MarioSabino

A cura para o vírus Jair

06.08.21

Jair Bolsonaro é um vírus que Brasília, por uma série de motivos, a depender do grupo, acha que pode tratar com cloroquina e ivermectina. Não pode. Para esse vírus, existe cura por meio de remédio eficaz, rápido e seguro: o impeachment. Não basta torná-lo inelegível daqui a quase um ano e meio. As condições para o impeachment estão dadas. Nos seus delírios, Jair Bolsonaro ainda acredita que pode esticar a corda, porque contaria com imenso apoio popular e o suporte das Forças Armadas. Não é verdade. A sua base de eleitores está-se corroendo a olhos vistos e, quanto aos militares, o almoço de Gilmar Mendes, hoje decano do STF, com o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, foi mais do que um encontro amigável. O comandante, falando em nomes das Forças Armadas, afirmou que não há hipótese de ocorrer um golpe militar (o que de resto, modestamente, eu já havia dito neste espaço).

A senha foi dada para que o STF agisse com vigor contra os ataques infundados e cada vez mais desmiolados de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal — em especial, ao ministro Luís Roberto Barroso, alvo de investidas ad hominem do presidente da República, não só por ocupar a presidência do TSE e resistir ao voto impresso. Foi Luís Roberto Barroso quem, acertadamente, ordenou a abertura da CPI da Covid no Senado, em obediência à Constituição e ao regimento da casa, que vinham sendo desrespeitados pelo presidente Rodrigo Pacheco. O ódio de Jair Bolsonaro, portanto, lhe será eterno.

Temos agora — fato inédito na história da República — um presidente investigado pelo STF por atentar contra as leis, os poderes constituídos e a segurança interna do país, todos crimes de responsabilidade previstos no artigo 85 da Constituição Federal. A simples investigação, baseada em declarações públicas, testemunhadas e registradas eletronicamente, já deveria ser motivo para o afastamento de Jair Bolsonaro do Palácio do Planalto, de acordo com o artigo 86. Não se pode ter um presidente da República que usa constantemente de notícias falsas e distorcidas para tentar aluir o arcabouço jurídico-político do país, movido não apenas por desprezo à democracia, mas por ser futuro mau perdedor nas urnas.

Com os seus vilipêndios, com os seus atos ignominiosos em meio à pandemia que matou mais de meio milhão de brasileiros, Jair Bolsonaro conseguiu subverter a lógica e transformar vilões em mocinhos . Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito do fim do mundo, no âmbito do qual a Crusoé foi censurada, agora lança mão da mesma peça jurídica teratológica para defender a democracia com argumentos irretorquíveis. O ex-condenado Lula, que solapava a República com um projeto de poder que usava de ardis menos estridentes, embora bastante custosos ao Erário, passou a ser visto com simpatia por eleitores que o repudiavam em 2018. A conta futura a ser paga pelo país, por causa de Jair Bolsonaro, pode ser esta, principalmente: a manutenção de um sistema corrupto que a Lava Jato parecia ser capaz de desmontar e que impede o país de entrar no rol das nações civilizadas.

A quem interessa manter Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto hoje? A pergunta é retórica. São os protagonistas desse mesmo sistema corrupto que foi revigorado pelo personagem mais insano que já passou pelo Executivo. Seja por conveniências pecuniárias, no caso dessa gosma a que chamamos Centrão, seja por vantagens eleitoreiras, no que se refere a uma esquerda que sonha ter Jair Bolsonaro como oponente na eleição de 2022, esses protagonistas fingem não enxergar o desastre institucional que está sendo perpetrado pelo inquilino inadimplente do Palácio do Planalto. Para beneficiar-se agora e também lá adiante, eles lançam mão de cloroquina e ivermectina contra o vírus e vão matando o pouco de país que nos resta. São cúmplices, portanto, do vírus.

As condições para o impeachment estão dadas. É o único remédio, e já testado com sucesso. Mentem os que afirmam que o impeachment seria pior do que a situação na qual vivemos com Jair Bolsonaro no comando do país. Com ele na presidência da República, continuaremos a enterrar os mortos e a não cuidar dos vivos, que é o que já fazemos desde sempre neste malfadado Brasil, só que desta vez com dramaticidade nunca vista e perversidade jamais alcançada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Há muito tempo venho repetindo que o maior culpado pela desgraça em que nos encontramos é o ex-presidiário, pois foi em repúdio ao seu retorno que fomos obrigados a votar no energúmeno. Em 2018, ainda na carceragem, o salafrário se dizia candidato e até santinhos estampou com sua cara-de-pau. Portanto em 2018 Lula elegeu Bolsonaro e em 2022 Bolsonaro retribuirá o favor. E o Brasil que se lixe.

  2. Temos que extirpar esse câncer antes que se espalhe por todos ós órgãos (se já não se espalhou!) e mate com dores horríveis o paciente Brasil.

  3. As condições NÃO estão dadas, a não ser na cabeça dos conspiradores que querem o ladrão de volta. O remedio já testado é o respeito ao 58 milhões de votos dados ao Presidente, pelo povo. Este povo que não vive em Paris, Veneza e que sofreu muito com os ladrões, agora apoiados por essa porcaria de revista.

  4. Tudo deve ser devidamente apurado; não é momento de pensarmos somente em eleição presidencial como se fosse a única solução para o Brasil. Necessitamos de uma mudança de mentalidade, postura e principalmente de prioridades na educação, saneamento, saúde, trabalho e erradicação das desigualdades sociais.

  5. Presidencialismo é isso aí. Já no Parlamentarismo trocar de primeiro-ministro é bem mais fácil e o parlamento é diretamente responsabilizado pelos resultados do governo e as instituições democráticas são bem mais fortes. Vide as nações mais desenvolvidas e democráticas do mundo...

  6. Não entendo porque PARLAMENTARISMO não é nem mencionado na mídia. Nem Moro , nem Buba, nem Cristo resolveriam com este presidencialismo de partidos mafiosos, sem candidaturas livres e com este parlamento que aí está, mas aí já é outra estória, foi eleito por nós ... Não conseguimos nem copiar o exemplo das verdadeiras democracias e países desenvolvidos...

    1. Todos precisam ser extirpados, é claro. Mas, não se pode usar esse argumento pra defender a impunidade de quem quer que seja...

  7. Quanta armação, quanta insanidade, quanta mentira. O Bolsonaro é um presidente que veio enfrentar a corja que ainda existe entranhada nos poderes e que a imprensa lambe botas desde a época da Petralhada. Nessa época, todos se calavam, ou apenas fingiam irem contra. Bolsonaro 2022.

    1. Bolsonaro veio enfrentar a corja? Na verdade, ele fora eleito por isso (e eu votei nele), mas fez justamente o oposto: pulou no colo da corja, deu tudo o que eles queriam e virou fantoche do Centrão! Ou seja, pra usar uma analogia bélica, o tiro saiu pela culatra! A "arma" veio com defeito e precisa ser trocada o quanto antes, pois já feriu e matou gente demais...

    2. A altíssima rejeição a Bolsonaro é a única causa dessa volta do Lula.Alem disso o governo atuou de forma a trazer Lula, acabando com a Lava Jato e ajudando na suspeição de Moro.

    1. Assino embaixo, se vc estiver se referindo a Alessandro Vieira.

  8. Seu ponto fundamental: o único legado de Bolsonaro já é a ressurreição do sistema corrupto que sempre dominou o Brasil. Brasil, um país amaldiçoado.

  9. Desculpe não concordar com a afirmação que os eleitores que votaram contra o Lula antes, hoje nutre simpatia por ele. Nem Bolsonaro, e jamais Lula. Não vale a pena ver de novo.Desejamos o retorno da lava jato com suas garras afiadas. Hoje, moribunda, pelas mãos mãos dos iqulinos do STF, apaniguados dos corruptos.

  10. Belíssimo artigo! Preciso e cirúrgico! Parabéns pelo trabalho de todos vocês. Continuem nessa luta, que imago, deve ser árdua. Trabalhar com política brasileira nesse momento deve causar no mínimo ânsia de vômito!!!

  11. Lulla depois do "mensalão" e Bollsonaro depois das "rachadinhas", se tornaram farinha do mesmo saco. Terceira via neles! ...

  12. Prezado Mário faça uma análise dos malefícios dos governos tucano lulistas Bolsonaro foi eleito pelo desespero da maioria com esses malefícios ponha seu empenho e talento para mostrar como Lula é perigoso a nossa Democracia a maior ameaça a uma democracia é seu mal funcionamento vide a Venezuela faça uma análise de como estava o Brasil em dezembro de 2018 e aponte os responsáveis .destruindo Bolsonaro que escolheu excelentes ministros como Guedes Cristina Tarcísio Camposl vc está está com lula

    1. Mário e DiegoMaisGrana se equivalem na doença e lulanta não é maisanta...Vá pra Venezuela e leve o Mainardi.

  13. Ótima análise. O encaminhamento da pec do voto impresso para o plenário será um marco nessa sanha do Bolsonaro contra o Barroso. Se não passar o voto impresso, o Bolsonaro terá de decidir se segue na aventura golpista ou muda o discurso e tenta arrumar outros factoides pra seguir na tentativa de polarização com o PT

    1. Clayton, a cruzada dele é contra o país, assim como passado foi contra o Exército, cujo ministro da época o chamou de mau militar. É um indisciplinado que sonha com o autoritarismo para exercer uma autoridade que não tem e que na certa seria burra como foi a exercitada no combate à Pandemia.

  14. Não entendo fixação entre lulaXbolsonaro nas eleições. São dois candidatos que farão mal Brasil. Foram testados e não deram certo. Existem outros nome, capazes, corajosos, honestos e espírito público para definitivamente dar norte nosso País.

  15. Já não é de hoje que venho afirmando que o virus covid é letal e com potencial de desestabilizar uma nação. Mas muito mais mortal e cruel é o vírus bozista da negação e alienação criminosa. São mais de meio milhão de mortos no Brasil com essa pandemia, mas metade é por causa da sanha corrupta, golpista e assassina de nosso mandatário. Verdadeiro monstro a serviço da morte.

  16. As instituições não estão funcionando, só a imprensa. Estamos de mãos amarradas e, pelo jeito, vamos ter que levar esse sapo boquirroto entalado na garganta até 2022. E a um altíssimo custo e degeneração fiscal.

  17. Se as instituições estivessem, de fato, funcionando, a PGR e o Congresso já teriam atuado. Mais de meio milhão de mortos de uma única doença (com vacina oferecida e passível de ser aplicada desde dezembro de 2020), negacionismo, corrupção na compra pateta de vacinas, foto com nazista, ataque à democracia, falta de postura e de empatia, perversidade e, agora, a cortina de fumaça do voto impresso… o que mais precisa???? PS: tudo registrado, com prova material….

    1. Enquanto não fizer-mos uma faxina GERAL,naquele ninho de RATAZANAS (câmera e senado)q a anos destroem o PAIS,não tem jeito.Não a REELEIÇĀO de nenhum dos atuais VERMES.....

  18. Texto limpo e claro, raciocínio límpido! Me dá um cansaço esse Brasil...Não, não acho que tenha cura à vista! Vejo um misto de Argentina e Venezuela à frente...

    1. Mas está um tal de usarem nome japonês de macarrão instantâneo. Projeto de golpista, dá para saber quem é você em menos de dois minutos.

  19. As instituições não estão funcionando faz muito tempo. O STF, ao liquidar a Lava Jato, trouxe o ex-presidário de volta à vida política. O inquérito do fim do mundo, que não chegou a lugar nenhum, não vai conseguir apurar as responsabilidades do sociopata. O PGR, descaradamente, se finge de morto. A presidência da Câmara e do Senado, também estão cuidando de si próprios. Parte pequena dá impressão tenta resistir. Por fim: não acredito nas Forças Armadas.

  20. Fico agoniada a cada vez que leio ou ouço dizer que as instituições estão funcionando e que as Forças Armadas não entrariam na aventura golpista do sociopata. As instituições não estão funcionando há muito tempo. Começo pelo Poder Judiciário, mais especificamente, o STF. O desmonte da Lava Jato e o inquérito do fim do mundo são expressão cabal de que começou a confusão lá. O sociopata só está se aproveitando do desprestígio da corte suprema. A PGR não está funcionando.

  21. Bolsonaro é um vírus. Tal qual o novo coronavírus, não tínhamos uma vacina para evitar a contaminação. O ex-presidiário Lula era outro vírus, que poderia ser combatido com a mesma vacina. QUAL VÍRUS VAI CONTAMINAR O BRASIL EM 2022, POR NÃO TERMOS A VACINA? Com às comorbidades e o sistema imunológico deficiente que temos, numa dessas infecções, iremos a óbito. É HORA DE DEBATERMOS COMO MELHORAR O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO E TRATAR NOSSAS COMORBIDADES. E que às instituições desenvolvam uma vacina.

  22. Prefiro, nas sextas, uma crônica que não seja da política mais cotidiana. Não sei quanto tempo faz - só sei que é mais do que uma dezena de anos - que não vejo alguém usar o verbo "aluir".

    1. Cara, tô cansado de agressividade. Foi só minha opinião, não mexi nem ofendi ninguém. Toma um calmante.

  23. Perfeita análise, Mario! Só faltou lembrar que a Cloroquina e a Ivermectina - embora ineficazes - eram usadas no chamado "Tratamento Precoce". Nossas Instituições estão inventando um "Tratamento Tardio", evitando a solução mais rápida e eficaz do Impeachment

  24. AGIRE QUO SERA TAMEN . Newton, você é um analfa instrucional e político ou calhorda mesmo? O autor ou alguém nesta tira defendeu ladrão ou aponta o risco de se eleger o condenado, se não afastar o outro patife , coisa que esquerda não quer de jeito nenhum porque Lula perde pra qualquer um que não seja o Bozo? Es tapado ou sacana?

  25. Concordo. Militar ajuizado, ético e consciente de seu dever jamais apoiaria um desvairado como Bolsonaro. Os que ainda continuam vivos, agradecem...

  26. Exato. Congresso cúmplice do criminoso. Deveriam ser responsabilizados criminalmente, além de serem pulverizados pelas urnas. Triste Brasil que ainda elege essa gentalha.

  27. Ah, Mario. Que texto maravilhoso. Como você consegue retratar e sintetizar toda nossa decepção, tristeza, raiva, desalento e até fúria pelo momento que passamos (há anos)?

  28. Lula deveria estar preso, por uma manobra política está solto. Caracterizando a impunidade, mais uma vez . Comparar JB a Lula é no mínimo fantasioso, delirante, Ilário... A Crusoé se tornou uma piada já faz algum tempo. Ignóbil!!!

    1. Verdade Newton, acho q nem em sonho o Lula acreditou que conseguiria levar mais de meio milhão de brasileiros para a cova em um período de 1 ano. Bozo Guariba tão pior quanto.

  29. Ironicamente, a coluna linkou por várias horas para a matéria sobre o depoimento do finado direitista Mário Sabino ao delegado Xandão no quê chamavam muito propriamente de inquérito inconstitucional, ilegal, kafkiano e policialesco. De lá pra cá, o tribunal que constitucionalizou o inconstitucional se tornou herói e seus métodos se tornaram aceitáveis porque usados contra o Biroliro "genocida". Uma bela lápide para estes falecidos sites de jornalismo.

  30. BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  31. Perfeito Mário, estamos juntos nessa! STF e STE têm de continuar firmes contra Bolsonaro, e mostrar ao Lira e Ciro que podem abrir a qualquer hora a gaveta de capivaras deles e de muitos outros .Centrão sabe que não é uma boa arrumar briga com o STF... A histeria demente do Bolsonaro vai levá-lo à ser companheiro do Adélio...são as ironias da vida...

  32. Mario, seu raciocínio é lógico, claríssimo, um bálsamo para as nossas feridas. Infelizmente, falta a voz uníssona da dita grande imprensa, mídias, redes sociais, pra que essa agonia acabe. Tem muita gente ainda que precisa ser "acordada", e isso da esquerda à direita, porque os desmandos são os mesmos de sempre. Que cansaço do Brasil...

  33. Como de hábito, Sabino acertou na mosca branca. Dissecou com mestria o quadro que se desenrola na atual conjuntura. O impeachment de JMB já não é mais apenas uma remota probabilidade. Passou a ser uma necessidade. Sob pena desse país se transformar numa “zona de meretrício” política. Essa última pesquisa de opinião, divulgada ontem, coloca o país na nefasta possibilidade de Lula ser eleito sem grandes esforços. Alia Jacta Est.. não há outra saída. E tem que ser pra já. Sem tergiversação.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO