SergioMoro

O Informante

02.07.21

Sou daqueles que apreciam rever bons filmes. Às vezes é um porto mais seguro do que assistir a novos, com qualidade ainda não testada. Então, quando o tempo permite, revejo algumas películas cinematográficas das quais guardo boas lembranças. Pude revê-las graças à proliferação do streaming que tem feito as vezes das antigas videolocadoras, nem sempre com um acervo tão rico.

Recordo-me, para este artigo, do filme O Informante, de 1999, dirigido por Michael Mann e estrelado por Al Pacino e Russell Crowe, então um ator em franca ascensão. A qualidade do filme é ilustrada por ter sido ele indicado para sete prêmios do Oscar, embora não tenha ganhado nenhum.

O filme é baseado em uma história real. Jeffery Wingand, representado por Crowe, é um executivo da indústria de cigarros que revelou que as empresas de tabaco haviam atuado deliberadamente para tornar os seus produtos mais viciantes para o consumidor. Após uma série de incidentes, ele decidiu levar a história a público, inclusive pela imprensa. Com isso, ele e o jornalista que o procurou, Lowell Bergman, passam a enfrentar diversos desafios para conseguir o seu intento, incluindo retaliações contra eles e pressões contra veículos de informação.

Talvez tenha sido a partir deste filme que tive melhor percepção das agruras sofridas pelos assim chamados whistleblowers. São pessoas comuns que, dentro de estruturas governamentais ou corporativas, resolvem, conforme a tradução literal, “soprar o apito”, ou seja, denunciar fraudes ou outros crimes corporativos que, não fossem as suas ações, permaneceriam encobertos.

Casos famosos de whistleblowers são conhecidos mundialmente. Daniel Ellsberg, no caso denominado “Papéis do Pentágono”, revelou análises de inteligência confidenciais acerca da Guerra no Vietnã. Sherron Watkins denunciou a contabilidade criativa da Enron. Cynthia Cooper fez revelações semelhantes sobre a Worldcom. O whistleblower não é um delator, pois ele usualmente não está envolvido em qualquer crime. É como um informante do bem. Ainda assim, muitos sofrem a pecha de dedo-duros ou de traidores, como se guardar segredos sobre fraudes ou crimes fosse algo positivo. Não raramente, eles são alvo de retaliações, às vezes até físicas, embora ataques jurídicos e morais sejam mais comuns. O Informante revela bem as dificuldades sofridas pelos whistleblowers.

Pelo papel importante que exercem, já que crimes ou fraudes praticados no âmbito de organizações públicas ou corporativas complexas não raramente permanecem escondidos salvo se alguém de dentro se dispuser a revelá-las, há uma tendência mundial na edição de leis de proteção aos whistleblowers, por exemplo, proibindo a sua demissão arbitrária pelo empregador denunciado. Alguns países, como os Estados Unidos, foram ainda além. Diante dos dissabores sofridos pelos whistleblowers, foram criados programas que preveem recompensas financeiras significativas para eles, normalmente calculadas em percentual dos valores recuperados através da denúncia ou das multas aplicadas aos infratores. Há quem critique programas de recompensa, mas, em linhas gerais, eles são justificados diante das retaliações impostas aos whistleblower, bem como pelo interesse público nas revelações por ele efetuadas.

No Brasil, a Lei 13.608/2018 contém medidas de proteção aos informantes do bem no âmbito da administração pública. Ela foi aperfeiçoada pela Lei 13.964/2019, originada do projeto de lei anticrime. Entre as medidas, o direito de preservação da identidade do informante – ela só pode ser revelada com o seu consentimento -, a proibição de demissão arbitrária, de alteração de funções ou de atribuições, de retirada de benefícios ou de negativa de fornecimento de referências profissionais positivas. Ainda foi previsto que a prática de retaliação contra o informante sujeitaria o infrator à demissão. Seguindo ainda o modelo norte-americano, consta a previsão de pagamento de recompensa ao informante de até cinco por cento do valor recuperado aos cofres públicos. Apesar da relevante inovação legislativa, há, aparentemente, na administração pública um esquecimento quanto à implementação da lei, especialmente no que diz respeito às recompensas financeiras.

O tema ganhou importância recentemente após um servidor do Ministério da Saúde ter vindo a público para denunciar irregularidades na aquisição de vacinas contra a Covid. O servidor teria se recusado a assinar atos necessários para a consumação de uma compra com características suspeitas e, por esse motivo, teria sofrido ameaças de retaliação dentro da estrutura administrativa. Tudo deve ser apurado com o rigor necessário. De todo modo, a legislação brasileira já proíbe categoricamente qualquer espécie de retaliação jurídica contra um servidor público que, audaciosamente, resolva denunciar indícios de crimes ou fraudes praticados no âmbito da administração pública. Não só proíbe a retaliação como sujeita o infrator, se ele for agente público, à demissão a bem do serviço público. Esses instrumentos precisam ser melhor conhecidos e manejados para o bem de todos. A sociedade precisa contar com aqueles que estejam dispostos a fazer a coisa certa mesmo sabendo dos custos e sacrifícios pessoais. Nosso dever mínimo é, então, o de protegê-los das retaliações que virão. A virtude precisa ser protegida e, até mesmo, recompensada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Otimo artigo, com a lucidez de sempre ( com a exceção da ingenuidade de ter acreditado , a principio, no estelionato do psicopata eleito ) Mas a maioria arrependida de nos também caiu nessa armadilha.... Enfim, o Brasil precisa de sua eleição , para dar continuidade ao que começou brilhantamente com a luta contra a corrupção interrompida. A qual continuaria ainda maior se o masoquismo nacional recondusisse Lula ou Bolsonaro ao poder. MORO 22! Conte com meu voto e dos brasileiros de bem !

  2. Excelente artigo esse do Dr. Sérgio Moro. Não poderíamos deixar de pensar na similaridade com o caso real dos protagonistas da Lava-Jato, incluindo o Dr. Moro e o Dr. Deltan Dallagnol. Foram todos perseguidos, combatidos e difamados pelo maldito “mecanismo” brasileiro composto pela “elite podre” do judiciário, executivo, legislativo e empresários corruptores. Eu nunca imaginei ver tamanho retrocesso na luta contra a corrupção endêmica brasileira no governo do genocida Bolsonaro. Décadas perdidas

    1. Até hoje, no atual governo, que prometeu acabar com as mamatas, só vimos solturas e NENHUMA prisão de corruptos. Inacreditável, o estelionato eleitoral, neste sentido.

  3. Parabéns pelo excelente artigo. Bem faz o senhor de ficar bem longe deste país de corrupto e corruptores. Pessoas éticas e honestas como o senhor, infelizmente não tem vez neste país!!! Pobre Brasil!!! 😪😪😪🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  4. Dr Moro!Estou absolutamente de acordo c seu artigo! Gostaria que em próxima oportunidade detalhe o seu projecto anti crime para ficar bem claro porquê o Mico e o Larápio e seus aulicos tem horror do Sr.! Demonstre a seu modo eloquente e pouco abrasivo porque aceitou trabalhar com Mico (a reincarnação Hitleriana do pacto do Diabo com o seu colega Lustalin!) Estas duas bestas giram o Brasil no sentido vicioso e não naquele Virtuoso que a grande maioria dos Brasileiros merece!

  5. #M22. ROBERT S. MACNAMARA. " Homem do Século XX ". Suas avaliações sobre os erros ( os próprios , inclusive ) na guerra do Vietnã é mais um tratado político do que sobre guerra. O Prof. de Harvard é um " farol " para Estadistas. O encontro c/ Giap é didático. Qdo no Bco Mundial elaborou projeto p/o Nordeste brasileiro... Tão importante quanto os Roosevelts...

  6. Garcia Marquez , Mário Vargas llosa , Paulo Francis Moro só encontraram paz morando em outro País. Por quê ? Em " América Latina " de Jacques Lambert e " As veias Abertas da América latina " encontram-se algumas respostas. Na administração pública brasileira um homem honesto é considerado " sujo " pois não compra nem paga para ocupar cargo. COAF em mãos honestas seria um bom começo; maaa$$$ , os legisladores não querem...

  7. Parabéns, Ministro e juiz Sérgio Moro, obrigado por tudo. Os brasileiros de bem, os que despertaram do transe e que não tem idolatria por nomes de direita ou esquerda sabem reconhecer o seu trabalho. Foram 10 juízes concordando com o seu juízo. Isso não é perseguição, podem mudar o julgamento, mas os fatos são os fatos, e os processos que o senhor condenou mereceram o veredicto.

  8. Dr. Moro, como sempre brilhante, culto e educado. E’ justamente o q não temos hj no governo. Por favor não nos deixe passar pela mesma triste alternativa de 2018 de escolher entre o ladrao e o louco. Seja nosso presidente em 2022. #EM2022 NEM LULA NEM BOLSONARO. MORO22.

  9. É lamentável que as pessoas sérias deste país não são ouvidas. Enquanto isso assistimos a imprensa se dobrar a volta de criminosos que querem substituir os criminosos atuais.

  10. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas que passaram recentemente pelo ministério da justiça, terá sido mera coincidência.

  11. Muito obrigada por divulgar e explicar essa lei tão importante! Eu não sabia de sua existência. Realmente, ela precisa de repercussão! Parabéns!

  12. Inversão perversa, por aqui quem denuncia esquema criminoso é quem é indiciado. Um dia cresceremos e viraremos gente. Demora, mas chegaremos lá.

  13. Bom seria se tivéssemos na administração pública, no parlamento e nas cortes a seriedade e a higidez moral de Sergio Moro, seria um paraíso.

  14. Ainda mantenho a esperança de ver V. Senhoria candidato ao cargo de Presidente do Brasil. Sei que é preciso muita coragem e determinação, o sacrifício é certo, mas,votos não vos faltará.

  15. Concordo plenamente. Há que proteger o servidor (honesto e patriota) Luiz Ricardo Miranda de todas as retaliações que serã tentatas pelo governo Bolsonaro.

  16. Os Bandidos da congresso escrevem a Carta Magna. Os Bandidos do Judiciário as Interpretam da pior forma possível. Os Bandidos do Executivo se abraçam ao poder como se a Carta pudesse ser modificada sem autorização dos outros bandidos. E o povo, tolo como sempre, vota para aprimorar ainda mais os bandidos que irão assalta-los.

    1. Penso exatamente assim. No mundo dos políticos e no STF a maioria é de gente desonesta. Dá mal estar só de ouvir essa gente falar.

  17. A partida do Moro do ministério da justiça é mais uma decisiva oportunidade perdida de uma longa lista que esse país se atreveu a consumar.

  18. É impressionante o denunciante receber insultos como se fosse o denunciado. Inversão de valores tem permeado a rotina de quem tem a coragem de denunciar.

  19. A mudança em nosso país depende de todos. A forma democrática que temos é o voto. Todavia, com uma população desinformada, será muito difícil. Mesmo assim, tenho esperança. Parabéns Moro, pela matéria! Que possamos tê-lo como candidato à presidência.

  20. A coragem também precisa ser recompensada nos casos de denúncias sobre corrupção. O Dr. Sérgio Moro sempre ligado ao tema. Parabéns pelo texto.

  21. Salvadores da Pátria não existem. Ainda mais em país igual ao nosso. Mas uma coisa é certa: para que um país saía do atoleiro corrupto igual ao nosso, só pessoas do calibre moral como SANTOS CRUZ, MORO e mais alguns dispostos a lutarem dia e noite contra os inúmeros desmandos que campeiam país afora! JOSÉ ROBERTO .

  22. Mto bom, como sempre! Acompanhando todo o processo da Lava Jato entendi como as coisas se dão. Fomos acostumados, culturalmente, a não denunciar os corruptos. Chegamos até a sentir vergonha por algumas atitudes dos outros, roubando do Estado, e não denunciamos. Creio eu, que isso foi imposto por eles mesmos. Assim é contudo, na maioria das vezes nos envergonhamos pelo outro e escolhemos não denunciá-lo. Por isso achei fantástica sua saída do ministério da justiça. Fez jus ao Novo, denunciou 👏🏼

  23. O MECANISMO DA CORRUPÇÃO É COVARDE E OPORTUNISTA PORÉM NEM SEMPRE CONSEGUIRÃO ARREGIMENTAR SERVIDORES PARA O SEU ESQUEMA CRIMINOSO. A OPERAÇÃO LAVA JATO FOI DIVISOR DE ÁGUAS PARA A LUTA CONTRA ESSES INFRATORES COM FORO PRIVILEGIADO QUE AGEM COM A CONFIANÇA NA IMPUNIDADE. EM 2022 TEREMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE REVERTER ESTE CENÁRIO PARA ISSO CONTAMOS COM A SUA INTELIGÊNCIA, RETIDÃO E DISPOSIÇÃO PARA COMANDAR ESTE NAVIO DESNORTEADO CHAMADO BRASIL. MORO PRESIDENTE E LAVA JATO NO CONGRESSO🚔🔪☠

    1. ...( vou continuar) que eles seriam os próxima a serem julgados e teriam o mesmo fim que o Larápio e seus aulicos ! Então o Mico retirou o COAF do M Da justiça ,montou uma defesa sólida no legislativo e fez que com que a os togados GilLewOlli completassem o trabalho de retornarmos ao círculo vicioso....buscando validar o invalidavel constitucionalmente(promovendo o trabalho de hackers)bem tenho. Bom f de semana e por favor ajudem o Brasil a entrar no círculo virtuoso

    2. Prezados srs.William e Fernao! Vou desconsiderar vossos comentários pois revelam ,como o Sr Luiz abaixo citou , a vossa tentativa falaciosa de deturpar os fatos! O dr.Moro e mais 9 juízes condenaram e reconfirmar a prisão do Larápio nas 3 primeiras instâncias. Para refrescar vossa memória o Dr.Moro tinham como objetivo de ministro aprovar o projecto conhecido como Pacote Anti Crime!E foi aí que as forças reacionários e corruptas instaladas nas instâncias máximas do nosso Brazil sentiram .....

    3. William tem toda razão, moro se deixou levar pela arrogância e ambição e cometeu erros que deram argumentos pros ministros nomeados pelo lulismo é seus aliados tucanos livrarem lula apesar das provas abundantes de corrupcao

    4. Nota-se que o William não se informou muito dos acontecimentos. Quem fez o Lila ser solto, caro William, foram os desmandos e articulações do atual presidente aliados a alguns que compõem o STF. Aliás, de forma ilegal, po meio de mensagens hackeadas. Prezado, estude mais antes de comentar algo. Faz bem a todos ler e se informar de vez em quando!

  24. Caro Moro, fiz 3 comentários no artigo “A Crueldade da Corrupção” aqui na Crusoé e como V.Exa. conhece profundamente a matéria, ali expressei a idéia que no sistema de governo consagrado na CF/88, quando o PR da república é refém de um esquema parlamentar que pratica corrupção e é descoberto, a forma de zerar o jogo, é o impeachment do PR e enganar o povo com um falso saneamento do sistema, que apenas é renovado com o seu sucessor. Sugiro, a abordagem da matéria em pós-doutorado aí nós EE.UU.Obg

  25. Dr. Sergio Moro, existe uma parte da população deste pais que lhe será eternamente grata pelo enfrentamento a corrupção. Lembre-se destes ao não desistir do Brasil. Seja como candidato, seja apoiando abertamente um candidato. Meu voto será seu.

    1. Assino embaixo! Será o meu farol! Contudo, minha desesperança com o Brasil é cada vez, maior!

    2. Estou junto, talvez, com milhões de brasileiros que pensam igualmente a você. Salve, Sérgio Fernando Moro!!!

  26. Com certeza. Ser um bom servidor público é uma profissão perigosa. Já fui e consegui fazer a coisa certa apesar de ser muito difícil pois o ambiente é propício a corrupção. Só uma grande formação de caráter pode nos proteger. É necessário que o regime típico de estado seja mantido para essas carreiras. Não é privilégio, é necessidade. É necessário também uma corregedoria boa e independente.

  27. Dr. Moro, acredito ainda que o senhor seria muito util para o Brasil novamente como Ministro da Justiça. Vejo com bons olhos nomes como Eduardo Leite e Mandetta para presidenciáveis, apesar do partido a que o primeiro pertence. Creio que o senhor e o General Santos Cruz seriam mais fundamentais integrando Ministerios e equipes técnicas. Apenas uma opinião, mas é como vejo uma "terceira via" em nosso país.

    1. Eduardo Leite para Presidente reúne integridade e competência política e administrativa

  28. Sérgio Moro, precisamos pensar juntos como ganhar as próximas eleições já propondo mudanças políticas para dificultar a corrupção.

  29. Os "wistleblowers" são importantes para revelar os meandros daqueles que acreditam na impunidade do seus atos comissivos e/ou omissivos de forma sistemática, inconsequentes. Estes líderes associados com outros, empresas, bancos, dentre outros que detêm o poder econômico mundial, definem os rumos mundiais ou especificamente de um país. Utilizao-se de informações privilegiadas, encabrestando a população, gerando desigualdade social inescrupulosa, a qual não possui esperança, pois é inexistente.

  30. a 'proteção da virtude' tem custado caro a sanidade dos que participam da vida publica, e a verdade mais incorruptível de todas é a profecia de Jeremias: com relação a corrupção humana só há uma solução certa: o castigo mais abismal e o abismo bíblico veio da antiga babilônia e esta geração embraga com o sangue de inocente perceberá o que é abismo quando o barbarismo babilônico retornar pois os bárbaros que invadiram Roma estão a espreitar.

  31. Excelente! Não podemos desistir de lutar contra a corrupção, seja ela onde for. Mas com as atitudes de STF sempre trabalhando para proteger políticos e corruptos, desanima !!

  32. Parabéns mais uma vez Moro! A verdade, o bom senso, os bons costumes, o respeito pelo coisa certa! a cada dia parece coisa dificílima de ser entendida! Primeiro pela falta de raciocínio de uma grande parte das pessoas, segundo, pela pouca relação destas pessoas com o conhecimento ou muito pouco interece em conhecer os caminhos da boa leitura e das informações mais próximas da verdade ou contenham verdade pura, Tenho certeza que opiniões agressivas sem fundamento, são vans!

  33. Vc é um homem de bem e do bem e escreve como ninguém.Um brasileiro de alta performance pública. Infelizmente longe daqui desse País desacreditado por suas instituições que só funciona quando tem um interesse familiar a locupletar-se do erário. Volta Sérgio Moro vc faz falta.

  34. Moro tá na hora de fazer um Mês Culpa Vc por arrogância e ambição pessoal cometeu erros no processo de Lula que deu chance aos 8 ministros livrarem lula com a disfarçatez habitual apesar das inúmeras evidências dos enormes crímes cometidos

    1. O Gilmar - aquele profissional probo e honrado - deve ser o ídolo do Fernão!

    2. É verdade, Nosso honrado supremo, liderado lisura de Gilmar Mendes, pela seriedade de Levandowisk e pela Retidão de caráter de Tofolli, precisavam de erros no processo para inocentar Lula. Não se tratou de interesses políticos. A culpa de de Moro.

  35. Moro, contamos com você nas próximas eleições para que as coisas passem a ser feitas corretamente neste país. Se Moro não se candidatar, me recuso a comparecer para votar nesses pulhas que se apresentam.

  36. Diante de tantos maus exemplos, às duvido da qualidade moral de nosso povo. Qualquer denúncia contra poderosos suscita defesas irracionais, como se o errado passasse, por ideologia ou ignorância, a ser o certo.

  37. Com a justiça corrompida em seus valores, como temos assistido todos os dias, tenho pena dos informantes! Nossa justiça em seus mais altos níveis aliou-se a criminalidade, infelizmente!

  38. Pois então, caro Sergio. Acontece que o Brasil, com esta imensidão geográfica guarda, nos limites de seu território, a tradição protetiva de uma Justica desigual para os desiguais. Ou seja, as elites sempre terão o beneplácito da interpretação maliciosa e comprometida daqueles que centralizam as decisões, a seu favor. Irremediavelmente, os que tentam romper essa malha intransponível, acabam por sofrer as Injustiças dos poderosos. Você é o exemplo mais recente desse "tratamento".

  39. Meu voto já é Moro22. Mas não vejo solução no longo prazo que não seja o parlamentarismo com candidaturas independentes de partidos para contrapor-se às máfias partidárias. O resto é aprender a votar ! Chega de presidencialismo messiânico, destruidor de instituições (presidente indicando ministros do STF), com Congresso irresponsável e achacador... olhem para as verdadeiras democracias !

  40. Como professora de História, posso dizer que o Brasil é o mundo estão muito doentes. Preocuoa-me todo o sofrimento dos animais indefesos com a destruição do planeta nunca dantes visto. Em 46 anos, muitos deles lendo revistas de cabo a rabo, não consigo terminar mais um artigo.... Quo Vadis????

  41. Admiro muito Dr. Sergio Moro e acho que ele deve se preservar mantendo distância desse esgoto político putrefato. É muito jovem, com uma longa vida pela frente . Merece ser feliz junto de sua familia.

    1. Pois é,Elizabeth. A lisura do Juiz vai persegui-lo enqto viver, e impondo a ele, essa quase impossível missão de tirar o BR das garras dos corruptos, ladravazes e mistificadores. Mas, cada leão com sua missão. O BR, a meu ver, é um país insolúvel, graças, principalmente, à sua sociedade, entortada pela colonização de privilégios. Fará bem, qdo muito, se Moro candidatar-se ao Parlamento. E olhe lá, pois, se a mentalidade do brasileiro permanecer minúscula, nada nem ninguém salvará esta mixórdia.

    2. Sandra, tenho admitir que sou uma egoísta. Apesar de desejar o melhor para MORO, anseio que seja candidato a presidente. Temos que dar todo o apoio que precisar para que consiga governar. O BEM tem que vencer o mal.

    1. vc não acha que ao invés de crítico de cinema o ex juiz tem obrigação de fundamentar sua defesa a declaração de parcialidade que ele recebeu do STF?

  42. Enquanto houver malfeitores no stf, fazer a coisa certa é motivo de retaliações inacreditáveis e inexplicáveis aos indivíduos pobres mortais. Quem sabe, quando formos civilizados, caro Ministro.

  43. Sou admiradora de Sérgio Moro. Sempre será nosso Ídolo. Pessoa Íntegra. Gostaria imensamente de tê-lo como. nosso Presidente .Com ele no. comando do Brasil acho que seríamos respeitados como brasileiros aqui e lá fora. Tenho. esperança ainda . Não custa. sonhar.

  44. Aplica-se ao seu caso. E o algoz, o invejoso gilmar mendes, pagarà o preço de sua pequenez moral. Viverei para celebrar.

  45. Esse filme me ajudou a parar de fumar! Vc me ajudou a perceber que o Brasil pode ser diferente. Mais justo, menos corrupto. Não vamos desistir!

    1. Juarez, também penso assim. Com tanta gente ainda disposta a votar no Bozo ou no larápio, como um homem sóbrio, não afeito aos palanques ( nunca mostrou interesse por política), com inimigos poderosos no centrão, esquerda, direita, stf, pcc...irá se sair bem? Não protestamos sequer em forma de panelaços com o tratamento dado ao Moro. Não cabe pedir mais sacrifícios.

    2. Bolsonaro convidou Moro por não ter certeza de sua eleição no segundo turno, quem já o conhecia percebeu na hora do convite. O dinheiro e o poder revelam seu verdadeiro carater.

    3. Concordo. Mas o Juiz Moro somente pode se candidatar quando voltarmos massivamente às ruas como estávamos fazendo . Com O Boneco INFLAVEL de Paladino da Justiça. Chego à pensar que Bozo convidou O Juiz Moro pra fritá-lo e deu certo . infelizmente enganou à todos e o experiente Juiz Moro caiu na armadilha. Se , o Juiz não tivesse aceitado ser Min da Justiça . Seria imbatível como a terceira via . Sem apoio popular , será impichado pelos parlamentares corruptos

  46. Moro, estamos aguardando sua filiação a um partido de sua confiança para o lançamento de sua candidatura à Presidência do Brasil. Você nos deve isso, Moro.

    1. Coitado do Moro. Vai ser devorado pelos feitores que mandam nesse rincão e que usam a régua da improbidade para seus (deles) julgamentos regados à lagostas e vinhos franceses. É isso que esse povo desesperançado cobra dele. Ou dá ou desce.

  47. Dr. Sérgio Moro, sempre ajudando- nos ; ora com textos elucidativos, ora com esclarecimentos sobre nossa lei! Coração agradecido de milhares de brasileiros, especialmente dos Curitibanos que fomos às ruas por um Brasil livre da corrupção! Obrigada sempre!

  48. SERGIO MORO, você está acima dessa canalha corrupta e sem caráter. Continue a fazer a coisa certa. "O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações. Uma corrompe a vida; outra enobrece a alma."(Chico Xavier/Espíritos de uma Nova Era) Aviso aos navegantes da Corrupção Impune. Nada ficará oculto. Tudo será revelado pela força da Luz da Verdade. Pedro Geraldo

    1. Isso Pedro. Vai nessa fantasia aí..

  49. Como esse colunista afirmou que "A sociedade precisa contar com aqueles que estejam dispostos a fazer a coisa certa mesmo sabendo dos custos e dos sacrifícios pessoais", ele precisa entender que grande parte dos brasileiros contam com ele para a presidência da república, onde poderá contribuir muito mais para que se faça a coisa certa. O Ex juiz possui capital moral e político para muito além do faz hoje.

    1. Onde estavam esses brasileiros quando o Moro sofreu tantas baixas?

  50. Os assuntos que não interessam ao governo ficam engavetados. No Legislativo e judiciário é igual. Os três poderes não querem apertar a legislação ou punir crimes de corrupção nos quais estão envolvidos. O fim do foro privilegiado daria uma esperança pra população de boa índole

  51. Bons pontos! O crime, especialmente a grande corrupção, é executado a partir de uma estrutura bem articulada. Para combatê-lo de fato, precisa-se de colaboração. E o colaborador precisa ser protegido e recompensado, fazendo parte ou não da organização criminosa. O ponto é que nosso establishment é alinhado na pauta da impunidade. Este é um tema que precisamos enfrentar se quisermos fazer do Brasil um país rico e menos desigual.

    1. Regina, concordo com você. Sérgio Moro foi um herói e exemplo. Gostaria que fosse meu filho.

  52. Infelizmente, muitos deixam de denunciar por medo de retaliações. Neste desgoverno, ai daquele que com sua coragem de proceder corretamente, são alijados e vilipendiados com palavras e frases mentirosas. O Dr. Sergio Moro sabe muito bem o que é isto. Dr. MORO, obrigada pelo seu trabalho. Tornei-me assinante de CRUSOÉ quando soube de sua participação. Sou LAVAJATISTA e estarei sempre do seu lado. Prossiga, o Brasil agradece.

    1. Infelizmente acho que sim! Para ir para o stf tem que provar que é bandido e isso o Dr. Sérgio Moro nunca fará!

  53. Lei 13.964/2019 do pacote anti-crime elaborado pelo único ministro da justiça de verdade que tivemos desde a redemocratização: Dr Sergio Moro. No pouco tempo que lhe foi dado, o Sr já deixou grande contribuição

  54. Só os corajosos mudam a história. Texto perfeito escrito pelo maior ícone da coragem que o Brasil já teve. Brasileiros do bem aguardando o SIM do brilhante Moro!

  55. Por mais que seria um sonho tê-lo como presidente do Brasil, não vale a pena arriscar a carreira atual mais uma vez. Fique nos EUA, crie seus filhos no pais onde o esforço e recompensado. E se vier passear pela Georgia, “nuestra casa es su casa”, porfis. Reparei nos comentários que nem os haters de plantão aparecem para atacar quando se trata de Sergio Moro.

    1. A diferença entre o Moro e o resto é caráter! Até aqui se mostrou incorruptível 👏👏👏👏👏

    1. Perfeito! Parabéns Moro. A Corrupção mata e acabar com ela é uma missão de homens de bem como o senhor. Seja nosso presidente em 2022.

  56. Sempre coerente e ótimas análises Dr Moro. sou fã dos seus artigos. aguardando sua volta #Moro2022

  57. ... Uma coisa que sempre admiro quando leio, e que também já ouvi várias vezes do senhor Sergio Moro: >> 'fazer a coisa certa' ... Sempre!!!

  58. Sempre achei a coragem a maior das virtudes. A mais bela. Por isso minha admiração e gratidão eternas a você, Sérgio Moro.

    1. ... Admiro e nutro todo o respeito ao Dr. Sergio Fernando Moro.

  59. No dia 23 de junho vários países europeus celebram o “Dia do Denunciante”. A idéia é estimular a denúncia voluntária e prestigiar (e proteger o denunciante.

  60. É triste viver num país onde a corrupção governa, mais lamentável ainda, é ver o número exorbitante de pessoas morrendo de covid e assistir a vantagem pessoal dos poderosos em cima do sofrimento alheio. Que indignação 🤦🏼‍♀️

  61. .... temos ferramentas para valorizar esta postura! No entanto, precisamos fortalecer o sistema, acabar com as brechas legais que permitem postergação e proteção aos infratores e por último, criar uma forma de penalizar os absurdos que temos assistido na nossa Justiça (?), onde em todos os níveis, as interpretações da legislação se faz pelos Ministros, por exemplo, a seu bel prazer e interesses ($$$ Poder) envolvidos. O Moro é um exemplo que precisa ser valorizado e se tornar a inflexão da curva

  62. Como sempre Sérgio Moro é didático e contribui com o país, mesmo sem ocupar cargo na Administração Pública. É pena que não seja ministro do Supremo ou presidente da República onde poderia contribuir decisivamente para um Brasil melhor.

  63. Dos poucos prazeres que tenho tido, o maior deles é ler sua coluna, quinzenalmente, às sextas-feiras. Sempre uma redação escorreita e um texto magistral

  64. Perfeito o seu artigo. Fundamental que as medidas legais de proteção sejam divulgadas e exercidas, porque lamentavelmente a primeira consequência é desqualificar e pressionar.

  65. Mais um bom texto, mais um tapa na cara da nossa falta de visão. Estamos longe de enxergar os bons e os justos. O populismo nos enterra num mar de corrupção! Parabéns, Sérgio Moro!

    1. Rodrigão, "causídio" é ótimo..

  66. "A virtude precisa ser protegida e, até mesmo, recompensada" !! Infelizmente não foi o que a sociedade brasileira fez consigo, para minha indignação.

  67. A cada duas semanas, o seu texto é o primeiro que leio na Crusoé. E sempre fico encantada com sua abordagem didática, profícua e isenta de qualquer retaliação. Isso acalma meu coração, que busca sempre a justiça. Estamos vivendo tempos inenarráveis, onde somos testemunhas dos atrozes sistemas supremos, que buscam destruir o povo pela negação e fome. Que o senhor, que tantos bens nos fez, seja abençoado pelas leis do universo e possa ainda ver a vitória da luta que comandou. Seja feliz!

    1. Concordo plenamente com o seu comentário Ely. Dr. Moro é hialino, didático, maravilhoso em seu posicionamento. Um sonho tê-lo na Presidência da República.

    2. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  68. o Brasil não reconheceu o que o mundo reconheceu :a NOBREZA DE CARATER E COMPETENCIA DO NOSSO SERGIO MORO!SEI QUE ESTA MAIS A ALTURA DOS USA QUE DO BRASIL!DEUS O ABENÇOE JUNTO DESSA BELA FAMÍLIA!!

  69. Parabéns pelo texto, que a verdade sempre venha a tona! Através dela, é que descobrimos, o quão o ser humano está comprometido com o seu país e a sua nação, bem como, os ideais e valores que devem sim ser mantidos em uma sociedade civilizada! Parabéns Dr. Sergio Fernando Moro…

    1. Exatamente! Eu trocaria de muito bom grado os dizeres "ordem e progresso" da bandeira nacional por "fazer a coisa certa sempre"... Parabéns, Moro, por mais um bom artigo em meio a tantos desanimadores!

  70. Como sempre, nos dando uma excelente aula das LEIS VIGENTES. Honestamente, têm momentos, que acho que nenhum dos 3 Poderes conhece bem nossas Leis, ou as "esquecem", com muita esperteza e mau caratismo. O senhor nos brinda com sua inteligência e cultura. "A virtude precisa ser protegida" Obrigada!

  71. Espero que o Sr. decida em participara do processo eleitoral, pois és a única opção para aqueles que detestam Lula e Bolsonaro.

  72. Moro, o Brasil tem uma dívida de gratidão, impagável, por você. Por fazer a coisa certa recebeu como prêmio desmedidas injustiças. Ainda assim, continua sendo a nossa esperança e último bastião.

  73. Que bom que existe uma Lei que ampara esse tipo de conduta. Não podemos punir quem tenta fazer o certo e mudar a engrenagem falha de um sistema.

    1. E ao fazer isso corre risco de ser assassinado! Trata-se de um verdadeiro herói!

  74. Parabéns Dr e professor Sérgio Moro pela matéria e como diria o grande Alborgheti, o cadeia. "Dr. Sérgio Moro é uma grande, senão a maior reserva moral da justiça Paranaense

  75. Moro a quem todos os brasileiros de bem devem gratidão e reconhecimento chegou no seu limite.Daqui pra frente,penso que, qualquer coisa que venha a nos dizer diferente do anúncio de sua filiação ao Podemos sinalizando a pré-candidatura à Presidência da República, soará,paulatinamente, como desrespeito a seus defensores e ,sobretudo, à sua própria biografia que disse querer preservar quando deixou o governo Bolsonaro. Deus nos ilumine a todos, um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. Pois É Vivi. Moro deve estar lhe perguntando agora: "e na bunada não vai dinha?"

  76. Me lembro sempre do seu lema no MJSP : Faça a coisa certa SEMPRE. Parabéns pelo seu trabalho à frente da LavaJato e muiiiiiito sucesso em sua nova profissão.

  77. É isto mesmo Sr Moro. Esses “assopradores” devem ser protegidos e valorizados, pois dão um sopro de esperança em nosso Brasil

  78. Mais um excelente artigo escrito por está excelente pessoa!!! Como é bom sabermos que temos brasileiros desse quilate... Parabéns Sérgio Moro!!!

  79. Mesmo com o arcabouço jurídico que protege o SERVIDOR que denuncia "mal feitos" na prática o que ocorre é outra coisa. A voracidade com que o min onyx (tinha sangue no olho e estava quase babando) foi pra cima do servidor que IMPEDIU a fraude, não teve nenhum reparo. Foi inegavelmente abuso de autoridade de quem defende bandidos que se fartam no erário.

  80. Sérgio Moro, uma reserva moral desse país destroçado pela corrupção. As pessoas decentes estarão sempre ao lado desse grande cidadão brasileiro

  81. Infelizmente, o que se tem visto no Brasil é a contramão dessa tendência: - Desarticulação de leis contra corrupção, seja pela via legislativa (Lei de Improbidade Administrativa), seja pela via jurisprudencial (Lei da "Ficha Limpa"); - Vingança legislativa, a exemplo da questionável nova Lei de Abuso de Autoridade; - Abuso do poder jurisdicional, com decisões tendenciosas no sentido de garantir a impunidade de poderosos. Sem contar a proibição de acordos de delação (já "no forno").

  82. Obrigado Moro por essa reflexão e esclarecimentos, mas o problema é que aqui no Brasil não haverá jamais interessante de aprovar uma pauta dessas… aqui quem está no poder quer que tudo continue como sempre foi…. As pessoas querem se perpetuar no poder, para ter mais poderes e mais dinheiro, não há limites.

  83. Sérgio Moro, como lutar numa república dita democrática com personagens oriundos de partidos do Centrão e agora também do Centrão dentro do Exército brasilero. Fazem as leis sempre de interesses próprios, indicam pessoas incompetentes para ocupar cargos na administração pública;ainda ao fim de tudo isso, contam com a ajuda da Suprema Tragédia Federal para ajudazinha no melhor estilo da máfia italiana. E para coroar a ópera bufa choram nos ombros dos advogados de políticos corruptos.

    1. suprema tragédia federal é ótima! Quem tem isso nunca terá tragédia pior!

  84. Moro, o atual movimento em direção à intolerância das sociedades mais desenvolvidas com a corrupção, que tem encontrado ressonância nas práticas empresariais das grandes corporações, poderá, quem sabe, forçar cada vez mais que as fraudes e roubos diminuam, rareando as oportunidades em que os agentes públicos desonestos prosperam.

    1. Vou-me embora pra Pasárgada.. lá sou amigo do rei..aiai.. dá-lhe sonhos e ilusões..

  85. O problema é que vivemos em um país que os bandidos estão no poder e farão tudo para espantar aqueles que ousarem fazer a coisa certa. Acho que primeiro temos que tirar o Bozo. Depois derrotar o ladrão no 2o turno.

  86. Sérgio Moro deveria se eleger Senador em 2022, para poder pautar o impeachment de Gilmar Mendes em 2023. E apoiar o candidato terceira via com mais chances. Precisamos de união em prol de um projeto de país. E arrumar esse judiciário protetor de corruptos...

    1. Ora viva.. um palpite inteligente..

  87. Dr. Moro: gostaria de ter tempo e talento para não me sentir frustrado por não saber expressar minha quota da imensa dívida que o país tem com quem o aquinhoou com exemplo de honradez, capacidade, denodo e abnegação (cada qualificação foi bem pensada) na admirável atuação na magistratura e serviço público. Que Deus o abençoe crescentemente e, oxalá, permita continuar cada vez mais servindo ao Brasil.

  88. o dr Sergio moro especificou com clareza o que esta acontecendo no M,DA SAUDE, PRA QUEM VEM ACOMPANHANDO ESSa situacao, a C,p I ESTA SENDO EXCELENTE, COM JUSTICA E DETERMINACAO,

  89. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/sergio-moro/o-informante/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    1. Não sejam tolos, meus camaradas. Estão rejeitando, ou ameaçando, uma ótima idéia para a disseminação da revista a troco de quê?

  90. Que falta faz ao País seres humanos da sua qualidade. Integridade, honestidade e carácter.Esse Brasil imundo de corrupção ( agora liberada por esses políticos) não te merece. Não adianta gritar Moro/22 , com esse bando de autoridades incompetentes e desonestas. Só temos que lhe desejar sucesso nessa novo trajetória.

  91. Tenho por Moro a mais profunda gratidão. Nós, brasileiros, devemos-lhe muitíssimo. O país vive um momento de completa escuridão moral, com nossa justiça sendo “operada” com a interpretação criminosa da legislação. Estamos sendo humilhados pela operação “LAVA-FICHA-SUJA-A-JATO”. Por outro lado, tenho esperança no infalível aspecto pendular da política. Tudo é uma questão de tempo. Sei que Moro não esmorece e que voltaremos à decência institucional.

  92. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  93. Dr. Sérgio Moro, o Sr. mesmo de fora, está atento a tudo no seu país e traz as mais relevantes contribuições. Excelente artigo. Parabéns!

  94. Dr. Moro: agradeço a Crusoé pela oportunidade de registrar o apreço que lhe tenho. Gostaria de ter mais tempo, e talento, para não me sentir, como me sinto, frustrado por não saber expressar minha quota da imensa dívida que o país tem com o senhor, cujo exemplo de honradez, capacidade, denodo e abnegação (cada uma dessas qualificações foram bem pensadas) revestiu sua admirável atuação na magistratura e no serviço público. Peço a Deus que continue a abençoar o Brasil com gente como o senhor!

  95. E quando a ordem vem da autoridade máxima? Um país que eleje bandidos não tem como praticar virtudes contra eles sem sofrer em demasia. Estamos longe de sermos uma sociedade justa e correta com a qualidade dos políticos que temos. Não há salvador nem donzela a ser salva, como disse o filósofo Mainardi.

  96. Estou aqui querendo proteger e recompensar a sua virtude "nata", mas, para isso, preciso que vc. se candidate à Presidência da República em 2022.

    1. Ta certo meu chapa..Moro lhe obedecerá, não se afobe..

  97. Sérgio MORO, como sempre brilhante, lúcido, claro, objetivo, lutando pela justiça e pela coisa certa. Minha admiração e meus parabéns.

  98. Moro sendo, simplesmente, Moro. Excelente! É dessa lucidez, precisão e objetividade ao indicar o caminho certo que precisamos. O Brasil ainda pode ter um futuro melhor.

    1. Pois é Marcia.. mas "cada qual no seu cada qual".. quaquaqua..

  99. Perfeito, brilhante como sempre, Dr. Moro. Assisti ao filme, é excelente. Quem quiser assistir outro excelente filme com a mesma situação, indico: O Preço da Verdade.

  100. Muito bom! Pena que não se possa demitir a trupe do STF que o persegue, nosso queridíssimo juiz! O senhor já faz parte definitiva de nossa história política, diferentemente dos covardes que o perseguem...

  101. No Brasil, o que observo, é que, o produto viciante do povo brasileiro são CPI'S E IMPEACHMENT . Isto tem possibilidade de ter um fim?

  102. No Brasil, como o senhor mesmo afirma no seu artigo, digníssimo doutor Sergio Moro, há leis que protegem servidores como esse correto rapaz que levou ao conhecimento do irmão deputado federal irregularidades no Ministério da Saúde. Mas, ao lado dessas leis, há figuras como Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Lewandowski - que na verdade não estão ao lado mas acima delas - que fazem com que os bandidos se safem e os corretos sejam punidos. Foi assim com o senhor.

    1. Roberto, concordo totalmente com você. Também sempre achei que o cerne do problema do Brasil, nos últimos anos, está na atuação voluntariosa e desastrada de membros da Corte, que fazem de tudo, menos fazer justiça. Haja vista o escandaloso julgamento que fizeram considerando o Juiz Sérgio Moro parcial no caso do nove dedos !!!!

  103. Precisamos dos “informantes do bem”, mas também precisamos de um “sistema de justiça justo”, escusas pelo trocadilho. Muito precisa ser “limpo” no país, mas precisamos de “pessoas de bem” que investiguem, denunciem e julguem, e depois façam cumprir, de fato, a pena! Mas isto não basta, necessitamos de boas leis, que deveriam ser elaboradas por outras “pessoas de bem”! Temos muito o que caminhar para podermos nos reconhecer como país justo!

  104. Fazer a coisa certa sempre! Este deveria ser o lema de todas as “pessoas de bem” que desejam um país melhor para seus descendentes! Nas últimas semanas assistimos “pessoas que não são do bem” ocupantes de cargos eleitos, com mandato ou vitalícios atuarem para protegerem ou “limpar” outras da mesma índole. Como se fosse possível com decisões exdrúxulas “limpar” um “universo” de crimes julgados e ratificados por instâncias superiores, ou não agindo, não acusando em casos com fortes indícios…

    1. O fim da operação “lava jato” está no mesmo patamar, ou pior, que o da ópera “mãos limpas”! Pobre Brasil, Pobres Brasileiros!

  105. Continue sempre atento Dr Sergio Moro. O Brasil precisa da sua presença ativa para não descambar para a imoralidade cada vez mais forte no horizonte.

  106. Dr. Moro conta comigo. A sociedade precisa contar com aqueles que estejam dispostos a fazer a coisa certa mesmo sabendo dos custos e sacrifícios pessoais. Moro presidente 2022

    1. Caro Ary..,essa sua escola.. sei não..

    2. Não é bem entrar na conversa me desculpem : e narrar um fato . Nos anos setenta , alvoroço na dá-la de aula todos os alunos conversam alto , gritam , jogam papéis uns nos outros , despertam a diretora que com o dedo aponta para os alunos e pede silêncio , no que não atendida ameaça todos , perde pra quem estiver falando que se levante , ninguém , só eu me levanto óbvio que não conversa vá sozinha . Sou elogiada pela diretora , no recreio a indiferença das colegas que falaram que eu queria

    1. Parabéns , Brilhante Dr Sérgio Fernando Moro !!! Nosso eterno obrigado . Na história do Brasil , o senhor será lembrado com honras .👏👏👏👏

    2. É Ary.. lamentável.. essa sua escola..

    3. Continuando : Eu queria aparecer . Nada disso porém fora minha intenção me levantei simplesmente pela razão :: bem eu conversei e aí o que vão fazer comigo ?????eu

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO