A aposta de Gilmar

13.08.21

Luciano Nunes Maia é um dos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público mais afinados com a cúpula dos tribunais superiores. Sobrinho do ex-ministro do STJ Napoleão Nunes Maia, ele deixa o posto em setembro, mas antes votará em um processo que tramita por lá e interessa enormemente a Gilmar Mendes. Trata-se de uma reclamação disciplinar contra o promotor Daniel Balan Zappia, do Mato Grosso do Sul. Zappia despertou a ira de Gilmar ao apurar denúncias de crime ambiental em uma fazenda do clã Mendes e a compra, pelo governo estadual, de uma faculdade que pertencia à irmã do ministro. O processo que pode resultar em punição para o promotor entrará em julgamento no próximo dia 24. A expectativa é que o voto de Nunes Maia seja o reflexo da punição exemplar que Gilmar quer ver aplicada a Zappia pela ousadia do promotor de avançar sobre sua família. O velho Brasil está cada vez mais à vontade.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéFoi o próprio Gilmar quem apresentou a queixa contra Zappia

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Temos que defender as Instituições mas fatos como este são difíceis de aceitar. A justiça está nas mãos de um grupo e servindo aos que estão no poder.

  2. Se eu não me engano interferir na autonomia das instituições independentes, como PF e MP, são crimes de responsabilidade também para Ministros do STF. Esse país só será pacificado quando "cortarmos a cabeça" (as aspas são para ressaltar o caráter conotativo da expressão) de um supremo magistocrata.

  3. É muito triste ver estes disparates. Bem que os Senadores poderiam tirar este infrator, ministro corrupto do STF. Mas como têm muitos enrolados com a justiça, não fazem o seu dever. Acorda povo!!!

  4. este é um crápula!! mancha( mais ainda) a Justiça brasileira. Sua vida e suas sentenças não resistiriam a uma investigação bem feita!! Mas quem seria esse investigador?

  5. O povo cada vez mais convencido que tem que limitar o poder do Beiçola e seus comparsas. A gente não suporta mais tanta injustiça, tanta vagabundagem.

  6. Esse beiçola é ser nojento 🤮, desprezível, horrível. Livrou o luladrao de todos processos da lavajato. Esses excrementos precisam ser depostos. São contra o Brasil.

  7. A justiça no Brasil é cega, muda e surda para o st gilmar mendes. E aí daqueles que ousarem a levantar qualquer suspeita contra seus parentes e amigos.

  8. É impressionante o retrocesso no combate à corrupção e ao crime, que o Brasil vem vivendo. E o pior... guiado pelo próprio STF.

  9. Brasil dividido em castas familiares graças a maldita CF/88, dita cidadã, dos remendos de colcha de retalhos do oportunismo e da corrupção, cidadões de segunda categoria paga impostos para manter os privilégios e benesses da primeira categoria, até quando o brasileiro vai dormir em berço esplêndido.

  10. O velho Brasil está cada vez mais à vontade, apoiado pela indiferença da sociedade conformada e da imprensa acostumada a sobreviver de dinheiro público.

  11. os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. É melhor aprendermos a votar e rápido. Esse Congresso que está aí...todos eleitos por nós. Abaixo o centrão.

  12. Lula, Bolsonaro STF com um todo, O brasileiro merece isto tudo. pois afinal no final e em ultima instância quem colocou eles lá foi o voto, os primeiros diretamente e o STF através destes.

  13. Nossa justiça é uma piada. Esse ministro solta bandidos aqui e acolá e se acha acima da lei. Guardião da constituição ele deveria ser mas esta mais para manipulador dela. Um bílis.

  14. Esse modus operandi dos Mendes no Mato Grosso já havia sido denunciado pelo ex ministro Joaquim em plena audiência da Corte na era mensalão. Nada novo.

  15. Os capitães da mata perpetuam neste país de capitanias hereditárias, em todos os poderes e continuam açoitando , sob o véu do Foro Privilégiado, e com recorde mundial reconhecido pelo Quiness(sic), todos cidadãos de bem e culturalmente incapacitados de se verem livres desta alforra que assola esse nosso plantio de uma democracia justa e transparente .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO