SergioMoro

Brincando com fogo

23.04.21

Os primeiros sinais de fumaça surgiram em dezembro de 2018, quando eu já havia assumido um cargo na transição de governo. Fui, então, informado de que o Brasil corria o risco de ser suspenso da condição de membro do Financial Action Task Force, a FATF, mais conhecida no Brasil pelo acrônimo em francês GAFI, pela falta da aprovação de lei interna que permitisse o congelamento de ativos vinculados a grupos terroristas ou a grupos/pessoas que tivessem sofrido sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Brasil estava sendo cobrado havia anos para a aprovação de lei da espécie. Na última reunião da plenária do FATF, em meados de 2018, houve um ultimato: se a lei não fosse aprovada até o dia 21 de fevereiro de 2019, data em que aconteceria a reunião seguinte, o país estaria sujeito à suspensão de sua condição de membro.

Na equipe do novo governo, fomos pegos de surpresa com aquela situação, que não era singela, pois naquele momento de transição a articulação do governo junto ao Congresso era complicada. Em janeiro, os parlamentares estariam em recesso e, na volta, o foco seria a composição das lideranças e comissões, antes de iniciarem qualquer votação. Então, a janela para a aprovação, cerca de vinte dias em fevereiro, era curta.

Não havia motivos substanciais para não aprovar o projeto. Alguns grupos políticos usualmente se opõem a medidas de combate ao terrorismo, com o receio de que as leis sejam indevidamente dirigidas contra grupos sociais, mas as definições de grupo terrorista da lei 13.260/2016 não permitem esse enquadramento. Além disso, quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas supera todos os obstáculos para alcançar o consenso em sancionar determinadas pessoas ou grupos, não há mais muita margem para se duvidar da correção dessas medidas. Estamos, afinal, falando de grupos como a Al-Qaeda ou o Estado Islâmico.

Havia, é certo, quem não vislumbrasse urgência na aprovação da lei e até mesmo, com certo ufanismo, tomasse essas exigências de organismos internacionais como algo afrontoso a nossa soberania nacional. Na verdade, o Brasil é membro do FATF, junto com diversos países, e todos eles estão sujeitos às recomendações do organismo internacional, em processos de avaliações mútuas. O Brasil já ocupou, inclusive, a presidência do órgão, que é rotativa. No fundo, é um ambiente de cooperação entre os países na construção de normas e técnicas para prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Se o Brasil fosse suspenso, não haveria sanções punitivas. Não há uma força vinculante das normas do FATF. Trata-se de soft law. Na prática, porém, descumprir a recomendação e ter a condição de membro suspensa seria um baque na reputação internacional do Brasil e teria consequências financeiras imediatas, pois qualquer país que não tenha leis conformes ao mínimo recomendado pelo FATF tem dificuldades em suas transações financeiras internacionais, já que passa a ser considerado um paraíso para lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Temos há muito tempo cunhada entre nós a expressão “lei para inglês ver”. É uma reminiscência dos tempos em que o Reino Unido era a superpotência mundial e impunha a sua vontade e as suas leis a muitos países, inclusive ao Brasil. Consta que o Brasil proibiu o tráfico de escravos da África por pressão britânica. Como a lei, nos anos iniciais, não era imposta de maneira efetiva, foi forjada a expressão que permanece em nosso imaginário. Vendo retrospectivamente, os ingleses tinham razão em condenar o tráfico de escravos, repugnante em qualquer aspecto, sendo também possível estender, atualmente, equivalente juízo em relação às recomendações do FATF para a prevenção e repressão da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo. É boa política, não só pelas repercussões externas, seguir essas recomendações. Nada de bom vem da lavagem de dinheiro e do terrorismo.

Graças a muitos esforços para despertar a atenção dos parlamentares para a necessidade de aprovação do projeto, conseguiu-se preservar da carbonização a reputação do país. O projeto de lei foi aprovado em 12 de fevereiro na Câmara. Viajei a Paris para participar da reunião do FATF e defender a posição do Brasil caso o pior ocorresse. O Senado aprovou o projeto no dia 20 de fevereiro, o que facilitou a minha defesa. Mesmo ainda sem a sanção presidencial, o que viria em seguida, o Brasil e o novo governo foram elogiados por terem conseguido em pouco tempo aprovar a lei requerida. Situação remediada.

Mas concluído esse desafio de estreia, o Brasil, desde então, tem passado algumas situações de aperto perante os órgãos internacionais em temas como lavagem de dinheiro e corrupção. Durante o segundo semestre de 2019, o país ficou novamente ameaçado de suspensão pelo FATF em virtude de liminar concedida por ministro do STF que paralisou, na prática, o funcionamento do sistema de prevenção de lavagem no Brasil por alguns meses. Depois a liminar foi revogada pelo próprio STF, inclusive com o voto do ministro que concedeu a liminar. Mais recentemente, o Brasil tem sido colocado em observação pelo Grupo Anticorrupção da OCDE, que tem se preocupado com alguns sinais de retrocesso no enfrentamento da corrupção. Nesse contexto, vejo com certa preocupação a discussão atual no Congresso para reforma da lei de lavagem, pelo menos considerando algumas propostas que já foram ventiladas publicamente, como exigir condenação pelo crime antecedente para se ter processo por lavagem. Se as reformas afetarem a conformidade com os parâmetros mínimos exigidos pelo FATF, novamente teremos problemas perante o órgão.

No fundo, a agenda anticorrupção e antilavagem de dinheiro precisa ser retomada pelos benefícios que provoca internamente, estimulando a integridade e a construção de um país melhor para todos. Mas, se esses motivos não forem suficientes, a vigilância dos organismos internacionais e as consequências negativas de sanções ou censuras podem ser invocadas como razões adicionais.

O assunto do momento, porém, é a cúpula do clima, na qual os países mais poderosos do mundo irão se reunir para discutir o aumento da temperatura global e as responsabilidades e metas de redução de emissão de carbono. O Brasil está sendo questionado em virtude do aumento do desmatamento ilegal e de queimadas da Amazônia nos últimos anos. Está pressionado, principalmente, pelos Estados Unidos e pela União Europeia, a reduzir a destruição ilegal da floresta. Admite-se que não é tarefa fácil, pela dimensão gigantesca da Amazônia. Ainda assim, é algo factível com ações robustas e discurso consistente. Pode-se dizer que a reunião e os seus desdobramentos serão decisivos para as relações internacionais futuras do Brasil. Nada se resolverá aqui com “leis para inglês ver”, será necessário apresentar metas e resultados concretos. A ocasião pode ser vista não só como um risco. É, principalmente, uma oportunidade para que o Brasil assuma uma posição de liderança internacional na preservação do meio ambiente, eliminando o atual isolamento.

O mundo é pequeno e os fatos estão cada vez mais conectados. Ao invés de fecharmo-nos em ufanismo e em reclamações quanto a supostas violações de nossa soberania, faríamos melhor se seguíssemos várias das recomendações internacionais que nos estão sendo, a todo momento, apresentadas. É verdade que nem todas elas são mesmo de nosso interesse e nem tudo precisa ser acatado, mas grande parte se reverte em nosso próprio benefício. O Brasil precisa resgatar a sua relevância na comunidade internacional. Não é o momento de brincar com fogo. Em alguns casos, literalmente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro não se diz candidato a presidente, não faz propaganda, não é filiado a nenhum partido, sofre os mais mentirosos e sórdidos ataques por bolsonaristas, lulistas e corruptos do congresso e judiciário e, mesmo assim, está sempre entre os primeiros em todas as pesquisas. O país precisa dele e, se Deus quiser, teremos Moro em 22!!!

  2. Não tenho como deixar de ratificar todo o externado pelo Ilustre Doutor Moro! Sendo sincero, estes trechos não foram inclusos no livro publicado por sua querida esposa, e, quando da fácil leitura, me orgulha ainda mais acreditar na figura deste HOMEM, que sim, tem meu MÁXIMO respeito! VAMOS EM FRENTE, pensando em uma nação melhor para nós, próximas gerações, e ainda, para os olhos do MUNDO!

  3. Moro não nos deixe sozinhos. Lance sua candidatura a senador e comece sua campanha e apoie bons candidatos em todos os estados. Em 2022 vc pode mudar e sair a presidente ou vice-presidente se for a melhor solução para tirar esses 2 candidatos extremistas. Sei que deve estar muito chateado com tudo que está acontecendo com vc, mas no final em 2022 todos nós brasileiros vamos estar comemorando muito, pode acreditar!!!

  4. A esposa que me desculpe mas amo Sérgio Moro. Que intelecto privilegiado! Mesmo leiga consegui entender. Bem coisa de professor. Tenho orgulho desse colega

  5. Excelente artigo, como sempre. O "follow the money" deveria estar até na Bíblia. MORO para presidente da Dinamarca (rei?) ou 1º MInistro da Suíça! Pq um subúrbio do mundo como o Brasil, com seus líderes de ópera bufa e seu povo com olhar baço da ignorância (copyrigth Prof. Villa) ainda vai levar décadas ou séculos para ter um homem de sua categoria na presidência.

  6. Em meus sonhos o sr. seria nosso presidente. Para tentar deixar o país um pouco melhor. Certamente o sr. é Herói Nacional, não importa o que o STF decidiu. Resta-nos sonhar ainda na nossa geração com algum tempo que nós deixemos de ser meros pagadores de impostos e sejamos cidadãos e tenhamos um país menos injusto.

  7. num país onde cheque é moeda corrente pois tem vendido sem nota fiscal é pago com cheque pré-datado . falar em lavagem de dinheiro é eufemismo.

  8. O artigo repisa uma condição que incomoda o brasileiro com algum discernimento. será que sempre precisamos um olhar estrangeiro para tomar as atitudes corretas e enfrentar nossos problemas? Os brasileiros poderiam ser mais pró ativos e dar exemplo ao mundo, ao invés de precisar "empurrões" de fora. Competência não falta por aqui, o que precisa é retirar a nata mofada da ilha da fantasia que sequestrou a república e faz dela o que bem quiser, para se perpetuar no poder.

  9. Moro vc é o caminho da esperança para um Brasil melhor em valores éticos e verdadeiros... a justiça , principalmente por aqui, não é ética...

  10. Em suma. Siga o rio caudaloso e fétido do dinheiro sujo que tanto a esquerda e como Bolso Traidor tentam esconder. Entre esse dinheiro sujo da corrupção também corre junto do terrorismo, do narcotráfico e da prostituição.

  11. hohe começo minha despedida desta revista, fiz minha adesão antes do número zero sair. que foi como capa o sr juíz Sérgio Moro. agora não suporto mais pagar para manter minha desinformação. Hoje vejo que me resta a reinvenção das minhas prioridades mentais.

  12. Mais um lúcido posicionamento de quem pensa e procura fazer a coisa certa sempre! Parabéns Sérgio Moro! Contamos com sua participação nas eleições de 2022. De preferência, como candidato a Presidência...

  13. Nenhuma hipótese de 3a via funcionará sem Moro pelo menos na vice presidência com jereisati, mas o melhor seria Moro na cabeça. Cada artigo dele vemos a lucidez q falta totalmente no planalto atualmente. Chega a dar tristeza e ate um pouco de medo ter um louco no planalto.

  14. Moro é um oásis de bom senso nessa terra de irresponsáveis e bandidos togados e de mandato popular. Pelo bem desse país, se candidate à presidência da república!

  15. Dr Moro não citou, na matéria acima, o nome do boi. Ministro do STF que deu a tal liminar para arruinar o sistema de prevenção de lavagem...Confesso fiquei curioso...mas será que é difícil adivinhar o nome do energúmeno?

  16. Quem tá brincando com fogo e não deveria é Moro. Precisamos da definição de um nome urgentemente, senão será tarde demais para o país.

  17. Meu ídolo Sérgio Moro, por favor, leia e reflita sobre este comentário. Se não for sair candidato juntamente com o Senador Álvaro Dias, sugira o General Santos Cruz para compor com Álvaro Dias, Mandetta ou João Amoêdo. É preciso formar a FRENTE RENASCIMENTO DA LAVA JATO. Se sair vários candidatos à presidência teremos a polarização de Lula e Bolsonaro (O BRASIL NÃO MERECE ISSO). Precisamos unir Podemos, Novo, a ala decente do DEM Mandetta, kim Kataguiri e todos que sempre apoiaram a LAVA JATO.

  18. É MUITO triste o q acontece com os apoiadores da LavaJato. Acho difícil q teremos ainda cações do tipo ora nos orgulharmos novamente como brasileiros.

  19. POLÍTCA: O princípio da legalidade subordina executivo mas é subordinado a meia dúzia de espertalhões. No congresso voto tem preço. De onde vem o dinheiro que paga o Voto? Quem o distribui ? Por que ( por quanto ) os líderes do centrão dominam o congresso e o executivo só nomeia quem eles querem, até no STF. Quem domina tem poucos votos. Legislam afrontando o princípio da impessoalidade. Na prática , o regime é ilegítimo E daí... ?

  20. Onde o poderoso Narcotráfico investe seu imensurável capital ? Lendo " Cosa Nostra no Brasil" , o HC do André da N'dragheta ( não pediram prorrogação ? Estranho?... ), leis pró-crime e Moro , figura " non grata " nos altos escalões do poderes, faço uma ligeira ideia de quem manipula os que manipulam as instituições ( quadrilhas ? ) brasileiras. Reconstrução de Palermo é o modelo ? Quem é o nosso " Totó " ? Licitações...

  21. Meu ídolo Sérgio Moro, por favor, leia e reflita sobre este comentário! Se o Senhor não sair candidato com o Senador Álvaro Dias, convide o General Santos Cruz. Formem uma aliança com João Amoêdo, Mandetta, Kim Kataguiri (Podemos, Novo, ala decente do DEM). Precisamos de união para não sermos obrigados a escolher entre Lula e Bolsonaro. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  22. Lavagem de dinheiro só existe se existir crime antecedente; portanto, exigir condenação por um crime previamente a uma condenação por lavagem de dinheiro não é um despropósito. SEI bem que investigadores, judiciário estão se viciando cada vez mais em condenar por lavagem de dinheiro por ser mais fácil; em outras palavras, por incompetência de investigar e condenar pelo crime principal. Qto à Amazônia, vai lá dar sua consultoria via internet e ajude o desenvolvimento sustentável.

  23. Eu tenho visto somente retrocesso no combate a corrupção no Brasil...... O ministro Barroso nos representa . Moro mais uma vez escrevo , pense bem em 2022.

  24. É desanimante pensar que no início deste governo esperávamos a indicação de Sérgio Moro para o STF, infelizmente hoje só desilusão.

    1. Felizmente o Mito escolheu um Ministro à altura dele, o qualificadíssimo Kassio Marques!!

    2. Com o devido respeito, Hélvio, o Dr. Moro seria sempre Voto Vencido ... É meu raciocínio. ... Não poderia fazer nada de relevante pro país, visto que estamos numa canoa furada ... Uma nau com um único rumo. ... O mesmo pediu demissão do MJSP por discordar do "rumo" da nau.

  25. Vamos todos compartilhar o vídeo reproduzindo o voto do Ministro, que honra e dignifica a Toga que usa, LUÍS ROBERTO BARROSO. Quanto a Gilmar Mendes, Lewandowski, Kássio Marques, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes,Rosa Weber e Tófollis, não agiram como magistrados, mas como acusadores cruéis e repugnantes serviçais da corrupção impune. Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, seu voto servirá de exemplo para as gerações futuras! Os brasileiros de bem agradecem. "A corrupção é o cupim da República". ULYSSES

    1. Excelente artigo! Siga o dinheiro e achará os bandidos.... O problema é quando estes estão infiltrados nas decisões dos poderes... Podres poderes......Brasil tão gigante e tão pequeno....

  26. O vídeo do ministro Barroso comparando a corrupção do Brasil com as mãos limpas da Italia está primorosa. Vamos compartilhar para que o máximo de brasileiros reflitam. Está no canal do antagonista.

    1. É um vídeo forte. Está no YouTube com o título a corrupção que vingança. Espetacular min Barroso. Ele e Fux são a resistência do STF.

    2. Está maravilhoso. Barroso foi muito feliz e preciso. São vídeos como este que devemos compartilhar.

  27. Parabéns Dr. Moro, infelizmente perdemos um grande Ministro, mas com esse desgoverno, não haveria muitas condições para o trabalho que o senhor gostaria de implementar naquela pasta. Não se esqueça que os brasileiros de bem o apoiam.

  28. Com instituições que não funcionam, o Brasil precisa ser tutelado pelos organismos internacionais, de fora para dentro. Quando as sanções econômicas começarem, vão entender o que é brincar com fogo.

  29. Vou plagiar um comentário mais abaixo: parabéns, as pessoas de bem sempre estarão com você. As outras só por oportunismo.

  30. Dr Sérgio,esses lobos que estão atacando não tenha medo enfrente ,como também os Procuradores de Curitiba ,veremos muito rápido a nossa vitória ,confiamos,esses lobos estão velhos,como muita rabicho.

  31. Como um país pode ter um STF tão originário que chega ao ponto de julgar com delinquente, um juiz decente e trabalhador com o Dr. Sérgio Moro. Eu sou MORO👍

  32. Bom texto. Sobretudo alguém que mantém contato em grupo de Whatsapp com pessoas como JD, CG e EL, requer ao menos minha cautela. Coloca inclusive, sua reputação xeque. Diga- me com quem andas e eu, te direi quem és.... Deletérios Sodalícios, abastardam acertados costumes. Enfim, como de costume, um excelente texto! Parabéns pela inteligência...

  33. Dr Sérgio, continua um sonhador. O ser humano é um gafanhoto, come tudo, arrasa tudo. Nosso Estado , os três poderes, estão nas mãos de criminosos, o que esperar?

  34. Enquanto essa elite indecente que imperar nas três esferas de poder caminharemos para o desprezo internacional com as consequências ruins que isso demandará.

  35. Dr. Sérgio Moro é a luz que tenta tirar o Brasil das trevas, mas essa missão é muito difícil, ou mesmo quase impossível, em face dos julgamentos políticos tendenciosos da suprema corte de justiça e da resistência de parlamentares indiciados por crimes de corrupção. Força, Dr. Sérgio #MoroOrgulhoNacional.

  36. Faço minhas, muito das palavras ditas aqui, pelas pessoas de bem. Muito obrigado Sergio Moro por não ter desistido do Brasil, pois está muito difícil de manter a esperança, apesar continuar agindo com ética e contribuindo com a minha parte ("de andorinha, para o verão").

  37. Parabéns dr. Sergio Moro pelas conquistas! Os temas tratados no seu artigo, são de extrema relevância. O Brasil precisa resgatar a credibilidade, pois o retrocesso das instituições com relação ao combate a corrupção, lavagem de dinheiro e diversos, o posicionamento do governo federal frente a pandemia, lentidão na distribuição das vacinas e para piorar o quadro, a questão climática, desmatamentos e queimadas correndo o risco de uma catastrofe ambiental. Isso é brincar com fogo.

    1. Parabéns Sergio Moro.Em qualquer circunstância,pessoas de bem estão com o Senhor

  38. SERGIO MORO tem o perfil ideal para um grande estadista. A serenidade, diante da infame perseguição promovida pela malta de corruptos, corruptores e contumazes saqueadores dos cofres públicos, revela sua grandeza moral, ética e intelectual. O Brasil precisa de um verdadeiro estadista. SERGIO MORO 2022!!! Pedro Geraldo

    1. Concordo plenamente, Sérgio Moro tem o perfil e o caráter de que tanto o país precisa para ser respeitado.

  39. Os problemas da amazonia(desmatamento e queimadas) até agora tem se mostrado um limão. Ocorre que esse limão poderá se tornar uma limonada. Com muito tato, diplomacia e política(no bom sentido) o mundo não exitará em constituir um fundo bilionário e colocá-lo à disposição do nosso governo que através de uma gestão eficiente, auditada, resolveria esses problemas e ainda financiaria a melhora de vida dos povos amazônicos. Seria o custo dos serviços ambientais. O mundo quer, o mundo paga!

  40. O trecho que aborda a preocupação dos Estados Unidos e da União Europeia quanto à destruição ilegal da floresta, fez-me pensar: A destruição das florestas norte-americanas e europeias foram legais, porquanto jamais se interessaram e se interessam em repô-las, mesmo que o façam em doses "homeopáticas". Não seria o caso de começarem a apontar o dedo para seus próprios umbigos?

    1. Sr Wellington ...apesar de produzirem os mesmos resultados os acontecimentos que relata em outros continentes foram épocas aonde ainda a locomoção era por carroça e a comunicação por tambores(exagerei claro ...para o Sr. não tregiversar e produzir comparações falaciosas). Neste Século de nossos avós /pais/e nossos filhos e netos os parâmetros e métricas são diferentes! Cuidado com a cloroquina mesmo que negue a medicina! Boa semana

  41. Sempre é bom vê-lo aqui. V. Excia é ainda Esperança. Bom tomar melhor conhecimento do que se passa e não se publica, não nos informam.

  42. Parabéns pelo trabalho de incentivo a citada lei de combate ao terrorismo. O último parágrafo dá o tom correto da inserção do Brasil na comunidade global. Adesão inteligente. É o que nos falta.

  43. Moro, não desista. Estamos passando por um momento triste na luta contra a corrupção. Não acredito no silêncio das pessoas de bem! Em breve, o País acordará.

  44. Parabéns Moro ! Pelo artigo e pelo 1° aniversário de sua Renúncia ao Governo. Os últimos 365 dias provaram que o Sr seria mais um cúmplice do genocídio que estamos por assistir. Infelizmente ficou claro que foi cooptado para o Governo para fins que não eram seus objetivos para com a Pátria. Há exato 1 ano, assim como sua atitude, tb renunciei a este Governo, o tempo passou e tenho a certeza da besteira que nós (Eu+Sr) fizemos com nossos votos, porém não havia outra hipótese. Fomos Enganados !

    1. Sr Aurélio! Foi cirúrgico parabéns ! Felizmente eu já tinha renunciado antes do Mico ser eleito. Os filhotes micados ( com todo o respeito aos miquinhos) eram a garantia do que vinha pela frente.

  45. Parabéns Dr Moro! O Brasil precisa de pessoas com ideais como o senhor, apesar de todas as adversidades contra esses ideais de transparência e governabilidade, não perderemos a Fé. Mantenha-se sempre em Foco, pois terais sempre um exército de brasileiros justos e coerentes ao seu lado

  46. Agenda anticorrupção e lavagem de dinheiro - vou me ater só a esses dois pontos que podem, sim, levar a vaca (no caso, nosso país) pro brejo. Dr. Moro, o senhor acredita mesmo que existe alguma chance de essas pautas ganharem relevância por aqui? Que instituição tem demonstrado compromisso com esses temas? E os candidatos a 2022, algum tem moral pra levantar essas bandeiras? Affe.

  47. Moro, que continue contribuindo para melhorarmos o país, como e de onde puder. Sua contribuição é reconhecida pelos que não estão cegos por suas paixões políticas. Temos muito a fazer para construirmos instituições fortes e republicanas. A verdade e a justiça prevalecerão, ainda que alguns nos imponham traições amargas. Que vc, sua família e a turma da Lava Jato superem os golpes covardes desferidos por gente mesquinha, pequena e dissimulada.

  48. Sérgio Moro Eu esperava uma reação tua a tudo isso que o STF decidiu nos últimos meses. “Descondenaram” o Lula , decidiram que você foi parcial nas suas condenações em Curitiba, ignoraram a condenação da 2a turma contra o Lula. Usaram mensagens roubadas de hackers que nem foram periciadas . E você fala que o Brasil precisa resgatar sua importância internacional !!!! Como fazer isso com um STF como o nosso ??? Qual a segurança jurídica que o Brasil oferece as empresas ?

  49. Desculpe Moro, mas quando um juiz da Suprema Corte diz que provas roubadas e sem pericia da PF podem ser usadas, nesse momento acabou o Brasil.

  50. Muito bom e oportuno esse artigo do Dr Sérgio Moro, com o qual concordo plenamente. Um dos nossos maiores desafios, a curto e médio prazo, é fazer um limpa nos entraves burocráticos que favorecem as atuações de quadrilhas de malfeitores e ações do crime organizado. Nesse sentido há que se admitir que temos muito trabalho pela frente.

    1. Excelente artigo. São raros os que entendem e sabem o quão sérios são os caminhos a seguir. Sabemos perfeitamente das tamanhas barreiras, dos interesses sorrateiros, a serem vencidas. Mas jamais desistiremos de um dia sermos uma grande nação.

  51. Excelente artigo, como sempre, Moro! É um privilégio ler matérias que tê coerência entre o que se escreve, o que se vê e o que se lê. Parabéns!

  52. Perfeita sua análise ! Não sou brasileiro, mas gosto de política, admiro o seu trabalho. Fiquei muito triste de ver os primeiros sinais de sabotagem da Lava Jato , mas não imaginava que ia chegar a esse ponto. Bolsonaro ressuscitou Lula e a corrupção de massa. O STF foi indecente. Existe hoje a viabilidade de sua candidatura Senhor Moro?

  53. A situação é muito difícil mas não é impossível. Temos as redes e precisamos encontrar a 3a via. Moro é o candidato dos sonhos, mas os bandidos estão unidos contra ele. E farão tudo para barrar sua candidatura. Falta pressão popular só isso vai deter estes bandidos. As redes sociais tem que pressiona-los.

    1. Concordo! É possível, mas precisa que o povo se acorde dessa letargia.

  54. Esse governo caminha na contramão do mundo. Da corrupção à destruição do meio ambiente, das ameaças de golpe ao fomento ao ódio, o que há de pior em toda a história do Brasil. A vacina contra a estupidez chegará em 2022. Moro me representa sempre.

  55. Grande cidadão brasileiro, Sérgio Moro! As pessoas de bem desse país jamais se esquecerão dos relevantíssimos serviços prestados à nação por vossa excelência. Evidentemente que a caterva jamais admitirá isso!

  56. Com a Orcrim de volta às rédeas do poder e a sociedade desaglomerada por pandemias de vírus e corrupção sistêmica, será somente um sonho essa 3a via salvadora?

  57. THE BRAZIL TRASH - manchetes da semana : Incendiário promete apagar fogo Corruptos suspeitam de juízes Farsante rouba marqueteiro de ladrão

  58. O Brasil e dos brasileiros iletrados , somos membros da mais alta cúpula ,letrados ladroes sem condição nenhuma de governança . Moro se candidate por favor a presidente da Republica não temos opção em 2022 ou e o clã ! Ou e o ladrao popular ? Ou e o proletário vendido aos chineses ? Quem vai nos salvar ? O Brasil corre sério risco . STF nada quer este bando vergonhoso ai e nada fazem ... e os salário milionários pagos por todos nós ... e o Brasil da vergonha

  59. Meu caro e maravilhoso Moro! Me explica se puder: O Senhor e Dallagnol e Cia, fizeram um trabalho tão bom e perfeito que o STF está fazendo um papelão! Então que saber o seguinte: como o corrupto continua corrupto, quem pagará esses ALTÍSSIMOS SALÁRIOS DE QUEM ERROU, das 2ªs instâncias, do TFJ e do péssimo STF ??? NÓS ??? Alôôu? Posso entrar no PROCON para processar o STF?

  60. Sergio Moro não acredito que isso vá ficar assim. Torço pra que toda bandidagem se benefie logo dessa decisão para desmascarar o mal que o STF fez ao país. E por amor de Deus , seja nosso Presidente.

    1. Eu Sérgio Moro , ia embora desse país de bosta! os ministros do STF morrem de inveja de moro e Deltan, # bolsonaro e Lula nunca mais. Lena

  61. Ótimo artigo Sr Moro. Eu gostaria de poder ler algum relatório deste OCDE com relação aos indicadores de corrupção do Brasil. O que estamos presenciando nesta atual conjuntura política é que quase todos os políticos e juízes estão avarentos e indo muito rápido ao pote, estão liberando geral. Como você e os promotores da Lava Jato Curitiba irão se defender encurralados dentro de um coliseu com muitas feras perigosas prontas para atacar? Minha esperança é que vocês tenham alguma carta na manga.

  62. Comentarista diz em tv estatal alemã q é um abuso JB querer barganhar o fim do desmatamento ILEGAL c/ os outros membros,isso é obrigação dele pois é crime.Ele pode barganhar o fim do desmatamento LEGAL.JB ñ agradou e nem convenceu a comunidade internacional de suas boas intenções.Sempre nos envergonhando!Reportagem em revista alemã sobre exigência de Bolsonaro p/parar c/ desmatamento.Ponha no Google-tradutor,vale a pena: https://www.tagesschau.de/ausland/amerika/brasilien-amazonas-klima-101.html

  63. moro pare de fugir as suas responsabilidades com os Brasileiros e responda agora a condenação de parcialidade que o STJ lhe proferiu Quem não responde a uma condenação tão grave está admitindo sua culpa Eu concordo com o STJ que vc foi parcial mas vc foi parcial ao vivo ,no Jornal Nacional A única questão que eu levanto é se o STJ poderia esperar 6 anos e ter deixado vc concluir o julgamento e o processo ter prosseguindo no TRF de Porto Alegre e no STJ

    1. Sr Fernão! Que pena que não consiga sequer se articular ...qualquer infectologista lhe recomendará que deixe de usar a cloroquina e a Ivermectina favoritas do Mico! Ainda pode ter uma chance de se tornar do bem se ...se desintoxicar a tempo

    2. Fernão, vc deveria ter seguido os conselhos de seus pais; cabular aulas na escola te levou a escrever tão mal assim. Mas ainda dá tempo, volte pra escola! Cim certeza você melhora!

    3. Você sabe o que é pontuação? Procure aprender, antes de enviar um texto.

    4. Estude mais o direito, conheça melhor o STF é veja quem são os inimigos de Sérgio Moro e da lava! Saia desse fanatismo que lhe cega!

    5. O STF está defendendo seus próprios interesses, é bem compreensível. Mas pessoas comuns se importarem o direito de bandidos que decididamente cometeram crimes, ao invés de apoiarem os que lutam pra tirá-los de cena, é uma vergonha.

    6. Caia na real rapaz! Moro foi considerado parcial pelo STF mais parcial de todos os tempos! Os motivos todos sabem! Este país já era!

  64. O Sr.sempre será lembrado como um homem íntegro, enquanto o stf aparelhado tenta difamá-lo. Tenha certeza que o brasileiro, na sua maioria, está aí seu lado. Belo artigo, esclarecedor.

  65. Ah, dr. Sérgio Moro, incansável em sua pregação anti corrupção! Porém, os donos "momentaniamente" dos poderes, não estão preocupados. Para eles, quanto mais longe dos olhos dos organismos internacionais, melhor. Como diz o outro, É inacreditavel o grau de sem vergonhice desse povo! É inacreditável!

    1. Não é só no Brasil, infelizmente. Parte da mídia internacional compra e vende essa narrativa, principalmente a esquerda europeia. Até o sr. Francisco recebeu o Lula no Vaticano e se disse feliz por vê-lo nas ruas. O Papa deu um tapa na cara dos católicos de bem deste país... Que decepção!

  66. Moro, no momento em que vc lançar sua candidatura, os dois hipócritas que estão a ensaiar candidaturas entrarão em ebulição e evaporarão nas urnas. Quem viver verá!

    1. Ciertamente e o momento . Moro tem que entrar e se candidatar . Não temos opção . E Miro em 2022

    2. Tenho q discordar.No momento em q ele lançar sua candidatura será atacado, massacrado, pisoteado p/ Legislativo, Executivo e Judiciário q tudo farão p/ impedí-lo. Sua punição p/ suposta suspeição ainda está "engavetada" (ñ disseram uma palavra sobre isso), talvez resolvam prendê-lo. Ele lutará sozinho pq o povo brasileiro ñ se levantará p/ defendê-lo como ñ o fez até agora. Talvez em 2026, qdo as coisas estiverem + calmas ou, ao contrário, o país estiver incendiando e precisarem de um bombeiro

  67. Depois do que aconteceu ontem no supremo que é dominado por lula e adeptos ,há pouca esperança para a republiqueta Brasil. Até quando brincarão com fogo?

  68. Alguns ministro do STF, infelizmente a maioria, desmontaram a operação lava-jato. Usaram a pandemia como escudo. Se aproveitaram que as pessoas não podem ir para as ruas. Mas o Brasil está mudando. A pandemia vai passar e as pessoas voltarão às ruas. Nao esqueceremos o petrolao! Gostaria que você comentasse isto em um próximo artigo. Obrigado!!!

  69. Dr. Sérgio Moro continue, sob a proteção de Deus, calmo, firme e determinado. O Brasil honesto, que é a grande maioria, irá elegê-lo Presidente em 2022.

  70. Infelizmente em vários seguimentos dos poderes federais e da sociedade, não existe a preocupação com as Leis verdadeiras, sérias e que possam resolver as questões da criminalidade, da lavagem de dinheiro e do meio ambiente, entre outras. Muitas Leis são aprovadas com tantos "arremedos", que acabam desfiguradas.

  71. Dr. Moro, o Brasil está carbonizado há tempos. Infelizmente a união de políticos corruptos, um ladrão declarado, a maioria do STF e um presidente querendo destruir o Sr. E a Lava Jato. O Brasil virou um inferno literalmente. Quanta decepção. Só confio em Sérgio Moro agora. Tenho fé em Deus. Mas se o país não reagir. Acabou.

  72. ACABAMOS DE VER UMA SÉRIE DE CANALHICES PRATICADAS POR PARTE DO STF E ISSO SERVE DE COMBUSTÍVEL PARA A MUDANÇA QUE VIRÁ. ALGUNS POUCOS MINISTROS COMO FUX E BARROSO MERECEM RESPEITO E OUTROS O NOSSO DESPREZO. MAS ESTAMOS FALANDO DE 2022, ANO QUE ESTARÁ AS 2 FACES DO MAL TENTANDO ACABAR COM O QUE RESTOU DO PAÍS, LULA E BOLSONARO REPRESENTAM A PIOR POLÍTICA NO BRASIL. TEMOS ALGUMA CHANCE SE A TERCEIRA VIA CONTAR COM O APOIO DE SÉRGIO MORO, DO CONTRÁRIO SERÁ O MAIS DO MESMO. MORO/MANDETTA 2022🚔⚔🔪☠

  73. Moro, se candidate nem que seja para vice presidente. Mesmo que não ganhe, você levará sua agenda para um debate público em todos os rincões do Brasil! Você ficará ainda mais conhecido! Você forçará os outros candidatos a se comprometerem com sua pauta pois senão eles passarão vergonha. Procure conselho com políticos mais experientes como Alessandro Vieira e outros para viabilizar sua candidatura. Mesmo que não dê certo, você ficará ainda mais conhecido e tentará depois um cargo no senado.

    1. É Del, entrar para um Senado renovado, seria mesmo sensacional! Principalmente com uma #LavaToga ! Já pensaram? Quem ri por último, ri melhor!!

    2. Você lança seu nome agora extraoficialmente e observa as pesquisas. Se elas não forem positivas para presidente ou vice, na hora H, você se candidata ao senado. O povo fará campanha para você de graça.

  74. Ao ler seus artigos, resgato a esperança perdida, de termos um país sem corrupção, correto eticamente e igual em oportunidades para todos. " Fazer a coisa certa sempre", este deveria ser o foco para o Brasil que queremos.

  75. Dr.Moro!Parabéns por sua postura e compostura!Como ex Juiz sabe que decisões do supremo (em letras minúsculas propositalmente) cumprem-se! Contudo não podemos deixar o Ministro Barroso ser o único a mostrar indignação confrontando a dupla GilLew ! E o trabalho do TRF4 e do StJ que referendaram seu julgamento?De onde veio essa força reacionária?Após as descobertas via Coaf (início de sua participação ministerial)...das rachadinhas?E aí a dupla BoLu e seus aulicos dão vida nova a corrupção!

  76. Só de se mencionar “lei contra lavagem de dinheiro”, num raio de 100 Kms a partir do congresso, não importando se há algum fim específico, como , por exemplo, combate ao terrorismo, o pânico se instala no ninho dos ratos. Chegaria a ser cômico, se não fosse trágico.

    1. ... Discordo frontalmente de uma candidatura ao Senado. ... Tem de ser para presidência ... Assim, em qualquer estado, eu teria o prazer de votar.

    2. Prezado Moro, Evidentemente, o que mais lhe serviria, sob o ponto de vista pessoal, seria residir no exterior, fazer uso de seu brilhantismo, valores pessoais e acadêmicos e faturar muito em moeda forte. Todavia, se forem muito fortes seu patriotismo e solidariedade à espetacular equipe Lava-Jato que por aqui ficou e será perseguida pelos corruptos vingadores ora em ação nos 3 poderes, pense no possibilidade de se tornar senador.Sua eleição seria “um passeio” e a situação muito interessante....

  77. Muito cedo para esquecer o dia de ontem e tirar da retina aquelas cenas grotescas do”e seus algozes e da Lava Jato , tripudiando sobre a inteligência do povo brasileiro , sem o mínimo pudor e vergonha ..Na verdade não devemos esquecer nunca ! Para jamais perdermos a capacidade de nos indignarmos ... Ao tempo que louvamos a coragem de Barroso com suas frases conceituais e lapidares !!!

  78. Vejo o Brasil uma grande potência em pouco tempo, principalmente pelo que tem a colaborar com o mundo. Esses freios de arrumação servem para barrar a arrogância daqueles que não sabem pedir, julgando o Brasil sem dono. Nós o povo Brasileiro e seu Presidente, estamos levantando essa barreira e ficamos na esperança que o mundo reconheça a nossa Nação para a sobrevivência na TERRA. Amamos a nossa PÁTRIA e àqueles que querem saqueá-la deixe-a. O Brasil é nosso e estamos dispostos a ajudar o mundo.

    1. Ahh o gado, sempre dócil com o matadouro. “MEU PRESIDENTE!!!” O maior estelionatário eleitoral de que se tem notícia. Com sorte ele e seu parceiro de polarização terão seu destino em 2022. O primeiro na Papuda com sua prole desonesta. O segundo no lixo da história moderna deste Brasil, como o ícone de que, para a Suprema Corte, o crime compensa.

  79. A cadeira de presidente da republica deveria ter um simples teste de aptidão para candidatos ao cargo, logo no início. Teste rápido e testemunhado por video, num local publico. O postulante teria 3 horas para escrever um texto, tema livre, minimo de 6 laudas, tipologia à escolha do candidato. Saber escrever significa saber pensar. Não é muito exigir de um presidente da republica que seja racional, sendo a melhor forma de aferir, saber escrever. Evitaríamos muito sofrimento.

  80. tenho receio q o STF ja tem um plano para o brasil: eles querem lula como presidente. para que inocenta lo e torna lo elegivel? indo contra a constituicao e a logica ? farao de tudo para elege lo.na minha midesta opiniao , inclusive fraude nas eleicoes.

  81. Se Sérgio Moro e Hamilton Mourão não concorrerem a próxima eleição, bolsonaro será reeleito com mais votos do que em 2018.

  82. Cada vez mais decepcionada com nossos políticos, com nossa política. Adoraria tê-lo no páreo em 2022. Somente alguém com seu caráter, dignidade, cultura, preparo, inteligência emocional, saberia nos levar à adiante. Mas valerá a pena para o senhor e sua família?

  83. O Brasil definitivamente, não merece Sergio Moro. País com bandidos na Suprema Corte, que defendem outros bandidos. Espero que Moro se estabeleça nos Estados Unidos. Ele fez o que pode.

  84. Esse é que é o problema, caro Sergio. Percebeu então que o nosso "pranteado" país não lhe merece? Até entendo seu mutismo e seus textos evasivos diante das p.ut.a.r.i.a.s que essa esmagadora e.l.i.t.e de mer.d.a que cavalga os pescoços do zé povão, comete contra vc. Bate mais, camarada. Seja o melhor Senador dessa decepcionante casa legislativa. É por aí, camarada. Alvaro Costa/df (@brasilia_urgente)

  85. Sr. Moro, é exatamente a visão do mundo de fatos interconectados que vc detém, que são cruciais para que o Brasil saia desta condição vergonhosa em que se encontra. Vc sempre será um exemplo de perseverança na luta pela realização do interesse público. O que se vê por esses oportunistas que se apoderam da resposabilidade pública sem nenhum conhecimento e vontade de entregar algo de bom a sociedade, precisa urgentemente cessar. Obrigada pelo trabalho feito, pelo posicionamento lúcido e sigamos!

  86. Parabéns por mais um excelente artigo!! Infelizmente temos um Brasil onde os três Poderes estão repletos de corruptos, tentamos mudar, mas levamos mais do mesmo... a imprensa e parte do povo participam e apoiam esse Loop eterno da impunidade.. Que bom que ainda temos brasileiros como Moro, Deltan, Carvalhosa e tantos outros...Moro fez e faz muito por um Brasil melhor.. Sigamos lutando... Obrigada Moro!!!

  87. Como eu sinto Moro...tudo que estão fazendo com você me deixa revoltada...vá embora do Brasil...encontre um lugar onde a honestidade tenha algum valor...aqui não tem nenhum. Obrigada por tudo que fez...e sempre serei grata.

  88. Caro Dr. Moro. Confio e votaria no senhor para presidente. Mas, seu silêncio me incomoda. Enfrente esses ladrões sem piedade, por favor !

  89. Dr.Moro, mais um excelente texto...sugiro a você candidatar-se ao cargo de senador para você ter o Gilmar e Lewan, em suas mãos...

    1. como Senador Moro seria excelente, e levaria o conhecimento q a maioria nao tem. excepcional seria se Deltan e alguns outros da força tarefa se candidatassem

  90. O STF não tem perante a sociedade brasileira credibilidade para descredenciar Moro e a Lava Jato, antes transferiu o discurso farsante de perseguido político de Lula verdadeiramente para Sergio Moro. Salvo, se V. Exa. deixar seus admiradores e defensores falando sozinhos, sem anunciar a seu tempo, uma candidatura a Deputado, Senador, Governador ou Presidente. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  91. Dr. MORO, o que na realidade deve preocupar os organismos internacionais, além da baixa qualidade de nossa classe política e dos últimos ocupantes do Planalto é sem dúvida a insegurança jurídica, pois no Brasil, a Constituição e o Código Penal são reescritos diuturnamente e interpretados de acordo com as conveniências das instâncias superiores, sem que haja,qualquer reação da população e da grande imprensa que acompanham tudo sem demonstrar nenhuma indignação.

  92. c. A corrupção chegou a tal ponto no Brasil que, sem pressões internacionais efetivas, nada mudará internamente. Não se pode esperar que um sistema corrupto por natureza se transforme para atuar pelo bem comum. A corrupção é a maior ameaça ao Brasil, por isso nem Lula, nem Bolsonaro. ELES NÃO.

  93. Concordo com tudo o que o dr, Sergio Moro descreveu no artigo, mas vai explicar esse contexto complexo para o Zé Povâo que coloca os cabeças de bagre no Congresso? Sem mencionar os jegues e gado amestrado do populismo bananeiro.

  94. Ler este texto, assim como tantos outros, acompanhar as atitudes que o Moro teve em sua vida, e por outro lado ter que engolir a baixaria que assistimos e sofremos na carne perpetrada pelos STFs, STJs, PGRs, PTs, Lulas, Bolsonaros, Cunhas, Sarney, Dorias, Collors, Bob Jefersons, Cabrais, Zé Dirceus, Barbalhos, Ricardo Barros, Globos, Bandas, Folhas, etc, um coletivo de interesses escusos, briga de gangues!!!! Democracia brasileira = Vampiro brasileiro = Ridículo!!!!!!

  95. Infelizmente estamos em um país de bandidos , são aplaudidos e prestigiados por muitos elementos do STF . Não tem mais salvação , milhões de eleitores aplaudem essa corrupção !

  96. Hoje com 58 anos, cresci escutando que o Brasil seria o país do futuro. Desculpem o desânimo, mas vendo o tipo de pessoas que representam a mais alta corte desse país, os políticos e esse atual PR , chego a conclusão que nunca teremos futuro! A inversão de valores nesse país não poderia ser mais absurda. Que o Moro mantenha-se de cabeça erguida, assim como os procuradores que sonharam com um país melhor!!

    1. Como cagar no teclado é fácil. Quem 3 Você cidadão, de bem? O que já fizeste pelo Brasil. Sem mais!

    2. Sr.Machado!como não consegue acreditar em nada do que o Dr. Moro diz ...então o Sr Machado deve seguramente entender o que as duplas BoLu e GilLew fazem e fizeram pelo Brasil !Sr Machado leia mais ,escute melhor compare e verá que apesar da sua compreensível dificuldade para entender ...conseguirá finalmente redimir-se! Bfds

    3. Não é uma questão de acreditar nem de fé . É simplesmente largar a preguiça e ler todo acervo que guarda o grande trabalho feito pelo juiz ! E ler os registros da atuação dele como ministro . QUE NÃO SE CONSPURCOU E NEM FOI CONIVENTE COM A SUJEIRA .

    4. Então continue com Lula e O Bozo. Eles são ótimos para o Brasil. Kkkk

    5. Eu acredito em tudo até prova em contrário. ... Não confio em você, sr. Carlos Cesar Machado. ... Nunca o vi ...

    1. Continue com quem não sabe escrever 2 linhas coordenadamente e não entende nada do q consegue mal e porcamente ler Não é muito melhor

  97. Acho que o Sr não deveria se meter em política não. Você é uma pessoa muito honrada e tem uma imagem exemplar. Sinceramente não vejo ambiente para pessoas honestas neste meio de políticos imbecis, desonestos, corruptos, ladrões, etc etc etc. O Brasil merecia sim você como Presidente, mas não neste meio. Preserve sua imagem. Lógico, se você candidatar para Presidente meu voto é seu, com certeza

  98. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  99. Bom artigo, q mostra a correta preocupação do Ministro c/a nação. MAS, não é o tipo de artigo para a semana em q o STF praticou indignidade inaceitável contra o juiz Moro. O BR honesto sonha c/a candidatura de Moro, mas ele mesmo parece não querer, pois esse tipo de artigo (numa semana como esta) não o coloca na disputa. O q nós queremos, sonhamos, é vê-lo como candidato, acredite q pode vencer. O BR merece alguém digno e íntegro, pelo menos uma vez, na Presidência.Eu, em quase 70 anos, numa vi.

    1. Muito bem falado Helene. Sequei a minha paciência e a garganta de tanto que insisto nessa tese. Moro não teria como fazer nada como PR. Seria trucidado pelos congressistas vagabundos que nós temos. Apscosta/df

    2. A melhor posição para Moro não é no executivo e sim, no Legislativo, uma vez que no Judiciário queimou sua oportunidade. Acredito que vença por larga margem se for candidato ao Senado. Mas se tentar a presidência, pouca chance tem de levar - e seria ingovernável.

    3. Eu, em quase 70 anos de vida, nunca vi alguém digno e íntegro ocupando a Presidência.

  100. Dr. Moro, para os Brasileiros que são honestos, que apoiam a Lava Jato e o combate a corrupção é essencial que o Senhor aceite ser candidato a presidência em 2022. Tenho a certeza que muitos candidatos a deputados e a senadores que defenderem as mesmas bandeiras e que estarão na sua chapa serão eleitos. O Senhor é um símbolo de honestidade e o STF e os corruptos jamais irão conseguir mudar os fatos positivos que a Operação Lava Jato gerou e que ficarão para sempre na história. Pense nisso!!!!

  101. Carta aberta aos exterminadores do Futuro: A história guardará na memória aqueles que insistem em desafiar as leis para proteger os bandidos de estimação. Vocês são a vergonha desta nação, pensem no nosso povo honesto que dar duro para alimentar sua família e é roubado pelos paladinos da corrupção. Por causa destes exterminadores estamos impedidos de extirpar os corruptos e continuaremos no atraso. Qual a mensagem para os jovens? O crime compensa? Claro que não, são EXTERMINADORES.

    1. São exterminadores do Futuro do presente e até do passado pois conseguiram mudar o passado.

  102. Grato Dr Moro por materia tão esclarecedora. Conhecimento profundo da materia e moralidade no mais alto nivel do seu significado caracterizam seus escritos. Gratidão

  103. Não sei o porquê, mas sempre fico emocionada lendo sua coluna, Moro. Desculpe-me a insistência: a única maneira de se defender é se candidatando na próxima eleição a Presidente do Brasil. Concorra, Moro, por favor!

  104. Dr. Moro, ontem chorei. Passaram por cima da esoeranca dos bradileiros dp bem que querem viver em um país justo. Tido o meu respeito, admiração ao senhor pelo o seu trabalho na LJ e no MSJF e aos membros da força tarefa, pois voces tentaram . Fique com Deus.

  105. É exatamente pela lisura que SM é tão odiado pela bandidagem. O país continuará refém dos marginais de todas as cores de colarinho. 😥

  106. Acho que devemos iniciar alguma ação coletiva para fazermos uma nota contra o STF. Sabemos que são a última instância, Mas que tal uma carta aberta a sociedade mostrando o disparate e a irresponsabilidade de alguns do STF que para salvar seus bandidos de estimação, jogam a justiça brasileira no lixo. Foi muito grave o que os membros do STF fizeram ontem. Vamos ficar quietos e exigir que Moro se candidate? Ele não é a bucha de canhão.

    1. Roger inicie essa Ação Coletiva, vamos fazer barulho pq é inacreditável o q foi feito. Os bandidos, ladrões, corruptos devem estar fazendo churrasco, costelada pra comemorar😡😡😡

  107. Dr, já estamos no fundo do poço, com esta última votação no STF acabamos de ser enterrados. Estou sem esperanças com o Brasil. Extremamente frustrante!!!

    1. PERFEITO COMENTÁRIO! FAÇO DE MINHAS AS TUAS PALAVRAS, EDMAR.

  108. Dr. Moro, corra todos os riscos e seja candidato à presidência da república. Há os insensatos e dirigidos, que votarão no Bolsonaro ou no Lula, mas também existem os sensatos e independentes que votarão no senhor. Será que não somos em número maior do que dois terços? E há muita podridão moral e crimes, tudo devidamente registrado em filmes, que servirá para o profissional de marketing da tua campanha mostrar quem é quem aos eleitores. Tenho 80 anos e vislumbro enorme possibilidade de êxito.

    1. Eu com 70, também vejo, exeto na sua eleição . Estamos juntos nesta empreitada. MORO 2022!

  109. Os votos de Gilmar Levandowski Carmem e Rosa sem nenhuma base , sem nenhuma prova de parcialidade. As consequências no aumento da corrupção serão terríveis.

  110. Quanto ao resultado vergonhoso de ontem no STF, só tenho a lamentar e chorar . Nosso pais está à deriva com os 3 Poderes mostrando, descaradamente, toda sua podridão. Dr. Moro, desde o início fui contra sua candidatura em 2022. Por um motivo simples: as armas que serão usadas não serão as mesmas. De um lado, aquele fuzil giratório de mentiras e cinismos, com destruição de reputações. E do seu lado a polidez, honra e inteligência. Acho que a pior campanha eleitoral será a de 2022. Triste!!

  111. Moro, caso você desista de sua posição de evitar a política - insustentável, pois o tribunal ao qual você precisa fingir respeito e deferência irá com certeza absoluta persegui-lo, prendê-lo e arruinar a vida sua família - você ainda terá meu voto; não espero que compre todas as brigas hercúleas antiglobalismo, nem mesmo que acredite em todas, mas ao menos se informe sobre o grau apocalíptico e suicida de retrocesso energético da agenda ecopata, que irá jogar o mundo de volta à idade das trevas.

  112. O país está nas mãos de um Congresso Nacional contaminado que aliado ao Poder Judiciário corrompido, salvo poucas exceções, destrói a nação. O presidente Bolsonaro, em quem votei, prometeu tudo e nada cumpriu. É mais um que se seduziu pelo fisiologismo em detrimento da nação. Espero que Sérgio Moro venha em 22 para que o Brasil mude o rumo e a população tenha esperança em viver num Brasil para todos. Caso Sérgio Moro desista vamos afundar ainda mais nas mãos de Lula ou Bolsonaro.

  113. Quando o retrocesso no combate à corrupção é patrocinado pela cúpula do Judiciário, não há muito o que fazer. E, como o Congresso é dominado pelos corruptos, não existe nenhum interesse em legislação para combater a lavagem de dinheiro, muito pelo contrário.

  114. Caro Moro, o eleitor brasileiro em 2018, acendeu o fósforo como você mesmo comprovou e tentou apagar. O discurso ontem do Bolsonaro na conferência do clima foi " para inglês ver". Só nos resta, ministro, que você tenha consciência que pode ajudar muito mais o país por dentro do que por fora. Medite. Você não tem nada a perder. Difícil, é que o vírus não permite que o povo vá a rua assoprar o fósforo que ele mesmo acendeu.

  115. DR SM, NÃO DESISTA DO NOSSO PAÍS!!! PERSEGUIÇÃO E VINGANÇA DOS JUSTOS?? ATÉ QUANDO??? O CRIME NÃO PODE E NÃO DEVE COMPENSAR!!! QUEREMOS TER ESPERANÇAS!!! MAS......

  116. Só vc leva esse país a sério. Triste por tudo que está acontecendo com a Lava Jato e com vc. Deus lhe proteja e lhe guarde. Grande abraço.

  117. Como um sujeito igual o Gilmar Mendes, condena a parcialidade de alguém, sendo que ele conversa com políticos criminosos investivados. Alguém tem que parar esse Cara!

    1. Como disse o senador Alessandro Vieira, o GM não tem limite moral.

  118. Preservar Vidas, Preservar o Meio Ambiente, e Preservar o Combate a Corrupção deveriam ser os mantras a guiar todos os nossos líderes, ou autoridades, de poderes e órgãos constitucionais!

  119. Fazer a coisa certa sempre! Combate a corrupção e à lavagem de dinheiro é fundamental para o Brasil ser um País melhor e mais justo! Mas como ser mais justo se pessoas com mandato vitalício parciais julgam que alguém foi parcial, principalmente, se não era competente para julgar! Espero que, com o pedido de vista, as Ministras e os Ministros consigam visitar suas consciências e mudem seu voto e placar, para fazer a coisa certa e justiça! O crime não pode compensar!

    1. “Sim” não pode ser a resposta para a pergunta: “O crime compensa para Vossa Excelência?” Que as consciências do âmago dos 7 magistrados que já votaram e dos 2 que ainda vão votar aflorem!

  120. Os desmandos de um sistema podre estão sob escrutínio de poucas entidades internacionais, mas já causam espanto. Mas enquanto $ fácil de negociatas estiver disponível, os criminosos q tomaram de assalto o estado brasileiro não irão se abater. Estão mais preocupados com o futuro imediato deles do q o futuro do país.

  121. Parabéns pelo texto. Vivemos momentos em que a elaboração e a interpretação de várias leis que visam o bem comum se subvertem, prejudicando a nossa imagem. A imagem de um país seria como uma vitrine, uma fachada: como vou entrar se ela não é bem cuidada? Quem está dentro parece muitas vezes não perceber.

  122. PARABÉNS DR MORO, HOME ÍNTEGRO QUE ESTÁ FIRME NAS SUAS CONVICÇÕES E CONTINUA MANTENDO SUA HONRA QUE NÃO SERÁ ABALHADA.

  123. Moro parabéns pelo otimismo com nosso congresso, e com o Brasil totalmente depenado igual galo um galo na tinha a brigar com uma elite política impiedosa, rancorosa e tirana. TMJ DR.

  124. Ė abissal a diferença de nível intelectual e ético entre Moro e um governo ignorante e disfuncional como esse! Revoltante ver o quanto poderíamos ter sido ,o quanto a seriedade e competência de Moro foram desprezados e boicotados. Ontem o tiro fatal do STF nos mostrou claramente que existe uma rede de intrigas ,ganância, uma politicalha sórdida praticamente indissolúvel. E o país segue sendo abatido mais uma vez , horrorizado por ter de fazer uma escolha macabra entre o menos pior!

    1. Complementando , minha solidariedade ao Sr. , Dr.Moro ! Um brasileiro íntegro , que não merece esse tratamento desleal principalmente por parte daqueles que se vestem da Justiça para não a exercerem com dignidade!!!

  125. O meu respeito e solidariedade ao Sr, Dr Sergio Moro, que, sempre com demonstração de conhecimento e elegância discorre sobre temas relevantes par o Brasil. O nosso poder o colocará no lugar certo nesse país. Parabéns sempre.

  126. Apesar da "dimensão gigantesca da Amazônia [...], o mundo é pequeno" sob o aspecto geopolítico. Sendo assim, realmente é preciso atentar para as resoluções internacionais " que se revertem em nosso próprio benefício". Muito bem, meu futuro presidente.

  127. O problema é que o crime compensa. E o aparelhamento também. Difícil tirar o país desse atoleiro. Seria necessário se ter estadistas, homens que pensassem em um futuro melhor pro país, mas não temos.

  128. Estão mesmo brincando com fogo e isso não tem combinação alguma com a ampla maioria dos brasileiros. O tsunami virá: ele se chama Sergio Moro. Será a reação do Brasil que quer o bem como valor fundamental de seu país. #MoroPresidente

  129. Bom dia, Sergio Moro. Texto perfeito. Serei sempre admiradora do seu trabalho, da sua luta para que este país seja mais justo. Sei da importância e da isenção do seu trabalho contra a corrupção. Ass.: uma petroleira aposentada.

  130. Como sempre, Moro disse tudo, com verve e elegância para quem sabe ler: o Brasil tem desgraças como Lula, Bolsonaro, e praticamente toda a classe política desde vereadores até senadores... mas nada supera nossos tribunais superiores em ignomínia e subserviência à jurisprudência de ocasião. Quando for possível explicar o inevitável descenso do país à barbárie, teremos de reconhecer que o STF, sobretudo, tem sido o responsável por atear fogo ao cabaré...

    1. Quando vejo seu rosto na mídia, me animo com o Brasil.Por favor Crusoe , nunca mais coloque fotos desses advogados de bandidos que sao intitulados ministros da corte. Corte imunda e suja.Breve voltaremos as ruas!!!!Apenas Fux e Barroso fazem jus ao cargo.gilmau ganhando no grito .Como podemos ter um homem como esse mandando no país? Tem dossiê de todos . Temos que tirá-lo de lá, junto com o advogado do pt( horroroso esse ominho) com o mesmo , sem h. Muito obrigado Dr Moro.

    2. Fazer a coisa certa sempre, Moro você continua a ser a nossa esperança ! Ânimo , força ! Os brasileiros de bem sempre estarao agradecidos por nos ter permitido sonhar !

    3. Nunca vi uma injustiça tão grande como o STF cometeu ontem contra Moro e os procuradores. A CORRUPÇÃO VENCEU.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO