Carlos Fernandodos santos lima

O Necromante e os mortos-vivos

30.04.21

Necromantes são conhecidos na literatura e no cinema como bruxos e espíritos que por magia negra trazem à vida pessoas que já morreram. Não a uma vida plena, mas a um estado catatônico, a uma semivida na qual ficam vagando por aí como mortos-vivos. Todos conhecem a sua versão na cultura pop, os zumbis, que se alimentam de outros seres humanos, transferindo-lhes a maldição a cada mordida. Um dos mais famosos desses espíritos necromantes é o do Barão Samedi, um assassino enquanto vivo, representado de cartola e bengala e o rosto pintado com uma caveira, que na religião vodu haitiana tem a função de encaminhar os mortos, inclusive para essa semivida.

Fora dos filmes de terror e animações da Disney, há também necromantes no mundo real, especialmente em nossa política, capazes de trazer à vida alguns personagens que já considerávamos esquecidos e sem poder – o que na política sempre significa a morte. O necromante maior de nossos dias, mercador da morte e ressuscitador de mortos, o Barão Samedi da nossa política, chama-se Jair Bolsonaro. Seus atos, omissões e palavras, como um feitiço de magia negra, não somente são responsáveis pela morte de milhares de brasileiros, como ainda trazem à vida políticos que já deviam estar sepultados, e bem sepultados, da vida pública.

Renan Calheiros é um desses mortos-vivos trazidos à vida por responsabilidade de Bolsonaro. Não que esse multi-investigado e nunca condenado político alagoano, que apareceu na vida pública brasileira como um dos principais cúmplices do desastroso governo Collor, tenha realmente morrido – lendas dizem que matar politicamente um ser desses é preciso não só cortar a cabeça, mas também incinerá-la. Piadas à parte, certo é que após a derrota para a presidência do Senado para Davi Alcolumbre, Calheiros passou a ser um personagem menor da política nacional, cujo único prazer mesquinho que restou foi, por meio de seus subservientes afilhados, o de perseguir Deltan Dallagnol, que identificou como o grande responsável por sua derrota.

Esse ocaso de Renan Calheiros ficou também evidente após pleitear o comando da Comissão de Constituição e Justiça do Senado no início desta nova legislatura e ser preterido em favor novamente de Alcolumbre. Renan caminhava dessa forma para o ostracismo, para a insignificância política, para um velório em vida, como acontece com seu zumbificado conterrâneo Collor de Mello, mas que de repente ressurgiu dessa cova para comandar a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que investigará as falhas da gestão federal no combate ao coronavírus.

Renan Calheiros é a representação daquilo que nossa política tem de pior – e não faltam concorrentes para esse título. O cacique político alagoano é torpe, vil, maledicente e intelectualmente despreparado, mas não é burro. Sabe que lhe deram um palanque e vai usá-lo para se promover, especialmente diante de uma plateia de jornalistas ávida em produzir notícias contra Bolsonaro. Não que o presidente não mereça, pois se trata de uma excrescência de nosso sistema político defeituoso, mas por causa de um maniqueísmo atávico de nossa imprensa, incapaz de um julgamento crítico e justo sobre ambos, Renan será aplaudido, mesmo que não produza nada de realmente útil para a população, e Bolsonaro, com justiça ou não, criticado.

Assim, mesmo tendo Renan Calheiros recheado o seu primeiro discurso na CPI do cinismo típico dos falsos moralistas, pois muito do que falou poderia ser usado contra ele em alegações finais de processos por seus crimes, o que se viu foi uma aclamação embevecida da imprensa ao seu novo paladino, mesmo todos sabendo sobre sua ficha policial extensa, apenas por ser ele capaz de produzir a tão desejada destruição política de Jair Bolsonaro. Infelizmente vivemos num mundo em que o pensamento crítico e não dualista não encontra eco nem mesmo entre pessoas intelectualmente preparadas.

Da mesma forma, coadjuvando aqui outros necromantes, profissionais de uma magia ainda mais negra, a dos processos do Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro tornou-se o maior responsável por transformar Lula, um criminoso condenado em três instâncias por corrupção, em nome palatável para muitos para a próxima eleição presidencial. O ex-presidente, salvo para o próprio partido acostumado com sua degeneração moral, era até recentemente um político desprezado e ignorado, cujo odor forte de corrupção afastava até mesmo ex-aliados da esquerda.

Agora, impulsionado pela inacreditável incompetência de Bolsonaro; pelos inúmeros erros de sua gestão, especialmente na saúde; pelas suspeitas de envolvimento seu e de seus familiares com milícias e rachadinhas; pelo insuportável e abusivo uso de mentiras por seu gabinete do ódio e por sua verborragia estúpida e preconceituosa, temos um enojamento tal da sociedade brasileira com a figura do atual presidente que, no pensamento simplista que divide o mundo entre o bem e o mal, entre nós e eles, parte daqueles que rejeitaram o Partido dos Trabalhadores na última eleição talvez acabem relativizando a corrupção do governo Lula apenas para poder tirar Bolsonaro do poder. Ou seja, mesmo com toda fedentina que o cerca, Lula tornou-se competitivo por obra e graça do atual presidente.

Infelizmente vamos caminhando para esse apocalipse. De nada adiantará uma CPI neste momento, pois há muito tempo estas comissões são apenas palco para inomináveis interesses lutarem e fazerem valer falsas narrativas com objetivos eleitoreiros. Jair Bolsonaro deveria, isto sim, ser acusado dos diversos crimes de responsabilidade cometidos e comprovados e retirado do poder pelo impeachment. De nada vão valer para brasileiros mortos que teremos durante a existência desta comissão os discursos dos falsos-moralistas, dos sepulcros caiados e dos caciques da corrupção contra Jair Bolsonaro, pois este continuará no comando do genocídio de brasileiros. A CPI é apenas uma maneira para os partidos e políticos, aplaudidos pela imprensa, tornarem também Bolsonaro um morto-vivo até 2022, para depois lutarem entre si para ver quem será o novo dono do butim.

Seja como for, nós, os vivos, aqueles que precisam trabalhar e viver honestamente com suas famílias e amigos, vamos sofrendo como sempre sofrem as pessoas comuns em filmes de zumbis. Fechamo-nos em casa na esperança de sobrevivermos, enquanto não temos vacinas, kits de intubação ou oxigênio. Vemos corruptos se agigantarem porque sabem que temos medo e cansaço das ruas. O Brasil está se tornando um Walking Dead caboclo onde tentamos sobreviver entre a peste e monstros canibais, e apenas a sorte pode ser invocada para nos salvar. Mas, pelo jeito, o destino nos reserva outros quatro anos de um governo morto-vivo depois de 2022. Salve-se quem puder.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diante de um quadro como este não entendo como não ver o "parlamentarismo" como solução, pois responsabiliza diretamente o parlamento, evita negociatas escusas por apoio, e evita a eleição de ditadores e psicopatas de difícil remoção. É só copiar a maioria dos países democráticos e civilizados! Carlos Fernando poderia desenvolver este tema !!!! Em passado não muito distante até o PT era parlamentarista (da boca para fora) e também o Fernando Henrique.

  2. Exatamente. Tentamos sobreviver a pestes e a corruptos canibais gananciosos apenas apelando ao acaso da sorte. E mais 4 anos de azar se abate sobre o país tropical que esqueceu de crescer. Nada é tão ruim que não possa piorar.

  3. Novamente impossível não parabenizá-lo pelo seu excelente artigo! Os extremos são idênticos, porém com falas que os atingem e apontam dedos sempre para proximos, nunca para eles! NECROMANTES e SEPUTADOS POLÍTICOS, hoje, dançam aos olhos desta população sofrida e com pouco conhecimento! Nos resta, fazermos a nossa parte… FORA BOLSONARO, que a CPI continue, mas para agir com imparcialidade, o que já sabemos, não acontecerá, mas com o PR afastado também!

  4. Perfeita sua análise. Nada mais a declarar , senão que há muitos adoradores de necromantes espalhando e empoderando os mortos vivos.

  5. quando eu disse a amigos que o bolsonarocestava acabando com a lava jato e que ia colocar Lula livre, o pessoal riu e disse que eu estava delirando, pois é....agora quero ver rirem de novo

  6. Ótima análise! Uma única ressalva: espero que o termo "genocídio" não tenha sido empregado na intenção de um significado literal. Por mais que a verborragia e os mau-exemplos de Bolsonaro causem mortes, muitas mortes, não se trata de um genocida. Ao menos salvemos a língua-pátria.

  7. Carlos Fernando acerta em cheio nesse texto .Um cenário de horrores , maus presságios e desalento nos esperam.Com a eficiente atuação desses infames Renans e outros renascendo com tudo das cinzas , resta ao menos a expectativa de desmoralização do governo Bolsonaro.Uma 3a. via séria é fundamental !!!!

  8. Infelizmente para o povo, o que temos na política desde o império é uma oligarquia patrimonialista e corrupta, hoje representada por Renans, Sarneys, Collors, Jucás, Barbalhos, etc, etc. Para perpetuar esse cenário a educação foi relegada a 3º plano e a consequência foi a perda dos valores morais, cívicos, a formação de lideranças (no bom sentido). Bolsonaro decepcionou seus eleitores e Lula é o que é. Dessa tão sonhada 3 ª via, que ninguém se iluda, nada de bom sairá. Triste Brasil, pobre povo.

  9. Parabéns pelo texto, acho que muita gente conseguiu entender essa situação de mer.da que a população brasileira se encontra. Estamos no momento cada um por si, pois o desgoverno e diferenças radicas entre o gado do blosonero e o gado do lularapio aonde forcam a para que numa população com mais de 212 milhões de brasileiros num teremos uma boa opção para 2022 e so os horríveis Minto e Nine. O povo brasileiro e melhor que isso e 2022 vamos votar em prol de quem apoia o volta da Lava Jato turbinada

  10. EXCELENTE artigo, como sempre!!! Carlos Fernando Lima é um dos mais LÚCIDOS observadores da nossa realidade. Cabe elogios também à forma EQUILIBRADA com que ele trata assuntos e personagens que compõem o quadro sociopolítico atual, sem dogmatismos ou preferências politico-partidárias. É sempre um prazer ler o que ele escreve...

    1. Um país que tem a sorte de ler um comentário desse, e tudo ficar no mesmo, é um país fracassado moralmente. Triste de nós brasileiros.

  11. Carlos Fernando, acertando na môsca. As pessoas de bem e com vergonha na cara, com capacidade de ainda indignarem-se diante desse caótico quadro, concordamos com voce em GÊNERO, NÚMERO E GRAU. PARABÉNS.

  12. Desde o começo do desgoverno de Bolsonaro, estou falando isso! Quando ouvia “ temos que apoiá- lo senão a esquerda volta “ , dizia “ mas é assim que vai voltar, vai se fortalecer nos erros de Bolsonaro. Taí !

  13. Mantendo o atual sistema não nos livraremos desta situação grotesca nunca, mesmo que a abstenção dobre em 2022 ou triplique em 2026...

  14. Parabéns pelo belo texto 👏👏👏 o que me intriga é a mesma mídia que noticiou todos os crimes de Lula, agora estão carregando essa possibilidade de Luka ser o presidente que o Brasil espera para 2022. Isso quer dizer que o PT tem muito dinheiro para bancar tudo isso. Porque não deixar esse corrupto de lado? Esquecido como Led Valeski na Polônia?

  15. Que clareza de texto e, ao mesmo tempo, que tristeza ... O Brasil nunca será um país sério e justo. Concordo totalmente: salve-se quem puder. Como muitos dizem: a saída para o Brasil é o aeroporto!

  16. Excelente o texto, coloca cada um dos mal elementos que nos cerca nos devidos lugares. Continuo insistindo para que o senhor se candidate a algum cargo legislativo no ano que vem.

  17. Renan eh vil e pragmático, chantagista capaz de se tornar um pizzaiolo para ganhar sobrevida como um vampiro politico. Randolfe e Alessandro Vieira que tomem a frente nesta CPI, para que esta produza algo de util.

  18. Carlos Fernando: entendo perfeitamente seu pessimismo. No entanto acho que ele ignora um ponto: estamos felizes pelo potencial da CPI de desgatar Bolsonaro levando a parte da população que não é bolsonarista, mas votou nele, a querer o caminho do meio: nem Lula, nem Bolsonaro. Eu acredito possível, eu torço. Acho que todos sabemos bem que é Renan: não estamos cegos e nem com ele: estamos pragmáticos: desgasta o Bolsonaro! E sim, você tem toda razão: ele mente profissionalmente!

  19. “Pensamento crítico e não dualista”?! E quem fala isso é alguém que culpa Bolsonaro por insanos antibolsonaristas resolverem absolver Renan e Lula? Isso sim é um raciocínio medíocre, simplista e “dualista”... no mais, aguardando ansiosamente a SUA RESPONSABILIZAÇÃO, como procurador, pelo MAIOR GENOCÍDIO BRASILEIRO: a criminalidade q matou mais de milhão (muito mais q covid). Vcs acreditaram em teorias não comprovadas cientificamente, foram negacionistas e omissos, fugiram das responsabilidades..

    1. Dr. Carlos Fernando, o Procurador Federal, responsável pelo "MAIOR GENOCÍDIO BRASILEIRO" ??? ... Não tenho ideia do que você está dizendo, "babozando". ... Ajudou, como dever de ofício, a levar Alguns Delinquentes pra Cadeia .. É crime isso ?? ... Vá se catar.

  20. Respeitosamente, o nosso presidente parece ser pessoa, quanto a teimosia de permanecer no erro, a quem Immanuel Kant assim definiu: “O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca”. Carlos Fernando, como diligente ex-procurador da república e outros membros da Lava Jato, precisam seguir o chamado do país para participar da vida política, como é comum ocorrer nos Estados Unidos, candidatando-se ao Senado ou à Câmara Federal. O Brasil espera por isso como forma de fortalecer o parlamento.

  21. Devemos a FHC algumas coisas boas como O REAL . e estamos neste LIMBO EXISTENCIAL como nação , graças a FHC; 1) instituiu a maldita REELEIÇÃO 2) indicou GILMAR

    1. Akuma, você definiu basilarmente duas das pragas que, juntamente, com a Cidadã, salvaguardando a boa intenção do Dr. Ulisses, feriram de morte nosso país.

  22. PARABÉNS DR. CARLOS, EXCELENTE TEXTO. EM TEMPO JÁ FALEI PARA A REVISTA QUE SEU NOME ESTÁ INVERTIDO NA CAPA, MAS NINGUÉM LIGA.

  23. Acho ter chegado a hora da ”cavalaria” nos livrar dos Zumbis e de seus criadores. Hora da fundação do PLJ - Partido da LavaJato, com óbvia e simples proposta política. Reuniria em sua direção os expoentes do Ministério Público, do judiciário, executivo e da política envolvidos direta e indiretamente com o sucesso da operação Lava Jato. Seria imbatível.

    1. A Lava Jato tentou trilhar o caminho da lei para livrar o país da legião de corruptos, os zumbis que drenam nosso $angue. Os juízes colocados pelos zumbis destruíram o caminho da lei. A única alternativa que se apresenta é o caminho da política para se reconstruir a terra arrasada. É o momento de escancarar. De concretizar o desejo popular jamais atendido de reprimir a corrupção governamental. De levantar a bandeira da Lava Jato como partido político representativo do maior sonho de nosso povo.

  24. Pelamor! Vaderetro!! Apesar de ser exatamente esse o quadro atual. Vamos resistir! Como nos filmes de zumbis.Vamos resistir até o fim.E mesmo vencendo vamos ouvir aquela risada macabra.....

  25. Preclaro CF. Sua cáustica e justa revolta expressada nesse artigo, comparando a dramática temporada das falidas instituições nacionais a um filme de terror, reflete ipso facto a sensação de fracasso da sociedade de bem do país. O desgoverno e a incúria das elites brasileiras(políticos,imprensa,juízes,tribunais etc) justificam o ressurgimento dessas almas penadas que pensávamos estar extintas. Só há um jeito: devolver este país aos portugueses, e ainda pedir desculpas pelos estragos. Alvaro Costa

  26. foi mesmo só Bolsonaro o culpado dos flashes estarem espocando na cara do luladrão? faça sua meaculpa imprensa do "qto pior melhor". Vcs deveriam ter jogado esse meliante no poço do esquecimento e jogado a chave fora, sem dar uma só linha pra ele. mas não, nunca deixaram realmente ele sair dos holofotes, dia sim dia também .

  27. Irretocável seu texto, perfeito seu sentir... mas reitero a confiança que os brasileiros de bem depositam em você, Carlos Fernando, Deltan Dallagnol e seus companheiros de saga na Lava Jato, para REALMENTE recolocar o país nos trilhos, exercendo mandato parlamentar.

    1. Palavras que apenas consolam, e tão-somente. Somos parte deste lamaçal. Chafurdemo-nos nele. Lula, Renan, Cunha, Dirceu, Gleise etc são produtos de nossos votos. Nós os "merecemos". apscosta/df

  28. Boa professor narrou a verdade nua e crua, porém será muito dolorida. Esse país só terá jeito quanto aparecer um PR com aquilo roxo e investir em educação, retorno virá 3 década depois, portanto nasci na geração errada

  29. Brilhante! Só uma observação: a ressurreição de políticos ca.nalhas promovida pelo STF somente ocorre por iniciativa do gângster Gilmar Mendes, protetor de corruptos poderosos. Gambá cheira a gambá!

  30. No manual revolucionário da KGB, os primeiros a serem eliminados após uma revolução seriam os "inocentes úteis". Os valores "superiores" q carregam, ajuda a se chegar ao poder, mas não exerce-lo. Somos todos "inocentes úteis" de Lulas, Bolsonaros, et caterva da vida.

  31. NECROMANTES À PARTE VOCÊ DEVERIA MOSTRAR QUE AINDA TEM ALGUMA MOTIVAÇÃO PARA LUTAR E DEIXAR DE LADO AS CRÍTICAS. CONFESSO QUE SERIA MELHOR A SUA CANDIDATURA E LIDERANÇA DOS MEMBROS DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO, APOIANDO ALGUÉM QUE TENHA A INTENÇÃO DE MUDAR O DESTINO DESTE NAVIO QUE ESTÁ À DERIVA. FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TODOS VOCÊS NA HISTÓRIA DO BRASIL E CONTÉM CONOSCO EM 2022. SERIA TRIUNFANTE PODER CONTAR COM VOCÊ, DALLAGNOL E DEMAIS INTEGRANTES DA LAVA JATO. #MORO2022 🚔☠

  32. Concirdo com seus argumentos, mas ainda espero algum resultado desta cpi, afinal estamos cansados das notícias ruins como recusa em comprar vacinas, descaso com as mortes por covid, desvios de recursos da saúde, corrupção escancarada e não punível, ostentação com dinheiro público, uso de recursos publicos para campanha política, falta de prioridade na destinação de verbas, cota parlamentar quase ilimitada...

  33. sempre dizendo as coisas certas q deveriam abrir os olhos de todos os brasileiros de bom senso. Ler a coluna do ex Procurador Carlos Fernando nos faz perceber o tanto q estamos regredindo em vários aspectos onde o governo atual faz diminuir a indignação pela desonestidade e pensar q um futuro governo do PT será menos ruim q o de bolsonaro

  34. Creio que os necromantes devem ser procurados no supremo que além de dar vida a um político morto pela corrupção, demonstra tamanha certeza da impunidade com seus atos que deixam os mortovivíssimos tipo Renans e Barbalhos e outros, saírem da sombra e voltar a assombrar a vida publica brasileira.

  35. Perfeito de cabo a rabo. Nada a comentar, apenas a aplaudir e muito “discretamente”: 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  36. Como sempre, Carlos Fernando, este seu artigo é excelente e revela sua inteligência e sobretudo revela a coragem de falar as verdades sobre o atual governo, notadamente sobre Jair Bolsonaro. Espero que este não desapareça como já ocorreu com pelo menos dois outros artigos postados por você! Eram ótimos. Sobre o penúltimo artigo, postado na semana passada, eu quis mostrá-lo para um dos meus filhos que esteve aqui e quando procurei na Crusoé, desapareceu! É censura? Por que foram suprimidos?

  37. Dr. Carlos. Parabéns pela sensatez. Seu texto novamente está tristemente perfeito a nos revelar uma realidade crudelíssima. Um renan calheiros na relatoria de uma CPI é profundamente desrespeitoso para nós, brasileiros não políticos. Para eles, políticos, tudo bem, com as poucas exceções a confirmar a regra, são o que temos de pior. Antigamente acreditávamos em nossos tribunais e seus julgadores. Hoje, pós gilmar mendes, que temos? Pindorama vive seus dias de terra arrasada. Nós, cabisbaixos..

  38. volte a sia insignificância, vcs da lava jato por sua arrogância e enorme ambição conseguiram que criminosos comprovados como lula e seis comparsas se safassem da justiça Mequetrefes, incompetentes e presunçosos vc,Dalgonal e Junot prestaram um des serviço enorme ao país Deveriam ter vergonha na cara e devolver os altíssimos salários, penduricalhos e palestras caríssimas que receberam se fosse no Japão antigo precisariam cometer o Haraquiri

    1. Pelo teor e forma do comentário, percebe-se que é um robô analfabeto funcional .

    2. Fernao é um morto vivo, zumbi lobotomizado bozolulista.

  39. Excelente como sempre. Estou com sesentinha, já vi vários vôos de galinha do Brasil, seguidos de outros tantos pulos para trás. Mas agora é diferente, nosso ônibus vai a 100 por hora em direção ao precipício e os passageiros tranquilos, se chingando na internet e palpitando sobre o big brother. Verdadeiro suicídio coletivo sem Jim Jones, somos tão burros que aqui nem precisamos do Barão Samedi.

  40. É exatamente isso. Tb não tenho expectativa alguma para 2022. Os mesmos capazes de escolher Dilma, escolheram Bolsonaro... e agora escolherão com os mesmos critérios outra aberração. Só podemos contar com algo como a roda da fortuna girando..

  41. infelizmente concordo com o Sr. em gênero, número e grau. Aproveito para deixar aqui minha admiração e respeito pelo seu trabalho e pela pessoa que é

  42. No final do filme, o pagador de impostos paga mais caro. Obrigada pelo belíssimo texto, apesar de seu teor realista.

  43. Obrigada! Seu texto perfeito representa a nós, brasileiros de bem, que ou estamos trancados em casa com medo da doença ou trabalhando com medo da doença, da morte ou do desemprego.

  44. Adoro seus textos mas desta vez ouso discordar. Não qto aos necromantes, zumbis , mortos vivos , platéias de ocasião! Discordo qto ao desfecho . Lembro do início do Mensalão , Petrolão que muitos achavam , daria em nada . Estamos todos mudados . Pode até custar mas tudo virá à lume . Outros são os tempos e nós .. nele . Aprender a votar é o que resultará depois de tanta dor e desídia . Por favor , não desista Carlos Fernando Lima . Não você . Eu com meus 72 estou indócil ! AVANTE! 😳

  45. Parabéns pelo excelente artigo! Triste a realidade que estamos vivendo! Lembrei-me também, como o comentarista PONTES, das extorsões e achaques que tb ocorrem nas CPI's!!

  46. Excelente, parabens Dr. Carlos Fernando, a cada 15 dias temos aqui na Crusoé uma coluna que traz lucidez e direcionamentos pra que no Brasil que se iniciará em 2023, possamos colocar tanto no congresso como na Presidencia alguem que realmente pense o País, e tirem de uma vez por todas essas nulidades politicas que insistem em pensar em si proprios.

  47. Parabéns e obrigado Dr Carlos Fernando Lima por mais um texto inteligente e coerente, que reflete esse momento triste de nossa história. Até quando teremos que aturar esse pensamento estúpido de polarização entre o mal e o pior, nesse revezamento mórbido de Lula e Jair Bolsonaro, como se o Brasil não tivesse um universo de opções menos sádicas, de quem ao menos respeitasse as leis morais e éticas na condução do País, sem precisarmos ressuscitar os mesmos canalhas mortos-vivos de sempre.

  48. Me recordo da CPI da Petrobras, onde o Vital do Rego e o Gim Argelo usaram seus trunfos pra achacarem os envolvidos e concluírem que não havia o Petrolão. A pandemia também está impedindo manifestações da população esclarecida, que assiste aterrorizada essas cenas lamentáveis protagonizadas pelo Executivo e STF

  49. Inacreditável ter o pimpão Don Reinan na relatoria da CPI da covid, um estrupício, corrupto, beócio. Pizza Pizza

  50. Muito bom seu texto. Sou seu leitor assíduo. Você é muito culto e é uma das razões para eu assinar esta revista. Parabéns.

  51. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  52. É triste ver a cegueira circunstancial da mídia, dando sempre opiniões carregadas de ideologia e não os fatos como são. A imprensa tosca gosta mesmo é do quanto pior melhor; gosta de sangue. Eu já fiz a minha parte, cancelando algumas assinaturas de jornais e revistas. E também parei de ouvir a microfones de aluguel. É assim que me vingo dos zumbizeiros. MS

  53. Vejamos se entendi a lógica desenvolvida por este senhor: por esta lógica se o STF condenasse o Dallagnol como forma de gratidão ao Lula e Dilma, por suas indicações, o culpado seria o Dallagnol por ter colocado o salafrário em evidência? A parcialidade da imprensa é desonesta e faz muito mal ao país.

  54. Renan Calheiros et caterva são frutos da mesma árvore podre que é o sistema eleitoral brasileiro. Graças a um povo sem memória, semianalfabeto e eternamente dependente da esmola estatal teremos que conviver com esses zumbis nos atormentando a cada quatro anos. Se a reforma política não passa de uma miragem a Terceira Via vai nos levar para onde mesmo?

  55. Melhor que tudo isso todos já sabem o que fazer com esse cancro, dizimar pelo menos 70% desse vespeiro o que não foi feito em 64

  56. confesso meu ânimo ao ver Renan Calheiros na CPI...mas qdo, em seu discurso, citou Dallagnol, tive náuseas...Renan é cruel,vil, o que há de pior na política

  57. É verdade, estamos vivendo uma situação esdrúxula, caótica e tenebrosa. Nunca vi na minha vida tanta gente raivosa, desnorteada e desesperada. Bolsonaro espalhou o caos, filho do demo não basta matar 400 mil pessoas, tem que continuar mentindo e se safando junto com sua familia, da justiça.

  58. Certíssimo o país não tem lideres políticos com estatura moral p trazer as mudanças, só o Moro tem esse perfil mas se ganhar ,poderá governar com esse congresso e esse STF???

  59. Só discordo de uma coisa, Carlos Fernando, o Bozo não é o necromante, ele é a Alfa da pantomima brasileira, sussurrando odes à cloroquina nos ouvidos da boiada...

  60. Seu texto me provoca náuseas pelo realismo e lucidez. O Brasil chegou no fundo do poço. Mas o que tem no fundo do poço é lodo e ainda dá prá cavar e descer mais. Tá ruim demais.

    1. Análise perfeita... Fico impressionada com a falta de seriedade e com a análise política, parcial e superficial de muitos jornalistas.... para muitos deles esses vampiros são a solução para o país.....

    2. Sempre tive comigo que o fundo do poço não tem fundo. ... Sempre podemos cavar mais ou afundarmos mais. ... Ainda encontraremos areia movediça - após a lama - nesse fundo que é a Selva arrasada Brasilis.

  61. A CPI é apenas mais um exemplo de desperdício de recursos públicos. E quem escolher o caramulhao de 3 dedos merece o país em que vive.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO