Isac Nóbrega/PR

O STF vai à guerra contra Bolsonaro

A ofensiva antidemocrática contra o processo eleitoral e as instituições leva a uma reação inédita do Poder Judiciário e coloca Bolsonaro nas mãos dos ministros que ele ataca. O roteiro para 2022 está desenhado
06.08.21

Bastaram poucos meses desde a posse para que ficasse evidente que o conflito é a gênese do governo de Jair Bolsonaro. Apesar das recorrentes queixas de aliados e de empresários incomodados com a instabilidade provocada por suas ações e declarações, o presidente da República desde sempre se guiou por polêmicas barulhentas. Em paralelo, pôs em marcha a conhecida cartilha que garante a sobrevivência política aos poderosos de plantão quando as coisas apertam: interferiu nos órgãos de controle e de investigação para se blindar de denúncias e se aliou à ala mais fisiológica do Congresso para não ser alvo de um processo de impeachment. Embora tenha flertado com alguns ministros nos últimos anos, a relação com o Supremo Tribunal Federal nunca foi pacífica. Bolsonaro e sua tropa sempre dispararam petardos contra integrantes da corte. A artilharia se intensificava quando ele se sentia afetado por alguma decisão. Agora, na esteira da cantilena bolsonarista contra o sistema eleitoral e dos ataques diretos do presidente a integrantes da corte, o STF resolveu responder de maneira inédita e entrou na guerra.

O embate que já havia se intensificado ao longo da semana, quando o próprio Supremo e o Tribunal Superior Eleitoral passaram a investigar o presidente pelas acusações sem provas de fraude nas urnas eletrônicas e pelas ameaças às eleições de 2022, atingiu seu ápice nesta quinta-feira, 5. O presidente do STF, Luiz Fux, subiu o tom de maneira nunca vista antes para responder a Bolsonaro. Em um breve e duro discurso no plenário, Fux suspendeu o encontro que haveria entre os chefes dos poderes e disse que já havia alertado o presidente em julho sobre “os limites do direito da liberdade de expressão” e do “necessário e inegociável respeito entre os poderes para a harmonia institucional do país”. Afirmou ainda que Bolsonaro tem “reiterado ofensas, ataques e inverdades” contra os colegas Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes e que “quando se atinge um integrante (do Supremo) se atinge a corte por inteiro”. Na véspera, o presidente havia ameaçado agir fora dos limites da Constituição após ser incluído por Moraes, a pedido de Barroso, no rol de investigados do inquérito do fim do mundo, o mesmo que censurou Crusoé. Aquele já havia sido um lance inédito resultante do acirramento do conflito: um presidente da República, no exercício do mandato, investigado oficialmente pelo Supremo por suspeita de integrar uma organização criminosa empenhada em atacar as instituições republicanas.

Já estava configurado ali o quadro surrealista que retrata o Brasil destes dias. Com o presidente agindo insidiosamente contra a democracia e ameaçando atropelar o processo eleitoral do ano que vem, até o inquérito inconstitucional aberto por Dias Toffoli e entregue a Moraes para investigar supostas ameaças ao tribunal virou ferramenta aceitável. Atual presidente do TSE, Barroso tem sido o principal alvo dos ataques de Bolsonaro nos últimos meses, por causa do embate envolvendo a discussão sobre a adoção do voto impresso, defendido pelo presidente. O ministro já havia detectado a necessidade de uma reação mais incisiva e institucional às ameaças golpistas depois que Bolsonaro exibiu, na semana passada, conteúdos falsos em uma live transmitida pela TV Brasil, para reiterar as acusações de fraude nas urnas eletrônicas – mais uma vez, sem apresentar nenhuma prova.

Moreira Mariz/Agência SenadoMoreira Mariz/Agência SenadoLuiz Fux reagiu com firmeza às ameaças do presidente
No último fim de semana, Barroso telefonou para cada um dos quinze colegas que o antecederam no comando do TSE, propondo uma nota conjunta para rebater Jair Bolsonaro. A carta, divulgada na manhã da segunda-feira, 2, serviu como o primeiro recado que o ministro não estava sozinho. Naquele mesmo dia, coube aos atuais integrantes do tribunal aprovar por unanimidade a abertura de uma investigação administrativa que, se levada às últimas consequências, pode até impedir o presidente de disputar a reeleição no ano que vem. O inquérito vai investigar Bolsonaro por suposto abuso do poder político e econômico, uso indevido dos meios de comunicação, fraude, corrupção e campanha antecipada. As suspeitas foram listadas pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, e estão, todas elas, relacionadas aos “ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022” feitos pelo presidente a pretexto de defender a adoção do voto impresso.

O procedimento é considerado o caminho menos tortuoso para uma eventual punição a Bolsonaro, que logo depois viu seu nome ser incluído no inquérito conduzido no STF por Alexandre de Moraes. No despacho, Moraes relaciona onze crimes que podem ter sido cometidos pelo presidente, entre eles calúnia, injúria, difamação, incitação ao crime e associação criminosa. A lista inclui ainda dispositivos da Lei de Segurança Nacional, como “tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito” e “fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social”.

Ao contrário da investigação conduzida por Moraes no STF, o inquérito no TSE pode resultar em punição para Bolsonaro independentemente da vontade do procurador-geral da República, Augusto Aras. No inquérito em curso no Supremo, o PGR teria que oferecer uma denúncia formal contra o presidente que acabou de indicá-lo para mais dois anos no cargo. Algo que é tido, hoje, como improvável. Já no caso da apuração eleitoral, a ser conduzida pelo gabinete do corregedor do TSE com poderes para quebrar sigilos e convocar testemunhas para depor, qualquer partido político tem oportunidade de utilizar as conclusões das apurações para mover uma representação contra Bolsonaro, na própria corte, por abuso de poder. Nesse caso, o presidente seria julgado pelo plenário do tribunal, composto por três ministros do Supremo (Barroso, Moraes e Edson Fachin), dois do Superior Tribunal de Justiça (Salomão e Mauro Campbell) e dois juristas.

Reprodução/Secom/TSEReprodução/Secom/TSEA sessão virtual em que o TSE abriu inquérito contra Bolsonaro e pediu ao STF para investigá-lo
Uma eventual condenação por abuso de poder pelo órgão colegiado antes das próximas eleições tornaria Bolsonaro ficha-suja. Assim, sua candidatura à reeleição em 2022 ficaria passível de impugnação, a exemplo do que ocorreu com o ex-presidente Lula em 2018. “Já está mais do que caracterizado o abuso de poder político do Bolsonaro. Basta juntar tudo o que ele fez nos últimos meses. Ele afirmou que há fraude e ficou comprovado que ele não tem prova. Não tem precedente na história alguém que tenha desafiado dessa forma o Estado Democrático de Direito”, afirma o jurista Wálter Maierovitch. “A resposta mais incisiva é para dar uma demonstração de unidade do Poder Judiciário. Só o presidente da República e a claque incondicional dele defendem essa tese delirante da insegurança das urnas eletrônicas. Não dá para determinar os rumos da democracia brasileira com base da opinião dessas pessoas”, diz Francisco Rezek, ex-presidente do TSE.

Em mais um movimento que mostra o nível do cerco da cúpula do Judiciário a Bolsonaro, Luis Felipe Salomão pediu ao STF que compartilhe com o TSE provas obtidas nas investigações sobre os atos antidemocráticos e sobre o chamado “Gabinete do Ódio”, como ficou conhecido o grupo que a partir do Palácio do Planalto dispara ataques contra desafetos do governo. O material será anexado a duas ações eleitorais movidas pelo PT e pelo PDT em 2018 contra a chapa de Bolsonaro e de Hamilton Mourão por suposto abuso de poder econômico. As duas ações podem resultar na cassação da chapa presidencial. Embora esse caminho seja considerado pouco provável hoje, o compartilhamento das provas não deixa de representar mais uma ameaça ao futuro político do presidente.

A reação da corte eleitoral aos arroubos de Bolsonaro contra a realização das eleições sem a adoção do voto impresso foi planejada em conjunto por Barroso, Fachin, Moraes e Salomão em junho, assim que o corregedor do TSE notificou o presidente para apresentar as provas de fraudes nas urnas eletrônicas que ele dizia possuir. O prazo se encerrou na segunda-feira, 2, quando a cúpula do tribunal decidiu abrir o inquérito contra o presidente e Barroso fez seu discurso mais duro em resposta aos ataques. “Conspurcar o debate público com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias é conduta antidemocrática. Há coisas erradas acontecendo no país e nós todos precisamos estar atentos, precisamos das instituições e da sociedade civil, ambas alertas”, conclamou. O apelo foi prontamente atendido. Em um manifesto publicado três dias depois, banqueiros, empresários, acadêmicos, políticos e artistas defenderam o sistema eletrônico de votação e repudiaram a ameaça à realização de eleições no ano que vem. Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, fizeram o mesmo gesto.

Mateus Bonomi/Agif/FolhapressMateus Bonomi/Agif/FolhapressBarroso e Moraes são os alvos preferenciais dos ataques
Faz mais de um mês que Bolsonaro tem centrado os ataques em Luis Roberto Barroso – a estratégia dele de se manter sempre em combate contra um inimigo precisa, necessariamente, de um rosto, e o ministro foi escolhido como o alvo da vez. O presidente já chamou Barroso de “imbecil” e o acusa de ser contra o voto impresso para beneficiar o PT. A ofensiva conta com o apoio automático das falanges bolsonaristas que agem nas redes. Logo após o TSE abrir o inquérito contra Bolsonaro, por exemplo, já havia uma onda de notícias falsas contra o ministro circulando pelas plataformas digitais. Como parte da campanha, as milícias governistas chegaram até a espalhar que Barroso votou, em um julgamento no Supremo, para beneficiar um pedófilo e para soltar o ex-presidente Lula — os votos dele foram justamente no sentido oposto.

Se o intuito dos ministros era enquadrar o presidente e forçá-lo a recuar no discurso golpista, o efeito imediato foi exatamente o oposto. Logo após a decisão de Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do TSE dois meses antes das eleições do ano que vem, Bolsonaro subiu o tom das ameaças. “O meu jogo é dentro das quatro linhas (da Constituição). Se começar a chegar algo fora das quatro linhas, eu sou obrigado a sair das quatro linhas, é coisa que eu não quero”, afirmou. Até mesmo os próceres do Centrão, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, com quem Bolsonaro se consorciou para evitar um processo de impeachment no Congresso, já deram recados de que não estão dispostos a embarcar em possíveis aventuras autoritárias do presidente. Nesta semana, diante da escalada do conflito aberto entre Bolsonaro e o Judiciário, até uma ala das Forças Armadas fez questão de sinalizar ao Supremo que não chancela os arroubos antidemocráticos do Planalto.

Na última terça-feira, 3, o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Carlos Baptista Junior, tido como o mais bolsonarista entre os chefes das três forças, afastou qualquer possibilidade de ruptura institucional em um almoço com o ministro Gilmar Mendes, novo decano do STF. Gilmar, segundo o jornal Folha de S.Paulo, reiterou a defesa do sistema eleitoral e rebateu algumas das principais acusações feitas pelos bolsonaristas contra as urnas eletrônicas.

Reprodução/YouTube/Jair BolsonaroReprodução/YouTube/Jair BolsonaroBolsonaro na absurda live sobre as urnas: mentiras e aposta na confusão
O isolamento de Jair Bolsonaro reforça a visão de que o presidente usa a campanha pelo voto impresso como um discurso vitimista para justificar a cada vez mais desenhada derrota nas urnas do ano que vem. “A retórica dele é muito mais semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos, quando o então presidente Donald Trump passou a levantar suspeita sobre a lisura do processo antes mesmo das eleições. Realmente, é difícil imaginar quem embarque hoje numa tentativa de golpe com Bolsonaro. Mas se a estratégia é simplesmente colocar uma dúvida na cabeça das pessoas e provocar uma desconfiança sobre as instituições, esse efeito ele está conseguindo e também é algo muito grave que deve ser combatido”, avalia Sergio Praça, cientista político da FGV.

Eleito com a promessa de apoiar o combate à corrupção, na onda da Lava Jato, Bolsonaro não apenas operou para minar a operação como reabilitou, em postos-chave do governo, a ala fisiológica do Congresso que fora pilhada nos maiores escândalos da história do país. Sua inapetência, seu ímpeto golpista e seus destemperos verbais acabaram por naturalizar o que parecia impossível: além de dar legitimidade ao inquérito do fim do mundo, visto agora como tábua de salvação para a democracia, ele criou as condições para que Lula, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, fosse reabilitado politicamente. O desastre segue provocando danos. Só que agora as instituições parecem dispostas a dar a resposta necessária para impedir o pior.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As FFAA, pela qualidade de seus equipamentos movidos a lenha no "desfile" de Brasília, não vão querer passar (mais) vergonha: tanques batendo o motor na rua, a caminho do "golpe", blindados empurrados pela tropa para pegar no tranco, fuzis de 40, 50 anos com munição batendo fofo, racionamento de comida nos quartéis, e por aí vai. Que Estado Maior vai se meter a apoiar golpe com equipamentos de 1964? Vão passar é vergonha junto a este "presidente" palhaço de circo🤡, que está arrasando o Brasil

  2. O Capetão sabe que vai perder a eleição e se prepara para incitar o gado a destruir as urnas eletrônicas no dia. Vai pra cadeia, Capetão! Volta pra cadeia, Luladrão! #nenhumdos2em2022! 3a via minimamente honesta urgente! Avante, CPI Justiça para os 564 mil brasileiros que não tiveram a chance de se vacinarem!

    1. A união de todos os corruptos safados conseguiu acabar com a Lava Jato e soltar o Lula. Sim, Bozo Guariba Genocida é um deles.

  3. Jamais se viu O presidente Bolsonaro tecer um único comentário sobre o livro, é grosseiro com a ciência, ⁰ além de escolher verdadeiros desastre para o ministério da saúde e educação . Agora ataca de for covarde e mesquinha a suprema corte do país.

    1. Perfeito Ricardo! Quem abraçou fogosamente o Toffoli e disse "O Toffoli é nosso!"? Quem escolheu um petista para PGR? Quem escolheu um petista para o STF? Quem foi que traiu o Dr.Moro e encheu a boca para dizer que acabou com a Lava Jato? Quem foi que patrocinou o Lira na presidência da Câmara e deu a chave do cofre federal para o PP (Ciro Nogueira na Casa Civil e partido que mais comeu dinheiro no petrolão da Lava Jato)?... Fica impossível dissociar o atual apoio ao Bolsonaro do "Lula Livre!".

  4. Fico pensando, o que seria melhor a ditadura de um único ou a ditadura de hidra de 11 cabeças? Qual será a mais difícil de derrubar? Onze Mussolini, onze Tito, onze Pol Plot, onze Fidel Castro, onze Maduro etc?

    1. O cara sendo 1 conseguiu ser muito pior do q 11.

  5. Pelos comentários, percebe-se claramente que a revista não conseguiu manipular os seus assinantes. Tornou-se igual à velha imprensa. Penso que a tendência é espantar os assinantes, um desserviço à imprensa imparcial. Aliás, sou um assinante compulsório, a minha assinatura foi renovada automaticamente.

    1. Carlos, quem manipula com inverdades ou verdadeiras mentiras é o bozo q vc idolatra. A verdade é q o gabinete do ódio tem muitas contas nessa revista para insistir no descrédito da unica revista que não se vende.

  6. A verdade é que o STF está em guerra declarada contra Bolsonaro desde que o cara assumiu à Presidência. Quem não lembra da Rosa Weber entregando um exemplar da Constituição Federal pro cara? Ele recebeu. Porque diabos Rosa Weber não fez o mesmo com Lewandowski quando ele FATIOU o julgamento de Dilma Rousseff? Democracias pra uns, elogios pra outros? Artigo 142 neles. Se NÃO há harmonia entre os Poderes, que as Forças Armadas cumpram seu papel Constitucional. Desfaz STF, Congresso.

    1. Forças armadas estão na zona de conforto. Não querem responsabilidades. Tivessem vergonha na cara, já teriam tomado providências e acabado com essa bagunça, começando com a prisão do capitão cloroquina e seu clã.

    2. O STF cometeu erros, mas a quantidade de acertos foi muito maior. O bolsonaro está tentando, desesperadamente, desacreditar a Justiça. Para ele quanto maior o caos melhor! Estou totalmente decepcionado com os militares que estão apoiando um capitão indisciplinado e com sinais evidentes de problemas mentais.

    3. Usar um erro para justificar outro é o cúmulo da nulidade imbecil bozista.

    1. Ocorre q do outro lado temos um louco q além de corrupto tmbm se compraz com o genocidio de brasileiros. Mas importa salientar q o judiciário, embora muitas vezes errado, agora acerta ao bater de frente aos desejos antidemocraticos e golpista do nosso rei louco.

  7. É bom mesmo as instituições se mobilizarem porque a sociedade civil é facilmente manipulada. Muito boa reportagem Fábio Leite.

    1. Arnaldo. - xingamentos, baixarias ou o mais comum entre eles, a mentira.

    2. As mentiras do bolsonaro só conseguem mobilizar os fanáticos, ignorantes ou pessoas com sérias deficiências cognitivas. Os fanáticos, de esquerda ou de direita, funcionam baseados em seus instintos mais primitivos e ignoram qualquer argumento sério e racional. É por isso que não se consegue ter uma discussão séria e de alto nível com eles, sem que apelem para xingamentos e baixarias.

  8. Obrigada Antagonista! Não quero saber se são de direita ou esquerda, o que vejo são jornalistas sérios e críticos a favor da democracia e de um país limpo! Vamos juntos rumo à terceira via!!!

  9. O maior erro do STF foi soltar o Lula e inocentar o Lulinha. Agora precisa arranjar um jeito de devolvê-lo à mesma cela, se possível junto com Jair, Flávio e Carlos. Todos na mesma cela.

    1. O erro raiz foi uma violação explícita da constituição, ao se basear numa prova obtida ilicitamente, para demonizar a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro em favor do lula e outros condenados, que já tinham suas penas confirmadas em segunda instância por colegiados. Não foi a primeira vez que o Lewandowski ignorou a constituição, ajudado pelo Gilmar Mendes, que convenceu a Carmen Lúcia a voltar atrás em seu voto.

    2. vc não entendeu nada da reportagem, quem habilitou o Luladrão foi o Bozo

  10. Sintese de todos os seus comentarios de baixo: Brasil - Pais sem futuro, corrupto, subdesenvolvido, 3. mundo, miseravel. Sem expressao numa escala mundial. Com grande parte de politicos de merda, grande parte do povo otario, sem noçao, accomodado, letargico. Ultra-direita + ultra- esquerda uma merda e lixo so. Ta mal mesmo.

  11. Sintese dos seus 145 comentarios: estamos bem f.didos. Pra traz e pra frente. Em principio um Pais interessante com conteudo politico de merda e povo otario. Verdade e, sem futuro. Mudando isso ? Vai necessitar pelo menos 4-6 geraçoes. Com falta absoluta de minimos pre-requisitos para isso um dia acontecer. Na contra-mao em quasi tudo .... batendo diretamente contra um muro.

  12. Não é o momento para essa discussão, mas acho que o voto impresso até seria interessante, tornando-o auditável para os que não conhecem informática a fundo. Ademais, seria muito divertido ver o Bollsonaro derrotado por esta modalidade. (o Lulla também) ...

  13. Eu exijo que Jair Bolsonaro explique qual é a fraude nas eleições, se ele sabe alguma sobre fraude nas eleições e não explica, está escondendo um crime grave. Fala, Bolsonaro!

  14. Não entendo a razão desta panacéia pelo tal voto auditavel, será que não temos nada mais importante a discutir neste resto de pais? Desgoverno total.

    1. Concluindo o pensamento do Fabio. - Para se livrar do desespero a unica saída é gerar o caos que lhe pavimente um golpe de estado. Por isso, impeachment já!

    2. vou desenhar para você. Jair já percebeu que não ganha no voto, e que quando não tiver mais a proteção do foro privilegiado de Presidente provavelmente Irá para a cadeia. Então acredita que a única chance de escapar é fazer tumulto. Resumindo em uma palavra: "desespero"

  15. Muito em breve será a vez do povo ir pra cima dessa quadrilha que tomou conta da suprema corte. O que me espanta é o antagonista declarar apoio a qualquer bandido só para tentar prejudicar o Presidente, deve ser o efeito globo e o capital chinês.

    1. Mais uma visão míope, estilo bolsonarista. Acho a maioria do povo não vê a hora de se livrar desse desagregador e mentiroso compulsivo, que, ao invés de governar, só cria intrigas e dissemina o ódio entre o povo.

    2. Juliana, aconselho a se livrar de seus antolhos. Está prejudicando a sua visão do todo.

  16. Bolsonaro eh o resultado de anos votando mal...nao para presidente, mas em senadores e deputados corruptos que sao a origem do maluco, ele mesmo confirmando....

  17. "Tudo como dantes, no quartel de Abrantes". É o mesmo Brasil de sempre. Quadrilhas encasteladas nos tres poderes, cuidando apenas dos próprios interesses. Ao final do tiroteio salvam-se os bandidos, mais ricos, mais poderosos. E a conta paga, com juros e correção, pelo mesmo incauto de sempre, o cidadão comum. Essa discussão tornou-se um verdadeiro teatro de horrores, a ponto de a Revista Crusoé dar legitimitade a um inquérito criminoso, do qual ela foi vítima.

    1. A reportagem fala claramente q o famigerado inquerito do fim do mundo, verdadeira excrescência jurídica, tornou-se "tábua de salvação para o Brasil", não por suas origens ou credenciais, mas sim por termos um verdadeiro louco corrupto e assassino nos presidindo. Sendo o mesmo claramente responsável pela necessidade de se passar um verniz na excrescência jurídica do fim do mundo como via jurídica p/ por um basta ao rei louco. Pois dificilmente virá algo positivo do congresso aparelhado pelo Bozo

    2. Constatação interessante Eduardo. Para o "jornalismo" da crusoe, Bolsonaro é o culpado pela reabilitação do Lula e o inquérito é a salvaguarda da democracia. Só tem um coisa clara em tudo isso, a crusoe escancara abertamente que está afastando-se do que deveria ser jornalismo, como tantos outros já o fizeram. A leitura com "filtros" da notícia já é esperado, mas estão passando do limite. Espero que não sigam esta linha, como tantos outros. Seria decepcionante...

    3. Parabéns Eduardo pelo seu comentário. Cada vez mais me decepciono com as Cruzoé e seus articulistas. A interferência do Judiciário na Revista deu resultados positivos para o STF.

  18. Está parecendo que à Crusoe alimenta a cizânia sobre o real tema: auditoria eficaz , pública e transparente do processo eleitoral. O TSE não quer uma discussão ou análise técnica do processo eletrônico.A razão reside em que se for descoberta uma única falha no processo eletrônico, todos os governantes eleitos são ilegítimos.Daí haveria uma crise institucional sem tamanho.Eis a causa é o motivo.Soluções? Auditoria de terceira parte independente. Simples; chega de conversa política e não técnica.

    1. Waldemar, você está muito mal informado! O TSE, 180 dias antes de cada eleição, informa e disponibiliza o software das urnas para auditoria de todos os partidos políticos. Segundo o próprio TSE, nas últimas 3 eleições nenhum partido se interessou por isso e somente a Polícia Federal participou destas. O próprio bolsonaro solicitou informações sobre fraudes com a urna eletrônica à Polícia Federal e não encontraram nenhum registro!

    2. A urna é auditavel. Uma mentira dita mil veEs não se transforma em verdade.

  19. A quanto tempo os E.U.A o mesmo arcaico método de contagem de votos? Porque não usam urnas eletrônicas? Por aqui, não passamos de um país consumidor de tecnologias. Uma republiqueta. Se hackers conseguem invadir sistemas bancários, como criptografias das mais avançadas, que dificuldades teriam com as urnas? O STF tem atuado de forma explicitamente partidária (julgamento de Dilma, autonomia dos estados na gestão da pandemia, etc.) Não há harmonia entre os Poderes. Há interferência criminosa.

    1. Jaiminho. Olha como foi a ultima eleição lá. Com o pateta do topete laranja tentando dar o golpe por ver claramente q ia perder nas urnas mesmo com o apoio velado da Rússia. Aqui, sem o modelo atual, é um prato cheio para os delírios chavistas do Bozo Guariba em se perpetuar no poder a força e contra a vontade popular.

  20. Meus comentários estão sendo bloqueados pela Crusoe e esquerdistas.. Para o pessoal do bem creio que já conheçam o PANFLIX e o BRASIL PARARELO. 7 de Setembro vamos às ruas manifestar pelo voto impresso e calar a boca dos esquerdopatas JB conte conosco para o que der e vier.TOMO JUNTOS

    1. Fabio, para vc um sonoro muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu. 🐄🐄🤡

    2. Xo você palhaço bozo, seu ladrao corrupto comunista. Vai para Cuba com a puta da sua mãe. Bando de filho da puta. Fracassado. Vivem de roubar o estado. Vai rodar bolsinha na Augusta e dar o rabo filho da puta

    3. Xô robô bozista! Lugar de bovino é no cercadinho do Rei do Gado, comendo lavagem de porco bozista misturada com alfafa. Todos sabemos que vcs são amigados com a esquerda para manter essa rinha imbecil e idiotizante de guerra entre "extrema esquerda" com a "extrema direita", tão opostas e ao mesmo tempo perfeitamente iguais. Bozo nao vive politicamente sem Lula e vice e versa. Voltem para o esgoto de onde nunca deveriamnter saído!

  21. Taí, o pior presidente do mundo, mentiroso, desonesto, covarde, traiçoeiro - conseguiu ser pior que lula ladrão e Dilma inteligente

    1. A Dilma foi pior na economia, deixou um estrago monumental (além da roubalheira); além disso o partido dela é fã de Cuba e Venezuela, países claramente antidemocráticos. Porém, mesmo assim, é nesse último quesito que Bolsonaro a "vence" com folga, destruindo com mais vigor a nossa frágil democracia.

    2. Tem gente que gosta de ser enganado né Jorge? Você ao que me parece é um deles.

  22. Gente lúcida, mentalmente sadia, cônscia da seriedade de suas funções, cônscia da liturgia do cargo e da correta conduta pessoal, gente equilibrada, instruída, íntegra, decente, competente, sensata e refinada é outra coisa!!!... Excelência exemplar, Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO!!!

    1. 2) o Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO é mesmo outra coisa!!! 👉👉👉👉👉 https://www.oantagonista.com/brasil/em-dicas-no-twitter-barroso-fala-em-fixacao-a-musica/

    2. 3) Já o broncossauro é demente do tipo perigoso, um "quebra-barraco", sem noção de coisa alguma normal, lícita e equilibrada, muito menos de institucionalidade. broncossauro é caso de camisa de força. E já passou - excessivamente - da hora de lhe vestir a camisa, Câmara. Os americanos já internaram o demente agente-laranja. Urge internarmos o agente-cinzento que pariu 4 monstros crápulas patetóides biológicos e um 5° monstro fantasmagórico, arrastador de correntes, pra 2022: o marginal luladrão.

  23. Desde a identificação dos cheques que totalizavam 89 mil na conra da Michele o Bolsonaro vem nesse destempero crescente resultando em maior aparelhamento do Estado e eliminação dos instrumentos de combate à corrupção. Tremendo estelionato eleitoral

  24. Com todo respeito, Bolsonaro deslumbra a república e a democracia: é o mesmo agitador condenado a sair da carreira militar e que precisa ser condenado a deixar o cargo pelas mesmas urnas eletrônicas que o elegeram. Comete crimes de responsabilidade previstos no art. 85 da CF e crimes comuns. Já deu inúmeros motivos para o impeachment; por muito menos cassaram a PR Dilma Roussef. Agride a maioria da população que o rejeita com ameaças autoritárias. Deslegitimou-se por palavras e obras.

    1. O alexandre só pensa e reciocina com o que sai do berrante do rei do gado. Esse ai já derreteu a cuca com tanta cloroquina e capim.

    2. Alexandre, aprenda a raciocinar. Fiz um paralelo entre os dois casos. Nunca votei no PT, mas vivi no regime autoritário da ditadura militar e não a quero de volta. Entre votar de novo em Bolsonaro e votar em Lula, por falta de outra opção para derrotá-lo, prefiro votar em Lula, para dar-lhe a chance de unir o país e salvar sua biografia. Infelizmente o PR fracassou, daí seus arroubos autoritários contra as instituições e democracia com ameaças de golpe e isso é imperdoável, meu caro.

    3. A vá ARANHA ! Ainda sai em defesa de Dilma Rossef que usou uma empreiteira para pagar seu marqueteiro.. Um STF que manda soltar um ladrão alegando que os mesmo foi julgado num forum errado? .. ou porque o juiz de primeira instancia (que não tem poderes para condenar ninguém) foi parcial ! Este seu STF não é o guardião da Democracia que vc apregoa. Bozo ..6% de crescimento este ano . Queremos mais em 2022.. Vamos ao trabalho e a luta. .

    1. Não é isso Maria. A verdade é que Bolsonaro é tão ruim e maléfico que qualquer coisa já é muito melhor do que esse desgoverno dele. Mas sim, com um congresso cheio de ratazanas corruptas se fartando nas tetas desse desgoverno e um PGR (Prevaricador Geral da República) corrompidamente subimisso aos anseios golpista e lesa pátria desse meliante presidente, o STF meio q se transforma no bastião da moralidade e integridade mesmo não o sendo.

  25. O Bolsolula estelionatário eleitoral terá sua candidatura rejeitada peloTSE em 2022. Seus crimes serão punidos pela justiça eleitoral, já que o procurador-geral da república é cúmplice e nada faz

    1. Será muito interessante ver o Bolsonaro ficha suja e Lula ficha limpa! Parece que não há mais ninguém neste país capaz de ser presidente. Triste!

  26. Ministros que foram alocados por bandidos, criminosos, organização que a anos nos roubam. Só podia dar nisso. Ou entra um bandido que articula com roubos nas estatais, ou derrubam quem se meter com eles. Não foi a toa que tentaram matar o presidente. Pra me todo politico no Brasil e bandido, no entanto, estamos diante de uma cruzada pra derrubar alguém que tenta desmanchar o esquema. Pode ser até que tenha um esquema próprio, mais com certeza não comunga com os vermes pós Figueiredo…

    1. Bozete Alexandre. Vá comer capim e se entupir de cloroquina na bozolandia da terra plana. Quem entende de marca de feitor é a curriola idolatra de bandido igual vc. Gado burro! Onde será que o Rei do Gado te marcou? 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    2. Bozo seu Palhaço .. Para de encher o saco .. Vai trabalhar de verdade seu robozinho PTralha . As empresas voltaram a contratar . Ou vc é daqueles que acha que carteira de trabalho é o mesmo que a marca do Feitor.

    3. Tudo mesmo bosta corrupta e fétida. Lula, Bozo, tanto faz. Otário é quem toma lado nessa briga de corruptos. Mortadelas e Bovinos não merecem viver nesse país.

  27. Pois é. Cursoé... Esta revista já era. Mudou. Para pior. Os conteúdos não mais atraem. O Antagonista+ já deixei de assinar. Falta pouco para deixar Crusoé.

  28. 1- O atual momento do Brasil hoje, é culpa do Bolsonaro. Mas também é culpa minha, que votei nele, e culpa também de quem não votou nele, pois esses, assim como eu, aceitam à Democracia como o melhor sistema para organizar a nossa sociedade. A verdade é que todos estão alimentando essa escalada, que tende a não acabar bem. Acho que o Bolsonaro, tem que acabar com essa história de impor o voto impresso. ESTÁ NA HORA DE PARAR DE ERRAR.

    1. 2- E todos tem que aceitar, que o Bolsonaro é o nosso presidente, ELEITO DEMOCRATICAMENTE. Ele não escondeu de ninguém suas imperfeições. Continuará sendo alvo na CPI. Possíveis crimes serão apurados. MAS TUDO COM TRANSPARÊNCIA, norteado pela justiça. PASSOU DA HORA DO BOLSONARO SER MAIS RACIONAL. Está na hora de todos serem mais racionais.

  29. O Brasil não aceitará a ditadura do STF que deveria ser o guardião da constituição mas alguns de seus Ministros não se cansam de desrespeitá-la: -Cassaram o mandato da Ex- Presidente Dilma e não suspenderam seus direitos políticos. -O inquérito das "fake news", contrariando todas as regras. -A prisão de Deputado por ofensas ao STF e sem nenhuma ação concreta do mesmo. Quem desestabilizará a democracia não é o Presidente Bolsonaro mas o STF com suas manobras escandalosas para trazer Lula de volta

  30. Fico observando nossos atletas nas olimpíadas representando tão bem o Brasil, e temos um presidente que é motivo de chacota no exterior.

  31. E quem sai ganhando com a briga é quem tinha precatórios a receber. De repente, o calote do governo deixou de ser legal. Ainda bem.

  32. Alívio!!! Ao menos uma instituição nos protege do aloprado totalitarista! (calma bolsonaristas, depois explicamos o que significa isso...)

  33. Quem deveria iniciar estes inquéritos é a PGR. Só para ficar no terreno das metáforas futebolísticas, é como se o árbitro tomasse a bandeirinha da mão do auxiliar para marcar um impedimento, ou como se fosse lá cobrar um escanteio porque o batedor de um dos times se recusou a fazê-lo. As instituições estão funcionando sim. Como um veículo Gurgel cheio de gambiarras.

    1. O problema, caro Vinícius, é que vemos que o juiz foi claramente comprado.

  34. O Brasil está em processo de destruição, patrocinado por essas nossas instituições, que agem da mesma forma do Chaves na Venezuela.

  35. É bastante interessante a mudança de opinião, em relação ao assunto em pauta, de políticos (as) como Simone Tebet, Rodrigo Maia, João Amoedo, José Regufe, Telmárii Mota, Romário, Lidice da Mata, Lasier Martins e muitos outros. Sei que , entre esses, nem todos mudaram , mas a rainha do MS certamente mudou, podem achar o vídeo no YouTube. Acho que o grande problema não é o voto impresso, mas, sim, o BOLSONARO . É como dizem os espanhóis reacionários “ SE EXISTE GOVERNO SOU CONTRA “ . LAMENTÁVEL!

    1. João, meu caro, o que tem de errado em mudar de ideia. Como cantava Raul Seixas: "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do q ter aquela velha opinião formada sobre tudo." Às vezes temos uma opinião, porém ao receber novos inputs e melhorando o nosso conhecimento (processamento de informações) a respeito, acabamos mudando de opinião. O problema ñ é ser contra o Bolsonaro. O problema é o Bolsonaro ser contra todos que pensam diferente dele, e querer impor à sua vontade. Isso ñ é democrático.

    2. O problema é claramente o BOLSONARO, mas também é o voto impresso.

    1. Bolsonaro é um “macaco bêbado” numa loja de cristais!

  36. Não que o STF/STJ sejam um primor de retidão, mas o Executivo e o Legislativo, desde sempre, têem ultrapassado todos os limites da nossa tolerância e complacência.

  37. O inquérito do fim do mundo, quando contra a CRUSOÉ, era uma coisa abominável, injusta e contra a liberdade de imprensa. Agora mudou a opinião de vocês por ser contra ó Bolsonaro! MILITÂNCIA PURA !

    1. Observando os comentários de quem alega que a revista mudou de lado, etc., vislumbra-se duas hipóteses a) analfabetismo funcional ou b) má-fé

    2. Fernão, 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    3. Isso Palhaço. Ô falta de contextualização da conjuntura... É outro momento. Vamos abrir os olhos!! O STF é instituição pública, tem a "missão" de resguardar o cidadão. Nem sempre o faz...

    4. Não é questão de mudar a opinião, o próprio Sabino recentemente deixou claro que é, e sempre foi, uma excrescência. Mas a própria reportagem acima deixa claro que essa mudança de uma "excrescência" para uma "tábua de salvação" ocorreu por total culpa da beligerância corrupta e golpista do atual mandatário da nação. Ainda dá tempo de sair da bolha bozolulista de mentiras, desinformação e alienação.

  38. Força Presidente. O Povo estará sempre ao seu lado. Está na hora de colocar o STF na rua… substituir por juízes e não charlatões.

    1. Suzane, ele não tem opinião própria. Ele reza integralmente por uma cartilha que lhe enfiam goela abaixo pela lavagem de porco bozista da qual ele se alimenta diariamente. É gado que fica o dia inteiro ruminando a mesma lobotomização idiotizante.

    2. Jose sem acento, qual é a sua opinião sobre o juiz Kássio Kopia e Kola, colocado no STF pelo seu presidente?

    3. Tá muito!!! Pelo contrário, o povo tá é contra! Ele já sabe que tá perdido!! E olhe lá se não sair antes!!

  39. Bolsonaro tem apoio do povo. Os imbecis estão de mimimi pela desmama. Os alfabetizados funcionais que estão a chorar não conseguem analisar a sua vida quanto mais a de uma nação que clama por cadeia aos corruptos e a uma imprensa fisiológica… e faz apologia ao caos. Estamos juntos para o que der e vier Presidente.

    1. Jose, tens razão, existe realmente uma nação clamando por justiça e cadeia aos corruptos. A esperança e o sonho dos brasileiros é ver Lula e Bolsonaro dividindo uma mesma cela na papuda.

    2. Ué, rachadinha de salário de assessor não é mais corrupção?

    3. Bolsonaristas clamam por cadeia aos corruptos? Rapaz, tira a viseira e enxerga a realidade!

    4. Já teve! Agora só tem os alienados e os que tão roubando!!!

  40. força presidente, estesn nanicos do STF que nem passaram em concurso para juiz são maiores que os concursados é um país errado, os concursados condenaram Lula e os sem concursos o abssolvem, isto beira a loucura

    1. E a educação naufragando sob os olhos atônitos da ultrajada Língua Portuguesa, a bela flor lusitana de outrora...

  41. a CORTINA de FUMAÇA do VOTO IMPRESSO para ABAFAR a CORRUPÇÃO nas VACINAS! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  42. APESAR DOS QUESTIONAMENTOS DE MUITOS E COM RAZÃO PQ NO STF NÃO TEMOS CONFIABILIDADE DE MUITAS DECISÕES INCLUSIVE A QUE BENEFICIA O MOLUSCO LADRÃO, NÃO É DEMAIS LEMBRAR QUE O GENOCIDA QUE INFELIZMENTE FOI ELEITO ATÉ HOJE BUSCA BLINDAR A SUA PROLE E LIVRAR DA CADEIA TODA A SUA QUADRILHA DE IMBECIS QUE ATENTAM CONTRA A DEMOCRACIA. O EXÉRCITO É O GRANDE CULPADO POR ESTA CRIATURA QUE DEVERIA TER SIDO EXPULSA DAS FILEIRAS E FOI BENEFICIADO COM UMA PATENTE SENDO UMA VERGONHA PARA AS FORÇAS ARMADAS🚔⚔☠

    1. A SITUAÇÃO É GRAVE PORQUE NUNCA HOUVE UMA INVESTIDA TÃO COVARDE CONTRA A ORDEM JURÍDICA E A LEGISLAÇÃO DE COMBATE AOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO, PQ ENCONTRARAM ESSA CHANCE NESTE DESGOVERNO ENFRAQUECIDO E É NECESSÁRIO UMA RESPOSTA À ALTURA DA SOCIEDADE NAS ELEIÇÕES DE 22. MAS DO QUE NUNCA TEREMOS A OBRIGAÇÃO DE LIMPAR ESSE CONGRESSO PARA QUE NO FUTURO POSSAMOS REVERTER ESTE CENÁRIO TRISTE. ACREDITO NUM PAÍS MELHOR MESMO COM ESSA DRÁSTICA REALIDADE COM MAIS DE 550 MIL VIDAS PERDIDAS. MORO 2022!!

  43. esta altura, não há mais como contemporizar. Os ministros estão sob fogo cerrado há meses, evitando polemizar, e o mequetrefe entendeu isto como fraqueza, não como senso de responsabilidade. Com gente deste tipo, só partindo para o ataque. Este despreparado precisa ser tirado da presidência, para voltarmos a uma mínima normalidade. Se os indicados para tal estão comprados, só nos resta o judiciário.

  44. Complementando, o q disse abaixo, Bolsonaro realmente deixa a desejar, de nada adianta filosofar, isso ou aquilo. STF se fez por merecer ser fechado, lacrado mesmo, pois mudar uma ação já julgada...!! Como pode uma corte mudar um assunto/ação julgamento já proferido!! Tem q ser fechado, pois não é digno de confiança..! Bolsonaro por pior q seja deveria ter lacrado o STF. Com toda sua imoralidade teria o apoio de grande parte da população..!! Perdeu o time !!!

    1. Laercio, o problema é que Bozo Guariba é igual em "moralidade e integridade" ao que existe de pior no judiciário brasileiro. Seria impensado ver um político golpista e corrupto se imbuindo do direito/dever de fechar um outro poder por considerar ele corrupto. De certo modo, tmbm é estranho vermos agora o oposto acontecendo, embora acredite q seja só bravata sem firmeza, pois na corrupção reinante, ninguém solta a mão de ninguém (Lulistas, Bozistas, Centrão e Judiciário).

  45. Aras e presidente da câmara deveriam ser responsabilizados por prevaricação. Assistem ao desastre sentados sobre a caneta paga com dinheiro público. A mesma urna que lhes deu há de tirar.

    1. E pedir muito para o centrão, que tem um olho na chave do cofre e outro no camburão.

  46. É impressionante como há pessoas que não conseguem enxergar o óbvio: voto impresso é uma porta aberta para a fraude, pois depende da manipulação humana. votos podem "aparecer" e outros podem "desaparecer", como ocorria antigamente. Talvez uma alternativa, para ficar no meio termo, seria projetar para que a urna eletrônica executasse um "print" da tela no momento em que cada eleitor finalizasse seu voto, então teria-se a impressão eletrônica de cada voto, salvo em dispositivo distinto.

    1. Exatamente, Maria! Já apareceram relatos falsos de pessoas pagas pra divulgar esses vídeos nas redes sociais em 2018! Em 22, haverá muito mais com o intuito de revoltar a população e criar o caos de guerra civil que justifique uma intervenção militar! O objetivo último desse louco é isso. Só não vê quem não quer...

    2. Só resolveria nos casos de pessoas bem intencionadas, que tenham caído na conversa dos bolsonaristas por ingenuidade. No caso dos bolsonaristas, porém, são capazes de infiltrar gente nas zonas eleitorais para dizerem que votaram em x e apareceu y, e assim tumultuar em as eleições.

  47. O desastroso Bolsonaro conseguiu ofuscar a mediocridade da Dilma e reabilitar o Lula, sem contar a detonação da LJ, o sujeito tem é que ser enjaulado.

    1. perfeito!! comentário curto, mas que representa o sentimento da maior parte do povo honesto desse Brasil.

  48. Minha gente, cresço no regime militar a nenhum mau me causou, a base de tudo q temos hoje veio do regime militar..!! Pq não termos no nosso comando os militares.!??? Já q não temos capacidade de gerir nosso país pelos civis eleitos, q se mostraram inaptos a conduzir nossa nação de forma digna. Meu caminho é esse..!! Pq quem estudou de +/- 2006 em diante nos cursos básicos são medíocres...! Não vejo saída, mesmo elegendo um presidente digno, a base é muito podre.!

    1. O regime militar não incomodava os que faziam silêncio omisso. O regime foi estatista, fez o que pode para permanecer no poder e nos legou a pior inflação das américas, desgraça que só foi debelada com o plano Real, no governo Itamar Franco, quando FHC era o Ministro da Fazenda. Deus nos livre de qualquer ditadura, principalmente uma militar, ainda mais com um louco no poder.

  49. Alexandre de Moraes na presidência do STE - isso sim é preocupante! Gilmar Mendes em conversas com membros das Forças Armadas - isso sim é preocupante! Querer aprimorar o processo eleitoral com mais dispositivos de segurança não é o fim do mundo como a imprensa e os ministros do STF querem fazer crer aos olhos do eleitor. Bolsonaro não sabe conduzir suas ações e mete os pés pelas mãos. Se houvesse serenidade e maturidade no que diz as coisas não chegariam a esse ponto. Lamentável!

    1. Maria, mas será o Alexandre nas eleições do ano que vem. Lucia, ele não somente mete o pés pelas mãos, pois vemos claramente a má fé o mau caratismo em suas falas e ações.

  50. É apenas mais uma pantomima das "instituições" visando um bom "acordo" entre as partes. E os contribuintes seguirão bancando a festa.

  51. Se fosse num país sério esse mentecapto já teria sido defenestrado do poder. Dê poder pra saber quem é quem. Taí, um idiota sem limites na Presidência!

    1. sério isso?. realmente alguém acredita nisso? gostaria muito de conversar com o senhor, deve ser um encefalograma interessante.

    2. Olha, dois pontos a ponderar: 1- Governo sem corrupção? Tem corrupção! É fato que interferências nos órgãos, como PF e MPF, serve para se blindar, se blindar de quê? Corrupto não é só o que desvia dinheiro, mas quem acoberta tb, justo o que houve para proteger seu filho corrupto: Flávio. 2- Crescimento econômico? A custo de quê? Dolar em alta, alta nos preços de alimentos, combustíveis e eletricidade. Em outras palavras, o crescimento econômico é de quem já tem. Estamos pagando por isso.

    3. graças ao sr pouco educado Presidente, o Brasil cresce mesmo c pandemia afetando o mundo, e sem corrupção privada de seus altos integrantes....claro se descobrir alguém ,(td governo teve!) q geralmente acontece no terceiro escalão então , prender, cadeia !!

  52. ...a própria PFederal já emitiu parecer,dizendo q é impossível auditar na maneira atual. O q se tem hoje e apenas ver o "cupom" da votação c o total de votos daquela urna...total p cada candidato, e não individualizado, caso fosse necessário. Só isso !! E o governo já tem dinheiro p essa mudança...pergunta : porque esse medo de melhorar segurança??

  53. Está passada da hora ! A letargia e comodismo das instituições entidades civis e mesmo do povo deram corda à anunciada insanidade , autoritarismo , e arroubos incendiários da figura deplorável de JMB. Agora as ameaças à democracia não está mais implícita ! Está declarada com todas as letras . A dúvida é quanto ao remédio a ser aplicado .Torná-lo inelegível ou colocá-lo na cadeia . Uma coisa é certa . ESTÁ ACABADO ! Que no rastro deixado por sua tenebrosa presença não existam mais mortes ....

    1. ameaça à Democracia, qual? Só pq quer mais segurança nas urnas?? Rei na barriga, atropelar a Constituição, é abrir inquérito contra o Presidente, sem aval da Câmara como MANDA a Constituição , e sem Ministério Público junto !! Quer q cite outras??

  54. ...se urnas são seguras, ótimo. Mas não são 100% ! Pq não aprimorar a segurança democrática, colocando mais um item, q seriaa impressão do voto de cada cidadão, votando eletronicamente como sempre, mas c u. dispositivo, wno caso de se haver necessidade de recontar os votos, vc tem como , pelo voto impresso , contar cada cedula de cada eleitor em determinado urna. Isdo pode servir p qualquer pleito, qualquer candidato,seja prefeito, governador presidente, etc.

  55. Absurdo. .se acham do os do país esses ,alguns despreparados , do stc. Stf tão despreparado, mediocre, partidário como esse dos dias atuais, nunca vi !!

    1. Tiram esse poder dos encalacrado nós processos que lá dormitam

  56. ofensiva antidemocrática? Presidente nas mãos dos Ministros do stf? Seu Fábio esteve criando história de ficção. O desejo dos ministros pode ser tirar Presidente ...mas falta algo legal ....co.ose pide abrir inquérito, como foi feito, sem a permissão da Câmara? ( a Constituição MANDA q isso tem q ocorrer!!). Onde está o ministério público q tem q dar parecer, andar junto c essa situação ?o stf esperneou, brigou só, denunciou só, abriu inquérito só! Fora do q rege a Constituição...

  57. Crusoé não vê porque não quer ! Por que razão o STF o tse não querem atualizar as urnas ? Só essa pergunta ! A monarquia brasileira que vive feito seres superiores às custas do sofrimento do povo que banca suas luxuosas vontades ?

    1. Também questiono por que tanta confusão, por que tanta resistência a apenas um detalhe? Ninguém iria mudar o sistema, apenas colocar um item de confiabilidade que só acrescenta segurança ao sistema arcaico que o país usa. Brasil, Bangladesh e Butão! Até o Paraguai já tem urnas de geração mais nova! É muito rolo por detalhe.

    2. Perfeito! Nosso Sistema Eleitoral não tem paradigma no mundo! Basta isso para torná-lo questionável tanto mais aperfeiçoável. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. o próprio STF corroborou c todas as decisões das cortes de todas as instancias anteriores nos processos de corrupção de Lula....e hj revoga?? Estranho ! Corrupção onde todos os envolvidos delatores, confessaram seus crimes, c Lula! e devolveram milhões aos cofres públicos

    2. Então está tudo empatado, pois a turma bolsonarista só tem safados e mentirosos. Entre os dois, ainda fico com o STF.

  58. É impressionante como esse demente aposta todas as ficha num conflito com o STF para desviar a atenção da CPI da covid; posso sentir o cheiro fétido do que ainda está por vir dos porões do Ministério da doença.

  59. Alô Crusoé, alguma coisa está errada na pauta de MARIO SABINO. A gente clica em A Cura para o Vírus e vem uma reportagem outros tempos falando sobre outra coisa. FAVOR CORRIGIR!!!!

    1. Demorou para tomar uma atitude ... assim como demora para julgar tantos políticos com processos esperando a prescrição. O STF precisa trabalhar e deixar de proteger bandidos , principalmente os políticos , que na sua maioria , querem manter o país no atraso e na corrupção.

    2. Comigo acontece o mesmo. Pensei que o problema fosse pessoal mas, sendo geral, obrigada Magda pelo alerta.

  60. Começa a ficar preocupante essa adesão incondicional da mídia à defesa do STF como aqui se vê. Não tem mocinho nessa briga. Ambos golpearam a democracia! Bolsonaro pelo que deixou de fazer no combate à corrupção e o STF pelo que fez contra o seu combate, anulando 07 anos destes com a "canetada" de um só dos seus. Mesmo que Bolsonaro não tenha respeitado o que pregou, é certo que o Brasil deve estar acima de tudo, inclusive do STF e não só de Bolsonaro. Namastê!

    1. o problema é a pessoa de Bolsonaro, p eles .....a imprensa apoia o errado, só pq e contra o Presidente. Lastimável.. apoiar bandido pq o o outro lado ( Presidente)é seu desafeto

    2. Não há democracia sob o império da corrupção, só sob o império da lei! Namastê!

    3. Crusoé não vê porque não quer ! Por qual razão o TSE é contra a atualização das urnas ? Por qual razão ? Prepotência ? Arrogância ? É o melhor para o país ! Por quê ? Pra eleger o bandido condenado ? E ferrar o povo ?

    1. PEDIR P FABIO LEITE, REPÓRTER PARTIDÁRIO, CORRIGIR !! BEM LEMBRADO!!!!

    2. Verdade, o povo cansou dos ministros do STF. Não tem nada que não resolva dentro da constituição, uma boa conversa e o artigo 142 é bom começo.

    1. vejo um stf minúsculo, sem respeito as pessoas, semelhante a Aziz e Renan, e despreparado. Sua função é ser apenas guardião das leis, da Cons- tituicao... só!! Mas estão investigando, julgando e punindo SOZINHOS ! Até há pouco o Daniel Silveira estava preso e já com fiança paga !! Deixara. derreter na prisão um pouco mais. Não é pra menos...alguns ministros advogados de beira de cadeia, de partidos políticos como PT , de pcc, esposa c bancada de advogados....

  61. “(…) até o inquérito inconstitucional aberto por Dias Toffoli e entregue a Moraes para investigar supostas ameaças ao tribunal virou ferramenta aceitável”. A revista fez um escarcéu (absolutamente bem fundamentado) quando, através de um processo INCONSTITUCIONAL, foi censurada. É estranho imaginar aceitável que ESTE MESMO PROCESSO inconstitucional seja válido quando aplicado contra o boquirroto do presidente. Como assinante, senti uma enorme VERGONHA com deste trecho da matéria.

    1. Estranho é ver um país afundar, inerte, sob o comando de uma turma despreparada, violenta e sem escrúpulos. Em briga de revólver, quem vai de faca perde. Se os órgãos de controle foram aparelhados e o que temos para nós defender é isto, paciência.

    2. O inimigo de nossos inimigos e' nosso amigo.Simples assim.

    3. Endosso a opinião do comentarista. É importantíssimo se ater aos fatos. Bom dia.

    4. O pior é que para tirar o decepcionante Mito limpam a ficha absolvendo um condenado em 1a 2a e 3a instância, desmoralizando Juízes de conduta ilibada

    5. Devemos ter os pés no chão, responsabilidade social. Nossa postura deve ser contra a sandice, a mentira, a irresponsabilidade, a corrupção, tudo isto alimentado, na base, pela ignorância do presidente e de seus alop

    6. Amigo, se essa é a sua régua moral, paciência. Ah, e não sei por que você veio tocar um berrante aqui, vá para uma fazenda ou para uma manifestação vazia na Paulista se quiser ver gado.

    7. Um mal pelo outro vale a pena. Interessa mais extirpar o câncer que é o teu mito amoral, baixo e fdp.

  62. Parabéns aos Ministros Fux, Barroso, Moraes e Salomão. O país precisa estirpar esse mal que se instalou como um câncer na vida nacional.

  63. A guerra está declarada entre Bolsonaro e todos os demais. Por seu nunca imaginado destempero verbal, com ameaças consecutivas, o PR está se equilibrando numa tênue probabilidade de ter apoio de uma parte do alto comando das Forças Armadas. A aposta é temerária e pode se voltar maciçamente contra ele. Tudo indica que vai perder está ensandecida batalha. E será processado e declarado inelegível para 2022. Há quem diga que ele prefere essa opção a ser derrotado nas urnas por Lula. Quem viver verá.

    1. Compra de votos?? Pode até ser meu chapa, mas o que me parece mesmo é o enriquecimento desavergonhado da pior categoria da face da terra: a politicagem!

    2. O Brasil vem há muito sendo administrado por Presidentes incapazes despreparados e incompetentes. Esse Fundão aprovado pelo Congresso e que vai ser sancionada por Bolsonaro é na verdade uma compra de votos

    3. O biltre sabe que a reeleição já foi pro vinagre. Entre os dois embustes sou muito mais o molusco.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO