Quem queimou o general

11.06.21

Uma sequência de mensagens encontradas pela Polícia Federal no WhatsApp do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos adiciona um elemento intrigante à conturbada demissão do general Santos Cruz da Secretaria de Governo, em junho de 2019. Primeiro militar a cair no governo de Jair Bolsonaro, Santos Cruz sofreu intensos ataques da ala olavista depois do vazamento de um print de uma conversa atribuída ao general na qual ele fazia críticas aos filhos do presidente e ao então secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten. À época, Santos Cruz afirmou que o diálogo era uma montagem e, no início de 2020, a própria PF concluiu que as mensagens eram falsas.

Contudo, um relatório da polícia feito em julho do ano passado, e que veio à tona agora com a retirada do sigilo do inquérito dos atos antidemocráticos no STF, mostra que Allan dos Santos recebeu mensagens em seu celular, em maio de 2019, de uma pessoa que diz ser a responsável pelo vazamento da conversa. Trata-se da chefe de gabinete da Casa Civil, Carolina Gaia e Silva, que era na ocasião assessora especial da pasta comandada por Santos Cruz e herdada pelo general Luiz Eduardo Ramos, atual chefe dela. No texto destacado pela PF, a servidora afirma que “printou” as imagens da conversa do celular do coronel Augusto Vareda, então chefe de gabinete de Santos Cruz, “em um momento de distração dele”, e as repassou ao “Fabio da Secom”, que seria Wajngarten, responsável por mostrar o material a Bolsonaro. A julgar pelas conclusões da própria PF em 2020, ela não estava falando a verdade.

Mateus Bonomi/AGIF/FolhapressMateus Bonomi/AGIF/FolhapressChefe de gabinete da Casa Civil diz ter printado conversa de Santos Cruz

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanta sujeira.... De toda a forma , os militares ,dentro ou fora do governo estão muito bem obrigado . São 7.000 em cargos de mando no governo do “mito “ Que ficaram fora da reforma da previdência e recentemente tiveram aumento considerável , sem limite de teto , de modo que alguns percebem salários acima de 50.000 se estiverem na ativa . Pergunta que não quer calar... Acham mesmo que abandonarão esta situação e os cargos ano que vem ?Qdo era PT dizíamos era aparelhamento .

  2. Sempre soube q Stos Cruz era um militar diferenciado, honesto! Diferentemente desta gentalha agarrada nas tetas do cofres públicos no Palácio do Planalto!!!!!

  3. Santos Cruz nunca teve jogo de cintura. Na política a pessoa tem que ser dinâmica, flexível e social e o General deixou a desejar nesses quesitos. A prova disso é que, se tornou um opositor ferrenho ao PR, que lhe acolheu de muito boa fé.

    1. Bolsonaro é totalmente antipolítico e está longe de ser dinâmico, flexível e social. Dá pena de ti ao ler teus comentários Nyco penico.

    2. Acolheu? Santos Cruz nunca precisou disso. É competente e não se mistura com a gentalha de Bolsonaro

  4. Se fosse ele agradeceria todos os dias a Deus, pois mesmo que por vias tortuosas se desassociou desse governo pífio e dessa gente medíocre! Não tem como o azeite se misturar à água.

  5. Numa mediocracia , nada incomoda mais do que um homem que aspira pensar com a própria cabeça! O homem medíocre , por incapacidade de criar, compraz-se em destruir... Palavras que eu gostaria que fossem minhas mas foram escritas por José Ingenieros , no início do século XX... Sempre atual esse filósofo que deveria ser lido por todas as pessoas ! Nesse caldo de cultura , onde proliferam bactérias de putrefação moral uma pessoa como o General Santos Cruz jamais teria espaço!!!

  6. Quais as funções de uma chefe de gabinete da Casa Civil? Acredito que fazer "print" de conversas alheias não esteja na lista. Vergonhoso!!!

  7. Coronaro passou 28 anos na Câmara, sem fazer nada de útil, falando estultices e se locupletando dos saĺarios dos assessores. Esse é o retrato de seu governo.

  8. Diante da trairagem e considerando o acúmulo de mazelas desse governo do Jair e seus generais mentirosos, a demissão prematura do general Santa Cruz foi uma “golpe de sorte.” Outros bolsolavistas deverão cair e alguns poderão ir direto para o xilindró. Taoquei?

    1. Max, aonde no Brasil do bocão, facão e levandowhisky um poderoso ou político vai preso? Acorda cara.

  9. Os 14 anos do PT serviram de inspiração para o Sociopata Genocida FAMILICIA. Os quase 30 anos no Baixo Clero ofereceram a oportunidade de especialização e doutorado em corrupção sofisticada(Rachadinhas),em mau caratismo,em violência, em trairagem,em mentiras contumazes.

  10. Lá ‘nos’ picos do poder, se dá, vez ou outra, a algumas coitadinhas assim tão semi-analfas, o fato de conseguirem uma vida fácil... Só nos resta lastimar, claro... Mas, de lastimar mais ainda, é quando, vez ou outra, lá nas periferias da vida, elas, tais quais, se tornam mulheres de vida fácil...

  11. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  12. Aqueles filmes de fascismo e socialismo a gente percebe muito isso de irmão delatando irmão, falsos testemunhos levando inocentes para o cadafalso. Coisas medievais se repetindo em regimes autoritários e degradando a sociedade e a família

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO