários atônitos atacam Sérgio Moro. Preparo , seriedade , objetividade , persistência e bons assessores= Sucesso. #M22.

  11. O sistema digital sem controle facilita a vida de estelionatários. Usam o tal Mercado pago , Bancos ( Bradesco inclusive ). Propagandas atrativa ( Multiprocessador S tar m etc. por R$ 99.00 ) Nossacasastore , Trav. Br. Tiumpho , Belém , conta Bradesco, Benef cnpj 10.573.521/0001-91. ESTELIONATO puro (representação ?) facilita o " pedágio " para agir impunemente contra o consumidor. Só um falsário criaria o § 5º no art. 171. - #M22- Só Moro na Presidência..

  12. É... tem gente que burla, mente, engana e frauda tanto nos meio digitais que quando vê um cadarço, pensa que é cobra... afinal, evidências para quê?

    1. Sofia, antes da palavra ser gravada em rochas, pedras, papiro ou papel; antes da palavra ser gravada em um fio, depois fita magnética ou em discos, a palavra era a expressão da honra e da credibilidade que qualquer Homem tem, pois a sua natureza divina é que lhe dava luz, logo, verbo, logo, portava a Verdade.Há séculos o Homem abandonou a palavra dita sinônimo de Verdade.infelizmente,a era digital,permite espalhar e criar distorções da Verdade, criando a Maldade e sacrificando o Bem e os Homens.

  13. Fui no banco fazer um depósito e o caixa eletrônico não imprimiu o comprovante, aí apareceu uma mensagem na tela: “Obrigado, volte sempre. Você é muito importante para nós “ A urna eletrônica devia mostrar depois de votar: “ Agradecemos a preferência, la garantia soy Jo”

    1. A palavra chave não é impressão do voto, mas auditoria do voto.O vazamento da investigação do ataque ao TSE,-apesar de ser um crime pois corria em sigilo- mostrou as vulnerabilidades de um sistema de informação que abre suspeições concretas sobre a segurança do processo eleitoral, não necessariamente da urna.É esta sombra que não pode persistir, para 2022. Isto só será possível por uma auditoria de terceira parte,competente e transparente.Não quero nem Lula nem Jair criando uma revolução besta.

  14. Dr Moro! Seu artigo chegou na hora certa ,em que tanto se discute se o mundo atual seguirá às vias "digitais" ou as trilhas impressas!Agências reguladoras que efectivamente controlem e previnam e auditorias que identifiquem são além de outros os instrumentos ,a usar para as vias digitais não serem fraudadas ou "fakeadas"! A outra opção não existe!Só o Mico portador de " diarreia mental" constante para insistir impresso! Só mesmo o pacote anticrime justificava o cargo de ministro neste governo

  15. Muito bem Dr Sérgio,até eu com 73 anos ,acredito no digital,leio a Crusoé com muito grato principalmente seus artigos ,obrigada.

  16. Piscou o olho para o DR. BARROSO, nosso Presidente na Justiça Eleitoral, e para a defesa do VOTO ELETRÔNICO. Aliás o Sr. reparou como ele é bom de relações públicas? Modernizou a cara da JE. Há alguns exageros, houve rumores que ele gravaria uma live com a Anita, mas desistiu quando ela pediu para dançar "quadradinho de oito" com ele em defesa da urna eletrônica. Agora vem aí o J. Hoover, o Foster Dulles, o Dick Cheney para nos comandar.

    1. Sr Vinícius..que "bad" trip foi essa! Misturar J E Hoover com Dick Cheney ai som de Anitta ????por favor poupe-nos de comentários desprovidos de senso! Boa semana

  17. A sua bagagem jurídica, sua expertise e quiçá a sua curta, mas intensa passagem pelo universo político o capacita ao pleito pelo assento na Presidência. Entretanto, se permite "Exa", terás que ser menos juiz é mais advogado, ser sagaz, lidar com o seu inflado ego (talvez hoje mais apaziguado), esse que podia, tê-lo alçado diretamente a PR quando na fatídica reunião, onde, se ao invés de ter sido ,"juiz", tivesse sido "advogado", bastava colocar a disposição seu cargo ao Jair com naturalidade.

  18. Excelente a estória da evolução da aceitação da digitalização na área jurídica. Para bom entendedor, meia palavra basta, não é “naro”? Moro terá meu voto, digital, para qualquer candidatura que pretenda.

    1. Aliás, gostei muito de ver o, até então, publicamente não exposto lado humorístico, obviamente refinado, do meu admirado Moro, a quem tanto devemos..

  19. Num país onde a falcatrua em tudo( a LJ jogou luz em tudo ou grande parte de tudo que rola nos bastidores do poder) me é lícito ao menos supor que não a urna eletrônica não presta. Inclusive quando vejo partidos como PT e Psol defendendo. Peço vênia ao Sr, sobretudo, preciso enclinar-me ao contraditório.

  20. Minha esperança ainda é termos nesse país maior quantidade de intelectos preparados, os melhores valores de uma sociedade desenvolvidos, formando uma sólida base rumo ao desenvolvimento, à paz e ao futuro com maior conforto social para todos os cidadãos! Seremos a grande ameaça mundial em todos os bons quesitos aliados à exuberância natural que somos e temos! Quiçá um dia esse sonho aconteça, e, meu espírito possa campear feliz em todos os rincões dessa terra inspiradora!

  21. Sabemos que o gado é lento, Dr Moro, meu presidente. Mas um dia, em um futuro distante, se acostumarão com as urnas eletrônicas. MS

  22. Prezado Juíz Sérgio Moro Não se preocupe com sua rejeição por parte dos políticos de esquerda e de direita. Com o apoio dos brasileiros de boa fé, sua eleição é líquida e certa ... ✊

  23. quero ver vc falar sobre educaçao, saude, bolsa familia, etc vc e unico que pode nos livrar de um destino caotico

  24. Sou seu fã, confesso que não sabia que o Sr. era portador de Humor. gostei, humor com algo nas entrelinhas, enfim temos HUMORO. lembre-se 2022 .

  25. O Dr. Sérgio Moro pôde conferir, por si próprio, utilizando observação direta, que as palavras digitadas por ele no teclado de um computador de fato compuseram o resultado final publicado em Crusoé. Que privilégio.

  26. Verdade, dr. Moro, e muito bem escrito. Aguardo ansiosa e esperançosa sua candidatura para a presidência, sem isso não vejo opção pra nosso país. Sei que isso não é um bom negócio para o senhor, mas talvez seja a única saída para nosso país....

  27. Texto com a classe, a objetividade e a elegância de raciocínio característicos de nosso eterno Juiz! Excelente.

  28. Esse “P.S” do ex-ex delata uma gracinha inteiramente dispensável, especialmente em se tratando de um ex-futuro ministro do STF

    1. Concordo plenamente. Talvez seja melhor que ele continue dando palestras.

    2. Se Moro não é ministro STF, ele pode fazer a “gracinha” que quiser. Aliás, ri muito.

    3. Sério que viu assim? Eu achei de um humor muito fino acompanhado de uma elegante ironia. Mas tudo bem...

  29. Digitarei agora um comentário comprovando que li o texto e concordei que Sergio Moro sabe tratar um assunto cheio de dedos com sutileza e fino humor. Parabéns.

  30. Como sempre, conciso, sutil e esclarecedor. Nossa ultima esperança pra assumir o leme desta NAU DOS INSENSATOS em que se transformou este pais chamado BRASIL. GRANDE ABRAÇO MERITÍSSIMO.

  31. Ah, Moro... (permita-me chamá-lo assim, por gentileza. Não tome por falta de respeito; antes, pelo contrário: respeito-o mais do que a um título de "dr"), você tem sido em minha vida de brasileira muito mais presente em meu dia a dia do que qualquer outra personalidade. Como sempre, um texto gratificante. Parabéns e muito obrigada por tudo! Deus o abençoe

  32. Posso chamá-lo de o "nosso Sérgio Moro", didático , claro, sucinto. Dá gosto ler e refletir sobre as suas idéias aqui postas. Imperdível, como sempre.

  33. Devemos como brasileiros muito a Sergio Moro, isso, em meu pensar, não o autoriza a silenciar-se acerca da ditadura do STF da qual foi vítima e que se abate sobre todos nós. A democracia consubstancia voto secreto, apuração pública e o império da lei que a todos se aplique. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  34. Sempre enxergando mais longe, parabens Moro ! O diversionismo de Bolsonaro com a questao do voto impresso eh criminoso! O fato de perdermos tanto tempo nisso e principalmente a real intenção por tras de trazer o assunto para pauta (desviar a atenção de seus crimes hediondos moralmente) so mostra a falta de escrúpulos do PR e a urgência de tira-lo de la !

    1. pegou o bonde errado por que razão?

  35. O mundo digital demorou muito tempo para convencer juízes e demais autoridades. O dinheiro eletrônico tem uma rastreabilidade que o voto eletrônico não tem. Eles seguem caminhos diferentes, o dono do DE é identificado em toda cadeia de custódia já o VE é embaralhado dentro da urna e criptografado para transmissão certificada. O VE é imediatamente destruído após totalização e o DE continua vinculado às origem sem lavagem.

  36. O q nos falta no Brasil é a aquisição de tecnologia para detectar possíveis crimes virtuais... do assédio às crianças e adolescentes aos crimes financeiros... Em comparação a outros países q dominam este tipo de tecnologia, parece q estamos ainda nos tempos das corridas...

  37. Engraçado, Moro, você que mora nos Isteitis, sabe dizer por que aí o voto é em papel? Não somente aí, mas como nos outros países do 1o mundo?

  38. Brilhante texto que, certamente, vem clarear ainda mais e reafirmar o quanto é exdrúxula a ideia de jerico do voto impresso…

  39. Parabéns doutor Sérgio pelos seus artigos esclarecedores muitas vezes algumas pessoas tem memória curta. Lembrar o caso Banestado foi importante. Eu sempre pesquisando seu trabalho para passar para o grupo de Apoio a Sérgio 22 o qual sou administradora. Procuro sempre levar conteúdo do seu trabalho para os menos informados. Saiba que muitas pessoas como eu estão na espectativa para venha candidato. até breve. #Moro2022 Faça a Coisa certa

  40. Já escrevi diversas vezes nesse site e estou repetindo, novamente, no dia da eleição só vou pra urna se tiver o nome MORO pra votar, senão vou à praia e depois pago taxa nos correios e chega dos mesmos.

    1. Como explicar que nos E.U. (onde o Moro atualmente reside) e em todos os países do Primeiro Mundo o voto é impresso?

  41. Sérgio Moro é a minha esperança de mudança neste país. Ético, sensato, culto e preparado para ser um grande líder da nação. Excelente texto. Sérgio Moro transmite confiança e equilíbrio quando escreve e quando se posiciona quanto aos fatos políticos do cotidiano. São esse caráter e segurança que precisamos num líder político. Se for candidato, conte com o meu voto.

  42. Para você que recomenda a leitura de NIETZSCHE (com CHE... só para seu conhecimento) escreve mal. Suas frases estão meio desconectado.... Boslsonarista é assim: RASO, SEM CRITICA. E assim vai afundando o país. MORO 2022!!!!

  43. bloqueio Sérgio que baboseira vc precisa ler mais, leia Nietzshe : a verdade e a mentira são construções que decorrem na vida do rebanho vc agora que faz parte do rebanho que quer depor o eleito Bolsonaro que vc chamava de P.R. agora assume como verdade todo que seu novo rebanho afirma

    1. Deve ser mais um recorde de bobagens em um único comentário. Bolsominion tem orgulho da própria ignorância...

    2. Fernao, por que não te calas e volte para uma escola de alfabetização ou para o MOBRAL? AINDA VEM CITAR FRIEDRICH NIETZSCHE, grafando erradamente o nome do filósofo. Além de outras idiotices. Que estúpido!!!

    3. Fernao, por que não te calas? Volte para a escola de alfabetização ou para o MOBRAL. Ainda vem citar Friedrich Nietzsche, g

    4. Bozista chamando outros de "rebanho" é uma coisa muito louca.

  44. Moro, torço vibrantemente por sua candidatura a presidente em 2022! O país agoniza em busca de um cidadão HONESTO, com boas intenções, inteligente e, principalmente, com PASSADO rico de exemplos para demonstrar as reais intenções. Não tenha dúvida: a maioria da população anceia por isso. Infelizmente é uma maioria silenciosa. Mas basta você se apresentar e terá uma surpresa. Venha com fé e será nosso Presidente para dar ruma a este país!!!!

    1. Concordando 100% com o Lúcio! Eu digo mais! Cerca de quase 70% é essa MAIORIA SILENCIOSA que votará em você de olhos fechado #MoroOrgulhoNacional!!! #Moro2022 e VAMOS MUDAR COM URGÊNCIA DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES!!!

  45. Eu sou de Maringá PR e tenho um amigo que tinha uns empresa que importava maçã da Argentina, portanto, ele tinha uma conta CC5, e antes desse processo do Banestado explodir, meu amigo faliu. no início de 2000, ele recebeu a visita da polícia federal para intimá lo sobre 11 milhões de dólares que sua conta CC5 tinha transferido para Nova York. Quando os policiais viram a situação precária que ele morava, eles caíram na risada.

  46. Moro. Faça a coisa certa. Lava a Jato. Ordem e Progresso. Ética. Vontade política. Integridade. Quando haveremos de ter finalmente um país para chamarmos de Nação?

  47. Já q a dúvida do voto digital foi lançada, e se engana quem pense que foi enterrada, sou a favor de uma discussão ampla à respeito. Mas como sempre desta vez só serviu como cortina de fumaça para questionar o resultado das eleições de 2022. Torço por sua candidatura Dr Moro!

    1. Natércia, concordo com sua explanação combina com meus pensamentos. Que o MORO venha em 2022!

  48. Foi um pouco após o Senhor assumir este caso que escreveu “Considerações sobre a Operação Mani Pulite”, não foi?

  49. O que existe é muita desinformação sobre a matéria. Ninguém quer a volta do voto em papeizinhos depositados numa urna como matreiramente quer dar a entender o presidente so STE. O que se pede é o voto eletrònico auditável. Também é fato que mais de 46 países usam a urna eletrônica, porém em quase todos hé um comprovante impresso. Segundo matéria da Folha de São Paulo de 09/06/21, somente Brasil, Butão e Bangladesh usam esse sistema não auditável. A Namíbia acaba de abandonar o sistema.

    1. Afonso está corretíssimo por que agora todos os que se beneficiaram do mecanismo perverso que dominou o país de 88 a 18 se opõe tão veementemente a um aprimoramento do sistema de votação eletrônica???

    2. O que não está claro, para a maioria, é que o auditável da história quer dizer. Auditar significa imprimir? Os partidos podem pedir relatório de urna e montar suas próprias apurações se assim o desejarem.

    3. Infelizmente o que propunha o parecer do deputado Filipe Barros, rejeitado na Comissão, era a contagem manual. Aí, Lira mandou a plenário o primeiro parecer que era da Bia… só para ficar claro

  50. Meu voto é MORO. Mas nem Cristo ou Buda resolveriam neste presidencialismo bananeiro. Só com parlamentarismo e ampla reforma política (candidaturas independentes, voto distrital, melhor correlação entre número de votos e eleitos evitando super representação de estados inexpressivos, etc) atingiríamos desenvolvimento político dos países mais democráticos e prósperos do mundo. É pena que isto sequer seja discutido...

    1. Uma outra possibilidade é descentralizar. Hoje, tudo depende de Brasília. Que tal maior autonomia para estados e municípios? Juntamente com mecanismos de controle e fiscalização? Hoje, deputados e senadores aprovam o que mais lhes convém, p. ex. os fundos eleitoral e partidário, em total dissonância com o resto do país. O brasileiro medianamente informado não dispõe de mecanismos de controle dos que, em tese, o representa.

    2. Enfim alguém que sabe escrever e, ainda por cima, defende as ideias mais sensatas. O mais é apenas um concurso virtual de quem consegue cometer mais erros de português e assassinar a lógica elementar defendendo ideias primárias.

  51. a CORTINA de FUMAÇA do VOTO IMPRESSO para ABAFAR a CORRUPÇÃO nas VACINAS! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Eu também! Moro 2022! Voluntária 🤞🏼☘️🇧🇷☘️🇧🇷☘️🇧🇷 Mas vamos FALAR TAMBÉM DE DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES!!!! Para aí sim a gente MUDAR TUDO, e aí consequentemente MUDAREMOS O BRASIL!

    2. SIM. por favor saia candidato. O Brasil precisa de sua Dignidade e Competência!!Minstros, Barroso e Alexandre de Morais: O Brasíl quer a defesa da nossa Democracia. Ela não pode se tornar "saco de pancadas" de Comunistas e nem Facistas! PARABÉNS pela atuação responsavel e competente dos senhores no STF! Nós brasileiros defensores de uma Nação livre agradecemos e estaremos unidos sempre!!

  52. São "puxasaquismos" como se vê aqui, dos que pensam pela cabeça dos outros e não para o verdadeiro bem do país, que nos atrasam como nação. A postura de Sérgio Moro tanto quanto de Carlos Fernando nesta revista, em momento tão grave do Brasil, nada está contribuindo para enfrentarmos a ditadura instalada, que é a do STF, que derrotou a Lava Jato e Moro como ídolo nacional. A democracia consubstancia um triple: voto secreto, apuração pública e império da lei que a todos se aplica. Namastê!

    1. Na medida que essa revista perde a independência em relação aos interesses do país confundindo-os com os de Bolsonaro, como o voto impresso em que os deste convergem como os da Sociedade Brasileira favorável a sua implantação, vão aparecendo os sem-argumentos que não falta do que dizer agridem o comentador e abstém-se do comentário. Tá cheio disto lá Folha de São Paulo. Namastê!

  53. Mesmo ao escrever sobre "tema não relevante", o sr demonstra brilhantismo. Em meio a tantos acontecimentos tristes em nosso país, ler uma coluna leve como esta, é como encontrar um oasis em meio ao deserto. Obrigado, dr Moro.

  54. Dr. Moro Tenho esperança de que o senhor aceite o maior desafio da sua vida que é sair candidato a Presidente em 2022. Com certeza sua candidatura trará efeitos benéficos, pois junto com o Senhor muitos Senadores e Deputados Federais, de boa índole, que o apoiarão, também serão eleitos e ajudarão a melhorar a qualidade do Congresso Brasileiro. Eu e milhões de Brasileiros aguardamos a chegada do mês de outubro para sabermos da sua decisão. O Brasil precisa do Senhor. Pense nisso!!!!

  55. Penso que diante da gravidade da situação que estamos vivendo, a contribuição que o eminente Sergio Moro, a quem devemos gratidão, tem a dar à nação será a de anunciar sua candidatar a algum cargo eletivo ou se posicionar sobre a ditadura do STF que o derrotou e tende a derrotar o futuro próximo do país. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  56. gostei do tema da sua coluna de hoje. acho bacana que você aborde outros temas também. em alguns momentos, precisamos dar uma arejada e ler sobre outros tópicos é muito relevante. continue! obrigado ! abraço!

  57. Endosso o comentário da Roseane. O Brasil está muito perigoso. Quanto mal esse PT nos proporcionou é elegemos um pseudo-estadista.

  58. #ObrigadaMoro #MoroMeuLíderInspirador que pena que os brasileiros prefiram os corruptos...os mentirosos...os populistas...estamos num #BrasilDesequilibrado

  59. Moro, não perca a boa vontade e voto de seus admiradores com asneiras. Suas analogias e gracinhas não procedem: todos os registros digitais que você menciona são perfeitamente auditáveis, o voto na urna eletrônica não, como atestam especialistas como Diego Aranha, um homem de esquerda que detesta Bolsonaro. O assunto merece os melhores argumentos técnicos, não a fanfarronice presidencial ou o deboche complacente de leigos.

  60. Numa era totalmente digital, é muito triste ver um presidente tentando o golpe do voto impresso. Ainda mais ele, que ao contrário desse artigo que não foi fraudado, se utiliza das redes para propagar fake news.

  61. Sérgio Moro, aguardo sua filiação a um partido político e sua candidatura, se não a presidente, ao menos como vice presidente. É possível?

  62. Pois então, caro Moro. Não compreendi bem o que desejou sinalizar. Todavia, aproveito a certeza que tenho ao saber que lerá avidamente os coments ao seu artigo, para alertá-lo: este país vai explodir muito em breve. Bolsonaro, seu algoz, está no ponto de cair, seja por um impeachment, seja por ter declarada sua inelegibilidade. Está vc se preparando para assumir uma posição definitiva qto aos seus compromissos com a Nação? A hora de vc abandonar o muro está chegando,

    1. Ó Maria.. seja Das Dores, seja Da Conceição, seja Do Santíssimo.. enfim, Maria apenas..em nome de “Jesus”, poderia me explicar por que deveria, euzinho, voltar pra escola, sozinho, ou contigo a tiracolo?

    2. Para bom entendedor um pingo é letra!!! Como sempre Dr. Moro, no ALVO 🎯

    3. Alvaro volte para a escola querido, vai te fazer um bem enorme.

    4. Com a devida vênia caro Álvaro, creio que o Moro sinalizou que temos um mundo totalmente digital e o Brasil uma Força Militar totalmente impressa.

  63. Exaaaaaataaaaamente, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO. Somos irreversivelmente digitais, não precisamos mais cortar árvores para fazer ""pergaminhos eleitoreiros"" e nem desconfiar da tecnologia perfeita e suficientemente funcional inclusive para a proteção e defesa de um país e até mesmo para viagens espaciais! Mas ainda há os obtusos, para quem nem filmando, fotografando e desenhando o incontestável fato, enxergam a realidade contemporânea!

    1. Demais o seu texto!!! Em especial a frase final, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! 👍👍👍😆😆😆

    2. Demais o seu texto!!! Em especial a frase final, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! 👍👍👍😆😆😆

    3. "Vem, vamos embora, que (depois de algum tempo) esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer", Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO.... porque, embora saibamos que VOSSA EXCELÊNCIA sempre soube da hora certa e precisa para absolutamente tudo, é difícil conter as nossas angústias e ansiedade para colocarmos o BRASIL em ORDEM E PROGRESSO com VOSSA EXCELÊNCIA E SEU TIME DOS SONHOS!

    4. "Vem, vamos embora, que (depois de algum tempo) esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer", Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO.... porque, embora saibamos que VOSSA EXCELÊNCIA sempre soube da hora certa e precisa para absolutamente tudo, é difícil conter as nossas angústias e ansiedade para colocarmos o BRASIL em ORDEM E PROGRESSO com VOSSA EXCELÊNCIA E SEU TIME DOS SONHOS!

    5. Há aí, entretanto, acrescida nesta cegueira por incapacidade e também por opção, uma vontade de baderna e molecagem por parte dos fora da Lei, no intuito de perverter as Instituições e, primitivamente, se apossarem dos destinos da NAÇÃO para que lhes sirvamos em sua doentia sede de subserviência e escravagismo do seu próprio POVO.

  64. Exaaaaaataaaaamente, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO. Somos irreversivelmente digitais, não precisamos mais cortar árvores para fazer ""pergaminhos eleitoreiros"" e nem desconfiar da tecnologia perfeita e suficientemente funcional inclusive para a proteção e defesa de um país e até mesmo para viagens espaciais! Mas ainda há os obtusos, para quem nem filmando, fotografando e desenhando o incontestável fato, enxergam a realidade contemporânea!

    1. "Vem, vamos embora, que (depois de algum tempo) esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer", Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO.... porque, embora saibamos que VOSSA EXCELÊNCIA sempre soube da hora certa e precisa para absolutamente tudo, é difícil conter as nossas angústias e ansiedade para colocarmos o BRASIL em ORDEM E PROGRESSO com VOSSA EXCELÊNCIA E SEU TIME DOS SONHOS!

    2. "Vem, vamos embora, que (depois de algum tempo) esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer", Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO.... porque, embora saibamos que VOSSA EXCELÊNCIA sempre soube da hora certa e precisa para absolutamente tudo, é difícil conter as nossas angústias e ansiedade para colocarmos o BRASIL em ORDEM E PROGRESSO com VOSSA EXCELÊNCIA E SEU TIME DOS SONHOS!

    3. Demais o seu texto!!! Em especial a frase final!!!👍👍👍😆😆😆

    4. Há aí, entretanto, acrescida nesta cegueira por incapacidade e também por opção, uma vontade de baderna e molecagem por parte dos fora da Lei, no intuito de perverter as Instituições e, primitivamente, se apossarem dos destinos da NAÇÃO para que lhes sirvamos em sua doentia sede de subserviência e escravagismo do seu próprio POVO.

  65. Maria castilho q inteligente é o dr moro.... o artigo além de ser tão esclarecedor é de todo culto. aprendemos mas e mais, sofrendo.agradeço a Crusoé q nos possibilita ter esse SUPREMO DOUTOR AO NOSSO ALCANCE. MUITO OBG

  66. Concordo com o que meus antecessores escreveram, como cidadã e como pessoa que valoriza fazer o correto. Mas atualmente, discordo quanto à candidatura de Sergio Moro à presidência da república. O Brasil não o merece! Espero que ele não caia nessa! Já basta o que já lhe aconteceu! Fazer o correto e acabar hostilizado pelos extremos ideológicos dessa maneira, é muito triste!!

    1. Também concordo. Se Moro fosse candidato, seria cabo eleitoral. Mais sinceramente, para tolerar o processo eleitoral e a corja que compõe o nosso congresso, precisaria para começo, ter vocação para a política. Moro é um homem da lei, um especialista no combate à corrupção. Está no extremo oposto da vida política nacional.

    2. Sou Dr Moro, sempre. Mas, concordo com seus argumentos.

    3. concordo com você, se ele ganhar a presidência, será destruído pela direita, esquerda, centrao, STF, STJ.

  67. Fazer a coisa certa sempre! Não uma frase ao vento, mas sim a história de uma Vida! Combater a corrupção, os diversos tipos de tráfico e a lavagem de dinheiro são os verdadeiros caninhos para termos um País melhor!

  68. Bolsonaro é um mau ganhador. Ele é CRUEL. Bolsonaro é ARRUDA, Bolsonaro é CENTRÃO, Bolsonaro é CRIVELLA, Bolsonaro é CARESTIA. Fora Bolsonaro e Filhos! Fora Lula e Amigos! Dr. Sérgio Moro, Presidente da República Federativa do Brasil em 2.022.

  69. Dr. Sérgio Moro, Presidente Dr. Gustavo Loyola, Economia Dr. Gustavo Franco, BC Dr. Pérsio Arida, Petrobras Dr. André Lara Rezende, BNDES Dr. Edmar Bacha, IBGE Dr. Armínio Fraga, Privatizações Dr. Gilberto Gil, Cultura Bernardinho, Esportes

  70. Tenho 03 votos na minha gente, Posso influenciar umas 90 pessoas nas próximas eleições presidenciais. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP Dr. Maurício Baleixo, Polícia Federal Dr. Paulo Artung, Casa Civil General Santos Cruz, Defesa Dr. Dimas Covas, Saúde Dr. Mozart Neves, Educação Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento Dra. Luíza Trajano, Indústria Dr. Suemi Koshiyama, Agricultur

    1. Que saudades de suas descobertas . Quanto político ou empresário preso , que nunca imaginaríamos ver. Esse degenerado moral desse presidente colocou tudo a perder .Mas o Sr e equipe Lava Jato serão eternos em nossos corações

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO