Terrivelmente fiel a Renan

23.04.21

Apontado como um dos nomes preferidos do clã Bolsonaro para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, tem se esforçado bastante para se mostrar alinhado com o Palácio do Planalto. Mas há uma marca indelével em sua trajetória que pode se tornar um empecilho. Martins é conhecido na corte como um fiel amigo do senador Renan Calheiros. Conterrâneo do ministro, Renan foi o principal responsável por sua ascensão ao STJ – trabalhou tanto para que ele entrasse na lista tríplice quanto para que, depois, fosse escolhido por Lula. A colegas de corte, por mais de uma vez o alagoano Humberto Martins já confidenciou que se sente devedor de Renan e que não pode negar certos pedidos do senador. Como agora, prestes a virar relator da CPI da Covid, o senador entrou para o topo do rol de inimigos preferenciais do Planalto, a amizade com ele pode virar um problema para os planos do ministro.

Gustavo Lima/STJGustavo Lima/STJMartins chegou a Brasília pelas mãos de Renan, a quem é grato até hoje

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses lixos não são incinerados.Estão sempre reciclando. O Renan após um período de ostracismo retorna com pompas para a política, através da relatoria da CPI da Covid-19.Uma praga que não há pesticida que consiga acabar com ela. O país é uma centopeia com pernas dos três poderes. Os interesses se entrelaçam. Um exemplo foi a ação do STF destruindo a lava jato e difamando o Moro. Os políticos temiam as ações da lava jato, inclusive com destaque para esse senador, com processos no STF.

  2. Mais um alinhado com um dos maiores canalhas do país: RC. Estamos num mato sem cachorro. Judiciário indecente que promove insegurança jurídica e coloca o país num lamaçal. Só mesmo uma intervenção no STF e demais instâncias jurídicas para resolver a situação.

  3. No novo Brasil, o Martins aí tem tudo pra virar parça do Lewandovsky, Gilmar, Moraes, Toffoli e Carminha. Se é oarça do corrupto aí, tá feito.

  4. Portanto não é um futuro Ministro do STF confiável. Os Ministros do STF deveriam assim como os do STJ, fazer concurso público e ter um mandato de no máximo 10 anos. Mamam nas tetas do dinheiro público e fazem muito pouco (ou quase nada) para sociedade em geral.

  5. Moço, se Bolsonaro indicar este pilantra pro STF depois de ter indicado Kássio, quem falar em solução pacífica para os problemas deste país merece um tiro de .45 na boca.

  6. Ora, sejamos democráticos! Se já temos um Lewandowski, um Toffoli, uma Cármen Lúcia, um Kassio, por que não um Humberto Martins?

  7. E quem garante que mais uma vez Renan não vai dar uma “mãozinha “ ao amigo Martins ? Trocando delicados com o “Inimigo” Bolsonaro? Depois do cafezinho presencial que Renan e Bolsonaro tomaram ,quem dúvida ?

  8. ECO! NOJO!ASCO! 90% ( para ser otimista e generosa)DA CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA é composta por corruptos que se protegem a a seus bolsos hiper recheados com NOSSO dinheiro.e isto vai continuar enquanto tivermos um dos piores níveis educacionais do mundo.muitos destes políticos são do NORTE/NORDESTE..entenderam?

  9. Nada muda.A velha política de sempre.Humberto Martins não possui a idoneidade moral,pré requisito pra ingressar no STF.Mas se atropelam a CF de 1988 e etc.Talvez tenha sido no Brasil que Jesus tenha sido crucificado pois é a única explicação pelo que sofremos

    1. Idoneidade moral é pré-requisito para entrar no STF ?

  10. Todos os políticos enrolados com a Justiça querem um ministro do STF pra chamar de seu... CASO Bolsonaro decida fazer um agrado a Renan, parasse proteger na CPI, PERDEREMOS NOVA OPORTUNIDADE de melhorar o nível do STF (como se isso fosse possível, após o espetáculo burlesco de ontem).

  11. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  12. Conhecendo um pouco da história política do senador, pode virar uma barganha, as negociações estão sempre abertas para Renan Calheiros; indicar um Ministro para o STF não é pouca coisa não.

    1. Foi numa jogada dessa que ele colocou Vital do Rego no TCU

  13. Alias porque não se acaba com Alagoas,Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco e transforma tudo num estado só? Pelo menos diminuiria os merdas vindo daquela regiao.

    1. Cara Lúcia, vc tem razão em parte. O Brasil é muito grande para ser administrado como administramos, MAS não precisa reparar, basta uma DEMOCRACIA VERDADEIRA como a americana: leis quase totalmente estaduais e municipais (pouca coisa no âmbito federal). Cada um cuida da sua vida. Radical? Menos do que a separação (pois, caso se separe, aí sim que é 100% cada um cuida da sua vida).

    2. Esse país só vai dar certo se houver uma divisão, Brasil do Norte e Brasil do Sul. É muito grande e muito diverso. É malhar em ferro frio!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO